Resolver o Simulado Nível Superior

0 / 60

Português

1

Assinale a alternativa correta sobre o uso de crase:

  • A Estou à procura de conhecimento.
  • B Não vendemos à prazo.
  • C Estava à celebrar sua prova.
  • D Requeiro à V.Sa., a minha contratação.
2

Ismália

Alphonsus de Guimaraens


Quando Ismália enlouqueceu,

Pôs-se na torre a sonhar...

Viu uma lua no céu,

Viu outra lua no mar.


No sonho em que se perdeu,

Banhou-se toda em luar...

Queria subir ao céu,

Queria descer ao mar...


E, no desvario seu,

Na torre pôs-se a cantar...

Estava perto do céu,

Estava longe do mar...


E como um anjo pendeu

As asas para voar...

Queria a lua do céu,

Queria a lua do mar...


As asas que Deus lhe deu

Ruflaram de par em par...

Sua alma subiu ao céu,

Seu corpo desceu ao mar... 

Sobre os versos: “Viu uma lua no céu, Viu outra lua no mar.”, é INCORRETO afirmar:

  • A A lua é representada tanto como objeto de tensão como de desejo.
  • B A loucura de Ismália subverte a percepção da realidade e ela imagina ver dois astros distintos.
  • C A lua que Ismália viu no mar refere-se ao reflexo da lua no mar.
  • D Os extremos do céu e do mar atenuam a agitação interior da personagem.
3

Ismália

Alphonsus de Guimaraens


Quando Ismália enlouqueceu,

Pôs-se na torre a sonhar...

Viu uma lua no céu,

Viu outra lua no mar.


No sonho em que se perdeu,

Banhou-se toda em luar...

Queria subir ao céu,

Queria descer ao mar...


E, no desvario seu,

Na torre pôs-se a cantar...

Estava perto do céu,

Estava longe do mar...


E como um anjo pendeu

As asas para voar...

Queria a lua do céu,

Queria a lua do mar...


As asas que Deus lhe deu

Ruflaram de par em par...

Sua alma subiu ao céu,

Seu corpo desceu ao mar... 

A palavra “se” em “Pôs-se na torre a sonhar...” desempenha função de:

  • A conjunção subordinativa condicional.
  • B construção de sujeito indeterminado.
  • C pronome reflexivo.
  • D construção de voz passiva.
4

Quando vier a Primavera


Quando vier a Primavera,

Se eu já estiver morto,

As flores florirão da mesma maneira

E as árvores não serão menos verdes que na Primavera passada.

A realidade não precisa de mim.

Sinto uma alegria enorme

Ao pensar que a minha morte não tem importância nenhuma.

Se soubesse que amanhã morria

E a Primavera era depois de amanhã,

Morreria contente, porque ela era depois de amanhã.

Se esse é o seu tempo, quando havia ela de vir senão no seu tempo?

Gosto que tudo seja real e que tudo esteja certo;

E gosto porque assim seria, mesmo que eu não gostasse.

Por isso, se morrer agora, morro contente,

Porque tudo é real e tudo está certo.

Podem rezar latim sobre o meu caixão, se quiserem.

Se quiserem, podem dançar e cantar à roda dele.

Não tenho preferências para quando já não puder ter preferências.

O que for, quando for, é que será o que é.

Alberto Caeiro  

Neste poema pode-se observar:


I- Na frase “Se eu já estiver morto, as flores florirão da mesma maneira”, o poeta nos diz que tudo que a natureza faz é pensando na vida individual de cada pessoa

II- A angustia do poeta frente a morte

III-O eu lírico aceita a morte como algo natural e crê na vida espiritual

IV-O eu lírico não aceita seu destino

V-O eu lírico importa em ver, de forma objetiva e espontânea, a realidade que o envolve e ignora os pensamentos metafísicos.


Está correto

  • A I, II, III,IV e V
  • B I,III,IV e V
  • C I e III
  • D V
5

Ismália

Alphonsus de Guimaraens


Quando Ismália enlouqueceu,

Pôs-se na torre a sonhar...

Viu uma lua no céu,

Viu outra lua no mar.


No sonho em que se perdeu,

Banhou-se toda em luar...

Queria subir ao céu,

Queria descer ao mar...


E, no desvario seu,

Na torre pôs-se a cantar...

Estava perto do céu,

Estava longe do mar...


E como um anjo pendeu

As asas para voar...

Queria a lua do céu,

Queria a lua do mar...


As asas que Deus lhe deu

Ruflaram de par em par...

Sua alma subiu ao céu,

Seu corpo desceu ao mar... 

O uso de “queria subir” e “queria descer” assinala a inconstância dos desejos de Ismália. Assim pode-se afirmar que foram usadas como qual figura de linguagem?

  • A antítese.
  • B paradoxo.
  • C metonímia.
  • D gradação.
6

"E ali dançaram tanta dança

que a vizinhança toda despertou".


Qual a figura de linguagem em dançaram tanta dança?

  • A Pleonasmo
  • B Metonímia
  • C Antítese
  • D Sinestesia
7

Ismália

Alphonsus de Guimaraens


Quando Ismália enlouqueceu,

Pôs-se na torre a sonhar...

Viu uma lua no céu,

Viu outra lua no mar.


No sonho em que se perdeu,

Banhou-se toda em luar...

Queria subir ao céu,

Queria descer ao mar...


E, no desvario seu,

Na torre pôs-se a cantar...

Estava perto do céu,

Estava longe do mar...


E como um anjo pendeu

As asas para voar...

Queria a lua do céu,

Queria a lua do mar...


As asas que Deus lhe deu

Ruflaram de par em par...

Sua alma subiu ao céu,

Seu corpo desceu ao mar... 

A palavra “ruflaram” pode ser substituída, sem alteração no sentindo do poema, por:

  • A completaram.
  • B agitaram.
  • C dispersaram.
  • D expiraram.
8

Ismália

Alphonsus de Guimaraens


Quando Ismália enlouqueceu,

Pôs-se na torre a sonhar...

Viu uma lua no céu,

Viu outra lua no mar.


No sonho em que se perdeu,

Banhou-se toda em luar...

Queria subir ao céu,

Queria descer ao mar...


E, no desvario seu,

Na torre pôs-se a cantar...

Estava perto do céu,

Estava longe do mar...


E como um anjo pendeu

As asas para voar...

Queria a lua do céu,

Queria a lua do mar...


As asas que Deus lhe deu

Ruflaram de par em par...

Sua alma subiu ao céu,

Seu corpo desceu ao mar... 

No final da poesia pode-se concluir que:

  • A A heroína é morta pelo seu companheiro de maneira trágica e bela.
  • B A loucura da heroína é vista de maneira agressiva e negativa.
  • C As asas e o anjo geram a face do suicídio – metaforizado pelo voo.
  • D Ismália é um ser divino. Ela torna-se um anjo no final do poema.
9

Assinale a alternativa que completa corretamente:


I-O apartamento......moro é muito bonito.

II-Este foi o capitulo........gostei mais.

III-O anuncio......enredo é fraco, tem dado grande prejuízo

  • A onde/ que/ cujo
  • B em que/ de que/ cujo o
  • C em que/ de que/ cujo
  • D em que/ de que/ cujo
10

Nosso colega está doente. As palavras grifadas são:

  • A Predicativo nominal.
  • B Predicativo verbal.
  • C Predicativo verbo nominal.
  • D Oração sem predicativo.
11

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão separadas corretamente.

  • A gno-mo, dei-xar, en-xa-guei, pro-i-bi-do
  • B g-no-mo, dei-xar, en-xa-guei, pro-i-bi-do.
  • C gno-mo, dei-xar, en-xa-gue-i, pro-i-bi-do.
  • D g-no-mo, de-i-xar, en-xa-gue-i, pro-i-bi-do.
  • E gno-mo, dei-xar, en-xa-guei, proi-bi-do.
12

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas ortograficamente corretas

  • A aciduidade, classificar, assinar, compromiço
  • B assiduidade, clacificar, acinar, compromisso.
  • C assiduidade, classificar, ascinar, compromisso
  • D aciduidade, classificar, assinar, compromiço.
  • E assiduidade, classificar, assinar, compromisso.
13

_______________________ são palavras que nomeiam seres, lugares, qualidades, sentimentos, noções. Podem ser flexionados em gênero, número e em grau.

  • A Artigo
  • B Numeral
  • C Pronome
  • D Substantivo
  • E Adjetivo
14

Assinale a alternativa que apresenta todas as palavras estão ortograficamente corretas.

  • A gipe, gesso, viajem, viajar, giboia
  • B jipe, jesso, viagem, viajar, jiboia.
  • C jipe, gesso, viagem, viajar, jiboia
  • D gipe, gesso, viajem, viajar, jiboia.
  • E jipe, gesso, viajem, viajar, giboia.
15

Assinale a alternativa em que todas das palavras estão acentuadas corretamente.

  • A saúde, saída, assembléia, ideia, colméia.
  • B saúde, saída, assembleia, ideia, colmeia.
  • C saude, saída, assembléia, ideia, colmeia.
  • D saude, saída, assembleia, idéia, colmeia.
  • E saúde, saída, assembleia, idéia, colméia.
16

É correto afirmar que o vocábulo "interstício" é composto de:

  • A uma sílaba, sendo, portanto, monossilábico.
  • B duas sílabas, sendo, portanto, dissílabos.
  • C quatro sílabas, sendo, portanto, polissílabo.
  • D três sílabas, sendo, portanto, trissílabo.
17

Pai não entende nada


A filha de 14 anos chega para o pai e diz:

- Pai, preciso comprar um biquíni novo.

- Mas filha, você comprou um biquíni no ano passado.

- Ah pai, quero um biquíni novo.

- Filha, teu biquíni é novo. E você nem cresceu tanto assim.

- Mas eu quero, pai.

- Tá bom, filha. Pegue esse dinheiro e compre um biquíni maior.

- Maior não, pai. Menor.

Pai não entende nada mesmo!


Luís Fernando Veríssimo.

A vírgula pode não só ser usada para indicar pausas na leitura, como pode também provocar mudança de sentido. Observe abaixo:
Pai não entende nada mesmo! Pai, não entende nada mesmo!
No primeiro exemplo está sendo afirmado que o pai não entende, enquanto no segundo alguém está falando ao seu pai que ele não entende. No primeiro exemplo, o vocábulo "pai" exerce a função de sujeito da oração; e no segundo, qual a função exercida pela mesma palavra?
  • A Aposto
  • B Adjunto adnominal
  • C Objeto direto
  • D Adjunto adverbial
  • E Vocativo
18
Observe o trecho abaixo retirado da Base Nacional Comum Curricular:
Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro. (p. 137)
O trecho acima apresenta uma visão desse texto sobre linguagem que:
  • A Demonstra a inutilidade de conhecimentos gramaticais para a formação do aluno.
  • B Retoma a importância das normas da gramática normativa da língua portuguesa perdida em leis anteriores.
  • C Evidencia que os conhecimentos de norma padrão devem sempre estar atrelados a atividades de cunho prático.
  • D Defende a organização dos conteúdos de linguagem para a praticidade de seu trabalho em sala de aula.
  • E Nenhuma das alternativas anteriores.
19

Assinale abaixo a oração subordinada adverbial temporal reduzida de infinitivo:

  • A Apague a luz ao sair.
  • B Ele sempre apaga a luz quando sai.
  • C Eu esqueci de apagar a luz ontem quando saí.
  • D A luz apaga sozinha sempre que a sala fica mais de dez minutos sem movimento.
20

Pai não entende nada


A filha de 14 anos chega para o pai e diz:

- Pai, preciso comprar um biquíni novo.

- Mas filha, você comprou um biquíni no ano passado.

- Ah pai, quero um biquíni novo.

- Filha, teu biquíni é novo. E você nem cresceu tanto assim.

- Mas eu quero, pai.

- Tá bom, filha. Pegue esse dinheiro e compre um biquíni maior.

- Maior não, pai. Menor.

Pai não entende nada mesmo!


Luís Fernando Veríssimo.

Assinale a alternativa que contenha somente palavras acentuadas motivadas pela mesma regra da palavra "biquíni":
  • A Secretária, táxi, glória
  • B Açaí, oxigênio, álbum
  • C Ônibus, psicólogo, bíceps
  • D Órgão, revólver, parabéns
  • E Café, edifício, tórax

Psicologia

21
A atividade do psicólogo inclui o processo de coleta de dados, cuja realização inclui métodos e técnicas de investigação. No contexto clínico, a avaliação psicológica é denominada de ___________, que, por sua vez, é definido como processo científico, que parte de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou não através de passos predeterminados e com objetivos precisos, sendo um processo limitado no tempo, que utiliza métodos e técnicas psicológicas, para entender problemas à luz de pressupostos teóricos.
Complete a lacuna acima de forma CORRETA:
  • A Psicoterapia
  • B Psicojuridico
  • C Psicodiagnóstico
  • D Psicopedagógico
  • E Psicanálise
22
A proteção social especial oferece um conjunto de serviços e programas especializados de média e alta complexidade a famílias e indivíduos, inclusive a pessoas idosas e a pessoas com deficiência, em situação de risco ou com direitos violados. A PSE está voltada às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por violação dos direitos humanos. Alguns grupos são particularmente vulneráveis à vivência das situações de violência e violação de direitos, tais como, EXCETO:
  • A Crianças, adolescentes
  • B Pessoas idosas
  • C Pessoas com deficiência, mulheres
  • D Pessoa jurídica
  • E Populações LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais)
23
Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. A garantia de prioridade compreende, EXCETO:
  • A Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;
  • B Precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;
  • C Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;
  • D Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
  • E As instituições de educação superior ofertarão, na perspectiva da educação ao longo da vida, cursos e programas de extensão, presenciais ou a distância, constituídos por atividades formais e não formais.
24
A missão primordial de um código de ética profissional não é de normatizar a natureza técnica do trabalho, e, sim, a de assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria. São princípios fundamentais, EXCETO:
  • A O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
  • B O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
  • C O psicólogo atuará com irresponsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, antissocial e cultural.
  • D O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.
  • E O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.
25
De acordo com o Catálogo Brasileiro de Ocupações (CBO), são inúmeras as aplicações da Psicologia dentro da área da Educação. O psicólogo pode ajudar na criação e avaliação de planos de ensino, planejar o ambiente de modo que ele favoreça a aprendizagem, lidar com alunos com necessidades especiais de educação e elaborar planos de estudo. Ainda de acordo com o CBO, algumas das temáticas de estudo, pesquisa e atuação profissional no campo da psicologia educacional são:
I. Pesquisa, diagnóstico e intervenção psicopedagógico (modelo clínico). II. Estudo dos educadores e do educando em relação ao sistema educacional (avaliação institucional). III. Planejamento e execução de pesquisas relacionadas à compreensão do processo de ensino e aprendizagem. IV. Análise das características do indivíduo portador de NEE. Recomendando programas comuns de ensino compostos de currículos e técnicas inadequadas à condição intelectual e de saúde mental.
Quais dos itens acima estão corretos?
  • A I, II e III somente
  • B II, III e IV somente
  • C I e II somente
  • D II somente
  • E Todos estão corretos
26
Sendo o ajustamento depressivo algo vital, as intervenções orientadas para o otimismo, como por exemplo, pedir ao cliente que este deve ser mais otimista com a vida são ineficazes e, ainda podem comprometer o vínculo terapêutico uma vez que demonstra uma pobre qualidade de presença do terapeuta. Na Gestalt Terapia a tristeza é vista como:
  • A uma oportunidade a ser trabalhada. Solicitando ao paciente, por exemplo, que faça a escuta dessa tristeza, por meio de diálogo ou outras atividades experienciais, pois ela traz uma importante mensagem.
  • B ajustamentos criativos em que se utilizam do padrão depressivo de contato e não são vistos como disfunções, mas como forma importante de ajuste às diversas situações de vida.
  • C medidas que poderiam ser desastrosas para a pessoa. Assim ela entristece ou se ajusta, depressivamente.
  • D Nenhuma das alternativas.
27
A experiência normal do tempo implica a ampliação de um agora que se estende ao passado e se dirige ao porvir. Implica também um movimento mental que integra o fluir dos acontecimentos objetivos e externos à dimensão temporal subjetiva, ou seja, ao devir da vida subjetiva. A anormalidade da sensação do fluir do tempo corresponde:
  • A à falta da sensação do avançar subjetivo do tempo, na qual o sujeito perde o sincronismo entre o passar do tempo objetivo, cronológico, e o fluir de seu tempo interno.
  • B a de um espaço, extremamente, dilatado e amplo, que invade o das outras pessoas. O indivíduo desconhece as fronteiras espaciais e vive como se todo o espaço exterior fosse seu. Esse espaço não oferece resistências ao seu eu.
  • C ao seu espaço interior como invadido por aspectos ameaçadores, perigosos e hostis do mundo. O espaço exterior é, em princípio, invasivo, fonte de perigos e ameaças.
  • D Nenhuma das alternativas.
28
A euforia ou alegria patológica e a elação (ou expansão do Eu) constituem a base da síndrome maníaca Além disso, é fundamental e está quase sempre presente a aceleração de todas as funções psíquicas (taquipsiquismo), manifestando-se como agitação psicomotora, exaltação, loquacidade ou logorreia e pensamento acelerado. Dos sinais e sintomas das síndromes maníacas, é CORRETO afirmar que a desinibição sexual e social:
  • A geralmente é desorganizada e sem objetivos precisos.
  • B leva o indivíduo a comportamentos inadequados em seu meio sociocultural; comportamentos que o paciente não realizaria fora da fase maníaca.
  • C pode ocorrer em graus variados, desde leve irritabilidade, passando pela beligerância, até a franca agressividade.
  • D Nenhuma das alternativas.
29
Jovens que tentam suicídio ou pensam nele tendem a ter históricos de doença emocional. Eles são mais propensos a serem perpetradores ou vítimas de violência e a ter problemas na escola, acadêmicos ou comportamentais. Muitos sofreram maus-tratos na infância e têm graves problemas de relacionamento. Sendo assim esses jovens:
  • A correm risco de vir a apresentar transtorno bipolar, ansiedade, medo do contato social, eventos estressantes, doenças crônicas como diabetes ou epilepsia.
  • B frequentemente, relatam incapacidade para se concentrar, fadiga, apatia, sentimentos de inutilidade e problemas com a sexualidade.
  • C tendem a desvalorizar-se, a sentir-se desamparados e a ter pouco controle sobre os impulsos e uma baixa tolerância a frustração e a estresse.
  • D Nenhuma das alternativas.
30
A elaboração de hipóteses exige a reflexão sobre a língua. A consciência metalinguística colabora para a apreensão e o uso adequado da língua, e diversos estudos apontam para sua importância na aprendizagem da leitura e da escrita. No processo de alfabetização, a consciência é ______________, é a consciência metalinguística que se caracteriza pela capacidade de refletir sobre a estrutura sonora da fala, bem como manipular seus componentes estruturais.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
  • A foco de análise e reflexão
  • B reflexão sobre a estruturação
  • C apropriação da leitura
  • D Nenhuma das alternativas
31
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) assumiram um papel estratégico na organização da rede comunitária de cuidados. Sobre os diferentes tipos de CAPS, assinale a alternativa CORRETA:
  • A CAPS I e II são CAPS para atendimento noturno de adultos com transtornos mentais severos e persistentes.
  • B CAPS III são CAPS para atendimento diário e noturno de adultos, durante sete dias na semana, atendendo a população de referência com transtornos mentais severos e persistentes.
  • C CAPSi são CAPS para atendimento 24h a crianças e adolescentes com transtornos mentais.
  • D CAPSad são para atendimento 24h à população com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, com álcool e outras drogas.
  • E Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
32

Caso haja indício da prática de ato de alienação parental, em ação autônoma ou incidental, o juiz, se necessário, determinará

  • A prisão do genitor responsabilizado e perícia psicológica ou biopsicossocial.
  • B avaliação psiquiátrica do genitor e perícia psicológica ou biopsicossocial.
  • C suspensão das visitas.
  • D perícia psicológica ou biopsicossocial.
  • E avaliação psiquiátrica do genitor e início de processo de responsabilidade.
33

Conforme o DSM-V, os ataques de pânico destacam-se, nos transtornos de ansiedade, como um tipo particular de resposta ao medo. Os transtornos de ansiedade diferem, entre si, nos tipos de objetos ou situações que induzem medo, ansiedade ou comportamento de esquiva e na ideação cognitiva associada. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.


I. As principais características do transtorno de ansiedade social (fobia social) são ansiedade e preocupação persistentes e excessivas acerca de vários domínios, incluindo desempenho no trabalho e escolar, que o indivíduo tem dificuldades de controlar. Além disso, são experimentados sintomas físicos, como, por exemplo, inquietação ou sensação de “nervos à flor da pele”; fadiga; dificuldade de concentração ou “ter brancos”; irritabilidade; tensão muscular; e perturbação do sono.
II. O indivíduo com agorafobia é temeroso, ansioso ou se esquiva de interações e situações sociais que envolvam a possibilidade de ser avaliado. Estão inclusas também as situações sociais de se encontrar com pessoas que não são familiares, as situações em que o indivíduo pode ser observado comendo ou bebendo e as situações de desempenho diante de outras pessoas. A ideação cognitiva associada é a de ser avaliado negativamente pelos demais, ficar embaraçado, ser humilhado ou rejeitado ou ofender os outros.
III. Os indivíduos com transtorno de ansiedade generalizada são apreensivos e ansiosos acerca de duas ou mais das seguintes situações: usar transporte público; estar em espaços abertos, estar em lugares fechados; ficar em fila ou estar no meio de uma multidão; ou estar fora de casa sozinho em outras situações. O indivíduo teme essas situações devido aos pensamentos de que pode ser difícil escapar ou de que pode não haver auxílio disponível caso desenvolva sintomas de pânico ou outros sintomas incapacitantes ou constrangedores.

Assinale a alternativa correta.

  • A Nenhum item está certo.
  • B Apenas o item I está certo.
  • C Apenas o item II está certo.
  • D Apenas o item III está certo.
  • E Apenas os itens I e II estão certos.
34

O desenvolvimento do indivíduo na teoria de Wallon

(UAB/UECE, 2015, adaptado)


Henri Wallon, médico francês, nasceu em 1879 e morreu em 1962. Sua teoria com forte influência do materialismo histórico e dialético investigou como o sujeito se constitui pessoa. Através do estudo da criança, Wallon descobriu o desenvolvimento do Homem. Portanto, sua teoria pode ser considerada como a psicogênese da pessoa, pois compreende o ser humano em sua totalidade, através da integração entre a razão e a emoção.

Para ele, a Psicologia da Criança é fundamental, posto que a criança possui características próprias e problemas específicos. Cada idade constitui um conjunto indissociável e original de características no plano afetivo, motor, cognitivo e social. Sua concepção de infância se insere na ideia do homem como um ser organicamente social, ou seja, um ser cuja estrutura orgânica necessita da intervenção da cultura, para permanentemente evoluir e se atualizar. 

Para Wallon, o estudo da criança é essencialmente o estudo das fases que vão fazer dela um adulto. Porém, esse estudo deve ser feito tomando a própria criança como ponto de partida e a observação como método de investigação. Desse modo, será possível compreender suas manifestações, comportamentos, atitudes no conjunto de suas possibilidades, sem censura da lógica adulta. 

Como podemos perceber, para Wallon, a criança caminha do processo de indiferenciação (ainda não se percebe como um ser separado do mundo) até a diferenciação (consciência de si, identidade). Alcança, assim, a individualização, isto é, o processo de tornar-se indivíduo equilibrando razão e emoção (R-E). Por conseguinte, o sujeito maduro deverá ser capaz manter o controle sobre suas emoções.

A teoria Walloniana constrói uma criança concreta, com um corpo cuja eficiência postural, tonicidade muscular e qualidade dos gestos fornecem as pistas sobre seus estados mentais e afetivos. Nessa visão, a Pedagogia está voltada para a expressividade do “eu” na criança, ou seja, para que a criança se expresse livremente através da fala, do corpo, do jogo etc. 

Suas contribuições são fundamentais no campo da formação docente, no sentido de possibilitar conhecimentos e análises reflexivas sobre os fatores implicados nos conflitos vivenciados pelos alunos, principalmente crianças nas quais o poder das emoções é muito maior.

(Psicologia do desenvolvimento / Alessandra Silva Xavier e Ana Ignez Belém Lima Nunes. 4. ed. rev. e ampl. – Fortaleza : EdUECE, 2015. Fonte: http://bit.ly/2Og3O05)

Leia o texto 'O desenvolvimento do indivíduo na teoria de Wallon' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. A teoria de Henri Wallon, conforme apresentada pelo texto, descreve uma sequência lógica e imutável de relações intrínsecas e epistemológicas que determinam o grau de desenvolvimento motor e psicológico das crianças e dos adolescentes.

II. O texto leva o leitor a inferir que, para Henri Wallon, a Psicologia da Criança é fundamental, posto que ela possui características próprias e problemas específicos.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
35

Analise as afirmativas a seguir:


I. As interações estabelecidas no microssistema família não trazem implicações significativas para o desenvolvimento da criança, pois outros sistemas sociais, como a escola, o local de trabalho dos genitores e um clube determinam todo o seu desenvolvimento. Assim, é correto afirmar que a personalidade de uma criança é fundamentalmente determinada pelas relações sociais não familiares que ela vivencia.

II. O ramo da psicologia do trabalho visa a ocultar e manter inalterados os comportamentos e as situações do homem no trabalho, no que diz respeito às condições de trabalho exteriores a esse indivíduo e por meio dessas mesmas condições.

III. Prestar auxílio aos programas de desenvolvimento de habilidades sociais e outras questões relevantes no dia a dia da sala de aula, nas quais os fatores psicológicos não tenham papel preponderante, é um exemplo de participação do profissional de psicologia na equipe multidisciplinar de uma instituição de ensino.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A Nenhuma afirmativa está correta.
  • B Apenas uma afirmativa está correta.
  • C Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.
36

Vygotsky e os conceitos de pensamento e fala

Por V. SOUZA e P. ANDRADA (adaptado).


“O pensamento é uma nuvem, da qual a fala se desprende em gotas” (Vygotsky, 1925). Por meio desta afirmação poética, Vygotsky traz à tona a relação que pretendemos abordar aqui: a fala como expressão do psiquismo. 

O autor salienta que não há como estudar o pensamento e a fala a não ser pelo método dialético, que confere um caráter histórico às questões ligadas ao comportamento humano. Ele afirma que a questão do pensamento e da fala supera os limites das ciências naturais e se transforma em um fato histórico-social (Vygotsky, 1934). Segundo ele, é pela aquisição da fala que nos relacionamos socialmente e, ao mesmo tempo, interferimos na construção do meio. O que o sujeito pensa, interpreta e expressa é o que ele apreende de seu entorno, mas também, dialeticamente, é pela fala que este mesmo sujeito pode interagir e transformar o mundo (Vygotsky, 1931). 

Considera, o autor, que a fala, inicialmente, exerce a função de comunicação entre a criança e o meio e, nesse processo, vai construindo as condições para que se transforme em fala interna, quando exercerá a função de organizar o pensamento. A fala interna se desenvolve mediante as trocas estruturais e funcionais derivadas da fala social (Vygotsky 1934). Por volta dos dois anos de idade, as curvas do desenvolvimento da fala e do pensamento se encontram, em um processo exclusivamente humano. O autor aponta que neste momento em que ocorre o estabelecimento de um nexo entre estas duas funções (fala e pensamento) há um grande salto no desenvolvimento do sujeito. 

A partir deste salto advindo do desenvolvimento da fala, a criança pode explorar a relação entre signo e significado. A palavra, que era inicialmente para a criança uma propriedade externa do objeto, passa a ter um significado simbólico, que o autor denomina de função simbólica da fala. Essa conquista abre portas para a criança se apropriar de uma gama maior de experiências circundantes em sua realidade.

A palavra é o signo que conceitua e, ao mesmo tempo, representa o objeto, dando-lhe sentido como um predicado do pensamento. À medida que a fala fica mais complexa, o pensamento também se torna mais desenvolvido. Cada estágio do desenvolvimento do significado das palavras representa também um novo estágio de desenvolvimento na relação entre pensamento e fala (Vygotsky, 1934). 

Por estes processos descritos por Vygotsky é que o sujeito, cada vez mais, pode ampliar suas trocas com o mundo e, assim, expandir as representações do meio ao seu redor, formar novos conceitos e desenvolver a consciência de si e da realidade. Daí a compreensão de que o sujeito é produto e produtor de sua história, constituição possível, justamente, por seu caráter histórico-social. 

(Estudos de Psicologia. Campinas. 30(3). 355-365. julho - setembro 2013. Fonte: https://bit.ly/2J3VWiH). 

Leia o texto 'Vygotsky e os conceitos de pensamento e fala' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O texto apresenta ao leitor a ideia de que é por meio dos processos descritos por Vygotsky que o sujeito, cada vez mais, pode ampliar suas trocas com o mundo e, assim, expandir as representações do meio ao seu redor, formar novos conceitos e desenvolver a consciência de si e da realidade.

II. A conquista das habilidades psicomotoras finas, como andar e correr, abre portas para a criança se apropriar de uma gama maior de experiências circundantes em sua realidade, pois viabiliza a comunicação com outros indivíduos, como se pode concluir a partir da leitura cuidadosa das informações do texto.

III. Uma das ideias presentes no texto é a de que o que o sujeito pensa, interpreta e expressa é o que ele apreende de seu entorno, mas também, dialeticamente, é pela fala que este mesmo sujeito pode interagir e transformar o mundo.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A Nenhuma afirmativa está correta.
  • B Apenas uma afirmativa está correta.
  • C Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.
37

A avaliação psicológica

Por Hilda R. C. Avoglia (2012). 


Todo processo avaliativo tem como finalidade categorizar, comparar, analisar ou contrastar dados quantitativos ou qualitativos, obtidos por meio de diversas técnicas. A avaliação psicológica, por sua vez, é um processo que, mediante um determinado enfoque teórico, explícito ou implícito, procura analisar um fenômeno real ou simbólico em seus aspectos manifestos e/ou latentes.

A avaliação psicológica está relacionada com o diagnóstico psicológico, o qual busca conseguir uma descrição e uma compreensão, a mais profunda e completa possível, da personalidade total do paciente ou do grupo familiar. O psicodiagnóstico possui a necessidade de esclarecer a dinâmica do caso, integrando-o em um quadro global, além de simplesmente mencionar seus elementos constitutivos. Trata-se de uma prática na qual os papéis do psicólogo e do paciente estão bem estabelecidos por meio de um contrato que envolve, de um lado, a solicitação de ajuda e, do outro, o compromisso diante dessa solicitação.

A avaliação psicológica deve ocupar-se em explicar o que acontece com um determinado paciente. Ela não pode restringir-se a colocar nomes e nomenclaturas na sintomatologia do paciente. Trata-se de um processo dinâmico, capaz de fornecer informações sobre a evolução do tratamento, ou mesmo para se verificar os avanços terapêuticos. 

(Psicólogo inFormação ano 16, n, 16 jan./dez. 2012. Fonte: https://bit.ly/2J2n3ux).

Leia o texto 'A avaliação psicológica' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. As informações presentes no texto permitem concluir que a avaliação psicológica representa uma prática na qual os papéis do psicólogo e do paciente estão bem estabelecidos por meio de um contrato que envolve, de um lado, a solicitação de ajuda e, do outro, o compromisso diante dessa solicitação.

II. As informações presentes no texto permitem inferir que a avaliação psicológica está relacionada com o diagnóstico psicológico, o qual busca conseguir uma descrição e uma compreensão, a mais profunda e completa possível, da personalidade total do paciente ou do grupo familiar.

III. O psicodiagnóstico possui a necessidade de esclarecer a dinâmica do caso, desassociando-o de qualquer quadro global, além de simplesmente mencionar seus elementos constitutivos, conforme se pode inferir a partir dos dados do texto.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A Nenhuma afirmativa está correta.
  • B Apenas uma afirmativa está correta.
  • C Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.
38

Sobre a trajetória de Melanie Klein e suas teorias podemos afirmar:

  • A A sua teoria psicanalítica divergiu e diferenciou-se das teorias de Freud em todos os seus pontos.
  • B Ela deu muito menos atenção às crianças do que Freud.
  • C Melanie propôs inovações à teoria psicanalítica, ao ter dedicado parte de seu estudo às crianças.
  • D Freud se engajou entusiasticamente em seus trabalhos.
39

O desenvolvimento do indivíduo na teoria de Wallon

(UAB/UECE, 2015, adaptado)


Henri Wallon, médico francês, nasceu em 1879 e morreu em 1962. Sua teoria com forte influência do materialismo histórico e dialético investigou como o sujeito se constitui pessoa. Através do estudo da criança, Wallon descobriu o desenvolvimento do Homem. Portanto, sua teoria pode ser considerada como a psicogênese da pessoa, pois compreende o ser humano em sua totalidade, através da integração entre a razão e a emoção.

Para ele, a Psicologia da Criança é fundamental, posto que a criança possui características próprias e problemas específicos. Cada idade constitui um conjunto indissociável e original de características no plano afetivo, motor, cognitivo e social. Sua concepção de infância se insere na ideia do homem como um ser organicamente social, ou seja, um ser cuja estrutura orgânica necessita da intervenção da cultura, para permanentemente evoluir e se atualizar. 

Para Wallon, o estudo da criança é essencialmente o estudo das fases que vão fazer dela um adulto. Porém, esse estudo deve ser feito tomando a própria criança como ponto de partida e a observação como método de investigação. Desse modo, será possível compreender suas manifestações, comportamentos, atitudes no conjunto de suas possibilidades, sem censura da lógica adulta. 

Como podemos perceber, para Wallon, a criança caminha do processo de indiferenciação (ainda não se percebe como um ser separado do mundo) até a diferenciação (consciência de si, identidade). Alcança, assim, a individualização, isto é, o processo de tornar-se indivíduo equilibrando razão e emoção (R-E). Por conseguinte, o sujeito maduro deverá ser capaz manter o controle sobre suas emoções.

A teoria Walloniana constrói uma criança concreta, com um corpo cuja eficiência postural, tonicidade muscular e qualidade dos gestos fornecem as pistas sobre seus estados mentais e afetivos. Nessa visão, a Pedagogia está voltada para a expressividade do “eu” na criança, ou seja, para que a criança se expresse livremente através da fala, do corpo, do jogo etc. 

Suas contribuições são fundamentais no campo da formação docente, no sentido de possibilitar conhecimentos e análises reflexivas sobre os fatores implicados nos conflitos vivenciados pelos alunos, principalmente crianças nas quais o poder das emoções é muito maior.

(Psicologia do desenvolvimento / Alessandra Silva Xavier e Ana Ignez Belém Lima Nunes. 4. ed. rev. e ampl. – Fortaleza : EdUECE, 2015. Fonte: http://bit.ly/2Og3O05)

Leia o texto 'O desenvolvimento do indivíduo na teoria de Wallon' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. De acordo com as informações do texto, Henri Wallon definiu a prioridade com que os fatores motivacionais se organizam e se relacionam na mente de uma criança ao final da primeira infância, sendo esse um dos principais fundamentos da sua teoria sobre processo decisório em adultos.

II. O texto afirma que, para Wallon, o engajamento de um indivíduo em ações cotidianas (como o trabalho e o estudo, por exemplo) está intimamente relacionado a certas experiências cognitivas e sensoriais que esse sujeito experimentou na sua primeira infância.

III. As informações presentes no texto permitem inferir que o sujeito maduro deve ser capaz de manter o controle sobre suas emoções, exceto quando seus interesses particulares são frustrados ou contrariados de qualquer forma.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A Nenhuma afirmativa está correta.
  • B Apenas uma afirmativa está correta.
  • C Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.
40

Analise as afirmativas a seguir:


I. O psicólogo deve realizar o cálculo do índice de rotatividade de uma organização bem como o cálculo do custo desta rotatividade. O índice de rotatividade deve ser acompanhado mensalmente, e analisado tanto em nível macro organizacional quanto em nível das equipes (setores da empresa). O índice adequado de rotatividade para uma empresa dever ser menor que 10% ao ano ou menor que 1% ao mês. Quanto ao custo total da rotatividade da equipe e/ou da organização, devem ser inclusos custos e tributos com rescisão/demissão (multas, fundo de garantia, aviso prévio, salários, férias, décimos terceiros, benefícios e impostos).

II. Nos casos de violência sexual em crianças, os testes psicológicos podem ter resultados que indicam a presença de sinais e sintomas que são observados com relativa frequência em vítimas de violência sexual. Destaca-se que os dados dos testes apenas mostram-se importantes e úteis quando confrontados e analisados com todas as demais informações obtidas na avaliação psicológica, pois não possibilitam estabelecer uma relação causal sobre a ocorrência da violência sexual.

III. O estilo de questionamento usado na Terapia Cognitivo Comportamental baseia-se em uma relação empírica colaborativa e tem o objetivo de ajudar os pacientes a reconhecerem e modificarem o pensamento desadaptativo. Nesse contexto, o questionamento socrático consiste em fazer perguntas ao paciente que estimulem a curiosidade e o desejo de inquirir. Em vez de uma apresentação didática dos conceitos da terapia, o terapeuta tenta fazer com que o paciente se envolva no processo de aprendizagem. Uma forma especial de questionamento socrático é a descoberta guiada, por meio da qual o terapeuta faz uma série de perguntas indutivas para revelar padrões disfuncionais de pensamento ou comportamento.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A Nenhuma afirmativa está correta.
  • B Apenas uma afirmativa está correta.
  • C Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.

Matemática Atuarial

41

Analise as afirmações sobre o tema prêmio puro:
I. o prêmio de risco é igual à soma do prêmio puro com o carregamento de segurança; II. não havendo estatísticas coletivas à disposição, o atuário fixa o prêmio puro inicial segundo sua experiência e, à medida em que novas informações estejam disponíveis, ele ajusta esse valor gradualmente; III. segundo a Teoria da Credibilidade o prêmio de risco é dado pelo valor definido pelas indenizações anteriores.
Está (ão) correta(s) somente:

  • A I.
  • B II.
  • C III.
  • D I e II.
  • E I e III.
42

Série temporal consiste em

  • A estrutura em que os dados podem ser marcados como verdadeiros ou falsos por padrão.
  • B estrutura de dados numéricos que têm um número infinito de valores possíveis
  • C estrutura de dados qualitativos medidos negativamente por padrão.
  • D estrutura de dados que podem ser medidos sem métrica definida.
  • E estrutura de dados que rastreiam mudanças nos valores de uma métrica ao longo do tempo.
43

Série temporal consiste em

  • A estrutura em que os dados podem ser marcados como verdadeiros ou falsos por padrão.
  • B estrutura de dados numéricos que têm um número infinito de valores possíveis.
  • C estrutura de dados qualitativos medidos negativamente por padrão.
  • D estrutura de dados que podem ser medidos sem métrica definida.
  • E estrutura de dados que rastreiam mudanças nos valores de uma métrica ao longo do tempo.
44

Série temporal consiste em

  • A estrutura em que os dados podem ser marcados como verdadeiros ou falsos por padrão.
  • B estrutura de dados numéricos que têm um número infinito de valores possíveis.
  • C estrutura de dados qualitativos medidos negativamente por padrão.
  • D estrutura de dados que podem ser medidos sem métrica definida.
  • E estrutura de dados que rastreiam mudanças nos valores de uma métrica ao longo do tempo.
45

Sobre os Regimes Financeiros dos planos de benefícios que podem ser adotados pelos Regimes Próprios de Previdência Social − RPPS, tendo em vista o equilíbrio financeiro e atuarial, considere:


I. Regime de Capitalização no qual as contribuições estabelecidas no plano de custeio, a serem pagas pelo ente federativo, pelos servidores ativos e inativos e pelos pensionistas, acrescidas ao patrimônio existente, às receitas por ele geradas e a outras espécies de aportes, sejam suficientes para a formação dos recursos garantidores à cobertura dos compromissos futuros do plano de benefícios e da taxa de administração.


II. Regime de Repartição de Capitais de Cobertura, em que as contribuições estabelecidas no plano de custeio, a serem pagas pelo ente federativo, pelos servidores ativos e inativos e pelos pensionistas, em um determinado exercício, sejam suficientes para a constituição das reservas matemáticas dos benefícios iniciados por eventos que ocorram nesse mesmo exercício, admitindo-se a constituição de fundo previdencial para oscilação de risco.


III. Regime de Repartição Simples, em que as contribuições estabelecidas no plano de custeio, a serem pagas pelo ente federativo, pelos servidores ativos e inativos e pelos pensionistas, em um determinado exercício, sejam suficientes para o pagamento dos benefícios nesse exercício, sem o propósito de acumulação de recursos, admitindo-se a constituição de fundo previdencial para oscilação de risco.



Está correto o que consta em

  • A I e III, apenas.
  • B II, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, apenas.
  • E I, II e III.
46

Sobre a Avaliação Atuarial e o Demonstrativo de Resultado da Avaliação Atuarial − DRAA dos Regimes Próprios de Previdência Social − RPPS, considere:


I. A avaliação atuarial é um estudo técnico desenvolvido pelo atuário, baseado apenas nas características econômicas da população, com o objetivo de estabelecer, de forma suficiente, os recursos necessários para a garantia dos pagamentos dos benefícios previstos pelo plano.


II. As avaliações e reavaliações atuariais indicarão o valor presente dos compromissos futuros do plano de benefícios do RPPS, suas necessidades de custeio e o resultado atuarial.


III. O Demonstrativo de Resultado da Avaliação Atuarial − DRAA registra de forma resumida as características gerais do plano e os principais resultados da avaliação atuarial.

IV. A Avaliação Atuarial indicará o plano de custeio necessário, a partir de sua realização, para a cobertura do custo normal e do custo suplementar do plano de benefícios do RPPS.



Está correto o que consta APENAS em

  • A I, II e III.
  • B I ,II e IV.
  • C II,III e IV.
  • D II e IV.
  • E I e III.
47

Fazem parte da Nota Técnica Atuarial dos Regimes Próprios de Previdência Social − RPPS os seguintes elementos mínimos e obrigatórios:


I. Hipóteses Biométricas, Demográficas, Financeiras e Econômicas.


II. Modalidade dos benefícios assegurados pelo RPPS.


III. Regimes Financeiros e Métodos de financiamento por benefício assegurado pelo RPPS.


IV. Utilização de taxa de juros real de 7% a.a.


Está correto o que consta APENAS em

  • A I, II e III.
  • B I, II e IV.
  • C I, III e IV.
  • D II.
  • E III e IV.
48

Considere os dados abaixo.



O resultado atuarial (déficit/superávit) do Regime Próprio de Previdência Social (Benefícios em Regime de Capitalização) é igual a

  • A Déficit atuarial de R$ 18.172.586,23.
  • B Déficit atuarial de R$ 18.956.697,04.
  • C Déficit atuarial de R$ 8.020.874,29.
  • D Superávit atuarial de R$ 10.151.711,93.
  • E Superávit atuarial de R$ 57.361,57.
49

O risco de subscrição refere-se à possibilidade de perdas ou de mudanças adversas no valor das provisões decorrentes do uso inadequado de metodologias ou premissas atuariais, incluindo

  • A falhas na especificação técnica do produto e nas condições de aceitação e precificação.
  • B perdas decorrentes de processos inadequados ou deficientes.
  • C erros e falhas nos sistemas de Tecnologia da Informação.
  • D problemas operacionais e fraudes.
  • E ocorrências externas que ocasionem prejuízos às atividades ou aos danos a seus ativos físicos.
50

A equação utilizada em uma avaliação atuarial para identificar o custo de um plano em percentual da folha de pagamento pelo sistema agregado é composta pelo valor atual

  • A dos benefícios futuros dividido pela quantidade de servidores.
  • B dos salários futuros dividido pelo valor atual dos benefícios futuros.
  • C das contribuições futuras dividido pelo valor atual dos benefícios futuros.
  • D dos benefícios futuros dividido pelo valor atual dos salários futuros.
  • E dos salários futuros, apenas.
51

Considere:

N30 = ...... + N32
M25 = ...... + C26 + M27
M30 = ...... × D30 + M31

Para que fiquem corretas, as lacunas das equações devem ser preenchidas, respectivamente, por:

  • A N31; C25; C30
  • B D30 + D31; C25; v . qx
  • C M31; C25 + C26; C30
  • D D30 + C30; M26; vx . qx
  • E N31; C25; px
52

Um determinado seguro, para uma pessoa de idade "x", tem o prêmio puro e único de R$ 1.000,00. Se os carregamentos forem de: R$ 200,00 per capita para despesa única de cadastramento, 30% do prêmio comercial para despesas de angariação e de corretagem e 20%, também do prêmio comercial para despesa administrativa e margem de lucro, pode-se afi rmar que:

  • A o prêmio comercial único será de R$ 2.400,00.
  • B o prêmio comercial anual será de R$ 2.400,00.
  • C o prêmio comercial anual será de R$ 2.400,00, para um benefício básico de R$ 100.000,00.
  • D o prêmio comercial único será de R$ 2.400,00, para um benefício básico de R$ 100.000,00.
  • E o prêmio comercial único será de R$ 1.600,00.
53

Indique a opção que completa corretamente a frase abaixo:

Podemos afi rmar que o LT - Limite Técnico ou LR - Limite de Retenção são calculados e estabelecidos basicamente em função do(a)

  • A média e variância dos sinistros esperados, frente ao capital de garantia existente.
  • B montante de sinistros esperados para o exercício seguinte.
  • C acumulação de riscos previamente conhecidos.
  • D acumulação dos riscos previamente desconhecidos.
  • E valor dos riscos isolados existentes em cada planta do ramo incêndio, no caso.
54

Considerando que uma Seguradora deseja implementar um Plano de seguro para riscos pessoais, cujo levantamento preliminar lhe forneceu os seguintes parâmetros: idade média atuarial de 40 anos (idade esta calculada pela tábua AT 83) e sendo a massa a ser captada de 100.000 riscos, frente ao custo inicial e único de R$ 100.000,00 para implementar a carteira, de forma imediata. Qual a formulação atuarial para a amortização atuarial desse valor, considerando que o fracionamento dos prêmios será: mensal (no início de cada período), antecipado, imediato e dentro dos próximos 10 anos?

  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
55

Frente ao texto abaixo e analisando as sentenças propostas, indicando por V - Verdadeira e por F - Falsa, aponte a opção correta correspondente.

"A análise e avaliação do risco de ruína atinente às operações de seguro é um dos pontos mais relevantes e, de forma geral, as formulações de cálculo do respectivo limite tomam por base o(a) . . ."

I. capital de garantia, representado pelo patrimônio líquido, com alguns ajustes.

II. probabilidade do risco, associado ao respectivo desvio-padrão (ou variância).

III. eliminação do risco de falência, anulando esta chance (probabilidade).

  • A V V V
  • B V V F
  • C V F F
  • D V F V
  • E F V F
56

Analisando as sentenças abaixo e indicando por V - Verdadeira e por F - Falsa, indique a opção correta correspondente.

I. O RRS - Regime de Repartição Simples utiliza a taxa de risco como base para a precifi cação.

II. O RC - Regime de Capitalização deve ser utilizado para os Benefícios de Sobrevivência (Renda), podendo ser utilizado para Benefícios de Morte.

III. O RCC - Regime de Capitais de Cobertura é utilizado basicamente para o Benefício de Pensão por invalidez.

  • A V V V
  • B V V F
  • C V F F
  • D V F V
  • E F V F
57

Indique a opção que completa de forma correta o texto abaixo:

"Sendo o prêmio de risco de um determinado segmento de riscos e o prêmio risco do mesmo conjunto de coberturas e perfi l de risco, mas de um outro segmento mercadológico e sendo A o parâmetro que indica a infl uência dos riscos do conjunto "a" e B o parâmetro que indica a ponderação dos riscos do conjunto "b", a formulação básica da credibilidade que resulta o . . ."

  • A prêmio comercial de credibilidade, dado por:
  • B prêmio puro de credibilidade, dado por:
  • C prêmio de risco de credibilidade, dado por:
  • D prêmio de risco de credibilidade, dado por:
  • E prêmio puro de credibilidade, dado por:
58

Indique a opção que completa de forma correta o caso abaixo, considerando um benefício de sobrevivência.

"O resgate, o saldamento e o prolongamento constituem-se nos principais tipos de Valores Garantidos. Quanto a estas três figuras atuariais, pode-se afirmar que sua concessão é exclusivamente no período."

  • A de fracionamento do prêmio.
  • B de diferimento do Benefício, tanto no caso de o Prêmio ser pago a vista, quanto fracionado.
  • C após o pagamento do Prêmio e antes do recebimento do Benefício.
  • D de fracionamento do Prêmio para o saldamento e o prolongamento e a qualquer tempo para o resgate, sempre antes da conclusão do pagamento do beneficio.
  • E de fracionamento do Prêmio para o saldamento e a qualquer tempo para o resgate e o prolongamento, sempre antes da conclusão do pagamento do beneficio.
59

Para o texto abaixo, indique a opção que completa de forma correta.

"A precifi cação do seguro toma por base duas fi guras básicas, sendo uma o risco, cuja medida é dada pela sua respectiva probabilidade - p(x), e pelo valor do dano, representada por Q. Sabe-se que p(x) varia entre zero e um, devendo ficar no intervalo aberto entre estes limites e que Q deve ser positivo. Dentro destas figuras básicas e inerentes às operações de seguro, para o segurado a recomendação mais adequada é de priorizar a efetivação dos seguros para os casos em que tenham . . .".

  • A maior probabilidade e menor valor de dano esperado.
  • B maior probabilidade e maior valor de dano esperado.
  • C menor probabilidade e menor valor de dano esperado.
  • D menor probabilidade e elevado valor esperado de dano.
  • E condição invertida, ou seja: maior probabilidade com menor valor de dano esperado; ou menor probabilidade com maior valor de dano esperado.
60

Em relação aos métodos Prospectivo e Retrospectivo, é correto afirmar que: a Reserva Matemática representa, na data de cálculo, o valor atual dos compromissos

  • A futuros do segurador menos o valor atual dos compromissos futuros do segurado, se calculado pelo método Prospectivo, e o valor final (idade do benefício), se calculado pelo método retrospectivo.
  • B passados do segurado menos o valor atual dos compromissos passados do segurador, se calculado pelo método retrospectivo, e o valor atual dos compromissos futuros do segurador menos o valor atual dos compromissos futuros do segurado, se calculado pelo método Prospectivo, devendo os valores serem iguais.
  • C passados do segurador menos o valor atual dos compromissos futuros do segurado, se calculado pelo método retrospectivo, e o valor atual dos compromissos futuros do segurador menos o valor atual dos compromissos passados do segurado, se calculado pelo método Prospectivo, podendo ambos os valores serem iguais.
  • D passados do segurado menos o valor atual dos compromissos passados do segurador, se calculado pelo método retrospectivo, e o valor atual dos compromissos futuros do segurador menos o valor atual dos compromissos futuros do segurado, se calculado pelo método Prospectivo, podendo os valores serem diferentes, face o respectivo método.
  • E passados do segurador menos o valor passado dos Benefícios do segurado, se calculado pelo método retrospectivo, e o valor atual dos compromissos futuros do segurador menos o valor atual dos compromissos futuros do segurado, se calculado pelo método Prospectivo, devendo ambos os valores serem iguais.
Voltar para lista