Resolver o Simulado Soldado da Polícia Militar - IBFC - Nível Médio

0 / 40

Português

1

Leia com atenção um trecho da matéria “A leitura em cada fase da primeira infância” e responda à questão.


A leitura deve ser uma atividade da escola e da família, começando quando o bebê ainda está no útero. Para você, que atua na Primeira Infância (período da gestação aos seis anos), cabe a tarefa de mostrar aos pais como ler faz bem às crianças, ajudando seus filhos a se tornarem bons leitores.

Quanto mais palavras a criança conhecer, aos dois anos de idade, mais ela estará preparada para vivenciar suas relações sociais e aproveitar a pré-escola, obtendo melhores resultados em leitura e matemática, com mais autocontrole e menos ansiedade. Estas foram as principais conclusões de pesquisadores das universidades do Estado da Pensilvânia, Califórnia Irvine e Columbia (EUA).

Por isso, o papel dos pais é essencial, já que esse contato com a leitura deve começar durante a gestação e se intensificar no dia a dia da família. 

Mas como contar histórias para o feto? Qual o texto mais adequado para um recém-nascido? Poesia também é bom? Dúvidas pertinentes que você pode ajudar a sanar, dando algumas orientações. No caso de pais “grávidos”, vale a leitura, em voz alta, de livros que eles curtam, assim como cantar, recitar poemas e conversar com o bebê, acariciando a barriga da mãe.

Para crianças maiores, dos três aos cinco anos, as histórias podem ser mais complexas, como os contos de fadas. A diversidade também é legal. Ler notícias de jornais, revistas, tirinhas de histórias em quadrinhos, tudo é novidade. Estimular a criança a ler para os pais é outra atividade importante e desafiadora.

O importante é que, em qualquer idade, o hábito de ler faça parte do cotidiano da escola e da família, assim como comer, brincar e dormir.

                                                                   (Fonte: Blog Desenvolvimento Infantil)

Com base no texto anterior e na Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta:
  • A As palavras destacadas no trecho a seguir recebem acento gráfco pela mesma regra de acentuação: “família, começando quando o bebê ainda está no útero.”
  • B No trecho “mostrar aos pais como ler faz bem às crianças”, a regência dos verbos destacados é igual, pois ambos pedem a preposição “a”.
  • CQuanto mais palavras a criança conhecer, (...), mais ela estará preparada”, as orações iniciadas pelas conjunções destacadas são Orações Subordinadas Adverbiais Comparativas.
  • D Nos trechos “Por isso, o papel dos pais é essencial”, “Poesia também é bom” e “tudo é novidade” os três termos destacados desempenham a mesma função sintática em suas respectivas orações.
2

Leia a tira de “Níquel Náusea”, criada pelo cartunista brasileiro Fernando Gonsales, para responder à questão.


                    

A partir da interpretação da tira anterior, assinale a alternativa correta.
  • A No primeiro quadrinho, a palavra “chinelo” representa um símbolo de controle, que garante ao seu dono um poder absoluto.
  • B No terceiro quadrinho a oração “Não suporto filosofia barata”, a palavra “barata” é um vocativo, pois faz um chamamento direto à personagem.
  • C A tirinha é construída por um monólogo da barata que está incomodando o rato, o que pode ser explicado pela sua expressão facial.
  • D Os termos “chinelo” e “naftalina”, usados no primeiro e segundo quadrinhos, são adjetivos relacionados ao sujeito “barata”.
3

Leia com atenção um trecho da matéria “A leitura em cada fase da primeira infância” e responda à questão.


A leitura deve ser uma atividade da escola e da família, começando quando o bebê ainda está no útero. Para você, que atua na Primeira Infância (período da gestação aos seis anos), cabe a tarefa de mostrar aos pais como ler faz bem às crianças, ajudando seus filhos a se tornarem bons leitores.

Quanto mais palavras a criança conhecer, aos dois anos de idade, mais ela estará preparada para vivenciar suas relações sociais e aproveitar a pré-escola, obtendo melhores resultados em leitura e matemática, com mais autocontrole e menos ansiedade. Estas foram as principais conclusões de pesquisadores das universidades do Estado da Pensilvânia, Califórnia Irvine e Columbia (EUA).

Por isso, o papel dos pais é essencial, já que esse contato com a leitura deve começar durante a gestação e se intensificar no dia a dia da família. 

Mas como contar histórias para o feto? Qual o texto mais adequado para um recém-nascido? Poesia também é bom? Dúvidas pertinentes que você pode ajudar a sanar, dando algumas orientações. No caso de pais “grávidos”, vale a leitura, em voz alta, de livros que eles curtam, assim como cantar, recitar poemas e conversar com o bebê, acariciando a barriga da mãe.

Para crianças maiores, dos três aos cinco anos, as histórias podem ser mais complexas, como os contos de fadas. A diversidade também é legal. Ler notícias de jornais, revistas, tirinhas de histórias em quadrinhos, tudo é novidade. Estimular a criança a ler para os pais é outra atividade importante e desafiadora.

O importante é que, em qualquer idade, o hábito de ler faça parte do cotidiano da escola e da família, assim como comer, brincar e dormir.

                                                                   (Fonte: Blog Desenvolvimento Infantil)

Analise as orações do período a seguir “Por isso, o papel dos pais é essencial, já que esse contato com a leitura deve começar durante a gestação e se intensificar no dia a dia da família.” e assinale a alternativa correta:
  • A No trecho “Por isso, o papel dos pais é essencial”, a expressão destacada é uma conjunção subordinativa concessiva.
  • B O trecho “já que esse contato com a leitura deve começar durante a gestação” é uma Oração Subordinada Adverbial Causal.
  • C O trecho “e se intensificar no dia a dia da família” é uma Oração Coordenada Assindética.
  • D O período destacado no enunciado é um período Simples.
4

Leia a tira de “Níquel Náusea”, criada pelo cartunista brasileiro Fernando Gonsales, para responder à questão.


                    

De acordo com a tira e a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta:
  • A A palavra “quem” no primeiro quadrinho é um pronome interrogativo.
  • B A palavra “um” no primeiro quadrinho é um artigo indefinido.
  • C A palavra “rolando” no segundo quadrinho é um verbo no infinitivo.
  • D A palavra “suporto” no último quadrinho é um verbo conjugado na primeira pessoa do singular no presente do modo indicativo.
5

De acordo com a leitura atenta do texto acima, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:


I. A utilização dos aparelhos eletrônicos, quando feita a uma distância segura do roteador, a menos de um metro, reduz de forma significativa a intensidade das ondas wi-fi, o que torna ainda mais inofensiva a ação dessas ondas à saúde.

II. O infográfico é um tipo de texto que, normalmente, mistura a linguagem verbal e não-verbal e tem a função de condensar informações importantes presentes no corpo do texto, sintetizando-as para o leitor. De acordo com isso, é possível dizer que o infográfico presente no texto pode responder, por si só, à pergunta feita no título.

III. Alguns tipos de ondas eletromagnéticas podem ser muito nocivos à saúde, dependendo do comprimento das ondas emitidas.

IV. O texto diferencia os tipos de ondas eletromagnéticas: as que podem ou não causar danos à saúde; caracterizando-o como um texto expositivo, em que predominam as sequências narrativas.

  • A Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
  • C Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • D Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
6

Wi-fi faz mal para a saúde?

(adaptado)


As ondas wi-fi, utilizadas para transmitir internet para vários aparelhos móveis como o celular ou o notebook, não apresentam qualquer risco para a saúde, mesmo durante a infância ou gravidez.

Isto acontece porque o tipo de ondas utilizadas é de muito baixa intensidade, sendo até 100 mil vezes mais fracas que as ondas de um micro-ondas, que também não prejudicam a saúde. Além disso, a maior parte dos roteadores ficam a mais de um metro do utilizador, o que reduz para mais de metade a intensidade original.

Desta forma, e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso normal de ondas wi-fi não é capaz de provocar qualquer tipo de alteração no material genético das células e, por isso, também não leva ao desenvolvimento de mutações que possam provocar câncer em adultos ou problemas de desenvolvimento nas crianças.


                        


Tipos de radiação que prejudicam a saúde

As ondas eletromagnéticas capazes de alterar as células e prejudicar a saúde são aquelas que possuem um comprimento de onda inferior ao da luz visível, o que inclui a radiação do sol, conhecida como ondas UV e os raio X, por exemplo. Normalmente a exposição prolongada e sem proteção a este tipo de radiação pode levar ao surgimento de câncer.

No entanto, todos os outros tipos de radiação que possuem comprimento de onda maior, como os infra-vermelhos, as micro-ondas ou as ondas de rádio não conseguem alterar as células e, por isso, são seguros para a saúde.

Dentro desta escala, a ondas de wi-fi possuem um comprimento de onda superior às ondas de raio, o que as torna ainda mais seguras que todas as outras.

                                                                                              (Fonte: Tua Saude) 

De acordo com o texto anterior e com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta:
  • A No trecho “as ondas de um micro-ondas, que também não prejudicam a saúde.”, a oração é classificada como Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.
  • B No trecho “a maior parte dos roteadores ficam a mais de um metro do utilizador”, o verbo destacado também concordaria corretamente com o sujeito a que se refere caso tivesse sido escrito no singular, “fica”.
  • C No trecho “As ondas eletromagnéticas capazes de alterar as células e prejudicar a saúde são aquelas que possuem um comprimento de onda inferior ao da luz visível”, a expressão destacada é uma Oração Subordinada Adjetiva Restritiva.
  • D No trecho “um comprimento de onda superior às ondas de raio”, a expressão destacada é um objeto indireto.
7

Wi-fi faz mal para a saúde?

(adaptado)


As ondas wi-fi, utilizadas para transmitir internet para vários aparelhos móveis como o celular ou o notebook, não apresentam qualquer risco para a saúde, mesmo durante a infância ou gravidez.

Isto acontece porque o tipo de ondas utilizadas é de muito baixa intensidade, sendo até 100 mil vezes mais fracas que as ondas de um micro-ondas, que também não prejudicam a saúde. Além disso, a maior parte dos roteadores ficam a mais de um metro do utilizador, o que reduz para mais de metade a intensidade original.

Desta forma, e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso normal de ondas wi-fi não é capaz de provocar qualquer tipo de alteração no material genético das células e, por isso, também não leva ao desenvolvimento de mutações que possam provocar câncer em adultos ou problemas de desenvolvimento nas crianças.


                        


Tipos de radiação que prejudicam a saúde

As ondas eletromagnéticas capazes de alterar as células e prejudicar a saúde são aquelas que possuem um comprimento de onda inferior ao da luz visível, o que inclui a radiação do sol, conhecida como ondas UV e os raio X, por exemplo. Normalmente a exposição prolongada e sem proteção a este tipo de radiação pode levar ao surgimento de câncer.

No entanto, todos os outros tipos de radiação que possuem comprimento de onda maior, como os infra-vermelhos, as micro-ondas ou as ondas de rádio não conseguem alterar as células e, por isso, são seguros para a saúde.

Dentro desta escala, a ondas de wi-fi possuem um comprimento de onda superior às ondas de raio, o que as torna ainda mais seguras que todas as outras.

                                                                                              (Fonte: Tua Saude) 

O termo destacado no trecho a seguir “o que reduz para mais de metade a intensidade original” deve ser classificado morfologicamente como:
  • A Pronome pessoal do caso oblíquo
  • B Artigo definido
  • C Pronome demonstrativo
  • D Preposição
8
Sobre a interpretação do trecho acima, assinale a alternativa correta.
  • A A narradora relaciona o ato de narrar histórias a uma necessidade ficcional falaciosa, visto que as pessoas sentem necessidade de narrativas mentirosas e de embusteiros de fala hábil.
  • B Ao comparar-se com os judeus que eram transportados em vagões de gado, a narradora busca evidenciar como ela se sente amarrada a uma profissão opressora, quase como uma sentença de morte.
  • C O trecho destacado marca um momento de descoberta da narradora sobre a necessidade que as pessoas têm de ouvirem histórias, e de como sua atuação como narradora de filmes proporcionava a quem a ouvia momentos de prazer e liberdade imaginativa.
  • D Segundo a narradora, os narradores judeus preferiam negar completamente a realidade e criar, sem acesso à paisagem de fora do vagão, mundos ficcionais maravilhosos.
9

Leia com atenção o trecho do livro A contadora de filmes do escritor chileno Hernán Rivera Letelier, traduzido para o português por Eric Nepomuceno e responda à questão.


Naquele tempo descobri que todo mundo gosta que alguém conte histórias. Todos querem sair da realidade um momento e viver esses mundos de ficção dos filmes, das radionovelas, dos romances. Gostam até que alguém lhes conte mentiras, se essas mentiras forem bem contadas. Essa é a razão do êxito dos embusteiros de fala hábil.

Sem nem ter pensado nisso, para eles eu tinha me transformado numa fazedora de ilusões. Numa espécie de fada, como dizia a vizinha. Minhas narrações de filme os tiravam daquele amargo nada que era o deserto, e mesmo que fosse por um instante os transportava a mundos maravilhosos, cheios de amores, sonhos e aventuras. Em vez de vê-los projetados numa tela, em minhas narrações cada um podia imaginar esses mundos ao seu bel prazer.

Certa vez li por aí, ou vi num filme, que quando os judeus eram levados pelos alemães naqueles vagões fechados, de transportar gado – com apenas uma ranhura na parte alta para que entrasse um pouco de ar –, enquanto iam atravessando campos com cheiro de capim úmido, escolhiam o melhor narrador entre eles e, subindo-o em seus ombros, o elevavam até a ranhura para que fosse descrevendo a paisagem e contando o que via conforme o trem avançava.

Eu agora estou convencida de que entre eles deve ter havido muitos que preferiam imaginar as maravilhas contadas pelos companheiro a ter o privilégio de olhar pela ranhura.

Partindo da compreensão do trecho acima e da Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta:
  • A No trecho “o elevavam até a ranhura para que fosse descrevendo a paisagem e contando o que via” é uma Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta.
  • B No trecho “Gostam até que alguém lhes conte mentiras”, a palavra destacada é um objeto indireto.
  • C No trecho “Em vez de vê-los projetados numa tela”, o termo destacado é um objeto direto.
  • D No período “Naquele tempo descobri que todo mundo gosta que alguém conte histórias.”, o trecho destacado é uma Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.
10

Carta ao Leitor

Nunca te vi, sempre te amei


(...)

De todas as tarefas que fazem parte da rotina de redação de Galileu, a mais prazerosa certamente é ler as cartas dos leitores. Os fãs da revista são de fato especiais e suas cartas traduzem isso. São criativos, curiosos, observadores e não deixam passar nada. Fazem perguntas tão difíceis quanto imprevisíveis. Querem saber de tudo: do monstro do Lago Ness ao Projeto Genoma Humano. E não se contentam com respostas pela metade. Ler as dúvidas que aparecem nas cartas, os comentários sobre as reportagens passadas e as sugestões de futuras é gratificante para qualquer jornalista. Ainda mais para nós, jornalistas de Galileu, que adoramos um bom desafio.

Felizmente, a revista conta com uma arma secreta para satisfazer tantas pessoas exigentes. Vou apresentá-la agora: Luiz Francisco Senne, nosso secretário de produção, professor de português, roqueiro, colecionador de discos de vinil e livros usados, e responsável pelo atendimento aos leitores. Kiko, como é muito mais conhecido, sabe também driblar as angústias dos nossos jovens amigos em apuros.

Muitos pedem ajuda a Galileu quando recebem dos professores uma tarefa complicada e não sabem a quem recorrer. Kiko responde delicada mas firmemente: não dá para fazer o trabalho escolar no lugar do aluno (é festa agora?). Mas simpatiza com o drama de leitores como este cuja mensagem é reproduzida acima: “Vocês não poderiam dar uma dica de como ir bem numa prova de física porque o meu cérebro está cansado?” Atendendo ao apelo levado aos repórteres por Kiko, Galileu oferece a seus leitores a matéria “Os cientistas alertam: não deveríamos existir”, do editor Marcelo Ferroni. Ela mostra que a física pode ser criativa em vez de uma aula chata. Quer ver?

                                                  Martha San Juan França, Diretora de Redação 

Leia atentamente ao texto “Nunca te vi, mas sempre te amei” publicado na seção “Carta ao leitor” da revista Galileu e assinale a alternativa correta.
  • A Simpático aos dramas dos leitores, Kiko se recusa a fazer as tarefas dos alunos, principalmente quando se trata de tarefas com questões delicadas e complexas.
  • B No título “nunca te vi, mas sempre te amei”, a palavra “te” faz referência a Martha San Juan França, Diretora de Redação da revista Galileu.
  • C Luiz Francisco Senne é apontado como “professor de português, roqueiro, colecionador de discos de vinil e livros usados”, o que o ajuda a efetivamente ser um excelente responsável pelo atendimento dos leitores.
  • D O trecho “Querem saber de tudo: do monstro do Lago Ness ao Projeto Genoma Humano.” exemplifica a imprevisibilidade temática das perguntas feitas pelos leitores, que abordam assuntos de natureza mítica-fantástica a temas de concreta relevância científica.

Matemática

11

Maria trabalha em um supermercado e no final do dia contou o dinheiro que havia no caixa, conforme quadro:



Nessas condições, ¾ do valor total que havia no caixa corresponde a:

  • A R$ 776,00
  • B R$ 194,00
  • C R$ 582,00
  • D R$ 291,00
12
Paulo recebeu seu 13º salário no valor de R$ 1.800,00 e dividiu aos seus 3 filhos de forma diretamente proporcional às suas idades. Se as idades dos filhos de Paulo são 8, 12 e 20 anos, então é correto afirmar que:
  • A o filho mais novo recebeu R$ 540,00
  • B o filho mais velho recebeu R$ 1080,00
  • C o filho mais velho recebeu o mesmo valor que a soma dos valores recebidos pelos outros dois filhos mais novos
  • D a soma dos valores recebidos pelos dois filhos menores é maior que o valor recebido pelo filho mais velho
13
Sabendo que 40% do preço de um televisor custa R$ 960,00, então o valor do televisor com 10% de desconto é igual a:
  • A R$ 2.160,00
  • B R$ 2.560,00
  • C R$ 1.440,00
  • D R$ 1.920,00
14
José perguntou ao seu avô Pedro, que é professor de matemática, com que idade ele se formou na faculdade. Pedro disse ao neto que sua idade era o produto entre as raízes da equação x2 -10x + 21 = 0. Nessas condições, assinale a alternativa que apresenta a idade que Pedro se formou na faculdade:
  • A 18
  • B 21
  • C 24
  • D 27
15
Dois triângulos retângulos são semelhantes na razão 2/ 3. Se as medidas dos catetos do menor triângulo são 6 cm e 8 cm, então a medida da hipotenusa do maior triângulo, em cm, é:
  • A 12
  • B 15
  • C 10
  • D 18
16
Os pontos de coordenadas (-3, 2) e (1, 10) são elementos de uma função de primeiro grau. Então para que o ponto (x, 6) seja um elemento dessa função,o valor de x deve ser:
  • A – 1
  • B 1
  • C 2
  • D - 2
17
O número 33 está descrito na base decimal. Assinale a alternativa que apresenta esse mesmo número descrito na base 8 (octal):
  • A 14
  • B 37
  • C 55
  • D 41
18
Um número é composto por 3 algarismos sendo que o algarismo da centena é o 7 e o da unidade é o 4. A soma dos possíveis algarismos da dezena desse número de modo que ele seja divisível por 3 é:
  • A 15
  • B 18
  • C 12
  • D 9

Raciocínio Lógico

19
Um comerciante vende balas em pacotinhos, sempre com a mesma quantidade. Ao fazer isso, percebeu que dentre as balas que possuía poderia colocar 8, 12 ou 20 balas em cada pacote. Nessas condições, assinale a alternativa que apresenta o número mínimo de balas que o comerciante dispunha:
  • A 120
  • B 240
  • C 360
  • D 60

Matemática

20
Um azulejista deve cobrir uma parede de forma retangular de dimensões 3 metros por 4,5 metros, ele dispõe de azulejos de forma quadrada com lado medindo 15 cm. Nessas circunstâncias, o número mínimo de peças de azulejo que o azulejista vai precisar para cobrir totalmente a parede é:
  • A 6000
  • B 3000
  • C 900
  • D 600

Noções de Informática

21
Existem vários tipos de redes de computadores. Dentro desse tópico pode-se classificar a tecnologia Bluetooth como sendo uma rede com as características do tipo:
  • A PAN
  • B WAN
  • C MAN
  • D SAN
22

Quanto às principais extensões de arquivos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. JPG, GIF e PNG são as extensões atuais dos típicos arquivos de imagens.

II. BMP e o ZIP são as extensões tradicionais dos arquivos que tiveram compactação.

III. As extensões AVI, MPG e WMV são tipicamente extensões de arquivos de vídeos.

  • A Apenas as afirmativas I e II são tecnicamente verdadeiras
  • B Apenas as afirmativas II e III são tecnicamente verdadeiras
  • C Apenas as afirmativas I e III são tecnicamente verdadeiras
  • D As afirmativas I, II e III são tecnicamente verdadeiras
23
Tanto para a Internet como para a Intranet, quando existe a necessidade de transferir dados e arquivos, utiliza-se basicamente do protocolo:
  • A TCP
  • B FTP
  • C HTTP
  • D SMTP
24
Este tipo de dispositivo de armazenamento de dados é o mais recente. Utiliza de uma tecnologia conhecida como memórias de estado sólido, por não possuir partes móveis, apenas circuitos eletrônicos que não precisam se movimentar para ler ou gravar informações:
  • A DVD
  • B SSD
  • C HDD
  • D DVR
25

Relacione a coluna da esquerda com o respectivo componente da coluna da direita:


(1) Hardware

(2) Software


(A) banco de dados.

(B) memórias RAM e ROM.

(C) placa-mãe

(D) editor de texto.

  • A 1AD - 2BC
  • B 1AC - 2BD
  • C 1BD - 2AC
  • D 1BC - 2AD
26

Quanto ao pacote Microsoft Office, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) o MS-POWERPOINT é um gerenciador de contas de email, muito usado em cargos que dependem da comunicação por email no dia a dia profissional.

( ) o MS-EXCEL é ideal, por exemplo, para o controle de fluxo de caixa, contabilidade, análise de dados estatísticos, planejamento de despesas e cálculo de preços.

( ) o MS-WORD além de suportar textos, permite a integração de outros formatos no mesmo documento, como tabelas, desenhos, gráficos, imagens e links da internet.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A V, F, F
  • B V, V, F
  • C F, V, V
  • D F, F, V
27
Na célula H5 de uma planilha eletrônica da Microsoft temos especificamente a seguinte fórmula: =SOMA(C5:G5;C6:G6). Essa fórmula seria equivalente a fazer:
  • A =SOMA(C5:G6) + SOMA(C6:G5)
  • B =SOMA(C5:C6) + SOMA(G5:G6)
  • C =SOMA(G5:C6) + SOMA(G5:C6)
  • D =SOMA(C5:G5) + SOMA(C6:G6)
28
Nas últimas versões, em português, do editor de texto MS-WORD, encontramos na aba denominada “Página Inicial” recursos como por exemplo:
  • A colocar imagem Nota de Rodapé e inserir ou atualizar o Sumário
  • B definir bordas e também quebra de texto automático
  • C inserir imagens e gráficos, assim como de Clip-Arts
  • D alinhar texto e aplicar negrito no texto selecionado
29
No editor de apresentações e audiovisual da Microsoft, existe um slide especial denominado “Slide Mestre”, que tem como principal utilidade a de:
  • A ter um resumo sintético e geral de todos os slides desenvolvidos para uma apresentação
  • B armazenar, ao longo do tempo, as principais imagens e fontes já utilizadas em outras apresentações
  • C que todos os slides contenham as mesmas fontes e imagens (como logotipos) especificados no Slide Mestre
  • D slide padrão que a própria Microsoft recomenda para formatar todos os slides conforme o tipo de apresentação
30

“Não importa que se trate de um desktop, um laptop, um smartphone ou um video game, todo computador moderno necessita de um sistema operacional. É o software mais básico no computador que se posiciona entre os softwares e o hardware, distribuindo memória e recursos computacionais aos aplicativos, operando sobre arquivos e realizando regras de segurança.”,

Steven Melendez - https://smallbusiness.chron.com (tradução livre).


Assinale a alternativa que contém os nomes populares de três sistemas operacionais.

  • A Windows NT, Microsoft Office e Google
  • B Fortran, Chrome e Python
  • C Firefox, Chrome e Opera
  • D Windows NT, Linux e Mac OS

Raciocínio Lógico

31
Dentre as alternativas, a única incorreta é:
  • A o elemento neutro da multiplicação de números inteiros é o número 1
  • B o elemento simétrico da adição de números inteiros é o número 0
  • C o conjunto {-4, -2, -1, +1, +2, +4} representa o conjunto de todos os divisores inteiros do número 4
  • D o conjunto de todos os múltiplos inteiros do número 4 é infinito
32
Considere os conjuntos finitos A = {0,1,3,5,6}, B = {-1,0,2,4,5,6,7} e C = {1,2,3,4,7,8} e as afirmações:
I. O total de elementos do conjunto que representa a união entre os conjuntos A e B é igual a 8. II. O total de elementos do conjunto que representa a intersecção entre os conjuntos A e C é igual a 3. III. O total de elementos do conjunto que representa a diferença entre os conjuntos A e B, nessa ordem, é igual a 2. IV. O total de elementos do conjunto que representa a diferença entre os conjuntos B e C, nessa ordem, é igual a 4.
Assinale a alternativa que apresenta o total exato de afirmações corretas:
  • A 1
  • B 2
  • C 3
  • D 4
33
Sejam os conjuntos A = {-2,-1,0,1,2,3} , B = {0,2,3,5,6} e C = {-1,0,2,3,7} é correto afirmar que:
  • A (A U B) U C = {-2,-1,0,1,2,3,5,7}
  • B B ∩ C = {0,3}
  • C C - B = {-1,5,6,7}
  • D A - C = {-2,1}
34
Um diretor deve escolher exatamente um professor e dois alunos para representar a escola num evento. Se na escola há 6 professores e 10 alunos, então o total de escolhas possíveis para esse diretor é:
  • A 270
  • B 180
  • C 360
  • D 540
35
Considerando o conjunto verdade dos conectivos lógicos proposicionais e sabendo que o valor lógico de uma proposição “p” é falso e o valor lógico de uma proposição “q” é verdade, é correto afirmar que o valor lógico:
  • A da conjunção entre “p” e “q” é verdade
  • B da disjunção entre “p” e “q” é falso
  • C do bicondicional entre “p” e “q” é falso
  • D do condicional entre “p” e “q”, nessa ordem, é falso
36
Os números estão dispostos em sequência lógica 0,5,50,5,10,45,10,15,40,15,...Nessas condições a soma entre os dois próximos números dessa sequência é:
  • A 60
  • B 50
  • C 45
  • D 55
37
A negação da frase “Marcos é jogador de futebol e Ana é ciclista” é:
  • A Marcos não é jogador de futebol ou Ana não é ciclista
  • B Marcos não é jogador de futebol e Ana não é ciclista
  • C Marcos não é jogador de futebol ou Ana é ciclista
  • D Marcos não é jogador de futebol se, e somente se, Ana não é ciclista
38
Cinco carros de corrida estão enfileirados aguardando a largada. Sabe-se que atrás do vermelho só há um carro e que na frente do azul só há um carro. O total de carros na frente e atrás do carro marrom são iguais. Se o carro amarelo está na frente do carro azul, então o carro laranja é o:
  • A último da fila
  • B terceiro da fila
  • C o quarto da fila
  • D o segundo da fila
39
Sabe-se que dois quadrados têm o mesmo peso que três triângulos. Sabe-se também que dois triângulos têm o mesmo peso de três círculos. Se os objetos de formatos iguais têm o mesmo peso, então é correto afirmar que:
  • A um triângulo pesa mais que um quadrado
  • B três quadrados têm o mesmo peso que 7 círculos
  • C um quadrado têm o mesmo peso de 2 círculos
  • D quatro quadrados têm o mesmo peso que 9 círculos
40
Se é verdade que algumas crianças são paulistas e que nenhum atleta é paulista, então é necessariamente verdade que:
  • A alguma criança é atleta
  • B alguma criança não é atleta
  • C nenhuma criança é atleta
  • D algum atleta é criança
Voltar para lista