Resolver o Simulado ACAFE

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Administração de Recursos Materiais

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Em uma Organização Militar, que é uma unidade escola, a partir do conhecimento sobre a quantidade de exercícios militares que serão realizados ao longo do ano, a decisão sobre estocagem de rações operacionais visa suprir a demanda média ao longo do tempo entre os sucessivos reabastecimentos, com o objetivo de garantir a execução das missões.
Esse tipo de estoque é chamado de estoques

  • A de segurança.
  • B em processo.
  • C no canal.
  • D regulares.
  • E especulativos.
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As decisões sobre localização de instalações, estoques, transporte, processamento de pedidos, serviço aos clientes, armazenagem e compra são tomadas nos diferentes níveis organizacionais, cada qual com sua abordagem e especificidade.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre a decisão e o nível de decisão.

  • A Decisões de reposição de estoque são realizadas no nível operacional.
  • B Decisões sobre compras antecipadas são realizadas no nível operacional.
  • C Decisões sobre localização de estoques são realizadas no nível tático.
  • D Decisões sobre layout das instalações são realizadas no nível tático.
  • E Decisões sobre níveis de estoque de segurança são tomadas no nível estratégico.
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O conceito do tempo do ciclo do pedido pode ser compreendido a partir dos quatro componentes independentes que o compõem, que são:

  • A produção do pedido, processamento e montagem, transmissão do pedido e tempo de entrega.
  • B transmissão do pedido, processamento e montagem do pedido, tempo de aquisição de estoque adicional e tempo de entrega.
  • C transmissão do pedido, produção do pedido, tempo de entrega e tempo de reposição.
  • D transmissão do pedido, processamento do pedido, estocagem do pedido e tempo de aquisição do estoque adicional.
  • E produção do pedido, processamento do pedido, montagem do pedido e tempo de entrega.
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Um sistema de controle logístico baseado no método KANBAN/JIT possui especificidades que tornam a gestão de estoques, o tamanho dos lotes, a relação com os fornecedores e a visão sobre a qualidade distintas de outras metodologias.
Considerando tais características, é correto afirmar que na programação KANBAN/JIT

  • A o estoque de produtos em processo é um investimento necessário.
  • B os tempos de reposição devem ser exíguos.
  • C a manutenção dos equipamentos deve ocorrer conforme a necessidade.
  • D o estoque é visto como um ativo.
  • E alguns defeitos são toleráveis, no processo de qualidade.
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Sobre a Administração de Recursos Materiais, analise as assertivas a seguir.


I - A Administração de Materiais compreende processos e projetos que se desenvolvem no contexto da cultura organizacional.

II - Recursos materiais são também denominados recursos físicos e englobam todos os aspectos materiais e físicos que a organização utiliza para produzir.

III - A Administração de Materiais consiste em ter os materiais necessários na quantidade certa, no local certo e no tempo certo, à disposição das unidades que compõem o funcionamento da organização.

IV - A Administração de Materiais corresponde à totalidade das funções relacionadas com os materiais, seja com sua programação, aquisição, estocagem, distribuição, etc.

V - A Administração de Materiais diz respeito à totalidade de recursos disponíveis em uma organização em termos tecnológicos, humanos e patrimoniais.


Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas I, III, IV e V estão corretas.
  • B Apenas IV e V estão corretas.
  • C Apenas I, III e IV estão corretas.
  • D Apenas III e IV estão corretas.
  • E Apenas II, III e IV estão corretas.
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Analise as assertivas a seguir sobre armazenamento de materiais e assinale a alternativa correta.

  • A A armazenagem a seco consiste em assegurar que materiais específicos sejam protegidos da umidade.
  • B A armazenagem por agrupamento facilita as tarefas de arrumação e busca, embora nem sempre permitindo melhor usufruto do espaço.
  • C A armazenagem por frequência possibilita um bom aproveitamento do espaço disponível.
  • D A armazenagem especial refere-se a equipamentos de alto custo e de importância estratégica para a organização.
  • E O armazenamento por tamanhos (acomodabilidade) consiste em armazenar os materiais mais movimentados o mais próximo quanto possível da saída.
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Relaciona-se às finalidades da movimentação de materiais em uma organização, EXCETO:

  • A aumento da capacidade produtiva.
  • B melhoria nas condições de trabalho.
  • C maior segurança e redução de acidentes.
  • D aperfeiçoamento dos mecanismos tecnológicos.
  • E redução de custos de materiais.
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Acerca dos procedimentos fundamentais da administração de materiais, assinale a alternativa correta.

  • A Gestão refere-se à atividade que focaliza o cadastro de materiais necessários à manutenção e ao desenvolvimento da organização.
  • B Recebimento refere-se à atividade de assegurar a fiel guarda dos materiais confiados pela organização, objetivando sua preservação até o consumo final.
  • C Almoxarifado refere-se à atividade de assegurar o rápido recebimento de materiais adquiridos pela organização.
  • D Cadastramento refere-se à atividade de gerenciamento dos estoques, por meio de técnicas que permitam manter o equilíbrio com o consumo.
  • E Compras corresponde à atividade que tem por finalidade suprir as necessidades da organização, mediante aquisição de materiais ou serviços, com base no levantamento de solicitações dos usuários.
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Analise as afirmativas a seguir sobre armazenagem e preservação de materiais:


I. O armazenamento de produtos químicos exige a adoção de cuidados especiais, de forma a garantir a utilização de tais produtos em condições de segurança.

II. A técnica de paletização do armazém, dada a sua comprovada ineficiência, está proibida no âmbito da armazenagem de materiais.

III. Os bens perecíveis e não perecíveis podem ser armazenados em gôndolas por até 30 (trinta) dias, após o que deverão ser preservados, por prazo indeterminado, em planos metálicos.


É correto o que se afirma

  • A apenas em I.
  • B apenas em I e III.
  • C apenas em II e III.
  • D em nenhuma das afirmativas.
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Assinale a única alternativa que indica um equipamento que não serve para a movimentação de materiais.

  • A empilhadeiras
  • B monofios
  • C guindastes
  • D monovias

Administração Geral

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Para atender às funções de planejar, organizar, dirigir e controlar, o administrador desempenha alguns papéis categorizados em interpessoais, informacionais e decisórios. Refere-se a uma atividade do papel decisório:

  • A Tomar ação corretiva em disputas ou crises, resolvendo conflitos entre subordinados.
  • B Assumir deveres cerimoniais e simbólicos, representando a organização.
  • C Transmitir informações para pessoas de fora, através de conversas, relatórios e memorandos.
  • D Dirigir e motivar pessoas.
  • E Manter redes de comunicação dentro e fora da organização.
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Os seis elementos básicos: a especialização do trabalho, a departamentalização, a cadeia de comando, a amplitude do controle, a centralização e descentralização e a formalização devem ser considerados pelos administradores para determinar

  • A o planejamento tático.
  • B o desempenho organizacional.
  • C a estrutura organizacional.
  • D o planejamento estratégico.
  • E o planejamento operacional.
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A utilização da tecnologia da informação pode ser uma grande aliada aos processos logísticos, dinamizando processos e subsidiando os processos decisórios. Dentre as características dos sistemas informatizados para gestão logística, é correto afirmar que

  • A o compartilhamento de informações a partir dos sistemas de informação diminui a confiabilidade das decisões, exigindo maior atenção gerencial.
  • B o uso de sistemas de informação possibilita diminuir a incidência de erros humanos, automatizando toda e qualquer decisão.
  • C como no setor público não há vendas para clientes, os sistemas de informação não necessitam criar canais relacionados aos atores externos da organização.
  • D pensados para a lógica empresarial, os sistemas de informação não são aplicáveis às organizações públicas que lidam com a provisão de serviços.
  • E um sistema eficiente permite a comunicação e o compartilhamento de informações entre as diversas áreas funcionais.
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João da Silva trabalha na empresa ABC, veste terno azul escuro todos os dias, bem como chega pontualmente ao trabalho às 9 horas da manhã. Nessa empresa, todos os funcionários homens vestem terno azul escuro e chegam ao trabalho no mesmo horário, todos os dias, e, dessa forma, são avaliados como normais. João da Silva possui um sentimento de satisfação por ser aceito pelo grupo e esse seu comportamento é conhecido na teoria humanística como

  • A teoria da equidade.
  • B extinção.
  • C programação de estímulos.
  • D condicionamento operante.
  • E punição.
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O “homem organizacional” reflete uma personalidade cooperativa e coletivista, que parece destoar de algumas das características da ética protestante e tem as seguintes características: flexibilidade, tolerância às frustrações e capacidade de adiar as recompensas e poder compensar o trabalho rotineiro dentro da organização.

O homem organizacional foi proposto pela abordagem

  • A sistêmica.
  • B clássica.
  • C relações humanas.
  • D contingencial.
  • E estruturalista.
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Na empresa ABC, se dois funcionários realizam o mesmo esforço, a recompensa de um deve ser igual à do outro. A empresa entende que as pessoas fazem comparações entre seus esforços e suas recompensas com os esforços e as recompensas das outras, especialmente quando estão próximas.
Ao adotar tal prática, busca-se evitar o fenômeno de

  • A deslocamento do homem econômico-social.
  • B dissonância cognitiva.
  • C deslocamento do homem social.
  • D deslocamento do homem autorrealizador.
  • E deslocamento do homem complexo.
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Os tipos de organizações que foram apresentados pela abordagem Neoclássica da Administração apresentam características, vantagens, desvantagens e esferas de aplicação específicas.
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre o tipo de organização (vantagens, desvantagens e esferas de aplicação) e a sua descrição.

  • A Esfera de aplicação da organização linha-staff: organizações cujas as tarefas são padronizadas, rotineiras e com raras modificações, permitindo concentração nas atividades repetitivas, já que a estrutura é estável e permanente.
  • B Vantagens da organização funcional: assegura assessoria especializada e inovadora mantendo o princípio de autoridade única. Os órgãos proporcionam serviços especializados, fator importante em uma era de especialização e competição.
  • C Desvantagem da organização linear: autoridade pode tornar-se autocrática, provocando rigidez na disciplina, bitolando e dificultando a cooperação e a iniciativa das pessoas em função de ser linear e baseada no comando único e direto.
  • D Esfera de aplicação da organização linear: quando, em determinadas circunstâncias e tão somente, a organização delega, durante um certo período, autoridade funcional a algum órgão especializado sobre os demais órgãos, a fim de implantar alguma rotina ou procedimento ou a fim de avaliar e controlar alguma atividade.
  • E Vantagens da organização linear: permite a melhor supervisão técnica possível, com a especialização em todos os níveis, pois cada órgão ou cargo reporta-se a experts em seu campo de especialização.
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As seguintes anomalias: a valorização excessiva dos regulamentos, o excesso de formalidade, a resistência a mudanças, a despersonalização das relações humanas, a hierarquização do processo decisório, a exibição de sinais de autoridade e as dificuldades no atendimento aos clientes são disfunções atribuídas à abordagem

  • A neoclássica.
  • B estruturalista.
  • C sistêmica.
  • D contingencial.
  • E burocrática.
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Após ser aprovado no concurso de QFO/QC, o militar foi designado para ser chefe de uma seção administrativa composta por mais um sargento, dois cabos e cinco soldados. Por conta da sua ascendência hierárquica, todos cumprem suas ordens, mas ele ainda percebe certa resistência e insegurança dos subordinados em seguirem suas determinações.
Considerando os aspectos envolvidos na arte de liderar pessoas, o outro atributo que ainda precisa ser estabelecido entre esse militar e os outros membros da equipe é

  • A o respeito.
  • B a confiança.
  • C a obediência.
  • D a fidelidade.
  • E a tutela.
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O cérebro humano é propenso a finalizar aquelas formas que são vistas inacabadas ou abertas, em função de padrões sensoriais e da ordem espacial que estão compreendidas nele. Desse modo, ao ser norteado pela continuidade de uma determinada forma, é possível antever a estrutura completa, uma vez que a finalidade do conjunto define a natureza de suas partes.
Assinale a alternativa que apresenta a teoria que descreve essa capacidade e a abordagem da administração que ela induz, respectivamente.

  • A Gestalt e abordagem sistêmica.
  • B Teoria geral dos sistemas e abordagem estratégica.
  • C Teoria da forma e abordagem contingencial.
  • D Teoria da cibernética e abordagem neoclássica.
  • E Teoria da racionalidade limitada e abordagem das teorias ambientais.

Artes Cênicas

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Podemos afirmar corretamente sobre a prática do teatro na escola.

  • A Permite conhecer os alunos mais tímidos e acanhados.
  • B Ajuda na integração e no trabalho em grupo.
  • C Favorece a seleção de alunos mais talentosos.
  • D Auxilia no entretenimento e no aproveitamento do tempo didático.
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Somos marcados pelas nossas experiências. Partindo delas, formamos nossa memória, que muitas vezes é o conjunto das imagens que expressam o nosso sentido sobre a vida. Dessa forma, quando estamos diante de uma obra teatral, estamos diante de uma experiência do artista, do seu olhar redefinido e estruturado em uma determinada linguagem artística. O Teatro tem essa capacidade de representação da experiência. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
  • A Essa capacidade de representação da experiência que chamamos de Teatro não é única e nem exclusiva dos artistas profissionais ou amadores. O Teatro instaura a experiência artística multissensorial de encontro com o outro em performance
  • B No Teatro, a atuação não requer um processo de construção e compreensão dos elementos de estrutura da linguagem teatral, o que denominamos livre fazer, conceito que está ligado às memórias daquele que faz em atuação
  • C A representação é própria do artista, somente ele tem talento para representar. Sendo assim, me torno ator ao experienciar artisticamente a estrutura dramática que o Teatro carrega
  • D Uma experiência teatral não deve depender da relação entre quem atua e quem assiste, essa relação está intrinsicamente delimitada na cena teatral
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Na educação, o teatro apresenta-se como excelente ferramenta, já que atua como um recurso importante para a formação comportamental. Por meio de jogos teatrais e do trabalho no palco é possível acionar, sem muito esforço, as sete inteligências presentes na Teoria das inteligências múltiplas e desenvolver as habilidades a elas relacionadas. Sobre o papel do teatro no processo educacional, é INCORRETO afirmar que:
  • A O mergulho em si mesmo propiciado pelo teatro potencializa as descobertas pessoais de uma forma indireta. No teatro, é por meio do não-ser que se descobre o ser.
  • B A dramatização, ao atribuir sentimentos pessoais inconfessáveis a personagens, promove a internalização da culpa e isso, de alguma forma, atrapalha o desenvolvimento emocional e, consequentemente, retarda o aprimoramento da relação vital do indivíduo com o mundo contingente.
  • C No fazer teatral, a tolerância se amplia na medida em que o “eu” se coloca no lugar do outro, que sinta suas dores, as alegrias, os sentimentos.
  • D No jogo da encenação dentro da escola, é possível trabalhar conflitos específicos. Em uma cena, o aluno pode se colocar no lugar do professor ou no lugar de um colega discriminado pela sala.
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No Ensino Fundamental, o componente curricular Arte está centrado nas seguintes linguagens: as Artes visuais, a Dança, a Música e o Teatro. Essas linguagens articulam saberes referentes a produtos e fenômenos artísticos e envolvem as práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre formas artísticas. A sensibilidade, a intuição, o pensamento, as emoções e as subjetividades se manifestam como formas de expressão no processo de aprendizagem em Arte. A Base Nacional Comum Curricular propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Tais dimensões perpassam os conhecimentos das Artes visuais, da Dança, da Música e do Teatro e as aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural. Sobre tais dimensões, é CORRETO afirmar que:
  • A Estesia: refere-se às impressões que impulsionam os sujeitos em direção a novas compreensões do espaço em que vivem, com base no estabelecimento de relações, por meio do estudo e da pesquisa, entre as diversas experiências e manifestações artísticas e culturais vividas e conhecidas.
  • B Crítica: refere-se à experiência sensível dos sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais
  • C Expressão: refere-se ao deleite, ao prazer, ao estranhamento e à abertura para se sensibilizar durante a participação em práticas artísticas e culturais.
  • D Criação: refere-se ao fazer artístico, quando os sujeitos criam, produzem e constroem.
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No ensino do Ensino Fundamental, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Arte, o Professor que desenvolver a habilidade de “reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro” com os alunos do 6º ao 9º ano deverá fazê-lo através da seguinte unidade temática:
  • A Música.
  • B Artes visuais.
  • C Teatro.
  • D Dança.
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Atuais estudos na área da recepção, a exemplo de Jauss (1994) e Soares (2010), apresentam similaridades com a proposta de Teatro-fórum, de Augusto Boal, especialmente no sentido de rever a ideia de um receptor passivo de uma obra acabada. A compreensão de leitura da obra de arte, no presente texto, é amparada por Pareyson (1997), ao conferir um lugar produtivo à leitura da obra de arte e não meramente receptivo. Assim, o sentido dado à obra artística dependerá da realidade sensível do espectador, do seu repertório de experiências sociais e estéticas, e não somente dos elementos técnicos produzidos, a priori, pelo artista.


Esse pressuposto afina-se à ideia de Boal de compreensão do espect-ator como sujeito ativo capaz de

  • A executar, interpretar, avaliar e intervir.
  • B analisar, interpretar, avaliar e intervir.
  • C entender, interpretar, intervir e analisar.
  • D avaliar, compreender, interpretar e executar.
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Que a ação corresponda à palavra e a palavra à ação, cuidando sempre em não ultrapassar os limites da simplicidade da natureza, porque tudo o que a ela se opõe, afasta-se igualmente do próprio fim da arte dramática, cuja finalidade sempre foi e continuará sendo como que apresentar um espelho à vida; mostrar à virtude suas próprias feições, ao vício sua verdadeira imagem e a cada idade e geração sua fisionomia e características. No teatro grego, comumente é utilizado o termo "persona".
O significado da palavra persona, da qual mais tarde derivará, em português, a palavra pessoa é

  • A personagem.
  • B máscara.
  • C ator.
  • D diretor.
  • E público.
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A tipificação das formas de ação requer haver nestas um sentido objetivo, que, por sua vez, exige uma objetivação linguística. Isto é, haverá um vocabulário que se refere a essas formas de ação. [...] Em princípio, portanto, uma ação e seu sentido podem ser apreendidos à parte dos desempenhos individuais dela e dos variáveis processos subjetivos que a eles se associam. O indivíduo e o outro podem ser compreendidos como executantes de ações objetivas, geralmente conhecidas, que são recorrentes e repetíveis por qualquer ator do tipo adequado (Berger e Luckmann, 1985, p.101).
No teatro, papel e personagem são sinônimos. Desta forma, define-se personagem enquanto um papel

  • A em que se exercem vários papéis, coexistindo dentro de si vários personagens.
  • B que é qualquer ser militante de uma história ou obra.
  • C que é objeto de atenção por suas qualidades, excluído da posição social ou por circunstâncias.
  • D desde que não tenha características humanas, ou seja, personificados.
  • E representado por ator ou atriz a partir de figura humana fictícia criada por um produtor.
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A ideia de papel, quer no teatro, quer nos contextos de interação social, implicita a ideia de função, que é simplesmente

  • A fazer o papel de, fazer as funções de, funcionar como.
  • B uma regra que não relaciona cada elemento de um conjunto.
  • C ação visível e indivisível.
  • D também conhecido como variável independente.
  • E é uma ação política – logo isso significa dizer que toda reação em teatro implica uma ação política.
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A Escola de Teatro, que tinha o nome de Escola de Música e Artes Cênicas, fundada em 1956 pelo então reitor da universidade, Edgard Santos, foi a primeira escola de teatro brasileira a integrar uma universidade e foi também a primeira escola da América Latina a adotar o método Stanislavski de formação de atores.
Essa Escola pertence a

  • A UFRJ.
  • B UFBA.
  • C PUC.
  • D UFRGS.
  • E Unicamp.
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