Questões de Linguística

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Preencha corretamente as lacunas do excerto abaixo retirado da obra Hipertexto e gêneros digitais, organizada por Marcuschi e Xavier (2004).

Tal como Bolter (1991), a introdução da escrita conduziu a uma _____________ nos ambientes em que a escrita floresceu. Tudo indica que hoje, de igual modo, a introdução da _____________, pela sua importância, está conduzindo a uma _____________, com uma nova ____________. Basta observar a quantidade de expressões surgidas nos últimos tempos com o prefixo “e-”, como bem observou Crystal (2001).

A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

  • A cultura letrada / escrita eletrônica / cultura eletrônica / economia da escrita
  • B cultura eletrônica / cultural letrada / economia da escrita / escrita eletrônica
  • C escrita eletrônica / economia da escrita / cultura eletrônica / cultura letrada
  • D economia da escrita / cultura eletrônica / escrita eletrônica / cultura letrada

Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir no que diz respeito aos letramentos críticos.

Trabalhar os letramentos críticos significa abordar os _____________ e os produtos das diversas mídias e culturas, sempre de maneira crítica e capaz de desvelar suas finalidades, intenções e ideologias. Nesse sentido, é importante a presença na escola de uma abordagem não meramente formal ou _______________ dos textos, mas ________________, localizando o texto em seu espaço histórico e ideológico e desvelando os seus efeitos de sentido, replicando a ele e com ele dialogando (ROJO, 2009).

A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

  • A livros / informal / crítica
  • B exemplos / behaviorista / analítica
  • C textos / conteudista / discursiva
  • D capítulos / simplista / ampla

O processo de leitura pode ser dividido em quatro fases muito bem delimitadas, sendo elas:

  • A 1ª. Associação, 2ª. Interpretação, 3ª. Codificação, 4ª. Decodificação.
  • B 1ª. Decodificação, 2ª. Compreensão, 3ª. Interpretação, 4ª. Retenção.
  • C 1ª. Compreensão, 2ª. Decodificação, 3ª. Interpretação, 4ª. Codificação.
  • D 1ª. Interpretação, 2ª. Retenção, 3ª. Associação, 4ª. Decodificação.
De acordo com Sírio Possenti (1996), se consideramos que gramática significa um conjunto de regras, podemos distinguir tipos distintos de sua observação. Sabemos que crianças falantes de Língua Portuguesa comumente regularizam formas irregulares de verbos pronunciando “eu sabo” e “eu fazi”. Por meio dessa constatação, encontramos uma referência à gramática:
  • A descritiva
  • B internalizada
  • C comparada
  • D normativa
Sobre as condições de produção de um texto e sua relação com a atividade didática, assinale a alternativa que contém uma assertiva incorreta:
  • A Condições de produção são as características básicas do contexto interlocutivo acionadas pelos sujeitos, sempre de forma consciente, no decorrer do processo de elaboração do texto oral ou escrito.
  • B São condições de produção: o conteúdo temático, interlocutor visado, objetivo a ser atingido, gênero textual próprio da situação de comunicação, suporte em que o texto vai ser veiculado e tom a ser dispensado ao texto.
  • C As condições de produção textual não são rígidas. Ao contrário, elas costumam variar bastante nos contextos de produção.
  • D São elementos que interferem na variação das condições de produção: o público, o veículo e o propósito.
  • E No espaço pedagógico, é relevante considerar que as condições de produção de texto variam de maneira expressiva na sociedade.