Resolver o Simulado IDECAN - Nível Médio

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Português

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Leia o texto abaixo, que é tido como dedicatória do narrador de Memórias Póstumas de Brás Cubas, para responder à questão.


                                         Ao verme
                                            que
                          primeiro roeu as frias carnes
                                   do meu cadáver
                                           dedico
                             como saudosa lembrança
                                            estas
                                  Memórias Póstumas

                                                                                                        (Machado de Assis)

No texto, a ausência de vírgula antes do elemento de coesão “que” constitui-se em um

  • A desvio linguístico.
  • B marcador textual sintático-semântico de restrição ao substantivo “verme”.
  • C marcador exclusivo de não interrupção sintática.
  • D marcador de ambiguidade sintática.
  • E marcador de exageração semântica.
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Leia o texto abaixo, que é tido como dedicatória do narrador de Memórias Póstumas de Brás Cubas, para responder à questão.


                                         Ao verme
                                            que
                          primeiro roeu as frias carnes
                                   do meu cadáver
                                           dedico
                             como saudosa lembrança
                                            estas
                                  Memórias Póstumas

                                                                                                        (Machado de Assis)

O termo “cadáver”, segundo a Nova Ortografia da Língua Portuguesa, é acentuado graficamente pelo mesmo motivo linguístico que

  • A jóia.
  • B vôo.
  • C destróier.
  • D catéter.
  • E pára.
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Leia o texto abaixo, que é tido como dedicatória do narrador de Memórias Póstumas de Brás Cubas, para responder à questão.


                                         Ao verme
                                            que
                          primeiro roeu as frias carnes
                                   do meu cadáver
                                           dedico
                             como saudosa lembrança
                                            estas
                                  Memórias Póstumas

                                                                                                        (Machado de Assis)

Sintaticamente, o segmento “ao verme” possui, no texto, a função de

  • A adjunto adnominal restritivo.
  • B complemento nominal.
  • C complemento verbal direto.
  • D complemento verbal indireto.
  • E adjunto adverbial de meio.
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Leia o texto abaixo, que é tido como dedicatória do narrador de Memórias Póstumas de Brás Cubas, para responder à questão.


                                         Ao verme
                                            que
                          primeiro roeu as frias carnes
                                   do meu cadáver
                                           dedico
                             como saudosa lembrança
                                            estas
                                  Memórias Póstumas

                                                                                                        (Machado de Assis)

O elemento de coesão “que” possui, no texto, a função sintática idêntica ao do elemento sublinhado na sentença:

  • A Machado escreveu doente Memórias Póstumas.
  • B O narrador de Memórias Póstumas é onisciente.
  • C Machado é um dos mais consagrados escritores no Brasil.
  • D Machado foi fundador da Academia Brasileira de Letras.
  • E A ideia de Machado era explicar a corrupção brasileira.
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                ONG confirma segunda morte em conflitos na Venezuela

Segunda vítima é mulher que foi baleada na cabeça, informa o Observatório Venezuelano de Conflito Social (OVCS). País enfrenta onda de protestos pró e contra Maduro.

Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/05/02/ong-relata-morte-de-mais-uma-pessoa-durante-protestos-na-venezuela.ghtml

No texto, no que concerne à grafia, as iniciais maiúsculas em “Observatório Venezuelano de Conflito Social” são gramaticalmente

  • A inadequadas, pois se trata de um substantivo comum, em razão de formação por sigla.
  • B inadequadas, pois se trata de um adjetivo ligado à Venezuela.
  • C inadequadas, pois, no gênero textual notícia, deve haver a ausência de iniciais maiúsculas.
  • D adequadas, pois se trata de um substantivo próprio.
  • E adequadas, pois o gênero notícia exige este tipo de grafia para convencer ao leitor.
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                ONG confirma segunda morte em conflitos na Venezuela

Segunda vítima é mulher que foi baleada na cabeça, informa o Observatório Venezuelano de Conflito Social (OVCS). País enfrenta onda de protestos pró e contra Maduro.

Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/05/02/ong-relata-morte-de-mais-uma-pessoa-durante-protestos-na-venezuela.ghtml

No excerto do texto “ONG confirma segunda morte em conflitos na Venezuela”, pode-se afirmar que “na Venezuela” refere-se sintaticamente, com base no contexto e no objetivo da notícia, ao

  • A signo “ONG”.
  • B signo “confirma”.
  • C signo “segunda”.
  • D conectivo “em”.
  • E signo “conflitos”.
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E se o Império Romano não tivesse acabado?

    Em vez da França, a província de Gália. Em vez da Inglaterra, a Bretanha. Em vez da Bulgária, a Trácia. Quem já leu as aventuras de Asterix conhece bem esses nomes esquisitos de regiões dominadas pelos exércitos de Roma (as histórias do herói gaulês se passam por volta de 50 a.C., época do apogeu do Império Romano). Pois assim seria o Velho Mundo se o império com sede em Roma não tivesse se desintegrado: uma única nação contornando o Mediterrâneo ao longo das costas europeia, asiática e africana. Mas a mudança dos nomes das localidades europeias é a menos importante das diferenças. O mundo seria outro. O capitalismo talvez ainda não tivesse surgido e, sem ele, a conquista e a colonização da América não aconteceriam. No final das contas, o Brasil poderia ser até hoje uma terra de índios.
    Mas vamos aos poucos. Primeiro é bom lembrar o que houve com o império de Roma. O poder imperial começou a se esfarelar no século 3, quando ocorreram lutas internas entre generais e vivia-se uma verdadeira anarquia militar. Para se ter uma ideia, em 50 anos houve pelo menos 20 imperadores, que foram destituídos um após o outro (alguns inclusive reinaram simultaneamente, em conflito). 
    Não era para menos. A economia romana era baseada no trabalho escravo e o suprimento de escravos dependia da conquista de novos territórios. O problema foi que o reino tornou-se grande demais para ser administrado, as conquistas minguaram, os escravos escassearam e a vida boa acabou. A arrecadação de impostos diminuiu e a população pobre começou a reclamar. Para ajudar, ainda havia o cristianismo (que era contra a escravidão e a riqueza da elite) e uma peste que varreu a região. Nessa barafunda de problemas, tentou-se de tudo, até a divisão administrativa do império em dois, o do Ocidente (com sede em Roma) e o do Oriente (o Império Bizantino), com sede em Constantinopla (onde antes ficava Bizâncio).
    Para este último, a solução foi eficaz. Mas o Império Romano do Ocidente, assolado pela crise econômica, perdeu seu poder militar e foi aos poucos invadido por guerreiros germânicos. Em 395, a divisão administrativa transformou-se em divisão política e o império rachou em dois. Deixada à própria sorte, a metade ocidental durou pouco. A queda definitiva ocorreu em 476, quando a tribo do rei Odoacro derrubou o último chefe de Roma, Rômulo Augústulo. No Oriente, no entanto, o Império Romano continuou existindo por quase mil anos, até 1453, quando os turcos tomaram Constantinopla.
    Se o Império Romano resistisse, possivelmente ele seria parecido com sua metade oriental, diz Pedro Paulo Funari, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em primeiro lugar, o imperador seria também o papa, como em Constantinopla, onde o imperador governava tudo o que interessava: o Exército e a Igreja. Ou isso ou haveria uma divisão de poderes com a Igreja. Essa mistureba de papéis provavelmente criaria situações curiosas, como bispos governando uma província como Portugal, ou melhor, a Lusitânia, e párocos dirigindo cidades.
    A influência religiosa seria ainda maior do que foi na Idade Média ou atualmente. Nas províncias, o divórcio e o aborto provavelmente seriam proibidos e não seria nenhum absurdo que alguns costumes alimentares cristãos, como comer peixe às sextas-feiras, tivessem a força de lei, com penas severas (o açoite, o exílio e a prisão domiciliar eram comuns) para quem degustasse uma costelinha no dia sagrado.
    As línguas derivadas do latim, como o português, o espanhol, o francês e o italiano, provavelmente seriam muito diferentes. O português, por exemplo, não teria sofrido a influência das línguas árabe e germânica, já que, nesse nosso mundo hipotético, possivelmente não ocorreriam as invasões dos germânicos e muçulmanos na península Ibérica. Palavras de origem árabe e tão portuguesas, como azeite, não fariam parte do nosso vocabulário.
    E o capitalismo? “Provavelmente demoraria mais para acontecer”, afirma Funari. “Impérios em geral dificultam o desenvolvimento do capitalismo, que depende do individualismo para se desenvolver. Um Estado muito forte e controlador é um obstáculo”, diz o historiador. Na Europa, o feudalismo e a fragmentação do poder favoreceram o surgimento do capitalismo. No Japão, onde houve a fragmentação do Estado e a implantação de um sistema de shogunato, isso também aconteceu, ao contrário da China, um império que durou até 1911. Retardado o capitalismo, a colonização da América também seria outra. E os astecas, incas, tupinambás e guaranis talvez tivessem se desenvolvido mais e oferecido maior resistência aos europeus. Indo mais longe, um império inca talvez pudesse existir até hoje. Mas essa é uma outra hipótese.

(Lia Hama e Adriano Sambugaro – http://super.abril.com.br/cultura/se-imperio-romano-nao-tivesse-acabado-444330.shtml?utm_source= redesabril_super&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_jovem.)

Assinale a alternativa cujo conteúdo apresenta uso indevido do acento grave, indicador de crase na língua portuguesa.
  • A “Deixada à própria sorte, a metade ocidental durou pouco.” (4º§)
  • B “... não seria nenhum absurdo que alguns costumes alimentares cristãos, como comer peixe às sextas-feiras, tivessem a força de lei, ...” (6º§)
  • C “... não seria nenhum absurdo que costumes alimentares cristãos tivessem a força de lei com penas severas àquele que degustasse uma costelinha no dia sagrado.”
  • D “... assim seria o Velho Mundo se o Império Romano não tivesse se desintegrado: uma única nação contornando o Mediterrâneo à caminho das costas europeia, asiática e africana”.
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E se o Império Romano não tivesse acabado?

    Em vez da França, a província de Gália. Em vez da Inglaterra, a Bretanha. Em vez da Bulgária, a Trácia. Quem já leu as aventuras de Asterix conhece bem esses nomes esquisitos de regiões dominadas pelos exércitos de Roma (as histórias do herói gaulês se passam por volta de 50 a.C., época do apogeu do Império Romano). Pois assim seria o Velho Mundo se o império com sede em Roma não tivesse se desintegrado: uma única nação contornando o Mediterrâneo ao longo das costas europeia, asiática e africana. Mas a mudança dos nomes das localidades europeias é a menos importante das diferenças. O mundo seria outro. O capitalismo talvez ainda não tivesse surgido e, sem ele, a conquista e a colonização da América não aconteceriam. No final das contas, o Brasil poderia ser até hoje uma terra de índios.
    Mas vamos aos poucos. Primeiro é bom lembrar o que houve com o império de Roma. O poder imperial começou a se esfarelar no século 3, quando ocorreram lutas internas entre generais e vivia-se uma verdadeira anarquia militar. Para se ter uma ideia, em 50 anos houve pelo menos 20 imperadores, que foram destituídos um após o outro (alguns inclusive reinaram simultaneamente, em conflito). 
    Não era para menos. A economia romana era baseada no trabalho escravo e o suprimento de escravos dependia da conquista de novos territórios. O problema foi que o reino tornou-se grande demais para ser administrado, as conquistas minguaram, os escravos escassearam e a vida boa acabou. A arrecadação de impostos diminuiu e a população pobre começou a reclamar. Para ajudar, ainda havia o cristianismo (que era contra a escravidão e a riqueza da elite) e uma peste que varreu a região. Nessa barafunda de problemas, tentou-se de tudo, até a divisão administrativa do império em dois, o do Ocidente (com sede em Roma) e o do Oriente (o Império Bizantino), com sede em Constantinopla (onde antes ficava Bizâncio).
    Para este último, a solução foi eficaz. Mas o Império Romano do Ocidente, assolado pela crise econômica, perdeu seu poder militar e foi aos poucos invadido por guerreiros germânicos. Em 395, a divisão administrativa transformou-se em divisão política e o império rachou em dois. Deixada à própria sorte, a metade ocidental durou pouco. A queda definitiva ocorreu em 476, quando a tribo do rei Odoacro derrubou o último chefe de Roma, Rômulo Augústulo. No Oriente, no entanto, o Império Romano continuou existindo por quase mil anos, até 1453, quando os turcos tomaram Constantinopla.
    Se o Império Romano resistisse, possivelmente ele seria parecido com sua metade oriental, diz Pedro Paulo Funari, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em primeiro lugar, o imperador seria também o papa, como em Constantinopla, onde o imperador governava tudo o que interessava: o Exército e a Igreja. Ou isso ou haveria uma divisão de poderes com a Igreja. Essa mistureba de papéis provavelmente criaria situações curiosas, como bispos governando uma província como Portugal, ou melhor, a Lusitânia, e párocos dirigindo cidades.
    A influência religiosa seria ainda maior do que foi na Idade Média ou atualmente. Nas províncias, o divórcio e o aborto provavelmente seriam proibidos e não seria nenhum absurdo que alguns costumes alimentares cristãos, como comer peixe às sextas-feiras, tivessem a força de lei, com penas severas (o açoite, o exílio e a prisão domiciliar eram comuns) para quem degustasse uma costelinha no dia sagrado.
    As línguas derivadas do latim, como o português, o espanhol, o francês e o italiano, provavelmente seriam muito diferentes. O português, por exemplo, não teria sofrido a influência das línguas árabe e germânica, já que, nesse nosso mundo hipotético, possivelmente não ocorreriam as invasões dos germânicos e muçulmanos na península Ibérica. Palavras de origem árabe e tão portuguesas, como azeite, não fariam parte do nosso vocabulário.
    E o capitalismo? “Provavelmente demoraria mais para acontecer”, afirma Funari. “Impérios em geral dificultam o desenvolvimento do capitalismo, que depende do individualismo para se desenvolver. Um Estado muito forte e controlador é um obstáculo”, diz o historiador. Na Europa, o feudalismo e a fragmentação do poder favoreceram o surgimento do capitalismo. No Japão, onde houve a fragmentação do Estado e a implantação de um sistema de shogunato, isso também aconteceu, ao contrário da China, um império que durou até 1911. Retardado o capitalismo, a colonização da América também seria outra. E os astecas, incas, tupinambás e guaranis talvez tivessem se desenvolvido mais e oferecido maior resistência aos europeus. Indo mais longe, um império inca talvez pudesse existir até hoje. Mas essa é uma outra hipótese.

(Lia Hama e Adriano Sambugaro – http://super.abril.com.br/cultura/se-imperio-romano-nao-tivesse-acabado-444330.shtml?utm_source= redesabril_super&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_jovem.)

Analise as frases a seguir, observando a função e o uso destacado da palavra “se”.
I. “As histórias do herói gaulês se passam por volta de 50 a.C.” (1º§).
II. “[...] assim seria o Velho Mundo se o império com sede em Roma não tivesse se desintegrado.” (1º§).
III. “O poder imperial começou a se esfarelar no século 3 [...].” (2º§).
IV. Se o Império Romano resistisse, possivelmente ele seria parecido com sua metade oriental [...].” (5º§).
“Se” tem a mesma função apenas em
  • A I e II.
  • B II e III.
  • C III e IV.
  • D I, II e IV.
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                              Um motivo para chorar

                                                                                             (Olden Hugo.)


      Era um café da manhã, por volta das sete, a mim fato corriqueiro, na padaria da rua Maricá. Um homem estava já à mesa menor, só, com pães intactos e apenas o café sendo bebericado, sem aparentar gosto nesse ato. Permaneceu assim por grupos de minutos. Seus olhos focavam, através do vidro, o nada da movimentação expedita de automóveis, bicicletas, cães e pessoas. Houve uma lágrima.

      Engoli com esforço quando notei o choro emudecido daquele homem. Sua expressão se inalterou no rosto. Era fato bastante enigmático. Não tive reação precisa. Mais lágrimas vieram. Meu café demorou mais que o costumeiro. Pensei em oferecer-lhe um lenço, em perguntar se precisava de algo. Nada disso fiz.

      Vieram a meu coração tantas razões quantas possíveis capazes de levá-lo a emoção extrema.

      Era sem dúvida a perda de alguém para a morte inexorável, irreversível. É o motivo mais justo para chorar, o mais comum. Certamente ele amava essa pessoa com um amor que vem naturalmente, com os sentimentos que são latentes nos genes e que se despertam na convivência familiar. Era um amor de grilhões sanguíneos: seu pai, sua mãe, um irmão ou irmã. As lágrimas resultavam, por conseguinte, de lembranças inumeráveis de momentos em presença a qual jamais voltará a se efetivar. Jamais.

      Mas me houve dúvida. Julgando melhor, vi que o choro era solitário mesmo por solidão. Sua mulher não o acompanhava, não mais. E seria assim adiante. Era um choro de fim, definitivo. Era o fim do amor, que nunca acaba. Ele devia amá-la por motivos inquebráveis, não por sangue, mas por vida compartilhada, o que pode ser mais rijo. Lembrava-se, é pouco improvável, de trocas de solicitudes ao longo da vivência de um mundo restrito a ambos. Recordava-se, e isso provocava o choro, do amor que cresceu por serem uma vida em dois corpos que venceram guerras e festejaram glórias, solitários em sua união.

      Não era, entretanto, ainda acertado isso. Um amigo apartado, a perda de um emprego de relações vetustas são igualmente legítimas causas de pranto. E por alegria também se chora.

      Outras lágrimas ganharam a superfície da mesa, passando antes por sua mão que tapava a boca, talvez contendo palavras que viviam por si. Ele suspirava fundo.

      Havia mais possibilidades. Era então a distância do filho cuja voz diariamente lhe soprava suave os ouvidos, numa ficção tão verossímil que lhe arrancava de dentro o choro evitável por ser doloroso. A lembrança era da personalidade tão autônoma do menino, que mal sabia falar, mas que agia intrépido e seguro sempre. A lembrança era do cheiro, da textura da pele, dos abraços e beijos de amor real. Lembrava-se dos olhos nos seus olhos, como se nada mais houvesse a ver no universo. E não havia de melhor. Nisso vinha o choro.

      Uma lágrima me desceu junto. Não consegui terminar o café. Ele se levantou e se encaminhou ao caixa. Eu o segui com os olhos, bem úmidos. Quis dar nele um abraço demorado e dizer-lhe que tudo ficaria bem. Quis dizer a ele, com doçura, que era passageiro. Era minha vontade oferecer-lhe um conforto. Ia chamá-lo, mas minha garganta se embargou e chorei mais. Ele saiu pela porta sem que eu sequer pudesse apertar a sua mão.

(Disponível em: https://www.facebook.com/oldenhugo.silvafarias/posts/1583838504972154.)

No que tange às conjunções levadas ao texto, qual tipo é a mais explorada no texto?
  • A Aditiva.
  • B Conclusiva.
  • C Explicativa.
  • D Adversativa.
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                              Um motivo para chorar

                                                                                             (Olden Hugo.)


      Era um café da manhã, por volta das sete, a mim fato corriqueiro, na padaria da rua Maricá. Um homem estava já à mesa menor, só, com pães intactos e apenas o café sendo bebericado, sem aparentar gosto nesse ato. Permaneceu assim por grupos de minutos. Seus olhos focavam, através do vidro, o nada da movimentação expedita de automóveis, bicicletas, cães e pessoas. Houve uma lágrima.

      Engoli com esforço quando notei o choro emudecido daquele homem. Sua expressão se inalterou no rosto. Era fato bastante enigmático. Não tive reação precisa. Mais lágrimas vieram. Meu café demorou mais que o costumeiro. Pensei em oferecer-lhe um lenço, em perguntar se precisava de algo. Nada disso fiz.

      Vieram a meu coração tantas razões quantas possíveis capazes de levá-lo a emoção extrema.

      Era sem dúvida a perda de alguém para a morte inexorável, irreversível. É o motivo mais justo para chorar, o mais comum. Certamente ele amava essa pessoa com um amor que vem naturalmente, com os sentimentos que são latentes nos genes e que se despertam na convivência familiar. Era um amor de grilhões sanguíneos: seu pai, sua mãe, um irmão ou irmã. As lágrimas resultavam, por conseguinte, de lembranças inumeráveis de momentos em presença a qual jamais voltará a se efetivar. Jamais.

      Mas me houve dúvida. Julgando melhor, vi que o choro era solitário mesmo por solidão. Sua mulher não o acompanhava, não mais. E seria assim adiante. Era um choro de fim, definitivo. Era o fim do amor, que nunca acaba. Ele devia amá-la por motivos inquebráveis, não por sangue, mas por vida compartilhada, o que pode ser mais rijo. Lembrava-se, é pouco improvável, de trocas de solicitudes ao longo da vivência de um mundo restrito a ambos. Recordava-se, e isso provocava o choro, do amor que cresceu por serem uma vida em dois corpos que venceram guerras e festejaram glórias, solitários em sua união.

      Não era, entretanto, ainda acertado isso. Um amigo apartado, a perda de um emprego de relações vetustas são igualmente legítimas causas de pranto. E por alegria também se chora.

      Outras lágrimas ganharam a superfície da mesa, passando antes por sua mão que tapava a boca, talvez contendo palavras que viviam por si. Ele suspirava fundo.

      Havia mais possibilidades. Era então a distância do filho cuja voz diariamente lhe soprava suave os ouvidos, numa ficção tão verossímil que lhe arrancava de dentro o choro evitável por ser doloroso. A lembrança era da personalidade tão autônoma do menino, que mal sabia falar, mas que agia intrépido e seguro sempre. A lembrança era do cheiro, da textura da pele, dos abraços e beijos de amor real. Lembrava-se dos olhos nos seus olhos, como se nada mais houvesse a ver no universo. E não havia de melhor. Nisso vinha o choro.

      Uma lágrima me desceu junto. Não consegui terminar o café. Ele se levantou e se encaminhou ao caixa. Eu o segui com os olhos, bem úmidos. Quis dar nele um abraço demorado e dizer-lhe que tudo ficaria bem. Quis dizer a ele, com doçura, que era passageiro. Era minha vontade oferecer-lhe um conforto. Ia chamá-lo, mas minha garganta se embargou e chorei mais. Ele saiu pela porta sem que eu sequer pudesse apertar a sua mão.

(Disponível em: https://www.facebook.com/oldenhugo.silvafarias/posts/1583838504972154.)

Releia o trecho: “Sua expressão se inalterou no rosto. Era fato bastante enigmático. Não tive reação precisa.” (2º§) Assinale a alternativa que NÃO poderia substituir o termo destacado sem alterar o sentido do trecho.
  • A Obscuro.
  • B Misterioso.
  • C Inequívoco.
  • D Indecifrável.

Raciocínio Lógico

11

O conjunto que representa o resultado da interseção entre o conjunto dos números naturais, N, e o conjunto dos números inteiros, Z, é

  • A {0}.
  • B { }.
  • C N.
  • D Z.
  • E {-1, 0, 1}.
12

Se Davi é surfista, então Ana não é bailarina. Bruno não é jogador de futebol ou Cinthia não é ginasta. Sabendo-se que Cinthia é ginasta e que Ana é bailarina, pode-se concluir corretamente que

  • A Bruno é jogador de futebol e Davi é surfista.
  • B Bruno é jogador de futebol e Davi não é surfista.
  • C Bruno não é jogador de futebol e Davi é surfista.
  • D se Bruno não é jogador de futebol, então Davi é surfista.
  • E Bruno não é jogador de futebol e Davi não é surfista.
13

Considere os conjuntos

A = {0, 1, 2, 3}

B = {1, 3}

C = {1, 2, 3}

Qual conjunto representa o resultado de (A ∩ B) U C?

  • A {0, 1, 2, 3}.
  • B {1, 2, 3}.
  • C {1, 3}.
  • D {0, 2}.
  • E {0}.
14
Em Lógica, uma premissa é uma fórmula considerada hipoteticamente verdadeira, dentro de uma dada inferência. Esta constitui-se de duas partes: uma coleção de premissas e uma conclusão. Premissa significa a proposição, o conteúdo, as informações essenciais que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levará a uma conclusão. Uma das formas mais simples de argumentar consiste em duas frases, uma das quais é conclusão da outra, que é chamada premissa. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela em que a associação está correta.
  • A Premissa: N é um número inteiro múltiplo de 24.Conclusão: N não é um número primo.
  • B Premissa: A recuperação final deverá ser abolida. Conclusão: Ela é muito trabalhosa para alunos e professores.
  • C Premissa: O alfabeto em Libras é para os surdos-mudos. Conclusão: O alfabeto manual de Libras teve origem o ano passado.
  • D Premissa: É possível que Marília ganhe a eleição para presidente do grêmio estudantil da escola. Conclusão: Marília tem muitos votos na turma dela.
15
Todos os belo-horizontinos são mineiros. Assim sendo:
  • A Algum belo-horizontino não é mineiro.
  • B Todos os mineiros são belo-horizontinos.
  • C O conjunto dos mineiros contém os belo-horizontinos.
  • D O conjunto dos belo-horizontinos contém o conjunto dos mineiros.

Administração Pública

16
Em forma de sumário geral, Coutinho (2000)¹ indica alguns aspectos relevantes para ajudar a orientar futuros processos de mudança para uma organização que deseja implantar um programa de administração pública voltado ao cidadão. Dentre os principais passos destes processos, o autor entende que o referido programa deve, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Dispor de lideranças formais no nível estratégico, visto que as informais são totalmente irrelevantes neste processo.
( ) Buscar apoio e sustentação política no Congresso, na Presidência, nos Ministérios ou nas Secretarias.
( ) Estabelecer padrões de qualidade no atendimento com base unicamente nas diretrizes de especialistas.
(  ) Consultar stakeholders, isto é, indivíduos ou grupos que tenham interesse no desempenho do sistema ou organização.
(COUTINHO, Marcelo James Vasconcelos. Administração pública voltada para o cidadão: quadro teórico-conceitual. Revista do Serviço Público, Brasília: ENAP, ano 51, nº 3, p. 1-36, jul/set 2000.)
A sequência está correta em
  • A F, V, F, V.
  • B F, F, V, F.
  • C V, V, V, F.
  • D V, F, F, V.
17
“Os editais de licitação devem seguir a Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, que posteriormente foi atualizada por uma outra Lei Federal que altera dispositivos da Lei nº 8.666, regulamenta o Art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e dá outras providências.” Trata-se da Lei Federal nº
  • A 8.883, de 8 de junho de 1994.
  • B 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.
  • C 9.249, de 26 de dezembro de 1995.
  • D 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Administração Geral

18
O organograma é uma das formas mais usuais de demonstrar a cadeia de comando de uma organização. No entanto, por si só, é insuficiente para mostrar a correlação necessária à coordenação; por isso, as empresas lançam mão de uma eficiente ferramenta de gestão de pessoas complementar ao organograma – com mais detalhes sobre a atribuição de funções – chamada:
  • A Avaliação 360 graus.
  • B Tábua de desempenho.
  • C Matriz de responsabilidades.
  • D Relatório de análise organizacional.
19
Segundo um estrategista bastante conhecido, Henry Mintzberg, o planejamento estratégico é um processo analítico voltado à execução de estratégias já identificadas. O planejamento estratégico resulta na criação de um plano. Por outro lado, o pensamento estratégico envolve intuição e criatividade. É uma forma de sintetizar os estímulos dos ambientes interno e externo para criar uma perspectiva integrada de empreendimento. NÃO se refere a uma característica do pensamento estratégico:
  • A Amplo.
  • B Oportunista.
  • C Semipolarizado.
  • D Focado em objetivos.
20
Como é chamado o número de subordinados de um chefe com autoridade de linha, conceito também conhecido como alcance de controle, cuja expressão origina-se da tradução literal do inglês span of control?
  • A Self-coaching.
  • B Parametrização.
  • C Controle estratégico.
  • D Amplitude de supervisão.
21
Cite uma das principais razões que leva uma empresa a optar por centralizar a tomada de decisões em pontos mais altos da organização:
  • A Otimizar recursos humanos e físicos.
  • B Liberar a direção superior de atividades cotidianas.
  • C Resolver problemas operacionais específicos com maior rapidez.
  • D Motivar e estimular a identificação de todos os indivíduos com a organização.
22
As organizações não funcionam e muito menos alcançam os seus objetivos ao acaso. Na realidade, para que isso aconteça é necessário que as empresas coloquem em prática o primeiro componente do processo administrativo – o planejamento. Sem o planejamento, a empresa funciona às cegas, sem rumo, com um ciclo de vida que poderá ter uma curta duração. Sobre as seis principais etapas que compõem o processo de planejamento, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Definição dos objetivos: estabelecer quais são os caminhos possíveis. ( ) Situação atual: definição de onde estamos agora e o que precisa ser feito. ( ) Alternativas de ação: definição para onde queremos ir. ( ) Premissas em relação ao futuro: o que temos pela frente, definição de cenários. ( ) Escolher a melhor alternativa: definir qual é o melhor caminho a ser seguido. ( ) Implementação do plano escolhido e avaliação dos resultados: seguir o que foi planejado e tomar as ações corretivas se necessário.
A sequência está correta em
  • A F, F, V, F, V, V.
  • B V, F, V, F, V, F.
  • C V, V, F, F, V, V.
  • D F, V, F, V, V, V.
23
Henri Fayol (1841-1925), fundador da Teoria Clássica da Administração, enumerou quatro grandes funções exercidas em ambientes corporativos: produção, comercialização, finanças e administração. Na montagem de uma estrutura organizacional, é necessário saber como essas funções costumam se desdobrar, gerando subfunções. No sentido mais restrito, as subfunções a seguir são tipicamente de administração, EXCETO:
  • A Os serviços jurídicos.
  • B Os serviços de apoio.
  • C As atividades de tesouraria.
  • D As atividades de recursos humanos.
24

Com relação à ordem de serviço, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É instrução dada a um servidor, exclusivamente.

( ) Encerra orientações a serem tomadas pela chefia para a execução de serviços ou o desempenho de encargos.

( ) É o ato pelo qual se determinam providências a serem cumpridas por órgãos subordinados.

( ) É usado quando o administrador deseja que alguém o substitua nos encargos, tendo assegurados seus direitos à remuneração extra.

A sequência está correta em

  • A F, V, V, F.
  • B V, V, F, F.
  • C F, V, F, V.
  • D V, F, V, V.
25
“A Administração é o processo de_________,________,__________, e_____________o uso de recursos, a fim de alcançar objetivos.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  • A analisar / definir / estabelecer / dirigir
  • B planejar / organizar / dirigir / controlar
  • C planejar / dirigir / reanalisar / conceituar
  • D analisar / organizar / controlar / redimensionar
26
Os bloqueios e obstáculos às comunicações são comuns no cotidiano dos profissionais e podem afetar seriamente o processo produtivo de uma instituição. São considerados obstáculos à comunicação, EXCETO: 
  • A Feedback
  • B Preconceitos.
  • C Dificuldade de expressão.
  • D Emprego incorreto de palavras.
27
Os ruídos que impedem que a comunicação se estabeleça podem ser técnicos, organizacionais, semânticos e de atitudes/comportamentos. De acordo com o exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Técnicos.
2. Organizacionais.
3. Semânticos.
4. Atitudes e comportamentos.

( ) Dizem respeito tanto a emissor quanto a receptor. Influencia sobre o que dizem e como dizem.
( ) Dizem respeito ao canal de transmissão e a seus defeitos.
( ) São originados da imprecisão ou ambiguidade das expressões utilizadas.
( ) São relativos ao estabelecimento de redes de comunicação ou conjunto de canais de informação no interior de uma organização.
  • A 1, 2, 3, 4.
  • B 2, 4, 1, 3.
  • C 3, 2, 4, 1.
  • D 4, 1, 3, 2.
28
As organizações, em geral, possuem uma estrutura muito bem definida, cada nível hierárquico possui um grau de autoridade e de responsabilidade necessários para o desempenho de suas funções administrativas. Para que as metas e os objetivos organizacionais sejam alcançados, conforme o planejamento estratégico, é muito importante que a estrutura organizacional seja eficiente. Com relação aos níveis hierárquicos que compõem a estrutura organizacional, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Nível institucional. 2. Nível intermediário. 3. Nível operacional.
( ) Este nível é composto pelos gestores ou gerentes de vários departamentos. Concentrar no desdobramento da estratégia, ou seja, na sua implementação junto aos seus clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores etc. ( ) Este nível é composto pelos colaboradores, pelo corpo técnico e por supervisores. São responsáveis pela execução das ações ou tarefas que foram planejadas e que são necessárias para o funcionamento da organização, propondo correções ou melhorias para o melhor funcionamento dos processos. ( ) Este nível é composto pela presidência e pelos diretores. Concentram-se na interação da organização com o ambiente externo, principalmente nas questões estratégicas, como oportunidades de atuação em novos mercados, lançamento de novos produtos, mas também, na identificação de possíveis ameaças.
A sequência está correta em
  • A 1, 2, 3.
  • B 2, 3, 1.
  • C 3, 1, 2.
  • D 3, 2, 1.
29
O ser humano vive e interage em um ambiente repleto de sistemas e subsistemas, como, por exemplo, na sua casa, no seu trabalho, na natureza e, até mesmo, em seu próprio corpo. Uma empresa também é um exemplo de sistema, pois é composta por um conjunto de atividades que são interligadas, formando um todo organizado, levando a organização a alcançar os seus objetivos. Sobre as diversas partes que compõem um sistema, bem como as suas características no contexto empresarial, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A Nas organizações, as saídas são os materiais, os insumos, a energia, ou a informação que são enviados aos seus fornecedores.
  • B Nas organizações, o processamento é a parte responsável pelo emprego dos meios necessários à transformação das entradas em saídas.
  • C As organizações são conhecidas como sistemas abertos, pois há uma grande troca de informações, de insumos ou de produtos com o ambiente externo.
  • D Na retroalimentação ou feedback diversas informações, positivas ou negativas, retornam para o início do sistema e serão utilizadas para o seu aprimoramento.
30

Quando um superior transfere autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia, chamamos de

  • A controle.
  • B delegação.
  • C autoridade.
  • D administração estratégica.
31
Uma empresa está ampliando sua área de atuação. Precisa expandir para outros estados seus produtos, que está tendo grande aceitação no mercado. Para que haja uma melhor definição de responsabilidade, autoridade, comunicação e decisões nas novas unidades, deverá adotar a estrutura
  • A matricial.
  • B funcional.
  • C por clientes.
  • D por produtos ou serviços.
  • E territorial (ou por localização geográfica).
32
“Tipo de organograma mais completo, apesar de ser de elaboração complexa. Compõe-se de um quadro de dupla entrada. Nas linhas, encontram-se as atribuições, enquanto, nas colunas, estão os cargos.” Trata-se do organograma
  • A vertical.
  • B clássico.
  • C setorial ou radial.
  • D diagonal ou europeu.
  • E linear de responsabilidade.

Noções de Informática

33

Os componentes de hardware de um computador fazem uso de diversos tipos de memória, cada uma delas com características e finalidades específicas. A respeito dos diversos tipos de memória presentes em um computador e suas propriedades, analise as afirmativas abaixo.


I. A memória cache é um tipo de memória que trabalha de forma integrada à CPU e é um exemplo de memória volátil.

II. Os bancos de memória RAM presentes em um computador pessoal são um exemplo típico de memória não volátil.

III. As unidades de armazenamento SSD possuem memória do tipo volátil e se diferenciam das unidades de disco rígido tradicional por possuírem taxas leitura e gravação muito superiores, tornando portanto os dispositivos SSD muito mais rápidos.


Assinale

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • C se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se somente a afirmativa II estiver correta.
  • E se todas as afirmativas estiverem corretas.
34

O Writer é o aplicativo editor de textos presente no pacote LibreOffice. Este importante editor de textos possui diversos recursos, como verificação ortográfica, criação de tabelas, etc. Assinale a alternativa que indica, respectivamente, as teclas de atalho para os recursos de verificação ortográfica e criação de tabelas.

  • A Ctrl + O e Ctrl + T
  • B F7 e Ctrl + F12
  • C Ctrl + O e F10
  • D F9 e F12
  • E F5 + Ctrl + T
35

Os produtos LibreOffice e Microsoft Office representam alguns dos mais importantes pacotes de aplicativos de escritório presentes no mercado. Analise as afirmativas abaixo, que realizam comparações entres os aplicativos presentes nesses dois pacotes.


I. O Microsoft Excel tem equivalente no LibreOffice o aplicativo Calc.

II. O aplicativo Base do LibreOffice equivale ao Access do Microsoft Office.

III. O Draw é o aplicativo do LibreOffice equivalente ao Microsoft Powerpoint.


Assinale

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente a afirmativa III estiver correta.
  • C se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E se todas as afirmativas estiverem corretas.
36

A respeito das Intranets, analise as afirmativas abaixo:


I. São redes restritas. As Intranets são criadas para atender a necessidade de grupos de usuários específicos, logo uma Intranet possui quantidade de usuários pequena, quando comparada com a Internet.

II. Por se tratar de uma rede sempre restrita, uma Intranet não permite que usuários autenticados nesta rede consigam acessar informações externas a ela.

III. Computadores ligados a uma Intranet nunca utilizam números IPs para sua identificação dentro da rede.


Assinale

  • A se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • C se somente a afirmativa 1 estiver correta.
  • D se somente as afirmativas I e II estiverem corretas
  • E se todas as afirmativas estiverem corretas.
37

A respeito de algumas características técnicas do sistema operacional Microsoft Windows XP, lançado no ano de 2001, analise os itens abaixo:


I. Possui apenas versão 32 bits, por esse motivo não é capaz de gerenciar uma grande quantidade de memória RAM como por exemplo 8gb ou 16gb.

II. Seu tema padrão foi designado pelo nome de Luna.

III. Ao longo de sua vida foram liberadas algumas versões com Service Packs, sendo a última delas a Windows XP Service Pack 3.


Assinale

  • A se somente os itens I e III estiverem corretos.
  • B se somente o item I estiver correto.
  • C se somente o item III estiver correto.
  • D Se somente os itens II e III estiverem corretos.
  • E se todos os itens estiverem corretos.

Direito Constitucional

38

Sobre os direitos e garantias fundamentais, analise as afirmativas abaixo:


I. É direito social do trabalhador urbano a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 7 (sete) anos de idade em creches e pré-escolas.

II. São gratuitas as ações de habeas corpus e habeas data, e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania.

III. É obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho.


Assinale

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
39

Assinale abaixo o único cargo que é privativo de brasileiro nato.

  • A Juiz de paz
  • B Vereador
  • C Governador
  • D Presidente do Senado Federal
  • E Ministro da Fazenda
40

De acordo com a Constituição Federal, é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos aos maiores de

  • A 55 anos.
  • B 60 anos.
  • C 65 anos.
  • D 70 anos.
  • E 75 anos.
41

À luz da Constituição Federal, assinale a afirmativa correta a respeito dos direitos e garantias fundamentais.

  • A Não se admitirá ação privada nos crimes de ação pública.
  • B Cabe mandado de segurança sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.
  • C Conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.
  • D São gratuitas as ações populares, as ações civis públicas, o habeas corpus e o habeas data.
  • E A Constituição Federal não prevê a possibilidade de impetração de mandado de segurança coletivo.
42

Assinale a afirmativa incorreta a respeito dos servidores públicos e do regime de previdência.

  • A Lei da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios disciplinará a aplicação de recursos orçamentários provenientes da economia com despesas correntes em cada órgão, autarquia e fundação, para aplicação no desenvolvimento de programas de qualidade e produtividade, treinamento e desenvolvimento, modernização, reaparelhamento e racionalização do serviço público, inclusive sob a forma de adicional ou prêmio de produtividade.
  • B Os servidores públicos serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única.
  • C Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, não poderão exceder a remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão.
  • D O tempo de contribuição federal, estadual ou municipal será contado para efeito de aposentadoria e o tempo de serviço correspondente para efeito de disponibilidade.
  • E A União, os Estados e o Distrito Federal manterão escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos, constituindo-se a participação nos cursos um dos requisitos para a promoção na carreira, facultada, para isso, a celebração de convênios ou contratos entre os entes federados.
43

A respeito das disposições constitucionais relativas à Administração Pública, assinale a alternativa correta.

  • A Depende de concurso de provas e títulos a contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.
  • B Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público serão computados e acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.
  • C A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo e políticopartidário.
  • D É vedada a participação do usuário na administração pública direta e indireta.
  • E A administração fazendária e seus servidores fiscais terão, dentro de suas áreas de competência e jurisdição, precedência sobre os demais setores administrativos, na forma da lei.
44

A respeito dos direitos sociais e políticos, assinale a afirmativa incorreta.

  • A São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, entre outros, o fundo de garantia do tempo de serviço e o seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntário.
  • B Constitui crime a retenção dolosa ou culposa do salário pelo empregador.
  • C É direito do trabalhador a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até cinco anos de idade em creches e pré-escolas.
  • D São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.
  • E Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito
45

A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos da Constituição Federal. Por outro lado, é vedado a tais entes:

I. estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;

II. recusar fé aos documentos públicos;

III. criar distinções entre brasileiros e estrangeiros ou preferências entre si.

Analise os itens acima e assinale

  • A se somente o item I estiver correto.
  • B se somente o item II estiver correto.
  • C se somente o item III estiver correto.
  • D se somente os itens I e II estiverem corretos.
  • E se somente os itens II e III estiverem corretos.
46

De acordo com a Constituição Federal, assinale a alternativa correta a respeito das competências administrativas e legislativas da União e dos Estados.

  • A Compete à União planejar e promover a defesa permanente contra as calamidades públicas, especialmente as secas e as inundações.
  • B Aos Estados compete a instituição de diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico e transportes urbanos.
  • C Legislar sobre direito administrativo é da competência privativa da União.
  • D Somente os Estados podem legislar sobre juntas comerciais.
  • E Compete aos Estados organizar, manter e executar a inspeção do trabalho.
47

Acerca das disposições constitucionais relativas à Educação, analise as afirmativas a seguir:

I. A educação é vista como um dever do Estado e da família.

II. As universidades obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

III. Garantia de padrão de qualidade não é um princípio que rege a educação brasileira.

Assinale

  • A se apenas a afirmativa I estiver correta.
  • B se apenas a afirmativa II estiver correta.
  • C se apenas a afirmativa III estiver correta.
  • D se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

Direito Administrativo

48

É a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto. Esta descrição refere-se ao conceito de

  • A carta convite.
  • B concorrência.
  • C tomada de preços.
  • D concurso.
  • E leilão.
49

A Lei nº 8.666/93 define leilão como sendo a modalidade de licitação entre

  • A quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores.
  • B interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
  • C quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.
  • D quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.
  • E interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de três pela unidade administrativa.
50

Em relação aos contratos administrativos e em conformidade com a Lei nº 8.666/93, assinale a alternativa correta.

  • A Em nenhuma hipótese é permitida a alteração dos termos contratuais. Após sua assinatura, devem ser cumpridos todos os termos pactuados.
  • B A duração dos contratos obedece à vigência do plano plurianual.
  • C A publicação resumida do instrumento de contrato será providenciada pelo contratado até o quinto dia útil do mês seguinte ao da sua assinatura.
  • D Os contratos devem estabelecer com clareza e precisão as condições para sua execução, expressas em cláusulas que definam os direitos, obrigações e responsabilidades das partes, em conformidade com os termos da licitação e da proposta a que se vinculam.
  • E Os prazos de início de etapa de execução, de conclusão e de entrega não admitem prorrogação, mantidas as demais cláusulas do contrato e assegurada a manutenção de seu equilíbrio econômico-financeiro.
51

Sobre a Administração Pública, analise as afirmativas abaixo:


I. Serão computadas, para efeito de incidência do teto remuneratório dos servidores públicos, as parcelas de caráter indenizatório previstas em lei.

II. A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

III. A autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta poderá ser ampliada mediante tratado unilateral, a ser firmado pelo poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para o órgão ou entidade.


Assinale

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
52

Sobre improbidade administrativa, analise as afirmativas abaixo:


I. A Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/920) não é aplicável àquele que não detenha a condição de agente público.

II. No caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio.

III. Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos.


Assinale

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
53

Assinale a única forma de provimento de cargo público admitida pela Lei nº 8.112/90.

  • A Ascensão
  • B Transferência
  • C Recondução
  • D Adaptação
  • E Perempção
54

Acerca do exercício em cargo público, assinale a alternativa correta:

  • A Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório pelo período de 24 (vinte e quatro) meses.
  • B O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, será aposentado com proventos proporcionais.
  • C A capacidade de iniciativa não é um fator que influencia na avaliação para o desempenho do cargo.
  • D O estágio probatório não ficará suspenso na hipótese de participação em curso de formação.
  • E A promoção não interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover o servidor.
55

Com base nas disposições da Lei nº 8.112/90, assinale abaixo o prazo de prescrição da ação disciplinar quanto à infração punível com destituição de cargo em comissão, sem que seja capitulada também como crime.

  • A 180 dias.
  • B 2 anos.
  • C 3 anos.
  • D 5 anos.
  • E 10 anos.

Administração de Recursos Materiais

56
Vários são os tipos de classificação de materiais, determinados em função das informações gerenciais desejadas pelo gestor de materiais. Uma delas é por aplicação na organização. Como em órgãos públicos, com raras exceções, o objetivo final é a prestação de um serviço, tendo em vista que usualmente não contemplam processos produtivos, o tipo de material mais comum dentro desta classificação no setor público é o(a):
  • A Matéria-prima.
  • B Material auxiliar.
  • C Produto acabado.
  • D Produto em processo.
57
Uma das atividades mais custosas para as organizações é a manutenção de seus estoques; quanto maior é o estoque maiores são os custos envolvidos em sua operação, por isso, uma das regras básicas quando uma empresa quer diminuir os custos de manuseio é a adoção de medidas de classificação dos estoques conforme o tipo de produto a ser armazenado. Sobre os diferentes tipos de estoque que podem existir em uma empresa, assinale a afirmativa correta.
  • A O almoxarifado de matérias-primas é onde estão as peças que servem de apoio à manutenção dos equipamentos e do edifício.
  • B O almoxarifado de materiais auxiliares é composto por insumos ou matérias-primas que serão transformadas durante o processo produtivo em um produto final.
  • C O almoxarifado de produtos acabados é onde são armazenados os materiais que auxiliam e participam do processo de transformação do produto; no entanto, não se agregam a ele.
  • D O almoxarifado intermediário é onde se encontram os produtos em fase de processamento, ainda não acabados, ou subconjuntos que estão armazenados para a composição do produto final.
58
São funções do almoxarife, EXCETO:
  • A Fazer o pagamento das notas fiscais.
  • B Receber, conferir, armazenar e registrar os materiais em estoque.
  • C Organizar e manter atualizado o registro de estoque do material existente.
  • D Estabelecer as necessidades de aquisição dos materiais de consumo para fins de reposição de estoque.
59
“__________________________ é o ato pelo qual o material adquirido é entregue no local previamente designado, no caso o almoxarifado, uma vez que todo o registro de entrada e distribuição de material deverá ser de responsabilidade deste setor." Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  • A Requisição.
  • B Distribuição.
  • C Estocagem.
  • D Recebimento.
60

Em relação ao controle de estoque e à manutenção de seus níveis ideais, é preciso:

I. Definir o momento correto da compra.

II. Definir quantidade ideal.

III. Buscar os melhores preços.

IV. Evitar a delimitação de níveis de segurança.
Estão corretas as alternativas
  • A I, II, III e IV.
  • B I e IV, apenas .
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e III, apenas.