Resolver o Simulado Assistente Social - Nível Médio

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Administração Pública

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Segundo Paludo (2013), podemos afirmar que a administração pública é executora, instrumental, hierarquizada, possui competência limitada, possui responsabilidade técnica; é dependente, neutra e tem apenas poder administrativo. Marque a alternativa que NÃO condiz com as características da administração pública:

  • A A Administração Pública deve tratar a todos igualmente, perseguindo o bem comum da coletividade. Não pode, pois, a Administração favorecer/discriminar pessoas, políticos, determinada categoria ou região, em detrimento dos demais, sob pena de desvio de finalidade e ofensa ao ordenamento jurídico vigente.
  • B A Administração Pública é um instrumento do Estado para a promoção do desenvolvimento do país e do bem comum da sociedade. É o meio de que se valem o Estado e o Governo para realização de seus fins.
  • C A Administração, direta ou indireta, centralizada ou descentralizada, executa as atividades desejadas pelo Estado, tendo em vista o interesse particular sobre o interesse público, de modo a garantir o bem-estar de certos grupos específicos da sociedade.
  • D A Administração Pública só possui poder para decidir e comandar a área de sua competência. A competência, por sua vez, é estabelecida por lei e fixa os limites da atuação administrativa, de seus órgãos e agentes.
  • E A Administração Pública obedece a normas jurídicas e técnicas ao prestar serviços públicos e praticar atos administrativos. Os agentes públicos são responsáveis pelos atos que praticam, e estão sujeitos à prestação de contas perante a própria Administração, os órgãos de controle e a sociedade.

Direito Administrativo

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De acordo com a Lei 9.784/1999, a Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência. Conforme o artigo 2º da Lei 9.784/1999, assinale a alternativa CORRETA que contém os critérios que são observados nos processos administrativos:

  • A Atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvos os negados em lei.
  • B Objetividade no atendimento do interesse público, autorizada a promoção pessoal de agentes ou autoridades.
  • C Divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição.
  • D Garantia dos direitos à comunicação, à apresentação de alegações finais, à produção de provas e à interposição de recursos, nos processos de que possam resultar veto nas situações de litígio.
  • E Autorização de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei.

Administração Pública

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Governança é um termo referente a um sistema de mecanismos e incentivos que se prestam a monitorar e regular as organizações. Busca assegurar que as atividades organizacionais não firam os interesses dos respectivos proprietários e da sociedade em geral, contribuindo, ainda, para a perenidade das atividades organizacionais.


Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta os elementos essenciais da boa governança organizacional aplicada às entidades públicas.

  • A Agilidade, produtividade, redução de pessoal e economia de recursos.
  • B Transparência, eficiência, rastreabilidade e ética.
  • C Auditoria, burocracia, consultoria e advocacia administrativa.
  • D Planejamento, decisão, controle e ação corretiva
  • E Sustentabilidade, meio ambiente, sociedade e economia.

Direito Administrativo

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Os serviços públicos podem ser oferecidos, portanto, executados, sob duas modalidades, entre elas:

  • A Sob a forma direta, quando a execução do serviço partir de determinação de algum órgão da Administração Pública e não através de alguma solicitação formalizada por usuário.
  • B De forma isenta, quando a Administração Pública promover um serviço para o qual não houve necessidade de se realizar um processo licitatório.
  • C De forma centralizada, quando a atividade é realizada por meio dos órgãos que a compõe, em seu próprio nome e sob sua inteira responsabilidade.
  • D Sob a forma desconcentrada, quando o serviço for prestado de maneira a atender uma área populacional específica, de acordo com as necessidades devidamente comprovadas.
  • E Financiada, será a forma como um serviço será prestado, caso a Administração Pública não possua recursos suficientes para realizar o mesmo e procure recursos financeiros em terceiros.
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Contratos administrativos são celebrados sob o regime público por órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, com todas as prerrogativas pertinentes à condição do Estado. São regidos pela Lei 8666/93.


Os Contratos Administrativos possuem algumas características. Não faz parte dessas características:

  • A Comutativo.
  • B Consensual.
  • C Intervenção Supressiva.
  • D De Adesão.
  • E Formais.

Administração Pública

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Com a reforma gerencial de 1995, houve a incorporação da qualidade e foi definida como: “a satisfação das necessidades e expectativas do usuário-cidadão”. Quando este está satisfeito significa que os serviços têm qualidade, caso contrário os serviços precisam ser melhorados. Essas melhorias abrangem alguns aspectos.


Nesse contexto, marque a afirmativa incorreta:

  • A A redução do tempo de resposta de uma solicitação feita pelo usuário.
  • B Fazer pesquisas junto aos usuários a fim de ter a percepção de suas preferências.
  • C Procedimentos, ou atividades, devem gerar fluxos desconexos na tramitação de documentos.
  • D A redução dos erros e dos custos.
  • E A simplificação dos trâmites.
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A administração pública evoluiu por meio de três modelos básicos. Essas três formas que se sucedem no tempo, sem que nenhuma delas fosse totalmente ignorada: a administração pública patrimonialista, a burocrática e a gerencial.


A respeito da Administração Pública Gerencial, podemos afirmar:

  • A As ações são concentradas nas necessidades e perspectivas do cliente-cidadão e através dos contratos de gestão dá ênfase no controle dos resultados.
  • B São algumas das principais características: caráter discricionário e arbitrário das decisões.
  • C O Estado com atuação restrita limita-se a fazer a manutenção da ordem e administração da justiça, a fim de garantir os contratos e a propriedade.
  • D A principal qualidade é a efetividade no controle dos abusos e um de seus defeitos é a ineficiência.
  • E O Estado não tinha como finalidade prestar serviços à população, ou seja, não pensava no coletivo, pois à população era dado pouco caso.
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Trata-se de extensão da Administração direta, prestando serviços públicos e executando atividades típicas do Estado de forma descentralizada. São criadas por lei específica e possuem personalidade jurídica própria de Direito Público.


Estamos nos referindo à (às):

  • A Unidades da Federação
  • B Sociedades de economia mista
  • C Autarquias
  • D Terceiro Setor
  • E Consórcios Públicos
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A Administração Pública direta é a estrutura que representa atuação direta do Estado por suas unidades federadas, como a União, Estados, Municípios e Distrito Federal, ou seja, é o conjunto de órgãos integrados na estrutura central de cada poder das pessoas políticas. Quais são as principais características dos órgãos da administração direta?

  • A Possuem personalidade jurídica e são capazes de contrair direitos e obrigações próprios.
  • B Não possuem personalidade jurídica própria e não são capazes de contrair direitos e obrigações por si próprios.
  • C Possuem personalidade jurídica própria e não são capazes de contrair direitos e obrigações próprios.
  • D Não possuem personalidade jurídica própria, mas são capazes de contrair direitos e obrigações próprios.
  • E Possuem personalidade jurídica própria e são capazes de contrair direitos, mas não tem obrigações próprias.
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Na administração pública, em relação ao Princípio da Eficiência, se apresentam dois aspectos: o primeiro pode ser considerado em relação ao modo de atuação do agente público, do qual se espera o melhor desempenho possível de suas atribuições, para lograr os melhores resultados. Qual é o outro aspecto?

  • A De disciplinar, mensurar e racionalizar a Administração Pública.
  • B De avaliar, e disciplinar e mensurar a Administração Pública.
  • C De organizar, estruturar e disciplinar a Administração Pública.
  • D De mensurar, racionalizar e organizar a estrutura da Administração Pública.
  • E De organizar, disciplinar e racionalizar a Administração Pública.

Atualidades

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A crise econômica e política se intensifica a cada dia, levando milhares de habitantes a deixar o país em busca de refúgio em outros locais. Em 2017, estima-se que cerca de 52 mil pessoas fugiram da situação de miséria e perseguição política. O Brasil, especialmente o estado de Roraima, foi um dos que mais recebeu esses imigrantes.


Em 2018, o fluxo migratório se intensificou e, segundo dados oficiais, cerca de 800 pessoas cruzam a fronteira com o Brasil diariamente em Pacaraima, em Roraima. Na capital do estado, Boa Vista, cerca de 40 mil vivem em condições muitos precárias nas ruas e em abrigos improvisados.


A corrente imigratória descrita no texto é oriunda do (a):

  • A Síria.
  • B Colômbia.
  • C Bolívia.
  • D Venezuela.
  • E Haiti.
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As relações diplomáticas entre o Reino Unido e a Rússia ficaram tensas no início de 2018. Em fevereiro, o Reino Unido expulsou diversos diplomatas russos de seu país. Os EUA e a União Europeia decidiram fazer o mesmo em março deste ano.


As medidas acima foram adotadas após o Reino Unido ter acusado a Rússia de:

  • A Apoiar as ações terroristas do Estado Islâmico na Síria, inclusive contra a população civil.
  • B Ter patrocinado terroristas islâmicos a realizarem atentados em Londres durante o ano de 2017.
  • C Ser responsável pela tentativa de assassinato de um exagente russo e de sua filha em solo britânico.
  • D Apoiar o ditador da Coreia do Norte a desenvolver projetos de fabricação de armas nucleares e mísseis.
  • E Estimular os atletas russos a usar substâncias ilegais para melhorar seus rendimentos em competições esportivas.
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O assassinato do pastor e ativista norte-americano Martin Luther King completou 50 anos no dia 06 de abril de 2018. Ele morreu a tiros na sacada de um hotel em 1968, quando apoiava uma greve de lixeiros.


Luther King era formado em teologia, doutor em filosofia e pastor de uma igreja do Alabama.

Em 1964 ele que ganhou o Nobel da Paz. Após sua morte, foi homenageado com a Medalha Presidencial da Liberdade e a Medalha de Ouro do Congresso Americano.

Disponível em: <https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/atualidades/50-anos-mortemartin-luther-king-jr.htm> Acesso em: 10/04/2018, com adaptações.


Esse grande líder se destacou nos Estados Unidos e teve reconhecimento mundial por ser um dos maiores símbolos da luta pelo:

  • A Fim das intervenções militares dos Estados Unidos na América Latina.
  • B Desejo de unificar o continente com o slogan: “A América para os Americanos”.
  • C Ideal de unir os Estados Unidos segundo um modelo de desenvolvimento socialista.
  • D Direito de todo cidadão norte americano ter um porte de arma.
  • E Fortalecimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.
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Com nascente na serra do município de Mirador e desembocando na baía do arraial em São Luís, o Rio Itapecuru é o mais maranhense de todos os rios. As águas do Itapecuru são responsáveis por abastecer com água potável quase metade da população do Maranhão, cerca de 55 municípios do estado.

Disponível em: <https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia...>Acesso em: 10/04/2018, com adaptações.


Apesar dessa importância, esse rio sofre um processo de degradação que é provocado, dentre outros fatores, pelo (a):

  • A Prática intensiva da pesca artesanal voltada à exportação, realizada no curso médio e nas proximidades da sua foz.
  • B Desmatamento praticado nas suas margens e a contaminação pelo lançamento de lixo e esgoto devido à expansão urbana.
  • C Intensa utilização de mercúrio na garimpagem do ouro praticada nos seus principais afluentes.
  • D Implantação recente de polos industriais em suas margens a exemplo da empresa Alumar (Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A.).
  • E Desmatamento indiscriminado das matas de cocais por comunidades extrativistas do babaçu.
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Dos seus 204 milhões de hectares, 100 milhões já foram destruídos. A derrubada de sua cobertura vegetal e os incêndios alteram a paisagem, fragmentam habitats, extinguem espécies animais e vegetais e causam erosão do solo, assoreiam rios e desequilibram os ciclos hidrológico e de carbono, aumentando a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. E a chuva de agrotóxicos despejada sobre a monocultura que toma o lugar da mata nativa contamina o solo, os rios e os aquíferos.


Assim é o avanço do agronegócio na região do Matopiba, que compreende áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, e onde já se derrubou aproximadamente metade da área original de vegetação nativa para abrir campo para a soja e para pasto.

Disponível em:< http://www.redebrasilatual.com.br/ambiente/2018/02/> Acesso em 13/04/2018, com adaptações.


Os dados constam no relatório Impacto da Expansão do Agronegócio no Matopiba: Comunidades e Meio Ambiente, lançado pela ActionAid (organização internacional que trabalha por justiça social, igualdade de gênero e pelo fim da pobreza), em 2017.


O Relatório adverte para o crescente domínio dessa região pelo mercado financeiro e a resistência dos povos tradicionais a esse processo, na luta pela própria sobrevivência e pela preservação ambiental no bioma do (a):

  • A Cerrado.
  • B Pantanal Mato-grossense.
  • C Caatinga.
  • D Amazônia.
  • E Mata dos Cocais.
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A seleção de futebol da França, campeã da Copa de 2018, possui mais da metade dos seus jogadores de origem africana e/ou árabe. Desde 1998, a seleção francesa é conhecida em seu país como equipe “black-blanc-beur” (negra, branca e árabe). Uma razão histórica do aumento da diversidade étnica, racial e religiosa na Europa, presente nos dias atuais é:
  • A a crescente imigração de pessoas oriundas de países em conflito étnico na África, de ex-colônias europeias na África e na Ásia e de nações desenvolvidas na Oceania e nas Américas a partir dos anos 1940.
  • B a crescente imigração de pessoas oriundas de países em guerra no Oriente Médio, de países em descolonização na África e na Ásia e de nações pobres na África, Ásia e Américas a partir dos anos 1970.
  • C a crescente imigração de pessoas oriundas de países em crise econômica na América do Norte, de países em guerra civil na América do Sul e de nações subdesenvolvidas na África a partir dos anos 1990.
  • D a crescente imigração de pessoas oriundas de países em crise humanitária no Oriente Médio, de países em conflito civil pertencentes à antiga União Soviética e de nações do Primeiro Mundo durante a crise financeira de 2008.
  • E a crescente imigração de pessoas oriundas de países asiáticos em decorrência da Revolução Cultural Chinesa, de países subdesenvolvidos pós-coloniais da África e de nações latino-americanas em crise a partir dos anos 1930.
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Após 60 (sessenta) anos de domínio dos irmãos Castro, um presidente civil foi eleito na ilha de Cuba no dia 19 de abril de 2018. Assinale a alternativa que apresenta o nome do novo presidente de Cuba:

  • A Miguel Díaz-Canel.
  • B Juan Osório.
  • C Maurício Macri.
  • D Ernesto Correa.
  • E Carlos Iñazú.
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No mês de maio de 2018, o Presidente norte-americano Donald Trump anunciou a retirada dos Estados Unidos de um importante acordo nuclear. Referido acordo, que fora firmado no ano de 2015 pelo então presidente Barack Obama, referia-se a(o):

  • A acordo nuclear com o Iraque.
  • B acordo nuclear com o Paquistão.
  • C acordo nuclear com a Coreia do Norte.
  • D acordo nuclear com a Síria.
  • E acordo nuclear com o Irã.
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No dia 14 de maio, em homenagem aos 70 (setenta) anos do Estado de Israel, os Estados Unidos transferiram sua embaixada para a cidade de:

  • A Tel Aviv.
  • B Jerusalém.
  • C Hebron.
  • D Belém
  • E Nazaré.
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Qual o país responsável por receber o encontro histórico entre o Presidente norte-americano Donald Trump e o líder norte-coreano Kim Jong-un?

  • A Malásia.
  • B Indonésia.
  • C Cingapura.
  • D Filipinas.
  • E China.

Direito Administrativo

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Segundo previsão expressa na Lei n° 8.429/1992, as ações destinadas a levar a efeitos as sanções previstas nessa lei podem ser propostas, após o término do exercício do mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança, em até

  • A cinco anos.
  • B vinte anos.
  • C um ano.
  • D seis meses.
  • E três anos.
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Assinale a alternativa que apresenta um dos requisitos do ato administrativo, necessário para o respectivo aperfeiçoamento e para a produção de efeitos jurídicos válidos.

  • A Competência
  • B Veracidade
  • C Imperatividade
  • D Legitimidade
  • E Legalidade
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O uso anormal do poder é circunstância que torna ilegal, total ou parcialmente, o ato administrativo ou irregular a sua execução, configurando, dessa forma, a expressão “abuso de poder”. Considera-se correta sobre esse contexto a constante da alternativa:

  • A O abuso de poder pode ser caracterizado por residir na execução do ato administrativo como uma ação de cunho civil, em que caberão ao seu autor medidas disciplinares, mas não criminais.
  • B Há uma condição legal e plenamente discutível de se analisar a real necessidade de se julgar atos de abuso de poder, quando sua incidência recair sobre atos discricionários.
  • C Há de haver uma ação na fase executória do ato para que se possa ter abuso de poder. Assim, não há de se falar em abuso de poder em ato omissivo.
  • D Os atos comissivos, assim como os atos vinculados, somente podem ser tratados como ação de abuso de poder após serem sumariamente julgados em 1ª instância.
  • E Abuso de poder pode ser contemplado em atos diretos e indiretos; no entanto, caberá à comissão judicial instaurada no processo apontar em qual situação se aplicará o ato.
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A Lei 8.429, de 2 de junho de 1992:

  • A Estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, a proteção dos direitos dos administrados e o melhor cumprimento dos fins da Administração, e dá outras providências.
  • B Institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada Pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências.
  • C Dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações previsto na Constituição Federal, e dá outras providências.
  • D Regulamenta, no âmbito do Poder Executivo Federal, os procedimentos para a garantia do acesso à informação e para a classificação de informações sob restrição de acesso, observados grau e prazo de sigilo.
  • E Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional, e dá outras providências.
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De acordo com a Lei nº 8.666/1993, analise as seguintes assertivas, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, para as situações em que obras e serviços poderão ser licitados.

( ) Quando houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório.

( ) Quando existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários.

( ) Quando houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma.

( ) Somente as pessoas jurídicas poderão requerer à Administração Pública os quantitativos das obras e preços unitários de determinada obra executada.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A F – V – F – V.
  • B V – F – V – F.
  • C V – V – V – F.
  • D F – F – V – V.
  • E V – F – F – F.
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Referente às normas para contratos da Administração Pública estabelecidos na Lei nº 8.666/1993, analise as seguintes assertivas:

I. Os contratos devem estabelecer com clareza e precisão as condições para sua execução, expressas em cláusulas que definam os direitos, obrigações e responsabilidades das partes, em conformidade com os termos da licitação e da proposta a que se vinculam.

II. A critério da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras.

III. As cláusulas econômico-financeiras e monetárias dos contratos administrativos não poderão ser alteradas sem prévia concordância do contratado.

IV. A declaração de nulidade do contrato administrativo opera retroativamente, impedindo os efeitos jurídicos que ele, ordinariamente, deveria produzir, além de desconstituir os já produzidos.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I e II.
  • B Apenas I e III.
  • C Apenas I e IV.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II, III e IV.
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De acordo com a Lei nº 8.666/1993, analise as seguintes assertivas, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas para as situações em que a licitação será dispensada.

( ) Nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.

( ) Quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas.

( ) Para obras e serviços de engenharia na modalidade convite, no valor até R$ 200.000,00.

( ) Para aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A F – V – F – V.
  • B V – V – F – V.
  • C V – F – V – F.
  • D F – F – V – V.
  • E V – F – F – F
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Referente à Lei nº 8.666/1993, que institui normas para Licitações e Contratos da Administração Pública, analise as seguintes assertivas:

I. Serviço é toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais.

II. A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável.

III. Concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão são modalidades de licitações.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E I, II e III.
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De acordo com a Lei nº 8.666/1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, analise as seguintes assertivas:

I. Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços: produzidos no País e produzidos ou prestados por empresas brasileiras.

II. A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.

III. É permitido aos agentes públicos estabelecer tratamento diferenciado de natureza comercial, legal, trabalhista ou previdenciária entre empresas brasileiras e estrangeiras.

IV. O procedimento licitatório previsto nessa lei caracteriza ato administrativo formal, somente quando praticado pela esfera federal.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I e II.
  • B Apenas I e III.
  • C Apenas I e IV.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II, III e IV.
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De acordo com a Lei nº 8.666/93, é CORRETO afirmar que a licitação é inexigível:

  • A Para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial não exclusivo.
  • B Para serviços de publicidade e divulgação.
  • C Para contratação de profissional de qualquer setor artístico, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
  • D Para a contratação de serviços técnicos de natureza plural.
  • E Nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.

Direito Constitucional

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Conforme disposições do art. 37 da Constituição Federal/88, é CORRETO afirmar:

  • A Os atos de improbidade administrativa importarão, entre outras sanções, a cassação dos direitos políticos.
  • B A lei estabelecerá os prazos de prescrição para ilícitos praticados por qualquer agente, servidor ou não, que causem prejuízos ao erário, ressalvadas as respectivas ações de ressarcimento.
  • C As pessoas jurídicas de direito público responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, vedado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.
  • D A criação de autarquia e instituição de empresa pública independe de lei específica.
  • E Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo.
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Considerando o disposto na Constituição Federal/88, analise as afirmações abaixo.


I. Os cargos em comissão, assim como as funções de confiança, são exercidos somente por servidor ocupante de cargo efetivo.

II. As funções de confiança e os cargos em comissão destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

III. É vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.


Está CORRETO o que se afirma APENAS em:

  • A I.
  • B III.
  • C I e II.
  • D I e III.
  • E II e III.
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De acordo com a Constituição Federal, assinale a alternativa correta.

  • A Os cargos públicos são privativos de brasileiros, sendo vedados aos estrangeiros.
  • B O direito à livre associação sindical é vedado ao servidor público civil.
  • C A livre acumulação remunerada de cargos públicos é permitida.
  • D O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.
  • E A publicidade dos atos da administração pública é condicionada à autorização do chefe do Poder Executivo.
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Os princípios constitucionais que regem a administração pública se aplicam

  • A à União e aos tratados comerciais internacionais.
  • B aos estados e à Organização das Nações Unidas.
  • C à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios.
  • D ao Mercosul.
  • E ao Ministério Público estadual.
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Conforme dispõe a Constituição Federal, no que tange ao artigo 5° , assinale a alternativa correta.

  • A O direito de propriedade é garantido.
  • B O direito de associação é obrigatório aos homens e facultativo às mulheres.
  • C A lei penal poderá retroagir para prejudicar o réu.
  • D A prova ilícita no processo penal é permitida.
  • E A casa é asilo inviolável e em nenhuma hipótese poderá ser autorizado que alguém nela penetre.
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Assinale a alternativa que apresenta direito ou dever individual e coletivo garantido na Constituição Federal.

  • A Ocupação forçada da propriedade privada para fins sociais.
  • B Livre utilização de quaisquer terras produtivas para fins de reforma agrária.
  • C Nomeação ampla para cargos públicos em qualquer esfera de governo.
  • D Remessa ao exterior de ganhos auferidos em reais ou em dólares, desde que declarado à Secretaria de Fazenda do respectivo estado.
  • E Livre manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.
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Com base na Constituição Federal, acerca dos direitos e garantias fundamentais, assinale a alternativa correta.

  • A Aplicam-se somente a cidadãos maiores de 18 anos de idade ou aos emancipados por decisão judicial transitada em julgado.
  • B São garantidos somente aos brasileiros que estiverem no pleno gozo dos respectivos direitos políticos.
  • C Não são garantidos aos presidiários que sofreram condenação criminal.
  • D São garantidos a todos os brasileiros e estrangeiros residentes no País.
  • E Podem ser suspensos por ato do Poder Executivo federal.
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A respeito do disposto na Constituição Federal, assinale a alternativa correta.

  • A O presidente da República não poderá editar medida provisória.
  • B Emendas constitucionais que revoguem direitos e garantias individuais não serão admitidas.
  • C O presidente do Senado tem competência para editar lei complementar.
  • D O presidente da Câmara pode revogar emenda constitucional.
  • E O decreto legislativo depende de análise prévia do Supremo Tribunal Federal.
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De acordo com o direito constitucional, o processo legislativo no âmbito federal envolve a elaboração de

  • A regimento interno de Assembleia Legislativa.
  • B Constituição estadual.
  • C decreto estadual.
  • D lei municipal.
  • E emendas à Constituição.
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De acordo com a Constituição Federal, os seguintes são princípios que regem a administração pública:

  • A segurança, proteção à vida, liberdade.
  • B licitação, concessão, permissão e autorização.
  • C legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
  • D devido processo legal, agente público e cargo comissionado.
  • E anterioridade, garantismo e livre iniciativa.

Direito da Criança e do Adolescente

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O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante os direitos da criança e do adolescente. Desta forma, é incorreto afirmar que:

  • A O acesso ao ensino obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria, zelando junto aos pais e ou responsável, pela frequência destes à escola.
  • B A criança e o adolescente têm direito à educação, sendo-lhes assegurada a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola pública e gratuita próxima de sua residência.
  • C Toda criança ou adolescente terão acesso às diversões e espetáculos públicos classificados como adequados à sua faixa etária, quando acompanhadas dos pais ou responsável.
  • D É dever de todos (União, Estados, Municípios e do Distrito Federal) atuarem de forma articulada, prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente.
  • E Exclusivamente, a União e os Estados têm a função de prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente.
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O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) garante que toda criança e todo adolescente têm direito à educação, visando seu pleno desenvolvimento, ao preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, exceto:

  • A direito de ser respeitado por seus educadores;
  • B direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
  • C igualdade de condições para o acesso e permanência à prática esportiva;
  • D direito de organização e participação em entidades estudantis;
  • E acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
43

Quanto ao ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, no que se refere ao Conselho Tutelar, é incorreto afirmar que este órgão tem como princípios:

  • A Os direitos e deveres (limites) da criança e adolescente sejam elencados pelos próprios pais, apoiados por este órgão;
  • B Atender e aconselhar os pais e responsáveis na tutela ou guarda de seus filhos;
  • C Atender e aconselhar crianças e adolescentes;
  • D Requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança;
  • E Participar de ações que combatam a violência, a discriminação no ambiente escolar, familiar e comunitário.
44

A Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e foi alterada pela Lei nº 13.257, de 08 de março de 2016, que dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância. Dessa forma, assinale a alternativa correta quanto ao que a lei considera a primeira infância.

  • A Período que abrange os primeiros 6 (seis) anos completos ou 72 (setenta e dois) meses de vida da criança.
  • B Período que abrange o período de 1 (um) a 4 (quatro) anos de vida da criança.
  • C Período que abrange os primeiros 3 (três) anos completos ou 36 (trinta e seis) meses de vida da criança.
  • D Período que abrange os primeiros 2 (dois) anos completos ou 24 (vinte e quatro) meses de vida da criança.
45

De acordo com o ECA, a garantia de prioridade compreende, dentre outras,

  • A apoio às famílias carentes na educação de seus filhos.
  • B primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
  • C garantia de ajuda financeira às famílias em situação de pobreza.
  • D acesso gratuito nos transportes públicos.
  • E distribuição gratuita de ingressos para cinema e teatro.
46

O direito à liberdade, de acordo com o ECA prevê também

  • A brincar, praticar esportes e divertir-se.
  • B respeitar as condições físicas para conseguir estudar.
  • C trabalhar em condições adequadas à idade da criança e do adolescente.
  • D recuperar toda criança ou adolescente que tem dependência de drogas.
  • E trabalhar para contribuir com a renda familiar.
47

Sem prejuízo de outras providências legais, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece que os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão

  • A investigados para identificar a corresponsabilidade da criança no caso.
  • B primeiramente levados ao juiz da Vara da Infância e Juventude.
  • C obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade.
  • D direcionados à Delegacia Infantojuvenil próxima à residência da criança.
  • E encaminhados aos responsáveis para verificação do ocorrido com a criança.
48

Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, o que consiste em estabelecer e proporcionar à criança e ao adolescente vínculos externos à instituição para fins de convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro é denominado:

  • A perfilhação
  • B apadrinhamento
  • C adoção
  • D guarda
49

Para os efeitos da Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), considera-se:

  • A criança, a pessoa até quatorze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre quatorze e dezoito anos de idade.
  • B criança, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
  • C criança, a pessoa até doze anos de idade completos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
  • D criança, a pessoa até quatorze anos de idade completos, e adolescente aquela entre quatorze e dezoito anos de idade.
  • E criança, a pessoa até dezesseis anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre dezesseis e vinte e um anos de idade.
50

Percy Jackson, nascido em 19 de abril de 1999, praticou, no dia 18 de abril de 2017, ato descrito no Código Penal como roubo qualificado, tendo sido localizado e detido pela polícia dois dias depois do referido ato. Considerando essa situação, o Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe que Percy

  • A deverá ser preso e processado pelo crime de roubo qualificado.
  • B não poderá ser apreendido e nem processado, uma vez que não foi detido em flagrante delito.
  • C deverá ser solto, de imediato, pois adolescente, tecnicamente, não comete crime, devendo ser encaminhado ao Conselho Tutelar.
  • D não poderá ser preso, por falta de flagrante, mas deverá ser criminalmente processado pelo crime de roubo qualificado.
  • E ficará sujeito às medidas socioeducativas previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, devendo responder pelo cometimento de ato infracional.

Direito do Idoso

51

O art. 17 da Lei n.° 10.741, de 1.° de outubro de 2003 que dispõe sobre o Estatuto do Idoso diz: ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável. Parágrafo único. Não estando o idoso em condições de proceder à opção, esta será feita:


I. pelo curador, quando o idoso for interditado;

II. pela sociedade, quando o idoso não tiver curador ou este não puder ser contactado em tempo hábil;

III. pelo médico, quando ocorrer iminente risco de vida e não houver tempo hábil para consulta a curador ou familiar;

IV. pelo próprio médico, quando houver curador ou familiar conhecido, caso em que deverá comunicar o fato ao Ministério Público.


Assinale a alternativa correta:

  • A Somente os itens II e III são verdadeiros.
  • B Somente os itens I, II e IV são verdadeiros.
  • C Somente os itens I e III são verdadeiros.
  • D Somente os itens II e IV são verdadeiros.
  • E Somente os itens III e IV são verdadeiros.
52

A Lei n.° 10.741, de 1.° de outubro de 2003 dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. De acordo com esta lei:

  • A É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 65(sessenta e cinco) anos.
  • B É obrigação da sociedade garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.
  • C É dever somente da família zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
  • D É obrigação do Estado e da sociedade, assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis.
  • E O direito ao respeito consiste na violabilidade da integridade física, psíquica e moral, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, de valores, ideias e crenças, dos espaços e dos objetos pessoais.
53

Quanto à Lei nº 13.466, de 12 de julho de 2017, que altera os arts. 3º, 15 e 71 da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências, é correto afirmar.

  • A Estabelece a prioridade especial no âmbito da Saúde e Assistência Social das pessoas maiores de 75 (setenta e cinco) anos.
  • B Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 (oitenta) anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.
  • C Em todo atendimento de saúde, os maiores de 80 (oitenta) anos terão preferência especial sobre os demais idosos, inclusive em caso de emergência.
  • D Idoso passa a ser toda a pessoa que possua idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. A partir desta idade, a pessoa passa a ter mais direitos garantidos pela legislação e deve usufruir desses direitos.
54

O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação dos seus direitos. De acordo com o Estatuto do Idoso, Lei n. 10.741/03, marque a alternativa INCORRETA quanto à garantia de prioridade dos idosos.

  • A É assegurada prioridade especial às mulheres maiores de setenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.
  • B É assegurada prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.
  • C É assegurada prioridade no atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população.
  • D É assegurada prioridade na destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso.
55

Gertrudes, idosa com 71 anos, em face de seus exíguos recursos financeiros não possui condição econômica de sustento e necessita de auxílio com alimentos, na forma da lei civil. A idosa possui três filhos que dispõem de recursos financeiros.


No caso apresentado, de acordo com o Estatuto do Idoso, Gertrudes poderá obter

  • A provimento de alimentos exclusivo do Poder Público, no âmbito da assistência social, apesar de seus filhos possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, sendo descabida ação penal ou civil de alimentos em face de seus filhos.
  • B provimento de alimentos exclusivo do Poder Público, no âmbito da assistência social, apesar de seus filhos possuírem condições econômicas de prover o seu sustento.
  • C indiciamento dos filhos de Gertrudes por crime de maus tratos aos filhos, não havendo previsão de alimentos na forma da lei civil.
  • D alimentos na forma da lei civil, somente se, antes, tiver sido interposta ação penal relativa à mesma matéria, impondo-se obrigação solidária entre os filhos, obrigatoriamente.
  • E alimentos na forma da lei civil impondo-se obrigação solidária entre os filhos, podendo a idosa optar pelo prestador.
56

O Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741, de 01 de outubro de 2003 – é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com:

  • A idade igual ou superior a 50 (cinquenta) anos.
  • B idade igual ou superior a 55 (cinquenta e cinco) anos.
  • C idade superior a 60 (sessenta) anos, desde que aposentado, somente.
  • D idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
  • E idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco) anos, apenas.
57

Cícero, que tem 61 anos de idade, teve negado seu acolhimento, como abrigado, em entidade de atendimento a idosos, por se recusar a outorgar procuração à referida entidade. Esta, nos termos do Estatuto do Idoso,

  • A praticou conduta descrita como crime passível de detenção.
  • B praticou ato ilegal, passível de punição em âmbito civil, mas não considerado crime.
  • C não praticou qualquer ilegalidade, pois a exigência de procuração é permitida pela lei.
  • D praticou um ato legítimo, uma vez que Cícero ainda não é idoso para os efeitos legais.
  • E ficará sujeita à pena de multa e à cassação do seu registro de funcionamento.
58

Considere as seguintes afirmações em relação ao Estatuto do Idoso:


I. A participação dos idosos em atividades culturais e de lazer será proporcionada mediante descontos de, pelo menos, 50% nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, sem acesso preferencial aos respectivos locais.

II. As instituições de educação superior ofertarão às pessoas idosas, na perspectiva da educação ao longo da vida, cursos e programas de extensão, presenciais ou a distância, constituídos por atividades formais e não formais.

III. Para desempate em concurso público, o primeiro critério será o de idade, dando-se preferência ao de idade menos elevada.


Está correto o que se afirma em

  • A I e II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I, II e III.
  • D II, apenas.
  • E I e III, apenas.
59

No Estatuto do Idoso, é assegurada a garantia de prioridade, nos seguintes termos:


I. atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população.

II. destinação privilegiada de recursos públicos em todas as áreas.

III. viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações.

IV. estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais de envelhecimento.

V. prioridade no recebimento da aposentadoria ou pensão, menos na restituição do Imposto de Renda.


Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

  • A I – II – III.
  • B I – II.
  • C I – III – IV.
  • D II.
  • E II – III – IV.
60

Conforme Estatuto do Idoso, é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. A garantia de prioridade compreendida pela Lei nº 10.741/2003 refere-se:


I. Ao atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população.

II. Às oportunidades de recolocação no caso de se optar ativo no mercado de trabalho, contribuindo para seguridade social.

III. À preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas.


Quais estão INCORRETAS?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E I, II e III.

Português

61

[Retratos fiéis]

        Não sei por que motivo há de a gente desenhar tão objetivamente as coisas: o galho daquela árvore exatamente na sua inclinação de quarenta e três graus, o casaco daquele homem justamente com as ruguinhas que no momento apresenta, e o próprio retratado com todos seus pés-de-galinha minuciosamente contadinhos... Para isso já existe há muito tempo a fotografia, com a qual jamais poderemos competir em matéria de objetividade.

        Se, para contrabalançar minhas lacunas, me houvesse Deus concedido o invejável dom da pintura, eu seria um pintor lírico (o adjetivo não é bem apropriado, mas vai esse mesmo enquanto não ocorrer outro). Quero dizer, o modelo serviria tão só do ponto de partida. O restante eu transfiguraria em conformidade com meu desejo de fantasia e poder de imaginação.


(Adaptado de: QUINTANA, Mário. Na volta da esquina. Porto Alegre: Globo, 1979, p. 88)

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se de modo a concordar com o elemento sublinhado na seguinte frase:

  • A A muitos pintores (interessar) mais a observância dos detalhes do que o engenho.
  • B Até mesmo aos pés-de-galinha (dedicar) aquele pintor sua obsessiva atenção.
  • C A muitos amantes da pintura não (ocorrer) bem distingui-la da arte da fotografia.
  • D Não (haver) tantas preocupações com o realismo, a imaginação sairia ganhando.
  • E Há pintores cuja imaginação (ultrapassar) em muito os limites do realismo.
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                                    Irmãos em livros


      Outro dia, num táxi, o motorista me disse que “gostava de ler” e comprava “muitos livros”. Dei-lhe parabéns e perguntei qual era sua livraria favorita. Respondeu que “gostava de todas”, mas, de há alguns anos, só comprava livros pela internet. Ah, sim? Comentei que também gostava de todos os táxis, mas, a partir dali, passaria a usar apenas o serviço de aplicativos. Ele diminuiu a marcha, como se processasse a informação. Virou-se para mim e disse: “Entendi. O senhor tem razão”.

      Tenho amigos que não leem e não frequentam livrarias. Não são pessoas primitivas ou despreparadas – apenas não têm a bênção de conviver com as palavras. Posso muito bem entendê-las porque também não tenho o menor interesse por automóveis, pela alta cozinha ou pelo mundo digital – nunca dirigi um carro, acho que qualquer prato melhora com um ovo frito por cima e, quando me mostram alguma coisa num smartphone, vou de dedão sem querer e mando a imagem para o espaço. Nada disso me faz falta, assim como o livro e a livraria a eles.

      No entanto, quando entro numa livraria, pergunto-me que outro lugar pode ser tão fascinante. São milhares de livros à vista, cada qual com um título, um design, uma personalidade. São romances, biografias, ensaios, poesia, livros de história, de fotos, de autoajuda, infantis, o que você quiser. O que se despendeu de esforço intelectual para produzi-los e em tal variedade é impossível de quantificar. Cada livro, bom ou mau, medíocre ou brilhante, exigiu o melhor que cada autor conseguiu dar.

      Uma livraria é um lugar de congraçamento*. Todos ali somos irmãos na busca de algum tipo de conhecimento. E, como este é infinito, não nos faltarão irmãos para congraçar. Aliás, quanto mais se aprende, mais se vai às livrarias.

      Lá dentro, ninguém nos obriga a comprar um livro. Mas os livros parecem saber quem somos e, inevitavelmente, um deles salta da pilha para as nossas mãos.

                                  (Ruy Castro, Folha de S.Paulo, 07.12.2018. Adaptado)

* Congraçamento: ato ou efeito de congraçar(-se); conciliação, reconciliação.

Considere os termos destacados nas frases a seguir:


• … pergunto-me que outro lugar pode ser tão fascinante

• … e em tal variedade é impossível de quantificar.

• Uma livraria é um lugar de congraçamento.


A exemplo de “fascinante” grafado com “SC”, de “impossível”, grafado com “SS” e de “congraçamento”, com “Ç”, estão corretamente escritos, em conformidade com a ortografia oficial, os termos:

  • A inconscistente; dissimulável; descompaçadamente.
  • B vascilante; insenssatez; espaçamento.
  • C imprescindível; escassez; maciçamente.
  • D transcendente; sussetível; empoçamento.
  • E desconscertante; permissível; endereçamento.
63

                                    Irmãos em livros


      Outro dia, num táxi, o motorista me disse que “gostava de ler” e comprava “muitos livros”. Dei-lhe parabéns e perguntei qual era sua livraria favorita. Respondeu que “gostava de todas”, mas, de há alguns anos, só comprava livros pela internet. Ah, sim? Comentei que também gostava de todos os táxis, mas, a partir dali, passaria a usar apenas o serviço de aplicativos. Ele diminuiu a marcha, como se processasse a informação. Virou-se para mim e disse: “Entendi. O senhor tem razão”.

      Tenho amigos que não leem e não frequentam livrarias. Não são pessoas primitivas ou despreparadas – apenas não têm a bênção de conviver com as palavras. Posso muito bem entendê-las porque também não tenho o menor interesse por automóveis, pela alta cozinha ou pelo mundo digital – nunca dirigi um carro, acho que qualquer prato melhora com um ovo frito por cima e, quando me mostram alguma coisa num smartphone, vou de dedão sem querer e mando a imagem para o espaço. Nada disso me faz falta, assim como o livro e a livraria a eles.

      No entanto, quando entro numa livraria, pergunto-me que outro lugar pode ser tão fascinante. São milhares de livros à vista, cada qual com um título, um design, uma personalidade. São romances, biografias, ensaios, poesia, livros de história, de fotos, de autoajuda, infantis, o que você quiser. O que se despendeu de esforço intelectual para produzi-los e em tal variedade é impossível de quantificar. Cada livro, bom ou mau, medíocre ou brilhante, exigiu o melhor que cada autor conseguiu dar.

      Uma livraria é um lugar de congraçamento*. Todos ali somos irmãos na busca de algum tipo de conhecimento. E, como este é infinito, não nos faltarão irmãos para congraçar. Aliás, quanto mais se aprende, mais se vai às livrarias.

      Lá dentro, ninguém nos obriga a comprar um livro. Mas os livros parecem saber quem somos e, inevitavelmente, um deles salta da pilha para as nossas mãos.

                                  (Ruy Castro, Folha de S.Paulo, 07.12.2018. Adaptado)

* Congraçamento: ato ou efeito de congraçar(-se); conciliação, reconciliação.

A expressão em destaque no trecho “Nada disso me faz falta, assim como o livro e a livraria a eles.” estabelece relação entre as orações com sentido de

  • A proporção.
  • B finalidade.
  • C causa.
  • D comparação.
  • E condição.
64

                                    A legião on-line


Um dos temas de “O Romance Luminoso”, a obra póstuma e incrivelmente contemporânea de Mario Levrero, é o uso da internet como antidepressivo. Sem alcançar a tal experiência luminosa que lhe permitiria escrever um romance iniciado há 15 anos, o autor passa os dias em frente ao computador curtindo o fracasso. Baixa e elabora programas, joga paciência, busca sites ao acaso. Nas raras vezes em que desgruda da tela, recorre a outro vício: a televisão.

      É um transtorno cada vez mais comum. Todo mundo conhece alguém que está sempre conectado; acorda e já olha o celular, o qual dormiu ao lado dele na cama; checa os aplicativos de cinco em cinco minutos; quando não está on-line, sente ansiedade, mau humor, angústia, tristeza. Os viciados em smartphones são uma legião.

      Publicado em 2005, o livro de Levrero destaca-se não só pela atualidade mas também pelo caráter profético. A páginas tantas, o autor anota: “O mundo do computador já foi invadido pelos abjetos*, e quanto mais barato fica mais cresce a abjeção. Não porque os pobres sejam necessariamente abjetos, e sim porque as pessoas mais vivas usarão as maravilhas tecnológicas para embrutecer mais ainda os pobres”.

      E conclui: “A internet tem mostrado, cada vez mais claramente, para que nasceu, e, com vistas a esse objetivo, será controlada por comerciantes e estadistas”. Isso nos leva, naturalmente, a pensar na relação das redes sociais com a empresa de dados políticos ligada à campanha presidencial de Donald Trump. Ou, em outro caso, sendo obrigadas a excluir contas por suspeita de fraude.

      Esse cenário de disseminação de informações questionáveis – com o fim de manipular condutas –, mas que em geral têm aceitação, aprofunda mais ainda a abjeção diagnosticada por Levrero.

      Que tal passar mais tempo off-line?

           (Alvaro Costa e Silva. Folha de S.Paulo, 11.08.2018. Adaptado)

*Abjeto: de abjeção → ato, estado ou condição que revela alto grau de torpeza, degradação.

Na frase “… a obra póstuma e incrivelmente contemporânea…”, os termos destacados recebem acentuação gráfica em conformidade com as mesmas regras observadas para acentuação, respectivamente, dos seguintes termos:

  • A legião; proféticos.
  • B angústia; alguém.
  • C tecnológicas; experiência.
  • D também; paciência.
  • E páginas; está.
65
Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados corretamente:
  • A você, gratuíto, lápis, régua
  • B parabéns, ítem, hífen, oásis.
  • C paletó, pajé, café, jiló.
  • D amém, amável, rúbrica, além.
  • E purê, chapéu, proíbido, ideia.
66
Assinale a alternativa em que a pontuação esteja empregada corretamente:
  • A Ana, filha mais nova do casal estuda artes.
  • B Ela disse, que viaja, em três dias.
  • C Às vezes, ela não reclamava porque, não queria te preocupar.
  • D Os homens só se levantaram, quando a dama saiu.
  • E Maria traga-me uma xícara de café.
67
Assinale a alternativa em que não há erro de grafia:
  • A Espontâneo, simplismente, alarido, frugal.
  • B Exceção, privilégio, supérfluo, empecilho.
  • C Ascensão, excessão, impencilho, subsídio.
  • D Mexer, acensão, subcídio, espontâneo.
  • E Ardiloso, frugal, engodar, corrupção .
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      Solidão Coletiva – uma crônica sobre o vazio de uma cidade grande


      Se pararmos para pensar, a solidão nos persegue. Sempre estamos tão juntos e, ao mesmo tempo, tão sozinhos.

      O simples fato de estarmos rodeados por dezenas, centenas ou milhares de pessoas, não nos garante que pertençamos ao grupo.

      A cidade é um dos maiores exemplos. Trem, metrô, ônibus em horário de pico. Homens ou mulheres. Jovens ou velhos. Gordos ou magros. Trabalho ou estudo. Cada um do seu jeito, indo cuidar da sua própria vida. Não há conversa ou um sorriso amigável. Rostos sérios e cansados sem ao menos se preocupar em lhe desejar um bom dia. Parece que ninguém está tendo um bom dia.

      Na rua, todos têm pressa. Mochila à frente do corpo, senão você é roubado. Olhar no chão para manter o ritmo do passo, ou logo à frente, como quem quer chegar logo sem ser importunado.

      Um braço estendido me tira do devaneio. É alguém sentado no chão, com um cobertor fino, pedindo algumas moedas. Como boa integrante de uma multidão fria e apressada, ignoro e continuo meu caminho. Essa é uma visão tão rotineira que se torna banal e, assim como eu, ninguém ali observou aquele cidadão com olhos sinceros. Não me julgue, eu sei que você faz o mesmo. O calor humano não parece suficiente para aquecer corações.

      É um mar de gente. Mas não me sinto como mais uma onda, que compõe a beleza do oceano. Sinto-me em um pequeno barco à vela, perdida em alto mar. Parada no meio da multidão, sinto sua tensão constante, como se a qualquer momento fosse chegar um tsunami. Sinto-me naufragando.

      Você já pegou a estrada à noite? É ali que percebemos que a cidade nunca dorme por completo. Carros a perder de vista em qualquer horário, com luzes que compõem uma beleza única. Porém, esquecemos que em cada carro não existe somente uma pessoa ou outra, mas sim histórias.

      Para onde cada um está indo é um mistério. Neste momento, percebo que, assim como eu enxergava alguns minutos atrás, ninguém ali me vê como ser humano. Veem-me como mais um carro, mais uma máquina que atrapalha o trânsito de um local tão movimentado. Só eu sei meu próprio caminho e para onde vou. Estou sozinha entre centenas de pessoas.

      Mesmo assim, muitas dizem preferir a cidade ao campo. Morar no interior não é uma opção para a maior parte das multidões – elas dizem que lá não há nada de interessante acontecendo e o silêncio da natureza as faz sentir muito distantes do mundo.

Por Beatriz Gimenez Disponível em: https://falauniversidades.com.br/cronica-solidao-cidade-grande/

Sabe-se que, na língua portuguesa, um mesmo verbo pode assumir diferentes regimes quanto a sua transitividade, dependendo do contexto em que se encontra. Em “Você já pegou a estrada à noite? ”, O verbo é:

  • A De ligação.
  • B Intransitivo.
  • C Transitivo direto.
  • D Transitivo indireto.
  • E Transitivo direto e indireto.
69

                   Marketing Multinível muda vidas e movimenta a economia


      Desde que iniciei minha jornada de negócios no setor de Marketing Multinível venho reafirmando minha paixão pelo sistema de vendas diretas. Esse é um setor que tem transformado milhares de vidas nos últimos anos, fazendo com que muitas pessoas consigam vencer os problemas financeiros, além de contribuir para que a economia do País seja impulsionada.

      Dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) mostram que o setor gera para o Brasil R$ 415 mil em impostos arrecadados para cada R$ 1 milhão investidos. Esse valor é maior que o gerado pela indústria e a agropecuária, por exemplo.

Em 2017, o setor de vendas diretas foi responsável pela comercialização de 1,9 milhões de itens (produtos e serviços) no Brasil, o que gerou um volume de negócios que ultrapassa os R$ 45 bilhões. São mais de 4,1 milhões de pessoas trabalhando como consultores diretos das empresas.

      O número deve crescer ainda mais nos próximos anos, uma vez que se trata de uma área que dá oportunidade de desenvolvimento pessoal aos mais variados perfis de pessoas, tanto para aqueles que estão começando, como para quem já tem experiência profissional. Sempre defendi a ideia que o Marketing Multinível é uma atividade inclusiva, que permite que pessoas com baixo poder aquisitivo, jovens ou idosos, com ou sem escolaridade, sejam empreendedores e tenham as suas vidas transformadas. Essa transformação não é apenas do ponto de vista financeiro, mas esse modelo de negócio contribui para a qualificação de seus membros, uma vez que as empresas líderes têm um foco muito grande no treinamento e capacitação de seus consultores.

      Os dados da ABEVD corroboram com essa ideia e revelam que, das pessoas que trabalhavam com vendas diretas em 2017, 56% eram mulheres, 44% homens; 62% casados. Além disso, 48% das pessoas têm idade entre 18 e 29 anos e 46% entre 30 e 55 anos; 53% possuem o ensino médio, enquanto 31% finalizaram o ensino superior. Diante desse aumento no número de pessoas envolvidas com o setor, o Brasil está entre os países que mais realizam vendas diretas em todo o mundo, ocupando a 6ª posição global e a 2ª nas Américas (Norte, Sul e Central), com 5% de participação nas vendas diretas de todo o mundo.

      Na convenção nacional Aloha realizada recentemente, afirmei que esse modelo de negócio está constantemente em busca de pessoas sem limite de idade, e sem experiência prévia no setor. O importante é que sejam pessoas determinadas, de boa vontade, e acima de tudo disciplinadas, com o objetivo de trabalhar firme para acabar com o sofrimento da alma do indivíduo causada pela ignorância e pobreza. Pois acredito firmemente, que esse modelo de negócio é a melhor forma de gerar e distribuir riquezas para todas as pessoas que o realizam de forma profissional.

      Dessa forma acredito que o sistema de Marketing Multinível cumpre, verdadeiramente, um papel social e é um caminho alternativo para quem quer empreender, e dispõe de poucos recursos para iniciar o próprio negócio, permitindo que milhares de pessoas conquistem a liberdade financeira.

Por Carlos Wizard Martins Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br/marketing-multinivel-muda-vidas-e-movimenta-a-economia/

Há desvio à Norma Padrão em relação à concordância nominal em:

  • A Esse é um setor que tem transformado milhares de vidas nos últimos anos.
  • B O setor gera para o Brasil R$ 415 mil em impostos arrecadados para cada R$ 1 milhão investidos.
  • C Sempre defendi a ideia que o Marketing Multinível é uma atividade inclusiva.
  • D O importante é que sejam pessoas determinadas, de boa vontade, e acima de tudo disciplinadas.
  • E Dessa forma acredito que o sistema de Marketing Multinível cumpre, verdadeiramente, um papel social.
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                   Marketing Multinível muda vidas e movimenta a economia


      Desde que iniciei minha jornada de negócios no setor de Marketing Multinível venho reafirmando minha paixão pelo sistema de vendas diretas. Esse é um setor que tem transformado milhares de vidas nos últimos anos, fazendo com que muitas pessoas consigam vencer os problemas financeiros, além de contribuir para que a economia do País seja impulsionada.

      Dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) mostram que o setor gera para o Brasil R$ 415 mil em impostos arrecadados para cada R$ 1 milhão investidos. Esse valor é maior que o gerado pela indústria e a agropecuária, por exemplo.

Em 2017, o setor de vendas diretas foi responsável pela comercialização de 1,9 milhões de itens (produtos e serviços) no Brasil, o que gerou um volume de negócios que ultrapassa os R$ 45 bilhões. São mais de 4,1 milhões de pessoas trabalhando como consultores diretos das empresas.

      O número deve crescer ainda mais nos próximos anos, uma vez que se trata de uma área que dá oportunidade de desenvolvimento pessoal aos mais variados perfis de pessoas, tanto para aqueles que estão começando, como para quem já tem experiência profissional. Sempre defendi a ideia que o Marketing Multinível é uma atividade inclusiva, que permite que pessoas com baixo poder aquisitivo, jovens ou idosos, com ou sem escolaridade, sejam empreendedores e tenham as suas vidas transformadas. Essa transformação não é apenas do ponto de vista financeiro, mas esse modelo de negócio contribui para a qualificação de seus membros, uma vez que as empresas líderes têm um foco muito grande no treinamento e capacitação de seus consultores.

      Os dados da ABEVD corroboram com essa ideia e revelam que, das pessoas que trabalhavam com vendas diretas em 2017, 56% eram mulheres, 44% homens; 62% casados. Além disso, 48% das pessoas têm idade entre 18 e 29 anos e 46% entre 30 e 55 anos; 53% possuem o ensino médio, enquanto 31% finalizaram o ensino superior. Diante desse aumento no número de pessoas envolvidas com o setor, o Brasil está entre os países que mais realizam vendas diretas em todo o mundo, ocupando a 6ª posição global e a 2ª nas Américas (Norte, Sul e Central), com 5% de participação nas vendas diretas de todo o mundo.

      Na convenção nacional Aloha realizada recentemente, afirmei que esse modelo de negócio está constantemente em busca de pessoas sem limite de idade, e sem experiência prévia no setor. O importante é que sejam pessoas determinadas, de boa vontade, e acima de tudo disciplinadas, com o objetivo de trabalhar firme para acabar com o sofrimento da alma do indivíduo causada pela ignorância e pobreza. Pois acredito firmemente, que esse modelo de negócio é a melhor forma de gerar e distribuir riquezas para todas as pessoas que o realizam de forma profissional.

      Dessa forma acredito que o sistema de Marketing Multinível cumpre, verdadeiramente, um papel social e é um caminho alternativo para quem quer empreender, e dispõe de poucos recursos para iniciar o próprio negócio, permitindo que milhares de pessoas conquistem a liberdade financeira.

Por Carlos Wizard Martins Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br/marketing-multinivel-muda-vidas-e-movimenta-a-economia/

Dentre as palavras destacadas, a única não acentuada graficamente por NÃO ser uma paroxítona é:

  • A Minha paixão pelo sistema.
  • B Trata de uma área que dá oportunidade.
  • C 53% possuem o ensino médio.
  • D Trabalhar firme para acabar com o sofrimento.
  • E Para quem quer empreender.

Serviço Social

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O Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária contempla o Programa de Famílias Acolhedoras, cujo programa se caracteriza por um serviço que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes, na residência de famílias acolhedoras, afastados da família de origem por medida protetiva. Essa modalidade de atendimento visa oferecer proteção integral às crianças e aos adolescentes, até que seja possível a reintegração familiar. Esse Programa de Famílias Acolhedoras tem como objetivos, exceto:

  • A o fortalecimento dos vínculos comunitários da criança e do adolescente, favorecendo o contato com a comunidade e a utilização da rede de serviços disponíveis.
  • B a preservação da história da criança ou do adolescente, contando com registros e fotografias organizados, inclusive, pela família acolhedora;
  • C preparação da criança e do adolescente para o desligamento e retorno à família de origem, bem como desta última para o mesmo.
  • D permanente comunicação com a Justiça da Infância e da Juventude, informando à autoridade judiciária sobre a situação das crianças e adolescentes atendidos e de suas famílias.
  • E a preservação do desligamento do contato da criança e do adolescente com a sua família de origem, salvo por determinação judicial em contrário.
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Assinale a alternativa correta sobre as reflexões em torno da condução da ética nas relações de trabalho e na sociedade.

  • A O agir com ética significa, em nível de qualquer instituição, seja pública ou privada, responder, da melhor maneira, aos anseios do cidadão comum, sem que isso signifique que o servidor venha a transigir no que se refere aos objetivos maiores da instituição em que atua.
  • B Os problemas atuais e urgentes como o desemprego, insegurança, violência e desigualdade social, eliminaram por absoluta a prática da ética no dia a dia.
  • C A dimensão moral de homens e de mulheres compreende apenas a esfera individual, privada, e não a esfera pública, a vida social.
  • D Na atualidade os seres humanos não se relacionam mais uns com os outros, com o isolamento social não é mais possível que os comportamentos individuais sejam avaliados como éticos ou não éticos no serviço público.
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De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência assinale a alternativa correta quanto ao Capítulo II da Igualdade e da Não Discriminação.

  • A É assegurado atendimento segundo normas éticas e técnicas, que regulamentarão a atuação dos profissionais de saúde e contemplarão aspectos relacionados aos direitos e às especificidades da pessoa com deficiência, incluindo temas como sua dignidade e autonomia.
  • B Considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência, incluindo a recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistivas.
  • C Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação. A pessoa com deficiência está obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa.
  • D Considera-se discriminação a situação em que a pessoa com deficiência é obrigada a se submeter à intervenção clínica ou cirúrgica, a tratamento ou a institucionalização forçada.
74

Assinale a alternativa correta segundo a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) ao que se corresponde à possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados, de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

  • A Barreiras.
  • B Acessibilidade.
  • C Desenho universal.
  • D Tecnologia assistiva.
75

Assinale a alternativa correta referente ao conjunto ordenado de princípios, regras e critérios que envolvem a execução de medidas socioeducativas, incluindo-se nele, por adesão, os sistemas estaduais, distrital e municipais, bem como todos os planos, políticas e programas específicos de atendimento à adolescente em conflito com a lei.

  • A Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
  • B Plano de Convivência Familiar e Comunitária.
  • C Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).
  • D Estatuto da Criança e do Adolescente.
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Lei Federal nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012, institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). O Capítulo II versa sobre as Competências. Assinale a alternativa correta quanto às competências dos municípios.

  • A Estabelecer diretrizes sobre a organização e funcionamento das unidades e programas de atendimento e as normas de referência destinadas ao cumprimento das medidas socioeducativas de internação e semiliberdade.
  • B Criar, desenvolver e manter programas para a execução das medidas socioeducativas de semiliberdade e internação.
  • C Criar e manter programas de atendimento para a execução das medidas socioeducativas em meio aberto.
  • D Garantir defesa técnica do adolescente a quem se atribua prática de ato infracional.
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Assinale a alternativa correta que corresponde ao tipo de trabalho que deve ser orientado pela perspectiva de totalidade, com vistas a situar o indivíduo nas relações sociais que têm papel determinante nas suas condições de vida, de modo a não responsabilizá-lo pela sua condição socioeconômica.

  • A Trabalho territorializado.
  • B Trabalho em Rede.
  • C Trabalho com Intersetorialidade.
  • D Trabalho interdisciplinar em equipe.
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A pesquisa “Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil” realizada em fevereiro de 2017, apontou que 1 (uma) a cada 3 (três) brasileiras com 16 (dezesseis) anos ou mais foi espancada, xingada, ameaçada, agarrada, perseguida, esfaqueada, empurrada ou chutada no último ano. A Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Assinale a alternativa correta quanto ao tipo de violência definida como: qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação.

  • A Violência sexual.
  • B Violência física e emocional.
  • C Violência patrimonial.
  • D Violência psicológica.
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A Assistência Social aos idosos será prestada, de forma articulada, conforme os princípios e diretrizes previstos na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), na Política Nacional do Idoso, no Sistema Único de Saúde e demais normas pertinentes. Assinale a alternativa correta de acordo com o Estatuto do Idoso no Capítulo VIII da Assistência Social.

  • A Aos idosos, a partir de 60 (sessenta) anos, que não possuam meios para prover sua subsistência, nem de tê-la provida por sua família, é assegurado o benefício mensal de 1 (um) salário mínimo, nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).
  • B Todas as entidades de longa permanência, ou casa/lar, são obrigadas a firmar contrato de prestação de serviços com a pessoa responsável por todo e qualquer idoso abrigado.
  • C O Conselho Municipal do Idoso ou o Conselho Municipal da Assistência Social estabelecerá a forma de participação que não poderá exceder 70% (setenta por cento) de qualquer benefício previdenciário ou de assistência social percebido pelo idoso.
  • D O benefício já concedido a qualquer membro da família nos termos do caput será computado para os fins do cálculo da renda familiar per capita a que se refere a LOAS.
80

O SUAS - Sistema Único de Assistência Social participa de alguns programas de caráter intersetorial. Assinale a alternativa correta quanto ao Programa coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Social que articula ações das políticas de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Direitos Humanos e Direitos das Crianças e dos Adolescentes que visa implementar ações no campo das políticas públicas para o apoio às famílias para o exercício das funções de proteção, cuidado e educação das crianças na primeira infância.

  • A Programa Bolsa Família.
  • B Programa Criança Feliz.
  • C Programa Bolsa Dignidade.
  • D Programa Rede Cegonha.
81

Assinale a alternativa correta quanto ao que corresponde, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990), a um conjunto articulado de pessoas e instituições que atuam para efetivar os direitos infantojuvenis, dentre os quais podemos citar: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (com os gestores responsáveis pelas políticas públicas de educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer, etc.), Conselho Tutelar, Juiz da Infância e da Juventude, Promotor da Infância e da Juventude, professores e diretores de escolas, responsáveis pelas entidades não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias, etc.

  • A Sistema Único de Assistência Social.
  • B Vigilância socioassistencial.
  • C Sistema de Garantia de Direitos.
  • D Sistema Socioeducativo.
82

Assinale a alternativa correta quanto ao que se caracteriza como uma das funções da política de Assistência Social, realizada por intermédio da produção, sistematização, análise e disseminação de informações territorializadas.

  • A Indicador.
  • B Conferência Nacional de Assistência Social.
  • C Vigilância Socioassistencial.
  • D Matricialidade sociofamiliar.
83

De acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS nº 109, de 11 de novembro de 2009, que aprova a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, assinale a alternativa correta quanto ao Serviço da Proteção Social Especial de Alta Complexidade.

  • A Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.
  • B Serviço Especializado em Abordagem Social.
  • C Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
  • D Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.
84

De acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS nº 109, de 11 de novembro de 2009, que aprova a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, assinale a alternativa correta quanto ao serviço cujos usuários a que se destinam as atenções são: crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência.

  • A Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.
  • B Serviço de Acolhimento Institucional.
  • C Serviço Especializado em Abordagem Social.
  • D Serviço de Acolhimento em Repúblicas.
85

Assinale a alternativa correta quanto ao instrumento que tem como um dos objetivos a padronização das carreiras do SUAS, por meio de diretrizes nacionais, para a implementação de ações específicas que têm como fim a qualificação e valorização dos trabalhadores atuantes no SUAS.

  • A Pacto de Aprimoramento.
  • B Tipificação dos serviços socioassistenciais.
  • C Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOB/RH).
  • D Rede SUAS.
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Assinale a alternativa correta referente aos princípios éticos para a oferta da proteção socioassistencial no SUAS.

  • A Defesa do protagonismo e da autonomia dos usuários e a recusa de práticas de caráter clientelista, vexatório ou com intuito de benesse ou ajuda.
  • B Primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de Assistência Social.
  • C Descentralização político-administrativa e comando único das ações em cada esfera governamental.
  • D Fortalecimento da relação democrática entre Estado e sociedade civil.
87

Assinale a alternativa correta que corresponda às Seguranças afiançadas pelo SUAS de acordo com Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS).

  • A Universalidade, gratuidade e equidade.
  • B Integralidade da proteção social e renda.
  • C Intersetorialidade, acolhida, renda e convívio familiar e comunitário.
  • D Acolhida, renda, convívio ou vivência familiar, comunitária e social, desenvolvimento de autonomia.
88

Assinale a alternativa correta que corresponde ao equipamento da Proteção Social Básica, que visa à prevenção da ocorrência de situações de vulnerabilidade social e risco nos territórios.

  • A Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).
  • B Centro de Convivência Comunitária.
  • C Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
  • D Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
89

Assinale a alternativa correta quanto às funções da política de Assistência Social, segundo a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS).

  • A A participação popular, a descentralização e trabalho em rede de serviços.
  • B A proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa de direitos.
  • C As ações e serviços públicos prestados e política igualitária que preze pela qualidade dos serviços.
  • D A municipalização do atendimento e descentralização político-administrativa.
90

De acordo com a Resolução n° 9/2014 (LOAS), a partir de diferentes formas e metodologias, contemplando as dimensões individuais e coletivas, o educador social deve

  • A realizar diagnóstico individual dos problemas sociais que levam o usuário a não participar de programas assistenciais.
  • B identificar o usuário portador de deficiência física ou mental que recusa ser encaminhado a tratamento psicológico.
  • C desenvolver atividades de cuidados básicos essenciais para a vida diária e instrumentais de autonomia e participação social dos usuários.
  • D discutir coletivamente com os usuários seus deveres relacionados aos comportamentos esperados em um ambiente de reabilitação.
  • E atuar em programas de recuperação emocional aos dependentes químicos usuários de crack.

Nutrição

91

Considere os seguintes nutrientes.


I Compõe alimentos cuja principal função é fornecer a energia para as células do corpo, principalmente do cérebro.

II Ajuda na absorção das vitaminas A, D, E e K.

III Auxilia no funcionamento do intestino.


Os nutrientes I, II e III correspondem, respectivamente, a

  • A proteína, gordura, fibra.
  • B proteína, carboidrato, gordura.
  • C proteína, carboidrato, fibra.
  • D carboidrato, gordura, fibra.
  • E gordura, proteína, fibra.
92

A doença comumente causada pela ingestão de produtos alimentícios em conserva contendo toxinas produzidas por bactérias do gênero Clostridium é conhecida como

  • A cólera.
  • B giardíase.
  • C cisticercose.
  • D antraz.
  • E botulismo.
93

Tendo em vista que os resultados dos testes de aceitação de um alimento contribuem para o planejamento do serviço prestado pela escola no fornecimento da alimentação escolar e também para se evitar o desperdício de recursos públicos na compra de gêneros alimentícios, assinale a opção correta.

  • A Preparações que não sejam bem aceitas devem ser imediatamente retiradas do cardápio, para evitar o desperdício de alimentos na alimentação escolar.
  • B Alimentos bem aceitos pelos estudantes devem ser incluídos no cardápio diário da escola, preferencialmente mantendo-se o mesmo modo de preparo.
  • C Preparações saudáveis não precisam ser submetidas a testes de aceitação, pois os estudantes devem consumi-las devido ao seu benefício nutricional, independentemente da qualidade sensorial.
  • D Como forma de ampliar a oferta de nutrientes, recomenda-se a introdução de alimentos de diversas regiões brasileiras na alimentação das crianças, independentemente de teste de aceitação.
  • E Alterações no modo de preparar os alimentos devem ser seguidas de testes de aceitabilidade, ainda que o alimento já tenha sido aprovado em teste anterior.
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Com relação a fatores que influenciam o crescimento microbiológico, afetando a qualidade e a segurança dos alimentos, julgue os itens a seguir.


I A refrigeração reduz a velocidade de crescimento de alguns microrganismos, sendo, portanto, uma forma de conservação.

II O crescimento da maioria dos microrganismos é estimulado pela adição de sal nos alimentos.

III O aumento da acidez dos alimentos, como nos iogurtes, estimula o crescimento de microrganismos indesejáveis.

IV A desidratação dos alimentos inibe o crescimento dos microrganismos por diminuir a quantidade de água disponível.


Estão certos apenas os itens

  • A II e III.
  • B II e IV.
  • C I e III.
  • D I e IV.
  • E I e II.
95

A respeito de microrganismos que podem contaminar alimentos e de formas de evitar a contaminação por microrganismos, julgue os seguintes itens.


I Vetores como ratos, baratas e moscas podem carrear microrganismos oriundos de fezes, urina e escarro humanos e, em contato com utensílios e equipamentos de cozinha, podem contaminá-los.

II As bactérias fecais, como a Escherichia coli, são todas patogênicas.

III A bactéria Staphylococcus aureus é proveniente do solo e dos vegetais.

IV As formas de prevenção de contaminação por microrganismos incluem o tratamento da água para consumo.


Estão certos apenas os itens

  • A I e IV.
  • B II e III.
  • C III e IV.
  • D I e II.
  • E I e III.
96

No que se refere aos hábitos de higiene em creches e escolas e aos problemas de saúde decorrentes da falta de higiene, assinale a opção correta.

  • A Para resfriar os alimentos, os cuidadores devem soprá-los, como forma de evitar queimaduras bucais nas crianças.
  • B As bactérias presentes na cavidade bucal transformam a gordura dos alimentos em um tipo de ácido que remove os sais minerais dos dentes, provocando as cáries.
  • C A transmissão de piolhos ocorre, principalmente, pelo contato direto, sendo mais rara a transmissão indireta, aquela decorrente do compartilhamento de pentes, escovas e bonés.
  • D O uso compartilhado de berços e colchonetes é viável, desde que em horários diferenciados e que os lençóis sejam trocados semanalmente.
  • E A desinfecção de fraldários e banheiras deve ser realizada a cada troca de fralda, utilizando-se água e sabão.
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Julgue os itens a seguir, sobre hábitos adequados de higiene no trabalho.


I Pode-se utilizar jaleco fora do ambiente de trabalho como forma de proteger a roupa.

II Em ambientes de manipulação de alimentos, é permitido o uso de calçados abertos nas estações quentes do ano.

III É preciso manter as mãos sempre limpas e as unhas curtas e sem esmaltes.


Assinale a opção correta.

  • A Apenas o item I está certo.
  • B Apenas o item III está certo.
  • C Apenas os itens I e II estão certos.
  • D Apenas os itens II e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.
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Assinale a opção que apresenta alimentos considerados fontes principalmente de proteínas, carboidratos, fibras e gorduras, respectivamente.

  • A leite, castanhas, farelo de aveia, pasta de amendoim
  • B banana, iogurte, brócolis, maionese
  • C queijo, biscoito, mamão, leite integral
  • D manteiga, biscoito, couve, óleo de girassol
  • E carne, pão, laranja, manteiga
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Assinale a opção que apresenta refeição composta apenas por alimentos in natura minimamente processados ou processados, ou seja, que não sejam ultraprocessados.

  • A pão doce; hambúrguer; maionese; salada de alface e tomate
  • B arroz; feijão; carne seca; salada de cenoura, alface e tomate; refresco de suco em pó de abacaxi
  • C macarrão em massa fresca; molho de tomate artesanal; salsicha; suco de uva pasteurizado
  • D arroz parboilizado; lentilhas; peixe empanado; salada de alface, cenoura e beterraba; néctar de pêssego industrializado
  • E tutu de feijão; arroz; bife acebolado; salada de alface e tomate; suco de laranja pasteurizado
100

Com relação à composição de alimentos e seus impactos na saúde, julgue os itens a seguir.


I Uma alimentação nutricionalmente completa para crianças em idade escolar deve ser composta de alimentos diversos, que se complementem.

II Os néctares de frutas são uma boa opção para lanche, por serem, como as frutas, ricos em fibras, vitaminas e minerais.

III Alimentos ricos em açúcar estão associados à incidência de cárie dental, de obesidade e de várias outras doenças crônicas.

IV Alimentos de origem animal são boas fontes de proteínas e fibras alimentares.


Estão certos apenas os itens

  • A I e IV.
  • B II e III.
  • C III e IV.
  • D I e II.
  • E I e III.
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