Resolver o Simulado ACAFE

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Administração de Recursos Materiais

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As decisões sobre localização de instalações, estoques, transporte, processamento de pedidos, serviço aos clientes, armazenagem e compra são tomadas nos diferentes níveis organizacionais, cada qual com sua abordagem e especificidade.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre a decisão e o nível de decisão.

  • A Decisões de reposição de estoque são realizadas no nível operacional.
  • B Decisões sobre compras antecipadas são realizadas no nível operacional.
  • C Decisões sobre localização de estoques são realizadas no nível tático.
  • D Decisões sobre layout das instalações são realizadas no nível tático.
  • E Decisões sobre níveis de estoque de segurança são tomadas no nível estratégico.
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O conceito do tempo do ciclo do pedido pode ser compreendido a partir dos quatro componentes independentes que o compõem, que são:

  • A produção do pedido, processamento e montagem, transmissão do pedido e tempo de entrega.
  • B transmissão do pedido, processamento e montagem do pedido, tempo de aquisição de estoque adicional e tempo de entrega.
  • C transmissão do pedido, produção do pedido, tempo de entrega e tempo de reposição.
  • D transmissão do pedido, processamento do pedido, estocagem do pedido e tempo de aquisição do estoque adicional.
  • E produção do pedido, processamento do pedido, montagem do pedido e tempo de entrega.
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Um sistema de controle logístico baseado no método KANBAN/JIT possui especificidades que tornam a gestão de estoques, o tamanho dos lotes, a relação com os fornecedores e a visão sobre a qualidade distintas de outras metodologias.
Considerando tais características, é correto afirmar que na programação KANBAN/JIT

  • A o estoque de produtos em processo é um investimento necessário.
  • B os tempos de reposição devem ser exíguos.
  • C a manutenção dos equipamentos deve ocorrer conforme a necessidade.
  • D o estoque é visto como um ativo.
  • E alguns defeitos são toleráveis, no processo de qualidade.
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Em uma Organização Militar, que é uma unidade escola, a partir do conhecimento sobre a quantidade de exercícios militares que serão realizados ao longo do ano, a decisão sobre estocagem de rações operacionais visa suprir a demanda média ao longo do tempo entre os sucessivos reabastecimentos, com o objetivo de garantir a execução das missões.
Esse tipo de estoque é chamado de estoques

  • A de segurança.
  • B em processo.
  • C no canal.
  • D regulares.
  • E especulativos.
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Analise as assertivas a seguir sobre armazenamento de materiais e assinale a alternativa correta.

  • A A armazenagem a seco consiste em assegurar que materiais específicos sejam protegidos da umidade.
  • B A armazenagem por agrupamento facilita as tarefas de arrumação e busca, embora nem sempre permitindo melhor usufruto do espaço.
  • C A armazenagem por frequência possibilita um bom aproveitamento do espaço disponível.
  • D A armazenagem especial refere-se a equipamentos de alto custo e de importância estratégica para a organização.
  • E O armazenamento por tamanhos (acomodabilidade) consiste em armazenar os materiais mais movimentados o mais próximo quanto possível da saída.
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Relaciona-se às finalidades da movimentação de materiais em uma organização, EXCETO:

  • A aumento da capacidade produtiva.
  • B melhoria nas condições de trabalho.
  • C maior segurança e redução de acidentes.
  • D aperfeiçoamento dos mecanismos tecnológicos.
  • E redução de custos de materiais.
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Acerca dos procedimentos fundamentais da administração de materiais, assinale a alternativa correta.

  • A Gestão refere-se à atividade que focaliza o cadastro de materiais necessários à manutenção e ao desenvolvimento da organização.
  • B Recebimento refere-se à atividade de assegurar a fiel guarda dos materiais confiados pela organização, objetivando sua preservação até o consumo final.
  • C Almoxarifado refere-se à atividade de assegurar o rápido recebimento de materiais adquiridos pela organização.
  • D Cadastramento refere-se à atividade de gerenciamento dos estoques, por meio de técnicas que permitam manter o equilíbrio com o consumo.
  • E Compras corresponde à atividade que tem por finalidade suprir as necessidades da organização, mediante aquisição de materiais ou serviços, com base no levantamento de solicitações dos usuários.
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Analise as afirmativas a seguir sobre armazenagem e preservação de materiais:


I. O armazenamento de produtos químicos exige a adoção de cuidados especiais, de forma a garantir a utilização de tais produtos em condições de segurança.

II. A técnica de paletização do armazém, dada a sua comprovada ineficiência, está proibida no âmbito da armazenagem de materiais.

III. Os bens perecíveis e não perecíveis podem ser armazenados em gôndolas por até 30 (trinta) dias, após o que deverão ser preservados, por prazo indeterminado, em planos metálicos.


É correto o que se afirma

  • A apenas em I.
  • B apenas em I e III.
  • C apenas em II e III.
  • D em nenhuma das afirmativas.
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Assinale a única alternativa que indica um equipamento que não serve para a movimentação de materiais.

  • A empilhadeiras
  • B monofios
  • C guindastes
  • D monovias
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Assinale a única alternativa correspondente a um recurso patrimonial.

  • A madeira
  • B scanner
  • C clima
  • D água

Administração Geral

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Para atender às funções de planejar, organizar, dirigir e controlar, o administrador desempenha alguns papéis categorizados em interpessoais, informacionais e decisórios. Refere-se a uma atividade do papel decisório:

  • A Tomar ação corretiva em disputas ou crises, resolvendo conflitos entre subordinados.
  • B Assumir deveres cerimoniais e simbólicos, representando a organização.
  • C Transmitir informações para pessoas de fora, através de conversas, relatórios e memorandos.
  • D Dirigir e motivar pessoas.
  • E Manter redes de comunicação dentro e fora da organização.
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Os valores militares são marcas presentes no Exército Brasileiro, caracterizando uma cultura forte, com princípios intensamente acatados e compartilhados, influenciando assim o comportamento de seus quadros.
Na perspectiva conceitual de cultura organizacional, é correto afirmar que

  • A apesar da cultura forte, em organizações grandes, tal como o Exército Brasileiro, é normal a existência de subculturas.
  • B a cultura organizacional presente no Exército Brasileiro influencia mais o comportamento de seus militares do que a cultura nacional.
  • C por conta da cultura forte, naturalmente o Exército Brasileiro está mais propenso à rotatividade da força de trabalho.
  • D a cultura organizacional do Exército Brasileiro é capaz de se sobrepor à cultura nacional, integrando assim seus militares oriundos de diversas regiões do país.
  • E a cultura organizacional do Exército Brasileiro tem como característica o fato de estar sempre explícita a partir de normatizações.
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Os produtos ou unidade de negócios que têm pequena participação em mercados com altas taxas de crescimento, de acordo com Matriz de Crescimento e Participação, são denominados

  • A vira-latas.
  • B estrelas.
  • C pontos de interrogação.
  • D vacas leiteiras.
  • E laranjas mecânicas.
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A evolução do conceito de qualidade ao longo do tempo mudou não apenas a visão sobre o desempenho organizacional, mas também as metodologias aplicadas para o alcance desses resultados.
Considerando as metodologias relacionadas a Administração Científica, TQM (Total Quality Management) e Seis Sigma, assinale a alternativa que apresenta à qual finalidade estão relacionadas, respectivamente.

  • A Eficiência, eficácia e efetividade.
  • B Eficiência, efetividade e eficácia.
  • C Eficácia, eficiência e efetividade.
  • D Efetividade, eficiência e eficácia.
  • E Eficácia, efetividade e eficiência.
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O balanced scorecard é uma das ferramentas que procura fornecer a visão de conjunto dos fatores críticos de sucesso. Entre as dimensões dessa metodologia, aquela que propõe a melhoria contínua e a criação de valor agregado é a perspectiva

  • A verificação de resultados.
  • B da inovação e aprendizagem organizacional.
  • C do cliente.
  • D financeira.
  • E padronização de procedimentos e execução do plano.
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Segundo Rodrigues (2015), para identificar como lentes e oportunidades organizacionais, a utilização de técnicas baseadas em cenários e tendências relacionadas ao ambiente externo às associações se faz necessária, subsidiando assim o planejamento das ações estratégicas. Esse ambiente externo pode ser compreendido a partir de duas perspectivas: o macroambiente e o ambiente da organização.
Sobre essas pistas, assinale uma alternativa correta.

  • A O poder do fornecedor está relacionado ao macroambiente.
  • B A rivalidade entre competição está relacionada ao ambiente da organização.
  • C O poder do cliente está relacionado ao macroambiente.
  • D A política econômica está relacionada ao ambiente da organização.
  • E As regulações governamentais estão relacionadas ao ambiente da organização.
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Um determinado gestor tem como característica tomar decisões muito bem embasadas, que ocorrem em um período de tempo significativamente curto e que produzem excelentes resultados. Sua equipe não só compartilha da sua ideologia de trabalho como apresenta uma forte convicção de que não poderia trabalhar com outro gestor, uma vez que aprecia os resultados obtidos.
O tipo de poder que este gestor exerce sobre os seus colaboradores é classificado como

  • A manipulativo.
  • B alienatório.
  • C coercitivo.
  • D normativo.
  • E calculista.
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Ao assumir uma função em um setor de produção de fardamento e equipamentos para as unidades militares e identificar dificuldades no controle das ações, propõe-se aos superiores a melhoria das práticas gerenciais, com vistas a promover uma gestão da qualidade baseada em informações bem estruturadas, com avaliação de dados importantes de produtos, serviços, métodos ou processos de produção.

A abordagem de gestão à qual essa proposta se relaciona é a gestão

  • A tática da qualidade.
  • B baseada no controle.
  • C baseada em modelos econométricos.
  • D operacional da qualidade.
  • E baseada em indicadores.
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O gestor que tem por padrão enfatizar as relações humanas e o desenvolvimento da capacidade de trabalho em equipe e que, ao apoiar os seus colaboradores, é amigável, ouve, presta atenção e encontra-se sempre preocupado com o funcionário, sendo, por vezes, classificado por seus pares como permissivo ou omisso, é o gestor que exerce a liderança

  • A orientada para pessoas.
  • B bidimensional.
  • C autocrática.
  • D orientada para a tarefa.
  • E demagógica.
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A adoção dos conceitos e metodologias da Gestão Total da Qualidade em uma organização evidencia uma estratégia adotada com base

  • A na uniformidade do produto.
  • B no controle estatístico pelo departamento de engenharia.
  • C nas necessidades de mercado e do cliente.
  • D na necessidade do cliente e nas percepções dos gestores.
  • E na uniformidade do produto com menos inspeções.

Artes Cênicas

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Podemos afirmar corretamente sobre a prática do teatro na escola.

  • A Permite conhecer os alunos mais tímidos e acanhados.
  • B Ajuda na integração e no trabalho em grupo.
  • C Favorece a seleção de alunos mais talentosos.
  • D Auxilia no entretenimento e no aproveitamento do tempo didático.
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Somos marcados pelas nossas experiências. Partindo delas, formamos nossa memória, que muitas vezes é o conjunto das imagens que expressam o nosso sentido sobre a vida. Dessa forma, quando estamos diante de uma obra teatral, estamos diante de uma experiência do artista, do seu olhar redefinido e estruturado em uma determinada linguagem artística. O Teatro tem essa capacidade de representação da experiência. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
  • A Essa capacidade de representação da experiência que chamamos de Teatro não é única e nem exclusiva dos artistas profissionais ou amadores. O Teatro instaura a experiência artística multissensorial de encontro com o outro em performance
  • B No Teatro, a atuação não requer um processo de construção e compreensão dos elementos de estrutura da linguagem teatral, o que denominamos livre fazer, conceito que está ligado às memórias daquele que faz em atuação
  • C A representação é própria do artista, somente ele tem talento para representar. Sendo assim, me torno ator ao experienciar artisticamente a estrutura dramática que o Teatro carrega
  • D Uma experiência teatral não deve depender da relação entre quem atua e quem assiste, essa relação está intrinsicamente delimitada na cena teatral
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Na educação, o teatro apresenta-se como excelente ferramenta, já que atua como um recurso importante para a formação comportamental. Por meio de jogos teatrais e do trabalho no palco é possível acionar, sem muito esforço, as sete inteligências presentes na Teoria das inteligências múltiplas e desenvolver as habilidades a elas relacionadas. Sobre o papel do teatro no processo educacional, é INCORRETO afirmar que:
  • A O mergulho em si mesmo propiciado pelo teatro potencializa as descobertas pessoais de uma forma indireta. No teatro, é por meio do não-ser que se descobre o ser.
  • B A dramatização, ao atribuir sentimentos pessoais inconfessáveis a personagens, promove a internalização da culpa e isso, de alguma forma, atrapalha o desenvolvimento emocional e, consequentemente, retarda o aprimoramento da relação vital do indivíduo com o mundo contingente.
  • C No fazer teatral, a tolerância se amplia na medida em que o “eu” se coloca no lugar do outro, que sinta suas dores, as alegrias, os sentimentos.
  • D No jogo da encenação dentro da escola, é possível trabalhar conflitos específicos. Em uma cena, o aluno pode se colocar no lugar do professor ou no lugar de um colega discriminado pela sala.
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No Ensino Fundamental, o componente curricular Arte está centrado nas seguintes linguagens: as Artes visuais, a Dança, a Música e o Teatro. Essas linguagens articulam saberes referentes a produtos e fenômenos artísticos e envolvem as práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre formas artísticas. A sensibilidade, a intuição, o pensamento, as emoções e as subjetividades se manifestam como formas de expressão no processo de aprendizagem em Arte. A Base Nacional Comum Curricular propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Tais dimensões perpassam os conhecimentos das Artes visuais, da Dança, da Música e do Teatro e as aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural. Sobre tais dimensões, é CORRETO afirmar que:
  • A Estesia: refere-se às impressões que impulsionam os sujeitos em direção a novas compreensões do espaço em que vivem, com base no estabelecimento de relações, por meio do estudo e da pesquisa, entre as diversas experiências e manifestações artísticas e culturais vividas e conhecidas.
  • B Crítica: refere-se à experiência sensível dos sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais
  • C Expressão: refere-se ao deleite, ao prazer, ao estranhamento e à abertura para se sensibilizar durante a participação em práticas artísticas e culturais.
  • D Criação: refere-se ao fazer artístico, quando os sujeitos criam, produzem e constroem.
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No ensino do Ensino Fundamental, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Arte, o Professor que desenvolver a habilidade de “reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro” com os alunos do 6º ao 9º ano deverá fazê-lo através da seguinte unidade temática:
  • A Música.
  • B Artes visuais.
  • C Teatro.
  • D Dança.
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A ideia de papel, quer no teatro, quer nos contextos de interação social, implicita a ideia de função, que é simplesmente

  • A fazer o papel de, fazer as funções de, funcionar como.
  • B uma regra que não relaciona cada elemento de um conjunto.
  • C ação visível e indivisível.
  • D também conhecido como variável independente.
  • E é uma ação política – logo isso significa dizer que toda reação em teatro implica uma ação política.
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A Escola de Teatro, que tinha o nome de Escola de Música e Artes Cênicas, fundada em 1956 pelo então reitor da universidade, Edgard Santos, foi a primeira escola de teatro brasileira a integrar uma universidade e foi também a primeira escola da América Latina a adotar o método Stanislavski de formação de atores.
Essa Escola pertence a

  • A UFRJ.
  • B UFBA.
  • C PUC.
  • D UFRGS.
  • E Unicamp.
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Atuais estudos na área da recepção, a exemplo de Jauss (1994) e Soares (2010), apresentam similaridades com a proposta de Teatro-fórum, de Augusto Boal, especialmente no sentido de rever a ideia de um receptor passivo de uma obra acabada. A compreensão de leitura da obra de arte, no presente texto, é amparada por Pareyson (1997), ao conferir um lugar produtivo à leitura da obra de arte e não meramente receptivo. Assim, o sentido dado à obra artística dependerá da realidade sensível do espectador, do seu repertório de experiências sociais e estéticas, e não somente dos elementos técnicos produzidos, a priori, pelo artista.


Esse pressuposto afina-se à ideia de Boal de compreensão do espect-ator como sujeito ativo capaz de

  • A executar, interpretar, avaliar e intervir.
  • B analisar, interpretar, avaliar e intervir.
  • C entender, interpretar, intervir e analisar.
  • D avaliar, compreender, interpretar e executar.
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Que a ação corresponda à palavra e a palavra à ação, cuidando sempre em não ultrapassar os limites da simplicidade da natureza, porque tudo o que a ela se opõe, afasta-se igualmente do próprio fim da arte dramática, cuja finalidade sempre foi e continuará sendo como que apresentar um espelho à vida; mostrar à virtude suas próprias feições, ao vício sua verdadeira imagem e a cada idade e geração sua fisionomia e características. No teatro grego, comumente é utilizado o termo "persona".
O significado da palavra persona, da qual mais tarde derivará, em português, a palavra pessoa é

  • A personagem.
  • B máscara.
  • C ator.
  • D diretor.
  • E público.
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A tipificação das formas de ação requer haver nestas um sentido objetivo, que, por sua vez, exige uma objetivação linguística. Isto é, haverá um vocabulário que se refere a essas formas de ação. [...] Em princípio, portanto, uma ação e seu sentido podem ser apreendidos à parte dos desempenhos individuais dela e dos variáveis processos subjetivos que a eles se associam. O indivíduo e o outro podem ser compreendidos como executantes de ações objetivas, geralmente conhecidas, que são recorrentes e repetíveis por qualquer ator do tipo adequado (Berger e Luckmann, 1985, p.101).
No teatro, papel e personagem são sinônimos. Desta forma, define-se personagem enquanto um papel

  • A em que se exercem vários papéis, coexistindo dentro de si vários personagens.
  • B que é qualquer ser militante de uma história ou obra.
  • C que é objeto de atenção por suas qualidades, excluído da posição social ou por circunstâncias.
  • D desde que não tenha características humanas, ou seja, personificados.
  • E representado por ator ou atriz a partir de figura humana fictícia criada por um produtor.
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