Prova do Quadro Complementar de Oficiais da Marinha (Quadro Complementar) - Segundo Tenente - Marinha (2014) - Questões Comentadas

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Com relação aos conceitos sobre o efeito do leme, analise as afirmativas abaixo.

I - Se o navio está em movimento uniforme é porque a força de propulsão para vante é igual a resistência oferecida pelo meio liquido.

II - Estando o navio em movimento, quando se carrega o leme para um dos bordos, a água passa a exercer uma forte pressão sobre a madre do leme.

III- Quando se dá o leme para um bordo, com o navio dando adiante, a proa guina para esse bordo, a velocidade diminui e há um ligeiro abatimento do navio para o bordo oposto.

IV - A ação evolutiva do leme não depende da relação entre a altura e o comprimento da porta do leme.

V - A guinada de um navio não depende, somente, do ângulo do leme e da pressão normal para este, mas também do tempo empregado para carregar o leme. Assinale a opção correta. 

  • A Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
  • B Apenas as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
  • C Apenas as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
  • D Apenas as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
  • E As afirmativas I, II, III, IV e V são verdadeiras.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.


Define-se _________ como a distância medida ________________ de _________ de a meio-navio do lado superior da____________ à margem superior da ______________correspondente.

  • A borda livre / verticalmente / baixo para cima / linha de carga / linha de convés
  • B linha do convés / horizontalmente / cada lado / borda livre / linha de calado
  • C linhas de calado / lateralmente / ambos os lados / borda livre / linha de convés
  • D borda livre / verticalmente / cima para baixo / linha do convés / linha de carga
  • E linha de carga / verticalmente / cima para baixo / borda livre / linha de convés

Os receptores GPS podem oferecer ao navegante muito mais do que a simples capacidade de determinar sua posição geográfica (latitude e longitude). Pode-se citar, como exemplo, as seguintes capacidades adicionais, EXCETO:

  • A plotagem da posição em tempo real sobre a carta náutica digitalizada.
  • B cálculo do rumo e da velocidade da corrente e dos seus efeitos sobre a derrota.
  • C capacidade de mudança de "datum" ("datum shift") e apresentação da posição como referência a outros elipsoides e "data" locais, além do WGS-84.
  • D capacidade de realizar outros cálculos úteis à navegação, tais como determinação da passagem meridiana do sol e da fase lunar.
  • E capacidade de operação no modo GPS Diferencial (DGPS).

De acordo com a N0RMAM-17/DPC, com relação a sinalização em áreas aquicolas circulares, cujo diâmetro seja menor ou igual a 500 metros, o sinal náutico correspondente será:

  • A quatro sinais luminosos indicando os contornos.
  • B dois sinais luminosos defasados de 180° graus.
  • C três sinais luminosos defasados de 120° graus entre si.
  • D um sinal luminoso isolado no centro da área aquícola circular.
  • E um sinal luminoso e um sinal cego no centro da área aquicola circular.

De acordo com o RIPEAM, a expressão "luz de mastro" significa uma luz:

  • A branca contínua, situada sobre o eixo transversal da embarcação, visível em um setor horizontal de 225,5 graus, desde a proa até 22 graus, por ante-a-ré do través, em ambos os bordos da embarcação.
  • B branca contínua, situada sobre o eixo longitudinal da embarcação, visível em um setor vertical de 225,5 graus, desde a proa até 22 graus, por ante-a-ré do través, em ambos os bordos da embarcação.
  • C encarnada contínua, situada sobre o eixo longitudinal da embarcação, visível em um setor horizontal de 225 graus, desde a proa até 22 graus, por ante-a-vante da amura de boreste da embarcação.
  • D branca contínua, situada sobre o eixo longitudinal da embarcação, visível em um setor horizontal de 225 graus, desde a proa até 22,5 graus, por ante-a-ré do través, em ambos os bordos da embarcação.
  • E branca contínua, situada sobre o eixo longitudinal da embarcação, visível em um setor horizontal de 220 graus, desde a proa até 22,5 graus, por ante-a-vante do través, em ambos os bordos da embarcação.