Resolver o Simulado Câmara Municipal de Carapicuíba - SP - Professor - RBO - Nível Superior

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Direito da Criança e do Adolescente

1

De acordo com a Lei 8069/90 ECA, sobre adoção, pode-se afirmar que:

  • A Os divorciados, os judicialmente separados e os ex-companheiros não podem adotar conjuntamente.
  • B O adotante há de ser, pelo menos, dezoito (18) anos mais velho do que o adotando.
  • C Não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando.
  • D Em se tratando de adotando maior de dez (10) anos de idade, será também necessário o seu consentimento.
2

O Estatuto da Criança e do Adolescente, no Título VII que se refere aos Crimes e das Infrações Administrativas determina:

  • A Pessoas que divulguem, total ou parcialmente, sem autorização devida, por qualquer meio de comunicação, nome, ato ou documento de procedimento policial, administrativo ou judicial relativo à criança ou adolescente a que se atribua ato infracional, pode receber uma multa de um salário de referência.
  • B Os responsáveis legais por crianças e adolescentes, que deixem de cumprir, dolosa ou culposamente, os deveres inerentes ao poder familiar decorrente de tutela ou guarda, podem receber multa de dois salários de referência
  • C Hotéis, pensões ou congêneres, que aceitarem criança ou adolescente desacompanhado dos pais ou responsável, ou sem autorização escrita desses ou da autoridade judiciária, comprovada a reincidência em período inferior a 30 dias, o estabelecimento receberá multa de um dia de funcionamento.
  • D Um profissional da saúde ou da educação, que porventura tenha conhecimento dos maus tratos provocados contra criança e adolescente e que deixem de comunicar às autoridades competentes, pode receber uma multa de 3 a 20 salários de referência.
  • E Instituições que anunciarem peças teatrais, filmes ou quaisquer representações ou espetáculos, sem indicar os limites de idade a que não se recomendem, podem receber multa de um salário de referência.
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De acordo com o art. 126 do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8069/90: “Antes de iniciado o procedimento judicial para apuração de ato infracional, o representante do Ministério Público poderá conceder, como forma de exclusão do processo, atendendo às circunstâncias e consequências do fato, ao contexto social, bem como à personalidade do adolescente e sua maior ou menor participação no ato infracional”. A sentença se refere ao(à)
  • A perdão.
  • B remissão.
  • C advertência em caráter reservado.
  • D advertência em caráter ostensivo.
  • E repreensão verbal.

Legislação Municipal

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Responda a questão de acordo com a Lei Orgânica do Município de Irati.

Marque “V” para verdadeiro e “F” para falso. De acordo com o Art. _____. O Município de Irati, entidade integrante da Federação Brasileira, é pessoa Jurídica de direito público interno, com autonomia política, administrativa e financeira, nos termos da Constituição Federal e desta Lei Orgânica. Marque a alternativa correta.

  • A 1º.
  • B 2º.
  • C 3º.
  • D 4º.
  • E 5º.
5

Responda a questão de acordo com a Lei Orgânica do Município de Irati.

Marque “V” para verdadeiro e “F” para falso.
( ) Art. 2º. O Município de Irati poderá firmar convênios ou consórcios com a União, Estados ou Municípios para a execução de lei, funções públicas, serviço ou decisão. ( ) Art. 4º. São assegurados, na sua ação nominativa e no âmbito de jurisdição do Município, a observância e o exercício dos princípios da liberdade, legalidade, igualdade e justa distribuição dos benefícios e encargos Públicos. ( ) Art. 5º. Os direitos e as garantias expressos nesta Lei Orgânica não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios adotados pela Constituição Federal e por ela própria. ( ) Art. 6º. Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos, ou diretamente. Assinale a alternativa correta.

  • A V, V, V, F.
  • B V, V, V, V.
  • C V, F, V, V.
  • D F, V, V, V.
  • E V, V, F, V.
6

Dentre os conceitos estatuídos pela Lei Complementar nº 7, de 28 de junho de 2002, a definição de “classe” consta na alternativa:

  • A é o agrupamento de classes de cargos, dispostos de acordo com a natureza profissional
  • B conjunto de carreiras, que indica a quantidade e qualidade da força de trabalho necessária ao desempenho das atividades normais e específicas da administração municipal
  • C o conjunto de cargos de idêntica natureza denominação e qualificação.
  • D o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser acometidas ao servidor
7

Marque “V” para verdadeiro e “F” para falso.


De acordo com o Art. _____. O Município de Irati, entidade integrante da Federação Brasileira, é pessoa Jurídica de direito público interno, com autonomia política, administrativa e financeira, nos termos da Constituição Federal e desta Lei Orgânica.


Marque a alternativa correta.

  • A 1º.
  • B 2º.
  • C 3º.
  • D 4º.
  • E 5º.
8

Marque “V” para verdadeiro e “F” para falso.


( ) Art. 2º. O Município de Irati poderá firmar convênios ou consórcios com a União, Estados ou Municípios para a execução de lei, funções públicas, serviço ou decisão.

( ) Art. 4º. São assegurados, na sua ação nominativa e no âmbito de jurisdição do Município, a observância e o exercício dos princípios da liberdade, legalidade, igualdade e justa distribuição dos benefícios e encargos Públicos.

( ) Art. 5º. Os direitos e as garantias expressos nesta Lei Orgânica não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios adotados pela Constituição Federal e por ela própria.

( ) Art. 6º. Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos, ou diretamente.


Assinale a alternativa correta.

  • A V, V, V, F.
  • B V, V, V, V.
  • C V, F, V, V.
  • D F, V, V, V.
  • E V, V, F, V.

Matemática

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O Edifício Residência tem 10 andares com 2,5 metros de altura cada, mais o térreo com 4 metros de altura e o Edifício Lar, que fica ao seu lado, tem 11 andares mais o térreo como 3,5 metros de altura cada. Qual a diferença entre as alturas dos dois prédios? (despreze a medida das lajes entre os andares)

  • A A diferença é de 54 metros.
  • B A diferença é de 13 metros.
  • C A diferença é de 1 metro.
  • D A diferença é de 10 metros.
10
Uma torneira despeja 15 litros de água por minuto em um reservatório de 2.000 litros que tem um vazamento, perdendo 5 litros por minuto. Em quanto tempo o reservatório ficará cheio?
  • A 3 horas.
  • B 2 horas e 30 minutos.
  • C 3 horas e 20 minutos.
  • D 4 horas.
  • E 2 horas e 50 minutos.
11

Uma pessoa pegou quantia de R$ 21 500,00 emprestada a uma taxa de juros de 2,5% ao mês. Aplicando-se o sistema de juros simples, o valor que deverá ser pago para a quitação da dívida, 10 meses depois, é:

  • A R$ 21 850,00
  • B R$ 26 500,00
  • C R$ 26 875,00
  • D R$ 28 758,00
12

Sabendo que um investidor fez três depósitos de valores X, Y e Z totalizando R$ 3.660,00. Se de Z subtrairmos Y teremos R$ 305,00. Y corresponde a 3/5 de X. Calcule o valor do menor depósito.

  • A R$ 815,00
  • B R$ 855,00
  • C R$ 915,00
  • D R$ 955,00
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Lúcia comprou um sofá por R$ 2400,00 e uma cômoda por R$ 680,00. Por ter perdido o emprego resolveu vendê-los. Consegui vender a cômoda com 25% de desconto e o sofá com 15% de lucro. No total, teve lucro ou prejuízo com as vendas?

  • A lucro de R$ 330,00
  • B lucro de R$ 240,00
  • C lucro de R$ 190,00
  • D prejuízo de R$ 80,00

Pedagogia

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Segundo Paulo Freire em seu livro Pedagogia da Autonomia, o que é o ato de ensinar, marque a alternativa CORRETA.

  • A É basicamente a aplicação de provas com avaliações diárias do aprendizado do aluno.
  • B Não é transferir conhecimento, nem tão pouco pode-se deixar criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.
  • C É deixar o aluno aprender tudo sozinho, sem a necessidade do professor nesse processo.
  • D Não é só transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.
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Para que a aula seja efetivamente dada aos alunos ela deve passar por um momento de planejamento da ação pelo professor. Diante disso, abaixo estão algumas ações desse planejamento, marque a alternativa CORRETA.

  • A As metas e objetivos do plano de aula podem ou não fazer parte do planejamento.
  • B A avaliação é algo sem nenhuma importância no planejamento das aulas.
  • C A seleção de conteúdo não é relevante para o planejamento de aula.
  • D Quais procedimentos serão adotados durante a aula faz parte do planejamento.
16

De acordo com o ECA, é proibida a venda à criança ou ao adolescente de:


I. Armas, munições e explosivos;

II. Bebidas alcoólicas;

III. Produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica ainda que por utilização indevida;

IV. Fogos de estampido e de artifício, inclusive os chamados

V. Bilhetes lotéricos e equivalentes.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A Apenas os itens I e III estão corretos
  • B Apenas os itens II e IV estão corretos
  • C Apenas o item IV está incorreto
  • D Apenas os itens I, II e III estão corretos
  • E Todos os itens estão corretos
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De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, quanto às etapas correspondentes aos diferentes momentos constitutivos do desenvolvimento educacional, a Educação Básica compreende:
Marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:
( ) Creche: englobando as diferentes etapas do desenvolvimento da criança até 3 (três) anos e 11 (onze) meses; ( ) Pré-Escola, com duração de 2 (dois) anos. ( ) Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, com duração de 9 (nove) anos, é organizado e tratado em duas fases: a dos 5 (cinco) anos iniciais e a dos 4 (quatro) anos finais; ( ) Ensino Médio, com duração máxima de 3 (três) anos.
Assinale a alternativa CORRETA:
  • A V, V, F, V
  • B F, V, F, V
  • C V, V, V, F
  • D F, F, V, V
  • E V, F, F, V
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Diante da teoria da aprendizagem de ____________________ é proposto que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos.
Assinale a alternativa que completa a lacuna no texto corretamente.

  • A Albert Bandura.
  • B Jerome Bruner.
  • C Carl Rogers.
  • D David Ausubel.
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O método Paulo Freire tem como fio condutor a alfabetização visando a libertação. Essa libertação não se dá somente no campo cognitivo, mas acontece essencialmente nos campos social e político. Para melhor entender precisamos ter clareza dos princípios que constituem o método.
Sendo assim, marque a alternativa CORRETA:
  • A O primeiro princípio diz respeito a politicidade do ato educativo, não existe educação neutra. O segundo princípio diz respeito a dialogicidade do ato educativo, a base pedagogia é o diálogo.
  • B O primeiro princípio diz respeito a libertação, o segundo princípio a autonomia.
  • C O primeiro princípio diz respeito a opressão, o segundo princípio a dialogicidade.
  • D O primeiro princípio diz respeito a politicidade do ato educativo, o segundo princípio a pesquisa sociológica.
  • E O primeiro princípio diz respeito a educação neutra, o segundo princípio a educação onde a figura de autoridade do professor prevalece.
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Para que a aula seja efetivamente dada aos alunos ela deve passar por um momento de planejamento da ação pelo professor. Diante disso, abaixo estão algumas ações desse planejamento, marque a alternativa CORRETA.

  • A Quais procedimentos serão adotados durante a aula faz parte do planejamento.
  • B A seleção de conteúdo não é relevante para o planejamento de aula.
  • C As metas e objetivos do plano de aula podem ou não fazer parte do planejamento.
  • D A avaliação é algo sem nenhuma importância no planejamento das aulas.
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Segundo Vasconcellos, o processo de elaboração do planejamento possui três dimensões básicas, sendo elas:
I. Realidade II. Finalidade III. Plano de mediação IV. Metodologia V. Diagnóstico VI. Organização Curricular
Assinale a alternativa CORRETA:
  • A Apenas os itens I, II e III estão corretos.
  • B Apenas os itens II, III e IV estão corretos.
  • C Apenas os itens III, IV e V estão corretos.
  • D Apenas os itens II, IV e VI estão corretos.
  • E Apenas os itens II, III e VI estão corretos.
22

1."A escola impõe o silêncio e a imobilidade a seres que devem aprender a agir e a se expressar, depois do entorpecimento físico, ela faz o torpor mental". 2."As crianças são as construtoras da humanidade, não são os adultos que constroem as crianças, mas as crianças que fazem os adultos. O adulto depende dos esforços da criança".
Acima estão dois trechos de quais autores, marque a alternativa CORRETA.

  • A 1. Decroly; 2. Montessori.
  • B 1. Ruben Alves; 2. Libaneo.
  • C 1. Vygotsky; 2. Gardner.
  • D 1. Wallon; 2. Freinet.
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Segundo Libâneo, a tendência ___________ é um método centrado no aluno. A escola tem papel de formadora de atitudes, preocupando-se mais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna do trecho acima:
  • A Renovadora não diretiva
  • B Renovadora progressiva
  • C Libertadora
  • D Libertária
  • E Crítico social dos conteúdos.

Português

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Assinale a alternativa correta sobre o uso de crase:

  • A Estou à procura de conhecimento.
  • B Não vendemos à prazo.
  • C Estava à celebrar sua prova.
  • D Requeiro à V.Sa., a minha contratação.
25
Há uns que querem tomar a vacina, outros não. Um dos pontos mais importantes a considerar, em tal polêmica, é o fato de que vivemos no mundo com os outros.
Considerando o texto, a palavra tal é um
  • A pronome indefinido
  • B pronome demonstrativo.
  • C conjunção coordenada.
  • D artigo definido.
  • E partícula integrante.
26

Ismália

Alphonsus de Guimaraens


Quando Ismália enlouqueceu,

Pôs-se na torre a sonhar...

Viu uma lua no céu,

Viu outra lua no mar.


No sonho em que se perdeu,

Banhou-se toda em luar...

Queria subir ao céu,

Queria descer ao mar...


E, no desvario seu,

Na torre pôs-se a cantar...

Estava perto do céu,

Estava longe do mar...


E como um anjo pendeu

As asas para voar...

Queria a lua do céu,

Queria a lua do mar...


As asas que Deus lhe deu

Ruflaram de par em par...

Sua alma subiu ao céu,

Seu corpo desceu ao mar... 

No final da poesia pode-se concluir que:

  • A A heroína é morta pelo seu companheiro de maneira trágica e bela.
  • B A loucura da heroína é vista de maneira agressiva e negativa.
  • C As asas e o anjo geram a face do suicídio – metaforizado pelo voo.
  • D Ismália é um ser divino. Ela torna-se um anjo no final do poema.
27

Assinale a alternativa que completa corretamente:


I-O apartamento......moro é muito bonito.

II-Este foi o capitulo........gostei mais.

III-O anuncio......enredo é fraco, tem dado grande prejuízo

  • A onde/ que/ cujo
  • B em que/ de que/ cujo o
  • C em que/ de que/ cujo
  • D em que/ de que/ cujo
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Nosso colega está doente. As palavras grifadas são:

  • A Predicativo nominal.
  • B Predicativo verbal.
  • C Predicativo verbo nominal.
  • D Oração sem predicativo.
29

Ismália

Alphonsus de Guimaraens


Quando Ismália enlouqueceu,

Pôs-se na torre a sonhar...

Viu uma lua no céu,

Viu outra lua no mar.


No sonho em que se perdeu,

Banhou-se toda em luar...

Queria subir ao céu,

Queria descer ao mar...


E, no desvario seu,

Na torre pôs-se a cantar...

Estava perto do céu,

Estava longe do mar...


E como um anjo pendeu

As asas para voar...

Queria a lua do céu,

Queria a lua do mar...


As asas que Deus lhe deu

Ruflaram de par em par...

Sua alma subiu ao céu,

Seu corpo desceu ao mar... 

Sobre os versos: “Viu uma lua no céu, Viu outra lua no mar.”, é INCORRETO afirmar:

  • A A lua é representada tanto como objeto de tensão como de desejo.
  • B A loucura de Ismália subverte a percepção da realidade e ela imagina ver dois astros distintos.
  • C A lua que Ismália viu no mar refere-se ao reflexo da lua no mar.
  • D Os extremos do céu e do mar atenuam a agitação interior da personagem.
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Ismália

Alphonsus de Guimaraens


Quando Ismália enlouqueceu,

Pôs-se na torre a sonhar...

Viu uma lua no céu,

Viu outra lua no mar.


No sonho em que se perdeu,

Banhou-se toda em luar...

Queria subir ao céu,

Queria descer ao mar...


E, no desvario seu,

Na torre pôs-se a cantar...

Estava perto do céu,

Estava longe do mar...


E como um anjo pendeu

As asas para voar...

Queria a lua do céu,

Queria a lua do mar...


As asas que Deus lhe deu

Ruflaram de par em par...

Sua alma subiu ao céu,

Seu corpo desceu ao mar... 

A palavra “se” em “Pôs-se na torre a sonhar...” desempenha função de:

  • A conjunção subordinativa condicional.
  • B construção de sujeito indeterminado.
  • C pronome reflexivo.
  • D construção de voz passiva.
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Quando vier a Primavera


Quando vier a Primavera,

Se eu já estiver morto,

As flores florirão da mesma maneira

E as árvores não serão menos verdes que na Primavera passada.

A realidade não precisa de mim.

Sinto uma alegria enorme

Ao pensar que a minha morte não tem importância nenhuma.

Se soubesse que amanhã morria

E a Primavera era depois de amanhã,

Morreria contente, porque ela era depois de amanhã.

Se esse é o seu tempo, quando havia ela de vir senão no seu tempo?

Gosto que tudo seja real e que tudo esteja certo;

E gosto porque assim seria, mesmo que eu não gostasse.

Por isso, se morrer agora, morro contente,

Porque tudo é real e tudo está certo.

Podem rezar latim sobre o meu caixão, se quiserem.

Se quiserem, podem dançar e cantar à roda dele.

Não tenho preferências para quando já não puder ter preferências.

O que for, quando for, é que será o que é.

Alberto Caeiro  

Neste poema pode-se observar:


I- Na frase “Se eu já estiver morto, as flores florirão da mesma maneira”, o poeta nos diz que tudo que a natureza faz é pensando na vida individual de cada pessoa

II- A angustia do poeta frente a morte

III-O eu lírico aceita a morte como algo natural e crê na vida espiritual

IV-O eu lírico não aceita seu destino

V-O eu lírico importa em ver, de forma objetiva e espontânea, a realidade que o envolve e ignora os pensamentos metafísicos.


Está correto

  • A I, II, III,IV e V
  • B I,III,IV e V
  • C I e III
  • D V
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Ismália

Alphonsus de Guimaraens


Quando Ismália enlouqueceu,

Pôs-se na torre a sonhar...

Viu uma lua no céu,

Viu outra lua no mar.


No sonho em que se perdeu,

Banhou-se toda em luar...

Queria subir ao céu,

Queria descer ao mar...


E, no desvario seu,

Na torre pôs-se a cantar...

Estava perto do céu,

Estava longe do mar...


E como um anjo pendeu

As asas para voar...

Queria a lua do céu,

Queria a lua do mar...


As asas que Deus lhe deu

Ruflaram de par em par...

Sua alma subiu ao céu,

Seu corpo desceu ao mar... 

O uso de “queria subir” e “queria descer” assinala a inconstância dos desejos de Ismália. Assim pode-se afirmar que foram usadas como qual figura de linguagem?

  • A antítese.
  • B paradoxo.
  • C metonímia.
  • D gradação.
33

"E ali dançaram tanta dança

que a vizinhança toda despertou".


Qual a figura de linguagem em dançaram tanta dança?

  • A Pleonasmo
  • B Metonímia
  • C Antítese
  • D Sinestesia

Raciocínio Lógico

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Determine de quantas maneiras é possível se locomover de A a C, passando por B, sabendo que de A para B são 5 caminhos e de B para C são 3 caminhos.

  • A 15
  • B 20
  • C 30
  • D 45
35

Uma pesquisa sobre grupos sanguíneos realizada em uma unidade de saúde com 2.000 pessoas constatou que, 940 pessoas tinham o antígeno A, 460 pessoas tinham o antígeno B e 900 pessoas não tinham nenhum dos dois. Determine o número de pessoas que tem os antígenos A e B simultaneamente.

  • A 300 pessoas
  • B 750 pessoas
  • C 420 pessoas
  • D 600 pessoas
  • E 350 pessoas
36
Sejam os conjuntos A = {1, 2, 3,7} e B = {2, 3, 5, 8,9}, determine o conjunto A – B.
  • A {1,7}
  • B {1}
  • C {1,7,8,9}
  • D {8,9}
  • E {2,3}
37
Euclides, Arquimedes, Isaac, Henri e Rene participaram de um campeonato de soletração, cuja pontuação mais alta, dentre os participantes, foi 24. Euclides obteve a metade da pontuação obtida por Arquimedes. Isaac, alcançou pontuação correspondente à média aritmética das pontuações de Rene e Arquimedes. Henri, conquistou a mesma pontuação que Rene e o quádruplo da pontuação de Euclides. Dentre os cincos participantes, a terceira maior nota, foi igual a:
  • A 12.
  • B 18.
  • C 08.
  • D Nenhuma das alternativas.
38

Quantos subconjuntos possui o conjunto das vogais?

  • A 10
  • B 25
  • C 32
  • D 50
  • E 56

Legislação Federal

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De acordo com a Lei 9394/96 LDB, julgue as seguintes afirmativas:


I. O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e inglesa.

II. No currículo do ensino fundamental, a partir do sexto ano, será ofertada a língua inglesa.

III. A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 4 (quatro) horas mensais.

IV.O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.


São corretas as afirmativas:

  • A I, II e III.
  • B II e IV.
  • C I, III e IV.
  • D todas afirmativas.
40

João Paulo e Cláudia estavam em análise da Lei nº 9.394/1994 e entraram em discordância em relação ao atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino. Cláudia sustentava que tal atendimento educacional especializado deve ser garantido pelo dever do Estado de prestar educação escolar pública. João Paulo, por outro lado, sustentava que o atendimento educacional especializado seria possível apenas na rede privada. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:

  • A João Paulo tem razão.
  • B Ambos têm razão.
  • C Cláudia tem razão.
  • D Ambos estão equivocados.
41
Considerando a Lei nº 8.842/94, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso e dá outras providências, numere a coluna B pela coluna A, identificando as ações governamentais previstas por cada área, conforme o Art. 10 da referida Lei.
COLUNA A
I. Na área de promoção e assistência social. II. Na área de saúde. III. Na área de educação. IV. Na área de trabalho e previdência social. V. Na área de habitação e urbanismo. VI. Na área de justiça. VII. Na área de cultura, esporte e lazer.
COLUNA B
( ) Desenvolver programas educativos, especialmente nos meios de comunicação, a fim de informar a população sobre o processo de envelhecimento. ( ) Valorizar o registro da memória e a transmissão de informações e habilidades do idoso aos mais jovens, como meio de garantir a continuidade e a identidade cultural. ( ) Zelar pela aplicação das normas sobre o idoso determinando ações para evitar abusos e lesões a seus direitos. ( ) Planejar, coordenar, supervisionar e financiar estudos, levantamentos, pesquisas e publicações sobre a situação social do idoso. ( ) Prevenir, promover, proteger e recuperar a saúde do idoso, mediante programas e medidas profiláticas. ( ) Garantir mecanismos que impeçam a discriminação do idoso quanto a sua participação no mercado de trabalho, no setor público e privado. ( ) Elaborar critérios que garantam o acesso da pessoa idosa à habitação popular.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
  • A VI – III – II – V – I – VII – IV.
  • B III – VII – VI – I – II – IV – V.
  • C VII – VI – V – IV – III – II – I.
  • D II – I – III – IV – V – VII – VI.
  • E I – II – IV – VI – VII – V – III.
42
A Lei nº 8.842/94 dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Numere a coluna B pela coluna A, identificando os princípios e as diretrizes previstas na referida Lei.
COLUNA A
I. Princípio. II. Diretriz.
COLUNA B
( ) A participação do idoso, através de suas organizações representativas, na formulação, implementação e avaliação das políticas, planos, programas e projetos a serem desenvolvidos. ( ) O processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos. ( ) O idoso deve ser o principal agente e o destinatário das transformações a serem efetivadas através desta política. ( ) As diferenças econômicas, sociais, regionais e, particularmente, as contradições entre o meio rural e o urbano do Brasil deverão ser observadas pelos poderes públicos e pela sociedade em geral, na aplicação desta lei. ( ) A priorização do atendimento ao idoso em órgãos públicos e privados prestadores de serviços, quando desabrigados e sem família.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
  • A I – I – I – II – II.
  • B II – II – II – I – I.
  • C I – II – II – II – I.
  • D II – I – I – I – II.
  • E I – II – I – II – I.
43

Sobre o ensino fundamental, assinale a alternativa correta, de acordo com a Lei n° 9.394/96:

  • A O ensino fundamental é obrigatório, e tem duração de 10 (dez) anos, sendo gratuito na escola pública e iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade.
  • B O ensino fundamental é obrigatório, e tem duração de 9 (nove) anos, sendo pago na escola pública e iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade.
  • C O ensino fundamental é obrigatório, e tem duração de 9 (nove) anos, sendo gratuito na escola pública e iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade.
  • D O ensino fundamental é obrigatório, e tem duração de 8 (oito) anos, sendo gratuito na escola pública e iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade.

Conhecimentos de Serviços Gerais

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Os coeficientes de mortalidade têm importância específica na organização de um sistema de saúde, pois permitem análises e intervenções precisas na realidade de saúde de uma comunidade. Considerando‐se essa informação, um coeficiente que representa um indicador sensível das condições de vida e saúde de uma comunidade é o coeficiente de

  • A natimortalidade.
  • B mortalidade neonatal precoce.
  • C mortalidade neonatal tardia.
  • D mortalidade infantil.
  • E mortalidade perinatal.
45

Uma das fases da cadeia produtiva do gás natural é a de condicionamento, que consiste em

  • A retirar contaminantes para transferência aos centros processadores.
  • B preparar os poços para início de produção.
  • C transferir, através de dutos, para as unidades de processamento.
  • D separar da fase líquida para venda ao consumidor final.
  • E transportar para as companhias distribuidoras.
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O gás natural no estado liquefeito, conhecido como GNL, passa por um processo em que sua temperatura é reduzida para aproximadamente -160 °C e seu volume reduzido em aproximadamente 600 vezes. As etapas básicas para realização do GNL são:

  • A Produção do gás - Transporte - Liquefação - Armazenamento - Distribuição - Usuário final.
  • B Produção do gás - Armazenamento - Liquefação - Transporte - Distribuição - Usuário final.
  • C Compressão do gás - Distribuição - Transporte - Liquefação - Regaseificação - Usuário final.
  • D Produção do gás - Liquefação - Transporte - Regaseificação - Distribuição - Usuário final.
  • E Compressão do gás - Liquefação - Regaseificação - Transporte - Distribuição - Usuário final.
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A comercialização do gás natural para o consumidor final é exercida

  • A pelo órgão regulador.
  • B pelo transportador.
  • C pelo produtor.
  • D pelo importador.
  • E pela distribuidora.
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A co-geração é um dos segmentos de utilização do gás natural, que pode ser utilizado em

  • A aquecimento de fornos em indústria vidreira.
  • B resfriamento de ar em shopping centers.
  • C queima de gás em residências.
  • D aquecimento de fornos industriais de restaurantes.
  • E compressão em cilindros de gás natural.
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Assinale a alternativa que apresenta a principal tarefa executada pelo almoxarife.
  • A Controlar a saída do material requisitado pelos funcionários da obra.
  • B Assentar sempre as lajotas em prumo.
  • C Fiscalizar a parte técnica da obra ou serviço.
  • D O almoxarife não deve ser responsável pela saída e entrada de materiais.
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