Prova da Prefeitura Municipal de Barra de Santa Rosa - Professor - História - FACET Concursos (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Concernente aos conhecimentos básicos de didática e da formação profissional do professor, relacione os itens a seguir de acordo com seus respectivos conceitos:
1) Educação 2) Pedagogia 3) Didática 4) Instituição Escolar
( ) É o estudo sistemático sobre a educação e sobre o conjunto de princípios e diretrizes que orientam a ação educativa.
( ) É o meio pelo qual podem ser assegurados conhecimentos, valores, experiências, costumes, normas e usos de forma sistemática, a depender da tradição cultural e compreensão de mundo da sociedade.
( ) É um processo de desenvolvimento humano contínuo e permanente, transmitido através de gerações por meio de conhecimentos, valores, experiências, costumes, normas e usos.
( ) É um conjunto de procedimentos que visa garantir a eficácia do ensino e que objetiva os processos de ensino e de aprendizagem, ultrapassando a noção de técnica, sendo um meio de compreensão crítica da educação e dos processos de ensino e de aprendizagem.
É CORRETO afirmar

  • A 1, 3, 2, 4
  • B 2, 4, 1, 3
  • C 3, 1, 2, 4
  • D 3, 4, 1, 2
  • E 2, 1, 3, 4

A Didática está comprometida com a aquisição do conhecimento juntamente com as práticas de cidadania, enfatizando esses dois processos na educação a fim de refletir sobre caminhos que levam à construção do conhecimento em todas as áreas do currículo escolar. A seguir, assinale a alternativa que NÃO é abordada pela didática:

  • A Reflexões sobre educação.
  • B Escola como instituição social.
  • C Procedimentos pedagógicos.
  • D Protagonismo docente no processo de aprendizagem.
  • E Avaliação dos processos de ensino e de aprendizagem.

Analise as proposições a seguir quanto ao processo de ensino nas escolas durante a vigência de abordagens tradicionais e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) A escola tinha como principal objetivo preparar os alunos para assumir seus devidos papéis na sociedade.
( ) A escola era tradicionalmente responsável pelo repasse de conhecimento moral e intelectual à classe operária.
( ) A proposta de educação era centrada no professor, figura absolutamente incontestável, único detentor do saber que deveria ser repassado para os alunos.
( ) O papel do professor estava focado em vigiar, aconselhar, ensinar conteúdos ou disciplinas de modo simples e ligeiro, e corrigir.
( ) As aulas deveriam ser expositivas, organizadas em uma determinada sequência e baseadas na racionalidade, na eficiência e na produtividade.
É CORRETO afirmar:

  • A V, F, V, F, F
  • B V, V, F, F, V
  • C F, F, V, V, V
  • D V, F, F, V, F
  • E F, V, F, V, V

A seguir, analise as assertivas sobre os objetivos estabelecidos para a área de Língua Portuguesa de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais:
I) A área de Língua Portuguesa focaliza a necessidade de dar ao aluno condições de ampliar o domínio da língua e da linguagem, aprendizagem fundamental para o exercício da cidadania.
II) A escola deve organizar o ensino de modo que o aluno possa desenvolver seus conhecimentos linguísticos básicos.
III) Dentre os quatro objetivos estabelecidos, destaca-se a habilidade de refletir sobre os fenômenos da linguagem, particularmente os que tocam a questão da variedade lingüística, combatendo a estigmatização, discriminação e preconceitos relativos ao uso da língua.
Estão CORRETAS:

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D III, apenas.
  • E Todas as assertivas.

Intimamente relacionado aos conceitos de Alfabetização e Letramento, o termo analfabeto funcional define:

  • A Pessoas que, mesmo sabendo ler, não têm as habilidades de leitura, de escrita e de cálculo necessárias para viabilizar seu desenvolvimento pessoal e profissional.
  • B Pessoas que, mesmo sabendo escrever, não têm as habilidades de leitura, de escrita e de cálculo necessárias para viabilizar seu desenvolvimento pessoal e profissional.
  • C Pessoas que, mesmo sabendo ler e escrever, não têm as habilidades de leitura e de escrita necessárias para viabilizar seu desenvolvimento pessoal e profissional.
  • D Pessoas que, mesmo sabendo ler e escrever, não têm as habilidades de leitura, de escrita e de cálculo necessárias para viabilizar seu desenvolvimento pessoal e profissional.
  • E Pessoas que, mesmo sabendo ler e escrever, não têm as habilidades de escrita e de cálculo necessárias para viabilizar seu desenvolvimento pessoal e profissional.