Questões de Psicanálise e antropologia. Totem e tabu. Simbologia cultural. Durkheim, Mauss e Malinowski - Funcionalismo Social (Antropologia) Página 2

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Em suas obras, Émile Durkheim e Marcel Mauss dedicaram-se ao exame das relações entre a religião e a sociedade. Para esses autores,

  • A a religião é o principal fenômeno responsável pela integração social nas sociedades modernas, do que é prova sua relevância como fator de prevenção dos suicídios.
  • B os conceitos básicos da razão teórica e do pensamento filosófico-científico, tais como “tempo”, “espaço”, “causa” e “substância”, têm uma origem social, e estão vinculados às hierarquias estabelecidas pela separação entre o “sagrado” e o “profano”.
  • C o caráter científico da Sociologia impõe como uma de suas tarefas a crítica da religião, considerada pela escola durkheimiana uma idealização normativa que não exprime a realidade social.
  • D a religião é um fenômeno relativo principalmente às formas mecânicas de solidariedade, e sua análise é central para o estudo das sociedades primitivas, mas irrelevante para a compreensão das sociedades modernas.
  • E a religião, por ser um fato social, é criação coletiva, e portanto transcende os limites da consciência individual, na qual encontra-se a fonte dos conceitos básicos da razão teórica e do pensamento filosófico-científico.

No que se refere à Escola de Manchester, julgue o item que segue.


Sob a direção de Bronislaw Malinowski, a chamada Escola de Manchester tornou-se um respeitável centro de pesquisa sobre mudanças sociais, com enfoque na Oceania.

  • Certo
  • Errado

Em sua obra Argonautas do Pacífico Ocidental, o antropólogo polonês Bronislaw Malinowski descreveu o “kula”, sistema de trocas que permeia a vida dos habitantes das Ilhas Trobriand. Essa obra é considerada a primeira, na Antropologia, a empregar a técnica de pesquisa:

  • A etnografia.
  • B entrevista.
  • C observação participante.
  • D survey.
  • E grupo focal.
Leia o texto a seguir.
Resta-nos um único e simples método, para alcançar os nossos intentos: levar os homens aos próprios fatos particulares e às suas séries e ordens, a fim de que eles, por si mesmos, se sintam obrigados a renunciar às suas noções e comecem a habituar-se ao trato direto das coisas.
(BACON, F. Novum Organum Trad. José Aluysio Reis de Andrade. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 26.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o problema do método de investigação da natureza em Bacon, assinale a alternativa correta.
  • A O preceito metodológico do “trato direto das coisas” supõe que cada um já possui em si as condições para realizar a investigação da natureza.
  • B A investigação da natureza consiste em aplicar um conjunto de pressupostos metafísicos, cuja função é orientar a investigação.
  • C As “séries e ordens” referentes aos fatos particulares resultam da aplicação dos pressupostos do método de investigação.
  • D A renúncia às noções que cada um possui é o princípio do método de investigação, que levará a ida aos fatos particulares.
  • E O método de interpretação da natureza propõe uma nova atitude com relação às coisas e uma nova compreensão dos poderes do intelecto.

Com relação à antropologia interpretativa, julgue o item subsecutivo.


A cultura corresponde às redes de significados que os indivíduos tecem para si mesmos.

  • Certo
  • Errado