Resolver o Simulado Nosso Rumo - Nível Superior

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Matemática

1
Um hexágono regular inscrito numa circunferência (figura abaixo) possui 18cm de diâmetro. Portanto, qual é o seu perímetro em cm?

  • A 96 cm.
  • B 36 cm.
  • C 54 cm.
  • D Nenhuma das alternativas.
2

Lista de símbolos:

Condicional

 Bicondicional 

∧ Conector “e”

∨ Conector “ou”

 Conector “ou” exclusivo

¬ Negação da proposição 

O valor máximo da função ƒ(x)= -x2 + 16 é:

  • A -1.
  • B 0.
  • C 16.
  • D 17.
  • E 18.
3

Lista de símbolos:

Condicional

 Bicondicional 

∧ Conector “e”

∨ Conector “ou”

 Conector “ou” exclusivo

¬ Negação da proposição 

O perímetro de um triângulo equilátero de área 25√3 é:
  • A 10.
  • B 15.
  • C 20.
  • D 25.
  • E 30.
4
Em uma unidade de ensino as quedas de energia são frequentes em determinada época do ano. Neste período a probabilidade de ocorrer uma queda é de 5%, a unidade de ensino conta também com um gerador de energia movido a diesel, este porém tem também 7% de probabilidade de não funcionar quando acionado. Qual a probabilidade de que neste período ocorra uma queda de energia e que o gerador não funcione?
  • A 12%.
  • B 35%.
  • C 2%.
  • D 0,35%.
  • E 5%.
5

Um recipiente com capacidade máxima de 16 litros é totalmente cheio com água. Em seguida, 4 litros de água são retirados desse recipiente e substituídos por 4 litros de um produto químico que não contém água em sua composição, obtendo-se uma mistura homogênea de água e produto químico. Depois, 4 litros dessa mistura são retirados e substituídos por 4 litros do produto químico. Nesse momento, a fração que representa a parte de água no recipiente é

  • A 1/2
  • B 9/16
  • C 5/8
  • D 11/16
  • E 3/4
6

Em um jogo de pôquer, independentemente do valor das fichas, uma ficha preta equivale a 5 fichas verdes, uma verde equivale a duas azuis, uma azul equivale a 2 vermelhas e uma vermelha a 5 brancas. Dessa forma, 8 fichas verdes são equivalentes a

  • A 1 preta, 5 azuis e 2 vermelhas.
  • B 1 preta, 5 azuis e 5 brancas.
  • C 1 preta, 5 azuis e 15 brancas.
  • D 10 azuis, 10 vermelhas e 5 brancas.
  • E 10 azuis, 15 vermelhas e 10 brancas.
7

Alberto, Breno e Carlos têm, ao todo, 40 figurinhas. Alberto e Breno têm a mesma quantidade de figurinhas e Carlos tem a metade da quantidade de figurinhas de Breno. A quantidade de figurinhas que Alberto e Carlos têm juntos é

  • A 16
  • B 8
  • C 24
  • D 32
  • E 20
8

Os inscritos em um congresso receberam crachás com identificações que começam pelas letras A ou B, seguidas de três números. Do total de inscritos, 3/7 receberam crachás com a letra A. Em uma palestra 2/5 dos inscritos que receberam crachás com a letra A compareceram e todos os inscritos que receberam crachás com a letra B também compareceram. Havia 260 participantes nessa palestra. O total de inscritos nesse congresso é de

  • A 300
  • B 520
  • C 560
  • D 350
  • E 260
9

Marco sempre se atrasa. A esposa de Marco pediu que ele levasse seu filho à escola e adiantou o relógio de Marco em 10 minutos, sem que ele soubesse, para evitar atraso. Marco deixou seu filho na escola acreditando que tinha se atrasado em 8 minutos, porém, de fato ele estava

  • A 2 minutos adiantado.
  • B 2 minutos atrasado.
  • C 18 minutos atrasado.
  • D 18 minutos adiantado.
  • E 4 minutos adiantado.
10

Em um concurso com 5 vagas, os candidatos aprovados serão alocados, cada um, em um dos municípios A, B, C, D ou E. O primeiro colocado foi designado para o município A. O número de possíveis alocações dos outros candidatos aprovados é

  • A 120
  • B 24
  • C 30
  • D 6
  • E 4

Português

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Observe as figuras de linguagem das frases abaixo e assinale a alternativa que classifica-as, respectivamente, de forma CORRETA: I- Transformou sua vida de água a vinho. II- O carro voava pela rodovia, naquela manhã chuvosa. III- Infelizmente, seu filho não atingiu as notas necessárias nessa prova. IV- A Amazônia chora devido aos desmatamentos.
  • A Antítese, hipérbole, eufemismo, prosopopeia.
  • B Eufemismo, hipérbole, gradação, prosopopeia.
  • C Prosopopeia, antítese, eufemismo, prosopopeia.
  • D Nenhuma das alternativas.
12
Assinale a alternativa em que o sinal indicativo da crase está INCORRETO.
  • A À noite, todos caminhavam à frente do andor, fervorosos de uma fé inabalável.
  • B A cem milhas horárias, o grupo encontrará uma encruzilhada à esquerda, a meia hora daqui.
  • C Responda à Vossa Alteza com o respeito à que está acostumado.
  • D Nenhuma das alternativas.
13
Considerando o trecho- “Um policial à paisana trocou tiros com dois homens que tentavam assaltar um ônibus.”, assinale a frase em que a frase se enquadra na mesma regra do uso do sinal indicativo de crase:
  • A O povo mostrou-se resistente às mudanças feitas pelo governo.
  • B Einstein, com sua excelsa genialidade, estava à frente de seu tempo.
  • C Fez uma poesia à Drummond, vestiu-se à Versace e caminhou pela rua deserta.
  • D Nenhuma das alternativas.
14
Assinale a frase em que a regência do verbo respeita a norma-padrão:
  • A Lembrei-me dos turbulentos momentos de minha adolescência.
  • B Os técnicos avisaram aos jogadores o horário do treino.
  • C Não se deve desobedecer as leis de trânsito.
  • D Nenhuma das alternativas.
15
Sobre concordância verbal, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases a seguir: Já____ muitos meses que não se viam, porém ____muitas possibilidades que ainda ____ e vivam felizes.
  • A devem fazer, tem, se apaixone
  • B deve fazer, há, se apaixonem
  • C fazem, há, se apaixonem
  • D Nenhuma das alternativas.
16
Nas palavras abaixo, a grafia de ambas as palavras está CORRETA em:
  • A Meretíssimo / admissão.
  • B Beneficiente / distensão.
  • C Adivinhar / encharcar.
  • D Nenhuma das alternativas.
17
Na frase : “Tenho uma vaga lembrança dos três meninos correndo pelo pátio da escola.” O trecho destacado refere- se ao:
  • A Objeto indireto.
  • B Adjunto adnominal.
  • C Complemento nominal.
  • D Nenhuma das alternativas.
18
Leia a frase: Está chovendo bastante, desse modo as flores estão floridas. Assinale a alternativa CORRETA quanto ao tipo de conjunção da expressão sublinhada:
  • A Alternativa.
  • B Concessiva.
  • C Conclusiva.
  • D Nenhuma das alternativas.
19
Assinale a alternativa em que todas as palavras são polissílabas:
  • A Televisão, indiferença, plástico.
  • B Telefonema, enfraquecer, universidade.
  • C Colecionadores, sustento, terraço.
  • D Nenhuma das alternativas.
20

Texto 2



No segundo quadrinho, na oração “porque não sei jogar bola”, tem-se uma conjunção _________________, que poderia ser substituída por ___________, desde que ___________ alterações no período.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A explicativa – pois – se façam
  • B explicativa – pois – não se façam
  • C explicativa – por conseguinte – não se façam
  • D conclusiva – por conseguinte – não se façam
  • E conclusiva – pois – se façam

Pedagogia

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As normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do Instituto Federal do Paraná em sua concepção dispõe que, no processo pedagógico, estudantes e docentes são sujeitos ativos, seres humanos históricos, imersos numa cultura, que apresentam características particulares de vida, e devem atuar de forma consciente no processo de ensino-aprendizagem:


Assinale a alternativa CORRETA que corresponde aos princípios de avaliação do IFPR:

  • A Os conteúdos matemáticos; linguagem oral e escrita; linguagem técnica; linguagem corporal; a pesquisa e a extensão.
  • B Investigação; Auto avaliação; exclusão; dependência dos estudantes e democracia.
  • C Investigação; Reflexão; intervenção; desenvolvimento da autonomia dos estudantes; inclusão social e democracia.
  • D Pesquisa e extensão; ensino e aprendizagem; ciência e tecnologia; dedicação exclusiva; Auto avaliação e investigação.
  • E Atividades de manutenção do ensino; atividades de apoio ao ensino; investigação; pesquisa; extensão; participação em cursos EaD e dedicação exclusiva.
22
A inclusão é caracterizada como:
  • A Princípios que visam à aceitação das diferenças individuais, à valorização da contribuição de cada pessoa, à aprendizagem através da cooperação e à convivência dentro da diversidade humana.
  • B Num paradigma divergente dos padrões da sociedade hodierna, trazendo visão distorcida da realidade.
  • C Conjunto de estratégias que possibilitam a entrada da pessoa com deficiência nas escolas.
  • D Discursos oriundos de uma demanda social e educacional.
  • E Habilidades e competências a serem adquiridas pela pessoa com algum tipo de deficiência.
23
A educação é direito de todos, e dever do Estado e da família, sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA:
  • A A educação independe de incentivo e colaboração da sociedade.
  • B A educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
  • C O ensino será ministrado somente com base no princípio da igualdade de condições de acesso.
  • D A educação dispensa a garantia de padrão de qualidade.
  • E A educação não engloba a gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
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Qual a diferença básica entre dificuldades e transtornos de aprendizagem?
  • A Ambos são neurológicos, porém quando o sujeito não consegue estabelecer aproximação adequada com outros sujeitos, passa a ser considerado um transtorno. Há necessidade de acompanhamento por profissionais especializados.
  • B Não há absolutamente nenhuma diferença, pois ambas são atraso no desenvolvimento e na aprendizagem do aluno. Há a necessidade de acompanhamento por profissionais especializados.
  • C Totalmente diferentes, porém ambos podem ser resolvidos apenas com aperfeiçoamento da metodologia empregada em sala de aula e estabelecendo uma boa relação de convívio.
  • D Dificuldade de aprendizagem podem ser resolvidos simplesmente na troca de estratégias metodológicas ou de inter-relação no ambiente escolar, haja vista que se tratam de questões psicopedagógicas. Já o transtorno necessita de acompanhamento de profissionais especializados.
  • E Ambos são derivados de distúrbios de desenvolvimento e podem ser sanados com a utilização de metodologias, acompanhamento psicopedagógico, e medicação quando se fizer necessário.
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Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), assinale a alternativa INCORRETA:
  • A A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, deve ser realizada anualmente, e tem como principal, disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas para a redução da incidência da gravidez na adolescência.
  • B Os detentores da guarda, possuem o prazo de 15 (quinze) dias, para propor a ação de adoção, contado do dia seguinte à data do término do estágio de convivência.
  • C Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes.
  • D A guarda não poderá ser revogada.
  • E A tutela será deferida, nos termos da lei civil, a pessoa de até 18 (dezoito) anos incompletos.
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Os distúrbios de aprendizagem podem ser entendidos como?
  • A Pode ser entendido como um grupo de dificuldades pontuais e específicas, caracterizadas pela presença de uma disfunção neurológica.
  • B Entende-se como uma dificuldade de aprendizagem surgida pela metodologia utilizada erroneamente em sala de aula comum.
  • C Pequenas alterações cognitivas que não interferem no processo ensino aprendizagem de forma significativa.
  • D Falta de habilidades que não foram desenvolvidas no período correto no processo de desenvolvimento do sujeito.
  • E Sintomas decorrentes de dificuldades encontradas na aprendizagem por pertencer a um meio familiar carente, que não propicia condições de desenvolvimento adequadas as necessidades do indivíduo.
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Considera-se objetivo dos Institutos Federais:
  • A Desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo.
  • B Desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica.
  • C Promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais.
  • D Orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos.
  • E Realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade.
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Qual o trabalho do pedagogo com relação a alunos com transtornos funcionais específicos e/ou transtornos psiquiátricos?
  • A Apresentar e intermediar estratégias específicas para os casos que se apresentem no ambiente escolar. Buscar a interação entre família, profissionais especializados e professores para que o processo de ensino aprendizagem aconteça de forma efetiva, preparando também toda a comunidade escolar para receber este aluno.
  • B Fazer a interlocução entre os profissionais especializados e os professores para que o processo ensino aprendizagem ocorra de forma satisfatória.
  • C Trabalhar individualmente com o aluno com algum tipo de transtorno, proporcionando melhor aprendizagem do aluno, interagindo com profissionais especializados e a família deste educando.
  • D Oferecer subsídios pedagógicos que se façam necessários para o processo ensino aprendizagem, buscando técnicas e métodos adequados para o professor ensinar.
  • E Trazer para a escola profissionais especializados para ministrarem cursos e oferecerem subsídios para o trabalho do professor, tornando efetivo o processo de ensino aprendizagem.
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Assinale a alternativa CORRETA. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 2017) a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, dispõe no Art. 36 que: “O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber”:
  • A I - linguagens e suas tecnologias; II - matemática e suas tecnologias; III - ciências da natureza e suas tecnologias; IV - ciências humanas e sociais aplicadas; V - formação técnica e profissional.
  • B I - linguagens e matemática; II - inglês e espanhol; III - tecnologia e informação; IV - ciências exatas e humanas.
  • C I - formação técnica; II - formação matemática; III - formação tecnológica IV - formação científica; V - formação profissional.
  • D I - preparação para o trabalho; II - preparação para linguagens e suas tecnologias; III - preparação para matemática e ciências; IV - estudos das ciências humanas.
  • E I - habilitação em linguagens; II - habilitação em matemática; habilitação nas tecnologias; III - preparação para as ciências da natureza; IV - especialização nas ciências humanas e sociais aplicadas; V - formação técnica e profissional.
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A articulação entre a teoria e a prática no processo de formação docente, fundada no domínio dos conhecimentos científicos e didáticos, contemplando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, na Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, é considerado:
  • A Princípio.
  • B Finalidade.
  • C Tese.
  • D Doutrina.
  • E Significado.
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