Texto 03
O Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, de acordo com a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, adotada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 2003 e ratificada pelo Brasil em 2006, é composto pelas práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu Patrimônio Cultural.
(Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/71 - acesso em 13/10/24).
Outro bem cultural importante que recebeu também a titulação da Unesco foi o Bumba Meu Boi.
Considerando que é uma manifestação presente em várias regiões do país, qual estado do Brasil deverá ter ganho esse título de Patrimônio Imaterial da Humanidade?
Considerando a ampliação da produção artística/cultural por meio dos recursos tecnológicos e midiáticos na contemporaneidade, o Audiovisual tem se mostrado cada vez mais em ascensão, diferentemente da pintura. Diante disso, as Leis de Incentivo têm favorecido o desenvolvimento dessa modalidade de produção.
Portanto, para concorrer à Lei Paulo Gustavo, os projetos para serem aprovados devem contemplar alguns desses itens abaixo:
I. Produções audiovisuais e performáticas II. Reforma, restauro, manutenção e funcionamento de estúdios de gravação III. Capacitação, formação e qualificação em audiovisual IV. Apoio a cineclubes V. Memória, preservação, e digitalização de obras e acervos em audiovisual VI. Apoio a observatórios, publicações especializadas, pesquisas sobre a produção em cinema; VII. Desenvolvimento de cidades de locação; VIII. Realização de festivais e mostras fora do país; IX. Serviços independentes de vídeo por demanda, cujo catálogo seja composto por ao menos 30% de produções nacionais; X. Licenciamento de produções audiovisuais para a exibição em redes de televisão aberta; XI. Distribuição de produções audiovisuais nacionais.
Cinco dos itens acima NÃO são verdadeiros. Assinale a alternativa que apresenta os itens falsos.
Texto 02
Durante muito tempo, na história da sociedade brasileira, valorizaram-se os bens culturais inspirados em modelos europeus, como esculturas, arquiteturas e pinturas Neoclássicas e Barrocas, a exemplo de prédios públicos, como o Teatro de Santa Isabel, a Escola Imperial de Belas Artes, o Museu Paulista, a Capela Dourada, entre outros exemplos. Nas últimas décadas, passou-se a valorizar bens culturais ligados a outros grupos humanos, que compõem a história do Brasil, como os indígenas e africanos.
A que se deve a valorização dos bens culturais de matrizes indígena e africana na história da sociedade brasileira? Sobre isso, analise as afirmativas abaixo.
I. À necessidade de diminuir o apagamento histórico e a gama de preconceitos e racismo estrutural sofrido por povos indígenas e afro-brasileiros durante e após a colonização.
II. Ao eurocentrismo e etnocentrismo que têm suas raízes na era colonial, mas que agora, por reconhecimento, tem colocado os povos originários e afrodescendentes em ascensão, na atual sociedade brasileira.
III. À influência que essas culturas tiveram na formação do povo brasileiro, em diversos aspectos, como a língua, a culinária, a música, a dança, a religião, os costumes, a arte.
IV. À importância que essas culturas têm para se compreender a diversidade étnica do povo brasileiro, suas lutas, resistências, crenças, valores e lhes dar proteção.
Está INCORRETO o que se afirma apenas em
A Declaração Universal dos Direitos Humanos completou 70 anos em 2018. Ela dispõe dos direitos fundamentais que devem ser garantidos a todo cidadão. A declaração foi oficializada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em um cenário pós:
O Dia da Consciência Negra é a data dedicada para a valorização da cultura afro-brasileira e das pessoas negras no Brasil. Esta data foi instituída em 20 de novembro devido à morte de:
Leia o trecho da entrevista concedida por Daniel Munduruku, filósofo e escritor do Povo Munduruku e diretor-Presidente do Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais:
A minha atuação no movimento indígena se dá por intermédio da literatura. Com qual objetivo? Eu gosto de pensar que estou ajudando o Brasil a desentortar seu pensamento, contribuindo para olhar para os povos indígenas sem o crivo dos estereótipos. Isso ajuda todos nós a termos uma ideia mais objetiva do nosso processo histórico, colocando os povos indígenas nos lugares que eles escolhem, ou seja, como seres humanos, cheios de dificuldades, buscando responder às angústias da existência, com a possibilidade de serem pessoas violentas, ciumentas, raivosas, como todo ser humano. Para isso, busco arrancar da cabeça das pessoas a palavra índio, que carrega consigo uma série de estereótipos românticos e exóticos. As pessoas devem nos chamar por nossos nomes, pelo que somos de fato e não pelo que elas acham que nós somos (“índios”), sem esquecer que nós somos seres contemporâneos. Salvaguardar a nossa ancestralidade não significa renunciar à nossa contemporaneidade.
Adaptado de CERNICCHIARO, Ana Carolina. Daniel Munduruku, literatura para desentortar o Brasil. Crítica Cultural – Critic, Palhoça, SC, v. 12, n. 1, p. 15-24, jan./jun. 2017.
Com base no relato, analise as afirmativas a seguir a respeito do ativismo literário e indígena de Daniel Munduruku, na cena cultural e artística brasileira.
I. Para o autor, a escrita autoral indígena permite construir um relato sobre o processo de formação histórica da sociedade brasileira em contraposição às identidades equivocada a respeito de “brancos” e “índios” perpetuadas ainda hoje.
II. Para o autor, o vocábulo índio é redutor e perpetua imagens idealizadas: o indígena como representante do início da humanidade, em sintonia com a natureza, ou o índio tutelado, incapaz de se inserir no mundo do trabalho, por exemplo.
III. Para o autor, salvaguardar a ancestralidade significa preservar as tradições culturais, a língua e a cultura indígena tal como eram vividas pelos antepassados, de modo a proteger uma identidade específica.
Está correto o que se afirma em
Leia a descrição da manifestação cultural a seguir:
Expressão que envolve festa, música e coreografia características e tradicionalmente reproduzidas no nordeste paraense. Teve origem no atual Estado do Pará no século XVII, a partir de danças e costumes indígenas, às quais somaram-se contribuições negras e europeias. O seu nome deriva do tambor artesanal utilizado nas apresentações. Sua dança é marcada por movimentos giratórios e a marcação coreográfica caracteriza-se por manter sempre um dos pés à frente do outro.
Com base no relato, assinale a opção que indica corretamente a manifestação cultural descrita.
Em 2025, o Pará sediará a Cúpula da Amazônia e a Conferência do Clima, mas é líder absoluto de desmatamento entre os estados da Amazônia desde 2006, e o maior emissor do país de gases de efeito estufa. Por que o estado lidera um ranking tão negativo em questões ecológicas?
A respeito dessa indagação, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente uma das causas do elevado desmatamento no Pará.
A atual legislação brasileira de recursos hídricos preconiza a adoção das bacias hidrográficas como unidade territorial de planejamento e gestão desses recursos. Este é um modelo de planejamento integrado onde componentes ambientais e sociais são compreendidos no contexto de suas relações sistêmicas
(PESSOA, F. S. FAÇANHA, A. C., 2016, p. 735.)
A respeito da Bacia do Rio Parnaíba, assinale a afirmativa INCORRETA.
Empresário e apresentador de televisão. Nasceu no Rio de Janeiro em 1930, e seu primeiro trabalho foi como camelô. Atualmente, é uma das pessoas mais importantes da história da televisão brasileira. Seu programa de televisão, em exibição desde 1961, é considerado o programa de televisão mais duradouro do mundo. O trecho se refere a qual personalidade brasileira?
O logotipo de uma empresa é uma figura geométrica de quatro vértices: A, B, C e D. Os lados AB e CD são paralelos e de mesma medida x. Os lados AC e BD são paralelos e de mesma medida y, com y diferente de x. Além disso, todos os ângulos internos dessa figura são retos. Que figura é essa?
A soma das duas raízes da equação 3x2+2x-1=0 vale
Uma família de seis pessoas precisa adquirir uma caixa d’água que suporte seu consumo diário de água. Se uma pessoa gasta 200 litros de água por dia, qual deve ser no mínimo, em metros cúbicos, a capacidade da caixa d’água que atenda a essa família? Lembre-se de que 1 metro cúbico equivale a 1.000 litros.
Dois dos números mais importantes da Matemática são o número π, que representa o resultado da divisão do comprimento de um círculo pelo seu diâmetro, e o número e, que é a base dos logaritmos naturais. O número π e o número e pertencem, respectivamente, a quais conjuntos numéricos?
Quanto vale um terço do dobro da quarta parte de 100?
Se o número 21.389 for multiplicado por 10, o valor posicional do 9 será
Um salgado e um refrigerante custam juntos R$ 15,00. Dois salgados e um refrigerante custam juntos R$ 24,00. Quanto custa dois refrigerantes?
Em uma loja, uma camisa estava sendo vendida por R$ 120,00. Durante uma promoção, a loja concedeu um desconto de 25% no valor da camisa. Qual foi o valor pago pelo cliente após o desconto?
Considere três inteiros consecutivos. Sabendo que a soma desses três inteiros é 72, podemos afirmar que o produto entre eles é
Uma criança está construindo uma caixa decorativa para sua sala que consiste em um prisma regular com base hexagonal, feita de madeira. A base do prisma é um hexágono regular com lados medindo 6 cm, e a altura da caixa é de 20 cm. Ele também decide cobrir todas as faces da caixa com uma tinta especial. Para saber a quantidade de tinta necessária, ela precisa calcular a área total da superfície da caixa (considerando a área das bases e das faces laterais). Considerando √3 = 1,73, a área a ser pintada é de