O estado de Minas Gerais, durante o período colonial, foi um dos centros econômicos mais importantes do Brasil, justamente pela sua atividade mineradora durante o Ciclo do Ouro. Além do auge dessa época, o estado continua sendo um importante produtor de minério, com presença de indústrias e outros ramos produtivos. Levando em consideração os seus conhecimentos sobre Minas Gerias, complete corretamente a seguinte frase.
A economia de Minas Gerais é caracterizada, principalmente, pela atividade mineradora, sendo o principal estado do país nesse setor. Nele, encontra-se uma das três minas de ___________ existentes em todo o mundo, com uma duração estimada de 400 anos, desde que mantidos os níveis atuais de extração. Assim, o estado é responsável por 29% de todos os minérios extraídos no país. Além disso, há uma forte presença de____________, com destaque para o ramo automobilístico. Na agropecuária, destaca-se a produção de__________, milho, soja, cana-de-açúcar e, principalmente, leite e café.
Assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas, de cima para baixo:
Leia o trecho abaixo para responder a questão subsequente:
“A ______________ iniciou-se em 1889, quando aconteceu a Proclamação da República, no dia 15 de novembro. Esse acontecimento iniciou-se pela manhã do dia citado quando os militares liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca derrubaram o Visconde de Ouro Preto do Gabinete Ministerial. Na sequência do dia, José do Patrocínio, vereador no Rio de Janeiro, proclamou a República.”
(Fonte adaptada: https://brasilescola.uol.com.br/).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade?
Em 1553, Nicolau Durand de Villegagnon foi nomeado Vice-Almirante da Bretanha e desenvolveu um plano para fundar uma colônia na Baía de Guanabara (RJ); Qual o nome do núcleo da colônia que Villegagnon instalou na ilha que atualmente tem seu nome?
A partir de 1865, com o desafio criado pela guerra da Tríplice Aliança contra o governo do Paraguai, causou-se um novo surto de desenvolvimento da construção naval no país. Nesse período foram construídos no Arsenal da Corte os seguintes navios, EXCETO:
Diversos intrusos desafiaram os interesses ultramarinos de Portugal durante os séculos XVI e XVII. Qual foi o primeiro povo que teve seus navios na costa brasileira comercializando com os nativos da terra, forçando Portugal a reagir, enviando expedições guarda-costas e iniciando a colonização no Brasil?
Foi considerada a primeira sublevação ocorrida no período regencial, no Grão-Pará, que se generalizou em 1835, com a ocupação da capital da província, Belém:
Durante a Guerra da Tríplice Aliança contra o governo do Paraguai, os meios navais do Brasil, para avançar ao longo do Rio Paraguai, tiveram que vencer diversas passagens fortificadas, destacando-se entre elas:
A adoção da plantation como forma dominante da produção colonial tinha por objetivo:
Temos visto cada vez mais enxurradas que afetam particularmente a região Sudeste do Brasil, durante o verão, quando o clima tropical traz normalmente o período chuvoso. Mas se esse é um aspecto climático tradicional, por que parece que a cada ano as enxurradas aumentam nessa região? Segundo a literatura sobre o tema, a concentração das enxurradas, causando enchentes, decorre do aumento do escoamento superficial das águas das chuvas na região, que por sua vez ocorre diretamente por causa do(a):
O Pico da Bandeira é o terceiro ponto mais alto do Brasil, com 2.892 metros de altitude, situado no interior do Parque Nacional do Caparaó, na divisa dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais. Trata-se de um(a):
A maior bacia hidrográfica do estado do Espírito Santo, com cerca de 83.400 km², é a bacia do rio:
Cadeias orogênicas ou dobramentos correspondem a grandes curvamentos côncavos e convexos que surgem na superfície terrestre, resultantes de forças tectônicas, ou seja, da orogenia no decorrer da história geológica. Nesse contexto, é correto afirmar que as cadeias orogênicas recentes ou dobramentos recentes formam:
Os fusos horários são cada uma das áreas em que se divide a Terra na direção dos meridianos, tendo por base o seu movimento de rotação, que leva cerca de 24 horas para ser realizado. Os fusos horários estão concentrados nos meridianos das longitudes, que são múltiplos de 15°– resultado da divisão dos 360° da circunferência da Terra pelas 24 horas (aproximadamente) que o nosso planeta leva para completar o movimento de rotação. Todos os horários são definidos em relação ao fuso do Meridiano de Grenwich. Referenciado em seus conhecimentos sobre fuso horário, analise a figura a seguir e determine os horários. Sabendo-se que, no fuso horário de Grenwich, são 18 horas, quais são os horários dos seguintes locais: Rio Branco, São Paulo e Fernando de Noronha, respectivamente?
Fonte: http://grupoevolucao.com.br/livro/Geografia1/fusos_horrios_do_territrio_brasileiro.html
O Brasil é o país que concentra a maior parcela da principal floresta tropical do mundo, a Amazônia. Nessa floresta, além de riquezas naturais, há um mundo de gente, falas, olhares, saberes, cores, cheiros e histórias. Marque a alternativa CORRETA sobre a colonização recente da Amazônia e os seus impactos sociais e culturais.
Um grupo de turistas vai visitar alguns municípios do Espírito Santo. Eles vão sair de Vila Velha para Cachoeiro de Itapemirim.
Considerando o mapa do Espírito Santo e a rosa dos ventos, eles percorrerão as direções:
Durante o mês de janeiro ocorrem muitas chuvas. Enchentes e desabamentos estão relacionados com fatores naturais e também com ações humanas.
Que fatores humanos contribuem para a ocorrência desses problemas?
Observe a imagem e analise as afirmativas.
I. A vegetação, em sua maior parte, é semelhante à de savana, com gramíneas, arbustos e árvores esparsas. II. As árvores têm caules retorcidos e raízes longas, que permitem a absorção da água III. Durante a estação de seca quase todas as plantas perdem as folhas para diminuir a transpiração e evitar a perda de água armazenada.
Pode-se associar à vegetação revelada pela imagem, apenas a(s) afirmativa(s)
Observe a imagem e analise as afirmativas
I. A vegetação, em sua maior parte, é semelhante à de savana, com gramíneas, arbustos e árvores esparsas.
II. As árvores têm caules retorcidos e raízes longas, que permitem a absorção da água
III. Durante a estação de seca quase todas as plantas perdem as folhas para diminuir a transpiração e evitar a perda de água armazenada.
Pode-se associar à vegetação revelada pela imagem, apenas a(s) afirmativa(s)
O fenômeno histórico conhecido como "tráfico de coolies" esteve associado diretamente ao período que vai do final da década de 1840 até o ano de 1874, quando milhares de chineses foram encaminhados principalmente para Cuba e Peru e muitos abusos no recrutamento de mão de obra foram identificados. O tráfico de coolies ou, em outros termos, o transporte por meios coativos de mão de obra de um lugar para outro, foi comparado ao tráfico africano de escravos por muitos periodistas e analistas do século XIX.
SANTOS. M. A. Migrações e trabalho sob contrato no século XIX, História, n, 12. 2017
A comparação mencionada no texto foi possível em razão da seguinte característica:
O toyotismo, a partir dos anos 1970, teve grande impacto no mundo ocidental, quando se mostrou para os países avançados como uma opção possível para a superação de uma crise de acumulação.
ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo, Botempo. 2009 (adaptado)
A característica organizacional do modelo em questão, requerida no contexto de crise, foi o(a)
Desde o mundo antigo e sua filosofia, que o trabalho tem sido compreendido como expressão de vida e degradação, criação e infelicidade, atividade vital e escravidão, felicidade social e servidão. Trabalho e fadiga. Na Modernidade, sob o comando do mundo da mercadoria e do dinheiro, a prevalência do negócio (negar o ócio) veio sepultar o império do repouso, da folga e da preguiça, criando uma ética positiva do trabalho.
ANTUNES. R. O século XX e a era da degradação do trabalho, ln: SILVA. J. P (Org.). Por uma sociologia do século XX. São Paulo Annablume, 2007 (adaptado).
O processo de ressignificação do trabalho nas sociedades modernas teve inicio a partir do surgimento de uma nova mentalidade, influenciada pela
Um dos resquícios franceses na dança são os comandos proferidos pelo marcador da quadrilha. Seu papel é anunciar os próximos passos da coreografia. O abrasileiramento de termos franceses deu origem, por exemplo, ao saruê (soirée - reunião social noturna, ordem para todos se juntarem no centro do salão), anarriê (en arrière - para trás) e anavã (en avant — para frente). Disponível em www.ebc.com.br Acesso em: 6 jul. 2015
A característica apresentada dessa manifestação popular resulta do seguinte processo socio-histórico:
Segundo a teoria econômica de Karl Marx (apud SELL, 2015) o lucro do capitalista se origina da produção de Mais-Valia na exploração do seu trabalhador. Em síntese, a Mais-Valia é o tempo de trabalho não pago pelo capitalista ao trabalhador que executa horas a mais sem receber por esse tempo gasto. É o trabalho excedente não pago. Vamos imaginar que em uma jornada diária de oito (8) horas, o trabalhador receba o equivalente ao seu salário ao final do mês nas duas (2) primeiras horas deste dia. Assim, o restante das 6 horas que passa trabalhando equivale às horas a mais (a Mais-Valia) não pagas pelo patrão. E para Marx, existem dois tipos de Mais-Valia no sistema capitalista: a Mais-Valia Absoluta, que é aquela obtida pelo aumento da jornada de trabalho, sem reajuste real dos ganhos do trabalhador; e a Mais-Valia Relativa, obtida pelo aumento da produtividade do trabalhador através do uso de maquinários e tecnologias sem o acréscimo das horas de trabalho.
SELL, Carlos Eduardo. Sociologia Clássica: Marx, Durkheim e Weber. 7ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2015.
Assim, tendo como referência essa concepção teórica de Karl Marx sobre Mais-Valia, é correto afirmar que
“A destruição do meio ambiente, causada pelo homem, pode ser impedida pelo próprio homem, desde que se modifique radicalmente o modelo econômico que vem sendo imposto à sociedade nestes últimos dois séculos. A lógica que está presente na destruição da natureza é a mesma lógica baseada na acumulação sem freios do capital. São irmãos siameses.”
Fonte: OLIVEIRA, L. F. de.; COSTA, R. C. R. da. Sociologia para jovens no século XXI. 3.ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2013, p. 187.
No que diz respeito à destruição do meio ambiente e sua relação com o aquecimento global, é correto afirmar que
Durkheim afirmou que os acontecimentos sociais –como os crimes, os suicídios, a família, a escola, as leis –poderiam ser observados como coisas, pois assim seria mais fácil de estudá-los pela Sociologia. Esses fenômenos são por ele denominados de fatos sociais.
Assinale a opção que apresenta corretamente características do fato social.
que todos são iguais perante a lei e que as formas de julgamento e punição se aplicam indistintamente na sociedade, independente da condição de cor e raça.
“________1 prevalece(m) naquelas sociedades ditas primitivas ou arcaicas, ou seja, em agrupamentos humanos do tipo tribal ou formado por clãs”.
“A solidariedade social é um(a) ________2”.
“Um dos elementos que compõe o fenômeno moral é o Direito. Outro elemento diz respeito a ________3”.
DURKHEIM, Émile. A Ciência Social e a ação. São Paulo: Difel, 1975. Adaptados.
Leia atentamente o excerto a seguir:
“São diversas, diferentes e insistentes as pressões externas e internas destinadas a provocar a reestruturação do Estado. Trata-se de promover a desestatização e desregulação da economia nacional; simultaneamente, promover a privatização de empresas produtivas estatais e dos sistemas de saúde, educação e previdência. Além disso, abrem-se os mercados, facilitando-se as negociações em associações de corporações transnacionais com empresas nacionais. Muitas conquistas sociais já foram ou estão sendo redefinidas, reduzidas ou mesmo eliminadas, sempre a partir de palavras de ordem como ‘mercado’, ‘produtividade’, ‘competitividade’; com graves prejuízos para os que são obrigados a vender a sua força de trabalho para viver ou sobreviver”.
Fonte: IANNI, O. https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/ article/download/753/618 p.110
De acordo com a análise de Otávio Ianni acerca da globalização e seus efeitos sobre os Estados nacionais, é correto afirmar que