Trata-se de uma publicação de caráter técnico sobre os resultados de determinada edição do Censo da Educação Superior, com o objetivo de divulgar seus resultados. Reúne, de modo geral, informações sobre instituições de educação superior (IES), abrangendo:
Consideram-se válidos para os procedimentos de cálculo do desempenho dos estudantes (Enade) apenas os resultados dos concluintes que possuem a variável "Tipo de Presença" no Enade igual a:
Uma das condições para que um curso tenha o indicador de qualidade, que mede o valor agregado pelo curso de graduação ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, é atingir do total de estudantes participantes do Enade com dados recuperados da base de dados do Enem:
O indicador de qualidade que mede o valor agregado pelo curso de graduação ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado, é denominado:
Para o cálculo do Conceito Preliminar de Curso – CPC, a dimensão Corpo Docente é constituída pelos componentes:
Para que um curso tenha o CPC calculado, é preciso que ele possua ao menos ________ estudantes concluintes participantes com resultados válidos no Enade, inscritos na condição de regular pela IES.
Para o correto preenchimento da lacuna acima, tem de ser usado o termo:
O CPC é um indicador de qualidade que combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação. Ele é constituído por oito componentes, agrupados em quatro dimensões. São elas:
O IGC é uma média ponderada envolvendo as notas contínuas de Conceitos Preliminares de Curso (NCPCc) dos cursos de graduação e os Conceitos Capes dos cursos de programas de pós-graduação stricto sensu das Instituições de Educação Superior (IES). Para a pós-graduação, são consideradas as avaliações, realizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), dos cursos de:
As propostas de pesquisa que contam com uma coordenação central e que são conduzidos em diversas instituições, por pesquisadores ou grupo de pesquisadores distintos, são denominados projetos:
A Plataforma Brasil é administrada pelo Ministério do(a):
No cadastro de projeto no sistema da Plataforma Brasil, os arquivos obrigatórios para inserir são:
A avaliação dos protocolos pelo Comitê de Ética deve ocorrer, necessariamente:
Os Comitês de Ética em Pesquisa visam, primariamente, salvaguardar:
Sobre o detalhamento de curso, no preenchimento do processo de autorização de cursos de graduação na modalidade presencial, há a aba Docentes/Tutores Comprometidos. Nesta aba são inseridos os dados dos docentes contratados ou com compromisso firmado com a instituição, informando:
Na seção Informações do PPC, são apresentados os itens relacionados ao projeto pedagógico de cada curso. Cada item tem um status associado a seu preenchimento no E-MEC, que pode ser de três tipos. São eles:
Sobre o detalhamento do curso no preenchimento de processos de autorização de cursos de graduação na modalidade presencial, merece atenção especial a informação sobre a carga horária do curso. Neste sentido, conforme a Resolução CNE/CES nº 3, de 02/07/2007, “a definição quantitativa em minutos do que consiste a hora/aula é uma atribuição das Instituições de Ensino Superior, desde que feita sem prejuízo ao cumprimento das respectivas cargas horárias totais dos cursos”. A mesma Resolução estabelece que as atividades acadêmicas e de trabalho discente efetivo devem ser mensuradas como carga horária mínima em horas de:
Sobre o preenchimento dos itens do PPC nos processos de autorização de cursos de graduação na modalidade presencial, NÃO é necessário o preenchimento do item:
O preenchimento de processos de autorização de cursos de graduação na modalidade presencial é necessário para protocolar o processo no E-MEC. Para isso, é preciso fazer uma análise preliminar. Nos processos de autorização não vinculados a ato de credenciamento, é necessário observar, na IES pleiteante, a validade do ato de credenciamento e:
Segundo Coll e Marti, a continuidade de estudos sobre o uso de NTIC é necessária, sobretudo em três temas. O primeiro diz respeito ao estudo de mecanismos de influência educacional nos ambientes de ensino e aprendizagem. O segundo, ao estímulo e de situações de aprendizagem colaborativa. O terceiro diz respeito:
Coll e Martí defendem o uso das novas possibilidades de representação e de transmissão da informação e da comunicação denominadas NTIC, que não criam um novo sistema de signos. O que elas fazem, de fato, é criar, a partir da integração dos sistemas clássicos, condições totalmente novas de tratamento, de transmissão, de acesso e de uso das informações transmitidas pelos suportes clássicos da escrita, das imagens, do som ou da fala. Estas condições conferem às NTIC características específicas como instrumentos psicológicos, como mediadoras do funcionamento psicológico das pessoas que as utilizam. As principais características apontadas por Coll e Martí são:
Relacione corretamente as frases apresentadas a seguir com os respectivos autores, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I
1. Realidade é um processo histórico. 2. Penso logo existo. 3. Proletários de todo mundo, uni-vos! 4. O homem nasce livre e por toda parte está acorrentado.
Coluna II
( ) Descartes ( ) Hegel ( ) Rousseau ( ) Marx
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Os princípios éticos prescritos pelo Relatório Belmont são os seguintes:
Em relação aos princípios da produção fundados na razão tecnocientífica, é correto afirmar que a valorização estética é condenada porque
Relacione corretamente as frases apresentadas a seguir com as respectivas perspectivas filosóficas, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I
1. A verdade está na realidade.
2. Penso logo existo.
3. Só sei que nada sei.
4. O homem é a medida de todas as coisas.
Coluna II
( ) racionalismo
( ) relativismo
( ) ceticismo
( ) empirismo
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
O processo para a efetivação de um socialismo libertário só se justifica em relação à cidadania e às relações sociais se houver
Em relação a exigências éticas, é INTOLERÁVEL para os objetivos éticos e políticos do capitalismo vigente
“Age de maneira que possas querer que o motivo que te levou a agir se torne uma lei universal.” Essa máxima configura-se como um imperativo
Associe corretamente as perspectivas ético-políticas listadas a seguir com seu conteúdo característico, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I
1. Éticas teleológicas
2. Éticas dialéticas
3. Éticas deontológicas
4. Éticas teológicas
Coluna II
( ) Primazia do Justo
( ) Primazia do Bem
( ) Primazia do Concreto
( ) Primazia do Divino
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Conforme o lema “O agir segue o ser”, a conduta do indivíduo tem como fundamento ético
A contemplação, como apreciação estética de uma obra de arte, tem como objetivo
No que diz respeito à relação entre filosofia e ciência, assinale a afirmação que invalida a tese da “neutralidade axiológica” do saber tecnológico e do saber científico.
A efetivação de uma cultura da sociabilidade, ou da intersubjetividade, pressupõe que
A utilização de sentimentos humanos para a compreensão dos fenômenos da natureza é própria do conhecimento
O declínio do império grego associado ao desajuste da consciência coletiva tornou possível o surgimento de perspectivas filosóficas mais centradas em conteúdo ético. Considerando tais perspectivas, relacione corretamente seus defensores com os respectivos conteúdos éticos, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I
1. Céticos
2. Cirenaicos
3. Estoicos
4. Epicuristas
Coluna II
( ) Os prazeres corporais são garantidos pela paz de espírito.
( ) Os prazeres corporais são meio e objetivo da vida humana.
( ) A apatia é consequência de fatalismo ontológico.
( ) É impossível estabelecer os meios e os objetivos da vida humana.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Compreendendo-se o estado hegeliano como a “realidade em acto da ideia moral objetiva” pode-se inferir acertadamente que a corporação, etapa conceitual anterior ao estado, caracteriza-se como uma instituição
Aristóteles, ao definir o homem como um “animal político”, objetivou destacar que o homem é essencialmente um
No que concerne à filosofia, à ciência e ao senso comum, relacione corretamente os tipos de conhecimentos listados a seguir com os conteúdos a eles associados, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I
1. Senso comum
2. Conhecimento científico
3. Conhecimento filosófico
4. Conhecimento estético
Coluna II
( ) espontaneidade da razão e da imaginação
( ) harmonia entre sensualidade e razão
( ) elucidação de contradição entre teses opostas
( ) investigações sistemáticas fundadas empiricamente
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
A contínua valorização pelo pensamento moderno da linguagem operacional – linguagem que reduz as coisas e as pessoas à função operativa na estrutura da produção –
Considerando os princípios lógicos pré socráticos apresentados a seguir, relacione-os corretamente aos seus autores, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I
1. O ar
2. A terra, a água, o ar e o fogo
3. O indeterminado.
4. A água
Coluna II
( ) Anaxímenes
( ) Tales de Mileto
( ) Anaximandro
( ) Empédocles
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Sobre a chamada sociedade de risco, é incorreto afirmar:
Na sociedade contemporânea, as relações de trabalho no campo, no setor produtivo e no setor comercial estão sendo modificadas por novas tecnologias de mecanização e de informação. Considerando o impacto de tais tecnologias nas relações de trabalho, é correto afirmar que
Frequentemente, em nosso país, escolas de ensino fundamental e médio enfrentam sérias dificuldades para oferecer boas condições de ensino a seus alunos. Essa situação, decorrente de diversas causas sociais, financeiras e políticas, constitui um grave problema devido a suas várias implicações sociais, especialmente a longo prazo. Considerando tal problema, assinale a alternativa correta.
“As mulheres trabalham, em média, três horas por semana a mais do que os homens, combinando trabalhos remunerados, afazeres domésticos e cuidados de pessoas. Mesmo assim, e ainda contando com um nível educacional mais alto, elas ganham, em média, 76,5% do rendimento dos homens. Essas e outras informações estão no estudo de Estatísticas de Gênero, divulgado pelo IBGE.”
(Mulher estuda mais, trabalha mais e ganha menos do que o homem. Agência IBGE Notícias. Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br. Adaptado)
No Brasil, diferenças sociais entre homens e mulheres prejudicam a democracia porque
“A desagregação do regime escravocrata e senhorial ocorreu, no Brasil, sem que se oferecesse aos antigos agentes do trabalho escravo assistência e garantias que os protegessem na transição para o sistema de trabalho livre. Os senhores foram eximidos da responsabilidade pela manutenção e segurança dos libertos, sem que o Estado, a Igreja ou qualquer outra instituição assumissem encargos especiais, que tivessem por objeto prepará-los para o novo regime de organização da vida e do trabalho.”
(Florestan Fernandes. A integração do negro na sociedade de classes. Volume 1, São Paulo: Editora Globo, 2008, p. 29. Adaptado)
Segundo o texto, o processo de abolição da escravatura no Brasil
O artigo 1° da atual Constituição Federal brasileira declara, em seus incisos II e III, que a cidadania e a dignidade da pessoa humana são fundamentos da República. Assim sendo, é correto afirmar que
Crítica da sociedade é crítica do conhecimento e vice-versa.
(ADORNO, Theodor W. “Sobre Sujeito e Objeto”. In: Palavras e Sinais − Modelos Críticos 2. Petropólis. Vozes, 1995)
A crítica ao positivismo foi um dos eixos da obra de Theodor Adorno. Dentre seus elementos, destaca-se:
Segundo Gilberto Freyre, o elemento que exerceu o papel preponderante na história social brasileira foi
Nossa época é uma época de inquietação e indiferença – ainda não formuladas de modo a permitir que sobre elas se exerçam a razão e a sensibilidade. Ao invés de problemas – definidos em termos de valores e ameaças – há com frequência a miséria da inquietação vaga; ao invés das questões explícitas, há com frequência o sentimento desanimador de que algo não está certo.
(MILLS, Charles Wright. A Imaginação Sociológica. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982, p. 18)
Wright Mills notabilizou-se por interpretar a pesquisa sociológica como um “artesanato intelectual”, assim como por empreender uma crítica àquilo que denominava de “grande teoria”. Dentre os procedimentos metodológicos preconizados pelo autor, destaca-se a
O sociólogo norte-americano Talcott Parsons desenvolveu uma teoria com o objetivo de permitir que toda ação humana – de um indivíduo a um movimento político, de uma empresa a um governo – possa ser analisada como se fosse um sistema, no âmbito do qual são cumpridas funções específicas, a fim de garantir a sua sobrevivência e a sua interação com o ambiente. As funções analisadas por Parsons e os respectivos subsistemas responsáveis por seu exercício são:
Max Weber elaborou três “tipos ideais” para compreender a “dominação legítima”. São exemplos corretos de dominação tradicional, dominação carismática e dominação legal, respectivamente,
Em relação à formação da classe operária no Brasil,
A respeito dos diferentes conceitos de “classe social” formulados pela teoria sociológica, é correto afirmar:
O processo por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade é designado pelo nome de socialização. O mesmo revela uma série de facetas diversas. (…) Vista sob este ângulo, a socialização é a imposição de padrões sociais à conduta individual. Conforme procuramos demonstrar, esses padrões chegam mesmo a interferir nos processos fisiológicos do organismo. Conclui-se que na biografia do indivíduo a socialização, especialmente em sua fase inicial, constitui um fato que se reveste dum tremendo poder de constrição e duma importância extraordinária.
(BERGER, Peter L.; BERGER, Brigitte. “Socialização: como ser um membro da sociedade”. In: FORACCHI, Marialice M.; MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1977. p. 204).
O conceito de “socialização”, definido acima, atribui um papel destacado ao
Aderindo fundamentalmente aos postulados estrutural-funcionalistas, a sociologia do desenvolvimento produziu inúmeras investigações sobre os processos econômicos e sociais experimentados pela América Latina, sobretudo na década de 1960, no que se destacaram nomes como Luis de Aguiar Costa Pinto, Gino Germani, Jorge Graciarena, Alberto Guerreiro Ramos, Torcuato di Tella, entre outros. Dentre os temas e problemas de pesquisa a que se dedicaram, NÃO estão relacionados:
A primeira regra e a mais fundamental é considerar os fatos sociais como coisas.
(DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 15)
Esse procedimento primordial do método sociológico desenvolvido por Émile Durkheim consiste em
(…) é uma propriedade qualquer (de qualquer tipo de capital, físico, econômico, cultural, social), percebida pelos agentes sociais cujas categorias de percepção são tais que eles podem entendê-las (percebê-las) e reconhecê-las, atribuindo-lhes valor. (…) é a forma que todo tipo de capital assume quando é percebido através das categorias de percepção, produtos da incorporação das divisões ou das oposições inscritas na estrutura da distribuição desse tipo de capital (como forte/frágil, grande/pequeno, rico/pobre, culto/inculto etc.).
(BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 9.ed. Campinas: Papirus, 1996. p. 107)
A definição de Pierre Bourdieu acima corresponde ao conceito de
De acordo com a concepção metodológica de Max Weber, o “tipo ideal” é um conceito decisivo para o empreendimento científico da sociologia porque
Considere o texto e as proposições abaixo sobre os fluxos migratórios internos mais recentes no Brasil:
Os movimentos migratórios internos no Brasil, dos últimos 60 anos, estão fortemente relacionados aos processos de urbanizaçãoe de redistribuição espacial da população, marcados pela intensa mobilidade populacional, e inseridos nas distintas etapaseconômicas, sociais e políticas experimentadas pelo país ao longo desse período.
(BAENINGER, Rosana. “Rotatividade migratória: um novo olhar para as migrações internas no Brasil”. Revista Interdisciplinar daMobilidade Humana. Brasília, ano XX, n.39, p. 77-100, jul./dez., 2012)
I. Dado o novo contexto socioeconômico e urbano, os processos migratórios diversificam-se, com áreas de retenção depopulação, áreas de perdas migratórias e áreas de rotatividade migratória.
II. A migração rural-urbana permanece como tendência migratória predominante no país, tal como ocorrera nas décadas de1960 e 1970.
III. Ocorre a interiorização das migrações, com trajetórias mais curtas em direção a aglomerações urbanas não-metropolitanas.
IV. Há intensa dispersão de migrantes das metrópoles em direção ao interior, marcada por reversões migratórias decaracterísticas diversas.
V. Configuram-se novos espaços de migração, fortemente relacionados às características de suas regiões e localidades.
Está correto o que se afirma em
A escola sociológica de Chicago produziu diversas reflexões teóricas e metodológicas acerca do desenvolvimento das cidades norte-americanas e dos agrupamentos humanos a elas correspondentes. Os estudos iniciais de ecologia humana, em particular, propuseram inovadoras explicações da estrutura urbana, que ficaram conhecidas por