Prova da Prefeitura Municipal de Sertãozinho - Professor - Educação Física - OMNI Concurso Públicos (2021) - Questões Comentadas

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O jogo (brincar e jogar são sinônimos em diversas línguas) é uma invenção do homem, um ato em que sua intencionalidade e curiosidade resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente. A partir da afirmação acima sobre jogos, marque a alternativa incorreta:

  • A Quando a criança joga, ela opera com o significado das suas ações, o que a faz desenvolver sua vontade e ao mesmo tempo tornar-se consciente das suas escolhas e decisões.
  • B A ênfase no propósito/objetivo do jogo acentua-se com o desenvolvimento da criança. Sempre esse propósito objetivo é o que decide o jogo, justifica a atividade e determina a atitude afetiva da criança.
  • C Quanto menos rígidas são as regras dos jogos, maior é a exigência de atenção da criança e de regulação da sua própria atividade.
  • D Num programa de jogos para as diversas séries, é importante que os conteúdos dos mesmos sejam selecionados, considerando a memória lúdica da comunidade em que o aluno vive e oferecendo-lhe ainda o conhecimento dos jogos das diversas regiões brasileiras e de outros países.
Sobre conteúdo esportivo nas aulas de Educação Física, observe as afirmações abaixo, e depois marque a alternativa correta:
I. O esporte como prática social que institucionaliza temas lúdicos da cultura corporal, se projeta numa dimensão complexa de fenômeno que envolve códigos, sentidos e significados da sociedade que o cria e o pratica.
II. Sendo uma produção histórico-cultural, o esporte subordina-se aos códigos e significados que lhe imprime a sociedade capitalista e, por isso, não pode ser afastado das condições a ela inerentes, especialmente no momento em que se lhe atribuem valores educativos para justificá-lo no currículo escolar.
III. Na escola, é preciso resgatar os valores que privilegiam o coletivo sobre o individual, defender o compromisso da solidariedade e respeito humano, a compreensão de que jogo se faz "a dois", e de que é diferente jogar "com" o companheiro e jogar "contra" o adversário.
IV. O programa deve abarcar desde os jogos que possuem regras implícitas até aqueles institucionalizados por regras específicas, sendo necessário que o seu ensino não se esgote nos gestos técnicos.
  • A Todas as afirmativas acima são falsas.
  • B Duas afirmativas acima são verdadeiras e duas afirmativas são falsas.
  • C Três afirmativas acima são falsas e apenas uma afirmativa é verdadeira.
  • D Todas as afirmativas acima são verdadeiras.
“PASSAR”, “DRIBLAR”, “ARREMESSAR”, “DEFENDER”, são ações presentes em qual esporte?
  • A Futebol
  • B Voleibol
  • C Basquetebol
  • D Salto em distância
Dentro dos objetivos propostos para Educação Física, observe as afirmações e coloque ( V ) para verdadeira, e ( F ) para falso. Em seguida, marque a alternativa correspondente:
( ) Participar de atividades corporais, reconhecendo e respeitando algumas de suas características físicas e de desempenho motor, bem como as de seus colegas, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais.
( ) Conhecer os limites e as possibilidades do próprio corpo de forma a poder controlar algumas de suas atividades corporais com autonomia e a valorizá-las como recurso para manutenção de sua própria saúde.
( ) Organizar jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais, valorizando-as como recurso para usufruto do tempo disponível. 
  • A (F), (V), (F).
  • B (V), (V), (V).
  • C (V), (F), (V).
  • D (V), (V), (F).
Sobre a didática das aulas abertas na educação física escolar, marque a alternativa incorreta:
  • A A concepção das aulas abertas baseia-se na vida dos movimentos da criança.
  • B A história de vida e a construção da biografia esportiva dos alunos são bases consideradas para a didática das aulas abertas.
  • C A didática das aulas abertas não se apoia na concepção de esporte e movimento que a sociedade vem construindo ao longo da história.
  • D Os alunos participam de forma direta nas decisões referentes aos objetivos, conteúdos e avaliações das aulas nesta didática.