Resolver o Simulado CONSULPAM

0 / 30

Enfermagem

1

Paciente é atendido pela equipe do SAMU em seu domicílio e é verificado estado hiperosmolar hiperglicêmico: glicemia capilar >600 mg/Dl, alteração variável no nível de consciência (confusão a Coma) e sinais de desidratação severa. Quanto a conduta e abordagem medicamentosa para esta situação é CORRETO afirmar que:

  • A Avalia-se a responsividade do paciente, coleta-se a história; avalia-se a glicemia capilar; e monitoriza-se o ritmo cardíaco, oximetria de pulso e sinais vitais. Porém não é necessária a instalação de acesso venoso periférico.
  • B Na abordagem medicamentosa, é necessário oferecer O2 suplementar por máscara não reinalante 10 a 15 l/min, se SatO2 < 94%; administrar soro fisiológico 0,9% IV rápido na velocidade de 500 a 1000 ml/hora.
  • C Na abordagem medicamentosa, deve-se administrar soro glicosado 5% IV rápido na velocidade de 500 a 1000 ml/hora, além de O2 suplementar, se SatO2 < 94%.
  • D Na abordagem medicamentosa, deve-se administrar fisiológico 0,9% IV lento, além de O2 suplementar, se SatO2 < 94%.
2

Constituem-se princípios do Sistema Único de Saúde (SUS):


I- Integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.

II- Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.

III- Regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde.

IV- Ênfase na descentralização dos serviços para os municípios.

A quantidade de itens certos é igual a:

  • A 1.
  • B 2.
  • C 3.
  • D 4.
3

A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde baseia-se em seis princípios básicos de cidadania. Juntos, eles asseguram ao cidadão o direito básico ao ingresso digno nos sistemas de saúde, sejam eles públicos ou privados. A carta é também uma importante ferramenta para que você conheça seus direitos e possa ajudar o Brasil a ter um sistema de saúde com muito mais qualidade. NÃO é um dos princípios básicos da citada carta:

  • A Todo cidadão tem direito ao acesso gratuito e organizado aos sistemas de saúde.
  • B Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema.
  • C Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação.
  • D Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada.
4

Com base na Lei n.º 11.350/2006, assinale o item INCORRETO:

  • A O detalhamento das visitas domiciliares, com coleta e registro de dados relativos a suas atribuições, para fim exclusivo de controle e planejamento das ações de saúde é uma das atividades típicas do Agente Comunitário de Saúde, em sua área geográfica de atuação.
  • B Entende-se por Educação Popular em Saúde as práticas político-pedagógicas que decorrem das ações voltadas para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde, estimulando o autocuidado, a prevenção de doenças e a promoção da saúde individual e coletiva a partir do diálogo sobre a diversidade de saberes culturais, sociais e científicos e a valorização dos saberes populares, com vistas à ampliação da participação popular no SUS e ao fortalecimento do vínculo entre os trabalhadores da saúde e os usuários do SUS.
  • C O Agente Comunitário de Saúde tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS que normatizam a saúde preventiva e a atenção básica em saúde, com objetivo de ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania, sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal.
  • D A execução de ações de prevenção e controle de doenças, com a utilização de medidas de controle químico e biológico, manejo ambiental e outras ações de manejo integrado de vetores é uma das atividades típicas do Agente Comunitário de Saúde, em sua área geográfica de atuação.
5

É uma competência geral do Agente Comunitário de Saúde atuar na Atenção Primária da Saúde (APS), contribuindo para consolidar a Política de Redes de Atenção à Saúde, nas Linhas de Cuidado em Atenção Psicossocial, Doenças Crônicas, Saúde Materna, Neonatal e Lactente e Urgência e Emergência. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Diretrizes para capacitação de agentes comunitários de saúde em linhas de cuidado. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. Do exposto, quanto à atuação dos Agentes Comunitários de Saúde em relação às doenças crônicas, assinale o item INCORRETO:

  • A Atuar junto às pessoas com doenças crônicas e suas famílias, reconhecendo as implicações destas em suas vidas cotidianas e suas demandas para o autocuidado em saúde, potencializando os recursos das famílias e comunidade na promoção da saúde, no cuidado integral em saúde e na prevenção das complicações das doenças crônicas.
  • B Atuar de forma interdisciplinar na detecção precoce das doenças crônicas, com a identificação de fatores de risco no espaço domiciliar e no território, articulando ações de promoção da saúde da população para a prevenção das doenças crônicas e suas complicações.
  • C Acompanhar pessoas com doenças crônicas na perspectiva da implementação de planos terapêuticos, na identificação precoce das complicações e na promoção do viver saudável.
  • D Encaminhar, quando necessário, usuários a outros pontos de atenção, respeitando fluxos locais, mantendo sua responsabilidade pelo acompanhamento do plano terapêutico do usuário.
6

Quanto à Convivência familiar e comunitária marque a alternativa INCORRETA:


I- A Legislação brasileira prevê que as crianças ou adolescentes inseridos em programa de acolhimento familiar ou institucional terão no máximo a cada 18 (dezoito) meses sua situação reavaliada, sendo que a autoridade judiciária competente, deve decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou pela colocação em família substituta.

II- À criança cuja mãe adolescente estiver em acolhimento institucional será garantida a convivência integral.

III- Crianças e adolescentes têm direitos à criação e educação no seio familiar e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral.

IV- Será garantida a convivência da criança e do adolescente com a mãe ou o pai privado de liberdade, por meio de visitas periódicas promovidas pelo responsável ou, nas hipóteses de acolhimento institucional, pela entidade responsável, independentemente de autorização judicial.

É correto o que se afirma em:

  • A I e II, apenas.
  • B II e IV, apenas.
  • C II, III e IV, apenas.
  • D I e III apenas.
7

Sobre as ações educativas promovidas com a participação do Agente de Saúde e voltadas para o aleitamento materno, marque o item INCORRETO:

  • A O Agente Comunitário de Saúde (ACS) tem importante papel no sucesso do aleitamento materno, visto que é o profissional de saúde mais próximo das nutrizes, o qual atua como elo integrador entre a Equipe de Saúde e a comunidade/família.
  • B Sendo assim, esse profissional necessita estar capacitado para agir nos problemas de saúde, para interferir e, assim, transformar a realidade das famílias. O ACS precisa conhecer o seu território de atuação, além de monitorar e acompanhar as gestantes.
  • C O diagnóstico sobre o conhecimento acerca da prática e da promoção do aleitamento materno desses profissionais, os quais exercem um trabalho integrado de apoio e esclarecimento dos questionamentos da gestante e da nutriz16, contribui para solidificar a importância da capacitação das equipes multiprofissionais (médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, cirurgiões-dentistas).
  • D O Agente de Saúde deve ter a percepção que o aleitamento materno é de fundamental importância para o recém-nascido e pode oferecer, ainda, proteção imunológica e favorecer o ganho de peso do bebê. Por ser considerado um alimento completo para a criança até os seis meses de vida, é recomendada a sua utilização de maneira exclusiva e a prática deve ser fomentada, embora não apresente ganhos importantes para a nutriz.
8

Analise os itens a seguir, indicando V(verdadeiro) ou F(falso). De acordo com a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como:
(....) Cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal. (....) Despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta. (....) Investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional. (....) investimentos previstos no Plano Quinquenal do Ministério da Saúde.
Assinale a resposta que corresponde à sequência CORRETA dos itens:

  • A V, F, F, V.
  • B V, V, V, V.
  • C V, V, F, V.
  • D F, F, F, F.
9

A ética é construída por uma sociedade com base:

  • A Na genética das pessoas, que se passa por geração, como se estivesse no próprio DNA da pessoa.
  • B Na educação formal e tradicional que é dada nas escolas.
  • C Nas muitas disciplinas ministradas nas universidades e outras instituições de ensino superior.
  • D Em um conjunto de valores positivos, históricos e culturais, apreendidos em casa, na escola, no trabalho e na vida social.
10

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Sobre o assunto, é CORRETO afirmar que:

  • A A infecção por dengue pode ser assintomática.
  • B A infecção por dengue é bacteriana.
  • C Quem já teve a doença não desenvolve novamente.
  • D Só é preciso se preocupar com a proliferação do mosquito durante o período de chuva.

Raciocínio Lógico

11

Dado o conjunto C = {a, {b}, c}, observe as afirmações e marque o item CORRETO.


I - a ∈ C.

II - {b} ∈ C.

III - c ⊂ C.

IV - ∅ ⊂ C.

  • A Apenas a afirmação III é falsa.
  • B Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.
  • C Apenas as afirmações II e IV são verdadeiras.
  • D Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras.
12

Numa remessa de 10 peças, 3 são defeituosas. Duas peças são retiradas aleatoriamente, uma após a outra sem reposição. A probabilidade de todas essas duas peças serem não-defeituosas é:

  • A 49/100
  • B 7/15
  • C 21/50
  • D 3/15
13

Em um hospital temos 5 médicos e 8 enfermeiras. Será preciso formar uma equipe com 2 médicos e 5 enfermeiras. O número de possibilidades para se formar essa equipe é de:

  • A 560.
  • B 540.
  • C 500.
  • D 580.
14

Observando as afirmações abaixo, marque o item CORRETO.

I – O conjunto dos Números Naturais está contido no conjunto dos Números Racionais.

II – O conjunto dos Números Inteiros está contido no conjunto dos Números Naturais.

III – O conjunto dos Números Racionais está contido no conjunto dos Números Inteiros.

  • A As afirmativas I e II são verdadeiras.
  • B As afirmativas II e III são verdadeiras.
  • C Somente a afirmativa I é verdadeira.
  • D Somente a afirmativa II é verdadeira.
15

Supondo que A seja um subconjunto de Q e B está contido em I, a interseção desses conjuntos possui quais elementos?

  • A Todos os elementos de A.
  • B Todos os elementos de B.
  • C Todos os elementos de A e B.
  • D Conjunto vazio.
16

Em uma turma com 20 alunos, 8 escrevem com as duas mãos direita e esquerda, 16 escrevem com a direita. A quantidade de alunos que escrevem apenas com a mão esquerda é de:

  • A 12.
  • B 10.
  • C 8.
  • D 4.
17

Considere que em uma obra da construção civil,todos os operários trabalham com desempenhos iguais e constantes. Sabe-se que 24 desses operários, trabalhando 6 horas por dia, durante 10 dias, conseguem realizar 75% de uma determinada tarefa. O número de operários que conseguirão realizar toda a tarefa em 15 dias, trabalhando 8 horas por dia, é igual a:

  • A 10
  • B 13
  • C 16
  • D 19
18

Raquel tem duas peças de lona, uma com 85m e outra com 35m Para confeccionar o tapete ela dispõe de duas peças de tecido uma com 90 m e outra com 78 m. Sabendo-se que ela vai cortar as peças em tamanhos iguais e o maior possível, o número de tapete que ela conseguirá fazer é:

  • A 15
  • B 20
  • C 25
  • D 28
19

Marina vai fazer o aniversário de sua filha, Luna. Para a festinha, ela confeccionou 60 caixinhas para brigadeiros. Em umas caixas, serão colocados 2 unidades. Em outras, 3 unidades. Marina fez 162 brigadeiros. Quantas caixas que comportam 3 brigadeiros Marina fez?

  • A 22
  • B 28
  • C 36
  • D 42
20

Assinale a opção que completa a sequência:

1 – 2 – 3 – 8 – 9 – 10 – 19 – 20 – ( )

  • A 21
  • B 22
  • C 23
  • D 25

Português

21

Choveu!. Aqui temos:

  • A Uma oração.
  • B Um período.
  • C Uma frase.
  • D Um período composto.
22
Leia atentamente o texto abaixo e responda à questão.

TEXTO I
Idosos são mais propensos a espalhar notícias falsas

Um estudo apontou que pessoas com mais de 65 anos são mais propensas a divulgar na internet notícias falsas, também chamadas de "fake news".
O artigo - assinado por Andrew Guess, da Universidade Princeton, e Jonathan Nagler e Joshua Tucker, da Universidade de Nova York (NYU), ambas nos EUA - foi publicado pela revista científica Science Advances na última quarta-feira (9). Nele, os autores analisaram as publicações de um grupo de usuários do Facebook durante a campanha presidencial americana, em 2016.
A pesquisa concluiu que, de forma geral, o "compartilhamento de artigos de sites de notícias falsas foi uma atividade rara". "A ampla maioria dos usuários do Facebook no nosso banco de dados (91,5%) não divulgou nenhum artigo de portais de notícias falsas em 2016", dizem os autores.
Mas o estudo identificou que os usuários na faixa etária mais velha, acima dos 65 anos, compartilharam sete vezes mais artigos de portais de notícias falsas do que o grupo etário mais jovem (18 a 29 anos).
Dentre os que divulgaram notícias falsas, havia mais eleitores do Partido Republicano (38 usuários) - grupo político do presidente Donald Trump - do que do Partido Democrata (17). Ao todo 18,1% dos eleitores republicanos analisados pelo estudo divulgaram notícias falsas, ante 3,5% dos eleitores democratas.
Para definir quais sites eram difusores de "fake news", os autores se basearam em listas de acadêmicos e jornalistas, entre os quais uma elaborada pelo jornalista Craig Silverman, do portal BuzzFeed.

Influência de "fake news" em eleições
A eleição de Trump - assim como a de Jair Bolsonaro (PSL) no Brasil - foi marcada por discussões sobre a possível influência das chamadas "fake news" - conteúdos falsos divulgados como se fossem notícias verdadeiras, muitas vezes para gerar receitas publicitárias.
Alguns analistas afirmaram que esses conteúdos tiveram um impacto que pode ter afetado o resultado eleitoral nos EUA em 2016. Os autores do artigo dizem, porém, que estudos indicam que esses argumentos "são exagerados".
A pesquisa afirma ainda que as pessoas que compartilhavam mais notícias eram em geral menos propensas a divulgar conteúdos falsos. "Esses dados são consistentes com a hipótese de que pessoas que compartilham muitos links têm mais familiaridade com o que elas estão vendo e são mais aptas a distinguir notícias falsas de notícias reais", diz o estudo.
Os autores apontam, porém, que não foi possível descobrir se os participantes sabiam que estavam divulgando notícias falsas.
Os pesquisadores dizem também que os achados indicam que questões demográficas devem ser mais enfocadas em pesquisas sobre o comportamento político, conforme a população americana envelhece e a tecnologia muda com grande velocidade.
https://www.bbc.com/portuguese/brasil46849533?ocid=socialflow_facebook. Acesso em: 12 jan. 2019.

Quanto ao emprego dos verbos, qual é a afirmativa FALSA?

  • A O verbo ser, no trecho “Esses dados são consistentes com a hipótese”, está flexionado de forma correta.
  • B O verbo saber, no trecho “não foi possível descobrir se os participantes sabiam que estavam divulgando notícias falsas”, está no modo subjuntivo.
  • C O verbo dizer, no trecho “os pesquisadores dizem também que os achados indicam”, está no presente do indicativo.
  • D O verbo ser, no trecho “conteúdos falsos divulgados como se fossem notícias verdadeiras”, está no pretérito imperfeito do subjuntivo.
23
Mulher Maravilha (Zé Neto e Cristiano)

Tem brinquedo espalhado pela casa toda
E as paredes rabiscadas com o giz de cera
Mudou de tal maneira
Nossa vida já não é a mesma

A gente já não dorme mais a noite inteira
Na mesa tem dois copos e uma mamadeira
Mudou de tal maneira
Nossa vida já não é a mesma

Tem um pinguinho de gente correndo na sala
Com o sorriso banguelo, eu não quero mais nada

Sabe aquele amor que se multiplica?
Quem nunca sonhou ter isso na vida?
Ser herói de alguém e, melhor ainda
Ter do lado a Mulher Maravilha

A parte do texto que diz: “Sabe aquele amor que se multiplica?”, nos traz uma oração:

  • A Exclamativa.
  • B Interrogativa.
  • C Conotativa.
  • D Denotativa.
24

Marque abaixo o item onde todas as palavras estão escritas de forma CORRETA:

  • A Tragédia, empréstimo, arcabouço.
  • B Próximo, esfoço, estrupo.
  • C Cabide, retrospequitiva, análogo.
  • D Barcaça, palhero, aeroporto.
25

Pedro vive sempre correndo pelo mundo. Ele é um grande GUERREIRO! A palavra guerreiro nessa frase tem função de:

  • A Advérbio.
  • B Locução.
  • C Adjetivo.
  • D Adjunto.
26

Marque o item abaixo onde a palavra está acentuada de forma INCORRETA:

  • A Pragmátismo.
  • B Café.
  • C Tráfego.
  • D Terapêutico.
27

Marque o item onde só constam palavras derivadas:

  • A Maresia, sol, infiel.
  • B Pedreiro, vidraça, luzeiro.
  • C Caiado, roubo, insuportável.
  • D Maremoto, terremoto, terra.
28

O texto de uma novela é do gênero textual:

  • A Dissertativo.
  • B Conotativo.
  • C Argumentativo.
  • D Narrativo.
29

Pedro, Paulo, Macedônia, Brasil, Teles, são:

  • A Advérbios.
  • B Adjetivos.
  • C Verbos.
  • D Substantivos.
30
Mulher Maravilha (Zé Neto e Cristiano)

Tem brinquedo espalhado pela casa toda
E as paredes rabiscadas com o giz de cera
Mudou de tal maneira
Nossa vida já não é a mesma

A gente já não dorme mais a noite inteira
Na mesa tem dois copos e uma mamadeira
Mudou de tal maneira
Nossa vida já não é a mesma

Tem um pinguinho de gente correndo na sala
Com o sorriso banguelo, eu não quero mais nada

Sabe aquele amor que se multiplica?
Quem nunca sonhou ter isso na vida?
Ser herói de alguém e, melhor ainda
Ter do lado a Mulher Maravilha

O texto traz como conteúdo principal:

  • A Um cachorrinho que vive correndo pela casa.
  • B Tem muito brinquedo espalhado e que é impossível viver assim.
  • C O problema de não dormir direito a noite.
  • D A alegria de ter um filho, que ainda é bem pequeno.
Voltar para lista