Resolver o Simulado Prefeitura Municipal de Osasco - Coordenador Pedagógico - Orientador Educacional - RBO - Nível Superior

0 / 30

Matemática

1

Um determinado valor foi aplicado em um fundo de investimentos a uma taxa de juros compostos de 20% ao ano. Dados log 3 = 0,477 e log 1,2 = 0,079, é CORRETO afirmar que esse capital triplicará seu valor em, aproximadamente:

  • A cinco anos
  • B seis anos
  • C sete anos
  • D oito anos
2

Uma pessoa pegou quantia de R$ 21 500,00 emprestada a uma taxa de juros de 2,5% ao mês. Aplicando-se o sistema de juros simples, o valor que deverá ser pago para a quitação da dívida, 10 meses depois, é:

  • A R$ 21 850,00
  • B R$ 26 500,00
  • C R$ 26 875,00
  • D R$ 28 758,00
3

Sabendo que um investidor fez três depósitos de valores X, Y e Z totalizando R$ 3.660,00. Se de Z subtrairmos Y teremos R$ 305,00. Y corresponde a 3/5 de X. Calcule o valor do menor depósito.

  • A R$ 815,00
  • B R$ 855,00
  • C R$ 915,00
  • D R$ 955,00
4

Lúcia comprou um sofá por R$ 2400,00 e uma cômoda por R$ 680,00. Por ter perdido o emprego resolveu vendê-los. Consegui vender a cômoda com 25% de desconto e o sofá com 15% de lucro. No total, teve lucro ou prejuízo com as vendas?

  • A lucro de R$ 330,00
  • B lucro de R$ 240,00
  • C lucro de R$ 190,00
  • D prejuízo de R$ 80,00
5

Sabendo que o Marcela realiza um plantão a cada 6 dias e Antonia a cada 9 dias e supondo que realizaram um plantão em conjunto hoje, voltarão a fazê-lo novamente depois de:

  • A 12 dias.
  • B 18 dias.
  • C 24 dias.
  • D 36 dias.
6

Um ventilador é vendido em duas lojas. Na loja de Aparecida, o preço é R$ 50,00 mais caro que na loja de Roseira. Percebendo que as vendas dos eletrodomésticos estavam baixas, a loja de Aparecida ofereceu um desconto de 25% de forma que seu ventilador passou ater o mesmo preço que da loja de Roseira. Qual é o valor do ventilador na loja de Roseira?

  • A R$ 250,00
  • B R$ 200,00
  • C R$ 150,00
  • D R$ 120,00
7

No último vestibular realizado em uma universidade, o curso de biomedicina apresentou concorrência de três vagas para cada 20 candidatos. Se o curso oferece 720 vagas, qual o número de candidatos?

  • A 2.160
  • B 4.800
  • C 6.400
  • D 14.400
8

A Prefeitura de Roseira encomendou a impressão de 18.200 cartilhas informativas acerca das medidas necessárias para prevenir os casos de Covid. A gráfica do município responsável pelo serviço comunicou que, desde a impressão até a encadernação do material, precisa de 5 horas para preparar 650 cartilhas. Admitindo o tempo médio estimado pela copiadora, quantas horas serão necessárias para a produção de todas as cartilhas?

  • A 120 horas
  • B 140 horas
  • C 180 horas
  • D 200 horas
9

Luzia percorre o caminho de sua casa até o trabalho em 30 minutos caminhando 48 passos por minuto. Quantos minutos ela levaria para realizar o mesmo percurso caminhando 36 passos por minuto?

  • A 32
  • B 35
  • C 38
  • D 40
10

Um caminhão pipa tem capacidade de 28m3 de água. Esse volume representado em litros é:

  • A 280 litros
  • B 2.800 litros
  • C 28.000 litros
  • D 28.0000 litros

Pedagogia

11

Segundo Paulo Freire em seu livro Pedagogia da Autonomia, o que é o ato de ensinar, marque a alternativa CORRETA.

  • A É basicamente a aplicação de provas com avaliações diárias do aprendizado do aluno.
  • B Não é só transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.
  • C Não é transferir conhecimento, nem tão pouco pode-se deixar criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.
  • D É deixar o aluno aprender tudo sozinho, sem a necessidade do professor nesse processo.
12

Diante da teoria da aprendizagem de ____________________ é proposto que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos.
Assinale a alternativa que completa a lacuna no texto corretamente.

  • A Albert Bandura.
  • B Jerome Bruner.
  • C David Ausubel.
  • D Carl Rogers.
13

As mídias eletrônicas estão cada vez mais integradas com a educação, especialmente no momento atual de crise de saúde vivida pelo mundo. Sobre esse assunto, marque a alternativa INCORRETA.

  • A Nenhum professor apresentou dificuldades no modelo de ensino por mídias durante a pandemia, pois antes dela, as mídias já eram massivamente utilizadas nas escolas.
  • B Antes do período da pandemia, o professor ao utilizar as mídias em suas aulas possuía uma representação de inovação, pois acreditava estar fazendo algo diferente.
  • C As mídias, anteriormente à pandemia eram utilizadas especialmente com o objetivo de aumentar a motivação dos estudantes para a aprendizagem.
  • D Existe a necessidade de se construir competências adequadas ao perfil do professor mídia-educador.
14

Segundo Paulo Freire em seu livro Pedagogia da Autonomia, o que é o ato de ensinar, marque a alternativa CORRETA.

  • A É basicamente a aplicação de provas com avaliações diárias do aprendizado do aluno.
  • B Não é transferir conhecimento, nem tão pouco pode-se deixar criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.
  • C É deixar o aluno aprender tudo sozinho, sem a necessidade do professor nesse processo.
  • D Não é só transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.
15

Para que a aula seja efetivamente dada aos alunos ela deve passar por um momento de planejamento da ação pelo professor. Diante disso, abaixo estão algumas ações desse planejamento, marque a alternativa CORRETA.

  • A As metas e objetivos do plano de aula podem ou não fazer parte do planejamento.
  • B A avaliação é algo sem nenhuma importância no planejamento das aulas.
  • C A seleção de conteúdo não é relevante para o planejamento de aula.
  • D Quais procedimentos serão adotados durante a aula faz parte do planejamento.
16

De acordo com o ECA, é proibida a venda à criança ou ao adolescente de:


I. Armas, munições e explosivos;

II. Bebidas alcoólicas;

III. Produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica ainda que por utilização indevida;

IV. Fogos de estampido e de artifício, inclusive os chamados

V. Bilhetes lotéricos e equivalentes.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A Apenas os itens I e III estão corretos
  • B Apenas os itens II e IV estão corretos
  • C Apenas o item IV está incorreto
  • D Apenas os itens I, II e III estão corretos
  • E Todos os itens estão corretos
17
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, quanto às etapas correspondentes aos diferentes momentos constitutivos do desenvolvimento educacional, a Educação Básica compreende:
Marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:
( ) Creche: englobando as diferentes etapas do desenvolvimento da criança até 3 (três) anos e 11 (onze) meses; ( ) Pré-Escola, com duração de 2 (dois) anos. ( ) Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, com duração de 9 (nove) anos, é organizado e tratado em duas fases: a dos 5 (cinco) anos iniciais e a dos 4 (quatro) anos finais; ( ) Ensino Médio, com duração máxima de 3 (três) anos.
Assinale a alternativa CORRETA:
  • A V, V, F, V
  • B F, V, F, V
  • C V, V, V, F
  • D F, F, V, V
  • E V, F, F, V
18

Diante da teoria da aprendizagem de ____________________ é proposto que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos.
Assinale a alternativa que completa a lacuna no texto corretamente.

  • A Albert Bandura.
  • B Jerome Bruner.
  • C Carl Rogers.
  • D David Ausubel.
19
O método Paulo Freire tem como fio condutor a alfabetização visando a libertação. Essa libertação não se dá somente no campo cognitivo, mas acontece essencialmente nos campos social e político. Para melhor entender precisamos ter clareza dos princípios que constituem o método.
Sendo assim, marque a alternativa CORRETA:
  • A O primeiro princípio diz respeito a politicidade do ato educativo, não existe educação neutra. O segundo princípio diz respeito a dialogicidade do ato educativo, a base pedagogia é o diálogo.
  • B O primeiro princípio diz respeito a libertação, o segundo princípio a autonomia.
  • C O primeiro princípio diz respeito a opressão, o segundo princípio a dialogicidade.
  • D O primeiro princípio diz respeito a politicidade do ato educativo, o segundo princípio a pesquisa sociológica.
  • E O primeiro princípio diz respeito a educação neutra, o segundo princípio a educação onde a figura de autoridade do professor prevalece.
20

Para que a aula seja efetivamente dada aos alunos ela deve passar por um momento de planejamento da ação pelo professor. Diante disso, abaixo estão algumas ações desse planejamento, marque a alternativa CORRETA.

  • A Quais procedimentos serão adotados durante a aula faz parte do planejamento.
  • B A seleção de conteúdo não é relevante para o planejamento de aula.
  • C As metas e objetivos do plano de aula podem ou não fazer parte do planejamento.
  • D A avaliação é algo sem nenhuma importância no planejamento das aulas.

Português

21

Assinale a alternativa correta sobre o uso de crase:

  • A Estou à procura de conhecimento.
  • B Não vendemos à prazo.
  • C Estava à celebrar sua prova.
  • D Requeiro à V.Sa., a minha contratação.
22

Ismália

Alphonsus de Guimaraens


Quando Ismália enlouqueceu,

Pôs-se na torre a sonhar...

Viu uma lua no céu,

Viu outra lua no mar.


No sonho em que se perdeu,

Banhou-se toda em luar...

Queria subir ao céu,

Queria descer ao mar...


E, no desvario seu,

Na torre pôs-se a cantar...

Estava perto do céu,

Estava longe do mar...


E como um anjo pendeu

As asas para voar...

Queria a lua do céu,

Queria a lua do mar...


As asas que Deus lhe deu

Ruflaram de par em par...

Sua alma subiu ao céu,

Seu corpo desceu ao mar... 

Sobre os versos: “Viu uma lua no céu, Viu outra lua no mar.”, é INCORRETO afirmar:

  • A A lua é representada tanto como objeto de tensão como de desejo.
  • B A loucura de Ismália subverte a percepção da realidade e ela imagina ver dois astros distintos.
  • C A lua que Ismália viu no mar refere-se ao reflexo da lua no mar.
  • D Os extremos do céu e do mar atenuam a agitação interior da personagem.
23

Ismália

Alphonsus de Guimaraens


Quando Ismália enlouqueceu,

Pôs-se na torre a sonhar...

Viu uma lua no céu,

Viu outra lua no mar.


No sonho em que se perdeu,

Banhou-se toda em luar...

Queria subir ao céu,

Queria descer ao mar...


E, no desvario seu,

Na torre pôs-se a cantar...

Estava perto do céu,

Estava longe do mar...


E como um anjo pendeu

As asas para voar...

Queria a lua do céu,

Queria a lua do mar...


As asas que Deus lhe deu

Ruflaram de par em par...

Sua alma subiu ao céu,

Seu corpo desceu ao mar... 

A palavra “se” em “Pôs-se na torre a sonhar...” desempenha função de:

  • A conjunção subordinativa condicional.
  • B construção de sujeito indeterminado.
  • C pronome reflexivo.
  • D construção de voz passiva.
24

Quando vier a Primavera


Quando vier a Primavera,

Se eu já estiver morto,

As flores florirão da mesma maneira

E as árvores não serão menos verdes que na Primavera passada.

A realidade não precisa de mim.

Sinto uma alegria enorme

Ao pensar que a minha morte não tem importância nenhuma.

Se soubesse que amanhã morria

E a Primavera era depois de amanhã,

Morreria contente, porque ela era depois de amanhã.

Se esse é o seu tempo, quando havia ela de vir senão no seu tempo?

Gosto que tudo seja real e que tudo esteja certo;

E gosto porque assim seria, mesmo que eu não gostasse.

Por isso, se morrer agora, morro contente,

Porque tudo é real e tudo está certo.

Podem rezar latim sobre o meu caixão, se quiserem.

Se quiserem, podem dançar e cantar à roda dele.

Não tenho preferências para quando já não puder ter preferências.

O que for, quando for, é que será o que é.

Alberto Caeiro  

Neste poema pode-se observar:


I- Na frase “Se eu já estiver morto, as flores florirão da mesma maneira”, o poeta nos diz que tudo que a natureza faz é pensando na vida individual de cada pessoa

II- A angustia do poeta frente a morte

III-O eu lírico aceita a morte como algo natural e crê na vida espiritual

IV-O eu lírico não aceita seu destino

V-O eu lírico importa em ver, de forma objetiva e espontânea, a realidade que o envolve e ignora os pensamentos metafísicos.


Está correto

  • A I, II, III,IV e V
  • B I,III,IV e V
  • C I e III
  • D V
25

Ismália

Alphonsus de Guimaraens


Quando Ismália enlouqueceu,

Pôs-se na torre a sonhar...

Viu uma lua no céu,

Viu outra lua no mar.


No sonho em que se perdeu,

Banhou-se toda em luar...

Queria subir ao céu,

Queria descer ao mar...


E, no desvario seu,

Na torre pôs-se a cantar...

Estava perto do céu,

Estava longe do mar...


E como um anjo pendeu

As asas para voar...

Queria a lua do céu,

Queria a lua do mar...


As asas que Deus lhe deu

Ruflaram de par em par...

Sua alma subiu ao céu,

Seu corpo desceu ao mar... 

O uso de “queria subir” e “queria descer” assinala a inconstância dos desejos de Ismália. Assim pode-se afirmar que foram usadas como qual figura de linguagem?

  • A antítese.
  • B paradoxo.
  • C metonímia.
  • D gradação.
26

"E ali dançaram tanta dança

que a vizinhança toda despertou".


Qual a figura de linguagem em dançaram tanta dança?

  • A Pleonasmo
  • B Metonímia
  • C Antítese
  • D Sinestesia
27

Ismália

Alphonsus de Guimaraens


Quando Ismália enlouqueceu,

Pôs-se na torre a sonhar...

Viu uma lua no céu,

Viu outra lua no mar.


No sonho em que se perdeu,

Banhou-se toda em luar...

Queria subir ao céu,

Queria descer ao mar...


E, no desvario seu,

Na torre pôs-se a cantar...

Estava perto do céu,

Estava longe do mar...


E como um anjo pendeu

As asas para voar...

Queria a lua do céu,

Queria a lua do mar...


As asas que Deus lhe deu

Ruflaram de par em par...

Sua alma subiu ao céu,

Seu corpo desceu ao mar... 

A palavra “ruflaram” pode ser substituída, sem alteração no sentindo do poema, por:

  • A completaram.
  • B agitaram.
  • C dispersaram.
  • D expiraram.
28

Ismália

Alphonsus de Guimaraens


Quando Ismália enlouqueceu,

Pôs-se na torre a sonhar...

Viu uma lua no céu,

Viu outra lua no mar.


No sonho em que se perdeu,

Banhou-se toda em luar...

Queria subir ao céu,

Queria descer ao mar...


E, no desvario seu,

Na torre pôs-se a cantar...

Estava perto do céu,

Estava longe do mar...


E como um anjo pendeu

As asas para voar...

Queria a lua do céu,

Queria a lua do mar...


As asas que Deus lhe deu

Ruflaram de par em par...

Sua alma subiu ao céu,

Seu corpo desceu ao mar... 

No final da poesia pode-se concluir que:

  • A A heroína é morta pelo seu companheiro de maneira trágica e bela.
  • B A loucura da heroína é vista de maneira agressiva e negativa.
  • C As asas e o anjo geram a face do suicídio – metaforizado pelo voo.
  • D Ismália é um ser divino. Ela torna-se um anjo no final do poema.
29

Assinale a alternativa que completa corretamente:


I-O apartamento......moro é muito bonito.

II-Este foi o capitulo........gostei mais.

III-O anuncio......enredo é fraco, tem dado grande prejuízo

  • A onde/ que/ cujo
  • B em que/ de que/ cujo o
  • C em que/ de que/ cujo
  • D em que/ de que/ cujo
30

Nosso colega está doente. As palavras grifadas são:

  • A Predicativo nominal.
  • B Predicativo verbal.
  • C Predicativo verbo nominal.
  • D Oração sem predicativo.
Voltar para lista