Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular e por sua natureza aberta configuram:
Apesar da aprovação da Lei Federal nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que reconhece Libras como língua oficial do país, os alunos surdos ainda enfrentam muitos obstáculos no processo de aprendizagem da Geografia. Um dos procedimentos metodológicos que proporcionariam uma educação geográfica inclusiva é:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (2013), os conhecimentos escolares podem ser compreendidos como o conjunto de conhecimentos que a escola seleciona e transforma, no sentido de torná-los passíveis de serem ensinados. Esse processo tem sido chamado de:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (2013), e tendo em conta as situações, os perfis e as faixas etárias dos adolescentes, jovens e adultos, o projeto político-pedagógico e o regimento escolar viabilizarão um modelo pedagógico próprio para essa modalidade de ensino assegurando, dentre outros aspectos:
Segundo Perrenoud (1999), o medo de alguns educadores de que desenvolver competências na escola levaria a renunciar às disciplinas é infundado porque:
Segundo Goulart (2011), os conceitos de assimilação e acomodação, tomados da Biologia por Jean Piaget, podem tornar mais clara a compreensão do caráter dialético da construção do conhecimento pelos seres humanos. De acordo com essa teoria, a assimilação seria a:
Segundo Fernandes e Freitas (2008), nos processos de avaliação é necessário adotar alguns critérios e princípios porque avaliar é uma atividade que envolve legitimidade técnica e política. Tais critérios e princípios devem ser refletidos coletivamente e estar referenciados:
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), no que se refere a alfabetização, leitura e escrita, as práticas pedagógicas devem garantir experiências que favoreçam:
Na Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, a “valorização da experiência extra-escolar” apresenta-se como:
Vigotski, em Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores (2009), diferencia dois tipos principais de atividades no comportamento humano, a saber as atividades:
Na frase “A julgar pelo século XX, e mesmo sem levar em conta as duas guerras mundiais, talvez menos do que pareça”, a expressão “a julgar pelo” é iniciada pela palavra “a”, que assume o valor de:
Na perspectiva do autor, o século XX se caracteriza por:
De acordo com a argumentação do autor, um dos resultados dos eventos mencionados é:
No “estado natural hobbesiano” descrito, o autor atribui a adesão à ordem civilizada a:
“O civilizado sem máscara de civilidade não é outro senão o animal humano em sua versão nativa”. Considerando o sentido global do trecho, a palavra “senão” é equivalente à seguinte expressão:
“O modelo hobbesiano poderia ser tomado como plausível, não fosse uma falha capital do argumento”. A ideia central da frase é apresentada por procedimento caracterizado como:
“a natureza expelida não sai ilesa – ela traz em seu retorno as marcas e as feridas da violenta expulsão”. No trecho, o travessão pode ser substituído por:
“Todo ato, por mais simples, extrapola em muito a intenção de quem o pratica”. A ideia presente na expressão “por mais”, no trecho, é equivalente a:
“A crise ecológica é o resultado conjunto – imprevisto e indesejado – de uma infinidade de ações motivadas por escolhas e desejos que na sua origem, nada têm a ver com o problema criado: a fumaça tóxica das usinas chinesas movidas a carvão russo ilegalmente produzido torna-se chuva ácida e o câncer pulmonar dos coreanos; os gases emitidos por carros americanos movidos a petróleo venezuelano aceleram o derretimento das geleiras groenlandesas que provoca a elevação do nível dos oceanos”. O emprego dos dois-pontos introduz expressão que estabelece com a anterior o objetivo de:
O emprego de adjetivos pátrios pelo autor tem o propósito de destacar o seguinte aspecto:
Considerando a seguinte proposição:
Se Antônia possui dois filhos, então Paulo possui quatro cachorros.
Dessa afirmação, é possível concluir que:
A tabela a seguir fornece, por sexo e por cargo pretendido, a quantidade total de candidatos inscritos em um concurso público.
Escolhendo-se ao acaso um dos candidatos inscritos nesse concurso, a probabilidade de a pessoa escolhida ser mulher ou pretender um cargo de contador é de:
Em um grupo de 20 analistas de projetos, todos falam inglês ou francês. Se 18 falam inglês e 16 falam francês, escolhendo-se ao acaso um desses analistas, a probabilidade de ele falar apenas um dos idiomas é igual a:
Admitem-se como verdadeiras as seguintes proposições:
• Todo controlador interno é eficiente. • Felipe é desatento. • Quem é desatento não é eficiente.
Dessas proposições, conclui-se que , necessariamente:
Dizer que a afirmação “Todos os cuiabanos são contadores” é falsa, do ponto de vista lógico, equivale a dizer que a seguinte afirmação é verdadeira:
Considere-se a seguinte proposição:
Se Rodrigo é contador, então Isabel não é analista legislativa.
Uma proposição equivalente à proposição acima é:
Considerando três conjuntos A, B e C não vazios tais que: • A ⊂ B
• C - B = C
Portanto, necessariamente, é verdade que:
Considerando-se a proposição “Se 2 + 1 = x, então 3 - 4 = y”, a única opção que contém, respectivamente, valores de x e y os quais tornam a proposição falsa é:
Um funcionário resolveu criar senhas com uma sequência de 3 das 8 letras da sigla EMGEPRON. Por exemplo, MEE, GMN e EME são três diferentes senhas. O número máximo de senhas distintas que esse funcionário poderá criar é igual a:
Admite-se que a probabilidade de um candidato passar em um concurso seja 2%. Se dois irmãos fazem esse concurso, a probabilidade de apenas um passar é igual a: