Resolver o Simulado FUNDEP (Gestão de Concursos)

0 / 40

Contabilidade Pública

1

Analise as afirmativas a seguir relativas à avaliação e mensuração de ativos e passivos em entidades do setor público, tomando por base a NBC T 16.10.


I. As participações em empresas sobre cuja administração se tenha influência significativa devem ser mensuradas ou avaliadas pelo método da equivalência patrimonial. Para as demais participações, deve ser empregado o método do custo de aquisição.

II. Os gastos posteriores à aquisição do ativo imobilizado devem ser incorporados ao seu valor quando houver possibilidade de geração de benefícios econômicos futuros ou potenciais de serviços.

III. Os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da atividade pública ou exercidos com essa finalidade são mensurados ou avaliados com base no valor de aquisição ou de produção.

IV. As reavaliações devem ser feitas utilizando-se o valor justo ou o valor de mercado na data de encerramento do Balanço Patrimonial, pelo menos a cada dois anos para as contas cujos valores de mercado variarem significativamente.


Estão corretas as afirmativas:

  • A I e II, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D III e IV, apenas.
  • E I e IV, apenas.
2

Segundo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – 7ª edição, Parceria Público-Privada (PPP) é uma modalidade especial de contrato administrativo de concessão de serviço público, com eventual execução de obras ou fornecimento de bens. A esse respeito, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A PPP se diferencia da concessão comum por envolver contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado e repartição de riscos entre as partes, sendo adequada à implantação e gestão de serviços de grande vulto, que seriam economicamente inviáveis sem a participação do Governo.

( ) A remuneração do parceiro público ao parceiro privado poderá também ocorrer mediante aporte de recursos após o início da efetiva prestação dos serviços, vedando-se tal aporte na fase de investimentos.

( ) Na modalidade Concessão Administrativa, os contratos de PPP terão por objeto a prestação de serviços de que a Administração Pública seja a usuária direta ou indireta, ainda que envolva execução de obra ou fornecimento e instalação de bens.

( ) O dispêndio, total ou parcial, com a execução da obra ou prestação do serviço incumbe ao parceiro privado, sendo ressarcido no curso do contrato mediante tarifa dos usuários e / ou contraprestação do parceiro público.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A V F V V
  • B V V V V
  • C F F F F
  • D F V F F
3

O Relatório de Gestão Fiscal deve conter demonstrativos comparativos com os limites de que trata a Lei Complementar Nº 101/2000.


A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação dos demonstrativos comparativos com os elementos que os integram, conforme prescrito na 7º Edição do Manual de demonstrativos fiscais: aplicado à União e aos estados, Distrito Federal e municípios.


COLUNA I

1. Despesa total com pessoal

2. Dívida consolidada

3. Concessão de garantias e contragarantias

4. Operações de crédito


COLUNA II

( ) Valores relativos aos parcelamentos de dívidas e às operações de reestruturação e recomposição do principal de dívidas.

( ) Valores relativos a proventos devidos a dependentes de segurados após a morte deles.

( ) Valores relativos aos avais ou fianças em operações de crédito.

( ) Valores relativos a precatórios, passivo atuarial e insuficiências financeiras.


Assinale a sequência CORRETA.

  • A 1 4 2 3
  • B 3 4 2 1
  • C 3 2 4 1
  • D 2 3 1 4
  • E 4 1 3 2
4

Com relação aos riscos fiscais, no âmbito da legislação vigente, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Riscos fiscais podem ser conceituados como a possibilidade da ocorrência de eventos que venham a impactar negativamente as contas públicas, correspondendo, assim, aos riscos provenientes das obrigações financeiras do governo.
  • B Os riscos que são repetitivos deixam de ser riscos fiscais, devendo ser tratados no âmbito do planejamento, ou seja, devem ser incluídos como ações na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA) do ente federativo.
  • C Riscos fiscais são decorrentes de eventos resultantes da realização de ações não previstas no programa de trabalho para o exercício corrente e não fazem parte das metas de resultados previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
  • D A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deve conter um anexo de riscos fiscais, no qual devem ser avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas e devem ser informadas as providências a serem tomadas, caso se concretizem.
  • E As ações e respectivas despesas para mitigar os efeitos de catástrofes naturais que têm sazonalidade conhecida devem ser previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA) do ente federativo afetado, e não devem ser tratadas como risco fiscal.
5

A Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) tem como objetivo fornecer informações aos seus diversos usuários, observando os seguintes aspectos, EXCETO:

  • A O objetivo das demonstrações contábeis das entidades do setor público é o fornecimento de informações úteis sobre a entidade que reporta a informação contábil, voltadas para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e para subsidiar o processo de tomada de decisão.
  • B Ter informação contábil disponível mais rapidamente pode aprimorar a sua utilidade como insumo informacional para os processos de avaliação da prestação de contas e responsabilização (accountability) e a sua capacidade de informar e influenciar os processos decisórios das entidades do setor público.
  • C A informação contábil é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar o cumprimento do dever de prestação de contas e responsabilização (accountability) ou influenciar as decisões que os usuários tomam com base nas demonstrações contábeis elaboradas pelas entidades do setor público para aquele exercício.
  • D Um dos objetivos do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público é permitir a adequada prestação de contas e responsabilização (accountability), o levantamento das estatísticas de finanças públicas, a elaboração de relatórios nos padrões adotados por organismos internacionais, bem como o levantamento de outros relatórios úteis à gestão.
  • E A informação sobre a situação patrimonial da entidade, os fluxos de caixa e a conformidade com os orçamentos são necessários para o cumprimento do dever de prestação de contas e responsabilização (accountability), que não requerem informação sobre o desempenho da prestação dos serviços.
6

A NBC T 16.6 (R1) estabelece as demonstrações contábeis a serem elaboradas e divulgadas pelas entidades do setor público.


Com relação aos objetivos, funções, estrutura e/ou conteúdos dessas demonstrações contábeis, assinale a alternativa CORRETA.

  • A A Demonstração dos Fluxos de Caixa permite aos usuários projetar cenários de fluxos futuros de caixa e elaborar análise sobre eventuais mudanças em torno da capacidade de manutenção do regular financiamento dos serviços públicos.
  • B A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido evidencia a movimentação havida em cada componente do Patrimônio Líquido, incluindo as variações quantitativas decorrentes de transações que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido.
  • C As notas explicativas incluem os critérios utilizados na elaboração das demonstrações contábeis, as informações de naturezas patrimonial, orçamentária, econômica, bem como o custo de oportunidade, não constantes nas referidas demonstrações.
  • D A Demonstração das Variações Patrimoniais evidencia o resultado econômico de ações do setor público, que são variações quantitativas decorrentes de transações das entidades que aumentam ou diminuem o resultado econômico apurado.
  • E O Balanço Financeiro evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como a situação patrimonial, qualitativa e quantitativamente, conjugadas com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte.
7

Com relação à retenção na fonte dos tributos federais, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A As fundações federais deverão efetuar as retenções na fonte do Imposto sobre a Renda (IR), da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição para o PIS/Pasep sobre os pagamentos que efetuarem às pessoas jurídicas, pelo fornecimento de bens ou prestação de serviços em gerais.
  • B Não serão retidos os valores correspondentes ao Imposto de Renda e às contribuições de que trata Instrução Normativa Nº 1234/12, nos pagamentos efetuados a partidos políticos.
  • C Serão retidos os valores correspondentes ao Imposto de Renda e às contribuições de que trata a Instrução Normativa Nº 1234/12, nos pagamentos efetuados a conselhos de fiscalização de profissões regulamentadas.
  • D Os valores retidos deverão ser recolhidos ao Tesouro Nacional pelos entes públicos que efetuarem a retenção até o terceiro dia útil da semana subsequente àquela em que tiver ocorrido o pagamento à pessoa jurídica fornecedora dos bens ou prestadora do serviço.
8

Relacione as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, apresentadas na COLUNA I, com o conceito apresentado na COLUNA II.

COLUNA I

1. Balanço Patrimonial

2. Balanço Financeiro

3. Balanço Orçamentário

4. Demonstração do Fluxo de Caixa

5. Demonstração das Variações Patrimoniais


COLUNA II

( ) Demonstra as despesas e receitas previstas e realizadas.

( ) Evidencia a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraorçamentária, conjugados com os saldos em espécies provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.

( ) Evidencia as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indica o resultado patrimonial do exercício.

( ) Evidencia, qualitativa e quantitativamente a situação patrimonial da entidade pública, por meio de contas representativas do patrimônio público.

( ) Demonstra quais foram as saídas e entradas de dinheiro no caixa durante o período.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A 1 5 3 4 2
  • B 5 3 4 1 2
  • C 4 2 5 3 1
  • D 3 2 5 1 4
9

Com relação às Demonstrações Contábeis Aplicadas ao setor público, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A As variações quantitativas, evidenciadas na Demonstração das Variações Patrimoniais, são decorrentes de transações no setor público que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido.
  • B O Balanço Financeiro demonstra as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.
  • C Em sua estrutura, o Balanço Orçamentário deve evidenciar as receitas por fonte (espécie), e as despesas, por grupo de natureza.
  • D No Balanço Patrimonial, especificamente no grupo do Patrimônio Líquido, deve ser evidenciado o resultado do período segregado dos resultados acumulados de períodos anteriores.
10

A Demonstração dos Fluxos de Caixa proporciona um melhor gerenciamento e controle financeiro dos órgãos e entidades do setor público.

Com relação a essa Demonstração, assinale a alternativa CORRETA.

  • A O fluxo de caixa dos investimentos compreende os ingressos, inclusive decorrentes de receitas originárias e derivadas, e os desembolsos relacionados com a ação pública e os demais fluxos que não se qualificam como de operações ou financiamento.
  • B O fluxo de caixa dos investimentos inclui os recursos relacionados à aquisição e à alienação de ativo não circulante, bem como recebimentos em dinheiro por liquidação de adiantamentos ou amortização de empréstimos concedidos e outras operações da mesma natureza.
  • C Os desembolsos de investimentos correspondem à receita orçamentária arrecadada referente à alienação de ativo não circulante ou de amortização de empréstimos concedidos. Inclui, ainda, as transferências intra e intergovernamentais com a finalidade de atender a dispêndios de investimento.
  • D As transferências intergovernamentais referem-se às movimentações de recursos financeiros entre órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta.
11

As variações patrimoniais são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando ou não o seu resultado.

Sobre as variações patrimoniais, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A O resultado patrimonial do período é apurado pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas.
  • B As variações patrimoniais qualitativas são aquelas decorrentes de transações no setor público que alteram a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimônio líquido.
  • C Valores referentes a juros incorridos e despesas bancárias se referem a variações patrimoniais diminutivas com operações financeiras.
  • D A compra de um veículo é exemplo de variação patrimonial quantitativa.
12

Os Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPG) apresentam informações financeiras e não financeiras sobre fenômenos econômicos, além de outros fenômenos. E as características qualitativas da informação incluída nos RCPGs são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil.

Com relação a essas características qualitativas, considere as afirmativas a seguir.

I. As características qualitativas da informação incluída nos RCPGs são a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade.

II. Compõem as características qualitativas dos RCPGs a materialidade, o custo-benefício e o alcance do equilíbrio apropriado entre as características qualitativas.

III. A informação apresentada nos RCPGs deve estar completa, neutra e livre de erro material tanto quanto possível, embora, na prática, pode não ser possível ter certeza ou saber se a informação apresentada nos RCPGs está completa, neutra e livre de erro material.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A I e II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I, apenas.
  • D I e III, apenas.
13

De acordo com a Lei Nº 4.320, de 17 de março de 1964, a Lei do Orçamento conterá:

  • A todas as receitas, menos as de operações de crédito autorizadas em lei.
  • B o sumário geral da receita por fontes e da despesa por funções do Governo.
  • C todas as receitas e despesas da Lei de Orçamento, pelos seus valores subtraídos de suas deduções.
  • D as cotas de receitas que uma entidade pública deva transferir a outra, incluindo, como receita, no orçamento da entidade obrigada a transferência e, como despesa, no orçamento da que as deva receber.
14

Com relação ao que consta na Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público (NBC TSP Estrutura Conceitual), considere as afirmativas a seguir.

I. A NBC TSP Estrutura Conceitual estabelece os conceitos que devem ser aplicados no desenvolvimento das demais Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCs TSP) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) destinados às entidades do setor público.

II. No setor público, a principal razão de se manterem ativos imobilizados e outros ativos é voltada para sua capacidade de gerar fluxos de caixa.

III. Em caso de eventual conflito entre essa estrutura conceitual e outras NBCs TSP, prevalecem as disposições específicas vigentes na primeira (estrutura conceitual) em relação às constantes nas outras.

Conforme essa Norma do Conselho Federal de Contabilidade, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C II, apenas.
  • D I e III, apenas.
15

De acordo com a classificação de despesas públicas por categorias econômicas (Despesas Correntes e Despesas de Capital), assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A concessão de empréstimos é classificada como despesas de capital – inversões financeiras.
  • B O valor referente ao pagamento de juros da dívida pública é classificado como despesa corrente – transferências.
  • C O valor relativo ao pagamento de inativos e pensionistas é registrado como despesa corrente – custeio.
  • D A amortização da Dívida Pública é classificada como despesa de capital – transferências.
16

Sobre os estágios (etapas) da receita pública, assinale a alternativa CORRETA.

  • A O reconhecimento da receita orçamentária ocorre no momento do lançamento.
  • B A previsão de receitas é a etapa que antecede a fixação do montante de despesas que irão constar nas leis de orçamento, além de ser base para se estimar as necessidades de financiamento do governo.
  • C O estágio do recolhimento refere-se à entrega, realizada pelos contribuintes ou devedores, aos agentes arrecadadores ou bancos autorizados pelo ente, dos recursos devidos ao Tesouro.
  • D A etapa da arrecadação constitui a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro.
17

O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) foi criado com o objetivo de melhorar a evidenciação dos fenômenos patrimoniais e a busca por um tratamento contábil padronizado dos atos e fatos administrativos no âmbito do setor público.

Com relação ao PCASP, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A O plano de contas de uma entidade tem como objetivo atender, de maneira uniforme e sistematizada, ao registro contábil dos atos e fatos praticados pela entidade.
  • B As contas do PCASP são agrupadas segundo suas funções, possibilitando a realização de análise e interpretação dos resultados econômicos e financeiros do ente público.
  • C Uma das diretrizes do PCASP refere-se à permissão para que os entes detalhem, conforme suas necessidades, os níveis inferiores das contas a partir do nível seguinte ao padronizado.
  • D O campo de aplicação do PCASP abrange todas as entidades governamentais, inclusive as estatais independentes.
18

Sobre Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando os nomes das demonstrações financeiras com suas respectivas composições.

COLUNA I

1. Balanço Orçamentário

2. Balanço Financeiro

3. Balanço Patrimonial

4. Demonstração dos Fluxos de Caixa

COLUNA II

( ) Quadro Principal; Quadro dos Ativos e Passivos Financeiros e Permanentes; Quadro das Contas de Compensação (controle); e Quadro do Superávit / Déficit Financeiro.

( ) Quadro Principal; Quadro de Receitas Derivadas e Originárias; Quadro de Transferências Recebidas e Concedidas; Quadro de Desembolsos de Pessoal e Demais Despesas por Função; e Quadro de Juros e Encargos da Dívida.

( ) Quadro Principal; Quadro da Execução dos Restos a Pagar Não Processados; e Quadro da Execução dos Restos a Pagar Processados.

( ) Um único quadro que evidencia a movimentação financeira das entidades do setor público.

Assinale a sequência CORRETA.



  • A 3 4 1 2
  • B 4 1 3 2
  • C 1 2 4 3
  • D 1 3 2 4
19

No âmbito das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, há várias normas específicas, dentre elas, a NBC T 16.2, a NBC T 16.3 e a NBC T 16.4. Aquela estabelece o conceito de patrimônio público, sua classificação sob o enfoque contábil, o conceito e a estrutura do sistema de informação contábil. Essa estabelece as bases para controle contábil do planejamento desenvolvido pelas entidades do setor público, expresso em planos hierarquicamente interligados. Esta estabelece conceitos, natureza e tipicidades das transações no setor público. Quanto a essas três normas, é incorreto afirmar:

  • A As variações patrimoniais que afetem o patrimônio líquido devem manter correlação com as respectivas contas patrimoniais. Deve-se entender por correlação a vinculação entre as contas de resultado e as patrimoniais, de forma a permitir a identificação dos efeitos nas contas patrimoniais produzidos pela movimentação das contas de resultado.
  • B O subsistema de informações de compensação registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos resultaram em modificações no patrimônio da entidade do setor público, aqueles com funções específicas de controle, bem como aqueles não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do resultado.
  • C O sistema contábil representa a estrutura de informações sobre identificação, mensuração, registro, controle, evidenciação e avaliação dos atos e dos fatos da gestão do patrimônio público, com o objetivo de orientar e suprir o processo de decisão, a prestação de contas e a instrumentalização do controle social.
  • D As informações dos planos hierarquicamente interligados devem ser detalhadas por ano,ações, valores e metas. Na avaliação da execução dos planos hierarquicamente interligados, devem ser evidenciadas as eventuais restrições ocorridas e o seu respectivo impacto.
20

Tomando como base os preceitos da NBC T 16.5, aprovada pela Res. Nº 1.132/08 do Conselho Federal de Contabilidade, analise as afirmativas a seguir sobre os critérios para o registro contábil dos atos e dos fatos que afetam ou possam vir a afetar o patrimônio das entidades do setor público e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) Uma das características do registro e da informação contábil no setor público é a Imparcialidade, ou seja, os registros contábeis e as informações apresentadas devem reconhecer os fenômenos patrimoniais em sua totalidade, não podendo ser omitidas quaisquer partes do fato gerador. ( ) A entidade do setor público deve manter sistema de informação contábil refletido em plano de contas que inclua a terminologia de todas as contas e sua adequada codificação, bem como a identificação do subsistema a que pertence, a natureza e o grau de desdobramento, possibilitando os registros de valores e a integração dos subsistemas. ( ) Os registros contábeis devem ser efetuados de forma analítica, refletindo a transação constante em documento hábil, em consonância com os Princípios de Contabilidade. No caso de registros extemporâneos, devem consignar, nos seus históricos, as datas efetivas das ocorrências e a razão do atraso. ( ) Para os atos da administração com potencial de modificar o patrimônio da entidade, os documentos em papel podem ser digitalizados e armazenados em meio eletrônico ou magnético, desde que assinados e autenticados, em observância à Norma Brasileira de Contabilidade que trata da escrituração em forma eletrônica. Assinale a sequência CORRETA.

  • A V F V F
  • B F V F V
  • C V F F V
  • D F V V F

Português

21

Leia o texto a seguir.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Esse texto apresenta problemas no que diz respeito à sua


  • A coesão.
  • B coerência.
  • C adequação linguística.
  • D sintaxe.
22

Leia o texto a seguir.


Amou daquela vez como se fosse a última

Beijou sua mulher como se fosse a última

E cada filho seu como se fosse o único

E atravessou a rua com seu passo tímido


Subiu a construção como se fosse máquina

Ergueu no patamar quatro paredes sólidas

Tijolo com tijolo num desenho mágico

Seus olhos embotados de cimento e lágrima


Sentou pra descansar como se fosse sábado

Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe

Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago

Dançou e gargalhou como se ouvisse música


E tropeçou no céu como se fosse um bêbado


E flutuou no ar como se fosse um pássaro

E se acabou no chão feito um pacote flácido

Agonizou no meio do passeio público


Morreu na contramão, atrapalhando o tráfego

[...] (“Construção” – Chico Buarque)


Quanto à relação entre o gênero desse texto e sua tipologia, assinale a alternativa correta.

  • A Trata-se de um poema que qualifica um evento, portanto, é um texto de tipo descritivo.
  • B O texto é uma crônica que apresenta um fato do cotidiano, o que qualifica a tipologia como dissertativa expositiva.
  • C “Construção” é um conto, que brevemente analisa uma história em um contexto social, portanto, a tipologia é dissertativa argumentativa.
  • D Quanto ao gênero, trata-se de uma letra de música que narra um evento ocorrido com um personagem, sendo, então, do tipo textual narrativo.
23

Leia o trecho a seguir.

“A máquina eletromecânica que ele inventou durante a Segunda Guerra, a “máquina de Turing”, ajudou a decifrar os códigos criptografados pela máquina Enigma, usada pela marinha da Alemanha nazista. A invenção de Turing é apontada como um dos motivos da vitória dos Aliados e é considerada um fator para a guerra não ter se estendido ainda por mais anos – o que causaria ainda mais mortes.”

Disponível em: <tinyurl.com/y6466rkk>.Acesso em: 24 jul. 2019

Os pares de verbos / locuções verbais nos quais se tem ambos os verbos conjugados no pretérito prefeito são:

  • A Usada / é apontada.
  • B Ajudou / inventou.
  • C Causaria / Usada.
  • D É considerada / É apontada.
24

Saiba por que o canudinho, vilão ecológico da vez, não merece a má reputação


O canudo de plástico é o vilão da vez. Em defesa do meio ambiente, alguns restaurantes estão substituindo o objeto por opções duráveis, ou até mesmo retirando-os de circulação. No Legislativo, porém, estão surgindo propostas sem meio-termo: querem banir o objeto de cidades inteiras, com sanções a estabelecimentos que desrespeitarem a norma, como em Curitiba e no Rio de Janeiro. Essas iniciativas que começam a se multiplicar no Brasil fazem parte de uma onda global contra o pequeno artefato, que ganhou impulso após as imagens chocantes de uma tartaruga marinha com um canudo preso no nariz, em um vídeo que circula desde 2015.

A quantidade de plásticos que vai parar nos oceanos é um problema ambiental mundial, e o canudo é um dos principais itens jogados na costa litorânea, mas a guerra declarada contra um único produto está banalizando o debate e escondendo o principal: o responsável pela poluição não é um objeto e nem o conjunto deles, mas sim o ser humano, que não sabe dar a destinação correta aos seus resíduos.

O canudinho é, de fato, desnecessário na maioria dos casos, e por isso sua demonização ganhou terreno tão facilmente. Mas a campanha contra é tão forte que já foi contaminada até por fake news, como as que dizem que o objeto não é fácil de se reciclar e que, mesmo quando ele é corretamente jogado fora, pode ser levado pelo vento, sem dados que embasem essas afirmações. Mas o canudo, formado basicamente por polipropileno, um derivado do petróleo, é um item reciclável, e na economia circular serve de matéria-prima para vários outros itens de plástico.

Segundo o economista Christian Luiz da Silva, professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campanhas como a essa contra o canudo são movimentadas por um interesse comercial que tem respaldo na defesa do meio ambiente. “Um bar que deixa de usar canudo passa a ter redução de custos, e isso cabe bem dentro de um discurso ambiental. Não que esteja errado, mas é uma gota no oceano”, observa ele, que realiza pesquisas referentes à gestão dos resíduos sólidos.

[...]

De todo modo, o uso consciente do canudo e de qualquer plástico é defendido pelos especialistas. “Precisamos replicar o comportamento. Se não fixarmos, vira moda, e só voltaremos a nos preocupar com isso até que apareça outra tartaruga que nos choque”, opina Cláudio Gonçalves Tiago, do Cebimar. Ele diz que a educação é fundamental, no seu sentido amplo, não só nas questões ambientais. Para Silvia Rolim, o canudo é um símbolo emblemático, mas só ele não resolve.

“Você pode reduzir o uso de todos os produtos, e com isso sim, se todos tivermos essa consciência, vai ter menos lixo no mundo”. Mas todos criticam a proibição e as penalidades impostas.

[...]

Disponível em:<https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/saiba-por-que-o-canudinho-vilao-ecologico-da-vez-nao-merece-a-ma-reputacao-1xkl89fgu33gzffofghbw7nbq/>  . Acesso em: 22 jul. 2019.

Analise o anúncio a seguir.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Em uma relação comparativa com o texto em questão, é correto afirmar que esse anúncio

  • A reitera a ideia central do texto, pois aborda o canudo de plástico como a maior ameaça à fauna marinha, em consonância com a defesa desse objeto como “vilão da vez”.
  • B aponta para a crítica realizada no texto, ao comparar, ironicamente, o canudo plástico ao “maior predador dos oceanos”, mostrando o exagero da perseguição a esse objeto.
  • C não está em consonância com a ideia central do texto, pois a imagem coloca o canudo plástico como o maior poluidor dos oceanos, e o texto aponta outros problemas além desse.
  • D discorda da ideia central do texto, uma vez que, pela forma como a figura da tartaruga foi utilizada, o anúncio a coloca como o maior predador dos oceanos, o que não é defendido pelo texto.
25

Leia o texto a seguir.


“Tu és divina e graciosa

Estátua majestosa

Do amor, por Deus esculturada

E formada com ardor

Da alma da mais linda flor

De mais ativo olor

Que na vida é preferida

Pelo beija-flor [...]”

(Alfredo Da Rocha Vianna Filho – Rosa)


Assinale a alternativa em que estão corretamente relacionadas a classe das palavras destacadas e a tipologia do texto em questão.

  • A Trata-se de advérbios, muito presentes em textos do tipo narrativo, por qualificarem os verbos responsáveis pelo desenvolvimento da história.
  • B São adjetivos, comuns em textos descritivos, pois conferem caracterização aos substantivos, permitindo ao leitor imaginar aquilo que é descrito.
  • C As palavras destacadas são conectivos, responsáveis por realizar a ligação entre uma ideia e outra e manter a coesão dos textos dissertativos.
  • D Em destaque tem-se verbos de ação, que funcionam nos textos injuntivos com o objetivo de instruir o leitor na realização de alguma atividade.
26

Leia o trecho a seguir.

“Além de comemorar sua indicação na categoria de melhor ator por sua atuação na série Chernobyl, Jared Harris falou sobre o que o atraiu para a trágica história, assim como sua opinião sobre as pessoas que usaram o local do desastre para tirar fotos para o Instagram.”

Disponível em: <https://tinyurl.com/y2my2tna>.Acesso em: 18 jul. 2019 (Adaptação).

A respeito do termo destacado, é correto afirmar que se trata de um

  • A pronome oblíquo, que retoma o substantivo próprio “Jared Harris”.
  • B artigo definido, que retoma o termo “melhor ator”.
  • C artigo indefinido, que retoma “Chernobyl".
  • D pronome subentendido, que retoma o termo “ele”.
27

Leia o texto a seguir.


“Mas quando vem a volta, o homem se arruma

Faz barba, lava o carro, se banha e se perfuma

E liga pro amigo que tanto lhe deu força

E jura nunca mais vai perder essa moça.”

(“Dois Corações e uma História” – Zezé di Camargo & Luciano)


Em relação aos verbos destacados, é correto afirmar que indicam uma ação

  • A em continuidade.
  • B que ocorreu e se findou no passado.
  • C que pode ou não ocorrer.
  • D desempenhada e sofrida pelo mesmo sujeito.
28

Leia o texto a seguir. “[...] O Restaurante Arturito, da chef Paola Carosella, foi reformado em 2013 para se tornar menos formal. O ambiente mantém uma atmosfera elegante – embora sem formalidades. Mas mesmo assim, Juliana Kataoka disse que até botou uma “roupinha melhor” para ir jantar lá. “Não que o atendimento fosse empolado, mas todo mundo lá tem cara de quem tem dinheiro”. A especialidade mais citada da casa são as empanadas saltenhas, receita típica da Argentina, terra natal da chef. Mas a equipe não achou nada demais nelas. As entradas preferidas foram o choripan, um cachorro-quente argentino feito de linguiça artesanal, e o crostini de berinjela defumada, ricota artesanal e oliva crudo. “Para falar a verdade, eu não sabia direito o que era um crostini, então o pão embaixo foi uma surpresa -- muito agradável, porque contrastou com as texturas molinhas da berinjela defumada e da ricota artesanal que acompanha tudo, bem temperadinho com pimenta”, diz Clarissa. [...] Os pratos do Arturito são deliciosos e tem algo que fica entre o elegante e o rústico, mas sem afetação. É um ótimo lugar para levar alguém que você precisa impressionar, tipo um chefe, um potencial cliente ou até mesmo um futuro namorado. A equipe que foi neste dia voltaria ao restaurante, mas logo no começo do mês e pedindo os pratos certos; nem tudo vale o preço para quem faz as contas na ponta do lápis para fechar o cartão.” Disponível em: <https://tinyurl.com/y6lrvboy>. Acesso em: 17 jul. 2019 (Adaptação).
Analise as afirmativas a seguir, assim como a relação proposta entre elas.
I. Trata-se de um artigo de opinião, PORQUE II. o texto descreve o objeto analisado – no caso, a experiência em um restaurante – e expressa e justifica a opinião crítica do autor a respeito de tal objeto.
Assinale a alternativa correta.

  • A A afirmativa I está correta, e a II está incorreta.
  • B A afirmativa I está incorreta, e a II está correta.
  • C Ambas as afirmativas estão corretas, e a II é justificativa da I.
  • D Ambas as afirmativas estão corretas, mas a II não é justificativa da I.
29

Leia a sentença a seguir.


“Nosso interlocutor de pesquisa queria sentir o efêmero prazer e poder proporcionados pela compra de um objeto de status.”

Disponível em:<https://tinyurl.com/y2l3qbqw> . Acesso em: 23 jul. 2019 (Adaptação).


O acento na palavra destacada ocorre pela mesma regra de acentuação observada em:

  • A Metafísica.
  • B Álbum.
  • C Amável.
  • D Bisavó.
30

                                      Óleo de rícino


Trinta anos atrás, uma senhora que sofria de reumatismo me contou ter sido tratada com óleo de rícino. Duas vezes por semana, ela ia ao consultório, e o médico perguntava: “Hoje a senhora prefere o vermelho ou o alaranjado?”. Vermelha era a cor no pote que continha óleo de rícino com groselha; no outro, o óleo vinha misturado com essência de laranja, para disfarçar o gosto insuportável do purgativo.

Até aí, nenhuma novidade; em tantos anos de profissão, já vi os tratamentos mais estapafúrdios prescritos tanto por médicos tradicionais como pela autodenominada medicina alternativa; o curioso, nesse caso, é que a receita vinha de um renomado professor universitário, autor de um tratado de clínica médica adotado em várias faculdades. E, mais desconcertante: a senhora estava convencida de que, graças à ação do famigerado óleo, as dores entravam em períodos de acalmia.

Óleo de rícino é dotado de atividade antirreumática? É muito pouco provável que seja, mas a medicina daquele tempo oferecia poucos recursos e não era baseada em evidências experimentais. Os médicos adotavam condutas e receitavam remédios com base em teorias jamais comprovadas cientificamente ou de acordo com ideias pré-concebidas e experiências pessoais. Parte expressiva desse entulho do empirismo ainda se acotovela nas prateleiras das farmácias sob o rótulo de protetores do fígado, fortificantes, revitalizadores, complexos vitamínicos e de mirabolantes associações de panaceias que apregoam, no rádio e na TV, curar males tão diversos quanto falta de memória, fraqueza, irregularidades menstruais, gripes e doenças do fígado.

A explosão do conhecimento científico, que revolucionou a forma de praticar medicina na segunda metade do século 20, implantou o paradigma de que qualquer tratamento médico só pode ser adotado depois de haver demonstrado eficácia estatisticamente significante em estudos conduzidos com absoluto rigor científico. A experiência pessoal ou de terceiros é importante para ajudar o médico a interpretar resultados e referendar ou não as conclusões tiradas nesses estudos, mas não é suficiente para substituí-los.

Por que a exigência desse rigor? Primeiro, porque as doenças evoluem de forma imprevisível: curas e recaídas podem suceder-se sem qualquer relação com o tratamento instituído. Segundo, porque cada organismo reage de acordo com suas idiossincrasias: o remédio que cura um pode matar outro. Terceiro, por causa da existência do efeito placebo, isto é, do alívio que o simples ato de ir ao médico e de tomar remédio pode trazer para algumas pessoas.

O caso da vitamina C é um bom exemplo. Nos anos 1970, o cientista Linus Pauling lançou a ideia de que vitamina C em doses altas melhoraria a imunidade, preveniria gripes, resfriados e até câncer.

Por falta de apenas um, Pauling havia sido agraciado com dois prêmios Nobel: o de Química e o da Paz, mas entendia de medicina tanto quanto eu de pontes e de barragens. 

O resultado foi o uso indiscriminado de vitamina C, porque usuários contumazes que passam dois anos sem gripe atribuem à vitamina o poder protetor; quem teve um resfriado que foi embora em dois ou três dias, enquanto o do vizinho levou cinco, faz o mesmo.

O uso de vitamina C alardeado por Pauling ainda rende centenas de milhões de dólares em vendas anuais, mas não foi suficiente para livrá-lo do câncer de próstata no fim da vida nem demonstrou qualquer eficácia na prevenção ou tratamento de gripes e resfriados, em nenhum estudo realizado.

[...]

A medicina baseada em evidências decretou o fim do médico lacônico, que impõe tratamentos prescritos em hieróglifos. Na medicina moderna, o papel do profissional é apresentar as evidências e ajudar o doente a decidir qual das opções é a mais adequada para seu caso.

Disponível em:<https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/oleo-de-ricino/>. Acesso em: 22 jul. 2019.

Quando o texto afirma que “A medicina baseada em evidências decretou o fim do médico lacônico, que impõe tratamentos prescritos em hieróglifos.”, é correto afirmar que o termo “hieróglifo” é tomado em seu sentido

  • A figurado, pois aqui se intenciona remeter a uma prescrição enigmática, que não é comunicada com clareza ao paciente.
  • B literal, pois o objetivo aqui é referenciar uma prática antiga, apontando para o caráter arcaico dos médicos antigos.
  • C figurado, pois o termo é tomado em seu sentido primeiro: o sistema de escrita empregado no Egito antigo.
  • D literal, pois o texto faz uma comparação implícita entre os hieróglifos egípcios e a caligrafia dos médicos, notoriamente indistinguível.

Raciocínio Lógico

31

Analise a sequência a seguir:
21, 27, 33, 39, ...
Qual é o nono termo dessa sequência?

  • A 51
  • B 57
  • C 63
  • D 69
32

Num grupo de 50 pessoas, 23 trabalham, 37 estudam e 20 trabalham e estudam.


O número de pessoas que não trabalham e não estudam é:

  • A 10
  • B 17
  • C 20
  • D 23
33

Numa turma com 40 alunos, 22 alunos ficaram de recuperação: 17 em Química e 13 em Física.
O número de alunos que estão de recuperação nas duas disciplinas é:

  • A 8 alunos.
  • B 10 alunos.
  • C 13 alunos.
  • D 17 alunos.
34

Observe os números a seguir.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Considere as pistas a seguir para a escolha de um desses números apresentados.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


A partir das pistas apresentadas, qual desses números será escolhido?

  • A 281.
  • B 542.
  • C 408.
  • D 653.
35

Observe a tabela que mostra o resultado de uma pesquisa de mercado feita por um sacolão para identificar a preferência de seus fregueses na compra de legumes, verduras e frutas.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


O número de entrevistados foi:

  • A 128.
  • B 151.
  • C 284.
  • D 385.
36

Lucas e Larissa estudam Geografia e História do seguinte modo:


▪ Ele estuda Geografia nas quartas, quintas e sextas-feiras e História nos outros dias da semana; e

▪ ela estuda Geografia nos domingos, nas segundas e nas terças-feiras e História no resto da semana.


Num certo dia da semana, porém, ambos podem declarar: “Amanhã é dia de estudar História”.


Com base nessas informações, pode-se afirmar que tanto Lucas quanto Larissa estudam História na(o):

  • A quarta-feira.
  • B quinta-feira.
  • C sexta-feira.
  • D sábado.
37

Observe a sequência numérica a seguir.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


O número que completa essa sequência é:

  • A 11 520.
  • B 10 080.
  • C 8 640.
  • D 7 200.
38

Observe a sequência de figuras.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Continuando a sequência e usando o mesmo padrão apresentado, qual será a 4ª figura?

  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
39

Aproximadamente 13% da população brasileira é obesa. Uma pesquisa prevê que essa população pode crescer até 2020, chegando a 20% da população. Se essa previsão se realizar, a porcentagem de obesos no Brasil crescerá, aproximadamente:

  • A 7%.
  • B 15,4%.
  • C 54%
  • D 154%.
40

Um torneio de futebol criou uma contagem particular de pontos. Nesse torneio, quando um time, em 3 jogos, obtém uma vitória, uma derrota e um empate, ele soma 7 pontos. Nesse torneio, depois de 6 jogos, o time A tinha: 2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, somando 13 pontos. Já o time B tinha: 4 vitórias, 2 empates e nenhuma derrota, somando 20 pontos.

Assim, nesse torneio, cada vitória vale:

  • A 1 ponto.
  • B 2 pontos.
  • C 3 pontos.
  • D 4 pontos.