Resolver o Simulado FGV - Nível Médio

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Geografia

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Nunca antes, durante toda a longa presença da vida na Terra, estimada em 3,6 bilhões de anos, uma espécie conseguiu alterar o ambiente globalmente numa escala de séculos. São esses aspectos que estão levando muitos geólogos a propor que já entramos em uma nova era geológica – nomeado como antropoceno pelo professor Paul Crutzen –, em que sinais das transformações já se materializaram nos sedimentos geológicos.
Adaptado de Carlos Nobre, Revista Época, 2015.


A respeito da proposta de formular uma “nova era geológica”, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso da periodização proposta favorece o reconhecimento dos impactos planetários da ação humana na Terra.
II. O termo antropoceno direciona o debate sobre ecologia e desenvolvimento sustentável para uma escala supranacional.
III. O novo conceito explora a conscientização dos efeitos da planetarização da ação humana.

Está correto o que se afirma em
  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
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A respeito da criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. ( ) Sua instituição partiu da definição do espaço que seria compreendido como Nordeste e passaria a ser objeto da ação governamental: os estados do Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas Gerais. ( ) Sua criação resultou da percepção de que, mesmo com o processo de industrialização, crescia a diferença entre o Nordeste e o Centro-Sul do Brasil, sendo necessário haver uma intervenção direta e planejada na região, para incentivar o seu desenvolvimento. ( ) A Sudene foi criada como uma autarquia subordinada diretamente à Presidência da República, e sua secretaria executiva coube a Celso Furtado que, de 1959 a 1964, foi responsável pela estratégia de atuação do órgão. As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  • A V – F – F.
  • B V – V– F.
  • C F – V – F.
  • D F – F – V.
  • E V – V – V.
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O futuro da Amazônia nas próximas décadas será contado pelo Brasil, pois ele abriga dois terços da Floresta Amazônica. A preservação de sua biodiversidade é uma ação que tem repercussões socioeconômicas em âmbito nacional e também global.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente o impacto de uma política de proteção ambiental e de gestão sustentável da Amazônia:

  • A a conservação da cobertura vegetal, de relevância global pelo seu impacto na questão climática, depende da substituição do carvão vegetal pelo mineral, como fonte de combustível não poluente;
  • B manter a floresta em pé é uma condição para que se atinjam as metas do Acordo de Paris (acordo do clima), que tem como principal objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa para limitar o aumento médio de temperatura global;
  • C o Brasil pode despontar como potência ambiental regional, ao exercer um controle na regulação dos ciclos hídricos das Bacias Amazônica e do Prata, estabilizando os regimes de chuvas;
  • D para os que vivem na Amazônia Legal, manter a floresta em pé significa perder oportunidades de gerar riqueza para o mercado interno e externo e melhorar a sua qualidade de vida;
  • E a conservação ambiental da Amazônia depende do incentivo a atividades regenerativas e de baixo carbono, como as ligadas à agropecuária e à exportação de cacau, pimenta-do-reino, açaí, frutas tropicais e peixes nativos, entre outros.
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Dentre os sistemas gerais de circulação atmosférica de destaque para Rondônia, assim como para a Amazônia como um todo, responsáveis pelos padrões hidrológicos e climáticos, vale ressaltar o sistema meteorológico que atua nos trópicos, onde se encontram os ventos nordeste e leste, conhecidos como anticiclone dos Açores e anticiclone do Atlântico Sul, respectivamente.
O trecho se refere ao sistema meteorológico denominado:

  • A Zona de Convergência Tropical;
  • B Zona de Convergência Intertropical;
  • C Zona de Convergência do Atlântico;
  • D Zona de Convergência do Pacífico;
  • E Zona de Convergência Equatorial.
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No Brasil, para se referir ao ambiente amazônico, usam-se duas referências geográficas - bioma Amazônia e Amazônia Legal - e uma geopolítica - Pan-Amazônia.
A respeito das diversas classificações do ambiente amazônico, é correto afirmar que:

  • A o bioma Amazônia é composto por vários tipos de floresta tropical úmida, extensa rede hidrográfica e enorme biodiversidade;
  • B a Amazônia Legal é uma região da América do Sul que corresponde à área de influência da bacia do rio Amazonas e é caracterizada pela presença de florestas tropicais;
  • C o bioma Amazônia tem predomínio de formações arbustivas e campos nativos, além de matas ciliares, matas de encosta e matas de pau-ferro;
  • D a Amazônia Legal abrange todos os estados da Região Norte e é definida como um conjunto de ecorregiões, com fauna, flora, dinâmica e processos ecológicos similares;
  • E a Pan-Amazônia representa mais da metade do território nacional e abrange os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão.
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Relacione as frentes de atuação na proteção da Floresta Amazônica listadas a seguir com suas respectivas descrições. 1. Controle do desmatamento 2. Causas da degradação florestal 3. Sistemas de preservação da vegetação natural
( ) Apoiar os programas de monitoramento por satélite e de fiscalização ambiental que possibilitam a observação e a detecção de alterações da cobertura florestal “em tempo real”. ( ) Efetuar uma governança ambiental condizente com sanções e punições eficazes na dissuasão de práticas ilícitas, além de promover um modelo de desenvolvimento sustentável regional. ( ) Entender o papel que esse fenômeno desempenha no processo de perda de vegetação nativa, quais são seus principais determinantes e como ele responde à política pública, potencializando as ações de conservação na Amazônia.
A relação correta, de cima para baixo, é:

  • A 1, 2 e 3;
  • B 2, 3 e 1;
  • C 3, 1 e 2;
  • D 1, 3 e 2;
  • E 3, 2 e 1.
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Em 9 de março de 1933, foi lançado nos Estados Unidos um amplo programa de reformas implementado pelo governo de Franklin Delano Roosevelt. Surgiu para salvar o país de uma enorme depressão e pôs em xeque os fundamentos do liberalismo clássico, do “laissez faire, laissez passer”, para o qual o alicerce básico da economia seria a sua autorregulamentação.
(https://operamundi.uol.com.br, 09.03.2018. Adaptado.)
O programa de reformas e a crise que motivou sua implantação correspondem, respectivamente,

  • A ao Plano Marshall e à Primeira Guerra Mundial.
  • B à Emenda Platt e à concessão de subsídios industriais.
  • C ao New Deal e à quebra da bolsa de Nova Iorque.
  • D à Doutrina Monroe e à queda do poder de compra nacional.
  • E ao America First e ao déficit da balança comercial.
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A urbanização acelerada dos países subdesenvolvidos, articulando o êxodo rural e a metropolização, caracteriza o fenômeno denominado

  • A conurbação, que ressignifica saberes e costumes herdados da vida no campo.
  • B macrocefalia urbana, que explicita as carências e as contradições das grandes cidades.
  • C especulação imobiliária, que modera o preço das propriedades de maneira inclusiva.
  • D cooperação urbana, que subverte o uso e a ocupação esperados dos espaços públicos.
  • E morfologia urbana, que justifica a toponímia adotada nos espaços recém-construídos.
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Os Tigres Asiáticos, contemplados por políticas internacionais contra o avanço sino-soviético, industrializaram-se com grande rapidez e apresentaram importantes avanços econômicos nas últimas décadas do século XX. Nesse contexto, esses países se tornaram

  • A centros logísticos, controlando a oferta de bens de consumo no mundo ocidental.
  • B áreas de livre comércio, utilizando moeda única para ampliar a troca de mercadorias.
  • C tecnopolos, adotando o compartilhamento de patentes em inovações produtivas.
  • D plataformas de exportação, oferecendo produtos industriais mais baratos.
  • E mercados emergentes, criando relações equânimes entre burguesia e proletariado.
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Dentre as diversas bases técnicas que se vão incorporando ao território e dotando cada região de novas qualidades materiais e possibilidades organizacionais, queremos destacar os sistemas de movimento do território, isto é, o conjunto indissociável de sistemas de engenharia (fixos) e de sistemas de fluxos (materiais e imateriais) que respondem pela solidariedade geográfica entre os lugares.
(Fábio B. Contel. “Os sistemas de movimento no território brasileiro”. In: Milton Santos e María L. Silveira. O Brasil, 2006.)
A movimentação destacada no excerto subsidia a fluidez

  • A da especulação financeira.
  • B das zonas econômicas especiais.
  • C dos monopólios empresariais.
  • D das relações de produção.
  • E da divisão territorial do trabalho.
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Os aromas da floresta, também chamados de compostos orgânicos voláteis biogênicos (BVOCs), quando misturados ao ar amazônico e na presença da radiação solar, oxidam-se e precipitam-se, formando uma poeira finíssima com característica higroscópica, gerando eficientes núcleos de condensação.
(Antonio D. Nobre. O futuro climático da Amazônia. www.socioambiental.org, 2014. Adaptado.)
Segundo o excerto, a presença dessa poeira promove núcleos de condensação, que são formadores

  • A de polinização cruzada.
  • B do nevoeiro de encosta.
  • C de chuvas volumosas.
  • D do ciclo de nutrientes.
  • E de ventos descendentes.
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O mapa a seguir destaca o Golfo do México, onde deságua o Rio Mississipi – que recebe, aproximadamente, metade da massa continental dos Estados Unidos.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas (Tony Juniper. Como nós estamos destruindo o planeta, 2019.)
A área destacada é classificada como

  • A zona de amortecimento, que permite atividades antrópicas.
  • B barreira natural, o que promove a perda da biodiversidade.
  • C zona de salinização, resultado da presença de sedimentos.
  • D barreira endêmica, o que protege o litoral de espécies invasoras.
  • E zona morta, resultado do processo de eutrofização.
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Examine o gráfico conceitual, que representa a evolução diária de um dado fenômeno.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas (www.epa.gov. Adaptado.)
Considerando as variáveis e seus comportamentos no gráfico, pode-se afirmar que

  • A o fenômeno avaliado corresponde à ilha de calor, sendo as áreas urbanas indicadas pela cor vermelha e as áreas rurais pela cor verde.
  • B se trata do fenômeno da inversão térmica, com as linhas vermelha e verde indicando, respectivamente, as camadas baixa e alta da atmosfera.
  • C o fenômeno tratado representa o efeito estufa, com as linhas vermelha e verde indicando, respectivamente, sua presença e sua ausência no globo.
  • D se trata do padrão esperado para a brisa marítima, com as linhas vermelha e verde indicando o que ocorre, respectivamente, com as superfícies do continente e do mar.
  • E o fenômeno observado expressa a atuação do El Niño, sendo os ventos contra-alísios indicados pela cor vermelha e os ventos alísios, pela cor verde.
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Leia a tirinha de Fernando Gonsales.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas (Eustáquio de Sene e João C. Moreira. Geografia geral e do Brasil, 2012.)
De maneira lúdica, a tirinha sugere o emprego do

  • A sistema de posicionamento global, técnica que, utilizando sensores, capta e registra imagens à distância.
  • B sensoriamento remoto, rede de aparelhos portáteis que, sem contato físico, determina as características de um dado lugar.
  • C sistema de posicionamento global, conjunto de aparelhos que, realizando a trilateração, fornecem os dados espaciais de um objeto.
  • D sensoriamento remoto, banco de dados que, de acordo com os interesses do usuário, gerencia as informações espaciais.
  • E sistema de posicionamento global, cartas topográficas articuladas que, padronizadas mundialmente, revelam a localização de pontos na superfície.
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Com a queda de 97% das áreas produtoras asiáticas nas mãos dos japoneses, os Estados Unidos, através de acordos com o governo brasileiro, desencadearam uma operação em larga escala na Amazônia: a Batalha da Borracha.
(Márcio Souza. História da Amazônia: do período pré-colombiano aos desafios do século XXI, 2019.)
A “Batalha da Borracha” contou com

  • A o controle do comércio exterior do produto pelas empresas norte-americanas e a estatização dos seringais às margens dos principais rios amazônicos.
  • B o planejamento do Estado e o deslocamento de mão de obra de regiões do semiárido para a Amazônia.
  • C a rede de produção local de gêneros alimentícios e a existência de capitais previamente acumulados na economia amazônica.
  • D a racionalização empresarial do cultivo de espécies nativas da floresta e a dispersão das cidades no amplo espaço amazônico.
  • E a extensão de leis trabalhistas aos seringueiros e a concessão de terras amazônicas aos trabalhadores imigrantes.
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Analise os mapas.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

(Mateus de A. P. Sampaio et al. “A expansão do agronegócio no Brasil”. Confins, nº 45, 2020. Adaptado.)
A análise dos mapas permite afirmar que

  • A as ocupações de terra diminuíram na região Norte.
  • B a concentração de terras aumentou na região Sul.
  • C o assentamento de famílias aumentou na região Centro-Oeste.
  • D a agricultura familiar diminuiu na região Nordeste.
  • E as agroindústrias diminuíram na região Sudeste.
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As cidades brasileiras foram classificadas, hierarquicamente, a partir das funções de gestão que exercem sobre outras cidades, considerando tanto seu papel de comando em atividades empresariais quanto de gestão pública, e, ainda, em função da sua atratividade para suprir bens e serviços para outras cidades.
(https://biblioteca.ibge.gov.br. Adaptado.)
Essa classificação é estabelecida a partir da análise

  • A do PIB per capita das cidades.
  • B da área de influência das cidades.
  • C do plano diretor das cidades.
  • D da densidade demográfica das cidades.
  • E do déficit público das cidades.
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Analise os processos endogenéticos da seção da crosta terrestre apresentada na imagem.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

(Hélio M. Penha. “Processos endogenéticos na formação do relevo”. In: Antonio J. T. Guerra e Sandra B. da Cunha (orgs.). Geomorfologia, 2012. Adaptado.)
Os números 1, 2, 3 e 4 correspondem, respectivamente, às formas do relevo:

  • A arco de ilhas, cadeia mesoceânica, fossa oceânica e montanhas.
  • B planícies abissais, platô, canal submarino e terraço.
  • C elevações oceânicas, rift valley, cânion e talude.
  • D colinas, zona de fratura, vale e chapada.
  • E cristas, plataforma continental, leque aluvial e morro testemunho.
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
(Igo F. Lepsch. Formação e conservação dos solos, 2002. Adaptado.)

Na formação dos solos, os processos destacados são responsáveis
  • A pelo intemperismo físico.
  • B pela morfogênese.
  • C pelo assoreamento.
  • D pela erosão.
  • E pelo intemperismo químico.
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Analise os gráficos a seguir.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

percentual da população


Sobre o processo demográfico brasileiro, analise as afirmativas a seguir.

I. A pirâmide etária de 2010 é chamada de adulta, pois a maior concentração da população está entre as faixas de 20 a 59 anos.

II. O aumento do contingente de idosos é devido ao aumento da qualidade de vida e, consequentemente, da expectativa de vida.

III. O estreitamento da base é justificado pela redução da taxa de natalidade graças à entrada da mulher no mercado de trabalho e à difusão de métodos anticonceptivos.


Está correto o que se afirma em

  • A II, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

História

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O expansionismo europeu, iniciado no século XV, com a expansão marítima, levou inúmeras regiões à ocupação territorial, à exploração econômica e ao domínio político. Nessa região do globo, temos dois momentos importantes: a primeira fase colonialista teve a liderança dos países ibéricos – Portugal e Espanha – seguidos de Holanda, França e Inglaterra. No século XIX, buscando especialmente matérias-primas e mercados consumidores, houve um segundo grande impulso colonialista, tendo a liderança da Inglaterra, seguida de perto por França, Bélgica e, depois, por Alemanha e Itália.
(Marco A. de Moraes e Paulo S. S. Franco. Geopolítica, 2014. Adaptado.)
Com impactos sociais, políticos e econômicos que perduram até os dias atuais, o processo de colonização tratado no excerto ocorreu

  • A no continente africano.
  • B na América Latina.
  • C no Oriente Médio.
  • D na Antártida.
  • E no leste asiático.
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O Eufrates não é um rio manso e amistoso como o Nilo, com uma inundação de fim de verão, regular como um relógio, que prepara a terra para o plantio do trigo no inverno. [...] Ele transborda de suas margens, de forma errática e imprevisível, durante a primavera, quando a semente já no chão tem de ser protegida, primeiro para não se afogar sob as águas da enchente; segundo, para não secar sob o sol escaldante, que faz evaporar mais da metade do fluxo do rio antes que ele chegue ao mar.
(Paul Kriwaczek. Babilônia: a Mesopotâmia e o nascimento da civilização, 2018.)
O excerto faz uma comparação entre a sociedade da Suméria e a do Egito da Antiguidade, acentuando, entre elas,

  • A os aspectos divergentes do ponto de vista da natureza das atividades econômicas.
  • B a ausência de organização militar para a defesa dos terrenos férteis.
  • C os esforços para o aproveitamento de condições naturais de sobrevivência social.
  • D os padrões distintos de submissão da mão de obra capturada nas guerras.
  • E a existência de sociedades sustentadas pela propriedade coletiva das terras.
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[...] os mestres gregos foram à escola com os egípcios, e todos nós somos discípulos dos gregos. [...] Embora alguns [dos] templos [gregos] sejam vastos e imponentes, não atingem as colossais dimensões das construções egípcias. Sente-se que foram edificadas por seres humanos, para seres humanos. De fato, não existia um governante divino imperando sobre os gregos que pudesse forçar – ou tivesse forçado – todo um povo a trabalhar como escravos para ele. As tribos gregas tinham-se instalado em várias cidades pequenas e em portos de abrigo ao longo da costa. Havia muita rivalidade e atritos entre essas comunidades, mas nenhuma delas conseguiu dominar todas as outras.
(Ernst H. Gombrich. A história da arte, 1993.)
O diálogo intercivilizacional entre o Egito e as cidades-Estado gregas na Antiguidade foi

  • A impossibilitado pelas diferenças profundas de suas atividades econômicas.
  • B estimulado por suas alianças militares contra o Império Persa.
  • C interrompido pela oposição da filosofia grega às explicações religiosas do mundo.
  • D condicionado por suas específicas organizações políticas.
  • E favorecido pela presença de colônias egípcias nos territórios gregos.
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Da parte dos bárbaros, tudo parece indicar que a forte estrutura hierárquica favoreceu a conversão das populações, em particular das tribos, uma vez que essa era a forma de estrutura social mais comum. Aqui e ali aparecem resistências de chefes, mas no conjunto a conversão dos chefes leva à conversão da população.
(Jacques Le Goff. O Deus da Idade Média, 2017.)
O processo de cristianização dos povos que ocuparam a Europa Ocidental com o fim do Império Romano do Ocidente implicou

  • A a imbricação dos poderes seculares e eclesiásticos nas sociedades europeias.
  • B a divisão de terras da Igreja com as nações recentemente instaladas na Europa.
  • C a constituição de um poder político centralizado sobre o conjunto da Europa.
  • D a elitização progressiva do culto monoteísta em meio às populações europeias.
  • E a oposição do clero reformista à absorção de crenças pagãs pela Igreja europeia.
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O mercador de Veneza é uma peça de teatro escrita por William Shakespeare entre 1596 e 1597. No excerto, o judeu Shylock refere-se a um empréstimo em dinheiro feito por ele ao cristão Antônio.
Shylock
Ainda um mau negócio para mim! Um falido, um pródigo, que mal se atreve a mostrar a cabeça no Rialto! Um mendigo que habitualmente vinha exibir-se na praça!... [...] Gostava de chamar-me de usurário. [...] Gostava de emprestar dinheiro por cortesia cristã.
(William Shakespeare. O mercador de Veneza, 2013.)
As palavras de Shylock sobre Antônio revelam

  • A a separação entre desenvolvimento econômico e crenças religiosas de grupos empresariais.
  • B a crise do comércio de especiarias no Mar Mediterrâneo com a condenação cristã do lucro monetário.
  • C a guerra religiosa na cidade com a expropriação econômica dos estrangeiros em benefício dos dirigentes políticos.
  • D a organização da economia urbana segundo preceitos bíblicos com a exigência legal do perdão de dívidas.
  • E a ligação entre comportamentos religiosos e mecanismos de acumulação de capitais.
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A capitania de São Vicente foi a primeira a ter um engenho de açúcar, mas, apesar do pioneirismo, se viu separada da economia agroexportadora fixada na Colônia a partir da segunda metade do século XVI, o que ocorreu por causa da concorrência das capitanias do Nordeste, sobretudo Pernambuco e Bahia, mais bem localizadas geograficamente e com condições naturais mais favoráveis ao desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar.
(Patrícia Albano Maia. “Expansão territorial do Brasil colonial: o bandeirismo”. In: História do estado de São Paulo: a formação da unidade paulista, vol.1, 2010.)
Essa particularidade da capitania de São Vicente implicou

  • A a separação política da região do Planalto de Piratininga em relação às capitanias do norte da colônia.
  • B a instalação pela Metrópole portuguesa de um aparato militar nesses territórios escassamente povoados.
  • C a penetração dos colonizadores no interior do território com vistas ao apresamento da mão de obra nativa.
  • D a expansão de atividades comerciais intensas com as colônias espanholas instaladas no Rio da Prata.
  • E a dependência da sociedade local aos abastecimentos regulares metropolitanos de gêneros alimentícios.
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Os escravos africanos cultivavam açúcar em ilhas das Caraíbas, que forneciam aos trabalhadores ingleses calorias e estímulos. Mas como se tornou possível uma complementaridade tão terrível? Só graças a poderosos sistemas de comércio e de navegação com capacidade de ligarem entre si partes diferentes deste sistema atlântico. Só graças a um aparelho institucional capaz de assegurar a aplicação de direitos de propriedade em diferentes partes de um sistema imperial.
(Frederick Cooper. Histórias de África. Capitalismo, Modernidade e Globalização, 2016. Adaptado.)
Esse sistema econômico intercontinental, característico da Idade Moderna, baseava-se

  • A na atuação de uma estrutura estatal coercitiva.
  • B na transferência de operários europeus para as áreas coloniais.
  • C na transição da economia de subsistência para a de mercado.
  • D na relação pacífica de nações de formações culturais diversas.
  • E na incorporação das classes dominantes afro-ameríndias à industrialização.
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As independências das colônias da América Ibérica tiveram aspectos semelhantes e particularidades locais. Entre as semelhanças mais relevantes, pode-se citar

  • A a ruptura política sem uma revolução comparável nas estruturas sociais do período colonial.
  • B a oposição manifesta dos libertadores aos princípios revolucionários da filosofia iluminista.
  • C a ausência de participação de significativos movimentos populares nos processos independentistas.
  • D a manutenção dos laços comerciais privilegiados com a economia das antigas metrópoles.
  • E a importância ideológica do projeto futuro de unificação política dos povos americanos.
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A Constituição de 1824 não tinha nada de parlamentarista. De acordo com seus dispositivos, o Poder Executivo era chefiado pelo imperador e exercido por ministros de Estado livremente nomeados por ele. A prática parlamentarista foi se desenhando a partir de 1847. Naquele ano, um decreto criou o cargo de presidente do Conselho de Ministros, indicado pelo imperador. Essa personagem política passou a formar o ministério cujo conjunto constituía o Conselho de Ministros, ou gabinete, encarregado do Poder Executivo. Para manter-se no governo, o gabinete devia merecer a confiança, tanto da Câmara como do imperador.
(Boris Fausto. História do Brasil, 2012. Adaptado.)
O sistema de governo do Segundo Reinado brasileiro era entendido e propagado, no seu período de vigência, como parlamentarista. Esse sistema funcionou, de 1847 a 1889, com

  • A divergências entre o partido Liberal e o Conservador sobre a legitimidade do regime monárquico na América Latina.
  • B composição de gabinetes ministeriais sem a maioria política na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
  • C oposições anticonstitucionais do governo monárquico às deliberações das Assembleias de representantes políticos.
  • D formação pela monarquia de maiorias partidárias por meio de dissoluções frequentes da Câmara dos Deputados.
  • E rodízio, no poder ministerial, de agremiações políticas de representantes de grupos sociais antagônicos.
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Lenin tinha como única fonte de informação os jornais estrangeiros, mas, lendo as entrelinhas de suas matérias imprecisas e tendenciosas, pôde apreender os dados fundamentais. [...] O Soviete era o porta-voz do povo, que queria paz, pão, liberdade e terra. O Governo Provisório [...] representava uma burguesia cujas tendências liberais se limitavam à intenção de livrar-se dos Romanov.
(Edmund Wilson. Rumo à estação Finlândia, 2013.)
O excerto refere-se à análise feita por Lenin, líder do Partido Bolchevista, do movimento social que derrubou o czar Nicolau II, em março de 1917. No seu entender, havia

  • A uma possiblidade de restauração da monarquia e o Governo Provisório deveria ser apoiado pela população.
  • B uma revolução camponesa em marcha no país e a classe operária estaria ausente das agitações sociais.
  • C uma iminente intervenção militar dos países imperialistas e os movimentos populares precisariam sustentar o exército russo.
  • D uma revolução fortemente nacionalista e os partidos revolucionários encabeçariam esse movimento transformador.
  • E uma dualidade de poder em disputa e o Governo Provisório manteria a Rússia na Guerra Mundial.
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De acordo com o processo de formação do território brasileiro, a ocupação dos sertões nos séculos XVII e XVIII realizou-se com

  • A a revogação do Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha.
  • B o estabelecimento de feitorias para abastecer populações tradicionais.
  • C a opção colonial pelo povoamento da América do Sul.
  • D o desenvolvimento das atividades pecuária e mineradora.
  • E a abertura de novas fazendas cafeeiras pelos colonos italianos.
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Observe a imagem a seguir, que representa o ritual antropofágico de indígenas da costa do Brasil.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

STADEN, HANS, Duas Viagens ao Brasil, EDUSP, 1974


Sobre os rituais antropofágicos dos indígenas, assinale a afirmativa correta.

  • A Ocorriam em situações extremas de fome.
  • B Atestavam a barbárie dos indígenas da costa brasileira.
  • C Exemplificavam valores culturais distintos dos europeus.
  • D Constituíam uma vingança à entrada dos portugueses.
  • E Eram invenções dos europeus para justificar a colonização.
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O governo JK (1956 – 1960) foi marcado pelo slogan “50 anos em 5” e adotou um conjunto de estratégias e políticas para desenvolver a economia brasileira.


Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente um aspecto do desenvolvimentismo do governo JK.

  • A A indústria automobilística nacional foi consolidada, reduzindo a importação de veículos.
  • B A expansão dos transportes e da indústria de base foi financiada por capital do setor agropecuário.
  • C O Plano de Metas desenvolveu setores estratégicos da indústria nacional, como o da energia e o dos serviços.
  • D A campanha “O petróleo é nosso” marcou o nacionalismo desenvolvimentista e justificou a criação da Petrobrás.
  • E A construção de Brasília no Planalto Central promoveu a ocupação e a industrialização acelerada da região.
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O período mais crítico do governo Jango Goulart ocorreu após o Comício da Central do Brasil quando o anúncio de suas políticas alvoroçou os meios militares e as camadas médias urbanas, que entenderam que essas políticas abriam caminho para o socialismo no Brasil, talvez até para o comunismo.
No dia 13 de março de 1964, uma dessas políticas foi anunciada, em faixas e nas falas dos oradores, como:

  • A Reformas sociais
  • B Reformas de base
  • C Reformas jurídico-políticas
  • D Reformas previdenciária e tributária
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Uma das marcas significativas da abertura do mundo, no século XVI, foram as grandes descobertas e elas implicaram no notável desenvolvimento de uma nova política econômica dos estados modernos europeus.
Uma das áreas descobertas e o nome dessa política econômica são, respectivamente:

  • A Oceania e liberalismo
  • B América e mercantilismo
  • C África do Norte e colbertismo
  • D Brasil e capitanias hereditárias
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Um dos levantes de escravos mais importantes do século XVIII que ocorreu na região do Caribe e que desenvolveu o medo de novas rebeliões por toda as regiões americanas, como nos Estados Unidos, denomina-se:

  • A Revolução do Haiti, de 1791
  • B Revolução México, de 1766
  • C Revolução Praieira, de 1776
  • D Quilombo dos Palmares, de 1715
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O Tratado de Methuen, assinado entre a Inglaterra e Portugal, no início do século XVIII, não só definiu a dependência que Portugal tinha da nação inglesa desde 1640, como se relacionou com o processo da Revolução Industrial.
São consideradas razões principais do Tratado de Methuen:

  • A Afetar as relações entre portugueses e franceses no comércio de africanos e romper os vínculos econômicos com as colônias inglesas, na América do Norte, quanto ao trato da escravidão.
  • B Colocar um ponto final na aliança entre portugueses e franceses para a produção de algodão no Brasil e comprometer essa mesma aliança para a criação de um território francês no Caribe em detrimento do controle inglês da região.
  • C Estabelecer a dominação inglesa sobre o Atlântico Sul, através da supressão das companhias inglesas das Índias Orientais, e controlar a circulação de produtos portugueses pela França.
  • D Eliminar a fabricação de panos na região portuguesa da Guarda por conta dos investimentos realizados, em parte, pelos proprietários da Colônia Brasil e definir o encargo inglês de colocar, no mercado internacional, os produtos de exportação portugueses.
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Durante o governo de JK, a política desenvolvimentista para o progresso brasileiro fundamentou-se sobre a conexão entre desenvolvimento e interiorização. São correspondentes ao processo de desenvolvimento e ao instrumento de interiorização:

  • A 50 anos em 5/Sudene
  • B Política externa independente/Êxodo rural
  • C Plano de Metas/A criação de Brasília
  • D Planejamento estratégico/Projeto de Açudes para o Nordeste
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O período designado Entre-Guerras é notável por acontecimentos como a Revolução Russa e o desenvolvimento dos nacionalismos que implicaram nos governos fascista, na Itália, e nazista na Alemanha.
Indicam-se como fatos determinantes da designação Entre-Guerras:

  • A A partilha da África na década de 1880 e a rendição alemã em 1945
  • B A revolução russa de 1905 e a ocupação da Polônia por Hitler em 1939
  • C O início da Primeira Guerra Mundial em 1914 e o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945
  • D O término da Primeira Guerra Mundial em 1918 e o início da Segunda Guerra Mundial em 1939
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O indianismo foi a forma com que o romantismo brasileiro construiu a base histórica da nação, porque ele convidava o Brasil independente a fazer parte de uma história que começaria muito antes da chegada dos portugueses ao país, permitindo o anúncio da oposição ao período de domínio lusitano denominado:

  • A Período colonial
  • B Período de transição entre feudalismo e capitalismo
  • C Período de eclesiástico
  • D Período do ciclo do pau brasil.

Biologia

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Uma cadeia alimentar marinha é constituída por cinco níveis tróficos e a espécie do topo dessa cadeia é consumida por humanos. Um poluente inorgânico, que é absorvido por tecidos de muitos seres marinhos, foi descartado inadequadamente no oceano. Esse poluente apresentará maior risco à saúde dos humanos se o seu ingresso nessa cadeia alimentar marinha ocorrer através dos

  • A produtores.
  • B consumidores primários.
  • C consumidores secundários.
  • D consumidores terciários.
  • E consumidores quaternários.
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A imagem mostra uma grande área na floresta amazônica devastada devido à ação antrópica.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas (www.correiobraziliense.com.br)
Para que essa área seja recuperada naturalmente é necessário que o processo de sucessão ecológica se estabeleça. Um dos indicativos ecológicos quantitativos que poderá ser constatado ao longo desse processo é

  • A a redução das relações ecológicas interespecíficas.
  • B o aumento da produtividade primária líquida.
  • C a redução do número de comunidades integradas.
  • D o aumento da sobreposição de nichos ecológicos.
  • E o aumento do número de espécies em relação à área vizinha não devastada.
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Na figura, os círculos representam medidas profiláticas contra doenças humanas parasitárias. As áreas numeradas correspondem a doenças que podem ser adquiridas.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
As áreas da figura que correspondem a todas as medidas profiláticas contra os protozoários Entamoeba histolytica, Plasmodium falciparum e Trypanosoma cruzi, respectivamente, são

  • A 5, 1 e 4.
  • B 3, 2 e 1.
  • C 4, 3 e 5.
  • D 4, 1 e 2.
  • E 3, 5 e 1.
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Uma cobaia teve sua dieta controlada e privada de três nutrientes essenciais para a manutenção da homeostase biológica. Na tabela constam os efeitos observados na cobaia decorrentes da carência nutricional a que foi submetida.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Os números 1, 2 e 3 na tabela correspondem, respectivamente, aos nutrientes

  • A iodo, vitamina D e colesterol.
  • B iodo, colesterol e vitamina D.
  • C colesterol, vitamina D e iodo.
  • D vitamina D, colesterol e iodo.
  • E colesterol, iodo e vitamina D.
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Pesquisadores cultivaram um calo vegetal em meio contendo uracila marcada radioativamente. Após alguns dias, as células do calo foram analisadas ao microscópio para identificação de estruturas celulares que continham polímeros com uracila radioativa. Os polímeros marcados foram encontrados em estruturas celulares como

  • A núcleo, vacúolo, cloroplastos e lisossomos.
  • B núcleo, vacúolo e retículo endoplasmático agranular.
  • C núcleo, complexo golgiense e retículo endoplasmático agranular.
  • D nucléolo, mitocôndrias, cloroplastos e retículo endoplasmático granular.
  • E nucléolo, mitocôndrias, complexo golgiense e retículo endoplasmático granular.
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A figura mostra uma célula em processo de divisão. A célula foi extraída de um inseto macho e adulto gerado por partenogênese.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Essa célula encontra-se em __________ e os indivíduos diploides dessa espécie apresentam _________ moléculas de DNA em suas células somáticas.
As lacunas do texto são preenchidas, respectivamente, por:

  • A mitose e quatro.
  • B meiose e quatro.
  • C meiose e oito.
  • D mitose e oito.
  • E meiose e dezesseis.
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Um mergulhador profissional pretende montar um grande aquário em sua casa contendo apenas uma espécie de cnidário do gênero Obelia. Nessa espécie, o ciclo reprodutivo ocorre com alternância de gerações (metagênese). O mergulhador tem a intenção de formar uma população de cnidários com indivíduos geneticamente uniformes em seu aquário. Para garantir essa uniformidade genética, o mergulhador deve coletar em mar aberto

  • A apenas duas medusas de sexos opostos.
  • B um único pólipo adulto.
  • C uma única éfira.
  • D vários óvulos e espermatozoides.
  • E diversas larvas plânulas.
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Os vírus são entidades biológicas que infectam células e se reproduzem rapidamente utilizando a maquinaria bioquímica celular. Para alcançar o citoplasma, necessitam transpor as fronteiras da célula, que muitas vezes apresenta restrições naturais à entrada do vírus, como

  • A a presença de anticorpos aderidos externamente à membrana plasmática.
  • B a liberação de enzimas que digerem e desmontam a cápsula proteica do vírus.
  • C a diferença conformacional entre a membrana plasmática e o envelope viral.
  • D o mecanismo de endocitose realizado por movimentos da membrana celular.
  • E a incompatibilidade de ligação entre proteínas superficiais do vírus e da célula.
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Uma planta umbrófila e outra heliófila apresentam a mesma taxa de respiração celular e diferentes pontos de compensação fóticos (PCF). A produção de gás oxigênio será máxima em ambas as plantas se receberem luz com intensidade

  • A acima do PCF da planta heliófila.
  • B abaixo do PCF da planta umbrófila.
  • C entre os PCF das duas plantas.
  • D equivalente ao PCF da planta heliófila.
  • E equivalente ao PCF da planta umbrófila.
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A figura mostra as estruturas de um animal adulto que vive em ambiente aquático.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas (http://filodaytresmola.blogspot.com. Adaptado.)
Segundo as suas características estruturais, esse animal deve ser classificado como

  • A porífero.
  • B equinodermo.
  • C protocordado.
  • D agnato.
  • E gnatostomado.
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A imagem representa uma fotomicrografia de um tecido humano caracterizado por agrupamentos celulares separados por matriz extracelular que foi corado artificialmente para melhor visualização de seus componentes.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas (www.unifal-mg.edu.br)
Esse tecido foi obtido por corte histológico

  • A da pele.
  • B do bíceps.
  • C do duodeno.
  • D do tendão.
  • E da traqueia.
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O gráfico mostra a variação da concentração dos hormônios HCG (gonadotrofina coriônica humana), estrógeno e progesterona no sangue de mulheres gestantes.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas (John E. Hall. Guyton and Hall textbook of medical physiology, 2006. Adaptado.)
Uma mulher grávida teve que retirar os dois ovários na vigésima oitava semana após a ovulação. A gestação da criança foi mantida naturalmente após o procedimento porque

  • A a concentração de HCG no sangue materno já estava constante.
  • B o estrógeno e a progesterona continuaram sendo produzidos pela placenta.
  • C a ausência do corpo lúteo ovariano foi compensada pela ação do HCG.
  • D a hipófise manteve a produção dos dois hormônios que mantêm o endométrio
  • E as tubas uterinas mantiveram a produção de progesterona e HCG.
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O mapa cromossômico a seguir representa a distância relativa entre os genes F, G e H de uma planta.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Um dos genótipos recombinantes mais frequentes entre os grãos de pólen produzidos por essa planta será

  • A FG H.
  • B Fg H.
  • C f gH.
  • D fG h.
  • E f gh.
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Na região ilustrada existem três populações, A, B e C, formadas por centenas de roedores. As populações estão isoladas, geograficamente, por uma cordilheira e um rio. Pesquisadores realizaram os cruzamentos I, II e III entre indivíduos dessas populações e analisaram a primeira geração de descendentes: Cruzamento I: os descendentes eram inférteis; Cruzamento II: 25% dos descendentes morriam nos primeiros dias e os demais, quando adultos, eram férteis; Cruzamento III: os cruzamentos não geraram descendentes.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Os cruzamentos realizados pelos pesquisadores comprovam que as populações

  • A A e B estão se diferenciando por especiação.
  • B A e C estão se diferenciando em subespécies.
  • C B e C são subespécies originadas a partir da população A.
  • D B e C são populações da mesma espécie em que há ocorrência de letalidade.
  • E A e C são populações em que houve isolamento reprodutivo pré-zigótico.
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O Homo sapiens apresenta parentesco evolutivo com os macacos da superfamília Hominoidea. Esses macacos não possuem cauda e são rotulados como antropoides devido a diversas semelhanças anatômicas, fisiológicas e moleculares com a espécie humana. No entanto, as diferenças anatômicas entre o H. sapiens e os demais hominoideos são evidentes. Por exemplo, em comparação aos humanos, os demais hominoideos apresentam

  • A menor volume da caixa craniana.
  • B membros inferiores mais longos que os superiores.
  • C ossos maiores e maior massa corporal.
  • D dedos dos pés mais curtos.
  • E mandíbulas menores e projetadas.
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Difícil imaginar que o mico-de-cheiro e o sagui-estrela representem perigo a animais e plantas que vivem ao seu redor. Mas eles e outras 11 mil espécies, quando fora de seu habitat, representam a segunda maior ameaça à biodiversidade mundial, segundo um relatório da ONU.

Adaptado de O Globo, 25/05/2010.


As espécies de seres vivos introduzidas em um ecossistema ao qual não pertencem originalmente, são conhecidas na Ecologia como

  • A exóticas. Elas interferem diretamente nas cadeias alimentares, podendo levar espécies nativas à extinção.
  • B predadoras. Elas reduzem a competição entre todas as espécies que fazem parte das cadeias alimentares em que estão inseridas.
  • C extravagantes. Elas reduzem a competição entre todas as espécies que fazem parte das cadeias alimentares em que estão inseridas.
  • D saqueadoras. Elas interferem diretamente nas cadeias alimentares, podendo levar espécies nativas à extinção.
  • E invasoras. Elas reduzem a competição entre todas as espécies que fazem parte das cadeias alimentares em que estão inseridas.
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As cadeias alimentares mostram a dinâmica das transferências de materiais e energia entre os diversos organismos de um ecossistema. Como frequentemente um organismo pode se alimentar de mais de um tipo de animal ou planta, as relações alimentares tornam-se complexas, sendo representadas pelas teias alimentares.


Na cadeia alimentar, os organismos que ocupam o primeiro nível trófico

  • A realizam a reciclagem de matéria e energia nos ecossistemas.
  • B são os de menor tamanho, pois servem de alimento para organismos maiores.
  • C têm à sua disposição a menor quantidade de energia, já que essa vai se acumulando ao longo da cadeia.
  • D estão presentes em maior quantidade, pois os organismos do segundo nível precisam de mais alimento para se manterem.
  • E produzem matéria orgânica a partir de materiais inorgânicos retirados do ambiente.
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Observe a imagem:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Assinale a opção que indica o número de um músculo com importante papel na respiração.

  • A 1, que atua em conjunto com a traqueia.
  • B 2, que atua em conjunto com os intercostais.
  • C 3, que atua em conjunto com o diafragma.
  • D 4, que atua em conjunto com o diafragma
  • E 5, que atua em conjunto com os intercostais.
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Os grupos que se recusam a tomar vacinas são pouco numerosos, mas podem colocar em risco o sucesso já obtido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Recentemente, duas situações evidenciaram as consequências danosas das redes sociais, que divulgaram informações fantasiosas sobre eventos adversos da vacina HPV (papilomavírus humano) em adolescentes brasileiras e a suposta associação da vacina contra rubéola e os casos de microcefalia em bebês de mulheres brasileiras possivelmente infectadas pelo Zika vírus. O pronto desmentido desses boatos e o esclarecimento da população, entretanto, não impediram os danos à credibilidade das vacinas.

Adaptado de Revista Paulista de Pediatria. São Paulo Jan./Mar. 2019.


Com relação às vacinas, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Contêm substâncias que impedem a multiplicação das células dos microrganismos causadores de doenças.

( ) Induzem nosso organismo a produzir anticorpos específicos contra doenças.

( ) Fornecem anticorpos prontos contra os microrganismos invasores do nosso corpo.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  • A F – F – V.
  • B F – V – F.
  • C V – F – F.
  • D V – V – F.
  • E F – V – V.
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Embora as lendas de muitas nações indígenas brasileiras mostrem os sapos como animais que trazem sorte, muitas pessoas consideram sapos, rãs e pererecas animais pegajosos, nojentos e perigosos. Essa percepção acaba por gerar pouco interesse em sua preservação e de seus habitats. Atualmente eles são reconhecidos como um dos grupos de animais mais ameaçados de extinção em todo o mundo.


Com relação aos animais citados no texto, analise as afirmativas a seguir.

I. São anfíbios e seus ovos se desenvolvem em ambiente úmido ou na água.

II. Sua pele úmida e geralmente fina, permite as trocas gasosas com o ambiente, no processo de respiração cutânea.

III. Inoculam veneno na pele humana, causando alergia ou “cobreiro”.


Está correto o que se afirma em

  • A I, somente.
  • B II, somente.
  • C III, somente.
  • D I e II, somente.
  • E I, II e III.