Simulado para o ENEM - MEC (5f4f903d44780)

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Matemática

1

Um evento anual de música em dois anos teve um aumento de público de 56%. No primeiro ano o aumento foi de 20%, qual foi o percentual de aumento de público no segundo ano?

  • A 36%
  • B 20%
  • C 26%
  • D 16%
  • E 30%
2

Em um grupo de 500 pessoas, 60% são mulheres e 40% dessas mulheres são estudantes. Sabe-se também que 20% dos homens do grupo são estudantes. Se for escolhida uma pessoa desse grupo aleatoriamente, a probabilidade de a pessoa ser estudante ou ser mulher é de:

  • A 24%.
  • B 19%.
  • C 32%.
  • D 68%.
  • E 60%.
3

Em uma progressão aritmética, a soma do quarto termo com o sétimo termo é 41. A soma dos primeiros dez termos dessa progressão é:

  • A 205.
  • B 325.
  • C 242.
  • D 171.
  • E 282.
4

Marina é professora de Matemática e está organizando uma olimpíada com seus alunos. Durante a olimpíada, cada aluno participante realizará duas provas. Ela precisará corrigir as provas em 1 hora e meia para que o resultado da olimpíada saia no horário programado. Considerando que ela corrige 24 provas em uma hora, a quantidade limite de alunos que poderão participar da olimpíada se ela tiver ajuda de um professor com o mesmo ritmo de correção que ela, de forma que o resultado da olimpíada não atrase, será de:

  • A 72.
  • B 36.
  • C 54.
  • D 18.
  • E 48.
5

Numa Progressão Geométrica, o primeiro termo da sequência é igual a 4096 e a razão dessa progressão é igual a 1/2.

Com base nessas informações, o valor do 14º termo é:

  • A 2.
  • B 1.
  • C 1/4.
  • D 1/2.
  • E 4.
6

O preço cobrado pelos aplicativos de motorista particular depende de três variáveis: distância percorrida, tempo de viagem e demanda de viagens no horário solicitado pelo usuário. Há também um valor fixo de R$ 3,00 por viagem solicitada, pago por todos os usuários, independentemente das demais variáveis.


Os valores cobrados são os seguintes:


• R$ 0,80 por quilômetro rodado;

• R$ 0,30 por minuto de viagem;

• 6% sobre o valor final da viagem caso a solicitação de motorista ocorra em um horário de grande demanda.


Fábio solicitou um motorista pelo aplicativo de seu celular às 18h, horário de grande demanda, e gastou 25 minutos para fazer o trajeto de sua casa à sua faculdade.

Se ele pagou o valor de R$ 23,85 ao final da corrida, qual a distância, em quilômetros, de sua casa à faculdade?

  • A 12.
  • B 13.
  • C 14.
  • D 15.
7

Entre 2013 e 2015, ocorreram surtos decorrentes de pacientes vindos de outros países, sendo registrados neste período 1 310 casos da doença. O maior número de casos foi registrado nos estados de Pernambuco e Ceará.
Disponível em: <http://saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo situacao-epidemiologica>. Acesso em: 19 out. 2019.
O trecho da reportagem diz respeito aos casos de sarampo registrados no Brasil, no período que vai do ano de 2013 ao ano de 2015. Nesse período, considerando o número de casos registrados da doença, a média de casos registrados anualmente foi de, aproximadamente,

  • A 262.
  • B 328.
  • C 437.
  • D 655.
8

Para que um montante de laranjas possa ser dividido em 7 grupos, com um deles contendo 1/2 do total de laranjas, outro contendo 1/3 do total de laranjas e os 5 restantes contendo cada um deles a mesma quantidade de laranjas, é necessário, e suficiente, que o montante total de laranjas seja múltiplo de

  • A 60
  • B 30
  • C 90
  • D 24
  • E 18
9

Em uma mistura de água e óleo, o óleo corresponde a 20% do volume. Se 25% da água na mistura evaporar, o volume de óleo passará a corresponder, em porcentagem, a

  • A 24
  • B 30
  • C 25
  • D 32
  • E 40
10
Um profissional recebe R$ 160,00 por cada dia trabalhado. Se esse profissional trabalhar exatamente20 dias em cada mês, durante 1 semestre, então a quantia que sobra para esse profissional, sabendo que,em cada mês desse período,existe uma despesa com pagamentos de contas igual a R$ 1.500,00, é igual a
  • A R$ 10.200,00.
  • B R$ 12.400,00.
  • C R$ 9.000,00.
  • D R$ 8.400,00.

Português

11

Considere o seguinte trecho de um texto publicado na revista Mente Curiosa (Ano 3, nº 49, fev. 2019): As selfiessão comuns nas redes sociais. O termo americano não tem tradução para o português, elas basicamente funcionam como __________. O que as pessoas não sabem é que essas publicações revelam muito sobre a __________ de quem posta e têm um impacto direto na de quem vê.


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.

  • A auto retrato – auto estima.
  • B autorretrato – autoestima.
  • C auto-retrato – autoestima.
  • D auto-retrato – auto-estima.
  • E autorretrato – auto-estima
12

Texto 1


Antes que elas cresçam


Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos.

É que as crianças crescem. Independentes de nós, como árvores, tagarelas e pássaros estabanados, elas crescem sem pedir licença. Crescem como a inflação, independente do governo e da vontade popular. Entre os estupros dos preços, os disparos dos discursos e o assalto das estações, elas crescem com uma estridência alegre e, às vezes, com alardeada arrogância.

Mas não crescem todos os dias, de igual maneira; crescem, de repente.

Um dia se assentam perto de você no terraço e dizem uma frase de tal maturidade que você sente que não pode mais trocar as fraldas daquela criatura.

Onde e como andou crescendo aquela danadinha que você não percebeu? Cadê aquele cheirinho de leite sobre a pele? Cadê a pazinha de brincar na areia, as festinhas de aniversário com palhaços, amiguinhos e o primeiro uniforme do maternal?

Ela está crescendo num ritual de obediência orgânica e desobediência civil. E você está agora ali, na porta da discoteca, esperando que ela não apenas cresça, mas apareça. Ali estão muitos pais, ao volante, esperando que saiam esfuziantes sobre patins, cabelos soltos sobre as ancas. Essas são as nossas filhas, em pleno cio, lindas potrancas.

Entre hambúrgueres e refrigerantes nas esquinas, lá estão elas, com o uniforme de sua geração: incômodas mochilas da moda nos ombros ou, então com a suéter amarrada na cintura. Está quente, a gente diz que vão estragar a suéter, mas não tem jeito, é o emblema da geração.

Pois ali estamos, depois do primeiro e do segundo casamento, com essa barba de jovem executivo ou intelectual em ascensão, as mães, às vezes, já com a primeira plástica e o casamento recomposto. Essas são as filhas que conseguimos gerar e amar, apesar dos golpes dos ventos, das colheitas, das notícias e da ditadura das horas. E elas crescem meio amestradas, vendo como redigimos nossas teses e nos doutoramos nos nossos erros.

Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos. Longe já vai o momento em que o primeiro mênstruo foi recebido como um impacto de rosas vermelhas. Não mais as colheremos nas portas das discotecas e festas, quando surgiam entre gírias e canções. Passou o tempo do balé, da cultura francesa e inglesa. Saíram do banco de trás e passaram para o volante de suas próprias vidas. Só nos resta dizer “bonne route, bonne route”, como naquela canção francesa narrando a emoção do pai quando a filha oferece o primeiro jantar no apartamento dela.

Deveríamos ter ido mais vezes à cama delas ao anoitecer para ouvir sua alma respirando conversas e confidências entre os lençóis da infância, e os adolescentes cobertores daquele quarto cheio de colagens, pôsteres e agendas coloridas de Pilot. Não, não as levamos suficientemente ao maldito “drive-in”, ao Tablado para ver “Pluft”, não lhes demos suficientes hambúrgueres e cocas, não lhes compramos todos os sorvetes e roupas merecidas.

Elas cresceram sem que esgotássemos nelas todo o nosso afeto.

No princípio subiam a serra ou iam à casa de praia entre embrulhos, comidas, engarrafamentos, natais, páscoas, piscinas e amiguinhas. Sim, havia as brigas dentro do carro, a disputa pela janela, os pedidos de sorvetes e sanduíches infantis. Depois chegou a idade em que subir para a casa de campo com os pais começou a ser um esforço, um sofrimento, pois era impossível deixar a turma aqui na praia e os primeiros namorados. Esse exílio dos pais, esse divórcio dos filhos, vai durar sete anos bíblicos. Agora é hora de os pais na montanha terem a solidão que queriam, mas, de repente, exalarem contagiosa saudade daquelas pestes.

O jeito é esperar. Qualquer hora podem nos dar netos. O neto é a hora do carinho ocioso e estocado, não exercido nos próprios filhos e que não pode morrer conosco.

Por isso, os avós são tão desmesurados e distribuem tão incontrolável afeição. Os netos são a última oportunidade de reeditar o nosso afeto. Por isso, é necessário fazer alguma coisa a mais, antes que elas cresçam.



Affonso Romano de Sant´ Anna (Fonte: http://www.releituras.com/arsant_antes.asp, acesso em janeiro de 2020.)




Texto 2


POEMA ENJOADINHO


Filhos... Filhos?

Melhor não tê-los!

Mas se não os temos

Como sabê-lo?

Se não os temos

Que de consulta

Quanto silêncio

Como o queremos!

Banho de mar

Diz que é um porrete...

Cônjuge voa

Transpõe o espaço

Engole água

Fica salgada

Se iodifica

Depois, que boa

Que morenaço

Que a esposa fica!

Resultado: filho,

E então começa

A aporrinhação:

Cocô está branco

Cocô está preto

Bebe amoníaco

Comeu botão. F

ilhos? Filhos.

Melhor não tê-los

Noite de insônia

Cãs prematuros

Prantos convulsos

Meu Deus, salvai-o!

Filhos são o demo

Melhor não tê-los...

Mas se não os temos

Como sabê-los?

Como saber

Que macieza

Nos seus cabelos

Que cheiro morno

Na sua carne

Que gosto doce

Na sua boca!

Chupam gilete

Bebem xampu

Ateiam fogo

No quarteirão

Porém, que coisa

Que coisa louca

Que coisa linda

Que os filhos são!


(Fonte: Vinícius de Moraes. Poesia completa & prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1987. p. 261-2.)

Como recurso de embelezamento textual, a “licença poética” autoriza que os desvios em relação à normapadrão façam parte dos textos, por exemplo, em “Como sabê-los?”, assinale a alternativa com colocação pronominal correta:

  • A “Melhor não tê-los!”
  • B “Se não os temos”
  • C “Meu Deus, o salvai!”
  • D “Como queremo-nos”
  • E “Iodificar-se-ia”
13

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



(Fonte: https://br.pinterest.com/pin/804525920905262076/?lp=true,

acesso em fevereiro de 2020.)


“Só precisa de cuidado e paciência”, o verbo destacado é classificado segundo os estudos de regência verbal como:

  • A intransitivo.
  • B transitivo direto e indireto.
  • C transitivo direto.
  • D transitivo indireto.
  • E verbo de ligação.
14

Indique a alternativa que apresenta palavras derivadas de um mesmo radical:

  • A carteiro, carta, cartomante, cartilaginoso e cartilha.
  • B data, datação, pré-datado, datilografia e dativo.
  • C cidade, citadino, civilizado, cidadão e homicida.
  • D organograma, organismo, orgulho, órgão e organização.
  • E cinema, telecinese, cinética, cineasta e cinesalgia.
15

Léia o texto a seguir e responda ao que se pede.



Texto 1


Água


A água é um recurso natural abundante essencial para a existência de vida na Terra. O planeta Terra é constituído por uma extensa massa de água, correspondendo ao que conhecemos como hidrosfera. Além de estar presente na composição do planeta, a água também compõe parte do nosso corpo, permitindo-nos pensar que falar de água é falar de sobrevivência. Essa substância é utilizada em atividades essenciais ao ser humano, como a produção agrícola, e também usada como solvente universal.

A água era considerada um recurso inesgotável. Contudo, desde que foi considerado um símbolo de riqueza, por ter sido transformada em uma mercadoria, passou também a ser sinônimo de conflito. O mau uso, o desperdício, sua distribuição, bem como sua ocorrência são responsáveis por criar conflitos em diversas regiões do mundo. A preocupação com a disponibilidade de água é pauta frequente nas discussões ambientais e geopolíticas.

Água no Brasil

O Brasil é um país abundante em recursos hídricos, representando cerca de 12% do total mundial. Contudo, sua distribuição não é uniforme no território. Segundo a Agência Nacional das Águas (ANA), a água doce é distribuída nas regiões brasileiras da seguinte maneira: Região Norte corresponde a 68% dos recursos hídricos; Região Centro-Oeste corresponde a 16% dos recursos hídricos; Região Sul corresponde a 7% dos recursos hídricos; Região Sudeste corresponde a 6% dos recursos hídricos e Região Nordeste corresponde a 3% dos recursos hídricos.

Quanto à Distribuição de água no Brasil, há um contraste visível em relação à distribuição populacional. A Região Norte, que detém o maior volume de água doce do país, é a região com menor densidade demográfica, ou seja, é uma das regiões menos povoadas, contando com apenas 7% da população. Já a Região Sudeste, a mais povoada do país com cerca de 42,63% da população, conta com apenas 6% da disponibilidade de recursos hídricos.

No que tange ao desperdício de água, o Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente, desperdiça entre 20% a 60% da água destinada ao consumo ao longo da distribuição. Os hábitos dos brasileiros também não favorecem a economia de água, já que boa parte dessa substância é desperdiçada seja em uso pessoal ou atividades de limpeza.



(Texto adaptado de

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agua.htm, acesso em

janeiro de 2020).





Texto 2


Planeta Água

Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias e matam a sede da população

Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão

E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos


Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção

Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão

Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação

Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação

Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra


Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água


Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias e matam a sede da população

Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água

Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra planeta água.


Guilherme Arantes

(Fonte: https://www.letras.mus.br/guilherme-arantes/46315/, acesso em janeiro de 2020.)



Na composição de Guilherme Arantes, no trecho: “Água que nasce na fonte serena do mundo/ E que abre um profundo grotão” destaca-se um verbo que possui a mesma regência que o verbo indicativo alternativa a seguir:

  • A As pessoas precisam de ajuda para viver bem.
  • B Os fãs necessitavam do amor do artista.
  • C Os livros são incríveis!, disse o leitor.
  • D O ídolo morreu ontem.
  • E É importante que as pessoas façam o que amam.
16

Léia o texto a seguir e responda ao que se pede.



Texto 1


Água


A água é um recurso natural abundante essencial para a existência de vida na Terra. O planeta Terra é constituído por uma extensa massa de água, correspondendo ao que conhecemos como hidrosfera. Além de estar presente na composição do planeta, a água também compõe parte do nosso corpo, permitindo-nos pensar que falar de água é falar de sobrevivência. Essa substância é utilizada em atividades essenciais ao ser humano, como a produção agrícola, e também usada como solvente universal.

A água era considerada um recurso inesgotável. Contudo, desde que foi considerado um símbolo de riqueza, por ter sido transformada em uma mercadoria, passou também a ser sinônimo de conflito. O mau uso, o desperdício, sua distribuição, bem como sua ocorrência são responsáveis por criar conflitos em diversas regiões do mundo. A preocupação com a disponibilidade de água é pauta frequente nas discussões ambientais e geopolíticas.

Água no Brasil

O Brasil é um país abundante em recursos hídricos, representando cerca de 12% do total mundial. Contudo, sua distribuição não é uniforme no território. Segundo a Agência Nacional das Águas (ANA), a água doce é distribuída nas regiões brasileiras da seguinte maneira: Região Norte corresponde a 68% dos recursos hídricos; Região Centro-Oeste corresponde a 16% dos recursos hídricos; Região Sul corresponde a 7% dos recursos hídricos; Região Sudeste corresponde a 6% dos recursos hídricos e Região Nordeste corresponde a 3% dos recursos hídricos.

Quanto à Distribuição de água no Brasil, há um contraste visível em relação à distribuição populacional. A Região Norte, que detém o maior volume de água doce do país, é a região com menor densidade demográfica, ou seja, é uma das regiões menos povoadas, contando com apenas 7% da população. Já a Região Sudeste, a mais povoada do país com cerca de 42,63% da população, conta com apenas 6% da disponibilidade de recursos hídricos.

No que tange ao desperdício de água, o Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente, desperdiça entre 20% a 60% da água destinada ao consumo ao longo da distribuição. Os hábitos dos brasileiros também não favorecem a economia de água, já que boa parte dessa substância é desperdiçada seja em uso pessoal ou atividades de limpeza.



(Texto adaptado de

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agua.htm, acesso em

janeiro de 2020).





Texto 2


Planeta Água

Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias e matam a sede da população

Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão

E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos


Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção

Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão

Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação

Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação

Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra


Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água


Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias e matam a sede da população

Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água

Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra planeta água.


Guilherme Arantes

(Fonte: https://www.letras.mus.br/guilherme-arantes/46315/, acesso em janeiro de 2020.)



Assinale a alternativa que possua os vocábulos devidamente acentuados, conforme norma padrão da Língua Portuguesa:

  • A aldéia, igarapé, sotáo.
  • B igarapé, água, arco-íris.
  • C aguá, igarapê, áldeia.
  • D cháo, igarapê, .Térra.
  • E Têrra, igarapê, âgua.
17
Leia o texto a seguir e resposta à questão.


“Nascido sob o signo do Barroco, o Brasil tem sua fisionomia e alma compostos até hoje de seu sopro místico. Aqui, o Barroco não foi um estilo artístico passageiro, mas a substância básica de toda uma nova síntese cultural. Se há um traço que perpassa as diferentes manifestações da cultura brasileira, é justamente esse barroquismo latente, com as vibrações e ressonâncias que lhe são típicas: extremos da fé, cupidez do poder, anseios messiânicos, ilusão de grandeza, impulso da contradição, exaltação dos sentidos, êxtase da festa, convivência das disparidades, atração das vertigens, mágica das palavras, sonho da glória, pendor para o exuberante e o monumental, gosto da tragédia, horror da miséria e compulsão à esperança. Não cabe, portanto, falar numa era do Barroco, sendo mais apropriado tentar entender essa dimensão barroca profunda que assinala toda a história do Brasil”.


(SEVCENKO, Nicolau. Pindorama revisitada: cultura e sociedade em tempos de virada. Editora Peirópolis: São Paulo, 2000)

“Não cabe, portanto, falar numa era do Barroco, sendo mais apropriado tentar entender essa dimensão barroca profunda que assinala toda a história do Brasil”.

Com relação ao excerto destacado acima e às palavras sublinhadas, assinale a alternativa correta:

  • A quanto à análise morfológica, “cabe falar” é uma locução verbal, na qual o primeiro verbo está na terceira pessoa do singular e o segundo está no infinitivo impessoal. Quanto à análise sintática, “cabe falar” é verbo transitivo indireto.
  • B quanto à análise morfológica, “Barroco” é substantivo próprio masculino. Quanto à análise sintática, é complemento adnominal.
  • C quanto à análise morfológica, “apropriado” é adjetivo simples derivado do radical “próprio”. Quanto à análise sintática, é objeto direto.
  • D quanto à análise morfológica, “tentar entender” é sujeito simples. Quanto à análise sintática, é locução verbal composta por dois verbos no infinitivo impessoal.
  • E quanto à análise morfológica, “dimensão” é substantivo comum masculino. Quanto à análise sintática, é objeto direto.
18

A gratidão tem o poder de salvar vidas (ou por que você deveria escrever aquela nota de agradecimento)


Richard Gunderman. Tradução: Camilo Rocha



A gratidão pode ser mais benéfica do que costumamos supor. Um estudo recente pediu que pessoas escrevessem uma nota de agradecimento para alguém e depois estimassem o quão surpreso e feliz o recebedor ficaria. Invariavelmente, o impacto foi subestimado. Outro estudo avaliou os benefícios para a saúde de se escrever bilhetes de obrigado. Os pesquisadores descobriram que escrever apenas três notas de obrigado ao longo de três semanas melhorava a satisfação com a vida, aumentava sentimentos de felicidade e reduziria sintomas de depressão.

Existem múltiplas explicações para os benefícios da gratidão. Uma é o fato de que expressar gratidão encoraja os outros a continuarem sendo generosos, promovendo, assim, um ciclo virtuoso de bondade em relacionamentos. Da mesma maneira, pessoas agradecidas talvez fiquem mais propensas a retribuir com seus próprios atos de bondade. Falando de modo mais amplo, uma comunidade em que as pessoas se sentem agradecidas umas com as outras tem mais chance de ser um lugar agradável para se viver do que uma caracterizada por suspeição e ressentimento mútuos.

Os efeitos benéficos da gratidão podem ir ainda mais longe. Por exemplo, quando muitas pessoas se sentem bem sobre o que outra pessoa fez por elas, elas sentem um senso de elevação, com um consequente reforço da sua consideração pela humanidade. Alguns se inspiram a tentar se tornar também pessoas melhores, fazendo mais para ajudar a trazer o melhor nos outros e trazendo mais bondade para o mundo à sua volta.

É claro, atos de bondade também podem fomentar desconforto. Por exemplo, se pessoas sentem que não são merecedoras de bondade ou suspeitam que há algum motivo por trás da bondade, os benefícios da gratidão não se realizarão. Do mesmo modo, receber bondade pode fazer surgir um senso de dívida, deixando nos beneficiários uma sensação de que precisam pagar de volta a bondade recebida. A gratidão pode florescer apenas se as pessoas têm confiança o suficiente em si mesmas e nos outros para permitir que isso aconteça.

Outro obstáculo para a gratidão é frequentemente chamado de senso de merecimento. Em vez de sentir um benefício como uma virada boa, as pessoas às vezes o veem como um mero pagamento do que lhes é devido, pelo qual ninguém merece nenhum crédito moral. Ainda que seja importante ver que a justiça está sendo feita, deixar de lado oportunidades por sentimentos genuínos e expressões de generosidade também podem produzir uma comunidade mais impessoal e fragmentada.

Quando Defoe retratou a personagem Robinson Crusoe fazendo da ação de graças uma parte diária de sua vida na ilha, ele estava antecipando descobertas nas ciências sociais e medicina que não apareceriam por centenas de anos. Ele também estava refletindo a sabedoria de tradições religiosas e filosóficas que têm início há milhares de anos. A gratidão é um dos estados mentais mais saudáveis e edificantes, e aqueles que a adotam como hábito estão enriquecendo não apenas suas próprias vidas mas também as vidas daqueles à sua volta.


Adaptado de: https://www.nexojornal.com.br/externo/2018/08/11/Agratid%C3%A3o-tem-o-poder-de-salvar-vidas-ou-por-quevoc%C3%AA-deveria-escrever-aquela-nota-de-agradecimento Acesso em: 04 fev. 2020.

A expressão em destaque em “Outro obstáculo para a gratidão […]” (5º parágrafo) retoma
  • A “Os efeitos benéficos da gratidão” – (3º parágrafo).
  • B “atos de bondade” – (4º parágrafo).
  • C “senso de dívida” – (4º parágrafo).
  • D “beneficiários” – (4º parágrafo).
  • E “comunidade mais impessoal e fragmentada.” – (5º parágrafo).
19

Léia o texto a seguir e responda ao que se pede.



Texto 1


Água


A água é um recurso natural abundante essencial para a existência de vida na Terra. O planeta Terra é constituído por uma extensa massa de água, correspondendo ao que conhecemos como hidrosfera. Além de estar presente na composição do planeta, a água também compõe parte do nosso corpo, permitindo-nos pensar que falar de água é falar de sobrevivência. Essa substância é utilizada em atividades essenciais ao ser humano, como a produção agrícola, e também usada como solvente universal.

A água era considerada um recurso inesgotável. Contudo, desde que foi considerado um símbolo de riqueza, por ter sido transformada em uma mercadoria, passou também a ser sinônimo de conflito. O mau uso, o desperdício, sua distribuição, bem como sua ocorrência são responsáveis por criar conflitos em diversas regiões do mundo. A preocupação com a disponibilidade de água é pauta frequente nas discussões ambientais e geopolíticas.

Água no Brasil

O Brasil é um país abundante em recursos hídricos, representando cerca de 12% do total mundial. Contudo, sua distribuição não é uniforme no território. Segundo a Agência Nacional das Águas (ANA), a água doce é distribuída nas regiões brasileiras da seguinte maneira: Região Norte corresponde a 68% dos recursos hídricos; Região Centro-Oeste corresponde a 16% dos recursos hídricos; Região Sul corresponde a 7% dos recursos hídricos; Região Sudeste corresponde a 6% dos recursos hídricos e Região Nordeste corresponde a 3% dos recursos hídricos.

Quanto à Distribuição de água no Brasil, há um contraste visível em relação à distribuição populacional. A Região Norte, que detém o maior volume de água doce do país, é a região com menor densidade demográfica, ou seja, é uma das regiões menos povoadas, contando com apenas 7% da população. Já a Região Sudeste, a mais povoada do país com cerca de 42,63% da população, conta com apenas 6% da disponibilidade de recursos hídricos.

No que tange ao desperdício de água, o Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente, desperdiça entre 20% a 60% da água destinada ao consumo ao longo da distribuição. Os hábitos dos brasileiros também não favorecem a economia de água, já que boa parte dessa substância é desperdiçada seja em uso pessoal ou atividades de limpeza.



(Texto adaptado de

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agua.htm, acesso em

janeiro de 2020).





Texto 2


Planeta Água

Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias e matam a sede da população

Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão

E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos


Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção

Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão

Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação

Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação

Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra


Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água


Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias e matam a sede da população

Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água

Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra planeta água.


Guilherme Arantes

(Fonte: https://www.letras.mus.br/guilherme-arantes/46315/, acesso em janeiro de 2020.)



Considere o trecho: “a Região Sudeste corresponde a 6% dos recursos hídricos e a Região Nordeste corresponde a 3% dos recursos hídricos” e marque a alternativa que contém o verbo utilizado com a concordância verbal correta:

  • A 3% dos recursos hídricos corresponde ao total divulgado.
  • B 5% das pessoas desperdiça água sem perceber.
  • C 1% das pessoas usa água com moderação.
  • D 1% da economia empregam água na agricultura.
  • E 99% das regiões utiliza os recursos hídricos sem cuidado.
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      Educação financeira chega ao ensino infantil e fundamental em 2020

           Oferta está prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)


      Antonia, auxiliar de escritório, todos os dias compra uma balinha ou um chocolate, no ponto de ônibus, na volta do trabalho, que custa R$ 0,50. "Eu não dava importância para aquele gasto. Imagina, R$ 0,50 não é nada! Mas eu nunca consegui economizar um centavo”. Fazendo as contas, esses centavos viram R$ 11 em um mês e R$ 132 em um ano.

      São situações como essa, retirada de livro didático disponível online, que ensinam estudantes de escolas em várias partes do país a terem consciência dos próprios gastos e a ajudar a família a lidar com as finanças. A chamada educação financeira, cuja oferta hoje depende da estrutura de cada rede de ensino passa a ser direito de todos os brasileiros, previsto na chamada Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

      “É uma grande oportunidade, uma grande conquista para a comunidade escolar do país”, diz a superintendente da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), Claudia Forte. “A educação financeira busca a modificação do comportamento das pessoas, desde pequeninas, quando ensina a escovar os dentes e fechar a torneira para poupar água e economizar. Isso é preceito de educação financeira”.

      A BNCC é um documento que prevê o mínimo que deve ser ensinado nas escolas, desde a educação infantil até o ensino médio. Educação financeira deve, pela BNCC, ser abordada de forma transversal pelas escolas, ou seja, nas várias aulas e projetos. Parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologado pelo Ministério da Educação (MEC), prevê que as redes de ensino adequem os currículos da educação infantil e fundamental, incluindo esta e outras competências no ensino, até 2020.

      A educação financeira nas escolas traz resultados, de acordo com a AEF-Brasil. Pesquisa feita em parceria com Serasa Consumidor e Serasa Experian, este ano, mostra que um a cada três estudantes afirmou ter aprendido a importância de poupar dinheiro depois de participar de projetos de educação financeira. Outros 24% passaram a conversar com os pais sobre educação financeira e 21% aprenderam mais sobre como usar melhor o dinheiro.

Desafios

      Levar a educação financeira para todas as escolas envolve, no entanto, uma série de desafios, que vão desde a formação de professores, a oferta de material didático adequado e mesmo a garantia de tempo para que os professores se dediquem ao preparo das aulas.

      De acordo com o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Garcia, os municípios, que são os responsáveis pela maior parte das matrículas públicas no ensino infantil e fundamental, focarão, em 2020, na formação dos docentes, para que eles possam levar para as salas de aula não apenas educação financeira, mas outras competências previstas na BNCC.

      “Tivemos um grande foco na construção dos currículos e, agora, neste ano, [em 2020], entramos no processo de formação. Educação financeira, inclusão, educação socioemocional, todos esses elementos vão chegar de fato na sala de aula a partir da discussão que fizermos agora”, diz. Segundo ele, a implementação será concomitante à formação, já em 2020.

      De acordo com Garcia, não há um levantamento de quantos municípios já contam com esse ensino. “Não existe uma orientação geral com relação a isso. São iniciativas locais. Não tenho como quantificar, mas não é algo absolutamente novo”, diz.

Ensinar a escolher

      A educação financeira é pauta no Brasil antes mesmo da BNCC. Em 2010 foi instituída, por exemplo, a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), com o objetivo de promover ações de educação financeira no Brasil. Na página Vida e Dinheiro, da entidade, estão disponíveis livros didáticos que podem ser baixados gratuitamente e outros materiais informativos para jovens e para adultos.

      As ações da Enef são coordenadas pela AEF-Brasil. Claudia explica que a AEF-Brasil foi convocada pelo Ministério da Educação (MEC) para disponibilizar materiais e cursos para preparar os professores e, com isso, viabilizar a implementação da educação financeira nas escolas.

      As avaliações mostram que o Brasil ainda precisa avançar. No Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2015, o Brasil ficou em último lugar em um ranking de 15 países em competência financeira. O Pisa oferece avaliação em competência financeira de forma optativa aos países integrantes do programa. O resultado da última avaliação dessa competência, aplicada em 2018, ainda não foi divulgado.

      Os resultados disponíveis mostram que a maioria dos estudantes brasileiros obteve desempenho abaixo do adequado e não conseguem, por exemplo, tomar decisões em contextos que são relevantes para eles, reconhecer o valor de uma simples despesa ou interpretar documentos financeiros cotidianos.

Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-12/educacao-financeira-chega-ao-ensino-infantil-e-fundamental-em2020>. Acesso em: 13 fev. 2020. Fragmento.

“Os resultados disponíveis mostram que a maioria dos estudantes brasileiros obteve desempenho abaixo do adequado e não conseguem, por exemplo, tomar decisões em contextos que são relevantes para eles [...]”


Com relação à concordância determinada pela norma-padrão, as formas verbais em destaque estão:

  • A Ambas corretas
  • B Ambas incorretas.
  • C Correta e incorreta respectivamente.
  • D Incorreta e correta respectivamente.

Química

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O cloreto de sódio contém cátions Na+ e ânions Cl- . Em solução, esses íons ficam livres. Essa solução é chamada:

  • A Solução eletrolítica.
  • B Solução não eletrolítica.
  • C Solução acuosa.
  • D Solução iônica.
  • E Solução catiônica.
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O lítio, o sódio, o potássio, o rubídio, o césio e o frâncio estão na família A1 da Tabela Periódica e são classificados como:

  • A metais alcalinos terrosos.
  • B não metais.
  • C semimetais.
  • D metais alcalinos.
  • E metais de transição.
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Qual tipo de isomeria a figura representa?

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A Função.
  • B Posição.
  • C Compensação.
  • D Tautomeria.
  • E Cadeia.
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Calcule a concentração em mol/L ou molaridade de uma solução que foi preparada dissolvendo-se 20 gramas de sufato ferroso (FeSO4) em água suficiente para produzir 1 litro da solução. (Dado: massa molar do sulfato ferroso = 152 g/mol).
m = 20/ (152g.mol).(1.0) m = 0,13

  • A 0,152.
  • B 0,13.
  • C 15.
  • D 131,57.
  • E 20.
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A respeito das definições, em Química para base e ácido (base é a substância capaz de aceitar prótons, e ácido é aquela que doa prótons), tradicionalmente os corantes catiônicos são referidos como básicos e os aniônicos como ácidos. Nesse caso, corante básico é aquele capaz de formar uma ligação eletrostática com grupos carregados negativamente no tecido, enquanto o corante ácido forma uma ligação eletrostática com grupos positivos do tecido. Sendo assim, corantes considerados básicos são:

  • A hematoxilina, azul de metileno, azul de toluidina, azul de alcian e fucsina.
  • B hematoxilina, xylidine ponceau, azul de toluidina, azul de alcian e fucsina.
  • C hematoxilina, azul de metileno, floxina, azul de alcian e fucsina.
  • D hematoxilina, azul de metileno, azul de toluidina, azul de anilina e fucsina.
  • E hematoxilina, azul de metileno, azul de toluidina, azul de alcian e verde luz.

Biologia

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Histologia é a ciência que estuda os tecidos, que são agrupamentos de células e determinadas estruturas que desempenham funções específicas organismos multicelulares. Existem 4 tipos de tecidos. São eles:

  • A Epiteliais, Conjuntivos, Musculares e Nervoso.
  • B Adiposo, Reticular, Cartilaginoso e Ósseo.
  • C Cartilaginoso, Ósseo, Musculares e Nervoso.
  • D Epiteliais, Reticular, Musculares e Nervoso.
  • E Epiteliais, Musculares, Adiposo e Nervoso.
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O transporte de moléculas pela membrana celular, como íons, aminoácidos e nucleotídeos, glicose e sacarose, precisa da intermediação de proteínas da membrana para o transporte e não tem o gasto de energia. Quando esse transporte é a favor do gradiente eletroquímico, é denominado:

  • A transporte ativo.
  • B transporte passivo.
  • C transporte simples.
  • D difusão simples.
  • E difusão facilitada.
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Todas as células eucariontes têm glicocálix. Ele protege a célula de danos químicos e físicos e permite o reconhecimento e a adesão das células. Os oligossacarídeos do glicocálix podem atuar como antígenos no sistema ABO de grupos sanguíneos nas hemácias. Em algumas células, como as do epitélio intestinal, as glicoproteínas do glicocálix se diferenciam para fazer a catálise da lactose. Essa função é chamada:

  • A proteica.
  • B enzimatica.
  • C lipídica.
  • D reconhecimento celular.
  • E movimento.
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Células são unidades microscópicas estruturais e funcionais dos seres vivos, constituídas fundamentalmente de material genético, citoplasma e membrana plasmática. São classificadas como procarióticas e eucarióticas. Qual a característica define o último grupo?

  • A Ribossomos.
  • B Núcleo delimitado por um envoltório nuclear.
  • C Parede celular.
  • D Cloroplasto.
  • E Ácidos nucleicos.
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Organismos vivos são compostos por uma ou mais células. Estas possuem componentes com função especializada que são denominadas organelas. A imagem a seguir representa um esquema de célula eucariótica. Quais são as organelas destacadas, respectivamente?
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A Nucléolo, Mitocôndria, Complexo de Golgi e Membrana Plasmática.
  • B Núcleo, Mitocôndria, Complexo de Golgi e Membrana Plasmática.
  • C Núcleo, Mitocôndria, Complexo de Golgi e Parede Celular.
  • D Núcleo, Mitocôndria, Nucléolo e Membrana Plasmática.
  • E Nucléolo, Mitocôndria, Complexo de Golgi e Parede Celular.

Conhecimentos Gerais

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Longe da sonhada paz, 2019 herdará pelo menos oito das maiores guerras e conflitos armados em curso, com seus graus de complexidade elevados pela interferência de potências regionais e mundiais. O quadro para o próximo ano será tão intrincado para a diplomacia e doloroso para as populações civis envolvidas quanto o registrado em 2018 (https://veja.abril.com.br). A guerra na Síria se tornou ainda mais violenta e complicada com o envolvimento, principalmente, de quais países?
  • A Rússia, Estados Unidos, Brasil e França.
  • B Irã, Turquia e Portugal.
  • C Estados Unidos, Itália, Venezuela e França.
  • D Turquia, China, Japão e Rússia.
  • E Rússia, Estados Unidos, Irã e Turquia.

História

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O estado de Minas Gerais, durante o período colonial, foi um dos centros econômicos mais importantes do Brasil, justamente pela sua atividade mineradora durante o Ciclo do Ouro. Além do auge dessa época, o estado continua sendo um importante produtor de minério, com presença de indústrias e outros ramos produtivos. Levando em consideração os seus conhecimentos sobre Minas Gerias, complete corretamente a seguinte frase.
A economia de Minas Gerais é caracterizada, principalmente, pela atividade mineradora, sendo o principal estado do país nesse setor. Nele, encontra-se uma das três minas de ___________ existentes em todo o mundo, com uma duração estimada de 400 anos, desde que mantidos os níveis atuais de extração. Assim, o estado é responsável por 29% de todos os minérios extraídos no país. Além disso, há uma forte presença de____________, com destaque para o ramo automobilístico. Na agropecuária, destaca-se a produção de__________, milho, soja, cana-de-açúcar e, principalmente, leite e café.
Assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas, de cima para baixo:

  • A Ferro, revendedoras, carne caprina.
  • B Manganês, indústrias, carne caprina.
  • C Titânio, revendedoras, carne bovina.
  • D Nióbio, indústrias, carne bovina.
  • E Ferro, indústrias, carne bovina.
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Sobre o Regime Militar no Brasil, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Foi o regime instaurado em 1 de abril de 1964 e que durou até 15 de março de 1985, de caráter autoritário e nacionalista, tendo início com o golpe militar que derrubou o governo de João Goulart, o então presidente democraticamente eleito. II. Foi um período pautado no “milagre econômico”, termo que corresponde à grande oferta de empregos e baixa inflação. III. O governo Artur da Costa e Silva promulgou o AI 5, que fechou o Congresso por tempo indeterminado, decretou estado de sítio, cassou mandatos de prefeitos e governadores e proibiu a realização de reuniões.
  • A Apenas I e II.
  • B Apenas I.
  • C I, II e III.
  • D Apenas III.
  • E Apenas I e III.
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Sobre o período pós-Regime Militar, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Tancredo Neves. 2. José Sarney. 3. Fernando Collor de Mello. 4. Ulysses Guimarães.
( ) Liderou campanhas de redemocratização como a chamada “Diretas Já”, recebendo a alcunha de “Senhor Diretas”. ( ) Foi eleito na última eleição, por meio de um colégio eleitoral, sob a égide da Constituição de 1967. ( ) Foi eleito pela primeira eleição direta para presidente do Brasil após o Regime Militar. ( ) Assumiu como o primeiro presidente civil após o Regime Militar.
  • A 4 – 1 – 3 – 2.
  • B 3 – 2 – 1 – 4.
  • C 2 – 4 – 3 – 1.
  • D 1 – 3 – 2 – 4.
  • E 2 – 1 – 4 – 3.
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Considere as características do Renascimento (surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVII) listadas a seguir e assinale a alternativa correta.
1. Antropocentrismo. 2. Teocentrismo. 3. Misticismo. 4. Individualismo. 5. Humanismo. 6. Coletivismo. 7. Racionalismo. 8. Naturalismo
  • A 1, 4 e 7 são características da chamada Idade das Trevas, quando prevaleceu o repúdio à ciência.
  • B 1, 4 e 7 são características que geralmente são associadas ao Renascimento.
  • C 2, 6 e 8 são características do período histórico anterior em que se desenvolveu o Renascimento.
  • D 2, 3 e 5 são características do período anterior, então questionadas pelos renascentistas
  • E 5, 6 e 8 são características do período anterior ao Renascimento.

Geografia

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Para Raffestin (1993), é metafórico considerar a língua um instrumento de dominação, EXCETO porque:

  • A A língua não é um recurso e por consequência não está no centro de relações que são, ipso facto, marcadas pelo poder.
  • B As funções da linguagem são múltiplas e diversas: funções de comunicação, de organização do real e de transmissão.
  • C Ela tem muito mais utilizações do que em geral tem um instrumento.
  • D Pode ser definida como “o conjunto de toda a informação não hereditária e dos meios para sua organização e sua conservação”.
  • E Uma língua natural pertence à cultura e é um instrumento que preenche funções.
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Cadeias orogênicas ou dobramentos correspondem a grandes curvamentos côncavos e convexos que surgem na superfície terrestre, resultantes de forças tectônicas, ou seja, da orogenia no decorrer da história geológica. Nesse contexto, é correto afirmar que as cadeias orogênicas recentes ou dobramentos recentes formam:

  • A os pampas gaúchos.
  • B extensas planícies alagadas.
  • C extensos planaltos, consumidos pela erosão ao longo do tempo.
  • D grandes bacias sedimentares, preenchidas ao longo do tempo por detritos ou sedimentos.
  • E grandes montanhas e cordilheiras de elevadas altitudes.
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“Os estudos culturais, utilizados em pesquisas do campo das ciências humanas, entre as quais a Geografia, contribui para o entendimento e a interpretação das práticas dos pequenos grupos, das minorias e dos excluídos da sociedade globalizada, e nos apontam que existe uma série de grupos organizados, de fóruns, de ONG organizadas e articuladas internacionalmente, em uma onda transnacional. Dentro desse contexto, a tecnologia social desenvolvida por esses grupos hoje é vendida como know-how”.

Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240454>. Acesso em: 5 fev. 2020. Adaptado.


A sentença que apresenta a ideia central do texto é

  • A A geografia faz ínfima alusão à interpretação das práticas dos pequenos grupos.
  • B As informações atreladas às tecnologias obstam operar em diferentes escalas do espaço.
  • C O espaço geográfico é produto ímpar das ações e interações do meio natural.
  • D A tecnologia social desenvolvida por essas minorias é vendida como conhecimento e técnica.
  • E As ciências humanas furtam-se de respaldar suas práticas nos estudos dos grupos.
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Analise as assertivas abaixo sobre a imagem:
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
I. A cidade em questão fica no continente asiático. II. Ao fundo, é possível ver uma parte da Cordilheira dos Andes. III. A cidade tem população de 12 milhões de habitantes. IV. A cidade em questão é Santiago, no Chile.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I e II.
  • B Apenas I e III.
  • C Apenas I e IV.
  • D Apenas II e III.
  • E Apenas II e IV.
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Os fusos horários são cada uma das áreas em que se divide a Terra na direção dos meridianos, tendo por base o seu movimento de rotação, que leva cerca de 24 horas para ser realizado. Os fusos horários estão concentrados nos meridianos das longitudes, que são múltiplos de 15°– resultado da divisão dos 360° da circunferência da Terra pelas 24 horas (aproximadamente) que o nosso planeta leva para completar o movimento de rotação. Todos os horários são definidos em relação ao fuso do Meridiano de Grenwich. Referenciado em seus conhecimentos sobre fuso horário, analise a figura a seguir e determine os horários. Sabendo-se que, no fuso horário de Grenwich, são 18 horas, quais são os horários dos seguintes locais: Rio Branco, São Paulo e Fernando de Noronha, respectivamente?
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Fonte: http://grupoevolucao.com.br/livro/Geografia1/fusos_horrios_do_territrio_brasileiro.html

  • A 13 horas, 15 horas e 16 horas.
  • B 16 horas, 14 horas e 12 horas.
  • C 18 horas, 15 horas e 16 horas.
  • D 15 horas, 14 horas e 13 horas.
  • E 15 horas, 16 horas e 17 horas.

Física

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Na Física, aprendemos a medir e comparar grandezas. Para muitas medidas com escalas graduadas, é desejável estimar uma fração da menor de suas divisões. Imagine a seguinte situação: você realiza a medida de um objeto com uma régua milimetrada e o resultado é um número não inteiro de divisões. Qual equipamento de medição você utilizará para a determinação da parte fracionária?

  • A Trena.
  • B Paquímetro.
  • C Micrômetro.
  • D Régua.
  • E Fita métrica.
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Para expressar as grandezas muito grandes ou muito pequenas frequentemente encontrada na Física, usa-se a notação científica, que emprega potência de 10. Sendo assim, essa notação 9.560.000.000 m é representada por:

  • A 9,56 x 10-9 m.
  • B 9 x 109 m.
  • C 9,56 x 109 m.
  • D 9 x 10-9 m.
  • E 9,56 x 10-6 .
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A água possui uma propriedade básica chamada calor específico , que é fundamental para termorregulação dos seres vivos. O calor específico da água é o mais alto entre os solventes. A quantidade de caloria necessária para elevar 1 grama de água em 1 grau centígrado é de:

  • A 1 caloria
  • B 2 calorias
  • C 3 calorias
  • D 4 calorias
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Um veículo so andou ma sirene com frequência de 1280 Hz se a proximade um detector parado. Em certo momento, o detector registra uma frequência de 1320 Hz que aumenta a uma taxa de 1 Hz a cada segundo. A aceleração do veículo, no momento dessa observação, é de,aproximadamente,
Dado: Velocidade do som o ar: 340 m/s.
  • A 0,10 m/s2.
  • B 0,25 m/s2.
  • C 0,35 m/s2.
  • D 0,50 m/s2.
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Uma carga pontual Q é colocada em uma cavidade no interior de um condutor neutro isolado, conforme a figura a seguir. Seja r a distância de um ponto a Q e 0 a permissividade elétrica do vácuo.O ponto pode estar dentro ou fora da casca condutora.
A intensidade do campo elétrico no ponto é
igual a Q / ( 4 π0r2 )
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A somente no interior da cavidade.
  • B somente na região externa do condutor.
  • C no interior da cavidade e fora do condutor.
  • D em qualquer posição.