Assinale V (verdadeiro) e F (falso) para as afirmações abaixo e indique a opção com a sequência correta.
( ) Alinhamento de via é a linha divisória que separa o lote de terreno do logradouro público.
( ) Apoio topográfico altimétrico é o conjunto de pontos materializados no terreno com coordenadas cartesianas X e Y.
( ) Apoio geodésico altimétrico é o conjunto de pontos materializados no terreno, que proporciona aos levantamentos topográficos o controle de posição em relação à superfície terrestre determinada pelas fronteiras do país.
( ) Erro de graficismo é o erro máximo admissível na elaboração de desenho topográfico para lançamento de pontos e traçados de linhas.
Complete a lacuna e assinale a alternativa correta.
“Na interpretação das cartas topográficas, quanto maior a proximidade das curvas de nível, _______________.”
Assinale a alternativa com a sequência correta.
“Em aviventações, o objetivo de um topógrafo especialista em cadastro é restabelecer linhas de vértices em suas posições _______________ sobre o terreno, pois o dever do topógrafo, nesse caso, _______________.”
Sobre métodos de obtenção de dados topográficos, relacione as colunas e assinale a alternativa correta.
1 – Métodos obsoletos
2 – Métodos modernos
( ) Sistema de posicionamento global
( ) Taqueômetro estadimétrico
( ) Prancheta de alidade
( ) Fotogrametria
( ) Estação total
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto abaixo:
“Ao realizar um levantamento preliminar, ao preparar os projetos para um prédio, os arquitetos necessitam de uma _______________ do local para que a construção possa ser localizada cuidadosamente. Essas _______________ são normalmente desenhadas em escala grande, como _______________.”
Calcule o volume pela forma prismoidal das seções transversais e assinale a alternativa correta.
Dados: A1=18 m², A2=34 m², Ac=20 m² e L=35 m
Analise o texto abaixo e assinale a alternativa que não condiz com a finalidade de um levantamento cadastral.
“O levantamento cadastral ou levantamento de propriedade, refere-se à localização dos limites de propriedades e à preparação de desenhos ou plantas que mostram esses limites, envolvendo a redação e a interpretação das descrições de terras constantes em documentos legais.”
Calcule o volume entre duas seções transversais distantes 20,00 metros entre si. Utilizando o método área média, assinale a alternativa correta.
Dados: Área Seção 1: 15 m²
Área Seção 2: 27 m²
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente as lacunas abaixo.
“Nas curvas _______________, as pavimentações de estradas e ruas são construídas em uma inclinação transversal chamada _______________. Considerando um valor usual de 8% de inclinação, significa que um pavimento com largura de 7,5 metros deverá ter o bordo externo _______________ mais alto do que seu bordo interno.”
Para se executar um bom nivelamento, deve seguir as seguintes regras gerais.
I - Para instalação do nível, use distâncias de visada ré (VR) e visada vante (VV) diferentes.
II - Use tripés de pernas rígidas (não ajustáveis).
III - Em terreno inclinado, duas das pernas do tripé devem ser fixadas no lado mais baixo.
IV - Tome, as leituras entre a visada ré (VR) e visada vante (VV) com o maior intervalo tempo possível.
V - Fixe as pernas do tripé firmemente.
VI - Providenciar níveis (esféricos, convencional, etc.) com os quais as miras possam ser aprumadas.
VII - Verifique, até estar seguro que a bolha está centrada antes e depois das leituras de mira.
Dentre as afirmativas, indique a opção correta.
Conforme o Decreto Presidencial nº 75.320/1975, que dispõe quanto à criação do Programa de Desenvolvimento dos Cerrados (POLOCENTRO), o objetivo do referido programa foi o de
A construção da Estrada de Ferro Goiás foi um marco importante para a economia goiana e responsável pelo incremento das relações comerciais com o sudeste brasileiro. Acerca da referida estrada de ferro e da modernização da economia goiana, assinale a alternativa correta.
Planejada para 50 mil pessoas, Goiânia possui hoje mais de 1,3 milhão de habitantes. Distante 209 quilômetros de Brasília e com área aproximada de 740 quilômetros quadrados, a cidade faz parte da Mesorregião do Centro-Oeste e da Microrregião de Goiânia. Possui uma geografia contínua, com poucos morros e baixadas, tendo terras planas na maior parte de seu território, com destaque para o Rio Meia Ponte.
A respeito da cidade de Goiânia e da respectiva região metropolitana, assinale a alternativa correta.
No domínio morfoclimático do cerrado, presente no estado de Goiás, encontram-se chapadões tropicais interiores com cerrados e florestas-galeria abrangendo grande parte da porção central do Brasil.
Em relação ao cerrado, assinale a alternativa correta.
A consolidação do espaço geográfico da capitania de Goiás, localizada na região central do Brasil, foi marcada pela política centralizadora de ocupação colonial portuguesa do século 18.
Em relação ao exposto, assinale a alternativa que indica o processo histórico na formação e desenvolvimento econômico da capitania de Goiás.
Nos tratamentos de água para consumo humano há a necessidade de uso de produtos químicos.
Considere os produtos químicos abaixo:
I. H2SO4
II. Aℓ2(SO4)3
III. FeCℓ3
IV. KMnO4
São utilizados no tratamento de água APENAS
São considerados recursos naturais os bens extraídos da natureza de forma direta ou indireta e transformados para a utilização na vida do ser humano.
A esse respeito, avalie o que se afirma.
I. O solo terrestre é considerado um recurso natural, pois nele é possível encontrar outros recursos minerais, além de cultivar alimentos.
II. Do ponto de vista de sua origem e interação com a economia, os recursos naturais podem ser classificados em bióticos e abióticos, renováveis e não renováveis.
III. Do ponto de vista ecológico, os recursos naturais abióticos não renováveis são os que estão fora da lista do esgotamento, pois dependem do avanço tecnológico para a sua produção e exploração.
IV. O mundo está se movendo para um novo e melhor padrão de produção e consumo, que demandará o uso mais inteligente dos recursos naturais, visando atender o que se almeja no desenvolvimento sustentável.
Está correto apenas o que se afirma em
O desenvolvimento sustentável requer o planejamento e o reconhecimento de que os recursos do planeta são finitos. O conceito de desenvolvimento sustentável procura equilibrar os objetivos entre o desenvolvimento econômico, a conservação ambiental e o desenvolvimento social.
A esse respeito, associe corretamente as colunas, relacionando o tipo do desenvolvimento sustentável à sua característica.
TIPOS
(1) Cultural
(2) Ambiental
(3) Econômica
(4) Sociopolítica
CARACTERÍSTICAS
( ) Conjunto de medidas e de políticas que visam a incorporação de preocupações e conceitos ambientais e sociais.
( ) Orientada para o desenvolvimento humano, para a estabilidade das instituições públicas e culturais, bem como para a redução de conflitos sociais.
( ) Leva em consideração como os povos encaram os seus recursos naturais e, sobretudo, como são construídas as relações com outros povos em curto e em longo prazo.
( ) Consiste na manutenção das funções e dos componentes dos ecossistemas para assegurar que continuem viáveis – capazes de se autorreproduzir e se adaptar às alterações.
A sequência correta dessa associação é
Segundo a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (1972), a definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é a que diz respeito ao desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Sobre o Desenvolvimento Sustentável, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.
( ) Entre as metas do desenvolvimento sustentável está a redução da concentração de gases poluentes na atmosfera, provocados pela combustão de carvão e de derivados de petróleo.
( ) O desenvolvimento sustentável somente existe quando são cumpridos os requisitos ambientais para a continuidade, através do tempo, dos padrões de produção e do consumo desejados; nesse sentido, opõe-se ao crescimento econômico puro e exclusivo.
( ) O desenvolvimento sustentável sugere qualidade em vez de quantidade, com redução do uso de matérias-primas e produtos, o aumento da reciclagem e a reutilização; essa concepção foi criada através do desenvolvimento econômico da civilização industrial.
( ) Acabar com a pobreza em todas as suas formas e lugares, acabar com a fome, alcançar segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável são alguns dos objetivos do desenvolvimento sustentável para os próximos anos.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Leia, atentamente, o texto a seguir, de Taguchi (2015, p.40).
A nova revolução verde
Onze anos atrás, o agrônomo americano Norman Bourlag, Prêmio Nobel da Paz (1970) e criador do Prêmio Global da Alimentação (1986), declarou: “Após o avanço da soja pelo cerrado, o embrião da próxima revolução do Brasil rural começa a se desenvolver. É a integração sustentável entre a agricultura e a pecuária.” Bourlag se referia a um processo pouco viável de ser praticado em seu país, mas necessário em regiões de clima tropical. O agrônomo (...) afirmou que os sistemas de integração não são, para os países tropicais, uma opção, mas uma regra básica de sustentabilidade. A integração visa à redução de custos de produção, agregação de valores, uso intensivo da área com aumento de produtividade e a melhoria da qualidade de vida do produtor rural. Mas o que Bourlag não imaginaria é que, junto com os produtores rurais, os cientistas ainda adicionariam nessa conta as florestas. Ainda não existem dados oficiais no Brasil sobre a área implantada com sistemas de integração, mas, a cada ano, mais propriedades aderem à pratica em busca de sustentabilidade.
De acordo com o texto e com os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, é correto afirmar que a
Para Prado (2005, p.1) “a interação positiva dos aspectos físico-hídricos e químicos dos solos é decisiva para qualificar um ambiente ou produção.Considerando as características dos diversos solos do Brasil, podemos qualificá-los (ou desqualificá-los) em termos de ambientes de produção”.
Sobre os solos no Brasil, é correto afirmar que os
Sobre a formação dos solos, é correto afirmar que
Sobre a natureza e meio ambiente e a proteção dos ecossistemas, no Brasil, é correto afirmar que
As Unidades de Conservação (UC) foram criadas com o objetivo de proteger as áreas naturais e elas apresentam algumas particularidades entre si.
Associe as colunas, relacionando corretamente a Unidade de Conservação à sua particularidade.
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
(1) Parque Nacional
(2) Floresta Nacional
(3) Reserva Biológica
(4) Áreas de Proteção Ambiental
PARTICULARIDADES
( ) Áreas onde predominam as espécies nativas, visando o uso sustentável e diversificado dos recursos florestais e a pesquisa científica.
( ) Tem o objetivo de proteger a diversidade biológica, ordenar o processo de ocupação humana e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
( ) Área destinada à preservação dos ecossistemas naturais e sítios de beleza cênica; é a categoria que possibilita maior interação entre os visitantes e a natureza.
( ) Área destinada à preservação da diversidade biológica; a única interferência direta permitida é a realização de medidas de recuperação de ecossistemas alterados.
A sequência correta dessa associação é
Produzir para atender as necessidades da sociedade implica no uso de recursos naturais. Para obtê-los, geramos impactos na natureza e na sociedade. Criamos, então, caminhos para gerir o uso dos recursos e amenizar os impactos sobre o meio ambiente e a sociedade.
Nesse sentido, o Estudo do Impacto Ambiental (EIA) é um documento técnico que objetiva realizar avaliação ampla e completa dos impactos sociais e ambientais causados pela instalação e operação de determinado empreendimento ou atividade e indicar as devidas medidas mitigadoras e/ou compensatórias em função de suas atividades. O Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) é um documento público que confere transparência ao EIA. Favorece que qualquer interessado tenha acesso à informação do assunto e exerça controle social.
A esse respeito, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.
( ) EIA/RIMA são documentos necessários para a obtenção da licença prévia.
( ) Normalmente estes estudos são realizados por equipes de profissionais das mais variadas áreas; são equipes multidisciplinares.
( ) São documentos indispensáveis ao empreendimento ou à atividade para os quais foram elaborados, mas um não completa o outro.
( ) São estudos e relatórios cobrados no licenciamento ambiental somente para os empreendimentos ou atividades que provoquem grandes impactos ambientais.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é