Prova da Prefeitura Municipal de Guararapes - Professor - Artes e Educação Artística - VUNESP (2023) - Questões Comentadas

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O projeto político-pedagógico tem sido objeto de estudos para professores, pesquisadores e instituições educacionais em nível nacional, estadual e municipal, em busca da melhoria da qualidade do ensino. Conforme Veiga et alii (1996), o projeto político-pedagógico

  • A visa simplesmente a um rearranjo formal da escola, para que cada profissional da educação saiba qual é sua função na escola.
  • B é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.
  • C corresponde ao simples agrupamento de planos de ensino e de atividades pedagógicas diversas, que devem ser realizadas ao longo do ano.
  • D requer o entendimento de que o pedagógico e o político são indissociáveis, exigindo dos educadores a filiação a partidos políticos que lutam pela justiça social.
  • E atende a uma exigência burocrática da rede de ensino, sendo construído e, em seguida, encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de uma tarefa.

A escola inclusiva é aquela que está no caminho de uma educação aberta às diferenças e de qualidade. Na visão inclusiva, conforme Mantoan (2001),

  • A o aluno com dificuldades é separado dos demais e encaminhado às salas de reforço.
  • B a escola proporciona um ensino individualizado para os alunos com déficits intelectuais.
  • C o aluno se adapta ao novo conhecimento e autorregula a construção dele.
  • D a avaliação escolar assume um caráter classificatório, a partir de notas e provas.
  • E o currículo é adaptado em conformidade com o tipo de deficiência que os alunos apresentam.

Os métodos de ensino são as ações do professor pelas quais se organizam as atividades de ensino e dos alunos, para atingir objetivos do trabalho docente em relação a um conteúdo específico. Conforme Libâneo (2013), no método de exposição pelo professor,

  • A o professor e os alunos interagem visando à obtenção de novos conhecimentos, novas habilidades, atitudes e convicções, bem como a fixação e a consolidação de conhecimentos já adquiridos.
  • B as tarefas de assimilação do conteúdo são exercícios de aprofundamento e aplicação dos temas já tratados, estudo dirigido e solução de problemas.
  • C os alunos, a partir de seus próprios saberes, de sua compreensão da tarefa escolar e do objetivo dela, aplicam conhecimentos e habilidades sem a orientação direta do professor.
  • D os conhecimentos, as habilidades e as tarefas são apresentados, explicados ou demonstrados pelo professor, e a atividade dos alunos é receptiva, embora não necessariamente passiva.
  • E os alunos devem desenvolver atitudes de ajuda mútua, não apenas para assegurar o clima de trabalho na classe, mas também para pedir ou receber auxílio dos colegas.

Considerando as dimensões da profissionalidade do professor, Contreras (2002) discute a autonomia profissional de acordo com os três modelos de professores. Conforme o autor, no modelo _____________________, com relação ao compromisso com a comunidade, ocorrem a defesa de valores para o bem comum (justiça, igualdade etc.) e a participação em movimentos sociais pela democratização.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.

  • A intelectual crítico
  • B profissional liberal
  • C especialista técnico
  • D profissional reflexivo
  • E educador comunitário

A docência da melhor qualidade, que os educadores têm de buscar continuamente, se afirmará na explicitação dessa qualidade – o quê, por quê, para quê, para quem. Conforme Rios (2001), essa explicitação se dará em cada dimensão da docência. Entre elas, na dimensão política, que diz respeito à

  • A prática do assistencialismo como forma de combate às desigualdades sociais e de erradicação da fome.
  • B capacidade de lidar com os conteúdos – conceitos, comportamentos e atitudes.
  • C presença da sensibilidade e sua orientação em uma perspectiva criadora e inovadora.
  • D orientação da ação, fundada nos princípios do respeito, da justiça, da igualdade e da solidariedade.
  • E participação na construção coletiva da sociedade e ao exercício de direitos e deveres.