Questões comentadas de Concursos da Prefeitura de Marechal Floriano-2

Limpar Busca

O texto valoriza a dimensão humana no ambiente escolar. Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta a principal tese defendida pelo autor.

  • A A escola deve priorizar os conteúdos curriculares em detrimento das relações interpessoais.
  • B A escola é composta por prédios, salas e conceitos, elementos que a definem plenamente.
  • C A valorização das relações humanas é essencial para o ambiente escolar e para a construção de um mundo melhor.
  • D A amizade entre os alunos deve ser limitada para não comprometer o desempenho escolar.

Observe a seguinte passagem do texto: “Nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.” A expressão acima contém uma figura de linguagem. Assinale a alternativa que a identifica corretamente.

  • A Metáfora.
  • B Hipérbole.
  • C Eufemismo.
  • D Antítese.

No trecho “É também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem...”, o autor recorre a uma estrutura de repetição. A função dessa repetição é:

  • A Evitar ambiguidade.
  • B Criar um efeito irônico.
  • C Ressaltar a importância das ações mencionadas.
  • D Indicar oposição entre os termos.

No texto, a expressão “ilha cercada de gente por todos os lados” aparece entre aspas. Assinale a alternativa que apresenta a interpretação mais adequada para o uso dessa imagem no contexto.

  • A Representa o ideal de autonomia e introspecção.
  • B Critica o isolamento emocional no convívio escolar.
  • C Demonstra a necessidade de distanciamento interpessoal.
  • D Reflete a neutralidade das relações humanas no ambiente escolar.

No verso “Nada de conviver com as pessoas e depois, descobrir que não tem amizade a ninguém.”, a construção sintática apresenta uma inadequação gramatical. Assinale a alternativa que apresenta a forma gramaticalmente correta para o trecho destacado.

  • A “...descobrir que não possui amizade com ninguém.”
  • B “...descobrir que não há amizade a ninguém.”
  • C “...descobrir que ninguém tem amizade.”
  • D “...descobrir que não tem amizade por ninguém.”