Resolver o Simulado Professor de Ensino Fundamental - Matemática - Nível Superior

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Português

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Assinale a alternativa em que a Concordância Verbal foi corretamente observada:

  • A Aluga-se casas para o verão.
  • B Fazem três dias que não consigo dormir direito.
  • C Mais de um professor entregaram as provas sem a nota de participação.
  • D Precisam-se de estudantes que estejam no 5º período de Direito.
  • E Ainda há vagas disponíveis para contratação imediata.
2

Assinale a alternativa em que a palavra destacada é um Pronome Relativo:

  • A Venha rápido, QUE já está ficando tarde.
  • B Chorou tanto QUE acabou ganhando a mamadeira.
  • C Quero QUE você me fale mais sobre aquele assunto.
  • D Quase QUE não consigo chegar a tempo.
  • E Não localizamos os alunos QUE foram para a excursão no final de semana.
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Em todas as alternativas, a palavra destacada foi corretamente substituída pelo pronome de tratamento correspondente, EXCETO em:

  • A Neste ano, o Papa fará a cerimônia virtualmente.
    Neste ano, Sua Santidade fará a cerimônia virtualmente.
  • B O governador chegou ao local da entrega do prêmio.
    Sua Excelência chegou ao local da entrega do prêmio.
  • C O bispo assumirá temporariamente as funções no convento.
    Sua Reverendíssima assumirá temporariamente as funções no convento.
  • D O reitor da universidade assinará os diplomas agora.
    Sua Magnificência assinará os diplomas agora.
  • E A princesa retornará ao palácio assim que a reforma terminar.
    Sua Majestade retornará ao palácio em breve.
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Vícios de linguagem, conforme Cegalla (2007, p. 634), são "incorreções e defeitos no uso da língua falada ou escrita. Originam-se do descaso ou do despreparo linguístico de quem se expressa." Alguns professores pontuam, ainda, que qualquer desvio das normas gramaticais pode ser considerado um vício de linguagem.

Assinale em que o vício de linguagem NÃO está corretamente identificado em parênteses:

  • A Comemoraremos seu aniversário em um happy hour. (ESTRANGEIRISMO)
  • B A flor tem odor e frescor. (ECO)
  • C Eu vi ela no supermercado. (CACOFONIA)
  • D Vou deletar o arquivo que recebi. (NEOLOGISMO)
  • E Haviam pessoas dispostas a caminhar pelo calçadão. (BARBARISMO)
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Em todas as alternativas, a palavra destacada foi corretamente substituída pelo pronome de tratamento correspondente, EXCETO em:

  • A O bispo assumirá temporariamente as funções no convento.
    Sua Reverendíssima assumirá temporariamente as funções no convento.
  • B O governador chegou ao local da entrega do prêmio.
    Sua Excelência chegou ao local da entrega do prêmio.
  • C Neste ano, o Papa fará a cerimônia virtualmente.
    Neste ano, Sua Santidade fará a cerimônia virtualmente.
  • D O reitor da universidade assinará os diplomas agora.
    Sua Magnificência assinará os diplomas agora.
  • E A princesa retornará ao palácio assim que a reforma terminar.
    Sua Majestade retornará ao palácio em breve.
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Assinale a alternativa em que a palavra destacada é um Pronome Relativo:

  • A Chorou tanto QUE acabou ganhando a mamadeira.
  • B Venha rápido, QUE já está ficando tarde.
  • C Não localizamos os alunos QUE foram para a excursão no final de semana.
  • D Quase QUE não consigo chegar a tempo.
  • E Quero QUE você me fale mais sobre aquele assunto.
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Assinale a alternativa em que a Concordância Verbal foi corretamente observada:

  • A Mais de um professor entregaram as provas sem a nota de participação.
  • B Precisam-se de estudantes que estejam no 5º período de Direito.
  • C Ainda há vagas disponíveis para contratação imediata.
  • D Aluga-se casas para o verão.
  • E Fazem três dias que não consigo dormir direito.
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Coesão textual são os mecanismos linguísticos que permitem uma conexão lógico-semântica entre as partes de um texto. A ligação e harmonia que possibilitam a amarração de ideias dentro de um texto é feita com o uso de conjunções, preposições, advérbios ou locuções adverbiais.

Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.

Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta uma informação INCORRETA:

  • A A coesão lexical ocorre quando um termo é substituído por outro dentro do texto.
  • B A coesão por elipse ocorre quando há a omissão de algumas palavras sem que o entendimento das ideias da oração seja comprometido.
  • C A coesão sequencial emprega palavras e expressões que retomam termos por meio da catáfora.
  • D A coesão referencial consiste na menção de elementos que já apareceram ou ainda vão aparecer no texto.
  • E A coesão por substituição consiste na substituição de uma palavra por outra ou por uma locução adverbial.
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Vícios de linguagem, conforme Cegalla (2007, p. 634), são "incorreções e defeitos no uso da língua falada ou escrita. Originam-se do descaso ou do despreparo linguístico de quem se expressa." Alguns professores pontuam, ainda, que qualquer desvio das normas gramaticais pode ser considerado um vício de linguagem.

Assinale em que o vício de linguagem NÃO está corretamente identificado em parênteses:

  • A A flor tem odor e frescor. (ECO)
  • B Eu vi ela no supermercado. (CACOFONIA)
  • C Haviam pessoas dispostas a caminhar pelo calçadão. (BARBARISMO)
  • D Comemoraremos seu aniversário em um happy hour. (ESTRANGEIRISMO)
  • E Vou deletar o arquivo que recebi. (NEOLOGISMO)
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Coesão textual são os mecanismos linguísticos que permitem uma conexão lógico-semântica entre as partes de um texto. A ligação e harmonia que possibilitam a amarração de ideias dentro de um texto é feita com o uso de conjunções, preposições, advérbios ou locuções adverbiais.

Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.

Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta uma informação INCORRETA:

  • A A coesão referencial consiste na menção de elementos que já apareceram ou ainda vão aparecer no texto.
  • B A coesão por elipse ocorre quando há a omissão de algumas palavras sem que o entendimento das ideias da oração seja comprometido.
  • C A coesão por substituição consiste na substituição de uma palavra por outra ou por uma locução adverbial.
  • D A coesão lexical ocorre quando um termo é substituído por outro dentro do texto.
  • E A coesão sequencial emprega palavras e expressões que retomam termos por meio da catáfora.
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Em todas as alternativas, a palavra destacada foi corretamente substituída pelo pronome de tratamento correspondente, EXCETO em:

  • A Neste ano, o Papa fará a cerimônia virtualmente.
    Neste ano, Sua Santidade fará a cerimônia virtualmente.
  • B A princesa retornará ao palácio assim que a reforma terminar.
    Sua Majestade retornará ao palácio em breve.
  • C O governador chegou ao local da entrega do prêmio.
    Sua Excelência chegou ao local da entrega do prêmio.
  • D O reitor da universidade assinará os diplomas agora.
    Sua Magnificência assinará os diplomas agora.
  • E O bispo assumirá temporariamente as funções no convento.
    Sua Reverendíssima assumirá temporariamente as funções no convento.
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Assinale a alternativa em que a Concordância Verbal foi corretamente observada:

  • A Fazem três dias que não consigo dormir direito.
  • B Precisam-se de estudantes que estejam no 5º período de Direito.
  • C Ainda há vagas disponíveis para contratação imediata.
  • D Aluga-se casas para o verão.
  • E Mais de um professor entregaram as provas sem a nota de participação.
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Assinale a alternativa em que a palavra destacada é um Pronome Relativo:

  • A Chorou tanto QUE acabou ganhando a mamadeira.
  • B Não localizamos os alunos QUE foram para a excursão no final de semana.
  • C Venha rápido, QUE já está ficando tarde.
  • D Quero QUE você me fale mais sobre aquele assunto.
  • E Quase QUE não consigo chegar a tempo.
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Assinale a alternativa em que a palavra destacada é um Pronome Relativo:

  • A Chorou tanto QUE acabou ganhando a mamadeira.
  • B Não localizamos os alunos QUE foram para a excursão no final de semana. 
  • C Venha rápido, QUE já está ficando tarde.
  • D Quase QUE não consigo chegar a tempo.
  • E Quero QUE você me fale mais sobre aquele assunto
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Vícios de linguagem, conforme Cegalla (2007, p. 634), são "incorreções e defeitos no uso da língua falada ou escrita. Originam-se do descaso ou do despreparo linguístico de quem se expressa." Alguns professores pontuam, ainda, que qualquer desvio das normas gramaticais pode ser considerado um vício de linguagem.

Assinale em que o vício de linguagem NÃO está corretamente identificado em parênteses:

  • A Vou deletar o arquivo que recebi. (NEOLOGISMO)
  • B Haviam pessoas dispostas a caminhar pelo calçadão. (BARBARISMO)
  • C Eu vi ela no supermercado. (CACOFONIA)
  • D A flor tem odor e frescor. (ECO)
  • E Comemoraremos seu aniversário em um happy hour. (ESTRANGEIRISMO)

Pedagogia

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Com base no Reexame do Parecer CNE/SEB nº 23/2008, que institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos – EJA, quanto à duração dos cursos presenciais de EJA, mantém-se a formulação do Parecer CNE/CEB nº 29/2006, acrescentando o total de horas a serem cumpridas, independentemente da forma de organização curricular.

Analise os itens.
I - para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a duração deve ficar a critério dos sistemas de ensino.

II - para os anos finais do Ensino Fundamental, a duração mínima deve ser de 1.600 (mil e seiscentas) horas.
III – para o Ensino Médio, a duração mínima deve ser de 1.600 (mil e seiscentas) horas.

Estão corretos os itens:

  • A I e II, apenas.
  • B I, apenas.
  • C I, II e III.
  • D II e III, apenas
  • E III, apenas.
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As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os estudantes de um ensino ministrado com base em alguns princípios. Analise os princípios listados a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso.

( ) Igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola.
( ) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
( ) Valorização somente da experiência extraescolar.
( ) Desvinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
( ) Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.

A sequência CORRETA é:

  • A F – F – F – V – V.
  • B F – V – V – F – F.
  • C V – F – V – F – V.
  • D V – V – F – F – V.
  • E V – V – V – V – V.
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Conforme previsto nas Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (CNE/CEB 04/2009), o projeto pedagógico da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do AEE prevendo na sua organização, EXCETO:

  • A Cronograma de atendimento aos alunos.
  • B Matrícula no AEE de alunos matriculados no ensino regular da própria escola ou de outra escola.
  • C Professores para o exercício da docência do AEE.
  • D Redes de apoio no âmbito da atuação profissional, da formação, do desenvolvimento da pesquisa, do acesso a recursos, serviços e equipamentos, entre outros que minimizem o AEE.
  • E Sala de recursos multifuncionais: espaço físico, mobiliário, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos.
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A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais, garantindo alguns quesitos. Nesse sentido, analise os quesitos a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso no contexto da educação inclusiva.

( ) Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até o ensino médio.
( ) Atendimento educacional especializado,
( ) Continuidade da escolarização somente nos níveis mais baixos do ensino.
( ) Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar.
( ) Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação.

A sequência CORRETA é:

  • A F – F – V – F – V.
  • B F – V – F – V – V.
  • C V – F – V – F – F.
  • D V – V – F – V – V.
  • E V – V – V – V – V.
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Com base na Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências, marque a alternativa INCORRETA:

  • A Compete ao poder público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsável, pela frequência à escola.
  • B É dever da instituição de ensino, clubes e agremiações recreativas e de estabelecimentos congêneres assegurar medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas ilícitas.
  • C No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.
  • D Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental deverão comunicar ao Conselho Tutelar os casos de maus-tratos envolvendo seus alunos, reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, assim, que ocorrido, antes das providências escolares e elevados níveis de repetência.
  • E Os municípios, com apoio dos estados e da União, deverão estimular e facilitar a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.
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Leia o trecho a seguir.

Interdisciplinaridade não é uma panaceia que garantirá um ensino adequado, ou um saber unificado, mas um ponto de vista que permite uma reflexão aprofundada, crítica e salutar sobre o funcionamento do mesmo.

Fonte: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro – efetividade ou ideologia. Coleção Realidade Educacional- IV. Ed. Loyola, SP. 2002.

Sobre a interdisciplinaridade, assinale a alternativa CORRETA.

  • A É condição de volta ao mundo vivido e recuperação da unidade pessoal, pois o grande desafio não é a reorganização metódica dos estudos e das pesquisas, mas a tomada de consciência sobre o sentido da presença do homem no mundo.
  • B É possibilidade de aumento do hiato existente entre a atividade profissional e a formação escolar.
  • C A interdisciplinaridade não possibilita uma certa identificação entre o vivido e o estudado, uma vez que o vivido resulta da interrelação de múltiplas e variadas experiências.
  • D Na interdisciplinaridade, a preocupação com a verdade do homem enquanto ser no mundo seria substituída pela verdade de cada disciplina.
  • E Na interdisciplinaridade, se admite que o conhecimento se restrinja a campos delimitados de especialização, pois não é na opinião crítica do outro que uma opinião é formada, onde a linguagem não é de um mas de vários.
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Analise as afirmativas a seguir sobre as tecnologias da informação e comunicação e a educação.

I – A tecnologia é apenas um conjunto de ferramentas, uma vez que não deve ser considerada no marco das práticas institucionais.
II – O impacto do uso da leitura e da escrita tem seu fundamento nas instituições que tornam necessário seu uso e na sua extensão para o conjunto da população; primeiro, com o surgimento de tecnologias como a imprensa e, depois, fundamentalmente, com a universalização da escola.
III – Tanto o acesso quase ilimitado a textos por meio da internet quanto o uso da comunicação telemática (correio eletrônico, fórum, chats ou SMS) possuem um elevado potencial para a transformação dos indivíduos uma vez que promovem práticas cotidianas que medeiam de maneira decisiva sua socialização.
IV – A tecnologia contribui para orientar o desenvolvimento humano, pois opera na zona de desenvolvimento proximal de cada indivíduo por meio da internalização das habilidades cognitivas requeridas pelo sistema de ferramentas correspondentes a cada momento histórico.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A I, II, III e IV.
  • B I, II e IV.
  • C II, III e IV.
  • D II e IV.
  • E I, II e III.
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Conforme explica Paulo Freire, em sua obra Pedagogia da Autonomia, “o educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão”. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA.

  • A A rigorosidade metódica trabalhada precisa ter relação com o discurso “bancário”, símbolo do perfil do objeto ou do conteúdo.
  • B Uma das tarefas primordiais do educador democrático é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se “aproximar” dos objetos cognoscíveis.
  • C O ensinar se esgota no “tratamento” do objeto ou do conteúdo, superficialmente feito, e não se alonga à produção das condições em que aprender criticamente é possível.
  • D Faz parte das condições em que aprender criticamente é possível a pressuposição por parte dos educandos de que o educador já teve ou continua tendo experiência da produção de certos saberes e que estes devem a eles, os educandos, ser simplesmente transferidos.
  • E Nas condições de verdadeira aprendizagem os educandos não vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, pois não pode ser considerado igualmente sujeito do processo.

Noções de Informática

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Considere uma planilha MS Excel onde a fórmula digitada na célula B1 é
=SE(A1>A2;SE(A2>A3;"Sim";"Não");"Não")
Sabe-se que o valor da célula A1 é 10, e que o valor exibido na célula B1 é “Sim”.
Nessas circunstâncias, os valores das células A2 e A3 devem ser, respectivamente:

  • A 0 e 0;
  • B 9 e 8;
  • C 10 e 10;
  • D 11 e 11;
  • E 11 e 12.
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Os___________________são as regras que permitem a comunicação entre os diversos dispositivos que estão conectados na Internet.


Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna

  • A algoritmos
  • B compiladores
  • C protocolos
  • D roteadores
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A organização de uma gincana preparou a seguinte planilha, em Excel 2010, para a contagem de pontos das equipes.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Pelo regulamento, classificam-se para a etapa final as equipes que somarem 200 pontos ou mais nas três primeiras fases. Com base nessas informações, análise as seguintes fórmulas para definir a situação da equipe Tailândia.


I- =SE(E5>=200;"Classificado";"Eliminado")

II- =SE(E5<200;"Eliminado";"Classificado")

III- =SE(OU(E5>200;E5=200);"Classificado";"E liminado")


Estão CORRETAS as fórmulas previstas em:

  • A I e II apenas.
  • B I e III apenas.
  • C II e III apenas.
  • D I, II e III.
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Em um(a)________________________________um golpista tenta induzir a pessoa a fornecer informações confidenciais com a promessa de futuramente receber algum tipo de benefício.


Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna.

  • A fraude de antecipação de recursos
  • B furto de identidade
  • C boato
  • D pharming
28

O_____________________________________é um componente que possibilita visualizar e alterar diversas configurações do sistema Operacional Windows.


Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna. 

  • A explorador de arquivos
  • B monitor de recursos
  • C painel de controle
  • D gerenciador de tarefas
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Nas questões que avaliem conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração-padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram-se a cliques com o botão esquerdo do mouse; e teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados. 
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
A partir da imagem acima, que representa parte de uma planilha do Microsoft Excel 2016, assinale a alternativa correta.
  • A O resultado da célula B3 será 2.
  • B O resultado da célula B3 será 4.
  • C O resultado da célula B3 será 6.
  • D A fórmula apresenta erro, pois a função CONT.NÚM deveria ter como intervalo células de uma mesma coluna, ou seja, deveria ser B1:B2, e não A1:B2.
  • E A fórmula apresenta erro, pois a função CONT.NÚM necessita de mais um argumento, visto que essa função tem a finalidade de contar o número de vezes que um determinado número aparece no intervalo. A fórmula correta seria =CONT.NÚM(A1:B2;30).
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Nas questões que avaliem conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração-padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram-se a cliques com o botão esquerdo do mouse; e teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados. 

Assinale a alternativa que apresenta exemplos de redes WAN.

  • A Ethernet e Token Ring
  • B FDDI e Ethernet
  • C FDDI e DSL
  • D Frame Relay e Token Ring
  • E ISDN e Frame Relay