Resolver o Simulado Professor de Educação Básica I - Educação Básica - RBO - Nível Superior

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Pedagogia

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A escola “Júlio Chaves” tem um corpo docente que aprecia o trabalho pedagógico por meio de projetos. O conteúdo de Ciências da Natureza não é trabalhado isoladamente do conteúdo de Ciências Humanas, ao contrário, sempre há uma conexão o que torna os projetos de aprendizagem ainda mais interessantes. Da última vez, o envolvimento foi tanto que motivou a articulação entre todos os docentes e respectivos saberes sob uma corrente única de parceria. A professora Clara, que é responsável pelo 3º ano do Fundamental I, aproveitou o ensejo para integrações mais complexas acerca dos diferentes saberes de sua responsabilidade.


É possível afirmar que, nesta escola, os projetos sejam

  • A práticos, com pouco conteúdo teórico.
  • B teóricos, mas compartilhados.
  • C interdisciplinares, com amplo contexto de aplicação.
  • D isolados no princípio, mas compartilhados ao final.
  • E teórico-práticos, respaldados pelo currículo escolar.
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Em dada faixa etária, a criança não segue regras porque não as reconhece. Mais madura, ela segue as regras dos mais velhos, obedecendo à tradição. Foi assim com o aluno Carlos, que atualmente tem progredido dia após dia no exercício mais evidente de sua autonomia. Esses diferentes momentos elucidam que

  • A foi preciso uma intervenção efetiva dos pais e responsáveis para Carlos ficar educado.
  • B a escola tem o papel de reverter os períodos de não obediência.
  • C a plena autonomia moral advém posteriormente aos dois períodos indicados no enunciado.
  • D Carlos é uma exceção em meio às demais crianças, visto que a maioria inicia-se à convivência seguindo as regras dos mais velhos.
  • E o aluno Carlos recebeu as intervenções corretas dos pais e professores.
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Leia as proposições a seguir, atribuindo-lhes valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) no que se refere às “sequências didáticas”:


( ) Referem-se a uma maneira de encadear e articular diferentes atividades ao longo e ao decorrer de uma unidade didática.

( ) Indicam também a função presente em cada uma das atividades presentes na construção do conhecimento.

( ) Podem sinalizar a função da aprendizagem de diferentes conteúdos.

( ) Avaliam se há ou não pertinência em cada uma das atividades.


Assinale a alternativa que apresente respectivamente a sequência correta.

  • A V / V / V / V.
  • B F / F / V / V.
  • C F / V / V / F.
  • D V / F / V / V.
  • E V / V / F / F.
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“A área de Ciências Humanas reúne no texto de referência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) os componentes curriculares de história, geografia e ensino religioso no ensino fundamental [...]” (Revista Educação. Publicação datada no dia 01 de dezembro de 2015. Como ficam as ciências humanas com a nova base nacional curricular). Considere as proposições a seguir a respeito do grande objetivo da área.


I. Levar os alunos a refletir sobre a própria existência.

II. Promover a reflexão acerca do valor dos direitos humanos.

III. Favorecer o exercício da autonomia e da responsabilidade coletiva sobre o mundo a ser herdado pelas próximas gerações.

IV. Promover o entendimento de importância acerca do exercício político-ideológico.

V. Reconhecer a importância da distribuição do poder decisório não equitativo.


É correto o que se afirma apenas em

  • A I e IV.
  • B I, II e III.
  • C III.
  • D II, III e V.
  • E IV.
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O direito à educação, entendido como um direito inalienável do ser humano, constitui o fundamento maior das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. A educação, ao proporcionar o desenvolvimento do potencial humano, permite o exercício dos direitos civis, políticos, sociais e do direito à diferença, sendo ela mesma também um direito social, e possibilita

  • A uma educação com qualidade moral, igualmente entendida como direito humano.
  • B a formação cidadã e o usufruto dos bens sociais e culturais.
  • C assegurar a cada um e a todos o acesso ao conhecimento e aos elementos da história.
  • D o desenvolvimento pessoal e para a vida em sociedade contemporânea.
  • E o desenvolvimento comum, independentemente da grande diversidade da população escolar e das demandas culturais.
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Considere as afirmativas a seguir:


I. A afetividade antecederá o desenvolvimento da inteligência.

II. É preciso se desenvolver para então aprender.

III. Primeiro se aprende para então se desenvolver.

IV. A emoção concebe-se como ponte com o mundo social.

V. A comunicação com o mundo se dá por meio da linguagem.


Para Wallon, está correto o contido apenas em

  • A I, III e IV.
  • B I e IV.
  • C III.
  • D II e V.
  • E II, IV e V.
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”Pouco antes do horário de ir à escola, a criança diz que tem dor de barriga e pede para faltar. Em casa, não desgruda da Internet. Senhor pai ou responsável: pense duas vezes antes de castigar seu filho ou chamá-lo de preguiçoso”. (UOL EDUCAÇÃO, Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2011/03/24/bullyingidentifique-se-o-seu-filho-e-vitima-desse-tipo-deintimidacao.htm. Acesso em: 17 de set.2017)


O contexto exige atenção, mas como reconhecer se, de fato, dada situação constitui-se em bullyng? O fato é que certas atitudes eram praticadas sem a devida atenção e, ao longo do tempo, traumas irreversíveis foram desencadeados pela ausência devida de atenção e importância. Sobre o assunto, analise as proposições a seguir, atribuindo-lhes valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) Um dos desafios para a identificação do bullying é o fato de muitas dessas práticas serem aceitas como meras brincadeiras por pais e professores - crianças que se dão apelidos, fazem gozações e chacotas umas com as outras.

( ) A popularização da Internet entre adolescentes e crianças é outro fator que contribui para o aumento do bullying, já que no mundo virtual as pessoas não precisam “dar as caras”.

( ) É preciso estimular a autoestima dos pequenos. As maiores vítimas são as crianças tímidas, que não conseguem se defender e exigir que os colegas parem com a brincadeira.


Assinale a alternativa que apresente respectivamente a sequência correta.

  • A V / V / V.
  • B F / V / F.
  • C V / F / V.
  • D F / F / V.
  • E V / V / F.
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A execução do PNE (Plano Nacional de Educação) e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados por instâncias como

  • A Ministério da Cultura – MIC.
  • B Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores – CECV.
  • C Comissão de Cultura e Desporto do Senado Federal – CCDSF.
  • D Conselho Nacional de Educação – CNE.
  • E Fórum Estadual de Educação – FEE.
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A professora Ana é muito organizada. Não há um final de semana em que ela passe sem sistematizar as aulas da semana. Ana não é somente organizada, ela é criativa. Suas aulas nem sempre seguem a lógica exata do que documentou, mas seus alunos estão sempre motivados, demonstram progressos de aprendizagem e têm desempenhos positivos nas avaliações internas e externas. Esse contexto elucida que


I. Ana planeja suas aulas, organiza seu tempo e favorece a melhora do trabalho como docente.

II. sua criatividade pode estar também atrelada à flexibilização das ações pensadas.

III. a professora negligencia os objetivos de aprendizagem pretendidos sempre que não executa o que planejou.

IV. Ana preocupa-se em cumprir fielmente o que planeja, mas, para agradar os alunos, sempre modifica a proposta.

V. a professora prima pelo improviso, que sempre torna a aula mais interessante na visão do aluno.


É correto o que se afirma apenas em

  • A V.
  • B II e III.
  • C IV e V.
  • D I e II.
  • E III.
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As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica apontam que o Sistema Nacional de Educação é tema que vem suscitando o aprofundamento da compreensão sobre sistema, no contexto da história da educação, nesta Nação tão diversa geográfica, econômica, social e culturalmente. O que a proposta de organização do Sistema Nacional de Educação enfrenta é, fundamentalmente, o desafio de superar

  • A o impacto na estrutura do financiamento estudantil e a conquista da qualidade social das aprendizagens.
  • B a unidade curricular setorizada e o sistema nacional de educação em regime de colaboração.
  • C a desintegração dos sistemas autônomos e a formação educativa conjunta coerente e operante.
  • D a fragmentação das políticas públicas e a desarticulação institucional dos sistemas de ensino entre si.
  • E a conquista de uma articulação orgânica e a articulação das políticas sociais.

Português

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De acordo com o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, as seguintes palavras perderam o acento:

  • A Assembléia, Lâmpada, Colméia, Lingüiça, Rígido.
  • B Asteróide, Vôo, Idéia, Perdôo, Bóia.
  • C Heróico, Paranóia, Jibóia, Feiúra, Cálculo.
  • D Estréia, Platéia, Crêem, Jóia, Câncer.
  • E Prevêem, Músculo, Freqüente, Léxico, Cólon.
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               Ter um melhor amigo de infância é bom para a saúde,

                                        segundo a ciência


      Milton Nascimento e Tom Jobim já cantaram: amigo é coisa para se guardar e é impossível ser feliz sozinho. Mas, se a música não é o suficiente para te convencer da importância da amizade, a ciência te dá uma mão amiga.

      Pesquisadores apontaram que ter um melhor amigo de infância pode ser fundamental para a saúde mental na vida adulta. Publicado no periódico Child Development, o artigo questionou 169 adolescentes de diferentes etnias e condições socioeconômicas sobre seus melhores amigos durante três idades: 15, 16 e 25 anos.

      A pesquisa identificou que, aos 25, quem mantinha laços fortes com amigos da infância tinham menos ansiedade, mais autoestima e menos sintomas de depressão.

      "Não ficamos surpresos que amizades antigas se tornaram significativas, mas sim pela maneira como elas ficaram importantes quando adulto", disse Rachel Narr, autora da pesquisa e doutoranda na Universidade de Virginia, nos Estados Unidos.

      Além disso, o diagnóstico mostrou que a qualidade é mais importante do que a quantidade: jovens que priorizavam um círculo social mais amplo eram mais ansiosos. "Ser popular é considerado legal no ensino médio, mas, aos 25, isso não faz de você um líder", comentou Narr.

      Contudo, a coach de relacionamentos, Kelly Rudolph, afirmou que não manter amizade com amigos da infância represente infelicidade ou relações menos proveitosas. "Bons amigos aparecem em todas as idades", disse. "As conversas, suportes e aventuras podem ser mais profundas e divertidas enquanto seu futuro é construído com sabedoria."

Adaptado de Revista Galileu Online, de 18/09/2017 Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/09/ter-um-melhor-amigo-de-infancia-e-bom-para-saude-segundo-ciencia.html

Na frase “Pesquisadores apontaram que ter um melhor amigo de infância pode ser fundamental para a saúde mental na vida adulta.”,

  • A a palavra “melhor” exerce função de substantivo, visto que aparece precedida do artigo “um”.
  • B as expressões “mental” e “adulta” exercem a função de adjetivo, pois qualificam a palavra “vida”.
  • C as expressões “de infância” e “fundamental” exercem a função de adjetivo.
  • D a palavra “fundamental” não pode ser considerada adjetivo, visto que não se refere a um substantivo.
  • E a expressão “de infância” não pode ser adjetivo, pois é formada por uma preposição e um substantivo.
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Assinale a alternativa em que o verbo destacado possui o mesmo tempo e modo da palavra em destaque abaixo.


“Somos um povo enfático, até exagerado às vezes. Por isso, palavras que expressam intensidade estão na boca do povo.”

  • A Pesquiso para constatar; constatando intervenho.
  • B Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer.
  • C Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
  • D Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando.
  • E Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.
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Assinale a alternativa correta quanto à colocação pronominal:

  • A Preciso vê-lo, me disse o rapaz.
  • B Este é um trabalho que absorve-me muito.
  • C Quem candidatou-se ao cargo de gerente?
  • D Tudo se resolve com o tempo.
  • E Não fui à escola porque machuquei-me.
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Considere o poema abaixo:


Alegria não tenho,

Tristeza comigo mora;

Quando eu tiver alegria,

Jogarei tristeza fora.

(Maria José Nóbrega e Rosane Pamplona. Diga um verso bem bonito! - Trovas. São Paulo: Moderna, 2005. p.27.)


Assinale a alternativa INCORRETA

  • A A forma verbal “tenho” está no modo indicativo, por isso expressa uma ideia de certeza.
  • B A forma verbal “tiver” está no modo subjuntivo, pois indica uma hipótese ou uma possibilidade.
  • C A formal verbal “mora” admite como sujeito o substantivo “tristeza”.
  • D O sujeito da oração “Alegria eu não tenho” é “alegria”, pois é o substantivo ao qual o verbo se refere.
  • E O verbo “jogarei”, no poema, é transitivo, pois “tristeza” completa seu sentido.
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Assinale a alternativa cuja regência verbal está de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.

  • A Escolha um trabalho que goste e não terá que trabalhar nem um dia de sua vida.
  • B Gostaria de ir num lugar agitado para comemorar meu aniversário.
  • C Muitas vezes, prefiro utilizar dicionários do que pesquisar dúvidas em qualquer site da internet.
  • D Devemos sempre nos lembrar que a vida é curta demais para não aproveitarmos.
  • E Os programas de TV a que mais assisto são os de esporte.
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Leia o texto abaixo para responder à questão.


Yoga e meditação melhoram o funcionamento do cérebro, diz estudo.


    Praticar sessões de Hatha yoga e meditação podem melhorar as funções e níveis de energia do cérebro, aponta uma pesquisa da Universidade de Waterloo, no Canadá.
    O estudo indica que fazer 25 minutos das atividades por dia pode estimular as habilidades cognitivas relacionadas ao comportamento, e também aumenta a capacidade de controlar julgamentos rápidos estereotipados, ações e pensamentos rotineiros.
    "Hatha yoga e meditação focam na consciência do cérebro de poder processar num número limitado de atividades, como respirar e se posicionar, e ainda reduz a absorção de informações não necessárias", disse Peter Hall, professor na School of Public Health & Health Systems.
    Para o diagnóstico, os cientistas ordenaram que os participantes fizessem 25 minutos de yoga, meditação ou leitura. As pessoas que fizeram os dois primeiros exercícios apresentaram melhor performance do que quem leu.
    "Os resultados sugerem que há algo de especial na meditação que carrega muito dos benefícios do yoga", falou Kimberley Luu, autora da pesquisa.
    Entretanto, o estudo demonstrou que o yoga possui mais efeitos positivos para o aumento dos níveis de energia do que a meditação sozinha. "A prática libera endorfina, melhora a fluidez de sangue no cérebro e diminui o foco em pensamentos ruins", comentou Luu.

Adaptado de Revista Galileu de 06/09/2017: http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/09/yoga-emeditacao-melhoram-o-funcionamento-do-cerebro-dizestudo.html

Considere a sentença:
"Os resultados sugerem que há algo de especial na meditação que carrega muito dos benefícios do yoga". As palavras que aparecem destacadas no contexto são, respectivamente:

  • A pronome e conjunção.
  • B pronome e advérbio.
  • C conjunção e pronome.
  • D conjunção e advérbio.
  • E conjunção e preposição.
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Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam grafadas de acordo com a norma culta e padrão da Língua Portuguesa.

  • A Os humanos estão a tornar-se supérfluos.
  • B A excessão à regra era o que ele mais temia.
  • C O barulho no apartamento vizinho era pertubador.
  • D Literatura de entreterimento não a agradava.
  • E Não queria que receiassem a sua partida.
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A forma verbal “amaria” (2º quadrinho) apresenta-se no

  • A futuro do pretérito do indicativo.
  • B futuro do subjuntivo.
  • C futuro do presente do indicativo.
  • D pretérito imperfeito do indicativo.
  • E pretérito imperfeito do subjuntivo.
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Assinale a alternativa cuja regência nominal está de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.

  • A Estou ansioso por assistir ao novo filme que será lançado amanhã nos cinemas.
  • B Não houve conciliação do marido com a mulher durante o processo judicial.
  • C Muitos políticos deveriam agir compativelmente às ideias que defendem.
  • D Sempre ouvi dizer que devemos ter respeito e obediência com os mais velhos.
  • E Devido à aversão por insetos, meu tio sempre dedetiza sua casa.

Matemática

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Para fazer laços decorativos, utiliza-se 80 cm de fita. Com 5 rolos de 15 metros de fita, o máximo de laços que é possível fazer é

  • A 93.
  • B 90.
  • C 89.
  • D 88.
  • E 75.
22

Ana Clara tem guardado R$15.000,00 e pretende fazer uma aplicação a juros simples por 24 meses a uma taxa de 12% ao ano. O montante que ela terá no final desse tempo será de


Dado M = C + J

  • A R$ 16.400,00.
  • B R$ 16.800,00.
  • C R$ 17.500,00.
  • D R$ 18.200,00.
  • E R$ 18.600,00.
23

Ana pretende colocar carpete em sua sala, que mede 5 metros de comprimento por 3,6 metros de largura. Sabendo que será necessário comprar 10% a mais de carpete para suprir as perdas, Ana deverá comprar

  • A 19,8 m².
  • B 20,1 m².
  • C 21,6 m².
  • D 22,2 m².
  • E 23,5 m².
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A caixa d’água de um prédio tem o formato cilíndrico de raio 3m e altura 4m. Adotando π = 3, o volume, em litros, dessa caixa d’água é de

  • A 105000.
  • B 108000.
  • C 110000.
  • D 112000.
  • E 115000.
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Um cubo de aresta medindo 5 cm tem volume igual a 125 cm³. Para que esse cubo passe a ter volume igual a 64 cm³, suas arestas precisam ser diminuídas em

  • A 1 cm.
  • B 2 cm.
  • C 3 cm.
  • D 4 cm.
  • E 5 cm.
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Carlos pagava de condomínio o valor de R$ 550,00. Essa tarifa teve um aumento e o valor passou a ser de R$ 585,75. Com base nessas informações, podemos dizer que o aumento foi de

  • A 5%.
  • B 5,5%.
  • C 6,5%.
  • D 7%.
  • E 7,8%.
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Para ligar duas cidades do interior de São Paulo, o Governo do Estado resolveu construir uma rodovia. No primeiro ano, foram construídos 2/7 do projeto; no ano seguinte, foram construídos 2/3 do restante, faltando ainda 100 km para completar a construção. Essa rodovia terá

  • A 500 Km.
  • B 480 Km.
  • C 420 Km.
  • D 390 Km.
  • E 350 Km.
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Sr. José, marceneiro, tem duas ripas para serem cortadas, uma de 15 m e a outra de 12 m. Precisa cortá-las em pedaços do mesmo tamanho, e esse tamanho precisa ser o maior possível. Com essas duas ripas, ele conseguirá

  • A 4 pedaços.
  • B 5 pedaços.
  • C 6 pedaços.
  • D 8 pedaços.
  • E 9 pedaços.
29

Três pedreiros constroem uma casa em 5 dias. Para construir a mesma casa, dois pedreiros precisarão de

  • A 6 dias.
  • B 6,5 dias.
  • C 7 dias.
  • D 7,5 dias.
  • E 8 dias.
30

Vera separa, todo mês, de seu salário, 1/3 para o aluguel, 2/5 para alimentação, 1/6 para despesas extras e ainda guarda R$ 150,00 na poupança. Assinale a alternativa que apresenta o salário de Vera.

  • A R$ 1.250,00.
  • B R$ 1.300,00.
  • C R$ 1.420,00.
  • D R$ 1.500,00.
  • E R$ 1.660,00.
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