Assinale a alternativa na qual as palavras estão grafadas corretamente de acordo com a série: feixe, azedo, admissão.
TEXTO I
O último paradoxo da vida moderna: por que ficamos presos ao celular, mas odiamos falar por telefone?
Não deixe uma ligação rápida arruinar uma longa e confusa série de mensagens de WhatsApp
SILVIA LÓPEZ
Para iniciar um texto, Hemingway dizia a si mesmo: “Escreva a frase mais verdadeira que você conhece”. Neste caso, seria: a psicóloga Cristina Pérez, do Siquia, respondeu por meio de mensagens de áudio às perguntas que lhe enviamos por email. Essa curiosidade meta jornalística não tem importância, não altera a qualidade de suas respostas, só ilustra a variedade e fluidez de opções com as quais podemos nos comunicar hoje. Recebemos um email? Respondemos com um áudio. Chegou um áudio de WhatsApp? Respondemos com um texto. Recebemos um telefonema? Não respondemos. Esperamos. Esperamos. E escrevemos: “Você me ligou? Não posso falar, é melhor me escrever”. O paradoxo do grande vício do século XXI é que estamos presos ao celular, mas temos fobia das ligações telefônicas.
A ligação telefônica − que, até não muito tempo atrás, esperávamos com alegria ou tolerávamos com resignação, mas nunca evitávamos com uma rejeição universal − se tornou uma presença intrusiva e incômoda, perturbadora e tirânica, mas por quê? “Uma das razões é que quando recebemos uma ligação, ela interrompe algo que estávamos fazendo, ou simplesmente não temos vontade de falar nesse momento”, explica a psicóloga Cristina Pérez. “Por outro lado, também exige de nós uma resposta imediata, ao contrário do que ocorre na comunicação escrita, que nos permite pensar bem no que queremos dizer. E a terceira razão seria o fato de não poder saber de antemão qual será a duração do telefonema”, acrescenta.
Adaptado de<https://brasil.elpais.com/brasil/2019/06/01/tecnologia/1559392400_168692.html>. Acesso em: 25 jun. 2019
Após a leitura desses textos, comparando-os ao conteúdo do Texto 1, é CORRETO afirmar que
Quanto aos tipos textuais, assinale cada item como (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta:
( ) Texto explicativo prescritivo: instrui o receptor com relação a determinado procedimento, sem permitir sua liberdade de ação.
( ) Texto explicativo injuntivo: também conhecido como instrucional, busca orientar o receptor com o uso de verbos no imperativo, no sentido de persuadi-lo.
( ) Texto dissertativo argumentativo: exposição de tema ou assunto com o uso de argumentos defendendo um determinado ponto de vista.
( ) Texto dissertativo expositivo: exposição de uma ideia, usando conceitos, comparações, definições, descrições e informações.
( ) Texto descritivo: apresentações, ações em determinado tempo e espaço. Sua estrutura é composta por apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.
( ) Texto narrativo: relato e exposição de acontecimento, lugar ou pessoa, sendo assim rico em adjetivos que possam transmitir imagens.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
De acordo com o contexto de ocorrência e sem causar incorreção à estrutura e ao sentido, o vocábulo ‘falacioso’ (l. 25) poderia ser correta e adequadamente substituído por:
O vocábulo ‘mas’ (l. 22) funciona como conjunção _______________, expressando ideia de ___________, podendo ser substituído, sem provocar alteração de sentido, por ________________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
TEXTO I
O último paradoxo da vida moderna: por que ficamos presos ao celular, mas odiamos falar por telefone?
Não deixe uma ligação rápida arruinar uma longa e confusa série de mensagens de WhatsApp
SILVIA LÓPEZ
Para iniciar um texto, Hemingway dizia a si mesmo: “Escreva a frase mais verdadeira que você conhece”. Neste caso, seria: a psicóloga Cristina Pérez, do Siquia, respondeu por meio de mensagens de áudio às perguntas que lhe enviamos por email. Essa curiosidade meta jornalística não tem importância, não altera a qualidade de suas respostas, só ilustra a variedade e fluidez de opções com as quais podemos nos comunicar hoje. Recebemos um email? Respondemos com um áudio. Chegou um áudio de WhatsApp? Respondemos com um texto. Recebemos um telefonema? Não respondemos. Esperamos. Esperamos. E escrevemos: “Você me ligou? Não posso falar, é melhor me escrever”. O paradoxo do grande vício do século XXI é que estamos presos ao celular, mas temos fobia das ligações telefônicas.
A ligação telefônica − que, até não muito tempo atrás, esperávamos com alegria ou tolerávamos com resignação, mas nunca evitávamos com uma rejeição universal − se tornou uma presença intrusiva e incômoda, perturbadora e tirânica, mas por quê? “Uma das razões é que quando recebemos uma ligação, ela interrompe algo que estávamos fazendo, ou simplesmente não temos vontade de falar nesse momento”, explica a psicóloga Cristina Pérez. “Por outro lado, também exige de nós uma resposta imediata, ao contrário do que ocorre na comunicação escrita, que nos permite pensar bem no que queremos dizer. E a terceira razão seria o fato de não poder saber de antemão qual será a duração do telefonema”, acrescenta.
Adaptado de<https://brasil.elpais.com/brasil/2019/06/01/tecnologia/1559392400_168692.html>. Acesso em: 25 jun. 2019
Sobre figuras de linguagem, faça a associação de acordo com o seguinte código:
(A) Antítese
(B) Paradoxo
(C) Eufemismo
(D) Prosopopeia
(E) Perífrase
(F) Comparação
( ) Amou daquela vez como se fosse máquina
Beijou sua mulher como se fosse lógico
Ergueu no patamar quatro paredes flácidas
Sentou pra descansar como se fosse um pássaro
E flutuou no ar como se fosse um príncipe
E se acabou no chão feito um pacote bêbado. (Chico Buarque).
( ) E pela paz derradeira que enfim vai nos redimir
Deus lhe pague. (Chico Buarque).
( ) Onde queres prazer sou o que dói
E onde queres tortura, mansidão
Onde queres um lar, revolução
E onde queres bandido sou herói. (Caetano Veloso).
( ) Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil. (André Filho).
( ) Amor é fogo que arde sem se ver
É ferida que dói e não se sente
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer. (Camões).
( ) ... A lua
Tal qual a dona do bordel
Pedia a cada estrela fria
Um brilho de aluguel. (João Bosco).
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Sobre o uso de acentuação gráfica em vocábulos do texto, afirma-se que:
I. Na linha 12, visando a correção gramatical, ‘deprimi’ deveria ser grafada com acento no segundo ‘i’, assumindo a forma ‘deprimí’.
II. Na linha 22, caso a forma verbal ‘confessara’ recebesse acento gráfico na última sílaba, alterar-se-ia o tempo e o modo verbais em que está flexionada.
III. Em outro contexto, tanto a palavra ‘médico’ (l. 25) quanto ‘estágio’ (l. 29) podem aparecer sem o acento gráfico, alterando-se, pois, a classe gramatical a que pertencem.
Quais estão corretas?
Avalie as seguintes propostas de supressão de vocábulos do texto:
I. ‘quase’ na linha 01.
II. ‘certos’ na linha 27.
III. ‘pelo menos’ na linha 39.
Quais provocam alteração de sentido nos respectivos contextos de ocorrência?
Sobre funções da linguagem, marque (V) verdadeiro ou (F) falso e assinale a alternativa correta:
( ) Função referencial ou denotativa: privilegia o contexto, evidencia o assunto, o objeto, os fatos, os juízos.
( ) Função emotiva ou expressiva: quando há ênfase no emissor (1ª pessoa) e na expressão direta de suas emoções e atitudes.
( ) Função conativa ou de apelo: busca mobilizar a atenção do receptor, produzindo um apelo ou uma ordem.
( ) Função fática: a ênfase está no canal para checar sua recepção ou manter a conexão entre os falantes.
( ) Função poética: visa à tradução do código ou à elaboração do discurso.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes, entre outros, de:
(i) Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
(ii) Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.
(iii) Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
(iv) Utilizar as diferentes linguagens — verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.
Quais itens estão conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais?
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), marque a alternativa incorreta.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) diz que a proposta pedagógica é um documento de referência. Por meio dela, a comunidade escolar exerce sua autonomia:
Paulo Freire criticava uma concepção “bancária” de educação, que apresenta como características:
I. Relação de verticalidade entre professor e aluno.
II. Processo de ensino centrado na narração.
III. Valorização da memorização mecânica dos conteúdos.
IV. O educando é sujeito ativo do processo educativo.
Quais estão corretas?
Segundo a LDBEN, a educação tem como finalidade:
I. O pleno desenvolvimento do aluno.
II. O preparo do aluno para o exercício da cidadania.
III. Qualificação para o exercício da vida acadêmica do ensino superior.
Quais estão corretas?
Na pedagogia de Paulo Freire, os denominados “temas geradores” são extraídos:
De acordo com a LDBEN, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais.
São garantias da Política Nacional de Educação Especial, exceto:
Saviani (2008) estudioso da corrente pedagógica “ ___________________ ” pondera que os conteúdos que conferem esta corrente são ________________ e são articulados pela humanidade frente à _____________________ na qual a sociedade se encontra. O aluno é visto como integrante das discussões e o professor, um vínculo entre o saber sistematizado e o educando. Sobre o papel da escola, esta tem que disseminar conteúdos vivos, claros, palpáveis e inerentes às __________________.
Assinale a alternativa CORRETA com as palavras que correspondem às lacunas:
Leia as asserções a seguir, que tratam sobre as Diretrizes para a Gestão das atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do Instituto Federal do Paraná (2009):
I - Das atividades de pesquisa: Serão consideradas Atividades de Pesquisa as ações do docente realizadas individualmente ou, preferencialmente, em grupos de pesquisa, atendendo as demandas dos arranjos produtivo, social e cultural do território em que o Campus está inserido e de interesse institucional.
II - Das atividades de extensão: Serão consideradas Atividades de Extensão as ações de caráter comunitário, não remuneradas, atendendo as demandas dos arranjos produtivo, social e cultural do território em que o Campus está inserido e de interesse Institucional.
III - Das Atividades de Ensino: compreendem as ações dos docentes diretamente vinculadas aos cursos e programas regulares, em todos os níveis e modalidades de ensino, ofertados pelo IFPR, compreendendo: I. Aulas; II. Atividades de Manutenção do Ensino; III. Atividades de Apoio ao Ensino.
A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa CORRETA:
As normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do Instituto Federal do Paraná em sua concepção dispõe que, no processo pedagógico, estudantes e docentes são sujeitos ativos, seres humanos históricos, imersos numa cultura, que apresentam características particulares de vida, e devem atuar de forma consciente no processo de ensino-aprendizagem:
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde aos princípios de avaliação do IFPR: