Simulado para o ENEM - MEC (5f3c03d7c3b5e)

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Matemática

1

Um evento anual de música em dois anos teve um aumento de público de 56%. No primeiro ano o aumento foi de 20%, qual foi o percentual de aumento de público no segundo ano?

  • A 36%
  • B 20%
  • C 26%
  • D 16%
  • E 30%
2

Em uma progressão aritmética, a soma do quarto termo com o sétimo termo é 41. A soma dos primeiros dez termos dessa progressão é:

  • A 205.
  • B 325.
  • C 242.
  • D 171.
  • E 282.
3

Marina é professora de Matemática e está organizando uma olimpíada com seus alunos. Durante a olimpíada, cada aluno participante realizará duas provas. Ela precisará corrigir as provas em 1 hora e meia para que o resultado da olimpíada saia no horário programado. Considerando que ela corrige 24 provas em uma hora, a quantidade limite de alunos que poderão participar da olimpíada se ela tiver ajuda de um professor com o mesmo ritmo de correção que ela, de forma que o resultado da olimpíada não atrase, será de:

  • A 72.
  • B 36.
  • C 54.
  • D 18.
  • E 48.
4

Numa Progressão Geométrica, o primeiro termo da sequência é igual a 4096 e a razão dessa progressão é igual a 1/2.

Com base nessas informações, o valor do 14º termo é:

  • A 2.
  • B 1.
  • C 1/4.
  • D 1/2.
  • E 4.
5

Em um grupo de 500 pessoas, 60% são mulheres e 40% dessas mulheres são estudantes. Sabe-se também que 20% dos homens do grupo são estudantes. Se for escolhida uma pessoa desse grupo aleatoriamente, a probabilidade de a pessoa ser estudante ou ser mulher é de:

  • A 24%.
  • B 19%.
  • C 32%.
  • D 68%.
  • E 60%.
6

O preço cobrado pelos aplicativos de motorista particular depende de três variáveis: distância percorrida, tempo de viagem e demanda de viagens no horário solicitado pelo usuário. Há também um valor fixo de R$ 3,00 por viagem solicitada, pago por todos os usuários, independentemente das demais variáveis.


Os valores cobrados são os seguintes:


• R$ 0,80 por quilômetro rodado;

• R$ 0,30 por minuto de viagem;

• 6% sobre o valor final da viagem caso a solicitação de motorista ocorra em um horário de grande demanda.


Fábio solicitou um motorista pelo aplicativo de seu celular às 18h, horário de grande demanda, e gastou 25 minutos para fazer o trajeto de sua casa à sua faculdade.

Se ele pagou o valor de R$ 23,85 ao final da corrida, qual a distância, em quilômetros, de sua casa à faculdade?

  • A 12.
  • B 13.
  • C 14.
  • D 15.
7

Entre 2013 e 2015, ocorreram surtos decorrentes de pacientes vindos de outros países, sendo registrados neste período 1 310 casos da doença. O maior número de casos foi registrado nos estados de Pernambuco e Ceará.
Disponível em: <http://saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo situacao-epidemiologica>. Acesso em: 19 out. 2019.
O trecho da reportagem diz respeito aos casos de sarampo registrados no Brasil, no período que vai do ano de 2013 ao ano de 2015. Nesse período, considerando o número de casos registrados da doença, a média de casos registrados anualmente foi de, aproximadamente,

  • A 262.
  • B 328.
  • C 437.
  • D 655.
8

Para que um montante de laranjas possa ser dividido em 7 grupos, com um deles contendo 1/2 do total de laranjas, outro contendo 1/3 do total de laranjas e os 5 restantes contendo cada um deles a mesma quantidade de laranjas, é necessário, e suficiente, que o montante total de laranjas seja múltiplo de

  • A 60
  • B 30
  • C 90
  • D 24
  • E 18
9

Em uma mistura de água e óleo, o óleo corresponde a 20% do volume. Se 25% da água na mistura evaporar, o volume de óleo passará a corresponder, em porcentagem, a

  • A 24
  • B 30
  • C 25
  • D 32
  • E 40
10

No dia 1.º de janeiro de 2019, uma nova secretaria foi criada em certo tribunal, a fim de receber todos os processos a serem protocolados nessa instituição. Durante o mês de janeiro de 2019, 10 processos foram protocolados nessa secretaria; a partir de então, a quantidade mensal de processos protocolados na secretaria durante esse ano formou uma progressão geométrica de razão igual a 2.

Nessa situação hipotética, a quantidade de processos protocolados nessa secretaria durante os meses de junho e julho de 2019 foi igual a

  • A 320.
  • B 480.
  • C 640.
  • D 960.
  • E 1.270.
11
Um profissional recebe R$ 160,00 por cada dia trabalhado. Se esse profissional trabalhar exatamente20 dias em cada mês, durante 1 semestre, então a quantia que sobra para esse profissional, sabendo que,em cada mês desse período,existe uma despesa com pagamentos de contas igual a R$ 1.500,00, é igual a
  • A R$ 10.200,00.
  • B R$ 12.400,00.
  • C R$ 9.000,00.
  • D R$ 8.400,00.
12

Um servidor deve digitalizar 72.000 documentos de uma página cada. Os documentos a serem digitalizados devem ser distribuídos em 3 máquinas digitalizadoras com velocidades de digitalização diferentes. Para digitalizar a mesma quantidade de documentos, uma das máquinas menos rápidas gasta o triplo do tempo da mais rápida, enquanto a outra gasta seis vezes o tempo da máquina mais rápida.

Nessa situação, para que as três máquinas, funcionando simultaneamente, demorem o mesmo tempo para digitalizar os 72.000 documentos, devem ser colocados na máquina mais rápida

  • A 8.000 documentos.
  • B 16.000 documentos.
  • C 24.000 documentos.
  • D 32.000 documentos.
  • E 48.000 documentos.
13

Dois colaboradores do setor de informática de uma empresa são responsáveis por fazer a manutenção dos computadores da empresa. Durante certo período de tempo, um dos colaboradores fez manutenção em Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicasda quantidade total de computadores da empresa e, nesse mesmo período de tempo, o outro colaborador fez manutenção em Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas dessa quantidade total de computadores, tendo restado 110 computadores sem manutenção.
Nessa situação, a quantidade total de computadores dessa empresa é igual a

  • A 130.
  • B 139.
  • C 155.
  • D 159.
  • E 198.
14
As questões de números 21 a 24 foram elaboradas com base em informações apresentadas no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e estão relacionadas ao Município de São Roque. 

Para o ano de 2019, a população estimada no município é de 91016 pessoas. Se essa estimativa é maior em 12195 pessoas do que a população identificada no censo de 2010, então é verdade que a população identificada no referido censo era de

  • A 77821.
  • B 78821.
  • C 79921.
  • D 81181.
  • E 89921.
15

Uma verba municipal foi dividida para três escolas de um município: a escola A rebebeu a quarta parte da verba municipal, a escola B recebeu dois terços do valor não recebido pela escola A, e a escola C recebeu o restante, o que correspondeu a R$ 1,4 milhão. O valor total da verba municipal dividida foi de

  • A R$ 5,6 milhões.
  • B R$ 5,4 milhões.
  • C R$ 5,2 milhões.
  • D R$ 5,0 milhões.
  • E R$ 4,8 milhões.
16
As questões de números 21 a 24 foram elaboradas com base em informações apresentadas no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e estão relacionadas ao Município de São Roque. 

No ano de 2017, 22593 pessoas, no município, eram consideradas ocupadas, ou seja, estavam trabalhando. Sabendo-se que esse número correspondia a 25,5% da população do município, no referido ano, conclui-se, corretamente, que a população de São Roque, em 2017, era de

  • A 39425 pessoas.
  • B 47826 pessoas.
  • C 81920 pessoas.
  • D 88600 pessoas.
  • E 90100 pessoas.
17

Numa escola estão matriculados 600 alunos, dos quais 320 são meninas. A razão entre o número de meninos e o número de meninas é:

  • A 3/4
  • B 7/8
  • C 4/5
  • D 11/13
  • E 7/12
18
É correto afirmar que
  • A 0,89% de 400 é igual a 356.
  • B 1.700% de 18 é igual a 30.600.
  • C 1/5 de 1.000 corresponde a 25% de 1.000.
  • D 0,018 é igual a 12% de 0,15.
  • E 95 é igual a 17% de 500.
19

A empresa de ônibus numa cidade aumentou o preço da passagem em 100%. Como tal percentual de aumento não estava previsto em contrato, o valor da passagem retornou ao valor antes do aumento. Com relação ao valor aumentado aconteceu a seguinte percentagem de redução:

  • A 75%.
  • B 50%.
  • C 100%.
  • D 0%.
  • E 2%.
20

Uma transportadora cobra pelo frete 5,6% do valor da mercadoria a ser transportada. Qual o valor de um frete se o valor da mercadoria é de R$ 20.000,00?

  • A R$ 1.120,00
  • B R$ 1.200,00
  • C R$ 1.205,00
  • D R$ 1.210,00
  • E R$ 1.220,00

Biologia

21

Verão é tempo de se divertir, seja na praia ou na piscina, a estação mais aguardada do ano. Considere os seguintes cuidados com o corpo que devem ser tomados com o corpo durante os dias com temperaturas mais elevadas.


I – Usar roupas com tecidos sintéticos que evitem a evaporação da transpiração.

II – Usar protetor solar.

III – Realizar exercícios ao ar livre somente nos horários de pico de calor.

IV – Ingerir bastante líquido.


São verdadeiras as afirmativas:

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C II e III.
  • D II e IV.
  • E III e IV.

Filosofia

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Um filósofo relevante da Grécia Antiga foi Aristóteles, aluno de Platão na Academia.


Fundou sua própria escola, o Liceu, pois já não concordava com a filosofia .......................... do seu mestre. Destacou-se também por ter criado a teoria da ..................................... , composta por matéria e forma, também denominada hilemorfismo.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A ágrafa • vida
  • B utópica • alma
  • C idealista • substância
  • D subjetivista • potência
  • E transcendental • caverna

Física

23

Uma mola de peso P e constante elástica k está suspensa na posição horizontal por dois fios de massas desprezíveis. Cada fio faz um ângulo θ com a vertical, conforme a figura a seguir. A deformação da mola é igual a
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A ( P / K ) tan θ
  • B ( P / 2K ) tan θ
  • C ( P / K ) sen θ
  • D ( P / 2K ) sen θ
24
m raio de luz se propagando na água atinge a interface entre água e ar. O ângulo de incidência é θ, que é menor do que o ângulo crítico.
Neste caso,
haverá
  • A somente um raio refletido e nenhum raio refratado.
  • B somente um raio refratado e nenhum raio refletido.
  • C um raio refratado e um raio refletido, sendo o ângulo entre eles menor do que (180º - 2θ).
  • D um raio refratado e um raio refletido, sendo o ângulo entre eles maior do que (180º - 2θ).
25
Uma esfera de massa m que estava em movimento retilíneo com energia cinética de 3 J sofreu uma colisão frontal elástica com outra esfera de massa 2m que estava parada, na qual ambas as esferas se deformaram elasticamente. Durante a colisão
  • A a energia cinética do sistema é maior ou igual a 2 J.
  • B a energia potencial elástica do sistema é menor ou igual 2 J.
  • C o momento e a energia cinética totais são conservados em todos os momentos.
  • D a razão entre as energias cinética e potencial do sistema permanece constante.
26

A razão entre as quantidades de massa de dois radioisótopos encontrados em uma amostra de rocha é de 120:1 no momento atual. As vidas médias desses radioisótopos são 5 x 109 anos e 1 x 10 anos e suas massas atômicas têm a razão de 1,2 para 1,0, respectivamente.Se, quando da formação da rocha, a razão molar entre as quantidades dos dois radioisótopos era de 1:1,a razão atual entre as atividades radioativas dos dois radioisótopos é de, aproximadamente,


Dado: log10e 1/2,3

  • A 1:25.
  • B 1:20.
  • C 20:1.
  • D 25:1.
27

Uma bola de massa m = 0,5 kg está presa por um fio de comprimento L = 0,5 m.
A bola se
movimenta em uma trajetória circular no plano horizontal, conforme a figura a seguir.
A tensão máxima
que o fio pode suportar é de 324 N.
O valo
r máximo possível da velocidade angular da bola é de
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A 9 rad/s.
  • B 18 rad/s.
  • C 27 rad/s.
  • D 36 rad/s.

Geografia

28

A concepção de um mapa é um processo criativo durante o qual o cartógrafo, ou o criador do mapa, tenta transmitir a mensagem do objetivo do mapa. Os principais objetivos na concepção de mapas são compartilhar informações, destacar padrões e processos e ilustrar os resultados. Nesse sentido, as afirmativas a seguir apresentam alguns controles que, segundo Robinson et. al. (1993), podem ser definidos sobre o processo de concepção dos mapas. Assinale a única alternativa INCORRETA:

  • A independente do público-alvo, os padrões de concepção dos mapas devem seguir as mesmas regras de elaboração e apresentação.
  • B o propósito para o qual um mapa está sendo feito irá determinar o que deve ser mapeado e como as informações devem ser retratadas.
  • C os fenômenos que estão sendo mapeados normalmente impõem algumas restrições à concepção do mapa (por exemplo a orientação do país leste-oeste ou norte-sul determina o arranjo no mapa).
  • D as características específicas dos dados (por exemplo ponto, linha, polígono) irão afetar a concepção do mapa.
  • E a escala vai controlar a qualidade dos dados que podem aparecer no mapa e o tamanho dos símbolos.
29

“No atual contexto [...], autores libertários têm sido (re)descobertos; não mais (ou não necessariamente) “museologicamente”, como “achados arqueológicos” destinados a alguma exposição em algum cantinho do “museu do pensamento crítico”, mas sim como “armas”, cuja letalidade, mesmo no caso de autores do século XIX e início do século XX como Reclus e Kropotkin, ainda não se perdeu por completo.”

(SOUZA, Marcelo Lopes de. Uma Geografia marginal e sua atualidade: A linhagem libertária. Primeiro Colóquio Território Autônomo, 2010.)


A respeito dos pensadores Reclus e Kropotkin, pode-se afirmar corretamente que, ao longo da história da Ciência Geográfica:

  • A entre os contemporâneos da Geografia Clássica, apesar de La Blache ter forte afinidade ideológica com tais autores, já que eram totalmente identificados com a ordem político-social instituída, ele não os incorporou em suas obras devido à competitividade catedrática.
  • B os autores tiveram uma larga produção estritamente associada à descrição de áreas, pendente para o lado da Geografia Física – o que, portanto, não consegue fornecer respostas aos problemas e às necessidades contemporâneas, de uma visão mais integrada e relacional.
  • C as tradições e matrizes político-filosóficas libertárias, como o anarquismo e o autonomismo, permaneceram, durante os anos 70 e 80, bastante negligenciadas no interior da “Geografia Radical”, que seguiu um viés marxista e era crítico às proposições mais “subversivas”.
  • D sua hiper valorização da ciência moderna e do método científico fez com que fossem incorporados pela Geografia Teorético-Quantitativa de forma superficial, dadas as convicções no progresso da humanidade a partir de um racionalismo crítico.
  • E deixaram um legado de obras pouco extenso e aprofundado, mesmo que detentor de uma forte sensibilidade espacial – o que justifica a marginalidade do seu pensamento na Ciência Geográfica até meados do século XX e sua rarefeita utilização apenas a partir dos anos 70.
30

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da pesquisa e publicação ‘Regiões de Influência das Cidades’ (2008) analisou uma série de mudanças e permanências nas redes e hierarquias urbanas do país através da identificação de características socioeconômicas selecionadas de cada centro (população, PIB municipal, valor adicionado de atividades econômicas, presença de internet banda larga) e sua centralidade em temas específicos (gestão pública federal, gestão de empresas privadas, comércio, serviços, rede bancária, rede de televisão etc).


A respeito da temática, é correto afirmar que:


I. Uma característica contemporânea da rede urbana brasileira é a refuncionalização, pela qual centros intermediários assimilaram novas funções, antes restritas aos centros de mais alta hierarquia.


II. As redes urbanas tradicionais do Nordeste, comandadas por capitais estaduais que concentram, com muitos centros intermediários, a oferta de equipamentos e serviços, exercem pouca polarização em suas áreas e reproduzem, em uma escala maior, a descontinuidade espacial e o esvaziamento físico do fenômeno urbano, espraiando-se pelo país.


III. Os centros que emergiram dos anos 70 para os anos 2000 se localizam predominantemente nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, na região conhecida como MATOPIBA – seguindo a última fronteira agrícola do Brasil.


IV. Nas áreas de ocupação mais antiga, como São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas, o quadro é mais estável, e algumas cidades deixam de exercer maior centralidade, possivelmente com as mudanças em comunicação e transportes.


V. A rede centralizada por São Paulo abrange parte de Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre. O Rio de Janeiro tem projeção no próprio estado, no Espírito Santo, no sul da Bahia, e na Zona da Mata mineira, onde divide influência com Belo Horizonte.


VI. A rede de Brasília influi no oeste da Bahia, em alguns municípios de Goiás e no noroeste de Minas Gerais. As outras redes de influência são centralizadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Goiânia, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.



Dos itens acima mencionados, estão corretos apenas:

  • A I, II e III.
  • B I, III e V.
  • C I, IV, V e VI.
  • D II, IV e VI.
  • E III, IV, V e VI.
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Com relação aos conceitos básicos da ciência da geoinformação, temos no universo da representação, que as representações geométricas podem estar associadas a duas grandes classes: REPRESENTAÇÃO VETORIAL e REPRESENTAÇÃO MATRICIAL. Sobre estas representações, analise as afirmativas a seguir e associe à numeração correta:


(1) Representação Matricial

(2) Representação Vetorial


( ) Atribui maior precisão à produção de cartas.

( ) Realiza melhor operações de álgebra de mapas.

( ) Para um mesmo grau de precisão, o espaço de armazenamento requerido é bem maior.

( ) Apresenta os relacionamentos topológicos entre objetos disponíveis.

( ) Representa melhor fenômenos com variação contínua no espaço.

( ) Possui armazenamento por coordenadas (mais eficiente).


A numeração correta na sequência em que aparecem as afirmativas é:

  • A 2; 1; 1; 2; 1; 2.
  • B 1; 2; 2; 1; 2; 1.
  • C 2; 2; 1; 1; 2; 2.
  • D 1; 1; 2; 2; 1; 1
  • E 1; 2; 2; 1; 2; 2

Educação Física

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O voleibol é jogado por duas equipes de seis jogadores cada, orientadas por técnicos e composta por 12 jogadores em cada equipe. A quadra mede 18 metros de comprimento por 9 metros de largura, é dividida por uma rede de 9,50 metros de comprimento com largura de 1 metro e é suspensa a 2,43 metros para os jogos masculinos e 2,24 metros para os jogos femininos juvenis e adultos.


No voleibol, o tie break é

  • A o ponto que pode definir o jogo.
  • B o ponto que pode fechar o set.
  • C o mesmo que set de desempate, disputado quando cada uma das equipes vence dois sets.
  • D a sequência de jogadas que começa no saque e termina no momento em que a bola estiver fora de jogo.
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O atletismo possui como característica fundamental o fato de a sua prática ser a extensão de movimentos básicos humanos: caminhar, correr, saltar e lançar, compreendendo uma grande variedade de eventos (provas) e requisitando diferentes capacidades e habilidades atléticas de seus praticantes. A modalidade divide-se em dois grandes grupos de competições: provas de pista e provas de campo.

Com relação ao atletismo, assinale a alternativa incorreta.

  • A Os eventos de pista abrangem a marcha atlética e as corridas, e os eventos de campo incluem o grupo das provas de saltos e o das provas de lançamentos.
  • B As provas de marcha atlética e corridas são realizadas na pista oficial, que possui 400 m de extensão na raia de número “1”. A pista é dividida em oito raias, numeradas de dentro para fora, ou seja, a raia mais interna é a de número “1”.
  • C As provas de campo apresentam como exemplos o arremesso de peso e os lançamentos de dardo, de disco e de martelo.
  • D Os saltos horizontais são compreendidos pelos saltos em distância, salto triplo e salto com vara. O salto vertical é compreendido pelo salto em altura.
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O basquete foi trazido para o Brasil em 1896 por um milionário norte-americano chamado Auguste F. Shaw, e foi praticado pela primeira vez na Associação Cristã de Moços, no Rio de Janeiro. Com o passar do tempo, houve um aumento do número de adeptos e da cobrança por uma estrutura mais profissional surgindo, assim, as ligas regionais.


Com relação às regras atuais do basquete, assinale a alternativa incorreta.

  • A O jogo consiste de quatro períodos de dez minutos cada, com intervalos de jogo de dois minutos entre o primeiro e segundo período (primeira metade), entre o terceiro e quarto período (segunda metade) e antes de cada período extra. Há, no meio tempo da partida, um intervalo de jogo de 15 minutos.
  • B O primeiro e terceiro períodos de jogo iniciam quando a bola deixa a(s) mão(s) do árbitro principal no lançamento da bola ao alto. Os outros períodos começam com reposição lateral a favor da equipe que realizou a última cesta no período anterior. O jogo não pode iniciar se uma das equipes não estiver na quadra de jogo com cinco jogadores prontos para jogar.
  • C Um jogador não poderá correr com a bola, deliberadamente chutá-la ou bloqueá-la com qualquer parte das pernas ou golpeá-la com o punho. Entretanto, ter contato ou tocar a bola com qualquer parte da perna, acidentalmente, não é uma violação das regras.
  • D Uma cesta é feita quando uma bola viva entra na cesta por cima e permanece ou atravessa através da cesta inteiramente. Considera-se que a bola entrou na cesta quando uma mínima parte da bola está dentro da cesta e abaixo do nível do aro.
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Os grupos musculares solicitados num determinado exercício necessitam de suprimento de nutrientes, por meio das modificações (adaptações agudas) de praticamente todos os aparelhos e sistemas, com ênfase para o cardiovascular e respiratório. No processo de transformação de energia química em mecânica, consideram-se três vias possíveis: a via anaeróbia aláctica, a via anaeróbia láctica e a via aeróbia.


A via anaeróbia láctica utiliza o sistema de produção de energia

  • A oxidativo.
  • B fosfocreatina ou creatina-fosfato.
  • C glicolítico.
  • D ATP-CP.
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A definição do sistema de disputa de um evento esportivo deve levar em consideração as características da modalidade esportiva, a qualidade técnica dos competidores, a quantidade de participantes, os objetivos da competição, a disponibilidade de tempo, os locais para realização das competições, os recursos materiais, os recursos humanos e os recursos financeiros.


Num campeonato de peteca, por exemplo, com quatro duplas inscritas, o sistema de disputa escolhido pela organização do evento foi o classificatório, com rodízio duplo (turno e returno) para obtenção do campeão.


Pode-se afirmar que, nesse sistema,

  • A doze jogos serão realizados e cada dupla disputará seis partidas.
  • B dez jogos serão realizados e cada dupla disputará cinco partidas.
  • C oito jogos serão realizados e cada dupla disputará quatro partidas.
  • D seis jogos serão realizados e cada dupla disputará três partidas.
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A Educação Física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência das crianças, jovens e adultos na Educação Básica. Ela permite o acesso a um vasto universo cultural que compreende saberes corporais, experiências estéticas, emotivas, lúdicas e agonistas, que se inscrevem, mas não se restringem à racionalidade típica dos saberes científicos que, comumente, orienta as práticas pedagógicas na escola. Para além da vivência, a experiência efetiva das práticas corporais oportuniza aos alunos participar, de forma autônoma, em contextos de lazer e saúde.
Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é correto afirmar que a unidade temática Brincadeiras e Jogos

  • A explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela criação e alteração de regras, pela obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente, bem como pela apreciação do ato de brincar em si.
  • B focaliza práticas corporais que têm como elemento organizador a exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo, a interação social, o compartilhamento do aprendizado e a competitividade saudável, caracterizando pela exercitação corporal orientada à melhoria do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual ou à modificação da composição corporal.
  • C reúne disputas corporais nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para vencer as partidas ou as disputas, desequilibrando, atingindo ou excluindo o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. Todos os jogos e brincadeiras fazem parte de um contexto cultural e regional.
  • D agrega tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto as derivadas delas, sendo uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade por sua grande presença nos meios de comunicação. Caracteriza-se por ser orientada pela comparação de um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos (adversários), regido por um conjunto de regras formais.
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Aproximadamente um quinto do peso total de um indivíduo saudável é composto por seus ossos. O esqueleto é um conjunto de ossos e cartilagens ligados entre si para formar o arcabouço do corpo e desempenhar várias funções.


Analise as afirmativas a seguir, relativas às funções do esqueleto humano.


I. Sustentação e conformidade: fornece uma base estrutural para o corpo, sustenta os tecidos moles e forma pontos fixos para tendões de diversos músculos esqueléticos; Proteção: protege órgãos nobres (encéfalo, coração e pulmões) contra traumatismos externos.


II. Participação na alavancagem (movimentação): juntamente com os músculos esqueléticos desloca o corpo ou parte dele; Hematopoiese: produz células sanguíneas por meio da medula óssea vermelha.


III. Homeostasia mineral: armazena vários tipos de minerais, principalmente cálcio e fósforo; Armazenamento de energia: armazena lipídios na medula óssea amarela ou flava.



Apresentam definições corretas as afirmativas

  • A e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e III.
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O desenvolvimento motor é entendido como um processo evolutivo sequencial, dependente das interações entre maturação e aprendizagem, em que podem ser identificadas fases (ou estádios ou níveis) de comportamento estável ou, pelo menos, relativamente consistente. Muitas competências adquiridas ao longo da vida são resultado direto da maturação dos diferentes sistemas, desde as competências perceptivas mais elementares até aos recursos neuromotores para regular movimentos complexos.


Com relação ao desenvolvimento motor, assinale a alternativa incorreta.

  • A Cada ser é capaz de, dentro de certos limites, tornar-se único devido ao conjunto também único e individualizado das suas experiências.
  • B A fase dos movimentos especializados distingue-se pela aplicabilidade dos comportamentos a contextos muito específicos, como as atividades desportivas.
  • C A fase dos movimentos rudimentares é delimitada pelos sete anos de idade e compreende duas subfases (reflexa e fundamental).
  • D Em cada instante do processo de desenvolvimento, o ser é uma combinação única de variáveis genéticas e ambientais, em que o resultado é acedido de múltiplas e diferentes formas.
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A integração dos sistemas nervoso e hormonal serve de auxílio para que o controle neural regule o controle hormonal em respostas aos estímulos externos e internos. A ligação dos hormônios aos receptores depende totalmente dos níveis de concentração hormonal no sangue, da quantidade de receptores e da sensibilidade dos receptores ao hormônio, que atuam como reguladores fisiológicos responsáveis pela aceleração ou diminuição da velocidade das reações e das funções biológicas que acontecem e que são fundamentais para o funcionamento do corpo durante o exercício.


Com o aumento do exercício moderado a intenso, o hormônio adrenalina

  • A estimula a taxa metabólica, regula o crescimento e a atividade das células, reduz a concentração plasmática de cálcio e promove a retenção de sódio pelos rins.
  • B promove o transporte dos carboidratos (CHO), aminoácidos e ácidos graxos para dentro das células e reduz a glicose sanguínea.
  • C facilita a atividade simpática, eleva o débito cardíaco, regula os vasos sanguíneos e aumenta o catabolismo do glicogênio e a liberação de ácidos graxos.
  • D acelera o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e regula o crescimento corporal e o desenvolvimento de características relacionadas à fertilidade.
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Método de ensino é a ação do professor ao dirigir e estimular o processo de ensino em função da aprendizagem dos alunos, quando utiliza intencionalmente um conjunto de ações e condições externas procedimentais, visando o melhor entendimento do discente. Com relação às metodologias de ensino dos esportes coletivos na iniciação esportiva escolar, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) O método analítico-sintético é caracterizado pelas diversas experiências de jogo, para uma melhor aprendizagem da técnica.
( ) O método global está centralizado no desenvolvimento das habilidades técnicas, por meio da análise de jogadas e técnicas já existentes, trabalhando de forma gradual para se obter o nível mais elevado da técnica em si.
( ) O método misto é a junção dos métodos analítico sintético e global funcional. Esse método possibilita a prática de exercícios isolados, bem como a iniciação ao jogo por meio das formas jogadas dos esportes coletivos.
( ) O método misto permite que o professor utilize dentro da mesma aula exercícios e jogos, independentemente da ordem ou da quantidade de atividades estabelecidas, mais jogos ou mais exercícios.

Assinale a sequência correta.

  • A V F F V
  • B F F V V
  • C V V F F
  • D F V V F