São prováveis consequências do consumo de alimentos com agrotóxicos mencionadas pelo texto, exceto:
Sobre a classificação dos textos, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os gêneros textuais aos tipos textuais aos quais eles geralmente pertencem.
COLUNA I 1. Tipo textual narrativo 2. Tipo textual injuntivo 3. Tipo textual descritivo
COLUNA II ( ) Manual de instruções ( ) Crônica ( ) Edital ( ) Currículo ( ) Cardápio ( ) Piada
Assinale a sequência correta.
O trecho no qual se estabelece uma relação de causa e consequência quanto ao uso dos agrotóxicos está corretamente transcrito em:
A vírgula foi utilizada para separar o aposto do restante da oração em:
Como solução para o problema do consumo de alimentos com agrotóxicos, o texto propõe
Assinale a alternativa em que, de acordo com a norma-padrão, a crase foi empregada incorretamente.
Leia o trecho a seguir.
“Fui introduzida ao trabalho por meio de uma fonte improvável – um cara que trabalhava com propaganda e largou o emprego para se tornar um ativista ambiental em tempo integral.” Disponível em:<www.vice.com>. . Acesso em: 23 jul. 2019.
Os termos destacados remetem a uma linguagem apropriada para situações comunicacionais
Leia o texto a seguir.
“Se acessarmos as redes sociais e portais de busca na internet, vamos, talvez, nos surpreender com o uso da expressão ‘não sou racista, mas...’, completada de formas diversas, todas com teor marcadamente racista.”
Disponível em: <https://tinyurl.com/yxrj9tcp>.Acesso em: 18 jul. 2019.
Analisando a expressão destacada, “não sou racista, mas...”, é correto afirmar, a respeito do uso da conjunção ‘mas’ aí empregada:
Analise as sentenças a seguir.
I. Quando me mudei para o Pará, sentia muito calor no verão, portanto comprei bons agasalhos. II. Apesar de ter pouco, Tássio sempre compartilhou seus bens com os mais necessitados. III. Não gosto de gatos, visto que esses animais nunca fizeram nada de mal comigo.
O emprego das conjunções destacadas gera efeito de incoerência textual na(s) sentença(s)
Assinale a alternativa na qual as palavras são acentuadas seguindo a mesma regra de acentuação.
Em consonância com o Capítulo III da Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 2017), que discorre sobre a Educação Profissional e Tecnológica, afirma que:
Assinale a alternativa CORRETA:
Relacione as características e ou conceitos de cada tipo de deficiência, distúrbios ou transtornos de aprendizagem abaixo:
1 - Deficiência Física Neuromotora.
2 - Transtornos Específicos de Aprendizagem.
3 - Deficiência Visual.
4 - Deficiência Múltipla.
5 - Deficiência Intelectual ou Cognitiva.
( ) Reporta-se às deficiências ocasionadas por lesões nos centros e vias nervosas que comandam os músculos. Podem ser causadas por infecções ou por lesões ocorridas em qualquer fase da vida da pessoa ou por uma degeneração neuromusculares cujas manifestações exteriores consistem em fraqueza muscular, paralisia ou falta de coordenação.
( ) Caracteriza-se pela limitação ou perda das funções básicas de ambos os olhos e/ou do sistema visual.
( ) Costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas, estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas - como, por exemplo, as ações de autocuidado.
( ) São aquelas afetadas em duas ou mais áreas, caracterizando uma associação entre diferentes deficiências, com possibilidades bastante amplas de combinações.
( ) Compreendem uma inabilidade específica, como leitura, escrita ou matemática, em indivíduos que apresentam resultados significativamente abaixo do esperado para o seu nível de desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual.
A sequência correta de cima para baixo é:
Saviani (2008) estudioso da corrente pedagógica “ ___________________ ” pondera que os conteúdos que conferem esta corrente são ________________ e são articulados pela humanidade frente à _____________________ na qual a sociedade se encontra. O aluno é visto como integrante das discussões e o professor, um vínculo entre o saber sistematizado e o educando. Sobre o papel da escola, esta tem que disseminar conteúdos vivos, claros, palpáveis e inerentes às __________________.
Assinale a alternativa CORRETA com as palavras que correspondem às lacunas:
Segundo o que podemos considerar como medida adaptativa curricular para alunos com algum tipo de deficiência, avalie os itens abaixo como verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) Flexibilidade quanto à organização e ao funcionamento da escola, para atender a demanda diversificada dos alunos.
( ) A escola favorece e estimula a diversificação de técnicas, procedimentos e estratégias de ensino de modo que ajuste o processo de ensino aprendizagem às características, potencialidades e capacidades dos alunos.
( ) A escola flexibiliza os critérios e os procedimentos pedagógicos levando em conta a diversidade dos seus alunos.
( ) O planejamento é organizado de modo que contenha atividades amplas com diferentes níveis de dificuldades e de realizações.
( ) Retirada de conteúdos considerados muito extensos e desnecessários do currículo, facilitando para que a criança com algum tipo de deficiência aprenda.
( ) Seleção de técnicas e instrumentos utilizados para avaliar ao aluno.
A sequência correta de cima para baixo é:
Leia as asserções a seguir, que tratam sobre as Diretrizes para a Gestão das atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do Instituto Federal do Paraná (2009):
I - Das atividades de pesquisa: Serão consideradas Atividades de Pesquisa as ações do docente realizadas individualmente ou, preferencialmente, em grupos de pesquisa, atendendo as demandas dos arranjos produtivo, social e cultural do território em que o Campus está inserido e de interesse institucional.
II - Das atividades de extensão: Serão consideradas Atividades de Extensão as ações de caráter comunitário, não remuneradas, atendendo as demandas dos arranjos produtivo, social e cultural do território em que o Campus está inserido e de interesse Institucional.
III - Das Atividades de Ensino: compreendem as ações dos docentes diretamente vinculadas aos cursos e programas regulares, em todos os níveis e modalidades de ensino, ofertados pelo IFPR, compreendendo: I. Aulas; II. Atividades de Manutenção do Ensino; III. Atividades de Apoio ao Ensino.
A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa CORRETA:
As normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do Instituto Federal do Paraná em sua concepção dispõe que, no processo pedagógico, estudantes e docentes são sujeitos ativos, seres humanos históricos, imersos numa cultura, que apresentam características particulares de vida, e devem atuar de forma consciente no processo de ensino-aprendizagem:
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde aos princípios de avaliação do IFPR:
Assinale a alternativa CORRETA:
“Nos termos no Art. 37 da Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 2017), que versa sobre a Educação de Jovens e Adultos, a qual se destina àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”. E complementa, que os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. Dessa maneira compete ao: