Resolver o Simulado Planejar

0 / 46

Noções de Informática

1
O novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 10, trouxe diversas novidades, uma nova interface e o retorno do menu iniciar. Muitos atalhos presentes em versões anteriores foram mantidos e outros adicionados, facilitando sua utilização pelos usuários. Uma nova janela foi adicionada: as configurações do sistema que se pode acionar pelo Menu Iniciar e clicar em ícone, parecendo uma engrenagem, ou utilizar uma combinação de teclas. “Tomando como base o Windows 10, Configuração Local, Idioma Português-Brasil, torna-se necessário modificar diversas configurações do sistema.” Assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência de teclas que aciona a janela Configurações.
  • A <WIN> + <I>.
  • B <WIN> + <J>.
  • C <WIN> + <E>.
  • D <WIN> + <G>.
2
Utilizando o Internet Explorer, versão 8, no Sistema Operacional Windows 7, Configuração Local, Idioma Padrão-Português, para acessar qualquer site basta digitar o endereço requerido na barra de endereços do navegador para ter acesso à página solicitada. Entretanto, para “poupar” essa digitação de todo o endereço, há um atalho para os endereços terminados em .com. “Para digitar rapidamente uma URL terminando em ‘.com’, deve-se digitar a parte entre ‘www’ e ‘.com’ e, em seguida, pressionar _______________.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  • A CTRL + ENTER
  • B SHIFT + ENTER
  • C CTRL + SHIFT + F9
  • D CTRL + SHIFT + F10
3
Ao editar um documento, utilizando o LibreOffice Writer, versão 5.4.2.2, Configuração Local, Idioma Padrão-Português, acidentalmente apertou-se a tecla F10. É correto afirmar que essa ação:
  • A Fecha o arquivo exibido.
  • B Chama a caixa de diálogo Localiza e substituir.
  • C Abre a caixa de diálogos Modelos e documentos.
  • D Ativa o foco na barra de menus começando pelo menu Arquivo.
4

Na ferramenta Libre Office Calc 5.1 (Configuração Padrão – Idioma Português Brasil), o recurso que permite realizar a exportação de uma planilha para o formato PDF está disponível no menu:

  • A Arquivo / Exportar como PDF.
  • B Arquivo / Exportar / PDF.
  • C Ferramentas / Exportar / PDF.
  • D Ferramentas / Exportar arquivo PDF.
5

Analise a seguinte planilha produzida com a ferramenta Libre Office Calc 5.1 (Configuração Padrão – Idioma Português Brasil)


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Considere que um usuário digitou a fórmula =XOU(A1=B1;A1>B1;C1>B1) na célula A3 dessa mesma planilha. Pode-se afirmar que o resultado obtido será:

  • A FALSO.
  • B VERDADEIRO.
  • C NÃO.
  • D Será exibido um erro.
6

Considere as afirmativas sobre funções da categoria matemática na ferramenta Libre Office Calc 5.1 (Configuração Padrão – Idioma Português Brasil):


I. LN retorna o resultado agregado de cálculos de um intervalo.

II. QUOCIENTE retorna a parte inteira de uma divisão.

III. MARRED retorna número arredondado para cima até a quantidade de casas decimais especificada.


Está(ão) correto(s) o que se afirma somente em:

  • A I.
  • B II.
  • C III.
  • D I e II.
7

Considere que a versão da ferramenta utilizada é o Libre Office Writer 5.1 (Configuração Padrão – Idioma Português Brasil).


Normalmente é uma ação padrão do editor de textos, mover as palavras que não se ajustam em uma linha para a linha subsequente. Essa característica pode ser alterada ativando o recurso de hifenização automática que insere os hífens onde for necessário nos parágrafos. Para ativar esse recurso é necessário clicar com o botão direito do mouse em um parágrafo e

  • A escolher Parágrafo, clicar na guia Fluxo de texto e na área Hifenização, selecionar a caixa Automaticamente. Para finalizar o procedimento deve-se clicar no botão OK.
  • B escolher Parágrafo, clicar na guia Opções e na área Controle de Hifenização, selecionar a caixa Automaticamente. Para finalizar o procedimento deve-se clicar no botão OK.
  • C escolher Formatação, clicar na guia Parágrafo e na área Opções, selecionar a caixa Hifenização Automática. Para finalizar o procedimento deve-se clicar no botão OK.
  • D escolher Formatação, clicar na guia Ferramentas e na área Parágrafo, selecionar a caixa Hifenização Direta. Para finalizar o procedimento deve-se clicar no botão OK.
8

Considere que a versão da ferramenta utilizada é o Libre Office Writer 5.1 (Configuração Padrão – Idioma Português Brasil).


Na caixa de diálogo de impressão, o procedimento para imprimir as páginas 1, 5, 6 e 9 de um documento é informar na caixa “Páginas” o valor:

  • A 1;5-6;9.
  • B 1;9-6.
  • C 1..6-9.
  • D 1-5;6;9.
9

Segurança da informação é o mecanismo de proteção de um conjunto de informações com o objetivo de preservar o valor que elas possuem para uma pessoa ou organização. Está correto o que se afirma sobre princípios básicos de segurança da informação, EXCETO:

  • A Disponibilidade garante que a informação esteja sempre disponível.
  • B Integridade garante a exatidão da informação.
  • C Confidencialidade garante que a informação seja acessada somente por pessoas autorizadas.
  • D Não repúdio garante a informação é autêntica e que a pessoa recebeu a informação.
10

O e-CPF é uma versão digital do documento CPF, que permite a realização de operações com validade jurídica na internet, identificando com segurança as pessoas físicas. São características que a utilização do e-CPF garantem, EXCETO:

  • A Confiabilidade.
  • B Privacidade.
  • C Compatibilidade.
  • D Inviolabilidade.
11

Códigos maliciosos (malwares) são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador.

O programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim é conhecido como:

  • A Backdoor.
  • B Spyware.
  • C Worm.
  • D Rootkit.
12

Para a questão abaixo, considere que o navegador é o Mozilla Firefox na versão 50.0 configurado com o idioma Português Brasil. A configuração “bloqueio de conteúdo misto” foi desativada manualmente.


Quando um site é digitado na barra de endereço do browser, pode ser observado o “botão de identidade do site” localizado à esquerda do endereço, representado pelo símbolo de um cadeado. A funcionalidade desse botão é indicar ao usuário de forma rápida se a conexão com o site visualizado é criptografada e segura.


Considere as seguintes afirmativas sobre os estados do botão de identidade do site:


I. O cadeado na cor azul, indica que o usuário está realmente conectado ao website cujo endereço é exibido na barra de endereço; a conexão não foi interceptada.

II. O cadeado cinza com um triângulo de alerta amarelo, indica que a conexão entre o Firefox e o site é parcialmente criptografada e não impede a espionagem.

III. O Cadeado preto com um traço vermelho, indica que a conexão entre o Firefox e o site é apenas parcialmente criptografada e não previne contra espionagem ou ataque man-in-the-middle.


Está(ão) correto(s) o que se afirma somente em

  • A I.
  • B II.
  • C III.
  • D I e II.
13

No Sistema Operacional Microsoft Windows 7 (Configuração Padrão – Idioma Português Brasil), o gerenciador de tarefas é um recurso amplamente utilizado para iniciar ou encerrar processos e monitorar de forma dinâmica o desempenho do computador. Uma das formas de acionar esse recurso é através das teclas de atalho Ctrl + Alt + Delete seguido da seleção da opção “Iniciar Gerenciador de Tarefas”.


São guias disponíveis na tela que representa o Gerenciador de Tarefas, EXCETO:

  • A Aplicativos.
  • B Serviços.
  • C Rede.
  • D Monitoramento.
14

Considere as seguintes afirmativas sobre teclas de atalho no Sistema Operacional Microsoft Windows 7 (Configuração Padrão – Idioma Português do Brasil).


I. A tecla do logotipo do Windows + B pode ser utilizada para bloquear o computador ou trocar de usuário.

II. A tecla do logotipo do Windows + A pode ser utilizada para exibir a área de trabalho.

III. As teclas Ctrl + Shift + Esc pode ser utilizada para abrir o gerenciador de tarefas.


Está(ão) correto(s) o que se afirma somente em:

  • A I.
  • B II.
  • C III.
  • D II e III.
15
“No Sistema Operacional Microsoft Windows 10 (configuração padrão), um usuário está tentando renomear uma pasta onde armazena os seus arquivos de música.” É um nome válido para o diretório, APENAS o que foi apresentado em
  • A musicas:2017.
  • B musicas|2017.
  • C musicas#2017.
  • D musicas*2017.
16
Na ferramenta Microsoft Office Word 2007 (Configuração Padrão – Idioma Português do Brasil), as teclas de atalho Ctrl+T e F7 são utilizadas, respectivamente, para:
  • A Verificar a ortografia e a gramática do texto no documento / Imprimir o documento.
  • B Selecionar todo o texto / Verificar a ortografia e a gramática do texto no documento.
  • C Imprimir o documento / Proteger o documento contra a edição de usuários não autorizados.
  • D Alinhar todos os documentos de forma justificada / Verificar as regras de hifenização do texto.
17

Na célula A1 de uma planilha produzida com a ferramenta Microsoft Office Excel 2007 (configuração padrão), foi digitada a seguinte fórmula:


=SE(NÚM.CARACT(EXT.TEXTO("MINAS GERAIS";2;4))>=4;"ERRO";"OK")


Pode-se afirmar que o resultado da função será:

  • A 2.
  • B 4.
  • C OK.
  • D ERRO.
18
Na ferramenta Microsoft Office Excel 2007 (configuração padrão), a função EXT.TEXTO é utilizada para retornar os caracteres do meio de uma sequência de caracteres de texto, tendo a posição e o comprimento especificados. São parâmetros dessa função, EXCETO:
  • A Texto.
  • B Núm_final.
  • C Núm_inicial.
  • D Núm_caract.
19
“No Sistema Operacional Microsoft Windows 8.1 (configuração padrão), o recurso de ‘ativar ou desativar recursos do Windows’ está disponível na opção ____________________ do painel de controle (modo de exibição: ícones pequenos).” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  • A Personalização
  • B Programas padrão
  • C Programas e recursos
  • D Ferramentas administrativas
20

Considere as afirmativas sobre a ferramenta Microsoft Office Word 2007 (configuração padrão).


I. Ctrl+Q: aciona o comando refazer.

II. Ctrl+A: seleciona todo o conteúdo de um documento.

III. Ctrl+L: exibe a caixa de diálogo de localizar conteúdos em um documento.


Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A I.
  • B II.
  • C III.
  • D II e III.

Pedagogia

21

Lopes e Macedo (2011), fundamentados pelos estudos de pesquisadores do campo do currículo, elegeram algumas temáticas como eixo norteador de suas discussões sobre teorias do currículo. Entre essas temáticas destaca-se “Prática e cotidiano”. Afirmam esses autores que “a prática é uma temática que acompanha o desenvolvimento da teoria curricular, assumindo diferentes sentidos”

(LOPES; MACEDO, 2011, p.141).

Avalie as afirmativas consoantes às decisões curriculares que têm a prática por referência.

I. As decisões curriculares só fazem sentido na medida em que constrói condições para que os sujeitos possam resolver problemas sociais reais.

II. Em uma ou outra ocasião, alguns saberes/conhecimentos terão mais poder para guiar a prática nas decisões curriculares.

III. Nas decisões curriculares focadas nas práticas e nos cotidianos dos espaços escolares, o conhecimento independe do contexto.

É correto apenas o que se afirma em

  • A II.
  • B I e II.
  • C I e III.
  • D II e III.
22

Considere o texto a seguir para responder a questão proposta.

“Em certa oportunidade, encontrei um aluno do 6º ano do ensino fundamental se preparando para sua prova de Geografia. Estava decorando o questionário que sua professora havia lhe passado no quadro verde. Uma das questões era: ‘Qual a origem da terra roxa?’. Quando lhe fiz a pergunta, verificando se sabia a lição, ele respondeu rapidamente: ‘originou da decomposição do basalto’. Perguntei-lhe então: ‘E o que é, para você, basalto?’. Ele, espantado, respondeu: ‘isso não tenho nem ideia, mas sei que está certo, pois copiei do quadro a resposta que a professora colocou.’” (MORETTO, 2002, p.49).

Em relação à concepção de aprendizagem nessa prática pedagógica do professor de geografia, afirma-se que esta

  • A pode ser mecânica porque ao decorar o aluno aprende e assim terá sucesso em sua vida escolar.
  • B resulta da combinação entre o papel do professor e a relação ativa do aluno com a matéria de estudo.
  • C exige esforço de compreensão de causas e consequências para estabelecer relações num universo simbólico e teórico.
  • D resulta mais do esforço do aluno para compreender a matéria de estudo, do que do papel do professor para criar estratégias de aprendizagem.
23

O Comitê do Ministério da Educação e Cultura (MEC, Brasília), que debate a oferta de cursos na área de energias renováveis e eficiência energética, pretende alinhar a oferta de educação tecnológica nesta área para o ano de 2017. As instituições da rede federal trabalham na construção de cursos piloto de qualidade na área, mapeando as necessidades do setor produtivo, desenvolvendo novos itinerários formativos, elaborando currículos e estimando as especificações de equipamentos e infraestrutura.

(Adaptado – Educação Profissional/portal do MEC.

(Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=45681> . Acesso em: 08 mar. 2017.)

Assim, a organização curricular dos cursos superiores de tecnologia deverá contemplar o desenvolvimento de competências profissionais tecnológicas gerais e específicas, incluindo os fundamentos científicos e humanísticos necessários ao desempenho profissional do graduado em tecnologia.

PORQUE

Nessa organização curricular, cursos de educação profissional de nível técnico, que deverão ser parte dela, complementarão a formação do graduando em tecnologia, para o atendimento de demandas específicas.

Sobre essas duas asserções, é correto afirmar que

  • A a primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
  • B a primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
  • C as duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
  • D as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
24

Associe as colunas relacionando os tipos de avaliação às suas funções.

Modalidades

(1) Avaliação diagnóstica

(2) Avaliação formativa

(3) Avaliação somativa


Funções

( ) Aferir o nível de aproveitamento ou rendimento apresentados no ano.

( ) Aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem.

( ) Fornecer dados iniciais para que o planejamento seja ajustado.

( ) Identificar e caracterizar as dificuldades/facilidades da aprendizagem.

( ) Informar sobre os resultados alcançados durante o desenvolvimento das atividades.

A sequência correta dessa associação é

  • A (1); (2); (1); (2); (3)
  • B (3); (1); (3); (2); (1)
  • C (2); (3); (2); (1); (3)
  • D (3); (2); (1); (1); (2)
25

Segundo Moretto (2012) e Perrenoud (2000), uma competência não é expressa por uma ação isolada, mas pelo resultado do desenvolvimento harmônico de um conjunto de atributos: conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e esquemas de ações para abordar e resolver situações complexas, em contexto específico. Para a competência ser expressa, o sujeito deve ter a capacidade de mobilizar e integrar diversos recursos pertinentes, conforme a situação, sendo que cada situação é singular.

Portanto, para o desenvolvimento de competências, implica-se a aprendizagem para mobilização de recursos de diferentes naturezas, como os cognitivos, os psicomotores, os emocionais e os de linguagem, todos pertinentes a cada situação.

PORQUE

Cada situação complexa supõe uma variedade de relações que precisam ser consideradas para a análise e compreensão de um problema a ser solucionado.

Sobre essas duas asserções, é correto afirmar que

  • A a primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
  • B a primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
  • C as duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
  • D as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
26

Um dos desafios pedagógicos que configuram o campo de trabalho na prática educativa é a correspondência entre o projeto de ensino do professor e o projeto de aprendizagem do aluno.

O que deve ser feito para o alcance dessa correspondência?

  • A O professor e o aluno devem agir para a correspondência entre seus projetos com um planejamento de atividades permeado de suas ações intencionais e participativas.
  • B O professor e o aluno devem agir para a correspondência entre seus projetos com um planejamento de atividades que observe a linearidade do processo educativo.
  • C O professor deve reconhecer que, para o alcance dessa correspondência, necessita organizar seus projetos de ensino e desenvolvê-los de modo aleatório e espontâneo.
  • D O aluno deve reconhecer que, para haver correspondência entre projetos de ensino e de aprendizagem, as atividades do professor relacionam-se à linearidade do processo educativo.
27

Associe as duas colunas relacionando as partes do Projeto Político Pedagógico às perguntas que orientam o processo de seu planejamento.

Partes do Projeto

(1) Marco Referencial

(2) Diagnóstico

(3) Programação


Perguntas orientadoras

( ) Onde estamos? Para onde queremos ir?

( ) Quais fatores facilitadores e dificultadores para concretizar o desejado?

( ) Que ações concretas, finalidades e linhas de ação devem orientar os trabalhos?

( ) O que nos falta para ser o que desejamos?

( ) O que queremos alcançar?

A sequência correta dessa associação é

  • A (1); (2); (1); (2); (3)
  • B (1); (2); (3); (2); (1)
  • C (2); (3); (2); (1); (3)
  • D (3); (2); (1); (1); (2)
28

O Projeto Político Pedagógico (ou Projeto Educativo) é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar.

(VASCONCELLOS, 2002, p.169).

Portanto, é um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade. É um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição neste processo de transformação,

PORQUE

tem valor de articulação da prática, de memória do significado da ação, de elemento de referência para a caminhada.

Sobre essas duas asserções, é correto afirmar que

  • A a primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
  • B a primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
  • C as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
  • D as duas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
29

O texto a seguir refere-se à questão.

Planejar para mim significa preencher formulários, vários formulários. O que importa mesmo é a minha prática. [...] Na época que eu entrei na faculdade o pessoal que era bom em matemática no colégio ia fazer engenharia. [...] Acho que a engenharia, como o direito e a medicina, tem que ter um talento para a coisa também. [...] Acho que uma das grandes dificuldades para a aprendizagem é a falta de talento, de pessoas sem embasamento. [...] Falta interesse dos alunos, às vezes eu acho que eles estão indo pegar um diploma e sair fazendo qualquer coisa depois [...]. Então, preencho o formulário do plano de ensino com a sequência do programa de Direito para o primeiro ano, entrego na coordenação e não me preocupo. Dou questionários, estudos dirigidos e provas observando essa sequência. Depois cobro na prova. Também, com os alunos que tenho não vou fazer muita coisa mesmo e este é o meio mais eficaz para assegurar a atenção e o silêncio.

(BECKER, 2002, p. 138 - Adaptado).

A prática do docente, ponto de discussão do texto apresentado, possui características mais acentuadas de uma das tendências pedagógicas da educação brasileira.

Qual tendência subsidia a relação professor-aluno expressa no texto?

  • A Liberal tecnicista, pois administra as condições de transmissão da matéria, conforme um sistema instrucional eficiente: o aluno recebe, aprende e fixa as informações.
  • B Liberal renovada, pois propõe uma educação centrada no aluno, com processos de ensino que visam auxiliá-lo a buscar os meios por si mesmo, para adquirir os conhecimentos.
  • C Progressista libertadora pois, no diálogo como método básico, a relação é horizontal. Com essa possibilidade, educador e educandos se posicionam como sujeitos do ato de conhecimento.
  • D Liberal tradicional de ensino, quando privilegia a atitude receptiva do aluno, dá ênfase nos exercícios, na repetição de conceitos ou fórmulas para a memorização, para disciplinar a mente e formar hábitos.
30

O texto a seguir refere-se à questão.

Planejar para mim significa preencher formulários, vários formulários. O que importa mesmo é a minha prática. [...] Na época que eu entrei na faculdade o pessoal que era bom em matemática no colégio ia fazer engenharia. [...] Acho que a engenharia, como o direito e a medicina, tem que ter um talento para a coisa também. [...] Acho que uma das grandes dificuldades para a aprendizagem é a falta de talento, de pessoas sem embasamento. [...] Falta interesse dos alunos, às vezes eu acho que eles estão indo pegar um diploma e sair fazendo qualquer coisa depois [...]. Então, preencho o formulário do plano de ensino com a sequência do programa de Direito para o primeiro ano, entrego na coordenação e não me preocupo. Dou questionários, estudos dirigidos e provas observando essa sequência. Depois cobro na prova. Também, com os alunos que tenho não vou fazer muita coisa mesmo e este é o meio mais eficaz para assegurar a atenção e o silêncio.

(BECKER, 2002, p. 138 - Adaptado).

Qual concepção está expressa na prática de planejamento relatada?

  • A Um roteiro da prática.
  • B Uma questão política.
  • C Um instrumento técnico.
  • D Uma questão burocrática.

Administração Pública

31
As últimas décadas registraram o ressurgimento da importância do campo de conhecimento denominado políticas públicas, assim como das instituições, regras e modelos que regem sua decisão, elaboração, implementação e avaliação. Sobre a literatura balizada relativa às políticas públicas, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A Laswell (1936) introduz a expressão policy analysis (análise de política pública).
  • B Max Weber (1959; 1979) questionou a ênfase no racionalismo de Laswell e Simon.
  • C Easton (1965) contribuiu para a área ao definir a política pública como um sistema.
  • D Simon (1957) introduziu o conceito de racionalidade limitada dos decisores públicos (policy makers).
32

“No Brasil, a política de Governo Eletrônico segue um conjunto de diretrizes que atuam em três frentes fundamentais: junto ao cidadão; na melhoria da sua própria gestão interna; na integração com parceiros e fornecedores.” (Disponível em: https://www.governoeletronico.gov.br/sobre-o-programa/diretrizes.)
Partindo desses objetivos fundamentais, pode-se deduzir que tais diretrizes abrangem, EXCETO:

  • A Priorização do uso de softwares livres.
  • B Prescindibilidade de políticas de inclusão digital.
  • C Integrabilidade de dados, programas e sistemas.
  • D Acessibilidade e usabilidade dos sítios eletrônicos.
33
A adoção da qualidade como instrumento de modernização da Administração Pública brasileira deverá sempre levar em conta, simultaneamente, os seguintes tipos de dimensão:
  • A Formal e política.
  • B Política e jurídica.
  • C Funcional e formal.
  • D Jurídica e conservadora.

Administração de Recursos Materiais

34
Embora o sistema de processamento de pedidos esteja cada vez mais automatizado e sofisticado, ele não é totalmente imune a problemas durante o ciclo do pedido. Na verdade, se verifica com relativa frequência a ocorrência de alguns tipos de problemas durante este ciclo. Qual é o tipo de problema diretamente relacionado à utilização de métricas diferentes por parte de clientes e fornecedores para avaliar o mesmo fenômeno, que, muitas vezes, é medido a partir de uma visão limitada por parte dos fornecedores e uma visão mais ampla por parte de seus clientes?
  • A Percepções conflitantes.
  • B Variabilidade dos tempos de ciclo.
  • C Atraso na transmissão dos pedidos.
  • D Flutuações exageradas da demanda ao longo tempo.
35
O cadastro de fornecedores é uma ferramenta de gestão que permite aos órgãos e entidades da Administração Pública, que realizam frequentemente licitações, agilizar a fase de habilitação dos procedimentos licitatórios por meio do cadastramento prévio dos fornecedores interessados, bem como auxilia a administração de contratos na verificação das condicionantes de pagamento e para eventual assinatura de aditivo contratual. NÃO se caracteriza como um benefício direto do cadastro de fornecedores:
  • A Assegura análise prévia de sua documentação de habilitação.
  • B Permite a dispensa da apresentação desses documentos nas licitações, conforme edital.
  • C Permite o envio de alerta automático por e-mail sobre a publicação de licitações de interesse do fornecedor.
  • D Estimula ao fornecedor contratado entregar a mesma documentação variadas vezes, tornando o processo mais ágil e transparente.

Administração Pública

36
Embora seja uma questão antiga e que em algumas vezes se misturava à questão religiosa, como o calvinismo do século XVI, a busca de valores e virtudes a todo custo tornou-se uma necessidade tão vital como “o pão nosso de cada dia”, especialmente nas atividades que envolvem as relações com o poder público. No século XVI, Calvino e seus seguidores – frutos da Reforma Protestante que este ano completa 500 anos – preocupados com essa questão, diziam aos crentes que eles precisavam ter retidão e austeridade no que faziam, diferentemente do pensamento do grupo de teólogos não reformados, propensos a ver na atividade econômica a oportunidade de enriquecimento fácil com coisas fúteis. Por outro lado, no século seguinte, Portugal foi contemplado com o trabalho do padre Antônio Vieira que escreveu, em 1655, o sermão do bom ladrão, cujo conteúdo tem muito a ver com o que o Brasil vive na atualidade: suborno, corrupção, lavagem de dinheiro e improbidade na gestão do bem público por parte de gestores, políticos e empresários inescrupulosos. E isso, não por acaso, influencia no cotidiano dos “clientes” da administração pública em nossos dias. A ineficiência do serviço público brasileiro é de conhecimento de todos que costumam assistir aos noticiários na TV, ou ler jornais e revistas de circulação no país. Nesses veículos de comunicação, é comum a divulgação da precariedade não apenas dos serviços públicos – saúde, transportes, educação etc. – mas também de setores há muito tempo privatizados, como o de telecomunicação que tem alto índice de reclamação dos clientes. Tudo isso contribui para colocar em xeque a credibilidade que a população deposita nos gestores da coisa pública. A confiança no serviço público está tão “nublada”, assumindo um “ar de cinismo”, que vários setores da sociedade têm colocado a necessidade de uma nova reforma no topo da lista de objetivos urgentes. A que tipo de nova reforma o enunciado se refere?
  • A Reforma ética.
  • B Reforma nacionalista.
  • C Reforma organizacional.
  • D Reforma macroeconômica.
37
Apesar da evolução sistemática da administração pública nos últimos anos, percebe-se que ainda permanece reativa e lenta em detrimento da gestão privada. Desse modo, em razão das características inerentes à administração pública, é necessário saber se um eventual empreendedor conseguiria sobressair em um ambiente mais estático. Em uma análise comparativa entre o empreendedorismo público e o privado, no que tange ao elemento motivação, é uma característica do empreendedorismo independente e no setor privado:
  • A A tomada de risco calculada.
  • B A grande diversidade de objetivos.
  • C A ausência de redistribuição de lucros.
  • D A busca por superação dos entraves burocráticos.
38
A reforma do Estado dos anos 1990 modificou a administração pública, implementando uma cultura gerencial calcada em uma gestão voltada para ferramentas e métodos provenientes da iniciativa privada. A adesão à cultura gerencial, oriunda dessa reforma, estimula cada vez mais a participação de consultorias privadas com o intuito de gerar informações imprescindíveis para a tomada de decisões dos gestores públicos e apoiar a elaboração de programas de gestão. No caso brasileiro, quais foram os resultados mais visíveis da reforma do Estado no âmbito do controle das privatizações?
  • A Os programas GPRA.
  • B As agências reguladoras.
  • C Os novos mecanismos de mercado.
  • D Os centros de responsabilidade e governança.
39

“No decorrer dos últimos anos, observa-se que alguns subsídios adotados pelos gestores públicos, de maneira sistemática, têm contribuído para alterar o paradigma quanto ao alcance da excelência nos serviços e demonstrado que posturas proativas conseguem contribuir para a passagem de situações de ‘um simples apagar incêndios’ para a efetiva atuação preventiva, educativa e humanizada, desenvolvendo e apresentando projetos que contemplam as necessidades atuais da sociedade brasileira e a preservação ambiental, tão necessárias em tempos atuais e futuros.”

(Kanaane, 2010.)


Assinale a alternativa que NÃO reflete um desses subsídios.

  • A Atitudinais.
  • B Estratégicos.
  • C Alternativos.
  • D Comportamentais.
40
Os riscos operacionais podem ser definidos como a possibilidade de perdas diretas ou indiretas, em função de fraquezas ou ausências de processos e controles internos adequados. Os gestores precisam estar sempre atentos a todos estes potenciais riscos de forma a minimizar seus impactos negativos na saúde financeira das organizações. Como é denominado o risco de perdas gerado pela dependência de poucos produtos, clientes e/ou mercados?
  • A Risco sistêmico.
  • B Risco de modelagem.
  • C Risco de concentração.
  • D Risco de liquidação financeira.

Acessibilidade

41
Como apresentado na fundamentação da Resolução nº 230, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Justiça, a deficiência é um conceito em evolução, resultado da interação entre pessoas com deficiência e as diversas barreiras relativas às atitudes e ao ambiente que impedem a sua plena e efetiva participação na sociedade em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. Neste sentido, o poder público assume relevante papel quanto à execução da normatização que assegura os direitos a estas pessoas. No que tange aos direitos da Pessoa com Deficiência, assinale a alternativa correta.
  • A A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, podendo esta casar-se e constituir união estável.
  • B A pessoa com deficiência, ao participar de certame público deverá se inscrever às vagas que lhes são legalmente reservadas.
  • C A concessão de horário especial ao servidor com deficiência impossibilitará a extensão de sua jornada de trabalho e a acumulação de banco de horas.
  • D A legislação determina a adaptação e identificação de no mínimo 10% de brinquedos e equipamentos de lazer em locais públicos e privados, a fim de possibilitar sua utilização por pessoas com deficiência.
42

Analise as afirmativas a seguir.

I. Pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

II. Pessoa com mobilidade reduzida é aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação, permanente ou temporária, gerando redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção, incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso.

III. Moradia para a vida independente da pessoa com deficiência é aquela com estruturas adequadas capazes de proporcionar serviços de apoio coletivos e individualizados que respeitem e ampliem o grau de autonomia de jovens e adultos com deficiência.

Nos termos da Lei nº 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, está correto o que se afirma em

  • A I, II e III.
  • B I, apenas.
  • C II, apenas.
  • D III, apenas.
43
Conforme o Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, constituem modalidades de inserção laboral da pessoa portadora de deficiência, EXCETO:
  • A Colocação seletiva: processo de contratação regular, nos termos da legislação trabalhista e previdenciária, que depende da adoção de procedimentos e apoio especiais para a sua concretização.
  • B Promoção do trabalho por conta própria: processo de fomento da ação de uma ou mais pessoas, mediante trabalho autônomo, cooperativado, ou em regime de economia familiar, com vista à emancipação econômica e pessoal
  • C Colocação competitiva: processo de contratação regular, nos termos da legislação trabalhista e previdenciária, que independe da adoção de procedimentos especiais para sua concretização, não sendo excluída a possibilidade de utilização de apoios especiais.
  • D Colocação em igualdade de condições: assegura à pessoa portadora de deficiência o direito de se inscrever em concurso público, em igualdade de condições com os demais candidatos, para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que é portador.
44

Na construção ou adaptação de edifícios públicos ou privados destinados ao uso coletivo há um conjunto recomendado de diretrizes de acessibilidade constante na Lei Federal n° 10.098, de 19 de dezembro de 2000, estabelecendo que:

  • A todos os acessos ao interior da edificação deverão estar totalmente livres de barreiras arquitetônicas e de obstáculos que impeçam ou dificultem a acessibilidade de pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.
  • B pelo menos dois dos acessos ao interior da edificação deverão estar livres de barreiras arquitetônicas e de obstáculos que impeçam ou dificultem a acessibilidade de pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.
  • C nas áreas externas ou internas da edificação, destinadas à garagem e ao estacionamento de uso público, deverão ser reservadas vagas livres, devidamente sinalizadas e independentes da distância dos acessos de circulação de pedestres, para veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência com dificuldade de locomoção permanente.
  • D dispor, pelo menos, de um banheiro acessível, distribuindo-se seus equipamentos e acessórios de maneira que possam ser utilizados por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.
45

De acordo com a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, quanto ao Direito ao Trabalho é correto afirmar.

  • A A pessoa com deficiência tem direito, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, às condições justas e favoráveis de trabalho, exceto quanto à igual remuneração por trabalho de igual valor.
  • B As pessoas jurídicas de direito público são obrigadas a garantir ambientes de trabalho acessíveis e inclusivos e as de direito privado ficam com a responsabilidade exclusiva de manter ações de promoção valorativa as pessoas com deficiência.
  • C É garantida aos trabalhadores com deficiência que demonstrem bom desempenho cognitivo e de aprendizagem a acessibilidade em cursos de formação e de capacitação.
  • D É vedada restrição ao trabalho da pessoa com deficiência e qualquer discriminação em razão de sua condição, inclusive nas etapas de recrutamento, seleção, contratação, admissão, exames admissional e periódico, permanência no emprego, ascensão profissional e reabilitação profissional, bem como exigência de aptidão plena.
46

De acordo com a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar. Assinale a alternativa correta quanto ao que deve ser considerado nessa avaliação.

  • A Os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais; a limitação no desempenho de atividades; e a restrição de participação.
  • B A acessibilidade e ausência de tecnologia assistiva, ou seja, os produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência e o nível de aceitação de sua família e outros grupos sociais.
  • C A adequação ou não dos fatores espaciais e humanos que lhes garantam a presença de barreiras urbanísticas aquelas existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo e as barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados no meio urbano.
  • D Exclusivamente a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação.