Resolver o Simulado Prefeitura Municipal de Boa Saúde - RN - Fiscal de Obras - IDIB - Nível Médio

0 / 30

Português

1

A MARCHA DA FOME

As migrações maciças só se reduzirão quando a cultura democrática se estender pela África e demais países do Terceiro Mundo

Mário Vargas Llosa


Quando em 13 de outubro de 2018 saíram da cidade hondurenha de San Pedro Sula, eram umas poucas centenas. Três semanas depois, enquanto escrevo este artigo, são já quase oito mil. Somou-se a eles uma grande quantidade de salvadorenhos, guatemaltecos, nicaraguenses e sem dúvida também alguns mexicanos. Avançaram uns mil e tantos quilômetros, andando dia e noite, dormindo no caminho, comendo o que gente caridosa e tão miserável como eles mesmos lhes oferece ao passarem. Acabam de entrar em Oaxaca, e ainda lhes falta metade do percurso.

São homens e mulheres e crianças pobres, muito pobres, e fogem da pobreza, da falta de trabalho, da violência que antes era só dos maus patrões e da polícia, e agora é, sobretudo, a das maras, essas quadrilhas de foragidos que os obrigam a trabalhar para elas, carregando ou vendendo drogas, e, caso se neguem, matando-os a punhaladas e lhes infligindo atrozes torturas.

Aonde vão? Aos Estados Unidos, claro. Por quê? Porque é um país onde há trabalho, onde poderão economizar e mandar remessas a seus familiares que os salvem da fome e do desamparo centro-americano, porque lá há bons colégios e uma segurança e uma legalidade que em seus países não existe. Sabem que o presidente Trump disse que eles são uma verdadeira praga de meliantes, de estupradores, que trazem doenças, sujeira e violência, e que ele não permitirá essa invasão e mobilizará pelo menos 15.000 policiais, e que, se lhes atirarem pedras, estes dispararão para matar. Mas, não se importam: preferem morrer tentando entrar no paraíso à morte lenta e sem esperanças que os espera onde nasceram, ou seja, no inferno. (…)

O avanço dos milhões de miseráveis deste mundo sobre os países prósperos do Ocidente gerou uma paranoia sem precedentes na história, a tal ponto que tanto nos Estados Unidos como na Europa Ocidental ressuscitam fobias que se acreditavam extintas, como o racismo, a xenofobia, o nacionalismo, os populismos de direita e de esquerda e uma violência política crescente. Um processo que, se continuar assim, poderia destruir talvez a mais preciosa criação da cultura ocidental, a democracia, e restaurar aquela barbárie da que acreditávamos nos haver livrado, a que afundou a América Central e a boa parte da África neste horror de que tentam escapar tão dramaticamente seus naturais. (…)

O problema da imigração ilegal não tem solução imediata, e tudo o que se diga em contrário é falso, começando pelos muros que Trump queria levantar. Os imigrantes continuarão entrando pelo ar ou pelo subsolo enquanto os Estados Unidos forem esse país rico e com oportunidades, o ímã que os atrai. E o mesmo se pode dizer da Europa. A única solução possível é que os países dos quais os migrantes fogem fossem prósperos, algo que está hoje em dia ao alcance de qualquer nação, mas que os países africanos, centro-americanos e de boa parte do Terceiro Mundo rejeitaram por cegueira, corrupção e fanatismo político. (…) 

As migrações maciças só se reduzirão quando a cultura democrática se estender pela África e demais países do Terceiro Mundo, e os investimentos e o trabalho elevarem os níveis de vida de modo que nessas sociedades haja a sensação entre os pobres de que é possível sair da pobreza trabalhando. Isso agora está ao alcance de qualquer país, por mais necessitado que seja. Hong Kong o era há um século, e deixou de sê-lo em poucos anos ao se voltar para o mundo e criar um sistema aberto e livre, garantido por uma legalidade muito rigorosa. Tanto que a China Popular respeitou esse sistema, embora reduzindo radicalmente sua liberdade política.

Disponível em: https://brasil.elpais.com. Acesso em 19 novembro 2018. (adaptado) 

Leia:

O avanço dos milhões de miseráveis deste mundo sobre os países prósperos do Ocidente gerou uma paranoia sem precedentes na história (...)

O núcleo do sujeito com o qual o verbo gerou concorda, nessa oração, é:

  • A Miseráveis
  • B Mundo
  • C Ocidente
  • D Avanço
2

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto a seguir, conforme a norma-padrão da língua portuguesa.


Lavar roupas sintéticas na máquina ______ temperatura normal causa a liberação no esgoto de grandes quantidades de minúsculas fibras de plástico. Essa é a primeira pesquisa ___ identificar os fiapos da roupa lavada como uma fonte de poluição. Estes fiapos se adicionam ___ preocupações quanto a outras variedades maiores e mais visíveis de lixo plástico, que resultaram em medidas como ___ proibição de sacolas de compras feitas desse material.

  • A à ... a ... às ... a
  • B a ... à ... as ... à
  • C à ... à ... as ... à
  • D à ... a ... às ... à
  • E a ... a ... às ... a
3

Assinale a alternativa em que a regência das palavras está de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

  • A A técnica de fabricação é muito favorável com o meio ambiente exigindo muito menos água do que o cultivo de algodão.
  • B Atividades diárias, como lavar roupas, contribuem significativamente para a poluição que asfixia nossos oceanos.
  • C Os resíduos produzidos se caracterizam pela sua elevada toxicidade, implicando pela elevação dos riscos associados à sua destinação final.
  • D As preocupações em obedecer das exigências legais da qualidade do efluente ou resíduo industrial produzido foram superadas por novas metas de qualidade.
  • E As empresas precisam ser responsáveis com o ciclo de vida completo de seus produtos, incluindo a coleta e a reutilização.
4

          Agravamento da poluição por plástico  nos oceanos ao lavar roupa


      Lavar a roupa pode agravar a poluição por plástico no meio ambiente – a depender do tipo de tecido, a tarefa doméstica contribuiria para a contaminação dos oceanos, apontam estudos.

      A questão foi levantada no início deste mês em reunião do Comitê de Auditoria Ambiental do Reino Unido, quando membros do Parlamento discutiram pesquisas que concluem que fibras de tecidos sintéticos que se soltam da roupa
 durante a lavagem acabam chegando aos oceanos e sendo comidas por peixes e outras criaturas aquáticas.

      Os maiores vilões são poliéster, acrílico e náilon. Um casaco de lã de poliéster libera 1 milhão de fibras, enquanto um par de meias de náilon é responsável por 136 mil fibras a cada lavagem, aponta um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Manchester. Cientistas descobriram que essas fibras estão cobrindo leitos de rios em todo o Reino Unido.

      Há sempre a opção de lavar roupa com menos frequência, o que pode ser uma boa desculpa para quem sempre odiou essa tarefa doméstica. Isso teria um grande impacto positivo, na avaliação de Jeroen Dagevos, integrante de um projeto de conservação dos oceanos. Ele sugere ainda que comprar menos roupas sintéticas também ajuda. Preferir tecidos como lã, algodão, seda e caxemira também ajudam.

      Uma outra opção, recomendada pelo Instituto de Engenheiros Mecânicos, em um novo relatório, seria o uso de sacolas de roupas de malha para reter os fios. Assim, em vez de irem direto para os oceanos, as fibras podem ser colocadas no lixo.

      Jeroen Dagevos diz que a ideia de criar novas regulamentações para os fabricantes poderia ajudar, forçando as empresas a colocar mais recursos na busca por soluções.

(Folha de S.Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2018/10/ por-que-podemos-estar-agravan do-poluicao-por-plastico- nos-oceanos-ao-lavar-roupa.shtml. Adaptado)

Na frase “Um casaco de lã de poliéster libera 1 milhão de fibras, enquanto um par de meias de náilon é responsável por 136 mil fibras a cada lavagem...”, o termo em destaque pode ser substituído corretamente, sem alteração de sentido, por

  • A assim que.
  • B tanto como.
  • C de modo que.
  • D a fim de que.
  • E à medida que.
5

Leia trecho da canção Bom Conselho, de Chico Buarque, para responder às questões


                          Ouça um bom conselho

                          Que eu lhe dou de graça

                           Inútil dormir que a dor não passa

                           Espere sentado

                           Ou você se cansa


                           Está provado, quem espera nunca alcança

                           Venha, meu amigo

                           Deixe esse regaço

                           Brinque com meu fogo

                           Venha se queimar

                           Faça como eu digo 

                           Faça como eu faço

                          Aja duas vezes antes de pensar (...)

Assinale a alternativa com pontuação correta, de acordo com a norma-padrão.

  • A Ouça um bom conselho, amigo, venha se queimar. Está provado: quem espera, nunca alcança.
  • B Ouça, um bom conselho, amigo venha se queimar; Está provado quem espera, nunca alcança.
  • C Ouça um bom conselho amigo, venha se queimar. Está provado quem espera nunca alcança.
  • D Ouça, um bom conselho amigo, venha se queimar está provado: quem, espera nunca alcança.
  • E Ouça um bom conselho, amigo venha se queimar; Está provado quem espera nunca, alcança.
6

Quanto a acentuação gráfica das frases abaixo, analise cada uma delas e, em seguida, assinale a alternativa correta:


I. ‘imobiliária’ e ‘inapelável’ recebem acento por idêntica razão.

II. ‘anéis’ recebe acento gráfico porque é paroxítona terminada em ditongo.

III. ‘haverá’ é acentuada graficamente para distinguir-se de “havera” (pretérito mais-que-perfeito).

  • A Estão corretas as afirmações I e II.
  • B Estão corretas as afirmações II e III.
  • C Estão corretas as afirmações I e III.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.
  • E Todas as afirmativas estão incorretas.
7

Quanto à concordância verbal, somente um dos períodos abaixo está inteiramente correto. Indique-o assinalando a alternativa correspondente.

  • A Mais de uma glória nacional francesa viraram placas de ruas: Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir.
  • B Há quem diga que o filósofo Sartre odiaria isso, haja visto que, em vida, recusou até o Nobel de Literatura.
  • C Sartre com a companheira Beauvoir viveram na Rua Rive Gauche, hoje rebatizada com seus nomes: Sartre-Beauvoir.
  • D Fazem vinte anos que morreu o filósofo e seus livros continuam recomendados.
  • E Cerca de dez livros de Simone de Beauvoir já foi traduzido para o português.
8

Observe, na sentença abaixo, os aspectos sintáticos inerentes à concordância verbal e, em seguida responda:


Embora a maioria fosse oposicionistas, um grande número de vereadores votaram a favor, haja visto que esse foi um dos projetos que mais interessavam aos munícipes pindenses”.


Assinale a opção correta.

  • A Sem erros.
  • B Há um erro apenas.
  • C Há apenas dois erros.
  • D Há apenas três erros.
  • E Há mais de três erros.
9

Aponte, dentre as alternativas abaixo o adjetivo de valor nitidamente subjetivo.

  • A imprensa brasileira
  • B proposta milionária
  • C incitamento racista
  • D jovem negro
  • E brilhante futuro
10

                                    PRAZER DE EXISTIR


Solte a imaginação e pense, nem que seja por alguns instantes, em como seria bom viver curtindo cada momento. Centrado e tranquilo, você não daria importância a pequenos problemas. Pelo contrário: diante de alguma dificuldade corriqueira, abriria um sorrisão daqueles e pensaria que, na vida, tudo se ajeita. Passaria mais tardes ao lado dos amigos queridos e da família. Ouviria mais as músicas de que gosta. Prestaria mais atenção na beleza que é um dia ensolarado de inverno. Ou no prazer de comer aquela torta deliciosa que só sua mãe sabe fazer. Daria risadas com frequência, principalmente de si mesmo. Encucaria menos com o amanhã e aproveita ria todas as horas de hoje, ciente de que elas não voltam mais. Enfim, não desperdiçaria o tempo com besteiras, como tanta gente faz por aí. Que sonho, não? Lá no fundo, você deve estar suspirando, imaginando que ninguém consegue viver tão intensamente, tão... vivamente. Engano seu!

                                              Erika Sallum. Revista Vida Simples, julho de 2004

No trecho: "Encucaria menos com o amanhã e aproveita ria todas as horas de hoje, ciente de que elas não voltam mais. Enfim, não desperdiçaria o tempo com besteiras, como tanta gente faz por aí. Que sonho, não?", o termo "enfim" é um advérbio de tempo que pode ser substituído por:

  • A Haja vista.
  • B Em suma.
  • C Afinal.
  • D Ou seja.
  • E Assim.

Edificações

11

Em uma determinada localidade de Belém-PA algumas edificações apresentam sérios desaprumos em função de projetos de fundações inadequados para a baixa capacidade de carga das camadas superficiais de solo. Para essa região, o tipo de fundação mais adequado são

  • A as fundações corridas.
  • B as sapatas.
  • C os blocos sobre estacas.
  • D os baldrames.
  • E os blocos.
12

Nas instalações prediais de esgoto sanitário, os desconectores são dispositivos providos de fecho hídrico, que têm como função vedar a passagem de gases e animais no sentido oposto ao deslocamento do esgoto. São exemplos de desconectores

  • A ralo sifonado, caixa sifonada, vaso sanitário e sifão.
  • B ralo seco, caixa sifonada, vaso sanitário e sifão.
  • C ralos seco, caixa sifonada, vaso sanitário e torneira.
  • D ralo sifonado, caixa sifonada, vaso sanitário e chuveiro.
  • E ralo seco, chuveiro, vaso sanitário e sifão.
13

No ensaio de resistência à compressão axial de um corpo de prova cilíndrico de concreto com diâmetro nominal (d), considerando que a carga de ruptura foi (P) e que o sistema de ensaio transmitiu a carga uniformemente distribuída na seção do corpo de prova, a tensão de ruptura no concreto foi

  • A P/4πd².
  • B 6P/πd².
  • C P/2πd².
  • D P/3πd².
  • E 4P/πd².
14

Considere os seguintes dados:
I – Aço II – Madeira III – Concreto IV – Alumínio V - Vidro
Quanto aos materiais de construção é correto afirmar que

  • A II, III e V são dúcteis e I e IV, frágeis.
  • B II, III e V são frágeis e I e IV, dúcteis.
  • C II, IV e V são frágeis e I e III, dúcteis.
  • D I, III e V são frágeis e II e IV, dúcteis.
  • E II, III e IV são frágeis e I e V, dúcteis.
15

A expressão das quantidades relativas de agregados miúdos, agregados graúdos, água e aditivos ou adições em relação à quantidade de cimento para produção de concretos é chamada de

  • A traço.
  • B cubagem.
  • C dosagem.
  • D planejamento.
  • E fracionamento.
16

Nas vigas de concreto armado, as armaduras responsáveis por resistir às tensões de cisalhamento são os/as

  • A estribos.
  • B armaduras longitudinais.
  • C ancoragens.
  • D armaduras de fretagem.
  • E armaduras negativas.
17

A(s) vantagem(ns) da utilização de aditivo retardador de pega no concreto armado é/são

  • A melhorar a trabalhabilidade em obras hidráulicas com grandes volumes de concreto em baixas temperaturas.
  • B manter a trabalhabilidade em grandes extensões e em temperaturas elevadas, ampliar o tempo de aplicação, melhorar a aderência do concreto nas armaduras e aumentar as resistências mecânicas finais.
  • C manter a trabalhabilidade em grandes extensões e em temperaturas baixas, reduzir o tempo de aplicação, melhorar a aderência do concreto nas armaduras e manter as resistências mecânicas.
  • D manter a trabalhabilidade em grandes extensões e em temperaturas elevadas, ampliar o tempo de aplicação, melhorar a aderência do concreto nas armaduras, diminuindo sensivelmente as resistências características do concreto.
  • E facilitar a moldagem de vigas e pilares esbeltos.
18

A vantagem da utilização de cronogramas físicos-financeiros em obras de construção civil é

  • A buscar de forma mais acelerada os financiamentos das obras.
  • B permitir a organização preliminar das etapas da construção, sem interferir nos cronogramas de desembolso.
  • C permitir a organização das datas de entrega das etapas de construção, bem como desempenho, gastos, atrasos, mão de obra, compra de material e antecipação de problemas.
  • D permitir as estimativas dos custos na fase de projeto afim de estimar o valor final do empreendimento.
  • E permitir a estimativa de mão de obra e equipamentos para a construção, sem relação com a execução da obra.
19

Quando se coloca um tijolo imerso em água, este absorve umidade. Um fenômeno similar acontece durante o levantamento da alvenaria, situação na qual o tijolo absorve parte da água da argamassa utilizada para o assentamento dos blocos. Essa característica é consequência de uma propriedade do material do tijolo chamada

  • A porosidade.
  • B plasticidade.
  • C dureza.
  • D ductilidade.
  • E desgaste.
20

Os equipamentos de proteção individuais EPI devem ser utilizados pelos trabalhadores para diminuir ou evitar riscos de acidentes de trabalho. São exemplos de EPI

  • A protetores auriculares, relógios de ponto, filtros, óculos de proteção, viseiras, pranchetas, luvas, botas, cintos de segurança e marreta.
  • B relógios de ponto, máscaras, filtros, óculos de proteção, viseiras, pranchetas, luvas, botas, cintos de segurança e cinturões.
  • C protetores auriculares, máscaras, filtros, marretas, viseiras, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança e pranchetas.
  • D protetores auriculares, máscaras, filtros, óculos de proteção, viseiras, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança e cinturões.
  • E relógios de ponto, máscaras, filtros, óculos de proteção, pranchetas, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança e cinturões.

Noções de Informática

21

Em relação a hardware e software, é correto afirmar:

  • A Para que um software aplicativo esteja pronto para execução no computador, ele deve estar carregado na memória flash.
  • B O fator determinante de diferenciação entre um processador sem memória cache e outro com esse recurso reside na velocidade de acesso à memória RAM.
  • C Processar e controlar as instruções executadas no computador são tarefas típicas da unidade de aritmética e lógica.
  • D o pendrive é um dispositivo de armazenamento removível, dotado de memória flash e conector USB, que pode ser conectado em vários equipamentos eletrônicos.
  • E Dispositivos de alta velocidade, tais como discos rígidos e placas de vídeo, conectam-se diretamente ao processador.
22

Assinale a alternativa incorreta:

  • A E-mail ou correio eletrônico é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação.
  • B O sistema ‘Simple Mail Transfer Protocol” ou SMTP, é um protocolo através do qual um ou vários destinatários de uma mensagem são especificados (e, na maioria dos casos, validados) sendo, depois, a mensagem transferida.
  • C Consiste o Firewall em medida de segurança que pode ser implementada para limitar o acesso de terceiros a uma determinada rede ligada à Internet.
  • D Consiste, o Ransomware, em uma espécie de malware, capaz de bloquear o acesso ao computador, ou sistema contaminado, sendo que, em seguida cobra um valor de “resgate” para que a utilização do equipamento possa ser recuperada.
  • E Nenhuma das anteriores.
23

Considere as seguintes informações:

Os sistemas de computadores estão expostos a um tipo de código malicioso (malware) que impede o acesse ao equipamento infectado e torna inacessíveis os dados armazenados no equipamento, geralmente usando criptografia, seguido de uma exigência de pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário proprietário.

Com base no exposto acima, o malware descrito é do tipo:

  • A Ransomware.
  • B Spyware.
  • C Screenloggers
  • D Phishing.
24

Juliana inseriu uma pequena imagem no meio de um texto em um documento criado com o Microsoft Word 2013, em português. Ao inserir a imagem, o texto não a contornou, como queria. Para que o texto contorne a imagem, mantendo seu curso, com a imagem selecionada, Juliana deverá, a partir da guia Formatar, clicar em

  • A Alinhamento > Contornar Imagem.
  • B Quebra de Texto Automática > Contornar Imagem.
  • C Posição > Contornar Imagem.
  • D Posição > Alinhado com o texto.
  • E Quebra de Texto Automática > Próximo.
25

“É responsável pela configuração dinâmica de endereços IP em uma rede de computadores, ou seja, atribui automaticamente um endereço IP quando um computador é inicializado ou conectado a uma rede de computadores”.


O trecho textual acima se refere ao protocolo:

  • A SMTP.
  • B IMAP.
  • C HTTP.
  • D SNMP.
  • E DHCP.
26

A conexão entre a unidade de disco rígido e o sistema de computação acontece por meio da interface controladora. As primeiras unidades de disco apresentavam problemas com essa conexão, pois quando havia necessidade de aumentar a taxa de transferência, ocorria aumento de ruído na conexão. Para solucionar essa problemática, uma determinada empresa incorporou a interface controladora à própria unidade de disco rígido. Essa tecnologia ficou conhecida como:

  • A Serial Interface Device Control, implantada pela empresa Seagate.
  • B Integrated Drive Electronic, implantada pela empresa Western Digital.
  • C Hard Disk Interface Control, implantada pela empresa Fujitsu.
  • D Serial Drive Control Interface, implantada pela empresa Samsung.
  • E Interface Hard Disk Control, implantada pela empresa Maxtor.
27

Os softwares apresentam uma diversidade muito grande de tipos e categorias, e as classificações são adotadas de acordo com o enfoque adotado. Alguns desses softwares podem ser distribuídos gratuitamente, entretanto, requerem que seu usuário visualize propagandas para poder usar o programa. Esse tipo de software é chamado de:

  • A Crippleware.
  • B Adware.
  • C Open source.
  • D Homefree.
  • E Fulldrive.
28

A popularização da Internet estimulou o desenvolvimento de diversos serviços, que são utilizados atualmente por pessoas e empresas. Um desses serviços permite que sejam feitas ligações telefônicas por meio da Internet e é identificado pela sigla:

  • A VoIP.
  • B DNS.
  • C IMAP.
  • D ADSL.
  • E TCP/IP.
29
Para responder a questão, considere que todos os programas mencionados foram instalados e configurados no modo padrão e podem estar na versão de 32 ou 64 bits. Nenhum recurso extra foi adicionado, tais como plug-ins, complementos, etc. Considere que o teclado, quando mencionado, encontra-se no padrão ABNT2 – PT-BR e também que o mouse está no modo padrão.

A interação entre hardware e software em diversos níveis oferece uma estrutura para se entenderem os fundamentos da computação. A respeito da organização básica de um computador, assinale a alternativa correta.

  • A A memória é a área de armazenamento temporária em que os programas são mantidos quando estão sendo executados e que contém os dados necessários para os programas em execução. A capacidade de armazenamento de uma memória é medida em hertz (Hz) ou megahertz (MHz).
  • B O chipset é um conjunto de componentes eletrônicos de alta capacidade em um circuito integrado (ou chip) que interpreta e executa as instruções de um programa de computador, tais como aritmética básica, lógica e entrada/ saída de dados.
  • C O modem é um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital numa onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefônica, e que demodula o sinal analógico e reconverte-o para o formato digital original.
  • D O hub é um dispositivo eletrônico que tem a função de interligar os computadores de uma rede local. Ele recebe os dados vindos de um computador e transmite às outras máquinas. Caso o cabo de rede de uma máquina seja desconectado ou apresente algum defeito, toda a rede deixará de funcionar.
  • E USB, PS/2, SMTP e HDMI são padrões de conexão de hardware utilizados para conectar periféricos ao computador.
30

Em um banco de dados relacional existem as tabelas Cliente e ContaCorrente com cardinalidade tal que um cliente poderá possuir diversas contas-correntes e cada conta-corrente poderá ser conjunta, ou seja, pertencer a mais de um cliente. Para implementar corretamente a ligação entre essas tabelas em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional padrão,

  • A a chave primária da tabela Cliente deverá aparecer na tabela ContaCorrente e vice-versa.
  • B bastará criar as duas tabelas e estabelecer uma restrição de integridade referencial direta.
  • C será necessário que as duas tabelas tenham chave primária composta.
  • D será necessário definir uma restrição circular de cardinalidade n:m direta por meio do ID do cliente e do número da conta-corrente.
  • E será necessário criar uma tabela de associação entre elas.
Voltar para lista