Na ferramenta Libre Office Calc 5.1 (Configuração Padrão – Idioma Português Brasil), o recurso que permite realizar a exportação de uma planilha para o formato PDF está disponível no menu:
Analise a seguinte planilha produzida com a ferramenta Libre Office Calc 5.1 (Configuração Padrão – Idioma Português Brasil)
Considere que um usuário digitou a fórmula =XOU(A1=B1;A1>B1;C1>B1) na célula A3 dessa mesma planilha. Pode-se afirmar que o resultado obtido será:
Considere as afirmativas sobre funções da categoria matemática na ferramenta Libre Office Calc 5.1 (Configuração Padrão – Idioma Português Brasil):
I. LN retorna o resultado agregado de cálculos de um intervalo.
II. QUOCIENTE retorna a parte inteira de uma divisão.
III. MARRED retorna número arredondado para cima até a quantidade de casas decimais especificada.
Está(ão) correto(s) o que se afirma somente em:
Considere que a versão da ferramenta utilizada é o Libre Office Writer 5.1 (Configuração Padrão – Idioma Português Brasil).
Normalmente é uma ação padrão do editor de textos, mover as palavras que não se ajustam em uma linha para a linha subsequente. Essa característica pode ser alterada ativando o recurso de hifenização automática que insere os hífens onde for necessário nos parágrafos. Para ativar esse recurso é necessário clicar com o botão direito do mouse em um parágrafo e
Considere que a versão da ferramenta utilizada é o Libre Office Writer 5.1 (Configuração Padrão – Idioma Português Brasil).
Na caixa de diálogo de impressão, o procedimento para imprimir as páginas 1, 5, 6 e 9 de um documento é informar na caixa “Páginas” o valor:
Segurança da informação é o mecanismo de proteção de um conjunto de informações com o objetivo de preservar o valor que elas possuem para uma pessoa ou organização. Está correto o que se afirma sobre princípios básicos de segurança da informação, EXCETO:
O e-CPF é uma versão digital do documento CPF, que permite a realização de operações com validade jurídica na internet, identificando com segurança as pessoas físicas. São características que a utilização do e-CPF garantem, EXCETO:
Códigos maliciosos (malwares) são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador.
O programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim é conhecido como:
Para a questão abaixo, considere que o navegador é o Mozilla Firefox na versão 50.0 configurado com o idioma Português Brasil. A configuração “bloqueio de conteúdo misto” foi desativada manualmente.
Quando um site é digitado na barra de endereço do browser, pode ser observado o “botão de identidade do site” localizado à esquerda do endereço, representado pelo símbolo de um cadeado. A funcionalidade desse botão é indicar ao usuário de forma rápida se a conexão com o site visualizado é criptografada e segura.
Considere as seguintes afirmativas sobre os estados do botão de identidade do site:
I. O cadeado na cor azul, indica que o usuário está realmente conectado ao website cujo endereço é exibido na barra de endereço; a conexão não foi interceptada.
II. O cadeado cinza com um triângulo de alerta amarelo, indica que a conexão entre o Firefox e o site é parcialmente criptografada e não impede a espionagem.
III. O Cadeado preto com um traço vermelho, indica que a conexão entre o Firefox e o site é apenas parcialmente criptografada e não previne contra espionagem ou ataque man-in-the-middle.
Está(ão) correto(s) o que se afirma somente em
No Sistema Operacional Microsoft Windows 7 (Configuração Padrão – Idioma Português Brasil), o gerenciador de tarefas é um recurso amplamente utilizado para iniciar ou encerrar processos e monitorar de forma dinâmica o desempenho do computador. Uma das formas de acionar esse recurso é através das teclas de atalho Ctrl + Alt + Delete seguido da seleção da opção “Iniciar Gerenciador de Tarefas”.
São guias disponíveis na tela que representa o Gerenciador de Tarefas, EXCETO:
Considere as seguintes afirmativas sobre teclas de atalho no Sistema Operacional Microsoft Windows 7 (Configuração Padrão – Idioma Português do Brasil).
I. A tecla do logotipo do Windows + B pode ser utilizada para bloquear o computador ou trocar de usuário.
II. A tecla do logotipo do Windows + A pode ser utilizada para exibir a área de trabalho.
III. As teclas Ctrl + Shift + Esc pode ser utilizada para abrir o gerenciador de tarefas.
Está(ão) correto(s) o que se afirma somente em:
Na célula A1 de uma planilha produzida com a ferramenta Microsoft Office Excel 2007 (configuração padrão), foi digitada a seguinte fórmula:
=SE(NÚM.CARACT(EXT.TEXTO("MINAS GERAIS";2;4))>=4;"ERRO";"OK")
Pode-se afirmar que o resultado da função será:
Considere as afirmativas sobre a ferramenta Microsoft Office Word 2007 (configuração padrão).
I. Ctrl+Q: aciona o comando refazer.
II. Ctrl+A: seleciona todo o conteúdo de um documento.
III. Ctrl+L: exibe a caixa de diálogo de localizar conteúdos em um documento.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Lopes e Macedo (2011), fundamentados pelos estudos de pesquisadores do campo do currículo, elegeram algumas temáticas como eixo norteador de suas discussões sobre teorias do currículo. Entre essas temáticas destaca-se “Prática e cotidiano”. Afirmam esses autores que “a prática é uma temática que acompanha o desenvolvimento da teoria curricular, assumindo diferentes sentidos”
(LOPES; MACEDO, 2011, p.141).
Avalie as afirmativas consoantes às decisões curriculares que têm a prática por referência.
I. As decisões curriculares só fazem sentido na medida em que constrói condições para que os sujeitos possam resolver problemas sociais reais.
II. Em uma ou outra ocasião, alguns saberes/conhecimentos terão mais poder para guiar a prática nas decisões curriculares.
III. Nas decisões curriculares focadas nas práticas e nos cotidianos dos espaços escolares, o conhecimento independe do contexto.
É correto apenas o que se afirma em
Considere o texto a seguir para responder a questão proposta.
“Em certa oportunidade, encontrei um aluno do 6º ano do ensino fundamental se preparando para sua prova de Geografia. Estava decorando o questionário que sua professora havia lhe passado no quadro verde. Uma das questões era: ‘Qual a origem da terra roxa?’. Quando lhe fiz a pergunta, verificando se sabia a lição, ele respondeu rapidamente: ‘originou da decomposição do basalto’. Perguntei-lhe então: ‘E o que é, para você, basalto?’. Ele, espantado, respondeu: ‘isso não tenho nem ideia, mas sei que está certo, pois copiei do quadro a resposta que a professora colocou.’” (MORETTO, 2002, p.49).
Em relação à concepção de aprendizagem nessa prática pedagógica do professor de geografia, afirma-se que esta
O Comitê do Ministério da Educação e Cultura (MEC, Brasília), que debate a oferta de cursos na área de energias renováveis e eficiência energética, pretende alinhar a oferta de educação tecnológica nesta área para o ano de 2017. As instituições da rede federal trabalham na construção de cursos piloto de qualidade na área, mapeando as necessidades do setor produtivo, desenvolvendo novos itinerários formativos, elaborando currículos e estimando as especificações de equipamentos e infraestrutura.
(Adaptado – Educação Profissional/portal do MEC.
(Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=45681> . Acesso em: 08 mar. 2017.)
Assim, a organização curricular dos cursos superiores de tecnologia deverá contemplar o desenvolvimento de competências profissionais tecnológicas gerais e específicas, incluindo os fundamentos científicos e humanísticos necessários ao desempenho profissional do graduado em tecnologia.
PORQUE
Nessa organização curricular, cursos de educação profissional de nível técnico, que deverão ser parte dela, complementarão a formação do graduando em tecnologia, para o atendimento de demandas específicas.
Sobre essas duas asserções, é correto afirmar que
Associe as colunas relacionando os tipos de avaliação às suas funções.
Modalidades
(1) Avaliação diagnóstica
(2) Avaliação formativa
(3) Avaliação somativa
Funções
( ) Aferir o nível de aproveitamento ou rendimento apresentados no ano.
( ) Aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem.
( ) Fornecer dados iniciais para que o planejamento seja ajustado.
( ) Identificar e caracterizar as dificuldades/facilidades da aprendizagem.
( ) Informar sobre os resultados alcançados durante o desenvolvimento das atividades.
A sequência correta dessa associação é
Segundo Moretto (2012) e Perrenoud (2000), uma competência não é expressa por uma ação isolada, mas pelo resultado do desenvolvimento harmônico de um conjunto de atributos: conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e esquemas de ações para abordar e resolver situações complexas, em contexto específico. Para a competência ser expressa, o sujeito deve ter a capacidade de mobilizar e integrar diversos recursos pertinentes, conforme a situação, sendo que cada situação é singular.
Portanto, para o desenvolvimento de competências, implica-se a aprendizagem para mobilização de recursos de diferentes naturezas, como os cognitivos, os psicomotores, os emocionais e os de linguagem, todos pertinentes a cada situação.
PORQUE
Cada situação complexa supõe uma variedade de relações que precisam ser consideradas para a análise e compreensão de um problema a ser solucionado.
Sobre essas duas asserções, é correto afirmar que
Um dos desafios pedagógicos que configuram o campo de trabalho na prática educativa é a correspondência entre o projeto de ensino do professor e o projeto de aprendizagem do aluno.
O que deve ser feito para o alcance dessa correspondência?
Associe as duas colunas relacionando as partes do Projeto Político Pedagógico às perguntas que orientam o processo de seu planejamento.
Partes do Projeto
(1) Marco Referencial
(2) Diagnóstico
(3) Programação
Perguntas orientadoras
( ) Onde estamos? Para onde queremos ir?
( ) Quais fatores facilitadores e dificultadores para concretizar o desejado?
( ) Que ações concretas, finalidades e linhas de ação devem orientar os trabalhos?
( ) O que nos falta para ser o que desejamos?
( ) O que queremos alcançar?
A sequência correta dessa associação é
O Projeto Político Pedagógico (ou Projeto Educativo) é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar.
(VASCONCELLOS, 2002, p.169).
Portanto, é um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade. É um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição neste processo de transformação,
PORQUE
tem valor de articulação da prática, de memória do significado da ação, de elemento de referência para a caminhada.
Sobre essas duas asserções, é correto afirmar que
O texto a seguir refere-se à questão.
Planejar para mim significa preencher formulários, vários formulários. O que importa mesmo é a minha prática. [...] Na época que eu entrei na faculdade o pessoal que era bom em matemática no colégio ia fazer engenharia. [...] Acho que a engenharia, como o direito e a medicina, tem que ter um talento para a coisa também. [...] Acho que uma das grandes dificuldades para a aprendizagem é a falta de talento, de pessoas sem embasamento. [...] Falta interesse dos alunos, às vezes eu acho que eles estão indo pegar um diploma e sair fazendo qualquer coisa depois [...]. Então, preencho o formulário do plano de ensino com a sequência do programa de Direito para o primeiro ano, entrego na coordenação e não me preocupo. Dou questionários, estudos dirigidos e provas observando essa sequência. Depois cobro na prova. Também, com os alunos que tenho não vou fazer muita coisa mesmo e este é o meio mais eficaz para assegurar a atenção e o silêncio.
(BECKER, 2002, p. 138 - Adaptado).
A prática do docente, ponto de discussão do texto apresentado, possui características mais acentuadas de uma das tendências pedagógicas da educação brasileira.
Qual tendência subsidia a relação professor-aluno expressa no texto?
O texto a seguir refere-se à questão.
Planejar para mim significa preencher formulários, vários formulários. O que importa mesmo é a minha prática. [...] Na época que eu entrei na faculdade o pessoal que era bom em matemática no colégio ia fazer engenharia. [...] Acho que a engenharia, como o direito e a medicina, tem que ter um talento para a coisa também. [...] Acho que uma das grandes dificuldades para a aprendizagem é a falta de talento, de pessoas sem embasamento. [...] Falta interesse dos alunos, às vezes eu acho que eles estão indo pegar um diploma e sair fazendo qualquer coisa depois [...]. Então, preencho o formulário do plano de ensino com a sequência do programa de Direito para o primeiro ano, entrego na coordenação e não me preocupo. Dou questionários, estudos dirigidos e provas observando essa sequência. Depois cobro na prova. Também, com os alunos que tenho não vou fazer muita coisa mesmo e este é o meio mais eficaz para assegurar a atenção e o silêncio.
(BECKER, 2002, p. 138 - Adaptado).
Qual concepção está expressa na prática de planejamento relatada?
“No Brasil, a política de Governo Eletrônico segue um conjunto de diretrizes que atuam em três frentes fundamentais: junto ao cidadão; na melhoria da sua própria gestão interna; na integração com parceiros e fornecedores.” (Disponível em: https://www.governoeletronico.gov.br/sobre-o-programa/diretrizes.)
Partindo desses objetivos fundamentais, pode-se deduzir que tais diretrizes abrangem, EXCETO:
“No decorrer dos últimos anos, observa-se que alguns subsídios adotados pelos gestores públicos, de maneira sistemática, têm contribuído para alterar o paradigma quanto ao alcance da excelência nos serviços e demonstrado que posturas proativas conseguem contribuir para a passagem de situações de ‘um simples apagar incêndios’ para a efetiva atuação preventiva, educativa e humanizada, desenvolvendo e apresentando projetos que contemplam as necessidades atuais da sociedade brasileira e a preservação ambiental, tão necessárias em tempos atuais e futuros.”
(Kanaane, 2010.)
Assinale a alternativa que NÃO reflete um desses subsídios.
Analise as afirmativas a seguir.
I. Pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
II. Pessoa com mobilidade reduzida é aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação, permanente ou temporária, gerando redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção, incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso.
III. Moradia para a vida independente da pessoa com deficiência é aquela com estruturas adequadas capazes de proporcionar serviços de apoio coletivos e individualizados que respeitem e ampliem o grau de autonomia de jovens e adultos com deficiência.
Nos termos da Lei nº 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, está correto o que se afirma em
Na construção ou adaptação de edifícios públicos ou privados destinados ao uso coletivo há um conjunto recomendado de diretrizes de acessibilidade constante na Lei Federal n° 10.098, de 19 de dezembro de 2000, estabelecendo que:
De acordo com a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, quanto ao Direito ao Trabalho é correto afirmar.
De acordo com a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar. Assinale a alternativa correta quanto ao que deve ser considerado nessa avaliação.