Resolver o Simulado Assistente Educacional - Agente Administrativo - UPENET - Nível Médio

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Gestão de Pessoas

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Saber se relacionar significa abrir portas para oportunidades tanto pessoais quanto profissionais. Considerando essa afirmativa, assinale a alternativa correta.

  • A Trabalho em equipe não é mais um requisito exigido pelas empresas, uma vez que nos dias atuais a competência e o desempenho individuais têm sido mais valorizados.
  • B Aqueles que se preocupam em cultivar bons relacionamentos no trabalho podem ser considerados displicentes e ineficazes no desempenho de suas funções.
  • C As pessoas objetivas e diretas nas suas respostas e atitudes são mais valorizadas no ambiente de trabalho porque sabem responder à altura.
  • D Indivíduos intolerantes são menos suscetíveis a convites de promoção interna ou de participação em processos promocionais.
  • E Muitas vezes os conflitos podem ser necessários para que se evidenciem e se revelem os verdadeiros talentos dentro das organizações.
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Alguns autores consideram que os conflitos não devem ser eliminados radicalmente, porque existem conflitos “bons” que podem gerar criatividade e esforço maior dos indivíduos e das equipes de trabalho.

O nome correto desse tipo de conflito é

  • A disfuncional.
  • B anormal.
  • C funcional.
  • D latente.
  • E manifesto.
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Uma das características desejável em uma equipe de trabalho é a multifuncionalidade, o que significa dizer que a equipe de trabalho

  • A tem objetivos claros e bem definidos.
  • B funciona melhor se for proprietária de seus próprios recursos.
  • C compartilha suas ideias com outras equipes.
  • D combina vários tipos de especialidades e apresenta diversidade.
  • E está concentrada em um único local, compartilhando todos os recursos.
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Em uma equipe que tem uma liderança autocrática, o líder

  • A tem participação mínima nas decisões.
  • B discute com o grupo, mas o grupo decide.
  • C orienta as decisões do grupo, mas não se impõe.
  • D manifesta-se apenas quando é solicitado.
  • E decide e estabelece as regras com base em seu próprio julgamento.
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Do ponto de vista organizacional, existem grupos e equipes. No que se refere a equipes, assinale a alternativa correta.

  • A São um grupo de pessoas que trabalham em conjunto com objetivos comuns.
  • B São caracterizadas pelas pessoas que trabalham individualmente, com os próprios propósitos.
  • C São formadas por pessoas que compartilham o mesmo escritório, mas sem um objetivo comum.
  • D Compõem-se de pessoas que gostam umas das outras por afinidades.
  • E Não precisam ser compostas por um grupo de pessoas.

Administração Geral

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Assinale a alternativa que apresenta um assunto que deve ser abordado em um Código de Ética.

  • A a finalidade e as características específicas da entidade que regula
  • B as relações exclusivamente externas entre os servidores da entidade que regula e outros colaboradores
  • C somente as relações internas da entidade que regula
  • D padrões específicos de conduta
  • E as relações com o cidadão
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A percepção que o ambiente organizacional é bom, razoável, ruim, ou péssimo, e a sua influência na motivação e comportamento das pessoas, no trabalho, é chamada de

  • A clima organizacional.
  • B ambiente psicológico.
  • C segurança organizacional.
  • D ambiente competitivo.
  • E ambiência ocupacional.
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A primeira fase do planejamento estratégico é a definição da missão, da visão e dos valores de qualquer organização. No que se refere à visão, assinale a alternativa correta.

  • A É a razão de ser da empresa: além do porquê, expressa a essência da organização e deve ser orientada para o futuro.
  • B Trata-se do propósito fundamental e único de a organização existir.
  • C Refere-se aos princípios, às crenças, às normas e aos padrões que orientam o comportamento e a atuação da organização.
  • D É como se espera que a organização seja vista e reconhecida por colaboradores, clientes, fornecedores, concorrentes e pela sociedade.
  • E São virtudes e bens desejáveis, que traduzem um sentido comum, uma visão única a ser compartilhada por diretores, gerentes e funcionários.
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Assinale a alternativa correta no que diz respeito as funções administrativas:

  • A Na função planejar o gestor deve ter a capacidade de antecipar cenários considerando as movimentações e oscilações do mercado.
  • B A função controlar está associada indiretamente ao monitoramento dos resultados das demais funções administrativas.
  • C Na função dirigir o administrador desenha o projeto, delega atividades, pessoas responsáveis e realiza investimentos para tirar do papel o projeto planejado.
  • D Na função organizar a atividade está relacionada diretamente às lideranças de uma empresa.
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Assinale a alternativa INCORRETA em relação as funções administrativas:

  • A Ao utilizar as funções administrativas, o gestor realizará seu trabalho de maneira eficaz visando maior produtividade e menor desperdício.
  • B O objetivo das funções administrativas é multiplicar as competências e responsabilidades dentro da gestão de uma empresa.
  • C Ao compreender as funções administrativas (planejamento, organização, direção e controle) o gestor amplia seu espectro de entendimento sobre como funciona a empresa.
  • D O entendimento das funções administrativas capacita o gestor para que ele possa mapear o negócio e/ou seu trabalho e entender exatamente como está a operação, seus pontos fortes e oportunidades de melhoria.
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A configuração operacional linha-staff representa a junção de dois tipos diferentes de estruturas, com vistas a maximizar as vantagens e reduzir as desvantagens de cada estrutura singular. É uma característica desse tipo de configuração operacional linha-staff:

  • A possuir uma assessoria especializada para temas específicos, apesar de manter a hierarquia;
  • B contar com melhor coordenação entre atividades primárias e secundárias;
  • C aliar o ganho da especialização ao aumento da obsolescência técnica;
  • D compensar qualquer perda na cooperação interdepartamental com maior flexibilidade de resultados;
  • E minimizar a visão macro da organização, possibilitando um ganho no sentido holístico e orgânico.
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Uma pequena refinaria de Paulínia, após receber um aporte de capital, decidiu realocar seus recursos e atividades em departamentos, visando melhorar sua competitividade.



Para atingir esse objetivo, ela deve adotar a departamentalização

  • A funcional, com foco na especialização do trabalho em cada departamento.
  • B divisional, com risco de perda da flexibilidade.
  • C por projetos, com ênfase na redução de custos.
  • D por processos, com possível piora na produtividade e na economia de escala.
  • E matricial, com ganho na facilidade de coordenação.
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Para implementar com sucesso uma estratégia de liderança em custos, uma empresa do mercado financeiro, após verificar

  • A a redução do custo de utilização pelo comprador e as características do produto, escolheu um produto considerado único pelos clientes.
  • B a paridade de preço e custo de um serviço, ofereceu um serviço melhor do que o dos concorrentes em termos de atributos técnicos, funcionalidade e confiabilidade.
  • C o aspecto visual e funcional de um produto, ofereceu ao mercado um produto diferente e singular, com características distintas dos produtos concorrentes.
  • D os esforços de redução de custos quanto à sustentabilidade, fez com que seu custo total fosse menor do que o de seus concorrentes.
  • E as preferências dos potenciais compradores de um serviço, atendeu melhor ao seu alvo estratégico do que aos concorrentes do setor.
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A linguagem é o meio que usamos para que a comunicação possa acontecer. Existem várias formas de linguagem, como, por exemplo, a linguagem tátil.

Assinale a alternativa que apresenta a característica principal da linguagem tátil.

  • A É a linguagem dos sabores, como, por exemplo, o doce, o amargo, o azedo, dentre outros.
  • B É a linguagem dos cheiros, dos perfumes. Sua representação principal, em termos de contato social, é a intensidade dos perfumes que as pessoas utilizam.
  • C É a linguagem centrada apenas no som, como, por exemplo, buzinas no trânsito, apito do guarda, as vaias ou aplausos, dentre outros.
  • D É a linguagem centrada apenas na imagem, sem a presença da palavra.
  • E É a linguagem do toque, do contato. Sua representação principal, em termos de contato social, é o aperto de mão.
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A qualidade não é algo que, uma vez estabelecido, siga ocorrendo sem exigir da organização nenhum esforço. Um programa de qualidade ou sistema requer, ele também, ser sustentável dentro da organização. Sobre a qualidade e níveis de serviço, assinale a única alternativa CORRETA.

  • A Para descobrir se a melhoria implementada realmente otimizou um processo, avalia-se a produtividade após sua implementação. Por outro lado, para descobrir se a satisfação dos clientes aumentou, avalia-se essa satisfação apenas uma vez, antes da melhoria no serviço.
  • B Se a qualidade, em uma organização, depender de ações implementadas de forma pontual e isolada, ela trará os benefícios esperados.
  • C Avaliar os custos da qualidade significa torná-los tangíveis em aspectos financeiros e orçamentários. Isso vai permitir que sejam identificadas chances de diminuição de custos, de otimização de receitas e de incremento na satisfação dos clientes, entre outras coisas.
  • D Ao introduzir um programa de qualidade ou conseguir uma certificação, toda organização almeja retorno em termos de produtividade. De todo modo, para indicar corretamente a alocação de recursos e o próprio programa de qualidade, nem sempre é necessário saber como o programa impactou os resultados da instituição.
  • E Acultura organizacional é produto do ser, do pensar e do fazer dos indivíduos que compõem a organização. Logo, a qualidade só se mantém quando a zona de conforto da organização é ultrapassada e passa a se importar com o modo de ser, de pensar e de fazer de outros indivíduos.