Resolver o Simulado Professor - Nosso Rumo - Nível Superior

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Português

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Alimentos apresentam agrotóxicos acima do recomendado

 Você já se perguntou quantas vezes nossos avós ficaram doentes? Certamente, muito menos do que ficamos hoje. Na época deles, os alimentos não tinham agrotóxicos, bem diferente dos dias de hoje, quando grande parte das frutas, verduras e legumes é pulverizada com tais substâncias. O uso de aditivos agrícolas em alguns deles, como pimentão, pepino, morango e alface, é tão disseminado que o desafio é encontrar uma amostra livre de contaminação.
Há alguns anos, a forma mais comum de plantio era manual e em policultura, o que preservava a microflora e a fauna do solo. Assim, a terra mantinha-se rica em oxigênio e nutrientes, terreno ideal para os alimentos crescerem saudáveis e resistentes. Na agricultura moderna, faz-se arado do solo em monocultura, o que destrói o ecossistema do local. A cadeia alimentar fica desbalanceada e abre-se espaço para as pragas, tornando-se enfim necessário o uso de pesticidas.
 O consumo frequente de produtos com agrotóxicos ao longo da vida pode trazer riscos graves à saúde. Nomeados de “disruptores endócrinos”, esse tipo de veneno tem substâncias que alteram o funcionamento dos hormônios e o DNA das células, provocando oxidação e inflamações no organismo. Segundo uma pesquisa feita pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, da Fiocruz, eles ainda facilitam o desenvolvimento de câncer, antecipam a primeira menstruação e podem diminuir a fertilidade.
 Em geral, alimentos que sofreram ação de agrotóxicos são maiores, mas com pouco sabor e cheiro. Já os orgânicos têm cor mais viva, costumam ser menores e há presença marcante de aroma e sabor. A regra, porém, não pode ser seguida à risca.
[...]
 Lavar bem folhas, legumes e frutas retira as impurezas, mas não diminui a quantidade de agrotóxico, porque o veneno penetra nas células do alimento. Naqueles de casca dura e grossa as substâncias nocivas podem ter mais dificuldade para chegar à polpa, mas ainda assim a contaminação do interior dos alimentos é frequente devido ao mau uso dos pesticidas. Infelizmente, a única forma de garantir que se está consumindo um produto isento de pesticidas é adquirir produtos certificados como orgânicos.

Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/cancer/alimentos-apresentam-agrotoxicos-acima-do-recomendado/>.
Acesso em: 22 jul. 2019

São prováveis consequências do consumo de alimentos com agrotóxicos mencionadas pelo texto, exceto:

  • A Aumento do tamanho dos alimentos.
  • B Desenvolvimento de câncer.
  • C Antecipação da menstruação.
  • D Diminuição da fertilidade.
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Sobre a classificação dos textos, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os gêneros textuais aos tipos textuais aos quais eles geralmente pertencem.
COLUNA I 1. Tipo textual narrativo 2. Tipo textual injuntivo 3. Tipo textual descritivo
COLUNA II ( ) Manual de instruções ( ) Crônica ( ) Edital ( ) Currículo ( ) Cardápio ( ) Piada
Assinale a sequência correta.

  • A 2 1 2 3 3 1
  • B 2 3 3 1 1 2
  • C 1 1 2 3 3 2
  • D 3 2 1 2 1 3
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Alimentos apresentam agrotóxicos acima do recomendado

 Você já se perguntou quantas vezes nossos avós ficaram doentes? Certamente, muito menos do que ficamos hoje. Na época deles, os alimentos não tinham agrotóxicos, bem diferente dos dias de hoje, quando grande parte das frutas, verduras e legumes é pulverizada com tais substâncias. O uso de aditivos agrícolas em alguns deles, como pimentão, pepino, morango e alface, é tão disseminado que o desafio é encontrar uma amostra livre de contaminação.
Há alguns anos, a forma mais comum de plantio era manual e em policultura, o que preservava a microflora e a fauna do solo. Assim, a terra mantinha-se rica em oxigênio e nutrientes, terreno ideal para os alimentos crescerem saudáveis e resistentes. Na agricultura moderna, faz-se arado do solo em monocultura, o que destrói o ecossistema do local. A cadeia alimentar fica desbalanceada e abre-se espaço para as pragas, tornando-se enfim necessário o uso de pesticidas.
 O consumo frequente de produtos com agrotóxicos ao longo da vida pode trazer riscos graves à saúde. Nomeados de “disruptores endócrinos”, esse tipo de veneno tem substâncias que alteram o funcionamento dos hormônios e o DNA das células, provocando oxidação e inflamações no organismo. Segundo uma pesquisa feita pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, da Fiocruz, eles ainda facilitam o desenvolvimento de câncer, antecipam a primeira menstruação e podem diminuir a fertilidade.
 Em geral, alimentos que sofreram ação de agrotóxicos são maiores, mas com pouco sabor e cheiro. Já os orgânicos têm cor mais viva, costumam ser menores e há presença marcante de aroma e sabor. A regra, porém, não pode ser seguida à risca.
[...]
 Lavar bem folhas, legumes e frutas retira as impurezas, mas não diminui a quantidade de agrotóxico, porque o veneno penetra nas células do alimento. Naqueles de casca dura e grossa as substâncias nocivas podem ter mais dificuldade para chegar à polpa, mas ainda assim a contaminação do interior dos alimentos é frequente devido ao mau uso dos pesticidas. Infelizmente, a única forma de garantir que se está consumindo um produto isento de pesticidas é adquirir produtos certificados como orgânicos.

Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/cancer/alimentos-apresentam-agrotoxicos-acima-do-recomendado/>.
Acesso em: 22 jul. 2019

O trecho no qual se estabelece uma relação de causa e consequência quanto ao uso dos agrotóxicos está corretamente transcrito em:

  • A “Há alguns anos, a forma mais comum de plantio era manual e em policultura, o que preservava a microflora e a fauna do solo. Assim, a terra mantinha-se rica em oxigênio e nutrientes, terreno ideal para os alimentos crescerem saudáveis e resistentes.”
  • B “Na agricultura moderna, faz-se arado do solo em monocultura, o que destrói o ecossistema do local. A cadeia alimentar fica desbalanceada e abre-se espaço para as pragas, tornando-se enfim necessário o uso de pesticidas.”
  • C “Em geral, alimentos que sofreram ação de agrotóxicos são maiores, mas com pouco sabor e cheiro. Já os orgânicos têm cor mais viva, costumam ser menores e há presença marcante de aroma e sabor.”
  • D “Segundo uma pesquisa feita pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, da Fiocruz, eles ainda facilitam o desenvolvimento de câncer, antecipam a primeira menstruação e podem diminuir a fertilidade.”
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A vírgula foi utilizada para separar o aposto do restante da oração em:

  • A Se não puder chegar a tempo, favor comunicar seu atraso.
  • B Jorge nunca quis ter um automóvel, preferindo andar a pé.
  • C John Lennon, um dos integrantes dos Beatles, foi casado com Yoko Ono.
  • D O garoto ama filmes de suspense, desde que conheceu a obra de Hitchcok.
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Alimentos apresentam agrotóxicos acima do recomendado

 Você já se perguntou quantas vezes nossos avós ficaram doentes? Certamente, muito menos do que ficamos hoje. Na época deles, os alimentos não tinham agrotóxicos, bem diferente dos dias de hoje, quando grande parte das frutas, verduras e legumes é pulverizada com tais substâncias. O uso de aditivos agrícolas em alguns deles, como pimentão, pepino, morango e alface, é tão disseminado que o desafio é encontrar uma amostra livre de contaminação.
Há alguns anos, a forma mais comum de plantio era manual e em policultura, o que preservava a microflora e a fauna do solo. Assim, a terra mantinha-se rica em oxigênio e nutrientes, terreno ideal para os alimentos crescerem saudáveis e resistentes. Na agricultura moderna, faz-se arado do solo em monocultura, o que destrói o ecossistema do local. A cadeia alimentar fica desbalanceada e abre-se espaço para as pragas, tornando-se enfim necessário o uso de pesticidas.
 O consumo frequente de produtos com agrotóxicos ao longo da vida pode trazer riscos graves à saúde. Nomeados de “disruptores endócrinos”, esse tipo de veneno tem substâncias que alteram o funcionamento dos hormônios e o DNA das células, provocando oxidação e inflamações no organismo. Segundo uma pesquisa feita pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, da Fiocruz, eles ainda facilitam o desenvolvimento de câncer, antecipam a primeira menstruação e podem diminuir a fertilidade.
 Em geral, alimentos que sofreram ação de agrotóxicos são maiores, mas com pouco sabor e cheiro. Já os orgânicos têm cor mais viva, costumam ser menores e há presença marcante de aroma e sabor. A regra, porém, não pode ser seguida à risca.
[...]
 Lavar bem folhas, legumes e frutas retira as impurezas, mas não diminui a quantidade de agrotóxico, porque o veneno penetra nas células do alimento. Naqueles de casca dura e grossa as substâncias nocivas podem ter mais dificuldade para chegar à polpa, mas ainda assim a contaminação do interior dos alimentos é frequente devido ao mau uso dos pesticidas. Infelizmente, a única forma de garantir que se está consumindo um produto isento de pesticidas é adquirir produtos certificados como orgânicos.

Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/cancer/alimentos-apresentam-agrotoxicos-acima-do-recomendado/>.
Acesso em: 22 jul. 2019

Como solução para o problema do consumo de alimentos com agrotóxicos, o texto propõe

  • A mudar a legislação, no sentido de limitar o uso de tais substâncias no cultivo dos alimentos.
  • B consumir exclusivamente alimentos certificados como orgânicos, ou seja, cultivados sem uso de agrotóxicos.
  • C realizar lavagem e higiene adequadas dos alimentos antes de prepará-los para consumo.
  • D consumir alimentos de casca dura e grossa, pois as substâncias tóxicas têm dificuldade de penetrar em tais alimentos.
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Assinale a alternativa em que, de acordo com a norma-padrão, a crase foi empregada incorretamente.

  • A Ana amava a moda dos anos 60, sempre se vestia à Brigitte Bardot.
  • B Frederico irá à China a trabalho no próximo mês.
  • C Essa foi a primeira vez que comprei passagens de avião à vista!
  • D O cristianismo prega que o bom indivíduo deve ser temente à Deus.
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Leia o trecho a seguir.
“Fui introduzida ao trabalho por meio de uma fonte improvável – um cara que trabalhava com propaganda e largou o emprego para se tornar um ativista ambiental em tempo integral.” Disponível em:<www.vice.com>. . Acesso em: 23 jul. 2019.
Os termos destacados remetem a uma linguagem apropriada para situações comunicacionais

  • A formais, como uma entrevista de emprego.
  • B informais, como uma conversa entre amigos ou familiares.
  • C coloquiais, como um e-mail profissional.
  • D acadêmicas, como em uma palestra.
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Leia o texto a seguir.

“Se acessarmos as redes sociais e portais de busca na internet, vamos, talvez, nos surpreender com o uso da expressão ‘não sou racista, mas...’, completada de formas diversas, todas com teor marcadamente racista.”

Disponível em: <https://tinyurl.com/yxrj9tcp>.Acesso em: 18 jul. 2019.

Analisando a expressão destacada, “não sou racista, mas...”, é correto afirmar, a respeito do uso da conjunção ‘mas’ aí empregada:

  • A Como uma conjunção adversativa, apresenta uma ressalva de pensamento que indica uma oposição em relação ao que é mencionado na oração anterior a ela.
  • B Trata-se de uma conjunção explicativa, que se destina a introduzir a explicação do que é afirmado na oração anterior.
  • C Essa é uma conjunção conclusiva, que introduz uma conclusão lógica para o pensamento desenvolvido anteriormente a ela.
  • D Como conjunção consecutiva, ‘mas’ exprime conformidade da oração que será introduzida em relação à ideia elaborada peal oração anterior.
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Analise as sentenças a seguir.
I. Quando me mudei para o Pará, sentia muito calor no verão, portanto comprei bons agasalhos. II. Apesar de ter pouco, Tássio sempre compartilhou seus bens com os mais necessitados. III. Não gosto de gatos, visto que esses animais nunca fizeram nada de mal comigo.
O emprego das conjunções destacadas gera efeito de incoerência textual na(s) sentença(s)

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II, apenas.
  • D II e III, apenas.
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Assinale a alternativa na qual as palavras são acentuadas seguindo a mesma regra de acentuação.

  • A Bambolê / Patrocínio / Maracujá.
  • B Fáceis / Régua / Ásia.
  • C Bíceps / Cafés / Parabéns
  • D Céu / Juíza / Álibi.

Pedagogia

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O que é preciso aprender para trabalhar com o deficiente auditivo e com o surdo em sala de aula?
  • A Conhecer a deficiência, seu grau e considerar aspectos metodológicos específicos para o aluno deficiente auditivo e também a utilização do alfabeto manual e pelo menos os sinais básicos da LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Possibilitar que o aluno com surdez tenha o intérprete de sinais em sala de aula.
  • B Compreender que a língua original do surdo é a Libras e possibilitar que o aluno com surdez tenha o intérprete de sinais em sala de aula.
  • C Precisamos somente do intérprete de sinais e adaptarmos algumas estratégias em sala de aula.
  • D Aprender LIBRAS para estabelecer comunicação com o aluno surdo.
  • E Adequar estratégias e técnicas de ensino.
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Em consonância com o Capítulo III da Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 2017), que discorre sobre a Educação Profissional e Tecnológica, afirma que:


Assinale a alternativa CORRETA:

  • A A educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos: I – de formação para EJA; II – de educação integral; III – de educação profissional, mestrado e doutorado.
  • B A educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos: I – de formação para EJA; II – de educação profissional técnica de nível médio; III – de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.
  • C A educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos: I – de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; II – de educação integral; III – de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.
  • D A educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos: I – de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; II – de educação profissional técnica de nível médio; III – de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.
  • E A educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos: I – de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; II – de educação profissional técnica de nível médio; III – de educação especial, mestrado e doutorado.
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Relacione as características e ou conceitos de cada tipo de deficiência, distúrbios ou transtornos de aprendizagem abaixo:


1 - Deficiência Física Neuromotora.

2 - Transtornos Específicos de Aprendizagem.

3 - Deficiência Visual.

4 - Deficiência Múltipla.

5 - Deficiência Intelectual ou Cognitiva.


( ) Reporta-se às deficiências ocasionadas por lesões nos centros e vias nervosas que comandam os músculos. Podem ser causadas por infecções ou por lesões ocorridas em qualquer fase da vida da pessoa ou por uma degeneração neuromusculares cujas manifestações exteriores consistem em fraqueza muscular, paralisia ou falta de coordenação.

( ) Caracteriza-se pela limitação ou perda das funções básicas de ambos os olhos e/ou do sistema visual.

( ) Costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas, estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas - como, por exemplo, as ações de autocuidado.

( ) São aquelas afetadas em duas ou mais áreas, caracterizando uma associação entre diferentes deficiências, com possibilidades bastante amplas de combinações.

( ) Compreendem uma inabilidade específica, como leitura, escrita ou matemática, em indivíduos que apresentam resultados significativamente abaixo do esperado para o seu nível de desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual.


A sequência correta de cima para baixo é:

  • A 3, 1, 5, 4, 2.
  • B 5, 4, 2, 3, 1.
  • C 1, 4, 3, 5, 2.
  • D 1, 3, 5, 4, 2.
  • E 2, 3, 5, 1, 4.
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Saviani (2008) estudioso da corrente pedagógica “ ___________________ ” pondera que os conteúdos que conferem esta corrente são ________________ e são articulados pela humanidade frente à _____________________ na qual a sociedade se encontra. O aluno é visto como integrante das discussões e o professor, um vínculo entre o saber sistematizado e o educando. Sobre o papel da escola, esta tem que disseminar conteúdos vivos, claros, palpáveis e inerentes às __________________.


Assinale a alternativa CORRETA com as palavras que correspondem às lacunas:

  • A Pedagogia Tecnicista; profissionais; situação; cultura.
  • B Pedagogia Histórico Crítica; culturais universais; realidade social; realidades sociais.
  • C Pedagogia Tradicional; flexíveis; educação profissional; escolas.
  • D Pedagogia Progressista; reflexivos; escola; discussões.
  • E Pedagogia Histórico Crítica; determinados; escola; políticas públicas.
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Segundo o que podemos considerar como medida adaptativa curricular para alunos com algum tipo de deficiência, avalie os itens abaixo como verdadeiro (V) ou falso (F):


( ) Flexibilidade quanto à organização e ao funcionamento da escola, para atender a demanda diversificada dos alunos.

( ) A escola favorece e estimula a diversificação de técnicas, procedimentos e estratégias de ensino de modo que ajuste o processo de ensino aprendizagem às características, potencialidades e capacidades dos alunos.

( ) A escola flexibiliza os critérios e os procedimentos pedagógicos levando em conta a diversidade dos seus alunos.

( ) O planejamento é organizado de modo que contenha atividades amplas com diferentes níveis de dificuldades e de realizações.

( ) Retirada de conteúdos considerados muito extensos e desnecessários do currículo, facilitando para que a criança com algum tipo de deficiência aprenda.

( ) Seleção de técnicas e instrumentos utilizados para avaliar ao aluno.


A sequência correta de cima para baixo é:

  • A V, V, F, F, F, V.
  • B V, V, V, V, F, V.
  • C V, V, V, F, V, V.
  • D V, V, V, V, V, V.
  • E V, V, V, F, F, F.
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Leia as asserções a seguir, que tratam sobre as Diretrizes para a Gestão das atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do Instituto Federal do Paraná (2009):


I - Das atividades de pesquisa: Serão consideradas Atividades de Pesquisa as ações do docente realizadas individualmente ou, preferencialmente, em grupos de pesquisa, atendendo as demandas dos arranjos produtivo, social e cultural do território em que o Campus está inserido e de interesse institucional.

II - Das atividades de extensão: Serão consideradas Atividades de Extensão as ações de caráter comunitário, não remuneradas, atendendo as demandas dos arranjos produtivo, social e cultural do território em que o Campus está inserido e de interesse Institucional.

III - Das Atividades de Ensino: compreendem as ações dos docentes diretamente vinculadas aos cursos e programas regulares, em todos os níveis e modalidades de ensino, ofertados pelo IFPR, compreendendo: I. Aulas; II. Atividades de Manutenção do Ensino; III. Atividades de Apoio ao Ensino.


A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa CORRETA:

  • A As assertivas I, II e III são verdadeiras.
  • B As assertivas I e II são proposições excludentes e a assertiva III é verdadeira.
  • C A assertiva I é uma proposição falsa e a II e III são verdadeiras.
  • D A assertiva I e II são proposições verdadeiras e a III é falsa.
  • E As assertivas II e III são falsas e a assertiva I é verdadeira.
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Quando relacionado ao aluno, em face de suas necessidades específicas, o processo avaliativo deve focalizar:
  • A O tipo de deficiência, origem social e aptidão física.
  • B Os aspectos do desenvolvimento (biológico, intelectual, motor, emocional, social, comunicação e linguagem, as capacidades do aluno em relação aos conteúdos curriculares anteriores e a serem desenvolvidos).
  • C O estado emocional e cognitivo, os fatores ambientais, as condições socioeconômicas.
  • D Os diversos tipos de inteligências e habilidades que possamos adquirir com novas experiências.
  • E Os conhecimentos acumulados historicamente e a necessidade de formação profissional do sujeito com algum tipo de deficiência.
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As normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do Instituto Federal do Paraná em sua concepção dispõe que, no processo pedagógico, estudantes e docentes são sujeitos ativos, seres humanos históricos, imersos numa cultura, que apresentam características particulares de vida, e devem atuar de forma consciente no processo de ensino-aprendizagem:


Assinale a alternativa CORRETA que corresponde aos princípios de avaliação do IFPR:

  • A Os conteúdos matemáticos; linguagem oral e escrita; linguagem técnica; linguagem corporal; a pesquisa e a extensão.
  • B Investigação; Auto avaliação; exclusão; dependência dos estudantes e democracia.
  • C Investigação; Reflexão; intervenção; desenvolvimento da autonomia dos estudantes; inclusão social e democracia.
  • D Pesquisa e extensão; ensino e aprendizagem; ciência e tecnologia; dedicação exclusiva; Auto avaliação e investigação.
  • E Atividades de manutenção do ensino; atividades de apoio ao ensino; investigação; pesquisa; extensão; participação em cursos EaD e dedicação exclusiva.
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A inclusão é caracterizada como:
  • A Princípios que visam à aceitação das diferenças individuais, à valorização da contribuição de cada pessoa, à aprendizagem através da cooperação e à convivência dentro da diversidade humana.
  • B Num paradigma divergente dos padrões da sociedade hodierna, trazendo visão distorcida da realidade.
  • C Conjunto de estratégias que possibilitam a entrada da pessoa com deficiência nas escolas.
  • D Discursos oriundos de uma demanda social e educacional.
  • E Habilidades e competências a serem adquiridas pela pessoa com algum tipo de deficiência.
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A educação é direito de todos, e dever do Estado e da família, sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA:
  • A A educação independe de incentivo e colaboração da sociedade.
  • B A educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
  • C O ensino será ministrado somente com base no princípio da igualdade de condições de acesso.
  • D A educação dispensa a garantia de padrão de qualidade.
  • E A educação não engloba a gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
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Qual a diferença básica entre dificuldades e transtornos de aprendizagem?
  • A Ambos são neurológicos, porém quando o sujeito não consegue estabelecer aproximação adequada com outros sujeitos, passa a ser considerado um transtorno. Há necessidade de acompanhamento por profissionais especializados.
  • B Não há absolutamente nenhuma diferença, pois ambas são atraso no desenvolvimento e na aprendizagem do aluno. Há a necessidade de acompanhamento por profissionais especializados.
  • C Totalmente diferentes, porém ambos podem ser resolvidos apenas com aperfeiçoamento da metodologia empregada em sala de aula e estabelecendo uma boa relação de convívio.
  • D Dificuldade de aprendizagem podem ser resolvidos simplesmente na troca de estratégias metodológicas ou de inter-relação no ambiente escolar, haja vista que se tratam de questões psicopedagógicas. Já o transtorno necessita de acompanhamento de profissionais especializados.
  • E Ambos são derivados de distúrbios de desenvolvimento e podem ser sanados com a utilização de metodologias, acompanhamento psicopedagógico, e medicação quando se fizer necessário.
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Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), assinale a alternativa INCORRETA:
  • A A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, deve ser realizada anualmente, e tem como principal, disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas para a redução da incidência da gravidez na adolescência.
  • B Os detentores da guarda, possuem o prazo de 15 (quinze) dias, para propor a ação de adoção, contado do dia seguinte à data do término do estágio de convivência.
  • C Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes.
  • D A guarda não poderá ser revogada.
  • E A tutela será deferida, nos termos da lei civil, a pessoa de até 18 (dezoito) anos incompletos.
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Os distúrbios de aprendizagem podem ser entendidos como?
  • A Pode ser entendido como um grupo de dificuldades pontuais e específicas, caracterizadas pela presença de uma disfunção neurológica.
  • B Entende-se como uma dificuldade de aprendizagem surgida pela metodologia utilizada erroneamente em sala de aula comum.
  • C Pequenas alterações cognitivas que não interferem no processo ensino aprendizagem de forma significativa.
  • D Falta de habilidades que não foram desenvolvidas no período correto no processo de desenvolvimento do sujeito.
  • E Sintomas decorrentes de dificuldades encontradas na aprendizagem por pertencer a um meio familiar carente, que não propicia condições de desenvolvimento adequadas as necessidades do indivíduo.
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Considera-se objetivo dos Institutos Federais:
  • A Desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo.
  • B Desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica.
  • C Promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais.
  • D Orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos.
  • E Realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade.
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Qual o trabalho do pedagogo com relação a alunos com transtornos funcionais específicos e/ou transtornos psiquiátricos?
  • A Apresentar e intermediar estratégias específicas para os casos que se apresentem no ambiente escolar. Buscar a interação entre família, profissionais especializados e professores para que o processo de ensino aprendizagem aconteça de forma efetiva, preparando também toda a comunidade escolar para receber este aluno.
  • B Fazer a interlocução entre os profissionais especializados e os professores para que o processo ensino aprendizagem ocorra de forma satisfatória.
  • C Trabalhar individualmente com o aluno com algum tipo de transtorno, proporcionando melhor aprendizagem do aluno, interagindo com profissionais especializados e a família deste educando.
  • D Oferecer subsídios pedagógicos que se façam necessários para o processo ensino aprendizagem, buscando técnicas e métodos adequados para o professor ensinar.
  • E Trazer para a escola profissionais especializados para ministrarem cursos e oferecerem subsídios para o trabalho do professor, tornando efetivo o processo de ensino aprendizagem.
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Assinale a alternativa CORRETA. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 2017) a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, dispõe no Art. 36 que: “O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber”:
  • A I - linguagens e suas tecnologias; II - matemática e suas tecnologias; III - ciências da natureza e suas tecnologias; IV - ciências humanas e sociais aplicadas; V - formação técnica e profissional.
  • B I - linguagens e matemática; II - inglês e espanhol; III - tecnologia e informação; IV - ciências exatas e humanas.
  • C I - formação técnica; II - formação matemática; III - formação tecnológica IV - formação científica; V - formação profissional.
  • D I - preparação para o trabalho; II - preparação para linguagens e suas tecnologias; III - preparação para matemática e ciências; IV - estudos das ciências humanas.
  • E I - habilitação em linguagens; II - habilitação em matemática; habilitação nas tecnologias; III - preparação para as ciências da natureza; IV - especialização nas ciências humanas e sociais aplicadas; V - formação técnica e profissional.
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A articulação entre a teoria e a prática no processo de formação docente, fundada no domínio dos conhecimentos científicos e didáticos, contemplando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, na Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, é considerado:
  • A Princípio.
  • B Finalidade.
  • C Tese.
  • D Doutrina.
  • E Significado.
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A deficiência intelectual caracteriza-se por registrar um funcionamento intelectual geral significativamente abaixo da média, concomitantemente com limitações associadas a duas ou mais áreas da conduta adaptativa ou da capacidade do indivíduo em responder adequadamente às demandas da sociedade, nos seguintes aspectos:
  • A Alimentação, asseio pessoal, escolaridade, desempenho escolar, integração nos ambientes sociais, comunicação adaptativa.
  • B Capacidade intelectual geral, pensamento criativo e/ou produtivo, capacidade de organização espacial e temporal, cuidados pessoais, capacidade de liderança, comportamento social adequado.
  • C Comunicação, cuidados pessoais, habilidades sociais, desempenho na família e na comunidade, independência na locomoção, saúde e segurança. Desempenho escolar; lazer e trabalho.
  • D Condições sociais, educacionais e políticas, capacidades limitantes que impedem o indivíduo de aprender e de participar ativamente de todos os círculos sociais existentes.
  • E Cuidados pessoais, interação social e familiar, alimentação adequada e encaminhamento profissional.
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Assinale a alternativa CORRETA:


“Nos termos no Art. 37 da Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 2017), que versa sobre a Educação de Jovens e Adultos, a qual se destina àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”. E complementa, que os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. Dessa maneira compete ao:

  • A Poder Público a educação, o dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tendo por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
  • B Poder Público viabilizar e estimular o acesso e a elaboração do Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
  • C Poder Público a formas de colaboração na oferta do ensino fundamental e da educação infantil, as quais devem assegurar a distribuição proporcional das responsabilidades, de acordo com a população a ser atendida e os recursos financeiros disponíveis em cada uma dessas esferas.
  • D Poder Público viabilizar, estimular, organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais dos Estados e municípios.
  • E Poder Público viabilizar e estimular o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si. E a educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento.
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Conforme a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Educação Especial é definida como:
  • A Educação Especial é um conjunto de habilidades e técnicas específicas.
  • B Modalidade de educação escolar, voltada para a formação do indivíduo, com vistas ao exercício da cidadania.
  • C Salas de aula com material adaptado as necessidades específicas de cada indivíduo.
  • D Conjunto de elementos, técnicas e métodos destinados as pessoas com algum tipo de deficiência.
  • E Atendimento educacional destinado a pessoas que precisam de um tempo a mais para aprender.
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