Questões comentadas de Concursos da Prefeitura Municipal de Araçatuba

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A respeito do distúrbio apresentado pelo filho, o texto informa que

  • A a mãe tinha ciência de que o caderno do menino poderia desvendar o mistério do grave distúrbio que o acometia e, a pedido do médico, ela o entregou para que ele fizesse o diagnóstico.
  • B o menino foi internado pelo médico em um grande hospital porque o caso requeria o acompanhamento médico em local onde houvesse maiores recursos.
  • C no final do texto, o médico, juntando-se ao menino no quarto, leva a crer que ele teve paciência e apreciava a leitura feita pelo menino.
  • D a mãe e o pai do menino, que era um trabalhador ativo e exemplar, não possuíam dinheiro, mas pagaram a consulta com o psiquiatra.
  • E o menino ficou doente porque não gostava de estudar, e fazer versos era a forma que ele tinha de fugir dos deveres da escola.

A execução do Plano Nacional de Educação (PNE) e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas. A meta 5 do PNE almeja alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3o (terceiro) ano do ensino fundamental. Uma estratégia definida no PNE para o alcance dessa meta é

  • A fomentar a articulação da escola com os diferentes espaços educativos, culturais e esportivos e com equipamentos públicos, como centros comunitários, bibliotecas, praças, parques, museus, teatros, cinemas e planetários.
  • B adotar medidas para otimizar o tempo de permanência dos alunos na escola, direcionando a expansão da jornada para o efetivo trabalho escolar, combinado com atividades recreativas, esportivas e culturais.
  • C fortalecer o acompanhamento e o monitoramento do acesso, da permanência e do aproveitamento escolar dos beneficiários de programas de transferência de renda, bem como das situações de discriminação, preconceitos e violências na escola, visando ao estabelecimento de condições adequadas para o sucesso escolar dos alunos.
  • D implementar, em caráter complementar, programas de orientação e apoio às famílias, por meio da articulação das áreas de educação, saúde e assistência social, com foco no desenvolvimento integral das crianças de até 3 (três) anos de idade.
  • E promover e estimular a formação inicial e continuada de professores(as) para a alfabetização de crianças, com o conhecimento de novas tecnologias educacionais e práticas pedagógicas inovadoras, estimulando a articulação entre programas de pós-graduação stricto sensu e ações de formação continuada de professores(as) para a alfabetização.

Leia os versos atribuídos ao menino.
    De que vale ter voz     se só quando não falo é que me entendem?     De que vale acordar     se o que vivo é menos do que o que sonhei?
(Versos do menino que fazia versos)
Em relação à mensagem que o texto transmite, o significado desses versos

  • A a confirma.
  • B a nega.
  • C a corrige.
  • D a limita.
  • E a contesta.

De acordo com o texto, a escola onde o menino estudava era vista com reservas pelo pai porque este

  • A achava que ali havia estudos a mais e más companhias que causaram a grave doença do filho.
  • B entendia que uma escola pública deveria estimular as relações interpessoais dos jovens.
  • C creditava ao ensino o desenvolvimento intelectual do filho, que estava adiantado para a sua idade.
  • D queria que o filho se equilibrasse intelectualmente e se desenvolvesse, o que a escola não permitia.
  • E condenava os contágios perigosos do filho, que haviam lhe rendido séria doença contagiosa.

Com relação à atividade do menino de fazer versos, é correto afirmar que

  • A a resposta dada por ele à pergunta do médico – Dói-te alguma coisa? – causou surpresa ao médico porque este julgava que o menino estava mentindo e sendo irônico.
  • B o pai fica revoltado porque, para ele, esse comportamento punha em dúvida a sua masculinidade e a de seu filho.
  • C a família sentia orgulho do filho e considerava essa atividade muito importante para o seu desenvolvimento intelectual.
  • D para o menino, era a forma que ele tinha de fugir da realidade que o cercava e de viver em um mundo próprio.
  • E a frase inicial da mãe – Ele escreve versos! – mostra sua admiração pelo filho que, desde tenra idade, já fazia poesia.