Resolver o Simulado IBFC

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Geografia

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“Para a atual identificação das macrounidades do relevo brasileiro, elaborada por Ross (1989), foram fundamentais os trabalhos de Ab’Sáber e os relatórios e mapas produzidos pelo Projeto Radambrasil na série Levantamentos dos Recursos Naturais. O relevo brasileiro apresenta três tipos de unidades geomorfológicas, que refletem sua gênese: os planaltos, as depressões e as planícies” (ROSS, 2011). Considerando estas três unidades geomorfológicas brasileiras, assinale a alternativa correta.
  • A Os planaltos são grandes sistemas serranos e montanhosos, que correm em local de encontro entre duas placas tectônicas e apresentam altitudes acima de 1.200 m
  • B As depressões no território brasileiro apresentam uma característica genética muito marcante, que é o fato de não terem sido geradas pela atuação de processos erosivos, e sim antrópicos
  • C As planícies correspondem geneticamente às áreas essencialmente planas, geradas por deposição de sedimentos recentes de origem marinha, lacustre ou fluvial
  • D As depressões no Brasil estão localizadas apenas na região amazônica, devido à forte erosão fluvial, especialmente pelo rio Amazonas e seus afluentes
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Sobre a movimentação dos corpos celestes e a influência nas marés, assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto. As marés são mudanças periódicas de curto prazo no nível dos oceanos em um determinado lugar, combinado pela força____________ da Lua e do Sol. Percebemos que as maiores marés, também chamadas de marés de sizígias, ocorrem principalmente nas Luas Cheias e Nova, isso porque há a ________ das forças gravitacionais dos dois corpos celestes. Já as marés de quadratura ocorrem nas Luas Crescente e Minguante pela divisão das forças gravitacionais dos astros ocorrerem em ____________ diferentes. Esse movimento ocorre __________ vez(es) ao dia pela rotação da Terra.
  • A Gravitacional, soma, direções, duas
  • B Gravitacional, soma, direções, uma
  • C Cinética, soma, vetores, duas
  • D Cinética, diminuição, vetores, uma
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O trecho a seguir foi retirado do sítio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) na internet: “Originalmente, o bioma ocupava mais de 1,3 milhões de km2 em 17 estados do território brasileiro, estendendo-se por grande parte da costa do país. Porém, devido à ocupação e atividades humanas na região, hoje resta cerca de 29% de sua cobertura original. Mesmo assim, estima-se que existam cerca de 20 mil espécies vegetais (35% das espécies existentes no Brasil, aproximadamente), incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. É composta por formações florestais nativas , como a Floresta Ombrófila Densa e outras e ecossistemas associados”.
(MMA. Bioma. Encontrado em:< http://www.mma.gov.br/biomas>). Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao bioma descrito:
  • A Cerrado
  • B Amazônia
  • C Mata Atlântica
  • D Pantanal
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O Cerrado é compreendido como um dos cinco biomas existentes na biogeografia brasileira. Das afirmativas a seguir, assinale a que apresenta informações corretas sobre o Cerrado:
  • A O Cerrado é compreendido como o Saara brasileiro, devido à aridez do clima
  • B As características da flora do Cerrado são compostas por uma variedade de vegetação que compõe todo o bioma, os subsistemas do Cerrado: Campo limpo, Campo sujo, Campo rupestre, Cerrado, Cerradão, Mata seca, Mata de galeria, Mata ciliar e Vereda. Além disso é considerada a “caixa d’água” do Brasil
  • C O cerrado é o menor bioma brasileiro, ocupando 2,07% do território brasileiro, perde em extensão territorial até mesmo para o Pantanal
  • D Considerada a Savana brasileira, podemos concluir que o Cerrado apresenta níveis baixíssimos de concentração de água
  • E O Cerrado é famoso não só pelas diversidades que o compõem, mas também por ser um dos biomas mais bem protegidos do Brasil, tornando-se um exemplo de respeito à natureza por todo o mundo
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Assinale a alternativa correta.


“que preto, que branco, que índio o quê?

que branco, que índio, que preto o quê?

que índio, que preto, que branco o quê?

(...)

aqui somos mulatos

cafuzos pardos mamelucos sararás

crilouros guaranisseis e judárabes

orientupis orientupis

(…)

somos o que somos

inclassificáveis”

(adaptado) Inclassificáveis – Arnaldo Antunes


A ciência considera que a espécie humana é una e que não existem raças. O fragmento da canção, que expressa a base cultural da população brasileira, indica um processo. Assinale a alternativa que corretamente corresponde a esse processo:

  • A genocídio indígena
  • B hegemonia branca
  • C permanência de população quilombola
  • D miscigenação
  • E europerização
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A classificação do relevo brasileiro elaborada por Jurandir Ross em 1989 se realizou compondo os estudos de Azis Ab’Saber e a análise das imagens de radar do projeto Radambrasil. Ela considera a existência de três grandes unidades de relevo, a saber: planícies, planaltos e depressões.

Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que relaciona corretamente as unidades de relevo:


I. formações marcadas por processos erosivos com grande atuação nas bordas das bacias sedimentares.

II. formações geradas por deposição de sedimentos recentes de origem marinha, lacustre ou fluvial.

III. formações circundadas por extensas áreas de depressões e que colocam em evidência os relevos mais altos que ofereceram maior dificuldade ao desgaste erosivo.


Assinale a alternativa correta.

  • A I-Planícies; II-Planaltos; III-Depressões
  • B I-Planaltos; II-Planícies; III-Depressões
  • C I-Planícies; II-Depressões; III-Planaltos
  • D I-Depressões; II-Planícies; III-Planaltos
  • E I-Depressões; II-Planaltos; III-Planícies
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Assinale a alternativa correta. A chamada Revolução Verde teve início na segunda metade do século XX. Compreende a implantação de mudanças nas técnicas agrícolas e na estrutura fundiária, com vistas a aumentar a produção. Vários países do mundo implementaram suas medidas, incluindo o Brasil. Sobre a Revolução Verde e o seu contexto, assinale a alternativa correta:
  • A Compreende o cultivo familiar de sementes não-transgênicas, mediante uso de adubação orgânica e emprego de força animal no preparo do solo
  • B Objetiva a diversificação das espécies cultivadas, com uso intenso de adubação orgânica e emprego de força humana no preparo do solo
  • C Consiste na política de retorno da população ao campo e preconiza o cultivo de culturas tradicionais
  • D Tem início com a introdução de sementes transgênicas resistentes a herbicidas, combinação que facilita o manejo do campo
  • E Enfatiza o uso de adubos químicos, fertilizantes e agrotóxicos, e considera a mecanização do preparo do solo
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O estudo da evolução histórica da indústria no Brasil permite compreender o desenvolvimento do setor, seus agentes e os interesses em disputa. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:


I. O período de 1930 a 1956 é caracterizado pela estratégia governamental de implantação de indústrias estatais nos setores de bens de produção e infraestrutura.

II. O Plano de Metas, promovido por Juscelino Kubitschek, privilegiou o transporte rodoviário e acentuou a concentração do parque industrial na região Sudeste, agravando os contrastes regionais.

III. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) foi criada durante o regime militar em 1970, período conhecido por “milagre econômico”.


Estão corretas as afirmativas:

  • A I, apenas
  • B I e II, apenas
  • C I e III, apenas
  • D II e III, apenas
  • E I, II e III
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O Brasil adota o horário de verão em diversas regiões do país com o objetivo de economizar energia. Assinale a alternativa na qual está contida a principal razão para que não haja abrangência nacional desse instituto:
  • A A maior duração da luminosidade natural durante o verão nos estados brasileiros mais distantes da linha do equador
  • B A concentração de pólos consumidores de energia nas regiões Sudeste e Sul
  • C O pleno atendimento da rede de energia elétrica nas regiões Norte e Nordeste
  • D A vocação regional para o turismo, que não se beneficia do instituto
  • E A existência de quatro fusos horários distintos no país, e a complexidade em coordená-los
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Os ângulos horizontais tomados a partir da direção Norte - Sul recebem nomes especiais de acordo com a posição da origem da contagem. É chamado__________ o ângulo contado a partir do Norte até o alinhamento, no sentido horário. Se esse ângulo é contado a partir da direção mais próxima, Norte ou Sul, recebe o nome de __________ . Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
  • A interno; externo
  • B azimute; rumo
  • C externo; interno
  • D rumo; azimute
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O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Analise as afirmações.

I. Engloba os estados Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. Rico em biodiversidade, o bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios e 241 de peixes.

II. É considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. Este bioma continental é considerado o de menor extensão territorial no Brasil. Em seu espaço territorial, uma planície aluvial, é infuenciado por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai.

As afirmações I e II se referem, respectivamente, aos biomas:

  • A Cerrado e Mata Atlântica
  • B Caatinga e Amazônia
  • C Caatinga e Pampa
  • D Cerrado e Pantanal
  • E Caatinga e Pantanal
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O aterro sanitário é uma das técnicas mais seguras e de menor custo para a disposição final dos resíduos sólidos urbanos. Fundamentado em critérios de engenharia e normas técnicas específicas, permite confinar tais resíduos de uma forma mais segura, controlar a poluição ambiental e proteger a saúde pública. Uma das principais diferenças entre o aterro controlado e o aterro sanitário é:
  • A a geração de poluição difusa, apenas no aterro sanitário
  • B a impermeabilização da base e laterais, existente apenas no aterro controlado
  • C a impermeabilização da base e laterais, existente apenas no aterro sanitário
  • D a presença de um sistema de tratamento de líquidos percolados (p. ex. chorume), existente apenas no aterro controlado
  • E a descarga de resíduos no solo sem critérios técnicos e medidas de proteção ambiental, verifcada apenas no aterro controlado
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Considerando os princípios básicos do geoprocessamento e da geoinformação, analise as afirmações:

I. Representação dos aspectos naturais e artifciais da Terra, destinada a fins práticos da atividade humana, permitindo avaliação precisa de distâncias, direções e a localização geográfica de pontos, áreas e detalhes; apresenta representação plana, geralmente em média ou grande escala, de uma superfície da Terra, subdividida em folhas, de forma sistemática, obedecendo a um plano nacional ou internacional.

II. Representação gráfica, geralmente numa superfície plana e em determinada escala, das características naturais e artificiais, terrestres ou subterrâneas, ou, ainda, de outro planeta.

III. Representação cartográfca, geralmente em escala grande, destinada a fornecer informações muito detalhadas, visando, por exemplo, ao cadastro urbano, a certos fns econômicos-sociais e militares, por exemplo.

As afrmações I, II e III se referem, respectivamente, às definições de:

  • A mapa, planta e carta
  • B planta, mapa e carta
  • C carta, mapa e planta
  • D carta, planta e mapa
  • E planta, carta e mapa
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Para realizar coletas e manipulações de informações geográfcas na forma digital, fez-se necessário o desenvolvimento de várias tecnologias, sendo que as de importante destaque são o Sistema de Satélite de Navegação Global (GNSS) e o Sensoriamento Remoto. A respeito dessas tecnologias, assinale a alternativa correta.
  • A O Sensoriamento Remoto utiliza sensores a bordo de satélites e aeronaves para capturar informações sobre a superfície e a atmosfera terrestre
  • B Informações obtidas por meio do GNSS são transmitidas para a Terra e recebidas em estações, onde são transformados em imagens digitais
  • C O Sensoriamento Remoto é baseado no raio de ação dos satélites. Isso significa que descobrimos nossa posição na Terra medindo nossa distância a partir de um grupo de satélites no espaço
  • D Todos os materiais (naturais ou artificiais) da superfície da terra, com temperatura superior a zero absoluto, podem emitir, refletir, transmitir ou absorver seletivamente a radiação eletromagnética, o que torna possível a geolocalização por meio do sistema GNSS
  • E É comum a várias empresas de distribuição de bens e serviços o monitoramento de frotas por meio de receptores de Sensoriamento Remoto, que são baseados na localização via satélite
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O gás ozônio (O3) e os clorofuorcarbonos (CFCs) são exemplos da dificuldade de se classificar uma substância como poluente, pois podem trazer benefícios ou prejuízos à sociedade e aos seres vivos. Dessa forma, assinale a alternativa incorreta.
  • A O ozônio, nas camadas mais baixas da atmosfera, é tóxico, mas, na estratosfera, absorve radiação ultravioleta (UV) proveniente do Sol, evitando os efeitos nocivos do excesso dessa radiação nos seres vivos
  • B Os CFCs apresentam baixa toxicidade e são inertes na baixa atmosfera. Entretanto, quando atingem a estratosfera, são decompostos pela radiação UV, liberando átomos e compostos que destroem moléculas de ozônio, sendo, portanto, considerados os principais responsáveis pela destruição do ozônio na estratosfera
  • C O ozônio troposférico é produzido em reações químicas entre NOx e compostos orgânicos voláteis em dias quentes e ensolarados, principalmente em áreas urbanas e industriais e em regiões propensas a massas de ar estagnado
  • D O ozônio estratosférico é tóxico, mas, na troposfera, absorve radiação ultravioleta (UV) proveniente do Sol, evitando os efeitos nocivos do excesso dessa radiação nos seres vivos
  • E A camada de ozônio protege os seres vivos do excesso de radiação ultravioleta e pode ser destruída pela ação dos CFCs na estratosfera

História

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Durante a Guerra do Paraguai, a retomada momentânea de Corumbá foi efetuada em 13 de junho de 1867. Contudo, os aliados decidiram retirar as tropas e retornar para Cuiabá. Este retorno gerou graves consequências, provocando grande mortalidade em Cuiabá (GARCIA, 2001). Sobre o que causou a mortalidade de parte da população de Cuiabá no referido momento, assinale a alternativa correta.
  • A O alteamento generalizado de fogo em Cuiabá, pelas tropas paraguaias
  • B Um ataque de bombas de gás lacrimogêneo em Cuiabá, realizado pelos paraguaios
  • C Uma epidemia de varíola, levada pelas tropas que retornaram a Cuiabá
  • D Um ataque armado realizado pelo Paraguai, levando à derrota dos aliados em Cuiabá
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No período colonial, o território que hoje corresponde ao Acre pertencia à Bolívia, e o Peru também se considerava pertencente a uma pequena parcela dessa área. Após assinaturas de alguns acordos referentes à legitimidade desse território, o Brasil adquiriu a região do Acre, em 1903, através da assinatura do Tratado de ___________ .

(Mundo Educação, 2019)


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

  • A Petrópolis
  • B Versalhes
  • C Rio Branco
  • D Tordesilhas
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Há milhares de anos o concreto já participava da história da humanidade e, através dos tempos evoluiu com o desenvolvimento das civilizações e até hoje tem sido utilizado para os mais diversos tipos de construções. Na maioria das obras de nossa sociedade ele foi testado e aprovado como um dos materiais dos mais versáteis e confiáveis. Sobre este assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. O concreto mais antigo encontrado até hoje data de 5600 a.C., confeccionado em Lepenski Vir Iugoslávia, foi o piso de um casebre, tinha 250 mm de espessura. Era constituído de uma mistura de cal, argila e agregados. II. A primeira das pirâmides Egípcias na cidade de Gisé foi parcialmente construída em concreto, em 2500 a.C.. III. O concreto mais antigo encontrado até hoje data de 1950 a.C., na fabricação de um mural egípcio. IV. O concreto mais antigo encontrado até hoje data de 100 a.C., na fabricação de aquedutos pelos romanos. Estão corretas as afirmativas:
  • A I e IV apenas
  • B I e II apenas
  • C I, II, III apenas
  • D I, II, III e IV
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O movimento conhecido como Rusga representa um capítulo importante da História do Brasil, compreendido por alguns autores como : “[...] um fenômeno político brasileiro ocorrido em 1834, no Centro-Oeste do Brasil, no período das regências, situava entre o discurso da centralização e descentralização do poder.” (Fanaia, Maria de Lourdes. “O Silêncio sobre a Rusga nos livros didáticos.” 2012).


A partir de seus conhecimentos sobre o assunto assinale a alternativa correta:

  • A Foi um movimento de intenções separatistas e independentes, assim como foi a revolução Farroupilha
  • B O movimento buscava a melhor relação entre os diferentes tipos de cultura que existem no Mato Grosso (indígenas, Afrodescentes e Lusodescendentes)
  • C O movimento da Rusga exigia uma melhor relação com os países vizinhos (Bolívia e Paraguai)
  • D A Rusga representava a disputa pelo poder local na província de Mato Grosso: de um lado, os liberais da “Sociedade dos Zelosos da Independência”; de outro, os conservadores “Caramurus”
  • E A Rusga, na realidade, foi um movimento de cunho popular, promovido por povos indígenas da região, junto aos quilombolas; que se autodenominaram “caramurus”; contrários aos ricos fazendeiros de açúcar e pecuaristas da região do Mato Grosso
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Analise as sentenças abaixo e a seguir e assinale a alternativa correta.


I. Em linhas gerais, a economia colonial na América portuguesa caracterizou-se pela mão de obra escrava, pelo latifúndio, pela cultura de produtos tropicais e pela exploração de metais e pedras preciosas.

II. Outras atividades também desempenharam importante papel, coexistindo com aquelas que interessavam mais diretamente à política mercantilista metropolitana.

III. Embora a agroindústria do açúcar tenha sido uma atividade estratégica importante para a economia colonial, ela foi colocada em segundo plano já que a cultura cafeeira foi priorizada por conta da farta mão de obra escrava existente à época.

IV. A implantação da agroindústria cafeeira articulou a exploração da América e África - esta fornecedora de mão de obra - e ajudou a contornar a crise do comércio oriental, num período em que o monopólio português das especiarias orientais era posto em xeque pelos holandeses e ingleses.


Estão corretas as sentenças:

  • A I e II, apenas
  • B I e III, apenas
  • C III e IV, apenas
  • D I, III e IV, apenas
  • E I, II, III e IV
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Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.


Dentro do universo colonial, é importante destacar o cotidiano das relações escravistas. Embora muitos proprietários vissem os cativos como simples “coisas” e usassem a força e outros recursos para conservá-los nessa categoria, _____________________________.

  • A os escravos, os libertos e seus descendentes foram agentes passivos mesmo diante das imposições feitas pelos proprietários
  • B os escravos, os libertos e seus descendentes foram grandes parceiros dos indígenas no início da colonização portuguesa
  • C os escravos, os libertos e seus descendentes também foram agentes transformadores de seu tempo
  • D os escravos aceitavam as imposições culturais e religiosas da cultura portuguesa e, em razão disso, não podem ser considerados agentes transformadores de seu tempo
  • E os escravos, os libertos e seus descendentes também foram agentes conservadores de seu tempo
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Assinale a alternativa correta. A História do Brasil mostra que a ascensão do Presidente Getúlio Vargas ao poder rompeu com quatro décadas de revezamento entre paulistas e mineiros na presidência, conhecida como política do “café-com-leite”.

Para impedir que os paulistas continuassem como mandatários do país foi criada a Aliança Libertadora que articulou um golpe que impediu a candidatura de Júlio Prestes.

  • A Essa articulação política colocou Getúlio Vargas no poder (1930 – 1945 – “Estado Novo”) e ficou conhecida como Revolução de 1930
  • B Essa articulação política colocou Getúlio Vargas no poder (1934 – 1937 – “Governo Provisório“) e ficou conhecida como Revolução de 1934
  • C Essa articulação política colocou Getúlio Vargas no poder (1929 – 1934 – “Governo Provisório“) ficando conhecida como Revolução de 1929
  • D Essa articulação política colocou Getúlio Vargas no poder (1930 – 1934 – “Governo Constituinte“)e ficou conhecida como Revolução de 1930
  • E Essa articulação política colocou Getúlio Vargas no poder (1930 – 1934 – “Governo Provisório“) e, historicamente, é conhecida como Revolução de 1930
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Um dos mais graves problemas sociais e ao mesmo tempo econômico que o Brasil enfrenta é a pobreza de sua população. Sabe-se que, comumente, governos brasileiros têm utilizado políticas indutivas de crescimento econômico como medida redutora da pobreza, sem no entanto, obter resultados satisfatórios ou permanentes. Sabe-se também que, dentre as regiões que mais sofrem com a pobreza, no país, estão a Norte e Nordeste.

Estudos históricos mostram que, em razão disso, houve um conflito, no Nordeste Brasileiro, liderado por Antônio Conselheiro que ficou conhecido como Guerra de Canudos.

Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A situação do Nordeste brasileiro, no final do século XIX, era muito precária. Fome, seca, miséria, violência e abandono político afetavam os nordestinos, principalmente a população mais carente. Toda essa situação, em conjunto com o fanatismo religioso, desencadeou um grave problema social.

( ) Em novembro de 1896, no sertão da Bahia, foi iniciado um conflito civil que ficou conhecido como Guerra de Canudos. Esta guerra durou quase um ano, até 05 de outubro de 1897, e, devido à força adquirida, o governo da Bahia pediu o apoio da República para conter este movimento formado por fanáticos, jagunços e sertanejos sem emprego.

( ) O beato Conselheiro, homem que passou a ser conhecido logo depois da Proclamação da República, era quem liderava este movimento. Ele acreditava que havia sido enviado por Deus para acabar com as diferenças sociais e também com os pecados republicanos, entre estes, estavam o casamento civil e a cobrança de impostos.

( ) Antônio Conselheiro por acreditar que era um enviado de Deus conseguiu reunir um grande número de adeptos que acreditavam em sua liderança e, em razão disso, ele, realmente poderia, libertá-los da situação de extrema pobreza na qual se encontravam.

( ) Devido à enorme proporção que este movimento adquiriu, o governo da Bahia não conseguiu por si só segurar a grande revolta que acontecia em seu Estado; por esta razão, pediu a interferência da República.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A V, F, V, V, V
  • B V, F, V, F, V
  • C F, F, V, V, F
  • D V, V, V, V, V
  • E V, F, F, F, V
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Assinale a alternativa correta. “R$ 500 milhões. Esse é o valor estimado pelo empresário, proprietário do grupo JBS, em repasses feitos a políticos nos últimos anos. A afirmação foi feita durante depoimento à Procuradoria-Geral da República gravado em 7 de abril de 2017”.

(Uol Notícias - 19/05/2017)

O empresário mencionado na notícia acima, investigado na Operação Lava Jato e que também é o autor da gravação do áudio em conversa polêmica com o presidente Michel Temer, no Palácio do Jaburu, em março de 2017 é:

  • A Geddel Vieira
  • B Jorge Rachid
  • C Francisco de Assis
  • D Osmar Serraglio
  • E Joesley Batista
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Para abordar o poder simbólico da religião e sua influência na vida pessoal e social de cada indivíduo ou grupo, é necessário discutir a noção de espaço, pois a religião e o poder inerente a ela se configuram a partir de áreas simbolicamente demarcadas. Sobre o poder simbólico da religião, analise as proposições abaixo:

I. Para o homem religioso, o espaço é homogêneo.

II. No conjunto das representações do campo social, há apenas dois predicamentos de recintos: o sagrado e o não sagrado (profano).

III. A sagração dos templos e seus espaços ocorre por intermédio de rituais.


Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:

  • A I e II, apenas
  • B I e III, apenas
  • C II e III, apenas
  • D I, II e III
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Com a Constituição de 1824, o Brasil já teve uma única religião oficial: o Catolicismo, que perdurou até a proclamação da República. Até então, só eram permitidos templos católicos. O clero católico fazia parte do funcionalismo do Estado. É claro que eram praticadas outras religiões, mas os seus professantes sofriam discriminação e só podiam realizar seus atos religiosos em particular, no espaço privado, e não em lugares públicos. Com a República, o Brasil se tornou um Estado Laico, isto é, deixou de ter uma religião oficial e se separou da Igreja. Desta leitura dos dispositivos constitucionais-legais, fica claro que a Carta Magna do país e outros documentos legais asseguram a liberdade de culto e estabelecem que nenhuma pessoa pode ser discriminada por motivo de qualquer natureza, aí incluído o de religião. Considere estas afirmativas:

I. Preserva-se, assim, o direito subjetivo de consciência, tanto para professar quanto para não professar nenhum credo religioso.

II. Complementarmente, a lei assegura o respeito e tolerância à diversidade cultural-religiosa do país, sendo vedadas, nas escolas, quaisquer formas de proselitismo.

III. A execução destes princípios de tolerância e respeito à diversidade não é fácil, ainda mais em uma sociedade como a nossa, em que intolerâncias e desrespeitos às diversidades culturais são frequentes.

Considerando-se que a questão religiosa é uma das mais delicadas no que se refere a tais diversidades:

Assinale a alternativa correta:

  • A A afirmação I é Verdadeira (V), e as demais são Falsas (F).
  • B A afirmação II é Verdadeira (V), e as demais são Falsas (F).
  • C A afirmação III é Verdadeira (V), e as demais são Falsas (F).
  • D As afirmações I, II e III são Verdadeiras (V).
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É preciso levar em consideração algumas atitudes, se queremos construir um mundo de tolerância, tais como:

I. Compreender o Ensino religioso como uma área de conhecimento interdisciplinar, tanto na execução curricular quanto na avaliação. Adotar a perspectiva da diversidade religiosa de modo articulado com outras dimensões de Cidadania e, desse modo, na Escola, articulando vários componentes curriculares: História, Geografia, Língua Portuguesa, Literatura etc.

II. Conhecer as religiões, as diversas expressões de religiosidade, de um modo contextualizado, cotejando informação e realidade, de modo a que o(a) educando(a) e, inclusive, o(a) educador(a) conheça(m) as próprias crenças e as situem em relação a outras, com base no princípio do valor histórico-cultural de cada uma, promovendo o sentido da tolerância e do convívio respeitoso com o diferente.

III. Evitar estudos sobre as religiões como fenômenos presentes em diversas culturas, porque cada religião deve se limitar a guardas as suas próprias tradições, vinculadas, por sua vez, somente às identidades dos grupos sociais e das pessoas.

IV. Promover o entendimento do conhecimento como aprendizado da dignidade humana, própria e do outro. Promover a construção de uma convivência fraterna, mediante diálogo ecumênico e inter-religioso, em que o respeito às diferenças tem por base um compromisso moral e ético.

Assinale a alternativa correta:

  • A Estão corretas todas as posturas, exceto a III.
  • B Estão corretas todas as posturas, exceto a II.
  • C Estão corretas todas as posturas, exceto a I.
  • D Estão corretas todas as posturas, exceto a IV.
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A concepção de diversidade populacional como propulsora das características coloniais lusitana e hispânica permitirá o estudo deste processo histórico, conduzindo o educador e o educando à compreensão desse processo continuo que suscita inúmeros debates ainda nos dias atuais. Sobre o ensino da expansão econômica europeia e descobrimentos marítimos nos séculos XV e XVI, assinale a alternativa incorreta.
  • A Um fator importante para o ensino é que o conceito de expansão deve ser visto de maneira mais complexa, conforme o proposto pelos especialistas.
  • B Para que este assunto possa ser problematizado da maneira proposta, é indispensável perceber o intento tendo como plano de fundo, as características políticas do período, sobretudo as portuguesas, visto que o pioneirismo daquele país permitiu que outros Estados se lançassem à ampliação de suas fronteiras.
  • C A formação do Estado Moderno de Portugal, em 1385, promoveu a submissão ainda maior da nobreza ao poder do rei e a junção dos interesses do último à burguesia mercantil.
  • D O conceito de expansão econômica europeia deve ser percebido em sua representação, para isso, faz-se necessário atentar para a relação estabelecida entre consolidação do capitalismo comercial e a busca de riquezas (sejam estas minerais ou tropicais), bem como associar a esses fatores a autonomia real em detrimento à nobreza (a última figura era desprovida pelo menos em Portugal, pioneiro nas grandes navegações, de quaisquer tipos de privilégio ou autonomia).
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A análise do papel da propaganda oficial para a difusão de um ideário nacional, proposto pelo Estado Novo, pelos meios de comunicação como a rádio e as expressões artísticas (a música, o carnaval, a literatura e o cinema) é de fundamental importância na compreensão da constituição e da difusão de uma cultura popular brasileira na Era Vargas. Sobre o ensino do subtema a Revolução de 1930, Estado e industrialização: os avanços e recuos da cidadania: extensão dos direitos sociais versus cerceamento dos direitos políticos e civis, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O professor poderá abordar a imprensa, neste caso a rádio, como veículo propagador de ideias e discursos do governo Vargas. O futebol e o carnaval, manifestações híbridas da cultura popular brasileira, foram explorados e difundidos pela política cultural oficial.

II. É no governo Vargas que começa a haver um incentivo governamental na seleção brasileira de futebol.

III. A Revolução de 1930 pode ser vista em diferentes perspectivas: golpe militar, revolução, contrarrevolução, divisão das oligarquias, dependendo da fonte contemporânea utilizada (quem viveu e o que deixou de memória) ou do recorte teórico adotado pelo historiador que hoje escreve sobre o acontecimento. Assim, o estudo do tema pode ser uma oportunidade para se trabalhar diversas interpretações historiográficas com os alunos.

Estão corretas as afirmativas:

  • A I e III apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I, II e III.
  • D III, apenas.
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O eixo temático I da Proposta Curricular envolve o estudo dos povos indígenas: diversidade e migrações. Baseando-se nas recomendações Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
  • A Os povos indígenas à época do “descobrimento” possuíam características específicas conforme a tribo e a região.
  • B Seguindo as orientações contidas no Conteúdo Básico Comum (CBC) de História, desconsidera-se as especificidades e a complexidade dos povos indígenas no território do Brasil.
  • C O tópico permite desenvolver a noção de historicidade, visto que o estudo do passado colonial permite estabelecer um diálogo com o presente, ressaltando as peculiaridades do tempo passado e as permanências encontradas no tempo presente.
  • D Um ponto importante de ser estudado é a prática de antropofagia entre os índios.

Atualidades

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Considere o nome de um antigo governador do estado do Mato Grosso. Assinale a alternativa incorreta.
  • A Pedro Taques
  • B Silval da Cunha
  • C Blairo Maggi
  • D Ciro Gomes
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“Na década de 60, a Região Centro-Oeste iniciou um processo de modificação de sua estrutura produtiva, impulsionada pela ação estatal [...]. Ocorreu a multiplicação de diversos novos municípios nas áreas de fronteira, como é o caso do norte de Mato Grosso [...]. Diante desta forma de ocupação populacional, surgiu um novo tipo de atividade agrícola [...]” (CUNHA, 2006). Sobre a produção agrícola que se desenvolveu neste momento, e que perdura até os dias atuais, assinale a alternativa incorreta.
  • A Produção de monoculturas
  • B Utilização da agricultura mecanizada
  • C Utilização de sementes geneticamente modificadas
  • D Proibição do uso de defensivos agrícolas
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Desenvolvimento Sustentável é um assunto em pauta. Resumidamente, pode-se dizer que desenvolvimento sustentável é a capacidade de utilizar os recursos e os bens da natureza sem comprometer a disponibilidade desses elementos para as gerações futuras. Com base neste conceito, sobre exemplos de medidas sustentáveis, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Reaproveitamento do lixo reciclável. II. Reuso da água por indústrias. III. Utilização da energia solar e eólica. IV. Agricultura orgânica.
Estão corretas as afirmativas:
  • A II e IV, apenas
  • B I, II e IV, apenas
  • C I, II, III e IV
  • D I, II e III, apenas
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Em 1964, Martin Luther King ganhou o prêmio Nobel da Paz, aos 35 anos, tornando-se a pessoa mais jovem a receber o prêmio na época. Em 2018 completam-se 50 anos de sua morte. Em 4 de abril de 1968, o norteamericano era assassinado com um tiro, na sacada do quarto de um hotel, aos 39 anos de idade. Martin Luther King entrou para a história como um símbolo da luta _______________________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
  • A Contra o racismo
  • B Contra a pena de morte
  • C Contra a participação dos Estados Unidos na Guerra do Golfo
  • D Contra a matança dos índios no oeste dos Estados Unidos
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O príncipe Harry e a atriz norte-americana Meghan Markle casaram-se em 19/05/2018 na Capela de São Jorge, no castelo de Windsor. Com isso, Meghan é mais uma plebeia a se tornar membro da realeza ________________, concretizando o enlace que, nas semanas que antecederam a cerimônia, tomou conta dos noticiários em todo o mundo. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
  • A De Mônaco
  • B Da Suécia
  • C Da Inglaterra
  • D Da Bélgica
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Na grande luta contra a corrupção no Brasil nos últimos anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) é mencionado atualmente (2018) com grande intensidade em todas as mídias do país. A guarda da Constituição é de competência do STF, que é composto por um conjunto de ministros, sendo todos brasileiros natos. Assinale a alternativa que apresenta a quantidade de ministros que compõe o STF.
  • A Seis
  • B Doze
  • C Cinco
  • D Onze
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Ao Supremo Tribunal Federal (STF) cabe, entre outros, a guarda da Constituição Brasileira. As decisões tomadas pelos ministros do STF têm por base a Constituição, sobre a qual ouvimos falar regularmente nas mídias do país, principalmente após deflagrada a Operação Lava Jato (2014). Assinale a alternativa que apresenta o ano em que a Constituição da República Federativa do Brasil vigente (2018) foi promulgada.
  • A 1888
  • B 1988
  • C 1998
  • D 2008
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O Brasil assiste ao aumento crescente e significativo da violência. A cada ano que passa, o número de mortes violentas aumenta. A taxa de feminicídios no Brasil é a quinta maior do mundo, segundo a Agência Brasil. São 4.473 homicídios dolosos em 2017, um aumento de 6,5% em relação a 2016. Com relação a definição de feminicídio, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Todo roubo seguido de morte de mulheres. ( ) Todo e qualquer assassinato de mulheres. ( ) Homicídio praticado contra a mulher pelo simples fato dela ser mulher. ( ) Todo homicídio com morte violenta.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
  • A V, V, V, F
  • B F, F, F, V
  • C F, V, V, F
  • D F, F, V, F
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Donald Trump anunciou que está tirando os Estados Unidos do Acordo de Paris. Trump disse que o acordo prejudica os interesses nacionais americanos. O presidente americano diz não ter nada contra o acordo que deixou, mas que o considera injusto com os americanos, por prejudicar sua competitividade.
Assinale a alternativa correta que contém os objetivos do Acordo de Paris.
  • A Metas para reduzir poluição emitida por fábricas, veículos e desmatamento e, desta forma, limitar o aumento da temperatura do planeta
  • B Medidas que protegem as leis e direitos autorais, coibindo e eliminando a pirataria, fortalecendo a economia global
  • C Controle e legislação sobre o desenvolvimento e venda de armas
  • D Controle sobre o enriquecimento de urânio para fins armamentistas
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Documentos que vieram a público em maio de 2018, mostram novos fatos sobre a participação do Estado em determinadas ações tomadas contra opositores da ditadura militar no Brasil. De acordo com registros da Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos, os generais Ernesto Geisel, presidente do Brasil à época (1974 a 1979), e João Figueiredo, então diretor do Serviço Nacional de Informações (SNI), e que assumiu a Presidência da República depois de Geisel, sabiam e concordaram com a______________________ destes opositores.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
  • A Proibição de trabalho em serviços públicos
  • B Execução sumária
  • C Prisão perpétua
  • D Proibição de voto nas eleições
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Bitcoin é considerada a primeira moeda digital mundial descentralizada, responsável pelo ressurgimento do sistema bancário livre. Em 2017, esta moeda digital valorizou 1400% (por cento) e atingiu a maior cotação da história: mais de 19 mil dólares.
Analise as afirmativas sobre Bitcoin e assinale a alternativa correta.
I. É uma moeda que não existe fisicamente. II. É uma moeda totalmente virtual. III. A sua emissão é controlada por um Banco Central. IV. Ela é produzida por milhares de computadores, através de um processo chamado “mineração”.
Estão corretas as afirmativas
  • A I, II, III e IV
  • B II e IV, apenas
  • C I e II, apenas
  • D I, II e IV, apenas
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O Brasil é o oitavo país do mundo em produção de energia eólica. Em 2016, o Brasil ultrapassou a Itália no ranking e passou ocupar a nona posição. Atualmente (2018), o Brasil conta com 12,76 GW (gigawatts) de capacidade de energia instalada, contra os 12,39 GW (gigawatts) do Canadá. A China, ocupa a primeira posição, seguida pelos Estados Unidos, Alemanha, India, Espanha, Reino Unido e França. A energia eólica é obtida através ________________________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
  • A De reaproveitamento de vapores de gás estufa
  • B Da força do vento
  • C Da queima da mistura de óleo mineral sintético e semi-sintético
  • D Da força da água (marés)
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A Operação Lava Jato, investiga um grande esquema de lavagem e desvio de dinheiro envolvendo a Petrobras, grandes empreiteiras do país e políticos. O ministro _________________ é o atual relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (em maio de 2018), que substituiu Teori Zavascki após sua morte em 19/01/2018. Assinale a alternativa que prenche corretamente a lacuna do texto acima.
  • A Celso de Mello
  • B Ricardo Lewandowski
  • C Roberto Barroso
  • D Edson Fachin
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Em janeiro de 2018, um país europeu assumiu pela primeira vez na história a presidência semestral do Conselho da União Europeia (EU). O país em questão, que presidirá o Conselho de janeiro a junho/2018, é:
  • A Bulgária
  • B Portugal
  • C Noruega
  • D Croácia
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O brasileiro Luiz Gabriel Tiago é um dos indicados de 2018 para um prêmio internacional muito importante, por criar o projeto Pontinho de Luz que atua no combate à fome em regiões de alta vulnerabilidade.

Pontinho de Luz é uma rede de solidariedade que conta com 35 mil pessoas, responsáveis por ações sociais realizadas no Brasil e no exterior, com recursos arrecadados por treinamentos e doações.

O prêmio para o qual Luiz Gabriel Tiago recebeu a indicação para o ano de 2018 é:

  • A O prêmio Here For Good
  • B O prêmio Indira Gandhi
  • C O prêmio Mundial de Alimentação
  • D O prêmio Nobel Da Paz
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