Questões comentadas de Concursos para Técnico Agrícola

Limpar Busca

Quais são as ideias principais e secundárias presentes nesses parágrafos?

  • A A ideia principal é mostrar que o narrador segue as regras clássicas de narrativa; a ideia secundária é a curiosidade sobre a própria morte.
  • B A ideia principal é a apresentação da família do narrador; a ideia secundária é o humor irônico em relação à sociedade da época.
  • C A ideia principal é o debate entre começar pelo nascimento ou pela morte; a ideia secundária é a crítica ao “uso vulgar”, como se ele estivesse questionando convenções literárias.
  • D A ideia principal é o suspense sobre a data de publicação; a ideia secundária é a ordem cronológica do enredo.

Qual é a principal ideia e a intenção do autor ao dar início à narrativa desse modo?

  • A Que o narrador quer causar suspense e não revelar nada sobre sua origem.
  • B Que o narrador tem medo de falar sobre sua morte, preferindo deixar isso para o final.
  • C Que o narrador deseja confundir o leitor sobre a cronologia dos fatos, sem interesse em contar a história.
  • D Que o narrador brinca com a forma tradicional de contar a história, optando por começar de um jeito inusitado.

Em cultivo de soja sob semeadura direta, surgiram sintomas de clorose intervenal em folhas jovens e necrose nas bordas. Para diagnosticar corretamente o nutriente limitante, o técnico agrícola deve priorizar:

  • A Determinação de teor de ferro e manganês pelo método diálise por troca iônica, correlacionando à reação de pH do solo.
  • B Análise de matéria orgânica, pois oscilações elevadas podem causar sintomas semelhantes aos de deficiência nutricional.
  • C Teste de eficiência de herbicidas, já que resíduos podem interferir na absorção de nutrientes.
  • D Aplicação de fertilizante foliar de cálcio, pressupondo deficiência desse nutriente sem análise prévia.

Com a implementação do Acordo Ortográfico, algumas palavras sofreram modificações em seus acentos e hifens. Assinale a alternativa que apresenta apenas palavras grafadas corretamente de acordo com as novas regras:

  • A Vôo, assembléia, ideia, micro-ondas
  • B Voo, assembleia, ideia, micro-ondas
  • C Voo, assembléia, idéia, microondas
  • D Vôo, assembleia, idéa, microondas

Leia a frase a seguir e identifique a classe gramatical destacada:


Aquela professora explicou claramente o conceito.”


Nessa frase, “Aquela” funciona como:

  • A Pronome demonstrativo
  • B Pronome possessivo
  • C Artigo definido
  • D Substantivo próprio