Resolver o Simulado Enfermeiro - IBGP - Nível Superior

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Enfermagem

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Considerando as diretrizes da American Heart Association (AHA) 2015 para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), analise as afirmativas a seguir.
I- Durante a reanimação cardiopulmonar no adulto, as ventilações realizadas pelo profissional de saúde, na vítima com dispositivo de via aérea avançada instalado, devem obedecer à proporção de uma ventilação a cada 06 segundos. II- A Atividade Elétrica Sem Pulso (AESP) representa atividade elétrica organizada sem a capacidade de gerar fluxo sanguíneo. III- A presença de fibrilação ventricular indica o uso de cardioversão elétrica.
Estão CORRETAS as afirmativas.

  • A I e II apenas.
  • B II e III apenas.
  • C I e III apenas.
  • D I, II e III.
2

Ao avaliar uma vítima de ferimento penetrante, o socorrista deve avaliar os ferimentos de entrada e de saída. A lesão tecidual ocorre no local de entrada no corpo na trajetória da bala e na saída do corpo. Sobre as lesões penetrantes, sua avaliação e atendimento, analise as afirmativas abaixo:
I- O orifício de saída possui forma redonda ou oval. II- O ferimento de entrada é estrelado e alargado. III- Os gases oriundos da boca da arma de fogo, posicionada próxima à pele, produzem queimaduras de segundo e terceiro grau. IV- Quando os ossos são atingidos, seus fragmentos tornam-se projéteis secundários que laceram tecidos vizinhos.
Estão CORRETAS as afirmativas.

  • A I e II apenas.
  • B II e III apenas.
  • C III e IV apenas.
  • D I, II, III e IV.
3

Sobre o trauma abdominal, analise as afirmativas abaixo:
I- O problema agudo mais grave da vítima de traumatismo abdominal é a hemorragia. II- Na suspeita de lesão abdominal, a vítima deverá ser transferida para hospital com recursos suficientes para realização de laparotomia. III- Nos casos de trauma penetrantes no abdômen, em pacientes hemodinamicamente instáveis devido à hemorragia, deve se manter a pressão sistólica entre 75 e 85mmHg até o controle da hemorragia.
Estão CORRETAS as afirmativas.

  • A I e II apenas.
  • B II e III apenas.
  • C I e III apenas.
  • D I, II e III.
4

Uma equipe de Suporte Avançado de Vida do SAMU está atendendo uma criança de 02 anos vítima de trauma que apresenta sinais de choque.
Sobre o acesso para tratamento desta criança, está INCORRETO afirmar que:

  • A O acesso intraósseo deve ser considerado como via emergencial quando o acesso venoso não for possível.
  • B A via intraóssea não pode ser utilizada na coleta de amostras sanguíneas para exames laboratoriais.
  • C Um local de escolha para punção intraóssea é a região anteromedial da tíbia proximal, 1 a 3cm distal a tuberosidade tibial.
  • D A via intraóssea permite administrar todos os medicamentos e fluidos, de maneira rápida e segura.
5

Uma equipe de Suporte Avançado de Vida do SAMU está atendendo uma vítima de mergulho em águas rasas com traumatismo raquimedular e com quadro de choque neurogênico, dos achados semiológicos abaixo.
Assinale aquele achado que MELHOR caracteriza o quadro e permite a diferenciação clínica dos demais tipos de choque.

  • A Taquicardia.
  • B Pele fria e úmida.
  • C Bradicardia.
  • D Hipotensão.
6

Considerando a Portaria n. 2.048/GM, de 5 de dezembro de 2002, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O médico regulador define o destino do paciente baseado na planilha de hierarquias pactuada e disponível para a região e nas informações periodicamente atualizadas sobre as condições de atendimento nos serviços de urgência, exercendo as prerrogativas de sua autoridade para alocar os pacientes dentro do sistema regional.
PORQUE I I. A inexistência de leitos vagos deve ser considerada como argumento para não direcionar os pacientes para a melhor hierarquia disponível em termos de serviços de atenção de urgências.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.

  • A I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
  • B I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • C I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D I e II são proposições falsas.
7

Ao monitorar um paciente clínico, observa-se o seguinte ritmo cardíaco apresentado na tira de eletrocardiograma abaixo:



Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a arritmia cardíaca demonstrada no eletrocardiograma.

  • A Flutter ventricular
  • B Flutter atrial.
  • C Taquicardia ventricular.
  • D Fibrilação atrial.
8

Um adulto, ao tentar acender uma churrasqueira a carvão, utilizando álcool líquido, teve queimaduras nos dois membros superiores como um todo.
Assinale a alternativa que apresenta a porcentagem de área da superfície corporal queimada.

  • A 24%.
  • B 18%.
  • C 36%.
  • D 9%
9

A gravidez causa alterações anatômicas e fisiológicas em diversos sistemas do organismo da gestante. Essas mudanças alteram o padrão de possíveis lesões e podem tornar a avaliação da gestante vítima de trauma. Sobre as alterações na gestante e a repercussão na avaliação do socorrista, analise as afirmativas abaixo:
I- A frequência cardíaca da gestante diminui cerca de 15 a 20 batimentos por minuto abaixo do normal no terceiro trimestre. II- Se houver indicação de imobilização de coluna, deve ser elevado o lado direito da prancha de 10 a 15cm, mantendo-a inclinada. III- O peristaltismo fica diminuído, de modo que a comida pode ficar no estômago por muitas horas após a alimentação, aumentando o risco de vômito seguido de aspiração. IV- A reanimação adequada da mãe é a chave para a sobrevivência da mãe e do feto.
Estão CORRETAS as afirmativas.

  • A I e II apenas.
  • B II e III apenas.
  • C II, III e IV apenas.
  • D I, II, III e IV.
10

Sobre a intubação orotraqueal sob visualização direta em pacientes traumatizados, analise as afirmativas abaixo:
I- Deve ser realizada com a cabeça e o pescoço do paciente alinhados e imobilizados em posição neutra. II- Antes de tentar a intubação, o paciente deve ser ventilado com máscara associada a balão dotado de válvula unidirecional com altas concentrações de oxigênio. III- A intubação orotraqueal “face a face” é um método alternativo quando situações no pré- hospitalar impeçam o socorrista de se posicionar atrás da cabeça do paciente. IV- Em situações em que o paciente não possa ser intubado e nem ventilado com máscara associada a balão dotado de válvula unidirecional, a ventilação percutânea transtraqueal é um método alternativo.
Estão CORRETAS as afirmativas.

  • A I e II apenas.
  • B II e III apenas.
  • C I, II e IV apenas.
  • D I, II, III e IV.

Noções de Informática

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Analise as seguintes afirmativas sobre o uso do painel de controle do Windows 7.


I- Adicionar e remover programas.

II- Alterar as configurações do Windows.

III- Alterar configurações de idiomas.


Estão CORRETAS as afirmativas.

  • A I e II apenas.
  • B I e III apenas.
  • C II e III apenas.
  • D I, II e III.
12

Sobre as redes de computadores, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) É a interligação de um conjunto de dispositivos capazes de se comunicar.

( ) Os dispositivos em uma rede são conectados usando meios de transmissão com ou sem fio.

( ) O protocolo de uma rede é o conjunto de diretrizes ou regras para a comunicação entre computadores.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

  • A F F F.
  • B F F V.
  • C V V F.
  • D V V V.
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Analise as seguintes afirmativas sobre a memória principal dos computadores:


I- Necessita de energia elétrica para armazenar os dados/informações.

II- Usa meios externos à CPU, como os discos rígidos para armazenar informações.

III- Usa memória de rápido acesso e que armazena os dados/informações.


Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A I e II apenas.
  • B I e III apenas.
  • C II e III apenas.
  • D I, II e III.
14

A aba Inserir do Word 2010 permite a inserção dos seguintes recursos, EXCETO:

  • A Imagem.
  • B Margens.
  • C Quebra de página.
  • D Tabela.
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A guia Referências do Word apresenta diversos recursos para criação de documentos mais formais. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta INCORRETAMENTE um recurso dessa guia:

  • A Nota de Rodapé.
  • B Novo Comentário.
  • C Referência Cruzada.
  • D Sumário.
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Análise as seguintes afirmativas concernentes à inserção de gráficos em documentos do Word:
I- Oferece um número reduzido de tipos de gráficos se comparado ao Excel.
II- A inserção é facilitada pela execução simultânea com janela do Excel.
III- É executada a partir da seleção da guia Inserir.
Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A I e II apenas.
  • B I e III apenas.
  • C II e III apenas.
  • D I, II e III.
17

As normas para apresentação de trabalhos de uma instituição estabelecem que os documentos devem ter margens superior e esquerda de 3cm e inferior e direita de 2cm, e que os textos devem ser digitados com fonte Arial tamanho 12 e com espaçamento entre linhas de 1,5.
Considerando o editor de textos Word, analise as seguintes afirmativas referentes a essas normas:
I- Para configurar as margens, deve-se selecionar a guia Layout da Página.
II- A configuração do espaçamento entre linhas pode ser feita na guia Página Inicial ou na guia Layout da Página.
III- Para configurar a fonte, deve-se selecionar a guia Layout da Página.
Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A I e II apenas.
  • B I e III apenas.
  • C II e III apenas.
  • D I, II e III.
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Considerando a planilha do MS Excel 2010, instalação padrão em português, se um usuário lançar a fórmula =DIA.DA.SEMANA(2), qual será o resultado?

  • A Dom.
  • B Seg.
  • C 1.
  • D 2.
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CISSULNET é uma página acessada somente pelos usuários da rede de computadores do CISSUL, tanto da Sede quanto das Regionais, por meio de circuitos de transmissão de dados dedicados e exclusivos. Nesse contexto, a CISSULNET corresponde ao conceito de:
  • A Internet.
  • B Extranet.
  • C Intranet.
  • D VPN (Virtual Private Network).
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O Brasil está entre os cinco países com maior número de usuários de redes sociais. São exemplos de redes sociais na internet:

  • A Facebook, Hotmail e Twitter.
  • B Skype, Facebook e Youtube.
  • C Flickr, Linkedin e Gmail.
  • D Linkedin, Facebook e Twitter.

Português

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Texto 3 


As relações interpessoais no trabalho contribuem ativamente para que as equipes gerem mais harmonia e sinergia. Entre os colaboradores, facilita o processo de desenvolvimento em grupo, aumentando a produtividade e reduzindo os conflitos internos. O líder é o responsável por desenvolver um espaço no qual as discussões e trocas possam ser ouvidas e absorvidas de maneira positiva. E, por isso, tem um papel fundamental no que tange ao estímulo para o bom relacionamento interpessoal no trabalho. Criar um ambiente agradável, em que a cordialidade e o respeito sejam incentivados deve ser o objetivo, para que os colaboradores estejam alinhados com a missão e valores da empresa na qual trabalham. Quando os colegas se respeitam e são cordiais uns com os outros, é muito provável que se tenha alcançado uma equipe profissional com boas relações interpessoais.

Adaptado de: https://www.febracis.com.br/blog/relacoes-interpessoais-no-trabalho/ Acesso 02 nov. 2018.

“Entre os colaboradores, facilita o processo de desenvolvimento em grupo, aumentando a produtividade e reduzindo os conflitos internos.”


Nesse segmento do texto, é CORRETO afirmar que as formas de gerúndio sublinhadas possuem o valor de, respectivamente:

  • A Causa e concessão.
  • B Condição e causa.
  • C Causa e causa.
  • D Concessão e concessão.
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Texto 3 


As relações interpessoais no trabalho contribuem ativamente para que as equipes gerem mais harmonia e sinergia. Entre os colaboradores, facilita o processo de desenvolvimento em grupo, aumentando a produtividade e reduzindo os conflitos internos. O líder é o responsável por desenvolver um espaço no qual as discussões e trocas possam ser ouvidas e absorvidas de maneira positiva. E, por isso, tem um papel fundamental no que tange ao estímulo para o bom relacionamento interpessoal no trabalho. Criar um ambiente agradável, em que a cordialidade e o respeito sejam incentivados deve ser o objetivo, para que os colaboradores estejam alinhados com a missão e valores da empresa na qual trabalham. Quando os colegas se respeitam e são cordiais uns com os outros, é muito provável que se tenha alcançado uma equipe profissional com boas relações interpessoais.

Adaptado de: https://www.febracis.com.br/blog/relacoes-interpessoais-no-trabalho/ Acesso 02 nov. 2018.

Assinale a alternativa em que o termo grifado exerce a função de conjunção integrante CORRETAMENTE:

  • A “As relações interpessoais no trabalho contribuem ativamente para que as equipes gerem mais harmonia e sinergia.”
  • B “Ele é o responsável por desenvolver um espaço no qual as discussões e trocas possam ser ouvidas e absorvidas de maneira positiva.”
  • C “Criar um ambiente agradável, em que a cordialidade e o respeito sejam incentivados...”
  • D “...para que os colaboradores estejam alinhados com a missão e valores da empresa na qual trabalham.”
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Leia o trecho a seguir:


Liberdade é um estado que confere plenos poderes ______ toda pessoa e pode ser usada de várias formas. Partindo do princípio que todos os homens nascem livres e iguais perante a lei, com direitos e obrigações, _______ cada um é dado o direito ______ liberdade com consciência, e de acordo com princípios éticos e legais cristalizados dentro da sociedade, _______ fim de se preservar o bem-comum.

(Adaptado de Direito e Liberdade – Disponível em: Jus.com.br)


Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas:

  • A à à à a.
  • B a a à a.
  • C à a à à
  • D a à à a.
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Assinale a alternativa que apresenta CORRETA concordância verbal e nominal, segundo a norma padrão da Língua Portuguesa:

  • A Todo cidadão têm direitos garantidos, sem discriminação de raça, cor, sexo, língua, opinião política e religião.
  • B Todos cidadães tem direito garantido, sem discriminação de raça, cor, sexo, língua, opinião política e religião.
  • C Todos os cidadãos têm direitos garantidos, sem discriminação de raça, cor, sexo, língua, opinião política e religião.
  • D Todos os cidadões têm direitos garantidos, sem discriminação de raça, cor, sexo, língua, opinião política e religião.
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 texto 2 


A Declaração Universal dos Direitos do Homem foi adotada em 1948 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (com abstenção dos seis países do antigo bloco soviético, da Arábia Saudita e da África do Sul). Nela consta que todos os seres humanos nascem livres e iguais em direitos e dignidade, e que as liberdades e os direitos especificados na declaração devem ser garantidos a todos, sem discriminação de raça, cor, sexo, língua, opinião política e religião. Os direitos enumerados incluem os direitos civis (tais como liberdade de expressão, de consciência, de movimento, de se reunir e associar pacificamente) e os direitos econômicos e sociais (direito ao trabalho, a um padrão de vida adequado, à educação e à participação na vida cultural). O exercício dos direitos e liberdades individuais só é limitado pelo respeito aos direitos e liberdades de outrem.

Direitos do Homem. Nova Enciclopédia Ilustrada Folha. São Paulo: Empresa Folha da Manhã, 1996

“...e que as liberdades e os direitos especificados na declaração devem ser garantidos a todos.”


A substituição da expressão em destaque pelo pronome pessoal está CORRETA, de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa, em:

  • A “...e que as liberdades e os direitos especificados na declaração devem sê-los garantidos.”
  • B “...e que as liberdades e os direitos especificados na declaração devem ser garantidos lhes.”
  • C “...e que as liberdades e os direitos especificados na declaração os devem ser garantidos. ”
  • D “...e que as liberdades e os direitos especificados na declaração devem-lhes ser garantidos.”
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“Não haverá paz neste planeta enquanto, algures no mundo, os direitos humanos forem violados.”


Neste Dia Internacional da Paz, as palavras de René Cassin, um dos artesãos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, relembram-nos que a paz continua a ser um ideal inalcançável enquanto os direitos humanos fundamentais não forem respeitados. São, pois, a condição primordial de uma sociedade pacífica em que a dignidade de todos os indivíduos é respeitada e onde todos podem usufruir de direitos iguais e inalienáveis.

Estas palavras também nos relembram do nosso dever de solidariedade para com os nossos semelhantes; a paz é imperfeita e frágil se não beneficiar a todos e a todas. Os direitos humanos ou são universais ou não são. Esta ligação intrínseca entre paz e respeito pelos direitos fundamentais constitui o tema desta nova edição do Dia Internacional da Paz, no momento em que se celebra o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Os ideais de paz e de direitos universais são, todos os dias, contestados e violados. Existem vários obstáculos para a sua realização. A nossa capacidade em edificarmos um mundo feito de harmonia, de compreensão e de coexistência pacífica é posta à prova pelos mais diversos desafios: desigualdades sociais e econômicas que causam sofrimento e pobreza; alterações climáticas que geram novos conflitos; explosão demográfica que cria novas tensões… Por outro lado, propagam-se também novas formas de populismo e de extremismo em todo o mundo.

Para vencermos estes desafios, temos de agir de forma coletiva e construir, passo a passo, o edifício da paz. Este é o objetivo do Programa da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que apela a uma ação concentrada para alcançarmos os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável do milênio, que contribuem para um mundo mais justo e mais pacífico – luta contra a pobreza, contra a fome, contra as desigualdades de gênero, promoção da educação, defesa da justiça, compromisso em favor de um ambiente saudável…

Todos os dias, a UNESCO, através dos seus programas e das suas ações em campo, reafirma o seu compromisso original, consagrado no seu Ato Constitutivo: erguer os baluartes da paz no espírito das mulheres e dos homens. Líder da Década Internacional para a Aproximação das Culturas (2013-2022), a UNESCO investe-se totalmente no desenvolvimento de uma cultura de prevenção a nível mundial através da educação, da cooperação internacional e do diálogo intercultural.

O caminho para a paz é longo, mas cabe a todos e a cada um de nós influenciar o seu rumo ao comprometermo-nos, diariamente, em prol de uma sociedade mais inclusiva, mais tolerante e mais justa.

(Mensagem de Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Paz, 21 de setembro de 2018).


UNESCO. Mensagem da UNESCO para o Dia Internacional da Paz. 19.09.2018 - UNESCO Office in Brasilia. Disponível em:< http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/unesco_message_ for_the_ international_day_of_peace/> Acesso: 02 nov. 2018

Na expressão, “...consagrado no seu Ato Constitutivo: erguer os baluartes da paz no espírito das mulheres e dos homens.”, o sentido da expressão sublinhada está CORRETAMENTE traduzido em:

  • A Os valores.
  • B As culturas.
  • C Os direitos.
  • D Os alicerces.
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“Não haverá paz neste planeta enquanto, algures no mundo, os direitos humanos forem violados.”


Neste Dia Internacional da Paz, as palavras de René Cassin, um dos artesãos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, relembram-nos que a paz continua a ser um ideal inalcançável enquanto os direitos humanos fundamentais não forem respeitados. São, pois, a condição primordial de uma sociedade pacífica em que a dignidade de todos os indivíduos é respeitada e onde todos podem usufruir de direitos iguais e inalienáveis.

Estas palavras também nos relembram do nosso dever de solidariedade para com os nossos semelhantes; a paz é imperfeita e frágil se não beneficiar a todos e a todas. Os direitos humanos ou são universais ou não são. Esta ligação intrínseca entre paz e respeito pelos direitos fundamentais constitui o tema desta nova edição do Dia Internacional da Paz, no momento em que se celebra o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Os ideais de paz e de direitos universais são, todos os dias, contestados e violados. Existem vários obstáculos para a sua realização. A nossa capacidade em edificarmos um mundo feito de harmonia, de compreensão e de coexistência pacífica é posta à prova pelos mais diversos desafios: desigualdades sociais e econômicas que causam sofrimento e pobreza; alterações climáticas que geram novos conflitos; explosão demográfica que cria novas tensões… Por outro lado, propagam-se também novas formas de populismo e de extremismo em todo o mundo.

Para vencermos estes desafios, temos de agir de forma coletiva e construir, passo a passo, o edifício da paz. Este é o objetivo do Programa da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que apela a uma ação concentrada para alcançarmos os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável do milênio, que contribuem para um mundo mais justo e mais pacífico – luta contra a pobreza, contra a fome, contra as desigualdades de gênero, promoção da educação, defesa da justiça, compromisso em favor de um ambiente saudável…

Todos os dias, a UNESCO, através dos seus programas e das suas ações em campo, reafirma o seu compromisso original, consagrado no seu Ato Constitutivo: erguer os baluartes da paz no espírito das mulheres e dos homens. Líder da Década Internacional para a Aproximação das Culturas (2013-2022), a UNESCO investe-se totalmente no desenvolvimento de uma cultura de prevenção a nível mundial através da educação, da cooperação internacional e do diálogo intercultural.

O caminho para a paz é longo, mas cabe a todos e a cada um de nós influenciar o seu rumo ao comprometermo-nos, diariamente, em prol de uma sociedade mais inclusiva, mais tolerante e mais justa.

(Mensagem de Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Paz, 21 de setembro de 2018).


UNESCO. Mensagem da UNESCO para o Dia Internacional da Paz. 19.09.2018 - UNESCO Office in Brasilia. Disponível em:< http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/unesco_message_ for_the_ international_day_of_peace/> Acesso: 02 nov. 2018

Analise as assertivas a seguir:


I- Tendo a Declaração Universal dos Direitos Humanos como guia, os indivíduos devem se unir em ações para assegurar que os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável do milênio, que contribuem para um mundo mais justo e mais pacífico, sejam alcançados.


Porque


II- A condição para uma sociedade mais pacífica está atrelada, primordialmente, ao respeito, à dignidade de todos e à igualdade de direitos.


A respeito dessas asserções, é CORRETO concluir que:

  • A A primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
  • B A primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
  • C As duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
  • D As duas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
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“Não haverá paz neste planeta enquanto, algures no mundo, os direitos humanos forem violados.”


Neste Dia Internacional da Paz, as palavras de René Cassin, um dos artesãos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, relembram-nos que a paz continua a ser um ideal inalcançável enquanto os direitos humanos fundamentais não forem respeitados. São, pois, a condição primordial de uma sociedade pacífica em que a dignidade de todos os indivíduos é respeitada e onde todos podem usufruir de direitos iguais e inalienáveis.

Estas palavras também nos relembram do nosso dever de solidariedade para com os nossos semelhantes; a paz é imperfeita e frágil se não beneficiar a todos e a todas. Os direitos humanos ou são universais ou não são. Esta ligação intrínseca entre paz e respeito pelos direitos fundamentais constitui o tema desta nova edição do Dia Internacional da Paz, no momento em que se celebra o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Os ideais de paz e de direitos universais são, todos os dias, contestados e violados. Existem vários obstáculos para a sua realização. A nossa capacidade em edificarmos um mundo feito de harmonia, de compreensão e de coexistência pacífica é posta à prova pelos mais diversos desafios: desigualdades sociais e econômicas que causam sofrimento e pobreza; alterações climáticas que geram novos conflitos; explosão demográfica que cria novas tensões… Por outro lado, propagam-se também novas formas de populismo e de extremismo em todo o mundo.

Para vencermos estes desafios, temos de agir de forma coletiva e construir, passo a passo, o edifício da paz. Este é o objetivo do Programa da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que apela a uma ação concentrada para alcançarmos os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável do milênio, que contribuem para um mundo mais justo e mais pacífico – luta contra a pobreza, contra a fome, contra as desigualdades de gênero, promoção da educação, defesa da justiça, compromisso em favor de um ambiente saudável…

Todos os dias, a UNESCO, através dos seus programas e das suas ações em campo, reafirma o seu compromisso original, consagrado no seu Ato Constitutivo: erguer os baluartes da paz no espírito das mulheres e dos homens. Líder da Década Internacional para a Aproximação das Culturas (2013-2022), a UNESCO investe-se totalmente no desenvolvimento de uma cultura de prevenção a nível mundial através da educação, da cooperação internacional e do diálogo intercultural.

O caminho para a paz é longo, mas cabe a todos e a cada um de nós influenciar o seu rumo ao comprometermo-nos, diariamente, em prol de uma sociedade mais inclusiva, mais tolerante e mais justa.

(Mensagem de Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Paz, 21 de setembro de 2018).


UNESCO. Mensagem da UNESCO para o Dia Internacional da Paz. 19.09.2018 - UNESCO Office in Brasilia. Disponível em:< http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/unesco_message_ for_the_ international_day_of_peace/> Acesso: 02 nov. 2018

A expressão sublinhada em “Não haverá paz neste planeta enquanto, algures no mundo, os direitos humanos forem violados.”, PODE ser substituída, sem que ocorra alteração do sentido expresso no texto, em:

  • A Não haverá paz neste planeta enquanto, ainda que no mundo, os direitos humanos forem violados.
  • B Não haverá paz neste planeta enquanto, em algum lugar no mundo, os direitos humanos forem violados.
  • C Não haverá paz neste planeta enquanto, de algum modo no mundo, os direitos humanos forem violados.
  • D Não haverá paz neste planeta enquanto, a qualquer momento no mundo, os direitos humanos forem violados.
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“Não haverá paz neste planeta enquanto, algures no mundo, os direitos humanos forem violados.”


Neste Dia Internacional da Paz, as palavras de René Cassin, um dos artesãos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, relembram-nos que a paz continua a ser um ideal inalcançável enquanto os direitos humanos fundamentais não forem respeitados. São, pois, a condição primordial de uma sociedade pacífica em que a dignidade de todos os indivíduos é respeitada e onde todos podem usufruir de direitos iguais e inalienáveis.

Estas palavras também nos relembram do nosso dever de solidariedade para com os nossos semelhantes; a paz é imperfeita e frágil se não beneficiar a todos e a todas. Os direitos humanos ou são universais ou não são. Esta ligação intrínseca entre paz e respeito pelos direitos fundamentais constitui o tema desta nova edição do Dia Internacional da Paz, no momento em que se celebra o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Os ideais de paz e de direitos universais são, todos os dias, contestados e violados. Existem vários obstáculos para a sua realização. A nossa capacidade em edificarmos um mundo feito de harmonia, de compreensão e de coexistência pacífica é posta à prova pelos mais diversos desafios: desigualdades sociais e econômicas que causam sofrimento e pobreza; alterações climáticas que geram novos conflitos; explosão demográfica que cria novas tensões… Por outro lado, propagam-se também novas formas de populismo e de extremismo em todo o mundo.

Para vencermos estes desafios, temos de agir de forma coletiva e construir, passo a passo, o edifício da paz. Este é o objetivo do Programa da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que apela a uma ação concentrada para alcançarmos os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável do milênio, que contribuem para um mundo mais justo e mais pacífico – luta contra a pobreza, contra a fome, contra as desigualdades de gênero, promoção da educação, defesa da justiça, compromisso em favor de um ambiente saudável…

Todos os dias, a UNESCO, através dos seus programas e das suas ações em campo, reafirma o seu compromisso original, consagrado no seu Ato Constitutivo: erguer os baluartes da paz no espírito das mulheres e dos homens. Líder da Década Internacional para a Aproximação das Culturas (2013-2022), a UNESCO investe-se totalmente no desenvolvimento de uma cultura de prevenção a nível mundial através da educação, da cooperação internacional e do diálogo intercultural.

O caminho para a paz é longo, mas cabe a todos e a cada um de nós influenciar o seu rumo ao comprometermo-nos, diariamente, em prol de uma sociedade mais inclusiva, mais tolerante e mais justa.

(Mensagem de Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Paz, 21 de setembro de 2018).


UNESCO. Mensagem da UNESCO para o Dia Internacional da Paz. 19.09.2018 - UNESCO Office in Brasilia. Disponível em:< http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/unesco_message_ for_the_ international_day_of_peace/> Acesso: 02 nov. 2018

Com a expressão: “Por outro lado, propagam-se também novas formas de populismo e de extremismo em todo o mundo.”, é CORRETO afirmar que Audrey Azoulay:

  • A Critica e tenta mobilizar a sociedade para o fenômeno perverso do populismo e do extremismo.
  • B Alerta para a proliferação do populismo e do extremismo, que se constituem como desafios aos ideais de paz e direitos universais.
  • C Ressalta o papel importante da proliferação do populismo e do extremismo para o desenvolvimento sustentável do milênio.
  • D Argumenta porque ocorrem as desigualdades sociais e econômicas que causam sofrimento e pobreza; alterações climáticas que geram novos conflitos; explosão demográfica que cria novas tensões.
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Tijolos do corpo

Assim que você começa a ler esta reportagem, três substâncias dentro do seu corpo trabalham para ajudá-lo. A hemoglobina corre pelo sangue para pegar oxigênio nos pulmões e levá-lo às células dos olhos e do cérebro, dandolhes energia necessária à leitura. Ao mesmo tempo, a miosina estica e encolhe os músculos da cabeça para que sua vista possa seguir as palavras. Enfim, um composto chamado receptor de serotonina controla a entrada e a saída de sinais dos neurônios, por meio dos quais você compreende as frases.

Energia, movimento e raciocínio – nada mal para simples moléculas, certo? Pois assim são as proteínas, nome da categoria química à qual pertence o trio que você acaba de conhecer. Espertas e habilidosas, compostas de dezenas de milhares de átomos cada uma, as substâncias dessa categoria não são fragmentos inertes de matéria. Elas funcionam como micromáquinas biológicas e tomam conta de tudo no organismo.

Algumas fazem o papel de tijolos. Servem para montar os órgãos, os ossos, a pele ou os cabelos. Outras, como operárias, executam as tarefas vitais – carregar oxigênio, abrir portas das células ou acionar músculos são apenas três das atividades que elas administram, incansáveis. Para se ter uma ideia, o corpo dispõe de 100.000 moléculas diferentes, uma para cada função essencial. No total, tirando a água, elas representam três quartos do seu peso, ficando apenas um quarto para o resto, como açúcares, gorduras, ácidos, sais minerais etc. Sem exagero, as proteínas são você, leitor.


LUCÍRIO, Ivonete D. e DIEGUEZ, Flávio.
SUPERINTERESSANTE. São Paulo: Editora Abril, 31 out 2016.
Disponível em https://super.abril.com.br/ciencia/tijolos-do-corpo/.
Acesso em: 2 jul. 2018 [Fragmento]

Leia as afirmativas a seguir:

I- O título do Texto 2 associa os tijolos ao transporte de oxigênio e à ativação da abertura de portas das células do corpo humano.

II- O Texto 2 é predominantemente injuntivo e aborda a constituição das proteínas, fragmentos imóveis responsáveis pela vitalidade do organismo.

III- No Texto 2, comparam-se as proteínas às moléculas habilidosas infatigáveis na montagem e administração de atividades do corpo.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):

  • A I apenas.
  • B III apenas.
  • C II e III apenas.
  • D I e II apenas.
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