Responda a questão de acordo com a LDB.
De acordo com o artigo 21. A educação escolar compõe-se de:
I. Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; II. Educação superior. III. Especialização.
Assinale a alternativa correta.
Para formar leitores e escritores na escola, segundo Vygotsky, é importante considerar:
Acerca do Currículo, marque a opção INCORRETA.
Nilda Alves e Inês Barbosa de Oliveira, ao se debruçarem sobre o lugar da teoria e da prática em currículo, defendem que um processo não existe sem o outro. Nesse sentido, falam sobre “práticasteorias” e “aprenderensinar”. Nessa perspectiva, pensar e conceber a aprendizagemensino, segundo as autoras, é:
Sobre o processo de aprendizagem, marque a opção correta.
A Política Educacional brasileira tem como um dos seus pressupostos básicos a defesa da qualidade da educação que, nos anos 70 e 80, estava relacionada somente com as condições básicas de funcionamento das escolas. A partir da década de 90, sob o argumento de que o País investia muito na educação, porém gastava mal, foram eleitos outros fatores. Para entendimento desta questão, preencha corretamente as lacunas no texto que se segue.
A __________ e a __________ das escolas passaram a ser consideradas no tocante à avaliação da qualidade da educação, buscando-se atentar para os __________ por elas obtidos. Isso foi denominado de qualidade __________ da educação e incluía mobilizações pelo __________ à educação, bem como o compromisso com a superação das __________ sociais.
Qual a opção que contém a sequência correta?
Sobre a estrutura do How people learn (Como as pessoas aprendem – HPL), marque a opção correta.
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é referência nacional para os sistemas de ensino e para as instituições ou redes escolares públicas e privadas da Educação Básica, dos sistemas federal, estaduais, distrital e municipais, para construírem ou revisarem os seus currículos. Considerando o que preconiza a BNCC para o Ensino Fundamental, assinale, nas afirmativas que se seguem, SIM para as VERDADEIRAS e NÃO para as FALSAS.
( ) A BNCC, no Ensino Fundamental, está organizada em Áreas do Conhecimento.
( ) O Conselho Nacional de Educação (CNE), mediante proposta de comissão específica, deliberará se o Ensino Religioso no Ensino Fundamental terá tratamento como área do conhecimento ou como componente curricular da área de Ciências Humanas.
( ) A BNCC dos anos iniciais do Ensino Fundamental aponta para a necessária articulação com as experiências vividas na Educação Infantil.
( ) Conforme estabelece a BNCC, somente no 1º ano do Ensino Fundamental a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização.
( ) Em atendimento ao que determina a BNCC, as instituições escolares não poderão adotar no processo de construção de suas propostas pedagógicas, formas de organização e propostas de progressão próprios.
A opção que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:
Na contemporaneidade, o conceito de gestão escolar está associado à democratização e à participação consciente e responsável de toda a comunidade escolar, na busca da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem. Em relação à construção da gestão escolar no enfoque democrático, assinale com V ou F as afirmações que se seguem, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) A gestão democrática e participativa nos desafia a olhar a escola como centro do processo educativo e não como um elo mediador.
( ) Um dos fatores favoráveis à gestão escolar democrática é o próprio exemplo da cultura política brasileira, com sua horizontalidade nas relações de poder.
( ) O paradigma da gestão escolar democrática traz a ideia de conceber responsabilidades e olhares direcionados, de forma exclusiva, para a comunidade interna.
( ) A gestão democrática precisa se voltar para os diferentes espaços escolares que precisam ser considerados como espaços de participação e envolvimento de alunos e de suas famílias.
( ) A gestão escolar no enfoque democrático aponta para a necessidade de construção de novas formas de organização para efetivação de ações que fortaleçam as relações de convivência, entre os que formam a comunidade escolar.
A opção que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.
Nos pares de vocábulos abaixo, em qual apenas uma das palavras tem mais letras do que fonemas?
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.
Se os vocábulos “dúvida” (l. 17) e “esclarecimento” (l. 18) estivessem no plural, quantas outras alterações seriam necessárias para a manutenção da concordância na frase em questão?
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.
Considere o que se afirma sobre os seguintes termos do texto “Conforme” (l. 01), “Além disso” (l. 03), “Por isso” (l. 06-07) e “Entretanto” (l. 22):
I. São conjunções ou locuções conjuntivas coordenativas; ou seja, fazem parte de orações coordenadas.
II. Podem ser corretamente substituídas, no contexto em que se encontram, respectivamente por “Segundo”, Ademais, “Portanto” e “Todavia”.
III. Têm valor, respectivamente, de conformidade, adição, conclusão e adversidade.
IV. “Entretanto” também poderia ser corretamente substituído por “Contudo”, “No entanto”, “Embora” ou “Conquanto”.Quais estão corretas?
Borderline: o transtorno que faz pessoas irem
do "céu ao inferno" em horas
Tatiana Pronin
Uma alegria contagiante pode se transformar em tristeza profunda em um piscar de olhos porque alguém "pisou na bola". O amor intenso vira ódio profundo, porque a atitude foi interpretada como traição; o sentimento sai de controle e se traduz em gritos, palavrões e até socos. E, então, bate uma culpa enorme e o medo de ser abandonado, como sempre. Dá vontade de se cortar, de beber e até de morrer, porque a dor, o vazio e a raiva de si mesmo são insuportáveis. As emoções e comportamentos exaltados podem dar uma ideia do que vive alguém com transtorno de personalidade borderline (ou "limítrofe").
Reconhecido como um dos transtornos mais lesivos, leva a episódios de automutilação, abuso de substâncias e agressões físicas. Além disso, cerca de 10% dos pacientes cometem suicídio. Além da montanha-russa emocional e da dificuldade em controlar os impulsos, o borderline tende a enxergar a si mesmo e aos outros na base do "tudo ou nada", o que torna as relações familiares, amorosas, de amizade e até mesmo a com o médico ou terapeuta extremamente desgastantes.
Muitos comportamentos do "border" (apelido usado pelos especialistas) lembram os de um jovem rebelde sem tolerância à frustração. Mas, enquanto um adolescente problemático pode melhorar com o tempo ou depois de uma boa terapia, o adulto com o transtorno parece alguém cujo lado afetivo não amadurece nunca.
Ainda que seja inteligente, talentoso e brilhante no que faz, reage como uma criança ao se relacionar com os outros e com as próprias emoções — o que os psicanalistas chamam de "ego imaturo". Em muitos casos, o transtorno fica camuflado entre outros, como o bipolar, a depressão e o uso abusivo de álcool, remédios e drogas ilícitas.
De forma resumida, um transtorno de personalidade pode ser descrito como um jeito de ser, de sentir, se perceber e se relacionar com os outros que foge do padrão considerado "normal" ou saudável. Ou seja, causa sofrimento para a própria pessoa e/ou para os outros. Enquadrar um indivíduo em uma categoria não é fácil — cada pessoa é um universo, com características próprias. [...]
O diagnóstico é bem mais frequente entre as mulheres, mas estudos sugerem que a incidência seja igual em ambos os sexos. O que acontece é que elas tendem a pedir mais socorro, enquanto os homens são mais propensos a se meter em encrencas, ir para a cadeira ou até morrer mais precocemente por causa de comportamentos de risco. Quase sempre o transtorno é identificado em adultos jovens e os sintomas tendem a se tornar atenuados com o passar da idade.
Transtornos de personalidade são diferentes de transtornos mentais (como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, psicose etc.), embora seja difícil para leigos e desafiante até para especialistas fazer essa distinção, já que sobreposições ou comorbidades (existência de duas ou mais condições ao mesmo tempo) são muito frequentes. Não é raro que o borderline desenvolva transtorno bipolar, depressão, transtornos alimentares (em especial a bulimia), estresse pós-traumático, déficit de atenção/hiperatividade e transtorno por abuso de substâncias, entre outros. [...]
O paciente borderline sofre os períodos de instabilidade mais intensos no início da vida adulta. Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações porque o paciente coloca sua própria vida ou a dos outros em risco. Por volta dos 40 ou 50 anos, a maioria dos "borders" melhora bastante, probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento. [...]
A personalidade envolve não só aspectos herdados, mas também aprendidos, por isso a melhora é possível, ainda que seja difícil de acreditar no início. Se a psicoterapia é importante para ajudar o bipolar a identificar uma virada e evitar perdas, no transtorno de personalidade ela é o carro-chefe do tratamento. [...]
Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado, e são ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado. Os fármacos mais utilizados são os antidepressivos (flluoxetina, escitalopram, venlafaxina etc.), os estabilizadores de humor (lítio, lamotrigina, ácido valproico etc.), os antipsicóticos (olanzapina, risperidona, quietiapina etc.) e, em situações pontuais, sedativos ou remédios para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc.). Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo, porque podem afrouxar o controle dos impulsos, assim como o álcool, além de causarem dependência. [...]
Disponível em:
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/04/16/borderlinea-doenca-que-faz-10-dos-diagnosticados-cometerem-suicidio.htm. Acesso em: 04 jan. 2021.
( ) Os termos “diagnóstico” e “incidência” são acentuados devido à mesma regra de acentuação em Língua Portuguesa.
( ) No termo “frequente”, há um encontro consonantal em “fr”.( ) O vocábulo “mulheres” apresenta um dígrafo e um encontro consonantal.
( ) As palavras “frequente”, “mulheres” e “incidência” são todas paroxítonas. ( ) O termo “sexos” apresenta cinco letras e seis fonemas.(Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/ - texto adaptado especialmente para esta prova.)
Assinale a alternativa que indica o correto desenvolvimento, mantendo-se o mesmo sentido, da oração reduzida a seguir: “para se construir um time de sucesso nas empresas” (l. 02).
Marque a alternativa com informação INCORRETA.
Assim como no trecho “E, ainda perplexa, encaminhávamo-nos para a escola.” (l. 35-36), a colocação do pronome destacado respeita a norma-padrão da língua portuguesa, em:
A frase em que a palavra ou expressão destacada respeita as regras ortográficas e gramaticais da norma padrão é:
No texto, foram empregadas as palavras aí (l. 31) e ótimo (l. 35), ambas acentuadas graficamente.
Duas outras palavras corretamente acentuadas pelos mesmos motivos que aí e ótimo são, respectivamente,
Assinale a alternativa incorreta:
Ao psicólogo é vedado:
De acordo com o Professor Dalgalarrondo (2010), para Freud, o inconsciente é bem mais do que um simples estado mental fora da consciência. Ele é, embora obscuro, a estrutura mental mais importante do psiquismo humano. Sobre os princípios que regem o inconsciente, considere a alternativa que discorre sobre a Isenção de Contradição:
Sobre a saúde mental, analise:
(__)A abertura dos ambulatórios de saúde mental tanto possibilitou a reversão de uma rede de assistência curativista e calcada nas internações como contribuiu para a criação de novas demandas para atendimento em consultório. (__)Esses serviços abrigaram duas lógicas de funcionamento contrastantes e, ao mesmo tempo, resultantes da convergência dos movimentos de reforma psiquiátrica e sanitária: o modo asilar e o modo consular. (__)O modo asilar caracteriza-se por pouco levar em consideração a existência do sujeito, além de colocá-lo como centro do problema. A equipe de profissionais trabalha de forma conjunta e com base na medicalização, já o tratamento é baseado no diagnóstico psiquiátrico e considera-se que há sucesso quando há remissão dos sintomas e controle da crise.
Após análise, assinale a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
Pela teoria do Behaviorismo assinale a alternativa que melhor descreve o Reforço Negativo:
Assinale a questão que melhor completa a sequencia: "Carl Ranson Rogers (1902-1987), norte-americano, desenvolveu uma teoria de terapia que surgiu como a terceira via (terceira força) entre os campos predominantes na Psicologia na metade do século 20: a Psicanálise e o Behaviorismo. Revolucionário em sua posição antiautoritária e anticonvencional na atuação em terapia, propôs como condições necessárias e suficientes para que uma mudança construtiva de personalidade ocorra..."
A Teoria da Gestalt (ou teoria da forma), conhecida pelos estudos da percepção humana e por ter se afirmado como importante escola terapêutica, é considerada uma corrente precursora da Psicologia humanista.
Desta forma assinale a alternativa que informa o conceito insight:
"É processo da aprendizagem é o conhecimento dos próprios produtos cognitivos, isto é, o conhecimento que o sujeito tem sobre seu conhecimento. "trata-se de:
A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade. Sobre o papel da psicologia na ESF assinale a alternativa incorreta:
A terapia de grupo é um modelo psicoterápico introduzido nos anos 40 e que, desde então, passou por diversas adaptações para o uso na prática clínica. Novas teorias psicológicas, conceitos e cenários clínicos foram adaptados no trabalho com os grupos, de modo que atualmente diversas abordagens compõem o quadro dessa modalidade. Em termos conceituais entendemos a psicoterapia de grupo como uma modalidade psicoterápica com foco nas interações interpessoais para a mudança de padrões mal adaptativos. Ou seja, um dos seus pressupostos básicos (que inclusive a diferencia do atendimento individual) é apostar na “força” que a interação grupal tem para produzir mudanças de caráter interpessoal significativas. As propostas de trabalho são diversificadas, de modo que a composição dos grupos pode envolver o trabalho com algum transtorno mental (transtorno do pânico, depressão), questões relativas à saúde física (diabetes, HIV/AIDS, obesidade), modalidades que envolvem grupos rápidos e de grande rotatividade para pacientes hospitalizados, grupos abertos, grupos psicoeducacionais etc. Sobre os 11 fatores de mudança em psicoterapia de grupo , assinale a alternativa correta: