Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IF-RR) - Professor - Turismo - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (2015) - Questões Comentadas

Limpar Busca

A diversidade de formas de se classificar os turistas resultou no desenvolvimento de alguns modelos de classificação, sendo um dos mais antigos o modelo cognitivo-normativo, criado por Plog em 1972 e utilizado até os dias atuais. São tipos de turistas pertencentes ao referido modelo:

  • A Nômades, exploradores, turistas de massa individuais e turistas de massa organizados.
  • B Existenciais, experimentais, experienciais, diversionários e recreacionais.
  • C Exploradores, turistas de elite, turista de massa e charter.
  • D Alocêntricos, mediocêntricos e psicocêntricos.
  • E Alocêntricos, quase alocêntricos, mediocêntricos, quase psicocêntricos e psicocêntricos.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Relacione os estudiosos da área de turismo listados na Coluna I com os fundamentos e objetos teóricos do turismo defendidos por eles, apresentados na Coluna II.
Coluna I 1. Alexandre Panosso Netto 2. Margarita Barretto 3. Luiz Renato Ignarra 4. Mário Beni 5. Luiz Gonzaga Godoi Trigo
Coluna II
(A) Considera o turismo um fenômeno social e possível de ser observado, pois diz respeito ao homem em sociedade, dentro de um processo histórico. Denomina de turismologia a ciência que o estuda. Defende a “fenomenologia” e a “teoria do rizoma” como formas de explicar o turismo. (B) Criou o SISTUR, o qual consiste num modelo teórico desenvolvido a partir da conceituação de sistema como o conjunto de procedimentos, doutrinas, ideias e princípios logicamente ordenados e coesos. (C) Define o turismo como um fenômeno social complexo e diversificado, que pode ser classificado por diferentes critérios. Defende uma abordagem do turismo com base na raiz filosófica da pósmodernidade, bem como estudos práticos do turismo, além de análise de cenários e tendências futuras. Sugere a inserção da transdisciplinaridade nos estudos do turismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

  • A 1-A, 4-B, 5-C.
  • B 2-A, 4-B, 5-C.
  • C 2-A, 4-B, 1-C
  • D 1-A, 2-B, 3-C.
  • E 3-A, 4-B, 5-C.

A análise microeconômica do turismo tem como principal objetivo estudar: I – O comportamento dos consumidores turistas. II – O comportamento das empresas turísticas. III – O comportamento dos mercados turísticos. IV – Os impactos econômicos do turismo. Estão CORRETOS apenas:

  • A I, II e III.
  • B I, II e IV.
  • C II, III e IV.
  • D III.
  • E I, II, III e IV.

O Fórum Econômico Mundial (WEF), em seu estudo sobre competitividade turística, intitulado The Travel and Tourism Competitiveness Report, publicado em 2015, apresenta o ranking dos destinos turísticos mais competitivos do mundo. A esse respeito, assinale a alternativa que indica os destinos que obtiveram, respectivamente, a primeira colocação e segunda colocação nesse ranking.

  • A Alemanha e Estados Unidos.
  • B Espanha e Suíça
  • C França e Alemanha.
  • D Espanha e Alemanha
  • E Espanha e França.

Atualmente, um dos grandes desafios para os administradores de empresas turísticas é a oferta de produtos e serviços inovadores. A adoção de inovações em serviços, processos, marketing ou organizacionais, tem sido condição essencial para a sobrevivência das empresas turísticas, uma vez que atuam em um ambiente altamente competitivo e em constante transformação. Nas agências de viagens, em especial, a adoção desses tipos de inovações têm ocorrido com frequência e se tornado cada vez mais perceptível. Considerando as tipologias de inovações, assinale a alternativa que apresenta uma inovação comumente adotada pelas agências de viagens e seu tipo correspondente.

  • A Serviço de atendimento e compra on-line: Inovação de processo.
  • B Implantação de Sala vip no aeroporto, com serviços de internet, lanches e massagem: Inovação de marketing.
  • C Descentralização da gestão: Inovação organizacional.
  • D Aquisição de sistemas avançados para realização das vendas: Inovação de serviço.
  • E Implantação de cartão fidelidade para clientes corporativos: Inovação de serviço.