Resolver o Simulado Pedagogo

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Matemática

1

Lista de símbolos:

Condicional

 Bicondicional 

∧ Conector “e”

∨ Conector “ou”

 Conector “ou” exclusivo

¬ Negação da proposição 

O perímetro de um triângulo equilátero de área 25√3 é:
  • A 10.
  • B 15.
  • C 20.
  • D 25.
  • E 30.
2

Lista de símbolos:

Condicional

 Bicondicional 

∧ Conector “e”

∨ Conector “ou”

 Conector “ou” exclusivo

¬ Negação da proposição 

O valor máximo da função ƒ(x)= -x2 + 16 é:

  • A -1.
  • B 0.
  • C 16.
  • D 17.
  • E 18.
3
Em um campus do IFPR irá ocorrer uma exposição de quadros. No local destinado a exposição em uma das paredes vão ser fixados 5 quadros, como o responsável pela exposição não definiu a posição de cada quadro na parede, de quantas maneiras distintas eles podem ser fixados na parede?
  • A 5.
  • B 120.
  • C 25.
  • D 60.
  • E 240.
4

Um recipiente com capacidade máxima de 16 litros é totalmente cheio com água. Em seguida, 4 litros de água são retirados desse recipiente e substituídos por 4 litros de um produto químico que não contém água em sua composição, obtendo-se uma mistura homogênea de água e produto químico. Depois, 4 litros dessa mistura são retirados e substituídos por 4 litros do produto químico. Nesse momento, a fração que representa a parte de água no recipiente é

  • A 1/2
  • B 9/16
  • C 5/8
  • D 11/16
  • E 3/4
5
Um Drone possui dois motores independentes, caso um sofra uma pane o segundo motor evita a queda do aparelho. Sabendo que a probabilidade de falha de cada motor é de 1%. Qual a probabilidade de ambos os motores falharem?
  • A 2%.
  • B 1%.
  • C 1/10000.
  • D 1/2.
  • E 0,5%.
6

Se Carlos possui 13 anos, Maria possui 15 anos e João possui 26, é correto afirmar que a média aritmética simples das idades dos três amigos é igual a:

  • A 16 anos.
  • B 18 anos.
  • C 20 anos.
  • D 22 anos.
7

Sobre a função do segundo grau y = 2x2 + 4x −2, assinale a alternativa correta:

  • A O gráfico da função não intercepta o eixo y.
  • B As raízes da função são -1 e +1.
  • C O ponto de mínimo do gráfico é em (-1, -4).
  • D A parábola possui concavidade voltada para baixo.
8

Uma aplicação financeira de $ 1.000,00 feita por 6 meses a taxa de juros simples de 10% ao ano resulta no montante de:

  • A $ 1.060,00
  • B $ 1.340,09
  • C $ 1.050,00
  • D $ 1.100,00
9

Um determinado modelo de automóvel é fabricado nas versões diesel ou gasolina. O modelo a gasolina percorre, em média, 10 km/litro, já o modelo a diesel, 15 km/litro. O preço da gasolina é de R$ 4,50 por litro e o do diesel, R$ 3,60 por litro. Se uma pessoa percorre 60 km/dia, em 30 dias a diferença de gasto, em reais, entre as duas versões é de

  • A 432,00
  • B 810,00
  • C 378,00
  • D 81,00
  • E 43,20
10

Em um jogo de pôquer, independentemente do valor das fichas, uma ficha preta equivale a 5 fichas verdes, uma verde equivale a duas azuis, uma azul equivale a 2 vermelhas e uma vermelha a 5 brancas. Dessa forma, 8 fichas verdes são equivalentes a

  • A 1 preta, 5 azuis e 2 vermelhas.
  • B 1 preta, 5 azuis e 5 brancas.
  • C 1 preta, 5 azuis e 15 brancas.
  • D 10 azuis, 10 vermelhas e 5 brancas.
  • E 10 azuis, 15 vermelhas e 10 brancas.
11

Alberto, Breno e Carlos têm, ao todo, 40 figurinhas. Alberto e Breno têm a mesma quantidade de figurinhas e Carlos tem a metade da quantidade de figurinhas de Breno. A quantidade de figurinhas que Alberto e Carlos têm juntos é

  • A 16
  • B 8
  • C 24
  • D 32
  • E 20
12

Os inscritos em um congresso receberam crachás com identificações que começam pelas letras A ou B, seguidas de três números. Do total de inscritos, 3/7 receberam crachás com a letra A. Em uma palestra 2/5 dos inscritos que receberam crachás com a letra A compareceram e todos os inscritos que receberam crachás com a letra B também compareceram. Havia 260 participantes nessa palestra. O total de inscritos nesse congresso é de

  • A 300
  • B 520
  • C 560
  • D 350
  • E 260
13

Maria tem 3 anos de diferença do seu irmão mais velho. Daqui a 9 anos o produto das idades de ambos irá aumentar 288 unidades. A idade de Maria é

  • A 10
  • B 11
  • C 20
  • D 12
  • E 9
14

Lívia leu um livro nas férias em 4 dias. No 1o dia, leu um terço do livro. No 2o dia, leu um terço do que faltava. No 3o dia, leu 10 páginas a mais do que tinha lido no 2o dia. No 4o dia, Lívia leu as 30 páginas que faltavam para acabar o livro. O número de páginas do livro de Lívia é

  • A 240
  • B 180
  • C 150
  • D 480
  • E 360
15

Há uma maçã verde, uma maçã vermelha e uma laranja. Deve-se verificar quanto cada fruta pesa, mas só podem ser pesadas duas a duas. As maçãs verde e vermelha juntas pesam 450 g, a maçã verde e a laranja juntas pesam 390 g, a maçã vermelha e a laranja juntas pesam 360 g. A maçã vermelha pesa

  • A 220 g
  • B 210 g
  • C 205 g
  • D 215 g
  • E 225 g

Português

16

Como Nossos Pais

Não quero lhe falar

Meu grande amor

Das coisas que aprendi

Nos discos

Quero lhe contar como eu vivi

E tudo o que aconteceu comigo


Viver é melhor que sonhar

Eu sei que o amor

É uma coisa boa

Mas também sei

Que qualquer canto


É menor do que a vida

De qualquer pessoa

Por isso cuidado, meu bem

Há perigo na esquina

Eles venceram e o sinal

Está fechado pra nós

Que somos jovens


Para abraçar seu irmão

E beijar sua menina na rua

É que se fez o seu braço

O seu lábio e a sua voz


Você me pergunta

Pela minha paixão

Digo que estou encantada

Como uma nova invenção

Eu vou ficar nesta cidade

Não vou voltar pro sertão

Pois vejo vir vindo no vento

Cheiro de nova estação

Eu sinto tudo na ferida viva

Do meu coração


Já faz tempo

Eu vi você na rua

Cabelo ao vento

Gente jovem reunida

Na parede da memória

Essa lembrança

É o quadro que dói mais


Minha dor é perceber

Que apesar de termos

Feito tudo o que fizemos

Ainda somos os mesmos

E vivemos

Ainda somos os mesmos

E vivemos

Como os nossos pais


Nossos ídolos

Ainda são os mesmos

E as aparências

Não enganam não

Você diz que depois deles

Não apareceu mais ninguém


Você pode até dizer

Que eu tô por fora

Ou então

Que eu tô inventando


Mas é você

Que ama o passado

E que não vê

É você

Que ama o passado

E que não vê

Que o novo sempre vem


Hoje eu sei

Que quem me deu a ideia

De uma nova consciência

E juventude

Tá em casa

Guardado por Deus

Contando o vil metal


Minha dor é perceber

Que apesar de termos

Feito tudo, tudo

Tudo o que fizemos

Nós ainda somos

Os mesmos e vivemos

Ainda somos

Os mesmos e vivemos

Ainda somos

Os mesmos e vivemos

Como os nossos pais

Belchior

No trecho abaixo existe uma inadequação gramatical pela ausência de vírgula ao final do primeiro verso. A função sintática desempenhada pelo segundo verso se chama:


Não quero lhe falar

Meu grande amor


Alternativa:

  • A Vocativo
  • B Aposto
  • C Sujeito
  • D Objeto direto
  • E Objeto indireto
17

Analise as sentenças a seguir.
I. Quando me mudei para o Pará, sentia muito calor no verão, portanto comprei bons agasalhos. II. Apesar de ter pouco, Tássio sempre compartilhou seus bens com os mais necessitados. III. Não gosto de gatos, visto que esses animais nunca fizeram nada de mal comigo.
O emprego das conjunções destacadas gera efeito de incoerência textual na(s) sentença(s)

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II, apenas.
  • D II e III, apenas.
18

Como Nossos Pais

Não quero lhe falar

Meu grande amor

Das coisas que aprendi

Nos discos

Quero lhe contar como eu vivi

E tudo o que aconteceu comigo


Viver é melhor que sonhar

Eu sei que o amor

É uma coisa boa

Mas também sei

Que qualquer canto


É menor do que a vida

De qualquer pessoa

Por isso cuidado, meu bem

Há perigo na esquina

Eles venceram e o sinal

Está fechado pra nós

Que somos jovens


Para abraçar seu irmão

E beijar sua menina na rua

É que se fez o seu braço

O seu lábio e a sua voz


Você me pergunta

Pela minha paixão

Digo que estou encantada

Como uma nova invenção

Eu vou ficar nesta cidade

Não vou voltar pro sertão

Pois vejo vir vindo no vento

Cheiro de nova estação

Eu sinto tudo na ferida viva

Do meu coração


Já faz tempo

Eu vi você na rua

Cabelo ao vento

Gente jovem reunida

Na parede da memória

Essa lembrança

É o quadro que dói mais


Minha dor é perceber

Que apesar de termos

Feito tudo o que fizemos

Ainda somos os mesmos

E vivemos

Ainda somos os mesmos

E vivemos

Como os nossos pais


Nossos ídolos

Ainda são os mesmos

E as aparências

Não enganam não

Você diz que depois deles

Não apareceu mais ninguém


Você pode até dizer

Que eu tô por fora

Ou então

Que eu tô inventando


Mas é você

Que ama o passado

E que não vê

É você

Que ama o passado

E que não vê

Que o novo sempre vem


Hoje eu sei

Que quem me deu a ideia

De uma nova consciência

E juventude

Tá em casa

Guardado por Deus

Contando o vil metal


Minha dor é perceber

Que apesar de termos

Feito tudo, tudo

Tudo o que fizemos

Nós ainda somos

Os mesmos e vivemos

Ainda somos

Os mesmos e vivemos

Ainda somos

Os mesmos e vivemos

Como os nossos pais

Belchior

Sobre a compreensão da letra da canção como um todo é possível afirmar que:
  • A Trata-se de uma reflexão política, dando a entender que as pessoas escolhem de maneira ininterrupta os mesmos governantes.
  • B É uma crítica à falta de oportunidades para as gerações mais novas, que acabam repetindo os padrões das gerações anteriores.
  • C O título “Como nossos pais” é uma grande metáfora para uma discussão de teor filosófico sobre a imutabilidade das coisas.
  • D É uma homenagem aos importantes valores que nos são passados pelos nossos antepassados.
  • E É uma canção que trata da passagem do homem sertanejo para a cidade grande, esta representando o ideal de futuro para o eu-lírico.
19

Assinale a alternativa na qual as palavras são acentuadas seguindo a mesma regra de acentuação.

  • A Bambolê / Patrocínio / Maracujá.
  • B Fáceis / Régua / Ásia.
  • C Bíceps / Cafés / Parabéns
  • D Céu / Juíza / Álibi.
20

Leia o trecho a seguir.

“Caetano Veloso solta o verbo: ‘A música tem conseguido provar que é um ponto relativamente confiável da história do nosso país’.”

Disponível em:<https://tinyurl.com/yydexyo4>. Acesso em: 19 jul. 2019.

A locução verbal em destaque traz a ideia de um fato que

  • A acontece continuamente, desde o passado até o presente.
  • B começa a acontecer no presente e se estende até o futuro.
  • C é previsto de acontecer no futuro.
  • D aconteceu e foi finalizado no passado.

Pedagogia

21

Relacione as características e ou conceitos de cada tipo de deficiência, distúrbios ou transtornos de aprendizagem abaixo:


1 - Deficiência Física Neuromotora.

2 - Transtornos Específicos de Aprendizagem.

3 - Deficiência Visual.

4 - Deficiência Múltipla.

5 - Deficiência Intelectual ou Cognitiva.


( ) Reporta-se às deficiências ocasionadas por lesões nos centros e vias nervosas que comandam os músculos. Podem ser causadas por infecções ou por lesões ocorridas em qualquer fase da vida da pessoa ou por uma degeneração neuromusculares cujas manifestações exteriores consistem em fraqueza muscular, paralisia ou falta de coordenação.

( ) Caracteriza-se pela limitação ou perda das funções básicas de ambos os olhos e/ou do sistema visual.

( ) Costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas, estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas - como, por exemplo, as ações de autocuidado.

( ) São aquelas afetadas em duas ou mais áreas, caracterizando uma associação entre diferentes deficiências, com possibilidades bastante amplas de combinações.

( ) Compreendem uma inabilidade específica, como leitura, escrita ou matemática, em indivíduos que apresentam resultados significativamente abaixo do esperado para o seu nível de desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual.


A sequência correta de cima para baixo é:

  • A 3, 1, 5, 4, 2.
  • B 5, 4, 2, 3, 1.
  • C 1, 4, 3, 5, 2.
  • D 1, 3, 5, 4, 2.
  • E 2, 3, 5, 1, 4.
22

Saviani (2008) estudioso da corrente pedagógica “ ___________________ ” pondera que os conteúdos que conferem esta corrente são ________________ e são articulados pela humanidade frente à _____________________ na qual a sociedade se encontra. O aluno é visto como integrante das discussões e o professor, um vínculo entre o saber sistematizado e o educando. Sobre o papel da escola, esta tem que disseminar conteúdos vivos, claros, palpáveis e inerentes às __________________.


Assinale a alternativa CORRETA com as palavras que correspondem às lacunas:

  • A Pedagogia Tecnicista; profissionais; situação; cultura.
  • B Pedagogia Histórico Crítica; culturais universais; realidade social; realidades sociais.
  • C Pedagogia Tradicional; flexíveis; educação profissional; escolas.
  • D Pedagogia Progressista; reflexivos; escola; discussões.
  • E Pedagogia Histórico Crítica; determinados; escola; políticas públicas.
23

Segundo o que podemos considerar como medida adaptativa curricular para alunos com algum tipo de deficiência, avalie os itens abaixo como verdadeiro (V) ou falso (F):


( ) Flexibilidade quanto à organização e ao funcionamento da escola, para atender a demanda diversificada dos alunos.

( ) A escola favorece e estimula a diversificação de técnicas, procedimentos e estratégias de ensino de modo que ajuste o processo de ensino aprendizagem às características, potencialidades e capacidades dos alunos.

( ) A escola flexibiliza os critérios e os procedimentos pedagógicos levando em conta a diversidade dos seus alunos.

( ) O planejamento é organizado de modo que contenha atividades amplas com diferentes níveis de dificuldades e de realizações.

( ) Retirada de conteúdos considerados muito extensos e desnecessários do currículo, facilitando para que a criança com algum tipo de deficiência aprenda.

( ) Seleção de técnicas e instrumentos utilizados para avaliar ao aluno.


A sequência correta de cima para baixo é:

  • A V, V, F, F, F, V.
  • B V, V, V, V, F, V.
  • C V, V, V, F, V, V.
  • D V, V, V, V, V, V.
  • E V, V, V, F, F, F.
24

Leia as asserções a seguir, que tratam sobre as Diretrizes para a Gestão das atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do Instituto Federal do Paraná (2009):


I - Das atividades de pesquisa: Serão consideradas Atividades de Pesquisa as ações do docente realizadas individualmente ou, preferencialmente, em grupos de pesquisa, atendendo as demandas dos arranjos produtivo, social e cultural do território em que o Campus está inserido e de interesse institucional.

II - Das atividades de extensão: Serão consideradas Atividades de Extensão as ações de caráter comunitário, não remuneradas, atendendo as demandas dos arranjos produtivo, social e cultural do território em que o Campus está inserido e de interesse Institucional.

III - Das Atividades de Ensino: compreendem as ações dos docentes diretamente vinculadas aos cursos e programas regulares, em todos os níveis e modalidades de ensino, ofertados pelo IFPR, compreendendo: I. Aulas; II. Atividades de Manutenção do Ensino; III. Atividades de Apoio ao Ensino.


A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa CORRETA:

  • A As assertivas I, II e III são verdadeiras.
  • B As assertivas I e II são proposições excludentes e a assertiva III é verdadeira.
  • C A assertiva I é uma proposição falsa e a II e III são verdadeiras.
  • D A assertiva I e II são proposições verdadeiras e a III é falsa.
  • E As assertivas II e III são falsas e a assertiva I é verdadeira.
25
Quando relacionado ao aluno, em face de suas necessidades específicas, o processo avaliativo deve focalizar:
  • A O tipo de deficiência, origem social e aptidão física.
  • B Os aspectos do desenvolvimento (biológico, intelectual, motor, emocional, social, comunicação e linguagem, as capacidades do aluno em relação aos conteúdos curriculares anteriores e a serem desenvolvidos).
  • C O estado emocional e cognitivo, os fatores ambientais, as condições socioeconômicas.
  • D Os diversos tipos de inteligências e habilidades que possamos adquirir com novas experiências.
  • E Os conhecimentos acumulados historicamente e a necessidade de formação profissional do sujeito com algum tipo de deficiência.
26

As normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do Instituto Federal do Paraná em sua concepção dispõe que, no processo pedagógico, estudantes e docentes são sujeitos ativos, seres humanos históricos, imersos numa cultura, que apresentam características particulares de vida, e devem atuar de forma consciente no processo de ensino-aprendizagem:


Assinale a alternativa CORRETA que corresponde aos princípios de avaliação do IFPR:

  • A Os conteúdos matemáticos; linguagem oral e escrita; linguagem técnica; linguagem corporal; a pesquisa e a extensão.
  • B Investigação; Auto avaliação; exclusão; dependência dos estudantes e democracia.
  • C Investigação; Reflexão; intervenção; desenvolvimento da autonomia dos estudantes; inclusão social e democracia.
  • D Pesquisa e extensão; ensino e aprendizagem; ciência e tecnologia; dedicação exclusiva; Auto avaliação e investigação.
  • E Atividades de manutenção do ensino; atividades de apoio ao ensino; investigação; pesquisa; extensão; participação em cursos EaD e dedicação exclusiva.
27
A inclusão é caracterizada como:
  • A Princípios que visam à aceitação das diferenças individuais, à valorização da contribuição de cada pessoa, à aprendizagem através da cooperação e à convivência dentro da diversidade humana.
  • B Num paradigma divergente dos padrões da sociedade hodierna, trazendo visão distorcida da realidade.
  • C Conjunto de estratégias que possibilitam a entrada da pessoa com deficiência nas escolas.
  • D Discursos oriundos de uma demanda social e educacional.
  • E Habilidades e competências a serem adquiridas pela pessoa com algum tipo de deficiência.
28
A educação é direito de todos, e dever do Estado e da família, sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA:
  • A A educação independe de incentivo e colaboração da sociedade.
  • B A educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
  • C O ensino será ministrado somente com base no princípio da igualdade de condições de acesso.
  • D A educação dispensa a garantia de padrão de qualidade.
  • E A educação não engloba a gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
29
Qual a diferença básica entre dificuldades e transtornos de aprendizagem?
  • A Ambos são neurológicos, porém quando o sujeito não consegue estabelecer aproximação adequada com outros sujeitos, passa a ser considerado um transtorno. Há necessidade de acompanhamento por profissionais especializados.
  • B Não há absolutamente nenhuma diferença, pois ambas são atraso no desenvolvimento e na aprendizagem do aluno. Há a necessidade de acompanhamento por profissionais especializados.
  • C Totalmente diferentes, porém ambos podem ser resolvidos apenas com aperfeiçoamento da metodologia empregada em sala de aula e estabelecendo uma boa relação de convívio.
  • D Dificuldade de aprendizagem podem ser resolvidos simplesmente na troca de estratégias metodológicas ou de inter-relação no ambiente escolar, haja vista que se tratam de questões psicopedagógicas. Já o transtorno necessita de acompanhamento de profissionais especializados.
  • E Ambos são derivados de distúrbios de desenvolvimento e podem ser sanados com a utilização de metodologias, acompanhamento psicopedagógico, e medicação quando se fizer necessário.
30
Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), assinale a alternativa INCORRETA:
  • A A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, deve ser realizada anualmente, e tem como principal, disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas para a redução da incidência da gravidez na adolescência.
  • B Os detentores da guarda, possuem o prazo de 15 (quinze) dias, para propor a ação de adoção, contado do dia seguinte à data do término do estágio de convivência.
  • C Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes.
  • D A guarda não poderá ser revogada.
  • E A tutela será deferida, nos termos da lei civil, a pessoa de até 18 (dezoito) anos incompletos.
31
Os distúrbios de aprendizagem podem ser entendidos como?
  • A Pode ser entendido como um grupo de dificuldades pontuais e específicas, caracterizadas pela presença de uma disfunção neurológica.
  • B Entende-se como uma dificuldade de aprendizagem surgida pela metodologia utilizada erroneamente em sala de aula comum.
  • C Pequenas alterações cognitivas que não interferem no processo ensino aprendizagem de forma significativa.
  • D Falta de habilidades que não foram desenvolvidas no período correto no processo de desenvolvimento do sujeito.
  • E Sintomas decorrentes de dificuldades encontradas na aprendizagem por pertencer a um meio familiar carente, que não propicia condições de desenvolvimento adequadas as necessidades do indivíduo.
32
Considera-se objetivo dos Institutos Federais:
  • A Desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo.
  • B Desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica.
  • C Promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais.
  • D Orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos.
  • E Realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade.
33
Qual o trabalho do pedagogo com relação a alunos com transtornos funcionais específicos e/ou transtornos psiquiátricos?
  • A Apresentar e intermediar estratégias específicas para os casos que se apresentem no ambiente escolar. Buscar a interação entre família, profissionais especializados e professores para que o processo de ensino aprendizagem aconteça de forma efetiva, preparando também toda a comunidade escolar para receber este aluno.
  • B Fazer a interlocução entre os profissionais especializados e os professores para que o processo ensino aprendizagem ocorra de forma satisfatória.
  • C Trabalhar individualmente com o aluno com algum tipo de transtorno, proporcionando melhor aprendizagem do aluno, interagindo com profissionais especializados e a família deste educando.
  • D Oferecer subsídios pedagógicos que se façam necessários para o processo ensino aprendizagem, buscando técnicas e métodos adequados para o professor ensinar.
  • E Trazer para a escola profissionais especializados para ministrarem cursos e oferecerem subsídios para o trabalho do professor, tornando efetivo o processo de ensino aprendizagem.
34
Assinale a alternativa CORRETA. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 2017) a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, dispõe no Art. 36 que: “O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber”:
  • A I - linguagens e suas tecnologias; II - matemática e suas tecnologias; III - ciências da natureza e suas tecnologias; IV - ciências humanas e sociais aplicadas; V - formação técnica e profissional.
  • B I - linguagens e matemática; II - inglês e espanhol; III - tecnologia e informação; IV - ciências exatas e humanas.
  • C I - formação técnica; II - formação matemática; III - formação tecnológica IV - formação científica; V - formação profissional.
  • D I - preparação para o trabalho; II - preparação para linguagens e suas tecnologias; III - preparação para matemática e ciências; IV - estudos das ciências humanas.
  • E I - habilitação em linguagens; II - habilitação em matemática; habilitação nas tecnologias; III - preparação para as ciências da natureza; IV - especialização nas ciências humanas e sociais aplicadas; V - formação técnica e profissional.
35
A articulação entre a teoria e a prática no processo de formação docente, fundada no domínio dos conhecimentos científicos e didáticos, contemplando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, na Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, é considerado:
  • A Princípio.
  • B Finalidade.
  • C Tese.
  • D Doutrina.
  • E Significado.
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