Resolver o Simulado FGV

0 / 30

Biologia

1

Embora as lendas de muitas nações indígenas brasileiras mostrem os sapos como animais que trazem sorte, muitas pessoas consideram sapos, rãs e pererecas animais pegajosos, nojentos e perigosos. Essa percepção acaba por gerar pouco interesse em sua preservação e de seus habitats. Atualmente eles são reconhecidos como um dos grupos de animais mais ameaçados de extinção em todo o mundo.


Com relação aos animais citados no texto, analise as afirmativas a seguir.

I. São anfíbios e seus ovos se desenvolvem em ambiente úmido ou na água.

II. Sua pele úmida e geralmente fina, permite as trocas gasosas com o ambiente, no processo de respiração cutânea.

III. Inoculam veneno na pele humana, causando alergia ou “cobreiro”.


Está correto o que se afirma em

  • A I, somente.
  • B II, somente.
  • C III, somente.
  • D I e II, somente.
  • E I, II e III.
2

Difícil imaginar que o mico-de-cheiro e o sagui-estrela representem perigo a animais e plantas que vivem ao seu redor. Mas eles e outras 11 mil espécies, quando fora de seu habitat, representam a segunda maior ameaça à biodiversidade mundial, segundo um relatório da ONU.

Adaptado de O Globo, 25/05/2010.


As espécies de seres vivos introduzidas em um ecossistema ao qual não pertencem originalmente, são conhecidas na Ecologia como

  • A exóticas. Elas interferem diretamente nas cadeias alimentares, podendo levar espécies nativas à extinção.
  • B predadoras. Elas reduzem a competição entre todas as espécies que fazem parte das cadeias alimentares em que estão inseridas.
  • C extravagantes. Elas reduzem a competição entre todas as espécies que fazem parte das cadeias alimentares em que estão inseridas.
  • D saqueadoras. Elas interferem diretamente nas cadeias alimentares, podendo levar espécies nativas à extinção.
  • E invasoras. Elas reduzem a competição entre todas as espécies que fazem parte das cadeias alimentares em que estão inseridas.
3

As cadeias alimentares mostram a dinâmica das transferências de materiais e energia entre os diversos organismos de um ecossistema. Como frequentemente um organismo pode se alimentar de mais de um tipo de animal ou planta, as relações alimentares tornam-se complexas, sendo representadas pelas teias alimentares.


Na cadeia alimentar, os organismos que ocupam o primeiro nível trófico

  • A realizam a reciclagem de matéria e energia nos ecossistemas.
  • B são os de menor tamanho, pois servem de alimento para organismos maiores.
  • C têm à sua disposição a menor quantidade de energia, já que essa vai se acumulando ao longo da cadeia.
  • D estão presentes em maior quantidade, pois os organismos do segundo nível precisam de mais alimento para se manterem.
  • E produzem matéria orgânica a partir de materiais inorgânicos retirados do ambiente.
4

Observe a imagem:



Assinale a opção que indica o número de um músculo com importante papel na respiração.

  • A 1, que atua em conjunto com a traqueia.
  • B 2, que atua em conjunto com os intercostais.
  • C 3, que atua em conjunto com o diafragma.
  • D 4, que atua em conjunto com o diafragma
  • E 5, que atua em conjunto com os intercostais.
5

Os grupos que se recusam a tomar vacinas são pouco numerosos, mas podem colocar em risco o sucesso já obtido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Recentemente, duas situações evidenciaram as consequências danosas das redes sociais, que divulgaram informações fantasiosas sobre eventos adversos da vacina HPV (papilomavírus humano) em adolescentes brasileiras e a suposta associação da vacina contra rubéola e os casos de microcefalia em bebês de mulheres brasileiras possivelmente infectadas pelo Zika vírus. O pronto desmentido desses boatos e o esclarecimento da população, entretanto, não impediram os danos à credibilidade das vacinas.

Adaptado de Revista Paulista de Pediatria. São Paulo Jan./Mar. 2019.


Com relação às vacinas, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Contêm substâncias que impedem a multiplicação das células dos microrganismos causadores de doenças.

( ) Induzem nosso organismo a produzir anticorpos específicos contra doenças.

( ) Fornecem anticorpos prontos contra os microrganismos invasores do nosso corpo.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  • A F – F – V.
  • B F – V – F.
  • C V – F – F.
  • D V – V – F.
  • E F – V – V.
6

Assinale a opção que apresenta os órgãos do aparelho respiratório, do mais interno para o mais externo.

  • A Pulmões, traqueia, laringe, faringe e fossas nasais.
  • B Pulmões, laringe, faringe, traqueia e fossas nasais.
  • C Pulmões, faringe, laringe, traqueia e fossas nasais.
  • D Faringe, laringe, pulmões, traqueia e fossas nasais.
  • E Fossas nasais, faringe, laringe, traqueia e pulmões.
7

Durante uma aula de Ciências, o professor pediu aos alunos que pesquisassem os hábitos alimentares das espécies que habitam a Baía de Todos os Santos para, em seguida, montarem possíveis cadeias alimentares.
Uma dessas cadeias está representada na figura seguir.
Com relação a essa cadeia, analise as afirmativas seguir.
I. O cavalo-marinho ocupa o terceiro nível trófico, sendo, ao mesmo tempo, um consumidor secundário. II. Os organismos perdem, em forma de calor, parte da energia que recebem, deixando menor quantidade de energia disponível para os consumidores do nível trófico seguinte. III. A mortalidade de organismos nos níveis mais elevados da cadeia é maior, resultando em menor massa.
Está correto o que afirma em

  • A I, somente.
  • B II, somente.
  • C III, somente.
  • D I e II, somente.
  • E I, II e III.
8

Em uma atividade para investigar os fatores necessários para a realização da fotossíntese, os alunos fizeram o seguinte experimento, usando plantas de Coleus sp. (essa espécie apresenta folhas variadas, com áreas verdes e brancas). O diagrama 1 mostra a folha de uma planta, em que uma parte está coberta com uma tira de cartão preto (opaco). As plantas foram colocadas no pátio da escola, em local iluminado, de temperatura amena, e foram regadas diariamente, durante cinco dias. Após esse período, os alunos destacaram as folhas cobertas com papel e algumas que não tinham sido cobertas. O professor, então, realizou a descoloração das folhas por fervura em álcool e, em seguida, os alunos pingaram sobre elas uma solução de iodo para verificar a presença de amido. O diagrama 2 mostra o resultado dos testes: a área escura indica o local da presença de amido. A e B mostram áreas sem amido. Com relação ao experimento, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.
( ) A atividade permitiu comprovar que a planta necessita de luz para realizar a fotossíntese. ( ) O experimento demonstrou que as folhas precisam respirar para fazer fotossíntese. A região coberta pelo cartão impediu a entrada de gás oxigênio e, consequentemente, a planta não produziu alimento (amido). ( ) Ficou comprovado que o amido é usado pela planta para produzir a clorofila.
As afirmativas são, na ordem apresentadas, respectivamente,

  • A F – V – F.
  • B F – V – V.
  • C V – F – F.
  • D V – V – F.
  • E F – F – V.
9

A figura ilustra a estrutura de um anticorpo.



Considerando as regiões representadas pelas letras X, Y e Z, é correto afirmar que a região

  • A Y é formada por uma sequência de nucleotídeos que se liga à mesma sequência existente nos antígenos.
  • B X indica o local de ligação com o antígeno, sendo, portanto, variável de acordo com os receptores específicos.
  • C Z representa a porção enzimática da molécula, responsável pela produção de imunoglobulinas.
  • D X, Y e Z são formados por moléculas de proteínas e ácidos nucleicos conjugados, o que confere memória imunológica.
  • E X, Y e Z representam o complexo antígeno anticorpo formado durante o processo de neutralização do antígeno.
10
A compreensão dos processos ecológicos que ocorrem em um ecossistema envolve a constatação de que a matéria e a energia se comportam de maneiras diferentes, tendo em vista a origem dos elementos químicos que compõem as moléculas constituintes dos organismos e a fonte energética primária que os abastece. Dessa forma, com relação à dinâmica de um ecossistema, é correto afirmar que
  • A a energia se comporta de maneira cíclica, cuja origem está nos organismos do primeiro nível trófico, os produtores.
  • B a matéria e a energia apresentam a mesma origem e o mesmo destino, fluindo por todos os níveis tróficos.
  • C a energia é parcialmente dissipada em cada nível trófico, até seu total retorno aos seres classificados como autótrofos.
  • D a matéria se comporta de maneira cíclica, de modo que os microrganismos exercem papéis fundamentais na biogeoquímica.
  • E a matéria obedece um fluxo unidirecional, cujo destino final são os seres decompositores.

História

11

Observe a imagem a seguir, que representa o ritual antropofágico de indígenas da costa do Brasil.


STADEN, HANS, Duas Viagens ao Brasil, EDUSP, 1974


Sobre os rituais antropofágicos dos indígenas, assinale a afirmativa correta.

  • A Ocorriam em situações extremas de fome.
  • B Atestavam a barbárie dos indígenas da costa brasileira.
  • C Exemplificavam valores culturais distintos dos europeus.
  • D Constituíam uma vingança à entrada dos portugueses.
  • E Eram invenções dos europeus para justificar a colonização.
12

O governo JK (1956 – 1960) foi marcado pelo slogan “50 anos em 5” e adotou um conjunto de estratégias e políticas para desenvolver a economia brasileira.


Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente um aspecto do desenvolvimentismo do governo JK.

  • A A indústria automobilística nacional foi consolidada, reduzindo a importação de veículos.
  • B A expansão dos transportes e da indústria de base foi financiada por capital do setor agropecuário.
  • C O Plano de Metas desenvolveu setores estratégicos da indústria nacional, como o da energia e o dos serviços.
  • D A campanha “O petróleo é nosso” marcou o nacionalismo desenvolvimentista e justificou a criação da Petrobrás.
  • E A construção de Brasília no Planalto Central promoveu a ocupação e a industrialização acelerada da região.
13


A Nova Rota da Seda chinesa, denominada Um Cinturão, Uma Rota, prevê a construção de corredores terrestres e uma via marítima para integrarem a economia chinesa à Europa e à África.


A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A Permite projetar a China como potência mundial, ao conectar mais da metade da população do globo por meio de corredores econômicos transcontinentais.
  • B Promove a abertura da China para a economia de mercado, ao buscar parcerias comerciais estrangeiras como principal estratégia de desenvolvimento do país.
  • C Exemplifica a ambição geopolítica da China de dominar o mercado asiático, disputando zonas de influência com a Parceria Transpacífica, idealizada pelo governo Trump.
  • D Fortalece a participação chinesa no BRICS, ao privilegiar investimentos em infraestrutura física e digital para seus países membros.
  • E Representa uma iniciativa de intercâmbio tecnológico com a África e com a Eurásia para criar elos logísticos facilitadores das exportação de commodities chinesas.
14

Leia o fragmento a seguir.

Que obra-prima é o homem! Como é nobre em sua razão! Que capacidade infinita! Como é preciso e bem-feito em forma e movimento! Um anjo na ação! Um deus no entendimento, paradigma dos animais, maravilha no mundo. Contudo, para mim, é apenas a quintessência do pó.

William Shakespeare, Hamlet.

A fala de Hamlet introduz um contraponto ao antropocentrismo renascentista. Assinale a opção que apresenta a matriz filosófica desse contraponto.

  • A Humanismo
  • B Ceticismo
  • C Racionalismo
  • D Teocentrismo
  • E Niilismo
15

Considerando a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), assinale a afirmativa correta.

  • A Ficou restrita ao monitoramento do espaço marítimo do Atlântico Sul pela FAB.
  • B Foi provocada pela retaliação ao alinhamento brasileiro aos países do Eixo.
  • C Foi o resultado da reavaliação político-ideológica do governo brasileiro, previamente alinhado às potências do Eixo.
  • D Foi motivada por uma represália ao rompimento de relações diplomáticas do Brasil com os países da Aliança Ocidental.
  • E Foi fundamental para a obtenção do assento permanente na Organização das Nações Unidas (ONU), no pós-Guerra.
16

Vasco Fernandes, Adoração dos Reis Magos, 1501-1506 (detalhe)

O quadro acima representa a visita dos três reis magos ao menino Jesus, em que o indígena da costa brasileira é retratado como rei mago, inovando a tradicional cena do relato bíblico. Sobre o projeto missionário português, assinale a afirmativa correta.

  • A Incorporou os nativos, a fim de universalizar a religião cristã.
  • B Segregou os indígenas, relegando sua evangelização a ordens religiosas.
  • C Converteu os indígenas, a partir de uma visão multiculturalista.
  • D Equiparou heresia e paganismo, para submeter os povos autóctones.
  • E Negou a humanidade dos nativos, em função de suas crenças politeístas.
17

Leia o texto a seguir.

Merece a aprovação universal a máxima de que a verdade é um produto do tempo. A opinião mais comum sobre a antiguidade constitui uma negligência, e mal se compadece com a própria palavra. Antiguidade, a rigor, quer dizer mundo dos mais velhos ou época mais adiantada da vida. E é fato razoável que, tal como se espera do ancião maior notícia das coisas humanas e mais maduro juízo que do jovem, pela experiência e pela variedade das coisas que viu, ouviu e pensou, assim também da nossa era se deve esperar mais que dos antigos tempos, como idade do mundo cumulada e provida de sumas e infindas descobertas, experiências e observações.

Adaptado de Francis Bacon,

Cogitata et visa de interpretatione naturae (1607-1609).

De acordo com o texto, sobre o conhecimento da época de Francis Bacon, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

I. O conhecimento é atemporal, pois os Modernos repetiam o passado ao imitar os Antigos.

II. O conhecimento é frágil, por isso os Modernos deveriam submeter suas descobertas à autoridade dos Antigos.

III. O conhecimento é temporal, e os Modernos avançavam em acúmulo de descobertas e conhecimentos em relação aos Antigos.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  • A V – F – F.
  • B V – V – F.
  • C V – F – V.
  • D F – V – F.
  • E F – F – V.
18

Sobre o Segundo Governo Vargas (1950-1954), assinale a afirmativa correta.

  • A Foi marcado pelo desenvolvimentismo internacionalista, sinalizando um recuo à implantação de monopólios estatais.
  • B Transcorreu de forma democrática, sujeito à crítica aberta dos movimentos sindicais.
  • C Foi um momento de retrocesso da cidadania, manifesto no controle governamental dos sindicatos.
  • D Foi marcado pela proibição do direito de greve.
  • E Caracterizou-se pela criação da lei trabalhista, seguindo o modelo da Carta do Trabalho de Mussolini.
19

Após a Restauração, em 1660, o líder da Revolução Puritana, Oliver Cromwell (1599-1658), teve seu corpo exumado e publicamente enforcado. Simultaneamente amado e odiado, Cromwell foi visto, por alguns, como figura revolucionária, libertador do absolutismo de Carlos I Stuart, e, por outros, como um fanático religioso, um regicida signatário da sentença de morte do rei e, por isso, a encarnação do próprio "diabo", como representado na imagem a seguir.


O Conselho do Gabinete do Diabo descoberto, 1660

A demonização de Cromwell e da República, feita pela nobreza inglesa do período da Restauração, visava criticar

  • A o aumento dos impostos sobre os puritanos instituído pelo Parlamento republicano.
  • B o retrocesso dos direitos econômicos da burguesia durante o comando de Cromwell.
  • C a instauração do sufrágio universal para eleição do Parlamento e dos ministros no período republicano.
  • D o uso da religião como instrumento de defesa e/ou de perseguição de lideranças políticas.
  • E a aliança com outras repúblicas concorrentes, como Veneza e Holanda, durante o governo Cromwell.
20

Leia o trecho a seguir.

O que as monarquias do século XVII pretendiam não era tanto a centralização, mas o fortalecimento das suas dinastias, a imposição do princípio de autoridade sobre seus súditos considerados pouco obedientes e pouco cumpridores de suas obrigações, especialmente em matéria fiscal e na reputação na cena internacional, reputação essa considerada impossível sem um exército vitorioso e temível.

PUJOL, Xavier Gil. Centralismo e Localismo? In Penélope.

Fazer e Desfazer a História, nº 06, Lisboa, 1991.

De acordo com o trecho acima, a autoridade régia das monarquias europeias do século XVII caracterizava-se pelo(a)

  • A pactuação de interesses divergentes.
  • B consulta aos parlamentos das decisões dos reis.
  • C defesa das ambições da Igreja católica.
  • D exigência de uma hierarquia social estrita.
  • E militarização dos aparatos de apoio aos monarcas.

Geografia

21

Analise os gráficos a seguir.


percentual da população


Sobre o processo demográfico brasileiro, analise as afirmativas a seguir.

I. A pirâmide etária de 2010 é chamada de adulta, pois a maior concentração da população está entre as faixas de 20 a 59 anos.

II. O aumento do contingente de idosos é devido ao aumento da qualidade de vida e, consequentemente, da expectativa de vida.

III. O estreitamento da base é justificado pela redução da taxa de natalidade graças à entrada da mulher no mercado de trabalho e à difusão de métodos anticonceptivos.


Está correto o que se afirma em

  • A II, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
22

Os fluxos imigratórios que chegaram ao Brasil na Primeira República foram os mais expressivos do período que se estende do século XIX ao XX: entre 1889 e 1930 ingressaram no país mais de 3,5 milhões de estrangeiros, o que corresponde a 65% do total de imigrados entre 1822 e 1960.

BIONDI, Luigi, Imigração, https://cpdoc.fgv.br


A respeito do impacto dos fluxos imigratórios para a história social e econômica brasileira na Primeira República, analise as afirmativas a seguir.

I. A política imigratória seguiu a economia brasileira do período, agroexportadora e com uma industrialização incipiente, razão pela qual predominou a inserção rural dos imigrantes.

II. A inserção urbana dos imigrantes foi marcante nas Regiões Norte e Nordeste, onde os estrangeiros contribuíram para a introdução de novas técnicas agrícolas e para a mecanização da agricultura.

III. A política imigratória procurava atender aos interesses da cafeicultura paulista que pretendia resolver a escassez de mão de obra com a chegada de trabalhadores europeus.


Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
23



A Mata Atlântica, uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade, é considerada um dos biomas mais ameaçados do planeta, cobrindo apenas 8,5% de sua área original. Parte significativa da Mata Atlântica está hoje localizada em encostas de grande declividade.


Sobre os motivos para sua preservação, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O alto índice pluviométrico, que dá vida à Mata Atlântica, exerce um papel vital na manutenção dos processos hidrológicos que regulam o fluxo dos rios e os mananciais hídricos.

( ) A Mata Atlântica garante a estabilidade das encostas, evitando os deslizamentos que ocorrem onde ela é suprimida, com consequências econômicas e sociais extremamente graves.

( ) As áreas de Mata Atlântica oferecem paisagens que podem estimular o ecoturismo, atividade econômica que pode gerar renda e qualidade de vida para as comunidades caiçaras.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente

  • A F – F – V.
  • B V – F – F.
  • C V – V – V.
  • D V – F – V.
  • E F – V – V.
24

Observe as figuras a seguir, que representam as transformações no uso do solo no oeste da Bahia entre 1985 e 2000. As figuras expressam a rápida expansão da agropecuária moderna na região do cerrado baiano e o avanço de uma lógica técnico-científica sobre o território. Em relação ao meio técnico-científico, assinale a afirmativa correta.

  • A É caracterizado por uma lógica global que impõe a todos os territórios uma unicidade técnica.
  • B Há independência funcional entre lugares e regiões e pouca circulação de informação.
  • C As motivações de uso dos sistemas técnicos são crescentemente orientadas pelas lógicas locais.
  • D A razão do comércio preside a instalação de sistemas técnicos de forma independente dos avanços científicos.
  • E Há diversificação produtiva associada a uma maior complexidade técnica.
25
Escrava de ganho, em rua do Rio de Janeiro, século XIX. Baiana de Acarajé, em rua de Salvador, século XXI.
Levando-se em conta os diferentes contextos históricos a que pertencem as duas imagens, é correto afirmar que elas
  • A registram uma prática ambulante de produção e venda por africanas escravizadas.
  • B exemplificam atividades de mulheres negras, em espaços públicos.
  • C testemunham a dissolução das tradições culturais trazidas do continente africano.
  • D mostram a adesão aos ritos do candomblé, pela indumentária e adereços característicos.
  • E enfatizam o protagonismo feminino na abertura de negócios próprios associados à gastronomia.
26

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas é um tratado ambiental internacional, assinado em 1992, que tem como objetivo estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera em um nível que impeça uma interferência humana perigosa no sistema climático. Sobre as premissas do tratado, analise as afirmativas a seguir. I. A Convenção reconhece que a maior parcela das emissões globais, históricas e atuais, de gases de efeito estufa é originária dos países desenvolvidos. II. A Convenção admite que a parcela de emissões globais originárias dos países em desenvolvimento crescerá, para que eles possam satisfazer suas necessidades sociais e de desenvolvimento. III. A Convenção assume que a participação dos diferentes países, em uma resposta internacional às mudanças climáticas, deve ocorrer conforme suas respectivas capacidades e condições sociais e econômicas. Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
27

A tabela a seguir apresenta os dados sobre os pedidos de asilo nos países que compõem a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2018. Para os países europeus em geral, estima-se que um dos maiores problemas associados às migrações internacionais seja o aumento do desemprego entre a população em idade ativa, o que afeta mais diretamente o grupo formado por

  • A adultos do sexo masculino, com boa qualificação.
  • B jovens do sexo masculino, pouco qualificados.
  • C jovens do sexo masculino, com boa qualificação.
  • D adultos do sexo feminino, com boa qualificação.
  • E jovens do sexo feminino, pouco qualificadas.
28

Leia o fragmento a seguir.
“A multiplicação dos acordos e blocos econômicos regionais constitui um dos fenômenos mais marcantes do pós-Guerra Fria. A antiga paisagem plana, onde se destacava o cume praticamente solitário da Comunidade Europeia, foi preenchida por cordilheiras, montanhas e morros de blocos poderosos, intermediários ou pífios, ou apenas de projetos ambiciosos de megablocos transcontinentais. Atualmente, ao lado da União Europeia, perfilam-se o Nafta, a Bacia do Pacífico e, em outra escala, o Mercosul, o Pacto Andino, o Mercado Comum Centro Americano e muitos outros ainda menos significativos.” MAGNOLI, Demétrio. Globalização: estado nacional e espaço mundial. São Paulo: Moderna, 1997. (Adaptado)
O tipo de tratado econômico, do qual o NAFTA é um exemplo, que envolve apenas um acordo entre Estados, destina-se a eliminar as restrições tarifárias e não tarifárias que incidem sobre a circulação de mercadorias entre os integrantes, é definido como

  • A um mercado comum.
  • B uma união aduaneira.
  • C uma zona de livre comércio.
  • D uma região econômica.
  • E uma união econômica e monetária.
29
Em 2018, a Superintendência Regional do INCRA, na Bahia, publicou portaria de reconhecimento do Território Quilombola Kaônge, localizado no município de Cachoeira, região do Recôncavo. No território, composto por cinco comunidades, vivem 83 famílias remanescentes de quilombos que possuem religiosidade de matriz africana. Adaptado de http://www.incra.gov.br/noticias/territorio-quilombola-no-reconcavo-baiano-e-reconhecido-pelo-incra
A respeito da história dessas famílias e de seus antepassados, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa. ( ) Descendem de um antigo quilombo, uma comunidade de fugitivos que acolhia os que resistiam à escravidão na época colonial e organizava o retorno dos seus membros para a África. ( ) Nas décadas seguintes à abolição, os libertos e os descendentes dos quilombolas constituíram uma parte do campesinato negro. ( ) Os remanescentes das comunidades dos quilombos tiveram reconhecidos direitos possessórios sobre as terras herdadas de seus antepassados, na Constituição de 1988.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
  • A V - V - F.
  • B F - V - F.
  • C F - V - V.
  • D V - F - V.
  • E V - F - F.
30
A distribuição da população no mundo é condicionada, entre outros fatores, pela dinâmica do crescimento demográfico. Na atualidade, a população mundial, de cerca de 7,6 bilhões de pessoas, é quase 1.900 vezes maior do que aquela do início do Holoceno, há 12 mil anos, quando a população mundial era de 4 milhões de pessoas.
Sobre a dinâmica do crescimento da população mundial nos últimos milênios, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa. ( ) Até o início do século XVIII as taxas de crescimento da população mundial se mantiveram em patamares baixos. ( ) A partir do final do século XVIII, observa-se uma aceleração das taxas de crescimento da população mundial. ( ) A partir de meados do século XX, inicia-se uma nova fase de aumento das taxas de crescimento da população mundial. As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
  • A F – F – V.
  • B V – F – F.
  • C F – V – F.
  • D V – F – V.
  • E V – V – F.
Voltar para lista