Resolver o Simulado Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Técnico - Enfermagem - IBFC - Nível Médio

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Português

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Leia o texto para responder a questão.

Coisas Antigas

   [...] “Depois de cumprir meus afazeres voltei para casa, pendurei o guarda-chuva a um canto e me pus a contemplá-lo. Senti então uma certa simpatia por ele; meu velho rancor contra os guarda-chuvas cedeu lugar a um estranho carinho, e eu mesmo fiquei curioso de saber qual a origem desse carinho.
    Pensando bem, ele talvez derive do fato, creio que já notado por outras pessoas, de ser o guarda-chuva o objeto do mundo moderno mais infenso a mudanças. Sou apenas um quarentão, e praticamente nenhum objeto de minha infância existe mais em sua forma primitiva. De máquinas como telefone, automóvel etc., nem é bom falar. Mil pequenos objetos de uso mudaram de forma, de cor, de material; em alguns casos, é verdade, para melhor; mas mudaram. [...]
    O guarda-chuva tem resistido. Suas irmãs, as sombrinhas, já se entregaram aos piores desregramentos futuristas e tanto abusaram que até caíram de moda. Ele permaneceu austero, negro, com seu cabo e suas invariáveis varetas. De junco fino ou pinho vulgar, de algodão ou de seda animal, pobre ou rico, ele se tem mantido digno. [...]” Rubem Braga
Assinale a alternativa em que apenas uma palavra segue a mesma regra de acentuação do vocábulo: automóvel.
  • A cascavel, lápis, matemática, Rússia.
  • B açúcar, hipótese, metrópole, denúncia.
  • C fundamental, língua, período, enciclopédia.
  • D níquel, camafeu, incólume, pernóstico.
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Leia o texto para responder a questão.

Coisas Antigas

   [...] “Depois de cumprir meus afazeres voltei para casa, pendurei o guarda-chuva a um canto e me pus a contemplá-lo. Senti então uma certa simpatia por ele; meu velho rancor contra os guarda-chuvas cedeu lugar a um estranho carinho, e eu mesmo fiquei curioso de saber qual a origem desse carinho.
    Pensando bem, ele talvez derive do fato, creio que já notado por outras pessoas, de ser o guarda-chuva o objeto do mundo moderno mais infenso a mudanças. Sou apenas um quarentão, e praticamente nenhum objeto de minha infância existe mais em sua forma primitiva. De máquinas como telefone, automóvel etc., nem é bom falar. Mil pequenos objetos de uso mudaram de forma, de cor, de material; em alguns casos, é verdade, para melhor; mas mudaram. [...]
    O guarda-chuva tem resistido. Suas irmãs, as sombrinhas, já se entregaram aos piores desregramentos futuristas e tanto abusaram que até caíram de moda. Ele permaneceu austero, negro, com seu cabo e suas invariáveis varetas. De junco fino ou pinho vulgar, de algodão ou de seda animal, pobre ou rico, ele se tem mantido digno. [...]” Rubem Braga
Leia o trecho: “pendurei o guarda-chuva a um canto e me pus a contemplá-lo”. Assinale a alternativa que apresenta a regra correta que justifica o uso da expressão pronominal em destaque.
  • A Próclise – uso do pronome após o verbo em enunciados afirmativos no pretérito imperfeito.
  • B Ênclise – uso do pronome após o verbo no infinitivo impessoal regido por preposição.
  • C Mesóclise – uso do pronome após o verbo em enunciados afirmativos no presente do indicativo.
  • D Próclise – uso do pronome após o verbo em enunciados afirmativos no pretérito perfeito.
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Leia o texto para responder a questão.

Coisas Antigas

   [...] “Depois de cumprir meus afazeres voltei para casa, pendurei o guarda-chuva a um canto e me pus a contemplá-lo. Senti então uma certa simpatia por ele; meu velho rancor contra os guarda-chuvas cedeu lugar a um estranho carinho, e eu mesmo fiquei curioso de saber qual a origem desse carinho.
    Pensando bem, ele talvez derive do fato, creio que já notado por outras pessoas, de ser o guarda-chuva o objeto do mundo moderno mais infenso a mudanças. Sou apenas um quarentão, e praticamente nenhum objeto de minha infância existe mais em sua forma primitiva. De máquinas como telefone, automóvel etc., nem é bom falar. Mil pequenos objetos de uso mudaram de forma, de cor, de material; em alguns casos, é verdade, para melhor; mas mudaram. [...]
    O guarda-chuva tem resistido. Suas irmãs, as sombrinhas, já se entregaram aos piores desregramentos futuristas e tanto abusaram que até caíram de moda. Ele permaneceu austero, negro, com seu cabo e suas invariáveis varetas. De junco fino ou pinho vulgar, de algodão ou de seda animal, pobre ou rico, ele se tem mantido digno. [...]” Rubem Braga
Analise o trecho: “Suas irmãs, as sombrinhas, já se entregaram aos piores desregramentos futuristas e tanto abusaram que até caíram de moda”. Assinale a alternativa que apresenta a classificação sintática da expressão em destaque.
  • A aposto.
  • B sujeito.
  • C predicativo.
  • D vocativo.
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Analise o enunciado: “Todo esforço tem a sua recompensa”. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas abaixo.
A expressãotodo esforçofunciona como _____ da oração; o termo “tem” é um _____ que é complementado com um _____ representado pela expressão “a sua recompensa”.
  • A predicado / verbo intransitivo / complemento nominal.
  • B substantivo / verbo de ligação / complemento verbal.
  • C predicativo / verbo transitivo indireto / objeto indireto.
  • D sujeito / verbo transitivo direto / objeto direto.
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Assinale a alternativa em que as palavras estão acentuadas corretamente.
  • A Há pesquisas sobre robôs inocuos que instalarão telescópios na Lua para observar a galáxia.
  • B Naquela manhã, Pedro saiu taciturno para a sala recôndita após a conversa com o pérfido homem de chapéu.
  • C Aproximo-me suavemente do momento em que os filósofos e os imbecis tem o mesmo destino.
  • D A Secretaria de Segurança Pública intervem, sempre que necessário, em favor da população.
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Leia a charge a seguir e assinale a alternativa incorreta.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A O texto faz uso da prosopopeia, ou seja, da personificação de objetos inanimados para representar as mudanças tecnológicas.
  • B O vocábulo “moleque”, que aparece no balão da direita, é o sujeito da oração.
  • C O vocábulo “moleque”, que aparece no balão da direita, é o vocativo da oração.
  • D O vocábulo “moleque”, que aparece no balão da direita, alude à novidade tecnológica.
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Assinale a alternativa em que o uso de letra maiúscula está incorreto.
  • A Para aqueles que estudam, Julho e Dezembro são meses de lazer e descanso.
  • B No sábado, a jovem recebeu um belo buquê de flores porque era o Dia dos Namorados.
  • C Avenida 15 de Novembro, 1025. Este é o endereço do curso de Administração gratuito.
  • D O Sistema Único de Saúde passa por vários problemas. Faltam médicos e equipamentos.
8
Fonema é o menor elemento sonoro capaz de estabelecer uma distinção de significado entre as palavras. Analise os vocábulos: tóxico, galho, hoje. Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, a quantidade de fonemas das palavras destacadas.
  • A sete, quatro, três.
  • B seis, cinco, quatro.
  • C três, dois, dois.
  • D seis, cinco, três.
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Considere os enunciados a seguir: I. Angélica conquistou amigos, sinceros companheiros e uma nova família em seu novo local de trabalho. II. Angélica conquistou amigos sinceros, companheiros e uma nova família em seu novo local de trabalho. Analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) No 1° enunciado, o vocábulo “sinceros” exerce a função de adjunto adnominal do substantivo “companheiros”. ( ) No 2° enunciado, o vocábulo “sinceros” exerce a função de complemento nominal do substantivo “amigos”. ( ) A diferença de sentido entre os dois enunciados deve-se à posição da vírgula em cada uma dessas frases. ( ) A alteração na posição da vírgula alterou o tipo de predicado. Em I, tem-se predicado verbal e em II, verbo-nominal. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A F, F, V, V
  • B V, F, F, V
  • C F, V, F, V
  • D V, F, V, F
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Leia o texto para responder a questão.

Coisas Antigas

   [...] “Depois de cumprir meus afazeres voltei para casa, pendurei o guarda-chuva a um canto e me pus a contemplá-lo. Senti então uma certa simpatia por ele; meu velho rancor contra os guarda-chuvas cedeu lugar a um estranho carinho, e eu mesmo fiquei curioso de saber qual a origem desse carinho.
    Pensando bem, ele talvez derive do fato, creio que já notado por outras pessoas, de ser o guarda-chuva o objeto do mundo moderno mais infenso a mudanças. Sou apenas um quarentão, e praticamente nenhum objeto de minha infância existe mais em sua forma primitiva. De máquinas como telefone, automóvel etc., nem é bom falar. Mil pequenos objetos de uso mudaram de forma, de cor, de material; em alguns casos, é verdade, para melhor; mas mudaram. [...]
    O guarda-chuva tem resistido. Suas irmãs, as sombrinhas, já se entregaram aos piores desregramentos futuristas e tanto abusaram que até caíram de moda. Ele permaneceu austero, negro, com seu cabo e suas invariáveis varetas. De junco fino ou pinho vulgar, de algodão ou de seda animal, pobre ou rico, ele se tem mantido digno. [...]” Rubem Braga
De acordo com o texto, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. O texto discorre sobre um objeto de uso comum que tem resistido às mudanças que ocorrem naturalmente com o tempo. II. O narrador se mostra introspectivo e expressa apatia ao observar que o guarda-chuva se mantém obsoleto nos dias atuais. III. As expressões junco e pinho, que aparecem no último parágrafo, referem-se aos tipos de metais utilizados na fabricação das varetas do guarda-chuva.
  • A Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  • B Apenas a afirmativa a II está correta.
  • C Apenas a afirmativa I está correta.
  • D Apenas a afirmativa III está correta.
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De acordo com a leitura atenta do texto acima, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:


I. A utilização dos aparelhos eletrônicos, quando feita a uma distância segura do roteador, a menos de um metro, reduz de forma significativa a intensidade das ondas wi-fi, o que torna ainda mais inofensiva a ação dessas ondas à saúde.

II. O infográfico é um tipo de texto que, normalmente, mistura a linguagem verbal e não-verbal e tem a função de condensar informações importantes presentes no corpo do texto, sintetizando-as para o leitor. De acordo com isso, é possível dizer que o infográfico presente no texto pode responder, por si só, à pergunta feita no título.

III. Alguns tipos de ondas eletromagnéticas podem ser muito nocivos à saúde, dependendo do comprimento das ondas emitidas.

IV. O texto diferencia os tipos de ondas eletromagnéticas: as que podem ou não causar danos à saúde; caracterizando-o como um texto expositivo, em que predominam as sequências narrativas.

  • A Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
  • C Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • D Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
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Wi-fi faz mal para a saúde?

(adaptado)


As ondas wi-fi, utilizadas para transmitir internet para vários aparelhos móveis como o celular ou o notebook, não apresentam qualquer risco para a saúde, mesmo durante a infância ou gravidez.

Isto acontece porque o tipo de ondas utilizadas é de muito baixa intensidade, sendo até 100 mil vezes mais fracas que as ondas de um micro-ondas, que também não prejudicam a saúde. Além disso, a maior parte dos roteadores ficam a mais de um metro do utilizador, o que reduz para mais de metade a intensidade original.

Desta forma, e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso normal de ondas wi-fi não é capaz de provocar qualquer tipo de alteração no material genético das células e, por isso, também não leva ao desenvolvimento de mutações que possam provocar câncer em adultos ou problemas de desenvolvimento nas crianças.


                        Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Tipos de radiação que prejudicam a saúde

As ondas eletromagnéticas capazes de alterar as células e prejudicar a saúde são aquelas que possuem um comprimento de onda inferior ao da luz visível, o que inclui a radiação do sol, conhecida como ondas UV e os raio X, por exemplo. Normalmente a exposição prolongada e sem proteção a este tipo de radiação pode levar ao surgimento de câncer.

No entanto, todos os outros tipos de radiação que possuem comprimento de onda maior, como os infra-vermelhos, as micro-ondas ou as ondas de rádio não conseguem alterar as células e, por isso, são seguros para a saúde.

Dentro desta escala, a ondas de wi-fi possuem um comprimento de onda superior às ondas de raio, o que as torna ainda mais seguras que todas as outras.

                                                                                              (Fonte: Tua Saude) 

De acordo com o texto anterior e com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta:
  • A No trecho “as ondas de um micro-ondas, que também não prejudicam a saúde.”, a oração é classificada como Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.
  • B No trecho “a maior parte dos roteadores ficam a mais de um metro do utilizador”, o verbo destacado também concordaria corretamente com o sujeito a que se refere caso tivesse sido escrito no singular, “fica”.
  • C No trecho “As ondas eletromagnéticas capazes de alterar as células e prejudicar a saúde são aquelas que possuem um comprimento de onda inferior ao da luz visível”, a expressão destacada é uma Oração Subordinada Adjetiva Restritiva.
  • D No trecho “um comprimento de onda superior às ondas de raio”, a expressão destacada é um objeto indireto.
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Wi-fi faz mal para a saúde?

(adaptado)


As ondas wi-fi, utilizadas para transmitir internet para vários aparelhos móveis como o celular ou o notebook, não apresentam qualquer risco para a saúde, mesmo durante a infância ou gravidez.

Isto acontece porque o tipo de ondas utilizadas é de muito baixa intensidade, sendo até 100 mil vezes mais fracas que as ondas de um micro-ondas, que também não prejudicam a saúde. Além disso, a maior parte dos roteadores ficam a mais de um metro do utilizador, o que reduz para mais de metade a intensidade original.

Desta forma, e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso normal de ondas wi-fi não é capaz de provocar qualquer tipo de alteração no material genético das células e, por isso, também não leva ao desenvolvimento de mutações que possam provocar câncer em adultos ou problemas de desenvolvimento nas crianças.


                        Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Tipos de radiação que prejudicam a saúde

As ondas eletromagnéticas capazes de alterar as células e prejudicar a saúde são aquelas que possuem um comprimento de onda inferior ao da luz visível, o que inclui a radiação do sol, conhecida como ondas UV e os raio X, por exemplo. Normalmente a exposição prolongada e sem proteção a este tipo de radiação pode levar ao surgimento de câncer.

No entanto, todos os outros tipos de radiação que possuem comprimento de onda maior, como os infra-vermelhos, as micro-ondas ou as ondas de rádio não conseguem alterar as células e, por isso, são seguros para a saúde.

Dentro desta escala, a ondas de wi-fi possuem um comprimento de onda superior às ondas de raio, o que as torna ainda mais seguras que todas as outras.

                                                                                              (Fonte: Tua Saude) 

O termo destacado no trecho a seguir “o que reduz para mais de metade a intensidade original” deve ser classificado morfologicamente como:
  • A Pronome pessoal do caso oblíquo
  • B Artigo definido
  • C Pronome demonstrativo
  • D Preposição
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Sobre a interpretação do trecho acima, assinale a alternativa correta.
  • A A narradora relaciona o ato de narrar histórias a uma necessidade ficcional falaciosa, visto que as pessoas sentem necessidade de narrativas mentirosas e de embusteiros de fala hábil.
  • B Ao comparar-se com os judeus que eram transportados em vagões de gado, a narradora busca evidenciar como ela se sente amarrada a uma profissão opressora, quase como uma sentença de morte.
  • C O trecho destacado marca um momento de descoberta da narradora sobre a necessidade que as pessoas têm de ouvirem histórias, e de como sua atuação como narradora de filmes proporcionava a quem a ouvia momentos de prazer e liberdade imaginativa.
  • D Segundo a narradora, os narradores judeus preferiam negar completamente a realidade e criar, sem acesso à paisagem de fora do vagão, mundos ficcionais maravilhosos.
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Leia com atenção o trecho do livro A contadora de filmes do escritor chileno Hernán Rivera Letelier, traduzido para o português por Eric Nepomuceno e responda à questão.


Naquele tempo descobri que todo mundo gosta que alguém conte histórias. Todos querem sair da realidade um momento e viver esses mundos de ficção dos filmes, das radionovelas, dos romances. Gostam até que alguém lhes conte mentiras, se essas mentiras forem bem contadas. Essa é a razão do êxito dos embusteiros de fala hábil.

Sem nem ter pensado nisso, para eles eu tinha me transformado numa fazedora de ilusões. Numa espécie de fada, como dizia a vizinha. Minhas narrações de filme os tiravam daquele amargo nada que era o deserto, e mesmo que fosse por um instante os transportava a mundos maravilhosos, cheios de amores, sonhos e aventuras. Em vez de vê-los projetados numa tela, em minhas narrações cada um podia imaginar esses mundos ao seu bel prazer.

Certa vez li por aí, ou vi num filme, que quando os judeus eram levados pelos alemães naqueles vagões fechados, de transportar gado – com apenas uma ranhura na parte alta para que entrasse um pouco de ar –, enquanto iam atravessando campos com cheiro de capim úmido, escolhiam o melhor narrador entre eles e, subindo-o em seus ombros, o elevavam até a ranhura para que fosse descrevendo a paisagem e contando o que via conforme o trem avançava.

Eu agora estou convencida de que entre eles deve ter havido muitos que preferiam imaginar as maravilhas contadas pelos companheiro a ter o privilégio de olhar pela ranhura.

Partindo da compreensão do trecho acima e da Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta:
  • A No trecho “o elevavam até a ranhura para que fosse descrevendo a paisagem e contando o que via” é uma Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta.
  • B No trecho “Gostam até que alguém lhes conte mentiras”, a palavra destacada é um objeto indireto.
  • C No trecho “Em vez de vê-los projetados numa tela”, o termo destacado é um objeto direto.
  • D No período “Naquele tempo descobri que todo mundo gosta que alguém conte histórias.”, o trecho destacado é uma Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.
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Carta ao Leitor

Nunca te vi, sempre te amei


(...)

De todas as tarefas que fazem parte da rotina de redação de Galileu, a mais prazerosa certamente é ler as cartas dos leitores. Os fãs da revista são de fato especiais e suas cartas traduzem isso. São criativos, curiosos, observadores e não deixam passar nada. Fazem perguntas tão difíceis quanto imprevisíveis. Querem saber de tudo: do monstro do Lago Ness ao Projeto Genoma Humano. E não se contentam com respostas pela metade. Ler as dúvidas que aparecem nas cartas, os comentários sobre as reportagens passadas e as sugestões de futuras é gratificante para qualquer jornalista. Ainda mais para nós, jornalistas de Galileu, que adoramos um bom desafio.

Felizmente, a revista conta com uma arma secreta para satisfazer tantas pessoas exigentes. Vou apresentá-la agora: Luiz Francisco Senne, nosso secretário de produção, professor de português, roqueiro, colecionador de discos de vinil e livros usados, e responsável pelo atendimento aos leitores. Kiko, como é muito mais conhecido, sabe também driblar as angústias dos nossos jovens amigos em apuros.

Muitos pedem ajuda a Galileu quando recebem dos professores uma tarefa complicada e não sabem a quem recorrer. Kiko responde delicada mas firmemente: não dá para fazer o trabalho escolar no lugar do aluno (é festa agora?). Mas simpatiza com o drama de leitores como este cuja mensagem é reproduzida acima: “Vocês não poderiam dar uma dica de como ir bem numa prova de física porque o meu cérebro está cansado?” Atendendo ao apelo levado aos repórteres por Kiko, Galileu oferece a seus leitores a matéria “Os cientistas alertam: não deveríamos existir”, do editor Marcelo Ferroni. Ela mostra que a física pode ser criativa em vez de uma aula chata. Quer ver?

                                                  Martha San Juan França, Diretora de Redação 

Leia atentamente ao texto “Nunca te vi, mas sempre te amei” publicado na seção “Carta ao leitor” da revista Galileu e assinale a alternativa correta.
  • A Simpático aos dramas dos leitores, Kiko se recusa a fazer as tarefas dos alunos, principalmente quando se trata de tarefas com questões delicadas e complexas.
  • B No título “nunca te vi, mas sempre te amei”, a palavra “te” faz referência a Martha San Juan França, Diretora de Redação da revista Galileu.
  • C Luiz Francisco Senne é apontado como “professor de português, roqueiro, colecionador de discos de vinil e livros usados”, o que o ajuda a efetivamente ser um excelente responsável pelo atendimento dos leitores.
  • D O trecho “Querem saber de tudo: do monstro do Lago Ness ao Projeto Genoma Humano.” exemplifica a imprevisibilidade temática das perguntas feitas pelos leitores, que abordam assuntos de natureza mítica-fantástica a temas de concreta relevância científica.
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Carta ao Leitor

Nunca te vi, sempre te amei


(...)

De todas as tarefas que fazem parte da rotina de redação de Galileu, a mais prazerosa certamente é ler as cartas dos leitores. Os fãs da revista são de fato especiais e suas cartas traduzem isso. São criativos, curiosos, observadores e não deixam passar nada. Fazem perguntas tão difíceis quanto imprevisíveis. Querem saber de tudo: do monstro do Lago Ness ao Projeto Genoma Humano. E não se contentam com respostas pela metade. Ler as dúvidas que aparecem nas cartas, os comentários sobre as reportagens passadas e as sugestões de futuras é gratificante para qualquer jornalista. Ainda mais para nós, jornalistas de Galileu, que adoramos um bom desafio.

Felizmente, a revista conta com uma arma secreta para satisfazer tantas pessoas exigentes. Vou apresentá-la agora: Luiz Francisco Senne, nosso secretário de produção, professor de português, roqueiro, colecionador de discos de vinil e livros usados, e responsável pelo atendimento aos leitores. Kiko, como é muito mais conhecido, sabe também driblar as angústias dos nossos jovens amigos em apuros.

Muitos pedem ajuda a Galileu quando recebem dos professores uma tarefa complicada e não sabem a quem recorrer. Kiko responde delicada mas firmemente: não dá para fazer o trabalho escolar no lugar do aluno (é festa agora?). Mas simpatiza com o drama de leitores como este cuja mensagem é reproduzida acima: “Vocês não poderiam dar uma dica de como ir bem numa prova de física porque o meu cérebro está cansado?” Atendendo ao apelo levado aos repórteres por Kiko, Galileu oferece a seus leitores a matéria “Os cientistas alertam: não deveríamos existir”, do editor Marcelo Ferroni. Ela mostra que a física pode ser criativa em vez de uma aula chata. Quer ver?

                                                  Martha San Juan França, Diretora de Redação 

De acordo com o texto acima e com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta:
  • A No trecho “Kiko, como é muito mais conhecido, sabe também driblar as angústias dos nossos jovens amigos em apuros.”, o termo destacado é classificado como Verbo Transitivo Direto e Indireto.
  • B No trecho “Muitos pedem ajuda a Galileu quando recebem dos professores uma tarefa complicada”, a oração destacada é classificada como Oração Subordinada Adverbial Temporal.
  • C No trecho “Ainda mais para nós, jornalistas de Galileu, que adoramos um bom desafio.” a expressão destacada é classificada como Aposto.
  • D No trecho “Ela mostra que a física pode ser criativa em vez de uma aula chata.”, o termo destacado é classificado como conjunção integrante.
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Leia com atenção o poema “Guardar” do poeta brasileiro Antonio Cícero e responda à questão.


Guardar

Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la.

Em cofre não se guarda coisa alguma.

Em cofre perde-se a coisa à vista.

Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por admirá-la, isto

é, iluminá-la ou ser por ela iluminado.

Guardar uma coisa é vigiá-la, isto é, fazer vigília por ela, isto

é, velar por ela, isto é, estar acordado por ela, isto é,

estar por ela ou ser por ela.

Por isso, melhor se guarda o voo de um pássaro

Do que de um pássaro sem voos.

Por isso se escreve, por isso se diz, por isso se publica, por

isso se declara e declama um poema:

Para guardá-lo:

Para que ele, por sua vez, guarde o que guarda:

Guarde o que quer que guarda um poema:

Por isso o lance do poema:

Por guardar-se o que se quer guardar.

                                                                                                   (Fonte: Pensador)

Com base na leitura e interpretação do poema acima, assinale a alternativa incorreta.
  • A A centralidade temática do poema consiste na tentativa do eu-lírico compreender e ressignificar de forma profunda e particular o sentido da palavra “guardar”.
  • B Nos versos “Por isso, melhor se guarda o voo de um pássaro/ Do que um pássaro sem voos”, o eu-lírico busca, de forma poética, parafrasear a imagem do ditado popular “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”, preservando o seu sentido original.
  • C Nos versos “Em cofre não se guarda coisa alguma/ Em cofre perde-se a coisa à vista”, o poema cria um paradoxo ao desconstruir a utilidade, por definição, atribuída ao objeto cofre afirmando que uma coisa em um cofre se perde de algum modo.
  • D O eu-lírico compreende que escrever, publicar, declarar e declamar um poema é uma forma de guardar o assunto que este poema contém.
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Leia com atenção o poema “Guardar” do poeta brasileiro Antonio Cícero e responda à questão.


Guardar

Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la.

Em cofre não se guarda coisa alguma.

Em cofre perde-se a coisa à vista.

Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por admirá-la, isto

é, iluminá-la ou ser por ela iluminado.

Guardar uma coisa é vigiá-la, isto é, fazer vigília por ela, isto

é, velar por ela, isto é, estar acordado por ela, isto é,

estar por ela ou ser por ela.

Por isso, melhor se guarda o voo de um pássaro

Do que de um pássaro sem voos.

Por isso se escreve, por isso se diz, por isso se publica, por

isso se declara e declama um poema:

Para guardá-lo:

Para que ele, por sua vez, guarde o que guarda:

Guarde o que quer que guarda um poema:

Por isso o lance do poema:

Por guardar-se o que se quer guardar.

                                                                                                   (Fonte: Pensador)

Considerando o poema acima e a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) No trecho “Guardar uma coisa não é escondê-la”, o termo destacado corresponde ao Pronome Pessoal do caso oblíquo “a” corretamente grafado quando colocado após um verbo no infinitivo.

( ) No trecho “Em cofre não se guarda coisa alguma.”, o termo destacado é uma Locução Adverbial.

( ) No trecho “mirá-la por admirá-la, isto é, iluminá-la” a expressão destacada pode ser substituída, sem alteração de sentido, pelo termo “ou seja”.

( ) No trecho “Por isso, melhor se guarda o voo de um pássaro”, o termo destacado é uma Conjunção Coordenativa Adversativa.

( ) No trecho “Guarde o que quer que guarda um poema”, o termo destacado é um artigo definido.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A V, V, V, F, V.
  • B V, V, V, F, F.
  • C F, F, V, V, F.
  • D F, V, F, F, F.
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Leia a tira de “Níquel Náusea”, criada pelo cartunista brasileiro Fernando Gonsales, para responder à questão.


                    Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A partir da interpretação da tira anterior, assinale a alternativa correta.
  • A No primeiro quadrinho, a palavra “chinelo” representa um símbolo de controle, que garante ao seu dono um poder absoluto.
  • B No terceiro quadrinho a oração “Não suporto filosofia barata”, a palavra “barata” é um vocativo, pois faz um chamamento direto à personagem.
  • C A tirinha é construída por um monólogo da barata que está incomodando o rato, o que pode ser explicado pela sua expressão facial.
  • D Os termos “chinelo” e “naftalina”, usados no primeiro e segundo quadrinhos, são adjetivos relacionados ao sujeito “barata”.

Raciocínio Lógico

21
A negação de uma negação, na lógica proposicional, é equivalente a:
  • A Uma verdade
  • B Uma afirmação
  • C Uma negação
  • D Uma negação duas vezes mais forte
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“João amava Teresa e Teresa amava Raimundo”, a negação desta proposição lógica composta, baseada no primeiro verso de Quadrilha de Carlos Drummond de Andrade é, corretamente indicada, na alternativa:
  • A João não amava Teresa e Teresa não amava ninguém
  • B Tereza não amava João e João amava Raimundo
  • C João não amava Teresa e Teresa não amava Raimundo
  • D João não amava Tereza ou Tereza não amava Raimundo
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A lógica proposicional emprega um conjunto de símbolos que possibilitam expressar de maneira sintética um conjunto de proposições lógicas relacionadas por conectivos. Considere a tradução simbólica mais comum representada na tabela.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


A proposição composta: “Se João mentiu e Jorge não falou a verdade então Jonas não mentiu ou Joaquim estava confuso”, pode ser decomposta em quatro proposições simples: P, Q, R e S, onde: P = João mentiu; Q = Jorge não falou a verdade; R = Jonas não mentiu; S= Joaquim estava confuso. Assinale a alternativa que representa simbolicamente a proposição composta.

  • A P ∨ ~Q → R ∧ S
  • B P ∧ ~Q → R ∨ S
  • C P ∧ ~Q → ~R ∨ S
  • D P ∧ Q → R ∨ S
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Considere as afirmações sobre lógica propositiva e sua análise por meio de tabelas-verdade. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A conjunção (e, ∧) entre duas proposições P e Q, só é verdadeira se ambas forem verdadeiras.

( ) A disjunção (ou, ∨) entre duas proposições P e Q, só é verdadeira se ambas forem verdadeiras.

( ) A disjunção (ou, v) entre a negação de duas proposições falsas é verdadeira.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A V, F, V
  • B V, V, F
  • C F, F, V
  • D F, V, V
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Ricardo recebe instruções de como chegar à casa de Jonas a partir da casa de Jorge.

Jorge diz a Ricardo: “Você deve sair da minha casa e pegar a esquerda, caminhar duas quadras e tomar a rua da direita, mais uma quadra e entrar à direita novamente e após andar 3 quadras virar à esquerda e andar 2 quadras, a casa será a terceira à esquerda”.


Assinale a alternativa que indica corretamente o caminho a ser tomado por ele para a casa de Jorge a partir da casa de Jonas

  • A Ricardo deve sair da casa e tomar a esquerda andar 2 quadras e tomar a esquerda, andar 2 quadras e virar à direita e seguir por uma quadra e entrar à esquerda após três quadras chega na rua de Jorge, cuja casa está à direita
  • B Ricardo deve sair da casa e tomar a direita andar 2 quadras e tomar a direita, andar 3 quadras e virar à direita e seguir por uma quadra e entrar à direita após duas quadras chega na rua de Jorge, cuja casa está à direita
  • C Ricardo deve sair da casa e tomar a direita andar 2 quadras e tomar a direita, andar 3 quadras e virar à esquerda e seguir por uma quadra e entrar à esquerda após duas quadras chega na rua de Jorge, cuja casa está à direita
  • D Ricardo deve sair da casa e tomar a esquerda andar 2 quadras e tomar a direita, andar 3 quadras e virar à direita e seguir por uma quadra e entrar à esquerda após duas quadras chega na rua de Jorge, cuja casa está à esquerda
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Em um restaurante por quilo as cubas com comida se dividem, conforme a tabela:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Considere pratos que contenham um alimento de cada tipo (mistura, base e acompnhamento) e que incluam todos esses tipos. Assinale a alternativa que indica corretamente o número de pratos que se pode montar.

  • A 12
  • B 27
  • C 9
  • D 15
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Uma popular codificação de cores consiste na sua representação por combinações de três componentes primários: vermelho (R, red), verde (G, green) e azul (B, blue). Na representação decimal deste código cada uma dessas cores primárias pode ter sua intensidade medida numa escala entre 0 e 255. Assinale a alternativa que indica a quantidade de cores independentes que se consegue mapear com essa escala.
  • A 256 x 256 x 256 = 2563 > 15 milhões de cores
  • B 255 x 255 x 255 = 2553 > 15 milhões de cores
  • C 256 x 256 = 2562 > 65 mil cores
  • D 255 x 255 = 2552 > 65 mil cores
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15 pessoas responderam “sim” a duas perguntas de uma pesquisa, e 20 pelo menos uma vez “sim” às mesmas duas perguntas. O total de pessoas consultadas na pesquisa é de 40 pessoas. Assinale a alternativa que indica corretamente o número de pessoas que responderam “não” a pelo menos uma das perguntas.
  • A 10
  • B 15
  • C 20
  • D 25
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As notas musicais naturais na música ocidental são nomeadas em ciclos de 7 notas (dó, ré, mi, fá, sol, lá e si), a oitava nota é novamente dó. Uma partitura musical tradicional emprega um conjunto de 5 linhas separadas por 4 espaços para identificá-las. A clave de sol identifica a nota associada a uma particular linha: a segunda linha de baixo para cima é a nota sol. Considere o trecho abaixo da melodia principal da quinta sinfonia de Beethoven.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Assinale a alternativa que identifica a sequência de 6 notas iniciais do trecho de música acima.
  • A dó si la si ré dó
  • B dó si sol lá ré si
  • C dó la la si dó dó
  • D dó si sol lá ré dó
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A representação de palavras em termos de um código binário, como o código Morse, pode ser feita de maneira completa para línguas que utilizem o alfabeto latino. A tabela para transposição entre os sinais do código Morse e o alfabeto latino segue a regra/dicionário abaixo:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Assinale a alternativa que contém a transcrição correta da palavra LOGICA para o código Morse.
  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Enfermagem

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Um hospital adotou métodos de esterilização por calor seco e óxido de etileno. É correto afirmar que para esses dois tipos de métodos de esterilização devem ser utilizadas a(s) seguinte(s) embalagem(ns).
  • A Caixas metálicas
  • B Não tecidos (SMS)
  • C Tecidos de algodão
  • D Papel grau cirúrgico
  • E Filmes
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Assinale a alternativa correta. A precaução para transmissão de aerossóis deve ser adotada para pacientes com:
  • A Pneumonia
  • B Tuberculose Pulmonar
  • C Meningite Meningocócica
  • D Síndrome da Imunodeficiência Humana (AIDS)
  • E Dengue
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Demência é conceituada como síndrome, geralmente crônica e progressiva, devido a uma patologia encefálica, de caráter adquirido, na qual se verificam diversas deficiências das funções corticais superiores. Sobre este assunto, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. A consciência é afetada e as deficiências cognitivas não são acompanhadas por deterioração do controle emocional, da conduta social ou da motivação.

II. Pode estar associada a inúmeras doenças que atingem primária ou secundariamente o cérebro, entre elas, epilepsia, alcoolismo, degeneração hepatolenticular, hipotireoidismo adquirido, lúpus eritematoso sistêmico, tripanosomíase, intoxicações, doenças pelo HIV, doença de Huntington, doença de Parkinson, ocorrência de infartos múltiplos, outras doenças vasculares cerebrais isquêmicas e contusões cerebrais repetidas, como as sofridas pelos boxeadores.

III. Quadros de demência têm sido encontrados em trauma crânio-encefálico (TCE) e pelos efeitos da exposição ocupacional às seguintes substâncias químicas tóxicas como substâncias asfixiantes: monóxido de carbono (CO) e sulfeto de hidrogênio (H2S); e em metais pesados como manganês, mercúrio, chumbo e arsênio.

IV. Na demência se verificam diversas deficiências entre elas a memória, pensamento, orientação, compreensão, cálculo, capacidade de aprender, linguagem e julgamento.

Estão corretas as afirmativas:
  • A I, II, III e IV
  • B I, III e IV, apenas
  • C II, III e IV, apenas
  • D I e II, apenas
  • E II e IV, apenas
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Colocar o paciente em decúbito lateral esquerdo com a cabeça apoiada no travesseiro. O corpo deve estar ligeiramente inclinado para a frente, com o braço esquerdo sob a cabeça, de modo que parte do peso do corpo se apoie sobre o peito. O braço direito é posicionado de forma confortável. Os membros inferiores devem estar flexionados, o direito, mais acentuadamente que o esquerdo. Assinale a alternativa que contemple a posição de exame descrita.
  • A Ginecológica
  • B Sims
  • C Genupeitoral
  • D Fowler
  • E Trendelenburg
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____________ compreende o período de tempo que tem início no momento em que se reconhece a necessidade de uma cirurgia e termina no momento em que o paciente chega à sala de cirurgia. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
  • A Consulta de avaliação de risco perioperatório
  • B Pós-operatório
  • C Transoperatório
  • D Pré-operatório
  • E Intraoperatório
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De acordo com o conhecimento sobre o Diabetes Mellitus, assinale a alternativa correta.
  • A No diabetes tipo 1, não há necessidade em se usar insulina, visto que as células pancreáticas são capazes de produzir a insulina necessária para manter os índices glicêmicos
  • B No diabetes tipo 2, cujo pico de incidência ocorre na infância e adolescência, há uma tendência maior a hiperglicemia do que a hipoglicemia
  • C No diabetes tipo 1, há destruição das células beta pancreáticas, cursando com uma produção inexistente ou insufciente para controlar os níveis glicêmicos
  • D No diabetes tipo 2, há obrigatoriedade em se usar insulina, visto que há destruição das células betas, o que não ocorre no diabetes tipo 1
  • E No diabetes tipo 1, tem apenas resistência à insulina, sendo a secreção não deficitária
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Sobre Leucemia, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) Leucemias são neoplasias malignas das células primitivas hematopoéticas (stem cells) que surgem na medula óssea e que se distribuem pelo sangue circulante e por outros órgãos. ( ) Na leucemia linfocítica crônica (LLC), as células hematopoéticas imaturas (blastos) proliferam sem sofrer diferenciação em células maduras normais. ( ) A leucemia aguda caracteriza-se pela proliferação de linfócitos imunologicamente incompetentes. ( ) As leucemias agudas são divididas em duas grandes categorias: a leucemia linfoblástica aguda (LLA) e a leucemia mieloblástica aguda (LMA).
  • A V,F,F,V
  • B V,V,V,V
  • C V,F,V,F
  • D F,V,F,V
  • E F,V,V,V
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Assinale a alternativa que contemple a vitamina que é importante no tratamento de anemia perniciosa e para o funcionamento normal do metabolismo das células, principalmente as do trato gastrintestinal, medula óssea e tecido nervoso. Ela é relativamente resistente ao calor e é sensível à luz.
  • A A
  • B D
  • C C
  • D B₁₂
  • E E
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Ao posicionar o paciente para cirurgia é importante que a equipe permaneça atenta, protegendo o paciente. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Permitir a hiperextensão das terminações nervosas, prevenindo paralisias e/ou parestesias.

II. Proteger proeminências ósseas, principalmente em pacientes obesos, idosos e desnutridos, para evitar a formação de úlceras de pressão e tromboses.

III. Cuidar para que os membros inferiores e superiores não permaneçam pendentes na mesa de operação.

IV. Evitar utilização de múltiplos apoios para acomodar o paciente e evitar compressões, pois podem atrapalhar o posicionamento no momento do ato cirúrgico.

  • A As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
  • B As afirmativas II e III estão corretas
  • C As afirmativas II e IV estão corretas
  • D As afirmativas I e IV estão corretas
  • E As afirmativas II, III e IV estão corretas
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A coleta de amostra de urina para urocultura é a obtenção de amostra de urina esterilizada. Considerando os cuidados de enfermagem com a coleta de amostra de urina para urocultura em crianças, analise as afrmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Encaminhar a amostra para urocultura ao laboratório logo após a coleta, não devendo ultrapassar 30 minutos após a micção urinária. Ou refrigerar a urina coletada, quando o tempo de envio for maior do que 30 minutos. II. Realizar a antissepsia da região genital e trocar o saco coletor a cada 30 minutos, se não houver micção. III. A coleta de amostra de urina das crianças deve ser realizada exclusivamente por meio de cateterismo vesical intermitente. IV. Evitar o uso de soluções antissépticas alcoólicas ou iodadas na genitália de crianças
  • A Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • B Apenas as afirmativas I e III estão corretas
  • C Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
  • D Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
  • E Apenas as afirmativas III está correta