Questões de Concursos da Prefeitura Municipal de São José do Cedro

Limpar Busca

Marque a alternativa que corresponde a um advérbio de quantidade.

  • A "Que" em "que si lo hace 1,5 °C".
  • B "Más" em "tres veces más rápido".
  • C "Por" em "por encima de la media".
  • D "En" em "en invierno- son diez veces".

Entre os documentos utilizados para a organização do processo de ensino encontramos o planejamento de aula, que se difere dos outros de mesma natureza por se tratar de um instrumento de uso restrito do professor. Qual é a função deste documento?

  • A Sistematizar as práticas executadas por um professor durante todo o período letivo.
  • B Organizar a distribuição da carga horária de aulas para cada professor.
  • C Propor as ações que serão realizadas por uma instituição de ensino ao longo de um determinado ano letivo.
  • D Traçar diretrizes para o desenvolvimento de uma aula significativa, visando integrá-la à proposta educacional estabelecida em âmbito geral.

O Plano Nacional de Educação - PNE estabelece 10 diretrizes para melhorar a educação no período de sua vigência, que vai de 2014 a 2024. Entre estas diretrizes consta a promoção do princípio da gestão democrática da educação pública, que pode ser definida como:

  • A Gestão centralizada na figura do diretor.
  • B Processo de gestão baseado na participação de todos os segmentos da comunidade escolar, incluindo pais, responsáveis e sociedade em geral.
  • C Processo de administração financeira de uma unidade de ensino com a participação da comunidade escolar.
  • D Democratização da administração pedagógica da escola, delegando a definição de ações educativas aos mais variados segmentos da comunidade escolar.

Entre os objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva NÃO consta:

  • A Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar.
  • B Atendimento educacional especializado.
  • C Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino.
  • D Transversalidade da educação especial desde o ensino médio até a educação superior.

Marque a alternativa com análise INCORRETA.

  • A A estrofe de Vinicius de Moraes: "De tudo, ao meu amor serei atento antes / E com tal zelo, e sempre, e tanto / Que mesmo em face do maior encanto / Dele se encante mais meu pensamento" - exemplifica o gênero lírico.
  • B O fragmento textual: "Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama, correu para o banheiro, fez a barba e lavou-se. Vestiu-se rapidamente e sem ruído. Estava na cozinha, preparando sanduíches, quando a mulher apareceu, bocejando: - Vais sair de novo, Samuel? Fez que sim com a cabeça. Embora jovem, tinha a fronte calva; mas as sobrancelhas eram espessas, a barba, embora recém-feita, deixava ainda no rosto uma sombra azulada. O conjunto era uma máscara escura. - Todos os domingos tu sais cedo - observou a mulher com azedume na voz. - Temos muito trabalho no escritório - disse o marido, secamente". (...) (Leon Eliachar. Pausa) - está elaborado com elementos que caracterizam "Apólogo".
  • C O texto de Rubem Braga: "Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros; e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d'água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas. Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade. Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico". - está escrito no estilo "crônica".
  • D Nos versos de gregório de Matos: "Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado, / Da vossa alta clemência me despido; / Porque, quanto mais tenho delinquido, / Vos tenho a perdoar mais empenhado". - as rimas são opostas ou interpoladas.