Resolver o Simulado Professor - Planejar

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Biologia

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A forquilha de replicação do DNA possui uma estrutura assimétrica, sendo que a síntese da:
  • A fita-líder de DNA precede em muito a da fitadescontínua; nesta, a direção da polimerização dos nucleotídeos é na mesma direção do crescimento da cadeia de DNA; deste modo, dois tipos de DNA-polimerase, 5’ para 3’ e 3’ para 5’, participam na replicação de DNA.
  • B fita-líder de DNA precede levemente a da fita-retardada; nesta, a direção da polimerização dos nucleotídeos é oposta à direção do crescimento da cadeia de DNA; deste modo, apenas o tipo de DNA-polimerase 5’ para 3’ é utilizado na replicação de DNA.
  • C fita-contínua de DNA precede levemente a da fita-descontínua; nesta, a direção da polimerização dos nucleotídeos é oposta à direção do crescimento da cadeia de DNA; deste modo, dois tipos de DNA-polimerase, 5’ para 3’ e 3’ para 5’, participam na replicação de DNA.
  • D fita-líder de DNA precede em muito a da fita-descontínua; nesta, a direção da polimerização dos nucleotídeos é na mesma direção do crescimento da cadeia de DNA; deste modo, dois tipos de DNA-polimerase, 5’ para 3’ e 3’ para 5’, participam na replicação de DNA.
  • E da fita-retardada; nesta, a direção da polimerização dos nucleotídeos é oposta à direção do crescimento da cadeia de DNA; deste modo, dois tipos de DNA-polimerase, 5’ para 3’ e 3’ para 5’, participam na replicação de DNA.
2
Considerando as fases do ciclo celular eucariótico, encontra-se na fase G1:
  • A a metade da quantidade de DNA encontrada na fase G2.
  • B o dobro do número de cromátides encontradas na fase G2.
  • C quatro vezes a quantidade de DNA encontrada na fase G2.
  • D o dobro do número de cromossomos encontrados na fase G2.
  • E a mesma quantidade de cromátides encontrada na fase G2.
3
A salinização do solo é um problema crescente devido à intensificação da agricultura e ao manejo incorreto da água de irrigação, em especial nas regiões áridas e semiáridas. Dados da FAO estimam que, dos aproximadamente 230 milhões de hectares de terras irrigadas no mundo, 44 milhões são afetados por excesso de sais. Diversos estudos vêm testando a participação de espécies halófitas na dessalinização desses solos. Tal estratégia de restauração do ambiente recebe o nome de:
  • A incremento biológico.
  • B eutrofização.
  • C reflorestamento.
  • D ressurgência.
  • E biorremediação.
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Em ecologia, o crescimento das populações cuja curva é do tipo sigmoide, segundo a equação de Verhulst-Pearl, alcança um limite superior que é representado pela constante K, que corresponde:

  • A à curva de crescimento real da população.
  • B à capacidade máxima de suporte do ambiente.
  • C à capacidade reprodutiva dos indivíduos.
  • D ao potencial biótico da espécie.
  • E ao tamanho mínimo da população para um determinado ambiente.
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A coloração de Gram recebeu este nome em homenagem a seu descobridor, o médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram. Em 1884, Gram observou que as bactérias adquiriram cores diferentes, quando tratadas com diferentes corantes. Isso permitiu classificá-las em dois grupos distintos: as que ficavam roxas, que foram chamadas de gram-positivas, e as que ficavam vermelhas, chamadas de gram-negativas. A coloração Gram:
  • A é positiva em bactérias que possuem membrana plasmática, parede celular formada por camada de peptidoglicano e ausência de membrana externa.
  • B é negativa em bactérias dotadas de fímbrias, pois tais apêndices proteicos impedem a fixação de corantes.
  • C positiva é restrita a bactérias resistentes a antibióticos, que são também extremamente virulentas, causadoras de febre e choque anafilático.
  • D é positiva em bactérias que possuem carioteca, estrutura de dupla membrana, em cuja superfície externa ficam aderidos ribossomos com grande afinidade a corantes.
  • E negativa é exclusiva de bactérias patogênicas, o que justifica a importância do conhecimento da técnica por profissionais da saúde.
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Margalef, em seu artigo sobre sucessão e evolução, afirma que “a sucessão é um fenômeno fundamental em ecologia, também para entender como funciona o marco ecológico de toda evolução” 
 (MARGALEF, R. Sucesión y evolución: suproyeccion biogeográfica. Paleontologia y Evolución, v. 20, p. 7-26, 1986). 
 
Se forem comparadas, ao logo da sucessão ecológica, as espécies de sucessão inicial com as espécies tardias, está correto afirmar que as primeiras apresentam:
  • A menores taxas de reprodução que o outro grupo.
  • B sementes maiores que das espécies tardias.
  • C grande capacidade de germinar na sombra.
  • D capacidade de crescimento sob baixa intensidade luminosa.
  • E dependência de rápida dispersão para outros sítios.
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As modificações morfológicas que ocorrem durante o pareamento são a base para dividir a prófase meiótica em cinco estágios sequenciais. O estágio, depois dos complexos terem se desfeito, onde os eventos individuais de recombinação por entrecruzamento entre cromátides não irmãs podem ser vistos como conexões inter-homólogas chamadas de quiasmas, é o:
 
  • A leptóteno.
  • B paquíteno.
  • C diacinese.
  • D zigóteno.
  • E diplóteno.
8

Considerando o sistema ABO, pessoas de sangue tipo AB são chamadas de “receptores universais”, pois:

  • A suas hemácias não possuem aglutinogênios do tipo A ou B.
  • B geralmente são também Rh negativas.
  • C seu plasma não contém aglutininas A e B.
  • D não possuem antígenos nem anticorpos do tipo A e B.
  • E não possuem aglutinogênios no plasma.
9
A técnica de PCR é largamente usada, permitindo que um fragmento específico de DNA seja amplificado milhares de vezes em algumas horas. Essa técnica revolucionou as pesquisas em biologia molecular. A partir da PCR, é possível obterem-se cópias de uma parte do material genético em quantidade suficiente que permita detectar e analisar a sequência que se estuda. O pH ideal de uma PCR é de 7,5, pois:
  • A os primers são inativados acima desse valor de pH.
  • B a polimerase Taq tem seu ótimo nesse valor de pH.
  • C os primers se tornam ativos com esse pH e com a temperatura de 82 ºC.
  • D a polimerase Taq tem seu ótimo à temperatura de 82 ºC.
  • E os primers acima desse pH provocam arrasto no PCR em gel.
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Plantas capazes de tolerar ambientes salinos são chamadas halófitas. Em geral, esses ambientes são pobres em nutrientes, e as plantas estão submetidas à forte luminosidade. Sob tais condições, estas espécies podem apresentar alterações morfológicas como:
  • A folhas delgadas e com grande superfície foliar.
  • B folhas com epiderme unisseriada, desprovidas de cutícula e cera.
  • C xilema com movimento inverso de água (direção ápice-raiz).
  • D glândulas secretoras de sal.
  • E poucos estômatos, em geral na superfície superior da folha.

Ciências

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Atente às seguintes proposições a respeito de ciências.

I. A Academia Brasileira de Ciências — ABC — congrega os mais importantes cientistas brasileiros.

II. Biologia, física, matemática e química são consideradas ciências da natureza.

III. As ciências humanas incluem história, geografia, sociologia e filosofia.

IV. Um Prêmio Nobel na área de ciências já foi concedido a um cientista brasileiro.

Está correto o que se afirma somente em

  • A I e II.
  • B III e IV.
  • C I e III.
  • D II e IV.
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Segundo Philippi Jr. (2005), o tratamento de resíduos de serviços de saúde (RSS) é definido pela legislação. São formas de tratamento comumente conhecidas e adotadas para os resíduos de serviços de saúde, EXCETO:  
  • A Desinfecção química.
  • B Esterilização a vapor (em autoclave).
  • C Compostagem.
  • D Incineração.
  • E Radiações ionizantes.
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O microscópio é um instrumento óptico muito útil nas aulas de Ciências e, por ser muito caro, exige cuidados especiais. Para demonstrar algumas peculiaridades do aparelho, o professor recortou uma letra b de um jornal e montou uma lâmina para que os alunos pudessem observar a imagem correspondente.
No microscópio, os alunos observaram a imagem da letra b da seguinte forma:

  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
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As campanhas publicitárias que estimulam ouso da “camisinha” são cada vez mais frequentes, havendo mesmo distribuição gratuita do preservativo sexual masculino. Com relação ao preservativo feminino, não há a mesma divulgação.

A respeito da ação desses preservativos, analise as afirmativas a seguir.

I. Somente o feminino oferece proteção contra vírus transmitidos por via sexual.
II. O masculino oferece proteção contra bactérias transmitidas por via sexual.
III. Ambos reduzem a possibilidade de concepção.

Assinale:

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D se somente as afirmativas I e II estiverem corretas
  • E se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
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Com relação à fundamentação dos parâmetros que estruturam o ensino de Ciências, analise as atribuições a seguir.

I. Assumir que a cidadania como participação social e política, exercício de direitos e deveres, adotando, no cotidiano, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.

II. Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, em como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

III. Aceitar a realidade dos acontecimentos e respeitar a opinião de pessoas mais abalizadas para resolver os problemas, sem tecer críticas ou propor possíveis soluções.

Assinale:

  • A se somente a atribuição I estiver correta.
  • B se somente as atribuições I e II estiverem corretas.
  • C se somente as atribuições I e III estiverem corretas.
  • D se somente as atribuições II e III estiverem corretas.
  • E se todas as atribuições estiverem corretas.
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A Teoria do Big Bang ou grande explosão, ocorrida a aproximadamente 15 bilhões de anos, é uma das teorias que explica a origem do universo.

Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. No momento da explosão todas as partículas da matéria se encontravam em um estado de dissociação completa e permanente, em função do calor extremo. Esse momento pode ser considerado como o “caos primordial”.

II. Logo após a ocorrência do Big Bang o universo se expandiu e, como consequência, a temperatura começou a baixar.

III. Cerca de 1 milhão de anos depois da grande explosão formaram-se os primeiros átomos.

Assinale:

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • C se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • D se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • E se todas as afirmativas estiverem corretas.
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A anemia falciforme é uma doença hereditária causada por um gene (S) autossômico recessivo. Indivíduos SS não atingem a idade reprodutiva, sendo, portanto, um gene letal quando em dose dupla.

Em populações que vivem em áreas com alta incidência de malária, a frequência de S era de 10%.Em face disso, criou-se a hipótese de que a malária aumentava o valor adaptativo de crianças com o traço falciforme, isto é, heterozigotas AS. Com relação ao apoio a essa hipótese, analise as afirmativas a seguir.

I. Crianças entre três meses e seis anos de idade, com traço falciforme (AS), apresentam níveis de parasitemia inferior às crianças AA.

II. Em cada 100 óbitos de crianças, por malária, existe apenas uma com traço falciforme (AS).

III. Indivíduos com traço falciforme AS só existem em área com malária endêmica.

Assinale:

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • C se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • D se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • E se as três afirmativas estiverem corretas.
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Estudos recentes como publicado na revista Ciência Hoje,nº 314, mostram que as águas de alguns igarapés (do tupi “caminhos de canoa”), fora das áreas de reserva, já estão contaminadas, após receberem as águas de igarapés provenientes de cidades.

Com relação às causas dessa contaminação, analise as afirmativas a seguir.

I. A contaminação ocorre por causada lenta decomposição de materiais caídos das árvores.

II. A falta de saneamento básico nas cidades permite a contaminação das águas com resíduos domésticos.

III. A contaminação é conseqüência natural e não depende das cidades. Assinale:

  • A se apenas a afirmativa I estiver correta.
  • B se apenas a afirmativa II estiver correta.
  • C se apenas a afirmativa III estiver correta.
  • D se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
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Numerosas fichas sobre formas de armazenamento, transformação e utilização de energia, foram distribuídas aos alunos, para serem colocadas na ordem acima.

Dentre as sequências feitas pela turma, assinale a opção correta.

  • A Armazenamento - Urânio / Transformação- Gerador termonuclear/ Utilização de Energia - Propulsão de foguete
  • B Armazenamento- Petróleo/ Transformação- Célula fotovoltaica / Utilização de Energia - Siderurgia
  • C Armazenamento- Carvão / Transformação- Usina termoelétrica / Utilização de Energia - Iluminação
  • D Armazenamento- Barragem fluvial / Transformação- Rede elétrica / Utilização de Energia -Fábrica
  • E Armazenamento-Plantas / Transformação- Biomassa / Utilização de Energia - Movimento de bicicleta
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A degradação dos ecossistemas naturais pelas atividades humanas indica claramente que muitas dessas atividades não são sustentáveis.

Com relação a propostas que visam à sustentabilidade, analise as afirmativas a seguir.

I. Reduzir o uso de combustíveis fósseis para o transporte e atividades industriais.

II. Restringir o uso de defensivos e fertilizantes agrícolas produzidos a partir do petróleo e de gás natural, utilizando técnicas produtivas menos poluentes.

III. Estimular o uso de biocombustíveis que é uma forma de energia sustentável e não degrada o ambiente. Assinale:

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • D se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • E se todas as afirmativas estiverem corretas.

Raciocínio Lógico

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Sabe-se que as sequências S1 e S2 abaixo são diretamente proporcionais (x > 0), isto é, a razão entre os elementos correspondentes das duas sequências é constante:


Sequência S1: {4, x, 16, ...}

Sequência S2: {x, 9, y, ...}


O valor de y é igual a

  • A 15.
  • B 9.
  • C 12.
  • D 6.
  • E 24.
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Em uma escola de línguas, todos os professores que falam alemão falam, também, inglês, e nenhum dos professores que fala inglês fala italiano. Sobre os professores dessa escola de línguas, é correto afirmar que todos os que

  • A falam alemão falam, também, italiano.
  • B falam italiano não falam alemão.
  • C falam italiano falam, também, alemão.
  • D não falam italiano falam alemão.
  • E não falam alemão falam italiano.
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Na sala de espera do consultório de um pediatra há três mães, Ana, Beatriz e Cláudia, acompanhadas de seus respectivos filhos. Elas vestem blusas de cores diferentes (azul, verde e vermelho), usam calçados diferentes (bota, sandália e tênis) e têm quantidades de filhos diferentes (apenas um, dois e três). Ana veste uma blusa vermelha; a que veste blusa azul calça bota; Beatriz tem mais filhos do que Ana; a que usa tênis tem dois filhos. Sabendo que Cláudia não calça bota e tem apenas um filho, é correto afirmar que
  • A Ana tem dois filhos e Beatriz calça sandália.
  • B Ana calça tênis e Cláudia usa blusa verde.
  • C Beatriz calça bota e Cláudia usa blusa azul.
  • D Beatriz usa blusa verde e Cláudia calça sandália
  • E Ana calça sandália e Beatriz tem três filhos.
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Observe as premissas


P1: Se nado, não posso estudar.

P2: Nado ou passo em Matemática.

P3: Nadei.

__________________________

Logo, passei em Matemática


Sobre a lógica da conclusão em negrito acima marque a alternativa correta:

  • A Nada se pode afirmar sobre o estudo ou se a pessoa passou em Matemática;
  • B A validade do argumento é verdadeira e a pessoa passou em Matemática;
  • C O argumento não é válido o que representa um sofisma;
  • D O argumento é válido o que representa um sofisma.
25
Em uma festa, havia várias pessoas; algumas diziam apenas a verdade e outras, apenas mentiras. Cada uma delas disse a todas as outras: “vocês são todos mentirosos”. Quantas pessoas nessa festa diziam somente a verdade? 
  • A 4
  • B 1
  • C 0
  • D 3
  • E 2
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Assinale a alternativa que é logicamente equivalente à sentença “Se Manoel instalou a rede de computadores, então Joaquim configurou a rede de computadores”.  
  • A Manoel instalou a rede de computadores ou Joaquim configurou a rede de computadores.
  • B Manoel instalou a rede de computadores ou Joaquim não configurou a rede de computadores.
  • C Se Joaquim não configurou a rede de computadores, então Manoel não instalou a rede de computadores.
  • D Se Manoel instalou a rede de computadores, então Joaquim não configurou a rede de computadores.
  • E Se Manoel não instalou a rede de computadores, então Joaquim não configurou a rede de computadores.
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Em uma sorveteria um cliente declara: “Se eu não comer sorvete de baunilha, então não comerei de flocos, mas comerei de chocolate”.


Assinale a alternativa que faz com que a declaração do cliente seja falsa.

  • A O cliente comeu sorvete de baunilha.
  • B O cliente comeu sorvete de baunilha e comeu sorvete de flocos.
  • C O cliente comeu sorvete de baunilha, comeu sorvete de flocos e não comeu sorvete de chocolate.
  • D O cliente não comeu sorvete de baunilha, mas não comeu sorvete de chocolate.
  • E O cliente não comeu sorvete de baunilha, mas comeu sorvete de chocolate.
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Sejam A e B contidos em {1, 2, 3, . . . , 100}. Sabendo que n ∈ A e 2n + 2 ∈ B, o maior valor que pode ser atribuído a n, de modo que A ∩ B = ø é:
  • A 50.
  • B 24.
  • C 65.
  • D 49.
  • E 33.
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Considere as seguintes afirmações:


I. Todo amapaense é brasileiro.

II . Todo brasileiro é sul-americano.


Então, é correto afirmar:

  • A Todo brasileiro é amapaense.
  • B Todo sul-americano é brasileiro.
  • C Existe amapaense que não é brasileiro.
  • D Existe brasileiro que não é sul-americano.
  • E É possível que exista um sul-americano que não seja amapaense.
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A negação da afirmação condicional “Se Carlos não foi bem no exame, vai ficar em casa” é: 
  • A Se Carlos for bem no exame, vai ficar em casa.
  • B Carlos foi bem no exame e não vai ficar em casa.
  • C Carlos não foi bem no exame e vai ficar em casa.
  • D Carlos não foi bem no exame e não vai ficar em casa.
  • E Se Carlos não foi bem no exame então não vai ficar em casa.
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