Questão 48 do Concurso Universidade Federal Fluminense (UFF) - Técnico - Biotecnologia - COSEAC (2023)

A citotoxicidade é entendida como a capacidade que uma substância possui de inibir a proliferação celular ou causar danos e lesões às células, que acarretam a morte celular. Desta forma, qualquer substância citotóxica tende a diminuir a capacidade de autorrenovação de um tecido celular, ou ainda pode ocasionar a degeneração por morte das células. Existem ensaios que podem ser aplicados para identificar essas substâncias, que são os testes de citotoxicidade in vitro. Um deles é o teste de viabilidade celular. Sobre esse teste é correto afirmar que:

  • A baseia-se em expor as células a uma substância e verificar o tempo e a quantidade de sobrevivência celular posterior a esse tratamento.
  • B nesse teste são utilizados dois corantes, a anexina V e o iodeto de propídio, os quais marcam os eventos de morte por apoptose e necrose, respectivamente.
  • C neste ensaio as células sobrevivem após a exposição, mas morrem depois de um tempo, a substância é potencialmente citotóxica, mas exerce esse efeito em um período de tempo maior.
  • D consiste em verificar se foi promovida a morte celular e qual tipo ocorreu, em quantificação desses eventos por citometria de fluxo.
  • E consiste em verificar o metabolismo da célula exposta previamente a substância testada. Esse metabolismo pode ser observado pela conversão metabólica de algum composto.