Resolver o Simulado Prefeitura Municipal de Blumenau - Psicólogo - FURB - Nível Superior

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Psicologia

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Ao longo de toda fase existencial, bem como no ambiente organizacional, o ser humano possui necessidades interpessoais básicas que devem ser levadas em consideração, como a inclusão, o controle e a afeição. Ao encontro dessa temática, relacione as colunas abaixo:
Primeira coluna: necessidade interpessoal 1- Afeição 2- Controle 3- Inclusão
Segunda coluna: caracterização ( ) Estar próximo ou estar afastado. ( ) Estar por cima ou estar por baixo. ( ) Estar dentro (in) ou estar fora (out).
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

  • A 1 – 2 – 3
  • B 3 – 1 – 2
  • C 2 – 3 – 1
  • D 3 – 2 – 1
  • E 1 – 3 – 2
2

Analise a figura a seguir:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A imagem expressa que:


I- Um equilíbrio entre ética e moral é algo prescindível.

II- Há um movimento intrínseco entre ética e moral.

III- Pode-se tratar ética e moral como antônimos.


É correto o que se afirma em:

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I, II e III.
  • E II, apenas.
3

Acerca da ética, afirma-se:


I- A perspectiva ética não necessita ser coerente com o dever moral.

II- A vida ética é o acordo e a harmonia entre a vontade subjetiva individual e a vontade objetiva cultural.

III- O dever é o acordo pleno entre a vontade individual e a totalidade ética e moral.


É correto o que se afirma em:

  • A II, apenas.
  • B I, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e III.
  • E III, apenas.
4

A interlocução entre arte e educação vem ganhando espaço em contextos educacionais. Nesse sentido, tal aproximação vem sendo considerada como um dispositivo que pode contribuir nos processos de ensino/aprendizagem e na formação do sujeito em um sentido mais amplo, pois auxilia no desenvolvimento de outros tipos de sensibilidades, problematizando, assim, as práticas de ensino vigentes. Isso posto, de acordo com a perspectiva de Vygotsky, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) Um dos papéis da arte na educação é permitir ao educando reconhecer, nos discursos de verdade de uma determinada cultura, seu caráter histórico e político. ( ) A função estética de uma obra de arte no processo de ensino é um meio para que outros objetivos sejam alcançados, como, por exemplo, em relação a determinados conhecimentos e sentimentos relativos à sua cultura. ( ) O ensino da arte deve ter como função principal a aprendizagem dos aspectos técnicos e históricos de cada linguagem artística.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

  • A V – F – F
  • B V – V – F
  • C F – V – V
  • D F – F – F
  • E V – F – V
5

De acordo com a perspectiva histórico-cultural, o meio em que a pessoa está inserida tem enorme influência na sua constituição subjetiva, de modo que, por meio da linguagem, os diversos aspectos de sua cultura são a ela comunicados. No que diz respeito ao modo como a pessoa se apropria desses elementos da cultura, pode-se dizer que ela:

  • A É passiva, portanto, absorve os valores de seu contexto histórico-cultural e se forma conforme a classe em que está inserida.
  • B É ativa, mas os novos sentidos que o sujeito pode vir a atribuir dependem de seu desenvolvimento cognitivo e de sua inteligência, que, por sua vez, são fatores hereditários.
  • C Não é passiva, tampouco ativa, uma vez que a constituição subjetiva, por ocorrer de forma espontânea, não é passível de interferências por parte da própria pessoa.
  • D É passiva, pois os valores de sua cultura são imperativos, cabendo a ela apenas reconhecer seus efeitos e, futuramente, autoconhecer-se e, caso deseje, trabalhar para mudar a cultura.
  • E É ativa, portanto, reage aos significados instituídos atribuindo sentidos que são próprios de sua singularidade.
6

A respeito da teoria do desenvolvimento na perspectiva de Vygotsky, assinale a alternativa correta:

  • A O desenvolvimento humano se dá de forma cronológica e inteligível, sendo que cada etapa da vida corresponde a uma aprendizagem específica.
  • B O desenvolvimento humano se dá de forma singular, sendo que cada pessoa se desenvolve dentro de seu próprio tempo e de acordo com sua própria história.
  • C O desenvolvimento humano tem duas etapas principais, a primitiva e a humana. A primeira corresponde ao desenvolvimento dos instintos, enquanto a segunda corresponde à inserção do sujeito na cultura e ao desenvolvimento do intelecto. Ambos os períodos são influenciados, principalmente, por características hereditárias.
  • D O desenvolvimento humano obedece a etapas universais, porém a ciência não avançou a ponto de conhecê-las em sua totalidade, cabendo aos novos pesquisadores o desvendamento dessas fases.
  • E O desenvolvimento humano se divide em 3 períodos: pré-linguístico, linguístico e velhice. Porém, o que mais interessa à abordagem em questão é o período em que a criança passa da pré-linguagem à linguagem (infância), pois, ali, as aprendizagens se constituem com mais evidência.
7

A respeito da teoria do desenvolvimento na perspectiva de Piaget, registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) Apesar de atribuir certa importância aos fatores cognitivos, Piaget defendia que a principal influência no desenvolvimento da criança é o contexto histórico-político em que ela está inserida. ( ) Os períodos do desenvolvimento são sucessivos e seguem a seguinte ordem: sensório-motor, pré-operatório, operatório-formal. ( ) Fundamenta-se na evolução do raciocínio lógico-matemático.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

  • A V – F – F
  • B F – V – V
  • C V – F – V
  • D F – V – F
  • E F – F – V
8

A respeito do tema da deficiência, registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:


( ) O modelo social de deficiência, em contraposição ao modelo médico, pode ser definido como um projeto de igualdade e justiça para os deficientes, pautando-se na prerrogativa de que tanto os obstáculos sociais materiais, por exemplo, a inacessibilidade aos espaços da cidade, quanto os obstáculos simbólicos, por exemplo, o preconceito, são as principais questões que devemos nos atentar para pensar a inclusão.

( ) O movimento feminista foi crítico ao modelo social da deficiência, afirmando que tal modelo não problematizou, para além da inclusão, os valores morais que a sociedade impõe aos deficientes, valores estes que afirmam a produção de capital como meta e o homem como modelo a ser seguido.

( ) A partir do século XVIII, em oposição à ideia de deficiência como anormalidade, começa-se a pensar a deficiência como modo de vida, como uma forma corporal de estar no mundo, que se diferencia das formas normativas sem ser inferior.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

  • A F – V – V
  • B V – F – F
  • C F – V – F
  • D V – F – V
  • E V – V – F
9

A respeito da atuação do psicólogo(a) educacional, assinale a alternativa correta:

  • A Recomenda-se que esteja circulando pela instituição para poder pensar em propostas de intervenção com a comunidade escolar, em vez de aguardar demandas pontuais, atuando, assim, em uma perspectiva ampla.
  • B É recomendado que o profissional atue, a partir de uma perspectiva pontual, aguardando as demandas de estudantes que estiverem com algum tipo de problema de aprendizagem ou de relação interpessoal, para que a questão possa ser trabalhada no plano individual e de modo direto.
  • C É preferível que atue, preferencialmente, com os estudantes da instituição, uma vez que o foco do seu trabalho são os processos de ensino/aprendizagem.
  • D É recomendado que foque suas intervenções nos estudantes que possuem dificuldades de aprendizagem, para que possa intervir nesse problema e permitir com que tenham um rendimento mais adequado.
  • E Deve conhecer integralmente todos os diagnósticos de doenças que interferem nas questões de aprendizagens, para que possa intervir de maneira efetiva.
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A respeito do fracasso escolar, assinale a alternativa correta:

  • A Deve ser pensado como uma questão cognitiva, cabendo ao profissional de Psicologia realizar a intervenção de maneira individual.
  • B Deve ser pensado como uma produção do próprio sistema social e, consequentemente, do sistema educacional, uma vez que os discursos normativos privilegiam determinados saberes em detrimento de outros, determinadas condutas em detrimentos de outras, produzindo, assim, o fenômeno do fracasso escolar.
  • C É uma questão relativa à didática, cabendo ao profissional de Psicologia intervir no método de ensino utilizado pelo docente.
  • D É uma questão para a qual não se tem solução, uma vez que em toda sala de aula haverá estudantes menos capacitados para determinadas aprendizagens, não cabendo ao profissional de Psicologia, nesse caso, encontrar um modo de resolvê-lo, mas reconhecê-lo e ajudar a comunidade escolar a lidar com a realidade.
  • E O fracasso escolar era visto, a partir das perspectivas críticas, como uma produção do sistema de ensino neoliberal, portanto, determinada por fatores históricos e políticos, sendo que tal interpretação perde força a partir da década de 1980.
11

O bullying, em termos gerais, pode ser definido como:

  • A Uma invenção de um grupo de pesquisadores com vieses ideológicos específicos para justificar a fraqueza de um indivíduo ou de um grupo, em vez de reconhecê-la.
  • B Uma prática de violência física, verbal e/ou psicológica, que se torna habitual, contra uma pessoa ou um grupo considerados inferiores e deve ser mediada sob um viés clínico, levando em consideração os problemas do indivíduo ou do grupo que sofrem tais agressões.
  • C Uma prática de violência física ou moral que ocorre no período da adolescência, portanto, apenas na fase que compreende a faixa etária dos 13 aos 18 anos de idade.
  • D Uma prática de violência física, verbal e/ou psicológica, que se torna habitual, contra uma pessoa ou um grupo considerados inferiores e deve ser mediada levando em consideração a situação de maneira ampla, o que inclui, necessariamente, problematizar os valores culturais instituídos.
  • E Uma prática de violência física, verbal e/ou psicológica, que se torna habitual, contra uma pessoa ou um grupo considerados inferiores, que costuma se resolver após o regresso do período escolar.
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A respeito das características e dos desafios da educação especial, registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) É uma área de conhecimento e atuação exclusiva da Psicologia, cabendo, portanto, a esses profissionais promover estratégias de inclusão. ( ) É uma área que se ocupa, também, do fenômeno da superdotação intelectual, uma vez que seus estudos não se resumem aos deficits de aprendizagem. ( ) Sob a ótica da educação inclusiva, passou-se a problematizar a segregação, afirmando a necessidade de promover o convívio entre pessoas que apresentam diferenças nos processos de socialização e aprendizagem com aquelas que não apresentam.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

  • A F – V – V
  • B F – F – V
  • C V – V – F
  • D F – V – F
  • E V – F – V
13

A respeito da articulação entre Psicologia Educacional e políticas públicas no Brasil, assinale a alternativa correta:

  • A É um tema que já foi extremamente pertinente em outros momentos da história da Psicologia Educacional, mas que na década de 1980 começa a perder força com a emergência da Psicologia Escolar Crítica.
  • B É um tema que esteve sempre presente nas discussões da Psicologia Educacional, tendo seu auge a partir de 1964.
  • C É um tema relativamente recente, em comparação à história da Psicologia Educacional, pois foi só, na década de 1980, período conhecido como abertura democrática, que tal possibilidade se anunciou com mais contundência.
  • D É um tema considerado irrelevante dentro da área educacional, visto que a perspectiva clínica, que representa a grande força da Psicologia da Educação, não se articula a essas questões.
  • E É um tema que surge, principalmente, em 2018, após os acontecimentos políticos das eleições para presidência.
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Sobre a teoria do desenvolvimento para a Psicanálise, registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) O desenvolvimento da sexualidade corresponde às fases: oral, anal, fálica e genital, além da fase de latência, período em que, geralmente, a sexualidade se mantém em suspenso, possibilitando a internalização, por parte da criança, dos elementos da cultura. ( ) Freud possibilitou, a partir de suas contribuições sobre o desenvolvimento sexual na criança, um método didático assertivo, bastante utilizado em formações de professores. ( ) Apesar do desenvolvimento não obedecer a fases cronológicas, é possível afirmar que a boca, na maioria das vezes, costuma ser a primeira zona erógena a influenciar o desenvolvimento da criança.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

  • A V – F – V
  • B F – V – F
  • C V – V – F
  • D F – F – V
  • E V – F – F
15

A respeito das diferenças entre as epistemologias cognitivista e histórico-cultural, cujos principais pensadores foram, respectivamente, Piaget e Vygotsky, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) A perspectiva histórico-cultural é considerada como uma das principais responsáveis na consolidação de psicologias implicadas com o compromisso social e político. ( ) A epistemologia cognitivista, ao afirmar a importância da cultura na constituição subjetiva, foi uma das principais responsáveis no processo de independência da Psicologia em relação às ciências naturais. ( ) A perspectiva histórico-cultural produziu uma ruptura importante na ciência psicológica e foi uma das principais influências da psicologia escolar crítica.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

  • A V – F – F
  • B V – V – F
  • C F – F – V
  • D V – F – V
  • E F – V – F
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Em relação à vertente conhecida como psicologia escolar crítica, registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) Um dos efeitos de sua emergência foi evidenciar e, ao mesmo tempo, produzir uma ruptura na Psicologia Educacional de modo geral, afirmando um pensamento politicamente engajado e implicado aos compromissos sociais. ( ) Ganhou corpo a partir das contribuições de Piaget, cujo pensamento afirmava o compromisso social como algo fundamental à práxis psicológica. ( ) Afirmou a necessidade de que o fracasso e a queixa escolar fossem olhados de maneira mais direta, ou seja, com enfoque nas características de cada aluno(a).
Assinale a alternativa com a sequência correta:

  • A F – V – F
  • B V – F – F
  • C V – F – V
  • D F – V – V
  • E F – F – F
17

O grupo pode servir como ferramenta de intervenção em saúde, quando utilizado como espaço para expressão de pensamentos, sentimentos, trocas de experiências, educação em saúde, convivência e socialização. Em relação aos fatores terapêuticos em um grupo, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- Coesão, instilação de esperança, desenvolvimento de técnicas de socialização e catarse são fatores terapêuticos grupais. II- O fator autorrevelação diz respeito à exposição de informações pessoais ao grupo, porém sem a liberação de sentimentos, como ocorre na catarse. III- Na categoria do compartilhamento de informações, incluem-se a instrução didática e o aconselhamento, ou orientação direta, do terapeuta e outros membros do grupo. IV- A recapitulação corretiva do grupo familiar primário é um fator terapêutico forte em grupos homogêneos, que se concentram em problemas compartilhados, de forma a reviver conflitos familiares precoces modelados pelo terapeuta.
Está correto o que se afirma em:

  • A II e IV, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C I, II e III, apenas.
  • D I, II e IV, apenas.
  • E III e IV, apenas.
18

Praticamente todos os grupos desenvolvem convicções, atitudes e comportamentos que consideram corretos ou incorretos. Os membros que se afastam dessas concepções podem ser advertidos ou mesmo isolados, e aqueles que se comportam no sentido da adesão podem ser reconhecidos e valorizados. Nesse sentido, analise as alternativas abaixo e identifique a correta:

  • A Uma pessoa precisa, necessariamente, ser membro de um grupo de referência para ser influenciado pelos valores do grupo de referência.
  • B As pessoas costumam se identificar apenas com um grupo de referência. É comum haver divergências ou conflitos de valores e costumes entre grupos de referência, o que força seus membros, muitas vezes, a precisar fazer escolhas de participação ou abandono por um ou por outro grupo, de modo a confirmar a necessidade de participação em um grupo.
  • C Nossas convicções e atitudes são fundamentadas na identificação com os valores de nossos grupos de referência. Em processos de transição entre grupos de referência, quando começamos a nos identificar com um novo grupo, vivemos processos de experimentar novas convicções e atitudes. De qualquer modo, aquilo que “realmente acreditamos” não muda.
  • D Grupos de referência pouco influenciam na aceitação de hábitos, crenças e valores, por não se tornarem fontes de recompensas ou castigos que atuam na construção e avaliação de normas, valores, status e comportamento.
  • E Grupos de referência são aqueles com os quais nos identificamos, influenciando nossas opiniões e ações, podendo fornecer uma perspectiva pela qual percebemos o mundo. Como importantes grupos de referência para muitas crianças e adolescentes, podem ser citadas a família, amigos, professores e colegas de escola.
19

O desenvolvimento cognitivo deve ser entendido na referência ao contexto histórico, social e cultural em que o sujeito está. Enquanto a criança participa do campo social, vai internalizando comportamentos, atividades e signos que comporão suas funções mentais superiores. Nesse sentido, destaca-se o conceito de zona de desenvolvimento proximal, que pode ser entendido como:

  • A Conjunto de fatores ambientais que interagem com a criança, promovendo a evolução de suas capacidades, caracterizados, principalmente, pelos estímulos ambientais, que envolvem a área circunscrita e os estímulos sociais, que desafiarão a criança no sentido de sua autonomia.
  • B As habilidades e capacidades que não são aparentes quando um sujeito está sendo ensinado, mas que se manifestarão em alguma experiência posterior, quando estas forem necessárias para a resolução de algum problema específico.
  • C A distância entre o desenvolvimento real e o desenvolvimento potencial, isto é, como aquelas habilidades que estão inseridas entre o que a criança consegue realizar sozinha e o que consegue realizar com orientação de adultos ou outras pessoas mais capazes.
  • D O conjunto de funções mentais superiores, com destaque para a memória, que é responsável pelo armazenamento do conhecimento que estará disponível, próximo para acesso, quando for necessário para promover a adaptação do sujeito ao meio social.
  • E Aqueles elementos do ambiente próximo que estimulam os órgãos sensoriais, as percepções e as cognições do aprendiz, mobilizando-o a analisar, refletir e, com isso, promover seu próprio desenvolvimento.
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Os contextos em que uma pessoa aprende envolvem sua família, comunidade, escola, companheiros e todas as demais pessoas com quem ela interage ou observa. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e identifique a alternativa correta em relação à Teoria da Aprendizagem Social de Albert Bandura e o que ela propõe:

  • A A relação entre o estímulo e a resposta, entendidos sempre como elementos associados, define a unidade comportamental, a partir da qual se produzem os comportamentos complexos, considerando-se o meio social como o conjunto de estímulos mais importante à formação do indivíduo.
  • B A ação de aprender sempre envolve a relação com o outro, sendo que essa relação fundamenta a formação de vínculos de confiança sempre necessários ao desenvolvimento de novas habilidades e novos conceitos.
  • C A aprendizagem por observação envolve os processos de atenção, memorização, reprodução motora e motivação.
  • D A dialética formada pelo organismo e o ambiente, – meio social –, compõe a influência recíproca, não havendo determinação unidirecional de qualquer um deles sobre o outro, mas sim o foco na convergência entre as necessidades do organismo e os elementos da realidade que produzirão sua satisfação.
  • E Dentro de uma perspectiva materialista, o homem é um ser histórico, que se constrói a partir da linguagem e do pensamento, que são derivados das relações que as pessoas estabelecem entre si.

Português

21
Em um país onde, de acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2018, apenas 0,5% dos 8,45 milhões de estudantes possuem alguma deficiência, o assunto da inclusão social dessas pessoas no ambiente acadêmico ainda _____ muito o que avançar. Na Universidade Regional de Blumenau, a professora do Programa de PósGraduação em Educação, Andrea Soares Wuo, coordena pesquisas _____ a educação inclusiva dos estudantes, mas _____ a perspectiva das próprias pessoas com deficiência, e não apenas a partir da visão de professores ou da família dos estudantes. [...]

Na FURB, todos os estudantes com algum tipo de deficiência, seja ela física, auditiva, visual, intelectual ou múltipla _____ o direito de solicitar assistência dentro da Universidade. Para isso, basta sinalizar a condição no momento da matrícula e procurar a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) da FURB.

Segundo a coordenadora da CAE, Lucymara Valentini Borges, entre os projetos e programas da coordenadoria, está o serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que proporciona aos estudantes com deficiência professores especializados, intérpretes de libras e profissionais de apoio. A FURB, através desse atendimento, analisa as demandas de cada aluno e faz adaptações, de materiais até o mobiliário.

Disponível em: http://www.furb.br/web/1704/noticias/ pesquisas-sobre-educacao-inclusiva-revelam-barreiras/8537. Acesso em: 04/fev/2021. [adaptado]

Assinale a alternativa cujas palavras são acentuadas pela mesma razão:

  • A país – matrícula
  • B até – através
  • C está – deficiência
  • D pós – país
  • E através – intérpretes
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Em um país onde, de acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2018, apenas 0,5% dos 8,45 milhões de estudantes possuem alguma deficiência, o assunto da inclusão social dessas pessoas no ambiente acadêmico ainda _____ muito o que avançar. Na Universidade Regional de Blumenau, a professora do Programa de PósGraduação em Educação, Andrea Soares Wuo, coordena pesquisas _____ a educação inclusiva dos estudantes, mas _____ a perspectiva das próprias pessoas com deficiência, e não apenas a partir da visão de professores ou da família dos estudantes. [...]

Na FURB, todos os estudantes com algum tipo de deficiência, seja ela física, auditiva, visual, intelectual ou múltipla _____ o direito de solicitar assistência dentro da Universidade. Para isso, basta sinalizar a condição no momento da matrícula e procurar a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) da FURB.

Segundo a coordenadora da CAE, Lucymara Valentini Borges, entre os projetos e programas da coordenadoria, está o serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que proporciona aos estudantes com deficiência professores especializados, intérpretes de libras e profissionais de apoio. A FURB, através desse atendimento, analisa as demandas de cada aluno e faz adaptações, de materiais até o mobiliário.

Disponível em: http://www.furb.br/web/1704/noticias/ pesquisas-sobre-educacao-inclusiva-revelam-barreiras/8537. Acesso em: 04/fev/2021. [adaptado]

A exemplo de “Pós-Graduação”, cujo prefixo sempre exige hífen, assinale a alternativa com outro prefixo ou falso prefixo que sempre exige hífen:

  • A co
  • B ex
  • C bio
  • D geo
  • E hidro
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Em um país onde, de acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2018, apenas 0,5% dos 8,45 milhões de estudantes possuem alguma deficiência, o assunto da inclusão social dessas pessoas no ambiente acadêmico ainda _____ muito o que avançar. Na Universidade Regional de Blumenau, a professora do Programa de PósGraduação em Educação, Andrea Soares Wuo, coordena pesquisas _____ a educação inclusiva dos estudantes, mas _____ a perspectiva das próprias pessoas com deficiência, e não apenas a partir da visão de professores ou da família dos estudantes. [...]

Na FURB, todos os estudantes com algum tipo de deficiência, seja ela física, auditiva, visual, intelectual ou múltipla _____ o direito de solicitar assistência dentro da Universidade. Para isso, basta sinalizar a condição no momento da matrícula e procurar a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) da FURB.

Segundo a coordenadora da CAE, Lucymara Valentini Borges, entre os projetos e programas da coordenadoria, está o serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que proporciona aos estudantes com deficiência professores especializados, intérpretes de libras e profissionais de apoio. A FURB, através desse atendimento, analisa as demandas de cada aluno e faz adaptações, de materiais até o mobiliário.

Disponível em: http://www.furb.br/web/1704/noticias/ pesquisas-sobre-educacao-inclusiva-revelam-barreiras/8537. Acesso em: 04/fev/2021. [adaptado]

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto:

  • A têm – sob – sobre – tem
  • B tem – sobre – sobre – tem
  • C têm – sob – sob – têm
  • D tem – sobre – sob – têm
  • E tem – sob – sob – tem
24
Em um país onde, de acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2018, apenas 0,5% dos 8,45 milhões de estudantes possuem alguma deficiência, o assunto da inclusão social dessas pessoas no ambiente acadêmico ainda _____ muito o que avançar. Na Universidade Regional de Blumenau, a professora do Programa de PósGraduação em Educação, Andrea Soares Wuo, coordena pesquisas _____ a educação inclusiva dos estudantes, mas _____ a perspectiva das próprias pessoas com deficiência, e não apenas a partir da visão de professores ou da família dos estudantes. [...]

Na FURB, todos os estudantes com algum tipo de deficiência, seja ela física, auditiva, visual, intelectual ou múltipla _____ o direito de solicitar assistência dentro da Universidade. Para isso, basta sinalizar a condição no momento da matrícula e procurar a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) da FURB.

Segundo a coordenadora da CAE, Lucymara Valentini Borges, entre os projetos e programas da coordenadoria, está o serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que proporciona aos estudantes com deficiência professores especializados, intérpretes de libras e profissionais de apoio. A FURB, através desse atendimento, analisa as demandas de cada aluno e faz adaptações, de materiais até o mobiliário.

Disponível em: http://www.furb.br/web/1704/noticias/ pesquisas-sobre-educacao-inclusiva-revelam-barreiras/8537. Acesso em: 04/fev/2021. [adaptado]

Analise as afirmativas a respeito do texto:
I- “De acordo com” e “segundo” expressam a ideia de conformidade.
II- “Onde” é um pronome relativo que expressa a ideia de lugar.
III- “Mas” e “entre” são preposições que ligam palavras.
É correto o que se afirma em:

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I e II, apenas.
25
Em um país onde, de acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2018, apenas 0,5% dos 8,45 milhões de estudantes possuem alguma deficiência, o assunto da inclusão social dessas pessoas no ambiente acadêmico ainda _____ muito o que avançar. Na Universidade Regional de Blumenau, a professora do Programa de PósGraduação em Educação, Andrea Soares Wuo, coordena pesquisas _____ a educação inclusiva dos estudantes, mas _____ a perspectiva das próprias pessoas com deficiência, e não apenas a partir da visão de professores ou da família dos estudantes. [...]

Na FURB, todos os estudantes com algum tipo de deficiência, seja ela física, auditiva, visual, intelectual ou múltipla _____ o direito de solicitar assistência dentro da Universidade. Para isso, basta sinalizar a condição no momento da matrícula e procurar a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) da FURB.

Segundo a coordenadora da CAE, Lucymara Valentini Borges, entre os projetos e programas da coordenadoria, está o serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que proporciona aos estudantes com deficiência professores especializados, intérpretes de libras e profissionais de apoio. A FURB, através desse atendimento, analisa as demandas de cada aluno e faz adaptações, de materiais até o mobiliário.

Disponível em: http://www.furb.br/web/1704/noticias/ pesquisas-sobre-educacao-inclusiva-revelam-barreiras/8537. Acesso em: 04/fev/2021. [adaptado]

No trecho “... a professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Andrea Soares Wuo, coordena pesquisas...”, as vírgulas foram corretamente empregadas para:

  • A Separar o aposto.
  • B Indicar a elipse de um termo.
  • C Separar o adjunto adverbial.
  • D Separar o vocativo.
  • E Antecipar o sujeito.
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O texto abaixo se refere à questão a seguir:

   Pela primeira vez em 56 anos de história, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) realizou uma cerimônia virtual de colação de grau. A formatura da 40ª turma de Medicina foi antecipada com base em Decreto Federal e assim os novos médicos já estão habilitados para fortalecer as equipes profissionais de saúde, em meio à pandemia do coronavírus.
   A sessão solene presidida pela reitora Marcia Sardá Espindola começou às 14 horas e contou com mais de 400 pessoas entre formandos, professores, familiares e servidores da FURB, acompanhando ao vivo a formatura on-line inédita, que durou cerca de uma hora, sem contar milhares de seguidores dos formandos que seguiam a transmissão em seus perfis pessoais. Um alcance recorde de plateia em formatura na Universidade. [...]
   A cerimônia virtual aberta aos convidados dos formandos foi realizada por meio de plataforma virtual da própria FURB e teve os momentos de emoção e brilho que uma formatura merece, graças ao trabalho conjunto entre Coordenadoria de Comunicação e Marketing (CCM), Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) e FURB TV. [...]

Disponível em http://www.furb.br/web/1704/noticias/classificacao/5/ eventos/formatura-virtual-de-medicina-entra-para-a-historia-da-furb/8239 Acesso em: 20/maio/2020.[adaptado]

A respeito do texto da notícia acima, pode-se afirmar, corretamente, que:
I- O verbo “IR” está conjugado na terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo: “foi”. II- São exemplos de verbos irregulares utilizados na notícia: “ESTAR”, “SER”, “TER”. III- “Aberta”, um exemplo de verbo abundante, é o particípio passado regular do verbo “ABRIR”.
É correto o que se afirma em:

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
27
O texto abaixo se refere à questão a seguir:

   Pela primeira vez em 56 anos de história, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) realizou uma cerimônia virtual de colação de grau. A formatura da 40ª turma de Medicina foi antecipada com base em Decreto Federal e assim os novos médicos já estão habilitados para fortalecer as equipes profissionais de saúde, em meio à pandemia do coronavírus.
   A sessão solene presidida pela reitora Marcia Sardá Espindola começou às 14 horas e contou com mais de 400 pessoas entre formandos, professores, familiares e servidores da FURB, acompanhando ao vivo a formatura on-line inédita, que durou cerca de uma hora, sem contar milhares de seguidores dos formandos que seguiam a transmissão em seus perfis pessoais. Um alcance recorde de plateia em formatura na Universidade. [...]
   A cerimônia virtual aberta aos convidados dos formandos foi realizada por meio de plataforma virtual da própria FURB e teve os momentos de emoção e brilho que uma formatura merece, graças ao trabalho conjunto entre Coordenadoria de Comunicação e Marketing (CCM), Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) e FURB TV. [...]

Disponível em http://www.furb.br/web/1704/noticias/classificacao/5/ eventos/formatura-virtual-de-medicina-entra-para-a-historia-da-furb/8239 Acesso em: 20/maio/2020.[adaptado]

A palavra “plateia” foi utilizada corretamente no texto sem acento. De acordo com as regras vigentes do Acordo Ortográfico, assinale a opção em que ambas as palavras também estejam corretas:

  • A bicho-de-sete-cabeças – co-criador
  • B antirreflexo – dia-a-dia
  • C feiúra – guarda-joias
  • D corréu – autossatisfação
  • E ovóide – pêra (substantivo)
28
O texto abaixo se refere à questão a seguir:

   Pela primeira vez em 56 anos de história, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) realizou uma cerimônia virtual de colação de grau. A formatura da 40ª turma de Medicina foi antecipada com base em Decreto Federal e assim os novos médicos já estão habilitados para fortalecer as equipes profissionais de saúde, em meio à pandemia do coronavírus.
   A sessão solene presidida pela reitora Marcia Sardá Espindola começou às 14 horas e contou com mais de 400 pessoas entre formandos, professores, familiares e servidores da FURB, acompanhando ao vivo a formatura on-line inédita, que durou cerca de uma hora, sem contar milhares de seguidores dos formandos que seguiam a transmissão em seus perfis pessoais. Um alcance recorde de plateia em formatura na Universidade. [...]
   A cerimônia virtual aberta aos convidados dos formandos foi realizada por meio de plataforma virtual da própria FURB e teve os momentos de emoção e brilho que uma formatura merece, graças ao trabalho conjunto entre Coordenadoria de Comunicação e Marketing (CCM), Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) e FURB TV. [...]

Disponível em http://www.furb.br/web/1704/noticias/classificacao/5/ eventos/formatura-virtual-de-medicina-entra-para-a-historia-da-furb/8239 Acesso em: 20/maio/2020.[adaptado]

No texto, temos o uso correto do sinal indicativo de crase antes de horas determinadas em “...começou às 14 horas...”. Assinale a alternativa em que o uso da crase é, pois, obrigatório:

  • A Chegarei até as 20h.
  • B Não haverá luz das 11h as 12h.
  • C As três horas de treino foram muito cansativas.
  • D A reunião está marcada para as 17h.
  • E Obtivemos o resultado após as 22h.
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O texto abaixo se refere à questão a seguir:

   Pela primeira vez em 56 anos de história, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) realizou uma cerimônia virtual de colação de grau. A formatura da 40ª turma de Medicina foi antecipada com base em Decreto Federal e assim os novos médicos já estão habilitados para fortalecer as equipes profissionais de saúde, em meio à pandemia do coronavírus.
   A sessão solene presidida pela reitora Marcia Sardá Espindola começou às 14 horas e contou com mais de 400 pessoas entre formandos, professores, familiares e servidores da FURB, acompanhando ao vivo a formatura on-line inédita, que durou cerca de uma hora, sem contar milhares de seguidores dos formandos que seguiam a transmissão em seus perfis pessoais. Um alcance recorde de plateia em formatura na Universidade. [...]
   A cerimônia virtual aberta aos convidados dos formandos foi realizada por meio de plataforma virtual da própria FURB e teve os momentos de emoção e brilho que uma formatura merece, graças ao trabalho conjunto entre Coordenadoria de Comunicação e Marketing (CCM), Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) e FURB TV. [...]

Disponível em http://www.furb.br/web/1704/noticias/classificacao/5/ eventos/formatura-virtual-de-medicina-entra-para-a-historia-da-furb/8239 Acesso em: 20/maio/2020.[adaptado]

Considere as afirmativas referentes ao texto e registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) Em “...sem contar milhares de seguidores dos formandos...”, a palavra “milhares” é um numeral masculino que está indicando a quantidade exata que é correspondente a dez centenas ou mil unidades. ( ) Em “A sessão solene presidida...”, a palavra “sessão” é um exemplo de palavra homônima, que tem como significados “partes de obra literária e de artigo científico, repartições públicas, setores de instituições privadas, subdivisões de um estabelecimento comercial, entre outros.”. ( ) Em “...em seus perfis pessoais.”, a palavra, no singular, é “perfil”, portanto um substantivo masculino terminado em il, cujo plural se faz mudando o “l” em “s”.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

  • A F – V – F
  • B V – F – F
  • C F – V – V
  • D V – V – F
  • E F – F – V
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O texto abaixo se refere à questão a seguir:

   Pela primeira vez em 56 anos de história, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) realizou uma cerimônia virtual de colação de grau. A formatura da 40ª turma de Medicina foi antecipada com base em Decreto Federal e assim os novos médicos já estão habilitados para fortalecer as equipes profissionais de saúde, em meio à pandemia do coronavírus.
   A sessão solene presidida pela reitora Marcia Sardá Espindola começou às 14 horas e contou com mais de 400 pessoas entre formandos, professores, familiares e servidores da FURB, acompanhando ao vivo a formatura on-line inédita, que durou cerca de uma hora, sem contar milhares de seguidores dos formandos que seguiam a transmissão em seus perfis pessoais. Um alcance recorde de plateia em formatura na Universidade. [...]
   A cerimônia virtual aberta aos convidados dos formandos foi realizada por meio de plataforma virtual da própria FURB e teve os momentos de emoção e brilho que uma formatura merece, graças ao trabalho conjunto entre Coordenadoria de Comunicação e Marketing (CCM), Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) e FURB TV. [...]

Disponível em http://www.furb.br/web/1704/noticias/classificacao/5/ eventos/formatura-virtual-de-medicina-entra-para-a-historia-da-furb/8239 Acesso em: 20/maio/2020.[adaptado]

Assinale a alternativa correta quanto à função sintática do(s) termo(s) destacado(s), retirados do texto: I- “A sessão solene presidida pela reitora Marcia Sardá Espindola começou às 14 horas...” (aposto) II-A formatura da 40ª turma de Medicina foi antecipada com base em Decreto Federal...” (agente da passiva) III- Pela primeira vez em 56 anos de história, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) realizou uma cerimônia virtual de colação de grau.” (adjunto adverbial de lugar)
É correto o que se afirma em:

  • A III, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Conhecimentos Gerais

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Acerca do continente asiático, sua população e economia, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- Entre as quatro maiores economias do mundo, 3 são asiáticas. II- A Ásia abriga mais da metade da população da Terra. III- Com o avanço econômico de Países da região Asiática, seus níveis de renda per capita cresceram drasticamente, podendo ser comparados (em dólares) ao de Países como Estados Unidos ou dos membros da União Europeia.
É correto o que se afirma em:

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C II, apenas.
  • D I, II e III, apenas.
  • E III, apenas.
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Da publicação de uma colunista, e também professora, em uma revista nacional, extraiu-se a seguinte vivência: “Em um mundo cada vez mais digital, ainda cultivo o hábito de guardar papéis, cartas, bilhetes e atividades dos estudantes com quem tenho convivido desde a última década como se fossem verdadeiros tesouros. Dentro do meu “cofre”, encontrei uma atividade feita pela Larissa, aluna que, na época, tinha 12 anos. Ao ser perguntada sobre os seus sonhos, ela respondeu:


‘O meu maior desejo é virar uma advogada. Desde pequena, quando o meu pai foi preso, eu sonho com isso. Quando o meu pai saiu, eu fiquei muito feliz, mas ele só ficou dois anos na rua. Então esse é o meu maior sonho, ser advogada para tirar o meu pai da cadeia. Sei que vou ter que estudar muito, mas tenho certeza que vou conseguir.’


Quando me deparo com sonhos como o da Larissa, vejo que não há justiça quando a maioria precisa enfrentar toda ordem de dificuldades para galgar melhores condições de vida, ao passo que uma minoria detém todas as oportunidades. Além de perverso, uma vez que deposita nas classes pobres a culpa pela fragilização de suas vidas, tal discurso tem servido para criminalizar a pobreza e a miséria. Trabalho para que essa visão deturpada da realidade não contamine meus alunos”.


Isto posto, infere-se da reflexão acima, uma crítica relacionada a/ao:

  • A Precarização do trabalho.
  • B Negação de direitos.
  • C Desigualdade social.
  • D Meritocracia.
  • E Preconceito de classes.
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Em um recorte à periodização do ensino superior brasileiro, permite-se expor a seguinte sequência:
I- De 1970 a 1980: período definido com o objetivo de preparar rapidamente os estudantes para um novo mercado de trabalho gerado pelo milagre brasileiro e, simultaneamente, compensar a classe média urbana por seu apoio incondicional à ditadura. II- De 1980 a 1990: período definido pela produtividade, medida por critérios quantitativos e aberta a “parcerias” com empresas privadas para financiamento de pesquisas. III- A partir de 1990: período definido por sua instrumentalidade e por estratégias balizadas pelas ideias de eficácia e de sucesso no emprego para alcançar o objetivo particular.
Assinale a alternativa que corresponde correta e respectivamente aos períodos expostos:

  • A Universidade funcional, universidade de resultados ou de serviços, universidade operacional.
  • B Universidade de resultados ou de serviços, universidade operacional, universidade funcional.
  • C Universidade operacional, universidade funcional, universidade de resultados ou de serviços.
  • D Universidade funcional, universidade operacional, universidade de resultados ou de serviços.
  • E Universidade operacional, universidade de resultados ou de serviços, universidade funcional.
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O “Perfil Socioeconômico dos Refugiados no Brasil”, realizado pela Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), demonstra que:

  • A Os refugiados têm escolaridade abaixo da média brasileira.
  • B Os refugiados têm baixo capital linguístico.
  • C Os refugiados, em sua maioria, não usam suas habilidades profissionais. Isso revela a desclassificação socioeconômica a que são submetidos.
  • D Aproximadamente, 45% dos refugiados são analfabetos.
  • E Os refugiados têm irrisória disposição para empreender.
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Um estrangeiro, naturalizado brasileiro, contribuiu significativamente para o fortalecimento do cinema brasileiro. Foi diretor de filmes como Pixote, a Lei do Mais Fraco, Carandiru e O Beijo da Mulher Aranha. A descrição se refere ao cineasta:

  • A José Padilha.
  • B Fernando Salles.
  • C Glauber Rocha.
  • D Hector Babenco.
  • E Karim Aïnouz.
36

Sobre políticas públicas no Brasil, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, e F, se for falsa:


( ) As políticas públicas, por definição, são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos nacional, estadual ou municipal que afetam a todos os cidadãos, de todas as escolaridades, independente de sexo, cor, religião ou classe social.

( ) Políticas públicas são somente aquelas que compreendem um processo que vem “de cima para baixo”, ou seja, que é desenhado pelas altas burocracias públicas e transmitido para os demais níveis da hierarquia burocrática.

( ) O Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) é um exemplo de política pública.

( ) A maior política de saúde no Brasil é o SUS que abrange desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

  • A F – F – V – F.
  • B V – V – F – V.
  • C V – F – V – V.
  • D F – V – F – V.
  • E V – V – V – V.
37

Observe a imagem abaixo.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Assinale a alternativa que indica o nome da obra e o artista correspondente:

  • A Cristo Morto – Pedro Américo.
  • B São Jorge – Thiago Furtado.
  • C Retrato de Cristo – Cândido Portinari.
  • D Cristo – Victor Brecheret.
  • E Juramento da Princesa Isabel – Victor Meirelles.
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O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do País, atendendo necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal. Isso posto, assinale a alternativa correta:

  • A Cabe ao IBGE retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania.
  • B O IBGE é uma entidade da administração pública federal, vinculada ao Ministério das Cidades.
  • C A função exclusiva do IBGE é produzir e analisar informações estatísticas e geográficas.
  • D O IBGE foi criado no período da transição democrática, por José Sarney.
  • E Para garantir o cumprimento de sua missão e possa cobrir todo o território nacional, o IBGE conta com uma rede nacional de pesquisa tão somente nas grandes capitais do País.
39

Um estrangeiro, naturalizado brasileiro, contribuiu significativamente para o fortalecimento do cinema brasileiro. Foi diretor de filmes como Pixote, a Lei do Mais Fraco, Carandiru e O Beijo da Mulher Aranha. A descrição se refere ao cineasta:

  • A José Padilha.
  • B Fernando Salles.
  • C Glauber Rocha.
  • D Hector Babenco.
  • E Karim Aïnouz.
40

Sobre políticas públicas no Brasil, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, e F, se for falsa:
( ) As políticas públicas, por definição, são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos nacional, estadual ou municipal que afetam a todos os cidadãos, de todas as escolaridades, independente de sexo, cor, religião ou classe social. ( ) Políticas públicas são somente aquelas que compreendem um processo que vem “de cima para baixo”, ou seja, que é desenhado pelas altas burocracias públicas e transmitido para os demais níveis da hierarquia burocrática. ( ) O Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) é um exemplo de política pública. ( ) A maior política de saúde no Brasil é o SUS que abrange desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

  • A F – F – V – F.
  • B V – V – F – V.
  • C V – F – V – V.
  • D F – V – F – V.
  • E V – V – V – V.

Saúde Pública

41

A Lei Federal nº 8.080/1990 “Dispõe sobre as condições para a promoção à saúde, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes”. Acerca da Lei Federal nº 8.080/1990, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta:

  • A Constituem o Sistema Único de Saúde (SUS) as ações de vigilância (nutricional e epidemiológica); ações voltadas para a saúde do trabalhador, além da ordenação da formação de recursos humanos. Não são ações do SUS: participação na formulação e execução de políticas de saneamento básico e a assistência farmacêutica.
  • B Um dos objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS) é a execução de ações de saúde do trabalhador na forma de orientações em grupos de promoção e, principalmente, prevenção de saúde. Ações de acompanhamento; de reabilitação; fiscalização das condições de trabalho e atualização da lista de doenças originadas do processo de trabalho são de competência, unicamente, do empregador.
  • C A universalidade de acesso aos serviços de saúde é um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), direcionada apenas aos grupos mais vulneráveis, idosos, crianças e trabalhadores, com ações de vigilância epidemiológica e nutricional.
  • D O Sistema Único de Saúde (SUS) não deve participar da formulação e da implementação de políticas relativas às condições e aos ambientes de trabalho.
  • E A saúde é um direito humano fundamental e é dever do Estado garantir as condições necessárias para sua efetivação com ações e serviços de promoção, prevenção e reabilitação. Compreende ações de assistência farmacêutica; a fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas para consumo humano; ordenação da formação de recursos humanos e saúde do trabalhador.
42

Com relação à Atenção Básica (AB), analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) A AB, para que possa ser resolutiva, utiliza tecnologias de média complexidade e alta densidade para resolver os problemas de saúde de maior frequência e relevância em seu território. ( ) A AB é a porta de entrada preferencial no sistema de saúde, sendo responsável pelo ordenamento da rede de atenção à saúde e pelo cuidado à população de sua área de abrangência. ( ) A AB orienta-se pelos princípios e diretrizes do SUS, a partir dos quais assume funções e características específicas.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

  • A V – F – F.
  • B F – V – V.
  • C V – V – F.
  • D F – V – F.
  • E F – F – V.
43

A Lei Federal nº 8.080/1990 “Dispõe sobre as condições para a promoção à saúde, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes”. Acerca da Lei Federal nº 8.080/1990, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta:

  • A Constituem o Sistema Único de Saúde (SUS) as ações de vigilância (nutricional e epidemiológica); ações voltadas para a saúde do trabalhador, além da ordenação da formação de recursos humanos. Não são ações do SUS: participação na formulação e execução de políticas de saneamento básico e a assistência farmacêutica.
  • B A saúde é um direito humano fundamental e é dever do Estado garantir as condições necessárias para sua efetivação com ações e serviços de promoção, prevenção e reabilitação. Compreende ações de assistência farmacêutica; a fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas para consumo humano; ordenação da formação de recursos humanos e saúde do trabalhador.
  • C Um dos objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS) é a execução de ações de saúde do trabalhador na forma de orientações em grupos de promoção e, principalmente, prevenção de saúde. Ações de acompanhamento; de reabilitação; fiscalização das condições de trabalho e atualização da lista de doenças originadas do processo de trabalho são de competência, unicamente, do empregador.
  • D A universalidade de acesso aos serviços de saúde é um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), direcionada apenas aos grupos mais vulneráveis, idosos, crianças e trabalhadores, com ações de vigilância epidemiológica e nutricional.
  • E O Sistema Único de Saúde (SUS) não deve participar da formulação e da implementação de políticas relativas às condições e aos ambientes de trabalho.
44

Com relação à Atenção Básica (AB), analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) A AB, para que possa ser resolutiva, utiliza tecnologias de média complexidade e alta densidade para resolver os problemas de saúde de maior frequência e relevância em seu território. ( ) A AB é a porta de entrada preferencial no sistema de saúde, sendo responsável pelo ordenamento da rede de atenção à saúde e pelo cuidado à população de sua área de abrangência. ( ) A AB orienta-se pelos princípios e diretrizes do SUS, a partir dos quais assume funções e características específicas.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

  • A V – F – F.
  • B V – V – F.
  • C F – V – V.
  • D F – V – F.
  • E F – F – V.
45

A Portaria nº 2.436/2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, em relação ao Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), diz:


“Busca-se que essa equipe seja membro orgânico da Atenção Básica, vivendo integralmente o dia a dia nas UBS e trabalhando de forma horizontal e interdisciplinar com os demais profissionais, garantindo a ______________ do cuidado e a prestação de serviços diretos à população”.


Isso posto, analise as alternativas abaixo e identifique a que completa corretamente a lacuna:

  • A integralidade
  • B universalidade
  • C adstrição
  • D longitudinalidade
  • E equidade
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A Lei Federal nº 8.080/1990 “Dispõe sobre as condições para a promoção à saúde, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes”. Acerca da Lei Federal nº 8.080/1990, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta:

  • A Constituem o Sistema Único de Saúde (SUS) as ações de vigilância (nutricional e epidemiológica); ações voltadas para a saúde do trabalhador, além da ordenação da formação de recursos humanos. Não são ações do SUS: participação na formulação e execução de políticas de saneamento básico e a assistência farmacêutica.
  • B A saúde é um direito humano fundamental e é dever do Estado garantir as condições necessárias para sua efetivação com ações e serviços de promoção, prevenção e reabilitação. Compreende ações de assistência farmacêutica; a fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas para consumo humano; ordenação da formação de recursos humanos e saúde do trabalhador.
  • C Um dos objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS) é a execução de ações de saúde do trabalhador na forma de orientações em grupos de promoção e, principalmente, prevenção de saúde. Ações de acompanhamento; de reabilitação; fiscalização das condições de trabalho e atualização da lista de doenças originadas do processo de trabalho são de competência, unicamente, do empregador.
  • D A universalidade de acesso aos serviços de saúde é um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), direcionada apenas aos grupos mais vulneráveis, idosos, crianças e trabalhadores, com ações de vigilância epidemiológica e nutricional.
  • E O Sistema Único de Saúde (SUS) não deve participar da formulação e da implementação de políticas relativas às condições e aos ambientes de trabalho.
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Com relação à Atenção Básica (AB), analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) A AB, para que possa ser resolutiva, utiliza tecnologias de média complexidade e alta densidade para resolver os problemas de saúde de maior frequência e relevância em seu território. ( ) A AB é a porta de entrada preferencial no sistema de saúde, sendo responsável pelo ordenamento da rede de atenção à saúde e pelo cuidado à população de sua área de abrangência. ( ) A AB orienta-se pelos princípios e diretrizes do SUS, a partir dos quais assume funções e características específicas.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

  • A V – F – F.
  • B V – V – F.
  • C F – V – F.
  • D F – F – V.
  • E F – V – V.
48

A Portaria nº 2.436/2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, em relação ao Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), diz:
“Busca-se que essa equipe seja membro orgânico da Atenção Básica, vivendo integralmente o dia a dia nas UBS e trabalhando de forma horizontal e interdisciplinar com os demais profissionais, garantindo a ______________ do cuidado e a prestação de serviços diretos à população”.
Isso posto, analise as alternativas abaixo e identifique a que completa corretamente a lacuna:

  • A longitudinalidade
  • B integralidade
  • C universalidade
  • D adstrição
  • E equidade
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A Lei Federal nº 8.080/1990 “Dispõe sobre as condições para a promoção à saúde, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes”. Acerca da Lei Federal nº 8.080/1990, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta:

  • A Constituem o Sistema Único de Saúde (SUS) as ações de vigilância (nutricional e epidemiológica); ações voltadas para a saúde do trabalhador, além da ordenação da formação de recursos humanos. Não são ações do SUS: participação na formulação e execução de políticas de saneamento básico e a assistência farmacêutica.
  • B Um dos objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS) é a execução de ações de saúde do trabalhador na forma de orientações em grupos de promoção e, principalmente, prevenção de saúde. Ações de acompanhamento; de reabilitação; fiscalização das condições de trabalho e atualização da lista de doenças originadas do processo de trabalho são de competência, unicamente, do empregador.
  • C A universalidade de acesso aos serviços de saúde é um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), direcionada apenas aos grupos mais vulneráveis, idosos, crianças e trabalhadores, com ações de vigilância epidemiológica e nutricional.
  • D A saúde é um direito humano fundamental e é dever do Estado garantir as condições necessárias para sua efetivação com ações e serviços de promoção, prevenção e reabilitação. Compreende ações de assistência farmacêutica; a fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas para consumo humano; ordenação da formação de recursos humanos e saúde do trabalhador.
  • E O Sistema Único de Saúde (SUS) não deve participar da formulação e da implementação de políticas relativas às condições e aos ambientes de trabalho.
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Com relação à Atenção Básica (AB), analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) A AB, para que possa ser resolutiva, utiliza tecnologias de média complexidade e alta densidade para resolver os problemas de saúde de maior frequência e relevância em seu território. ( ) A AB é a porta de entrada preferencial no sistema de saúde, sendo responsável pelo ordenamento da rede de atenção à saúde e pelo cuidado à população de sua área de abrangência. ( ) A AB orienta-se pelos princípios e diretrizes do SUS, a partir dos quais assume funções e características específicas.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

  • A V – F – F.
  • B F – V – V.
  • C V – V – F.
  • D F – V – F.
  • E F – F – V.