Questões comentadas de Concursos da Prefeitura Municipal de Catolé do Rocha

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Os elementos de articulação oracional orientam a construção de sentido do texto, sendo uma importante ferramenta na organização do texto argumentativo. Avalie as proposições que apresentam explicações quanto ao emprego dos elementos de conexão no fragmento da entrevista O RISCO DOS EXTREMOS, extraída de Veja (30/03/22).
Já ouvimos frases como “os seres humanos são irracionais”. Afinal, somos racionais ou irracionais? Somos racionais a respeito das necessidades práticas de nossa vida cotidiana. A maioria das pessoas consegue manter seus trabalhos, se alimentar e educar os filhos. Mas, quando se trata de crenças, digamos, cósmicas, históricas ou políticas, é aí que vemos a irracionalidade entrar em cena. Acreditamos em coisas não porque elas são verdadeiras ou falsas, mas porque elas são moralmente edificantes. Além disso, nós não somos tão racionais quanto poderíamos ou deveríamos ser. A racionalidade tende a se misturar com nosso conhecimento, nossos sensos comuns. Podemos expor áreas da irracionalidade humana se você as desafia com argumentos vindos de dados governamentais, reportagens sérias e estudos científicos.
I- O conector MAS, em sua 1ª ocorrência, viabiliza a inferência de sentido de contraste e de compensação entre as orações: há racionalidade em relação às atividades práticas; enquanto, em compensação, a irracionalidade ganha espaço em relação à tomada de posição em casos que envolvem crenças em diferentes esferas. II- O conector MAS, em sua 2ª ocorrência, estabelece uma relação de coordenação entre duas orações subordinadas causais, expondo-as numa gradação em que a causa considerada mais forte se apresenta por último, em contraponto à primeira. III- Os elementos TÃO ... QUANTO põem em comparação dois estados de coisas: ser racional e não ser racional; e, dada a presença do intensificador na estrutura do período, depreende-se também o sentido de proporção.
É CORRETO o que se afirma em: 

  • A I apenas.
  • B I e II apenas.
  • C III apenas.
  • D II e III apenas.
  • E I, II e III.

Leia o texto abaixo:

“Quando pensamos na pandemia da COVID-19, é instantâneo considerar os reflexos negativos que ela causou, inclusive, na educação. Esses impactos são preocupantes não somente em relação à aprendizagem, mas, também, quanto ao número de crianças e jovens que abandonaram os estudos.”
Disponível em: <https://blog.institutoalicerceedu.org.br/universo-instituto-alicerce/cenario-educacional/as-principais-consequencias-da-pandemia-na-educacao>. Acesso em: 06 out. 2022.
Analisando o texto acima e considerando as consequências da pandemia da COVID-19 sobre a educação no Brasil e a realização do ensino on-line, assinale a opção CORRETA:

  • A Sem acesso à internet, muitos jovens de famílias pobres no Brasil abandonaram os estudos com o ensino on-line.
  • B O ensino no Brasil passou a ser realizado pela internet, beneficiando igualmente todos os estudantes do Brasil.
  • C O ensino pela internet foi realizado apenas na educação básica. Nas Universidades, o ensino permaneceu de forma presencial.
  • D Não ocorreram diferenças entre o ensino on-line e o presencial durante a pandemia. Os rendimentos foram os mesmos.
  • E Nas escolas públicas, o ensino passou a ser realizado através da internet. Nas escolas particulares, o ensino permaneceu presencial.

Avalie como (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmações sobre a estruturação do período que forma o sub-título do texto.
( ) O período, formado pelo processo de subordinação, contém duas orações substantivas – uma sob a forma reduzida de infinitivo e outra sob a forma desenvolvida, ambas com função de sujeito. ( ) O uso do verbo ACHAR no infinitivo sinaliza que o sujeito é indeterminado. ( ) Aparáfrase correspondente à oração em que ocorre a partícula SE, com função “apassivadora”, é: “É ilusão achar que a violência política será (ou vai ser) neutralizada eliminando o rival”. ( ) Aoração subordinada adverbial reduzida de gerúndio “[...] eliminando o rival” tem sentido de consequência.
A sequência CORRETA de avaliação é:

  • A F, V, V, F.
  • B V, V, F, F.
  • C F, F, V, V.
  • D V, V, V, F.
  • E F, F, F, V.

Uma conjunção pode ter o seu sentido ampliado de acordo com o contexto de ocorrência. No período abaixo transcrito, a conjunção aditiva E incorpora um valor de: 
“Os últimos tempos foram vitais para alavancar a alternativa ferroviária, uma vez que, na pandemia, muita gente repensou seu estilo de vida e uma parcela acabou por abraçar um ritmo mais vagaroso”.

  • A Condição.
  • B Concessão.
  • C Consequência.
  • D Causa.
  • E Finalidade.

Ainterligação das informações no texto se manifesta no uso de expressões referenciais. Nesse sentido, após uma leitura atenta do texto, analise as proposições que tratam desse aspecto:
I- O constituinte DUAS, (L.1) na função de predicativo, é uma forma anafórica que faz remissão a: “o convencimento da sociedade com e (o convencimento) sem coação”. II- O grupo nominal ESSA CONSTRUÇÃO (L.2) recupera o conteúdo expresso na oração “a capacidade de o Estado construir consensos majoritários”. III- O grupo nominal UMAVARIÁVELEXTERNA(L.5) faz remissão catafórica a “grupos sociais hegemônicos.” IV- Aexpressão que constitui o título do texto tem não só um caráter referencial, ao sinalizar, cataforicamente, para o conteúdo a ser desenvolvido, mas um teor avaliativo, visível na escolha do substantivo BOBAGEM e do adjetivo PERIGOSA.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A I e IV.
  • B II e IV.
  • C II, III e IV.
  • D I e II.
  • E IV.