Assinale a alternativa em que a Concordância Verbal foi corretamente observada:
Assinale a alternativa em que a palavra destacada é um Pronome Relativo:
Em todas as alternativas, a palavra destacada foi corretamente substituída pelo pronome de tratamento correspondente, EXCETO em:
Vícios de linguagem, conforme Cegalla (2007, p. 634), são "incorreções e defeitos no uso da língua falada ou escrita. Originam-se do descaso ou do despreparo linguístico de quem se expressa." Alguns professores pontuam, ainda, que qualquer desvio das normas gramaticais pode ser considerado um vício de linguagem.
Assinale em que o vício de linguagem NÃO está corretamente identificado em parênteses:
Em todas as alternativas, a palavra destacada foi corretamente substituída pelo pronome de tratamento correspondente, EXCETO em:
Assinale a alternativa em que a palavra destacada é um Pronome Relativo:
Assinale a alternativa em que a Concordância Verbal foi corretamente observada:
Coesão textual são os mecanismos linguísticos que permitem uma conexão lógico-semântica entre as partes de um texto. A ligação e harmonia que possibilitam a amarração de ideias dentro de um texto é feita com o uso de conjunções, preposições, advérbios ou locuções adverbiais.
Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.
Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta uma informação INCORRETA:
Vícios de linguagem, conforme Cegalla (2007, p. 634), são "incorreções e defeitos no uso da língua falada ou escrita. Originam-se do descaso ou do despreparo linguístico de quem se expressa." Alguns professores pontuam, ainda, que qualquer desvio das normas gramaticais pode ser considerado um vício de linguagem.
Assinale em que o vício de linguagem NÃO está corretamente identificado em parênteses:
Coesão textual são os mecanismos linguísticos que permitem uma conexão lógico-semântica entre as partes de um texto. A ligação e harmonia que possibilitam a amarração de ideias dentro de um texto é feita com o uso de conjunções, preposições, advérbios ou locuções adverbiais.
Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.
Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta uma informação INCORRETA:
Em todas as alternativas, a palavra destacada foi corretamente substituída pelo pronome de tratamento correspondente, EXCETO em:
Assinale a alternativa em que a Concordância Verbal foi corretamente observada:
Assinale a alternativa em que a palavra destacada é um Pronome Relativo:
Assinale a alternativa em que a palavra destacada é um Pronome Relativo:
Vícios de linguagem, conforme Cegalla (2007, p. 634), são "incorreções e defeitos no uso da língua falada ou escrita. Originam-se do descaso ou do despreparo linguístico de quem se expressa." Alguns professores pontuam, ainda, que qualquer desvio das normas gramaticais pode ser considerado um vício de linguagem.
Assinale em que o vício de linguagem NÃO está corretamente identificado em parênteses:
Com base no Reexame do Parecer CNE/SEB nº 23/2008, que institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos – EJA, quanto à duração dos cursos presenciais de EJA, mantém-se a formulação do Parecer CNE/CEB nº 29/2006, acrescentando o total de horas a serem cumpridas, independentemente da forma de organização curricular.
Analise os itens.
I - para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a duração deve ficar a critério dos sistemas de ensino.
II - para os anos finais do Ensino Fundamental, a duração mínima deve ser de 1.600 (mil e seiscentas) horas.
III – para o Ensino Médio, a duração mínima deve ser de 1.600 (mil e seiscentas) horas.
Estão corretos os itens:
As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os estudantes de um ensino ministrado com base em alguns princípios. Analise os princípios listados a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) Igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola.
( ) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
( ) Valorização somente da experiência extraescolar.
( ) Desvinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
( ) Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
A sequência CORRETA é:
Conforme previsto nas Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (CNE/CEB 04/2009), o projeto pedagógico da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do AEE prevendo na sua organização, EXCETO:
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais, garantindo alguns quesitos. Nesse sentido, analise os quesitos a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso no contexto da educação inclusiva.
( ) Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até o ensino médio.
( ) Atendimento educacional especializado,
( ) Continuidade da escolarização somente nos níveis mais baixos do ensino.
( ) Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar.
( ) Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação.
A sequência CORRETA é:
Com base na Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências, marque a alternativa INCORRETA:
Leia o trecho a seguir.
Interdisciplinaridade não é uma panaceia que garantirá um ensino adequado, ou um saber unificado, mas um ponto de vista que permite uma reflexão aprofundada, crítica e salutar sobre o funcionamento do mesmo.
Fonte: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro – efetividade ou ideologia. Coleção Realidade Educacional- IV. Ed. Loyola, SP. 2002.
Sobre a interdisciplinaridade, assinale a alternativa CORRETA.
Analise as afirmativas a seguir sobre as tecnologias da informação e comunicação e a educação.
I – A tecnologia é apenas um conjunto de ferramentas, uma vez que não deve ser considerada no marco das práticas institucionais.
II – O impacto do uso da leitura e da escrita tem seu fundamento nas instituições que tornam necessário seu uso e na sua extensão para o conjunto da população; primeiro, com o surgimento de tecnologias como a imprensa e, depois, fundamentalmente, com a universalização da escola.
III – Tanto o acesso quase ilimitado a textos por meio da internet quanto o uso da comunicação telemática (correio eletrônico, fórum, chats ou SMS) possuem um elevado potencial para a transformação dos indivíduos uma vez que promovem práticas cotidianas que medeiam de maneira decisiva sua socialização.
IV – A tecnologia contribui para orientar o desenvolvimento humano, pois opera na zona de desenvolvimento proximal de cada indivíduo por meio da internalização das habilidades cognitivas requeridas pelo sistema de ferramentas correspondentes a cada momento histórico.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Conforme explica Paulo Freire, em sua obra Pedagogia da Autonomia, “o educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão”. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA.
Considere uma planilha MS Excel onde a fórmula digitada na célula B1 é
=SE(A1>A2;SE(A2>A3;"Sim";"Não");"Não")
Sabe-se que o valor da célula A1 é 10, e que o valor exibido na célula B1 é “Sim”.
Nessas circunstâncias, os valores das células A2 e A3 devem ser, respectivamente:
Os___________________são as regras que permitem a comunicação entre os diversos dispositivos que estão conectados na Internet.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna
A organização de uma gincana preparou a seguinte planilha, em Excel 2010, para a contagem de pontos das equipes.
Pelo regulamento, classificam-se para a etapa final as equipes que somarem 200 pontos ou mais nas três primeiras fases. Com base nessas informações, análise as seguintes fórmulas para definir a situação da equipe Tailândia.
I- =SE(E5>=200;"Classificado";"Eliminado")
II- =SE(E5<200;"Eliminado";"Classificado")
III- =SE(OU(E5>200;E5=200);"Classificado";"E liminado")
Estão CORRETAS as fórmulas previstas em:
Em um(a)________________________________um golpista tenta induzir a pessoa a fornecer informações confidenciais com a promessa de futuramente receber algum tipo de benefício.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna.
O_____________________________________é um componente que possibilita visualizar e alterar diversas configurações do sistema Operacional Windows.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna.
Assinale a alternativa que apresenta exemplos de redes WAN.