Resolver o Simulado Banco do Brasil - Agente Comercial - CESGRANRIO - Nível Médio

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Direito do Consumidor

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Sr. Z adquiriu um automóvel de luxo da empresa LR, tendo o bem vindo com defeito no sistema de freios. Constatou--se que o vício veio da fábrica e não poderia ser consertado, diante da sofisticação do sistema de computadores utilizado no automóvel. De acordo com as regras do Código de Defesa do Consumidor, Sr. Z deverá receber

  • A valor em dobro do anteriormente pago.
  • B bem superior em qualidade ao adquirido.
  • C bem inferior com quitação total do preço.
  • D bem equivalente em condições de uso.
  • E bem e a devolução do preço pago.
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José é correntista do Banco da Brasil há dois anos e tem crédito disponível para utilização no cheque especial. No mês de dezembro, José ultrapassou seu limite de crédito. Seu nome, após prévia notificação, foi inscrito em cadastro restritivo de crédito e seu contrato foi encaminhado ao Jurídico para a propositura de ação judicial, quando o advogado reparou que os juros eram superiores a 12% ao ano. Nesse caso, há alguma ilegalidade, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor?

  • A Não há ilegalidade alguma no caso descrito.
  • B Os juros superam o valor máximo de 1% ao mês previsto na legislação, o que configura ilegalidade.
  • C Os juros cobrados e a negativação são ilegais frente ao Código de Defesa do Consumidor.
  • D A inscrição em cadastro restritivo de crédito foi ilegal, pois há apenas o direito de cobrar o crédito, mas não o de negativar o nome do consumidor.
  • E A cláusula de juros é abusiva e a notificação configura cobrança por meio indevido, sendo, portanto, ilegal.
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Maria é poupadora do Banco Ypsilon e constatou o saque de valores em sua conta poupança. Procurou um funcionário do banco, afirmando que não havia sacado as referidas quantias e que, para ela, aquilo era um defeito na prestação do serviço, tendo direito ao ressarcimento em razão da responsabilidade do Banco. Nessa situação, a responsabilidade do Banco

  • A é inexistente, pois as instituições financeiras são isentas do cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.
  • B é factível, desde que comprovada sua culpa ou negligência.
  • C é integral e não há excludentes, por expressa disposição do Código de Defesa do Consumidor.
  • D independe da existência de culpa.
  • E pode ser afastada apenas na hipótese de prova de culpa exclusiva da vítima.

Inglês

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The main purpose of the text is to

  • A introduce the many categories of bank clerks one can find in a financial institution.
  • B present an overview of the career of a bank clerk to an eventual future professional.
  • C denounce the disadvantages associated with the clerk profession.
  • D discuss all the benefits offered to employees who work in a bank.
  • E ask for changes in the way bank recruiters select their future employees.
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In “Candidates can also check Internet job sites and the classified ads in local newspapers as well” (lines 45- 47), the modal verb can is replaced, without change in meaning, by

  • A should
  • B must
  • C will
  • D may
  • E need
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The fragment “Banks simplify people’s lives, but the business of banking is anything but simple” (lines 2-3) means that banking is a(n)

  • A ordinary occupation
  • B elementary job
  • C complex activity
  • D trivial profession
  • E easy business
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In the sentence of the text “Generally, loan clerks are on the high end of this range,whereas general office clerks are on the lower end” (lines 78-80), the word whereas

  • A expresses a contrast.
  • B highlights a problem.
  • C imposes a condition.
  • D introduces an example.
  • E points out a solution.
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In “In addition to these specialists, banks need general clerical help” (lines 25-27), the phrase these specialists refers to

  • A “messengers” (line 28)
  • B “mail handlers” (lines 27-28)
  • C “proof operators” (line 23) and “bookkeeping clerks” (lines 24-25)
  • D “data entry keyers” (line 27)
  • E “file clerks” (line 27)
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The main objective of the text is to

  • A argue that the prices of oil are currently excessively low.
  • B introduce the idea that the low prices of oil can be positive for electricity and renewables.
  • C defend the position of those who see no connection between the prices of oil and the electric market.
  • D discuss the position of the Reagan government in relation to oil prices in the 80s.
  • E attack those who believe that the prices of oil should increase.
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In the fragment of the text “Thankfully, this time around, the outlook for renewable energy isn't so bleak" (lines 11-12), the word bleak can be replaced, with no change in meaning, by

  • A encouraging
  • B cheerful
  • C optimistic
  • D desolate
  • E promising
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In the fragment of the text “It all comes down to the relationship between oil and gas production and the price of electricity, which directly affects the bottom line of technologies like wind and solar" (lines 14-17), the pronoun which refers to

  • A oil production
  • B gas production
  • C electricity
  • D the price of electricity
  • E the relationship between oil and gas production
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In the fragment of the text “Due in part to the turn away from oil in the 70s, today the United States produces just 0.7 percent of its electricity using petroleum. Therefore, the price of oil has no direct impact on the price of electricity" (lines 25-28), the linking word therefore introduces the idea of

  • A conclusion
  • B addition
  • C cause
  • D condition
  • E opposition
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From the fragment of the text “Although oil and natural gas prices have decoupled in recent years, there is still an indirect link between the price of oil and the price of natural gas, because both oil and natural gas are often produced from the same well" (lines 38-42), it can be inferred that

  • A oil and natural gas are seldom extracted from the same wells.
  • B oil and natural gas produced from the same well have their prices often determined by government decisions.
  • C oil and natural gas extracted from the same wells bring as an effect an indirect link between their prices.
  • D oil and natural gas prices have been increasingly independent in recent years because they are often produced from the same well.
  • E oil and natural gas prices have been increasingly dependent in recent years because they are often produced from the same well.

Matemática

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Num curso de utilização de um software que edita imagens, todos os alunos abrem uma mesma imagem, e o professor pede que apliquem uma ampliação de 25% como primeiro exercício. Como o resultado não foi o satisfatório, o professor pediu que todos aplicassem uma redução de 20% na imagem ampliada. Como Aldo tinha certa experiência com o programa, desfez a ampliação de 25%.
Para obter o mesmo resultado que os demais alunos, após desfazer a ampliação, Aldo deve

  • A fazer uma ampliação de 5%
  • B fazer uma redução de 5%
  • C fazer uma ampliação de 10%
  • D fazer uma redução de 10%
  • E deixar a imagem como está.
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Uma pesquisa feita em uma empresa constatou que apenas 1/6 de seus funcionários são mulheres, e que exatamente 1/4 delas são casadas.


De acordo com a pesquisa, nessa empresa, as mulheres que não são casadas correspondem a que fração de todos os seus funcionários?

  • A 1/3
  • B 1/4
  • C 1/8
  • D 15/24
  • E 23/24
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Para x > 0, seja Sx a soma



O número real x para o qual se tem Sx = 1/4 é

  • A 4
  • B log2 5
  • C 3/2
  • D 5/2
  • E log2 3
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O dono de uma loja deu um desconto de 20% sobre o preço de venda (preço original) de um de seus produtos e, ainda assim, obteve um lucro de 4% sobre o preço de custo desse produto.


Se vendesse pelo preço original, qual seria o lucro obtido sobre o preço de custo?

  • A 40%
  • B 30%
  • C 10%
  • D 20%
  • E 25%
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Sabe-se que g é uma função par e está definida em todo domínio da função f, e a função f pode ser expressa por f(x) = x2 + k . x . g(x).


Se f(1) = 7, qual o valor de f(-1)?

  • A 7
  • B 5
  • C - 7
  • D - 6
  • E - 5
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Uma sequência numérica tem seu termo geral representado por an , para n ≥ 1. Sabe-se que a1 = 0 e que a sequência cujo termo geral é bn = an+1 - an , n ≥ 1, é uma progressão aritmética cujo primeiro termo é b1 = 9 e cuja razão é igual a 4.


O termo a1000 é igual a

  • A 2.002.991
  • B 2.002.995
  • C 4.000.009
  • D 4.009.000
  • E 2.003.000
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O gráfico de uma função quadrática, mostrado na Figura a seguir, intersecta o eixo y no ponto (0,9), e o eixo x, nos pontos (-2, 0) e (13, 0).



Se o ponto P(11,k) é um ponto da parábola, o valor de k será

  • A 5,5
  • B 6,5
  • C 7
  • D 7,5
  • E 9
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Um bar reajustou o preço de vários produtos. Pode-se ver, nas Figuras a seguir, como variou o preço do cafezinho, nos meses de maio e junho deste ano.


                                  


O reajuste no preço do cafezinho, mostrado acima, corresponde a um aumento de: 

  • A 0,50%
  • B 20%
  • C 25%
  • D 30%
  • E 50%
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O retângulo ABCD é decomposto em cinco quadrados, como mostra a Figura. 


                          


Se o maior desses quadrados tem área igual a 100 cm2 , então o perímetro do retângulo ABCD, em centímetros, é igual a 

  • A 44
  • B 45
  • C 52
  • D 55
  • E 60
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Em uma malha quadriculada composta por 100 quadradinhos idênticos, foi desenhada e pintada uma figura de 5 lados, como se pode ver a seguir.


                                    


Assim, verifica-se que a região pintada corresponde a x% de toda a malha.


O valor de x é 

  • A 34
  • B 35
  • C 36
  • D 37
  • E 38

Marketing

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Um aspecto prático da gestão de marketing é a administração dos diversos estados de demanda.
Um profissional da área de marketing detecta uma nova demanda de mercado quando os

  • A desejos dos consumidores são viabilizados pelo seu poder de compra.
  • B concorrentes na área de atuação atendem os mesmos clientes.
  • C rumos da empresa são guiados pelas inovações no mercado.
  • D interesses nacionais de governo financiam os lançamentos da marca.
  • E produtos da empresa tornam-se cada vez melhores e mais eficientes.
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Um dos integrantes do Composto de Marketing de uma empresa é a Promoção, que se refere a todas as formas de

  • A créditos oferecidos ao mercado
  • B distribuição dos combustíveis
  • C divulgação da empresa
  • D créditos concedidos aos clientes
  • E pagamento cobrado pelos produtos
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Diversas empresas utilizam canais comerciais e de distribuição que são formados por intermediários, como os varejistas, que têm a função de

  • A conceituar a imagem da empresa e sua marca.
  • B definir os custos de produção e de distribuição do fabricante.
  • C planejar a comunicação institucional dos bens fabricados.
  • D tornar o produto acessível para o consumidor final.
  • E vender os produtos a atacadistas e distribuidores.
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Assim como as empresas, os mercados também se modificam ao longo dos anos, adaptando-se às transformações econômicas, políticas e sociais.
Uma característica do mercado, atualmente, é a

  • A ação estratégica com alto nível de monopolização de mercado.
  • B exigência por uma atuação ética e responsável das organizações.
  • C preferência por empresas, produtos e preços reduzidos.
  • D simpatia por atitudes que tragam lucros excessivos para os empresários.
  • E utilização limitada de recursos tecnológicos e digitais.
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Existem diversos tipos de custos envolvidos no processo de determinação de preço.
Custos variáveis são aqueles que

  • A incluem o prazo para pagamento, se houver.
  • B oscilam em função do nível da produção.
  • C refletem em lucro líquido positivo nas transações.
  • D representam o somatório dos custos totais da empresa.
  • E variam em função da matéria-prima disponível.
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O conceito de valor em marketing é um dos principais elementos na formação do preço. Com base nesse conceito, os gestores devem evitar a redução do valor de seus produtos.
Essa redução se caracteriza pela diminuição dos benefícios fornecidos em comparação com a

  • A alteração na comunicação da marca
  • B estratégia adotada pela direção da empresa
  • C manutenção do custo de aquisição pelos clientes
  • D redução do preço cobrado ao mercado
  • E situação financeira do consumidor final
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Um determinado banco apresenta um pacote de serviços bem avaliado tanto por seus clientes quanto pela opinião pública em geral e cobra taxas mais baixas que seus concorrentes. Essas vantagens são apresentadas em suas propagandas, que são veiculadas em meios de comunicação de massa e obtêm elevadas taxas de copy e recall. Contudo, esse banco conta apenas com dez agências localizadas em cinco capitais do Brasil, e não consegue atender às demandas de todos os potenciais clientes de seus serviços.

O ponto fraco da estratégia de marketing desse banco está localizado no componente do composto de marketing denominado

  • A praça
  • B preço
  • C produto
  • D pesquisa
  • E promoção
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A matriz de SWOT é um instrumento que auxilia os bancos a analisar o mercado e determinar as metas da empresa.

Ao elaborar essa matriz, um banco conclui corretamente que o(a)

  • A aumento do poder aquisitivo das classes C e D, no Brasil, representa uma força para o banco.
  • B cenário econômico negativo do mercado é uma ameaça para o próximo exercício de vendas.
  • C forte preparo da equipe em relação às técnicas de vendas é uma oportunidade de mercado.
  • D protecionismo externo para produtos brasileiros se configura como uma fraqueza para o país.
  • E saída do mercado de um banco concorrente é uma força para que a equipe melhore seus resultados.
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O gerente de um grande fabricante de computadores decide que a empresa deve focar-se na fabricação de computadores de alto desempenho, utilizando para tal os componentes mais avançados, e oferecer atualizações e melhorias dos aparelhos a cada três meses.

Por essa decisão, depreende-se que essa empresa é orientada para

  • A produção
  • B produto
  • C marketing
  • D relacionamento
  • E vendas
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Ao entrar em um posto de gasolina, o consumidor estava preocupado em calibrar os pneus de seu carro e encher o tanque em menos de quinze minutos, para não se atrasar para o trabalho. Dez minutos depois, o consumidor estava feliz porque os pneus estavam calibrados, o tanque cheio e até o para-brisas tinha sido lavado.

Uma comparação entre o que o consumidor esperava com relação ao serviço prestado pelo posto de gasolina e o que ele efetivamente recebeu expressa o conceito de

  • A custo
  • B desejo
  • C satisfação
  • D demanda
  • E necessidade
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