Resolver o Simulado Prefeitura Municipal de Itapevi - Professor - SHDIAS

0 / 47

Pedagogia

1

Em conformidade com o ECA, complete a lacuna seguinte:


“Nenhuma ______ será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais."

  • A criança ou adolescente.
  • B criança.
  • C bebê.
  • D adolescente.
2

Para efeito do ECA:


I - Considera-se ato infracional a conduta descrita como crime ou contravenção penal;


II - São penalmente imputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às medidas previstas no ECA.
Podemos afirmar que:



  • A Apenas o item I está correto;
  • B Apenas o item II está correto;
  • C Ambos os itens estão incorretos;
  • D Ambos os itens estão corretos.
3

Assinale a alternativa correta:

  • A O primeiro passo do educador que trabalha com educação artística é não atrapalhar o que o educando já tem, sem a sua interferência.
  • B O educador precisa aprender a silenciar e deixar a criança falar, contar, rabiscar, enfim, deixar a criança ser.
  • C O educador “atrapalha” quando cria padrões, distribui notas ou ordena a pintura e o desenho com modelos.
  • D Todas as alternativas anteriores estão corretas.
4
A brincadeira deve ser utilizada pelo professor apenas para recrear as crianças, não como atividade em si mesma, que não faça parte do plano de aula da escola. De acordo com Vygotsky, é no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva. Porque ela transfere para o mesmo sua imaginação e, além disso, cria seu imaginário do mundo de faz de conta.

O trecho acima:
  • A Apenas a primeira frase está incorreta;
  • B Apenas a primeira frase está correta;
  • C Está correto da primeira à última linha;
  • D Está incorreto da primeira à última linha.
5

Os Parâmetros Curriculares Nacionais estão organizados em ciclos de:

  • A Um ano.
  • B Dois anos.
  • C Três anos.
  • D Quatro anos.
6

Pode-se afirmar que a formação lógica na criança evidencia que há uma passagem da:

  • A Ação irreversível para as operações reversíveis.
  • B Socialização para a ação irreversível.
  • C Operações reversíveis à ação irreversível.
  • D Todas as alternativas anteriores estão incorretas.
7

Leia as afirmativas abaixo da obra “Avaliar para Promover” de Jussara Hoffmann:

I. É o professor quem cria, em sala de aula, o cenário educativo, provendo condições mais ou menos favoráveis, recursos mais ou menos amplos, tempos mais ou menos limitadores de aprendizagem.

II. A otimização do espaço de aprendizagem é, portanto, de natureza avaliativa, pois é compromisso do professor organizar atividades graduais adequadas ao interesse e possibilidades do grupo, bem como prestar ajuda a cada um dos alunos, ajustando suas intervenções aos progressos e obstáculos individuais.

III. A construção do conhecimento é de natureza única e singular, mas ocorre, interativamente, e pela mediação do outro, pela socialização.

Assinale a alternativa correta:

  • A Apenas a afirmativa I está correta.
  • B Apenas as afirmativas I e II estão incorretas.
  • C Apenas a afirmativa III está correta.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.
8

Segundo a obra “Pedagogia da autonomia”:

"Desta maneira, o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo como educando que, ao ser educado, também educa. (...) Já agora ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo".

Paulo Freire refere-se à:

  • A Pedagogia do conflito.
  • B Educação bancária.
  • C Prática em que a não diretividade e o espontaneísmo que super valoriza a contribuição do próprio educando.
  • D Pedagogia que leva em consideração o caráter político da educação, tornando-a acessível às camadas populares dela excluídas.
9

Marque a opção incorreta sobre a inclusão:

  • A A inclusão é um método pedagógico.
  • B Inclusão é importante, mas “obviamente” há alunos que não podem ser incluídos
  • C A escola especial também não pode ser inclusiva.
  • D Todos somos iguais/todos somos diferentes.
10
Delia Lerner ao pesquisar a opinião dos alunos, pais e professores sobre a disciplina de Matemática, constatou que a maior parte dos entrevistados tem medo da disciplina. Mas afinal, para que serve Matemática na visão dos educadores? Delia Lerner em sua obra “A matemática na escola aqui e agora”, tentou sintetizar o que pensam. Leia as afirmativas a seguir e selecione a alternativa que corresponde a análise classificada como mais coerente pela autora.
  • A A matemática tem importância porque prepara a criança para raciocinar com rapidez e porque deve saber utilizá-la na vida diária. È uma disciplina instrumental- como a leitura que ajuda compreender as demais matérias- é uma ciência “muito completa” porque é exata.
  • B A matemática tem utilidade, para quando alguém lhe dá dinheiro para ir no armazém, você tem que saber quanto de dinheiro vai receber de troco.
  • C A matemática para os adultos é importante, apenas porque quando alguém vai no banco para depositar ou fazer um saque, tem que saber o que está fazendo.
  • D Todas as alternativas anteriores estão corretas.

Português

11

A forma de tratamento adequada para sacerdotes é:

  • A Vossa Excelência;
  • B Vossa Santidade;
  • C Vossa Reverência;
  • D Vossa Senhoria.
12

Assinale a alternativa incorreta a respeito da definição e do exemplo de cada figura de construção:

  • A Elipse: é a supressão de uma palavra facilmente subentendida num texto. Exemplo: Agora no balcão, apenas dois copos.
  • B Hipérbato: consiste na alteração da ordem natural (direta) dos termos da frase. Caracteriza-se pelas inversões sintáticas. Exemplo: Passeiam cansados os turistas europeus.
  • C Pleonasmo: consiste na repetição de uma palavra ou expressão para realçar uma ideia, torná-la mais redutiva. Trata-se de redundância cuja finalidade é reforçar a mensagem. Exemplo: Vi com meus próprios pés.
  • D Silepse: ocorre quando se realiza a concordância com a ideia e não com os termos expressos. Exemplo: Campos do Jordão está linda este mês.
13

Analise a frase seguinte:


Você querendo, podemos ir ao cinema.”

I II


Os termos destacados I e II referem-se respectivamente a:

  • A oração subordinada adverbial condicional reduzida de gerúndio; oração principal.
  • B oração subordinada adjetiva restritiva; oração principal.
  • C oração principal; oração coordenada sindética aditiva.
  • D oração subordinada adjetiva restritiva; oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de infinitivo.
14

Observe os itens seguintes:


I. O bolo de chocolate, assei-o por 20 minutos.

II. O dinheiro, Alice o trazia em suas mãos.


Assinale a alternativa em que o(s) item(s) apresenta(m) objeto direto pleonástico:

  • A Apenas o item I apresenta objeto direto pleonástico.
  • B Apenas o item II apresenta objeto direto pleonástico.
  • C Todos os itens apresentam objeto direto pleonástico.
  • D Nenhum item apresenta objeto direto pleonástico.
15

Leia o trecho seguinte:


“O Airbus 320-200 da AirAsia, está desaparecido desde último domingo. Encontraram intacta a caixa-preta do avião. Ontem um navio que participa das operações de busca conseguiu determinar com precisão a localização da aeronave graças ao uso de um sonar, afirmou a Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia.”

Fonte:[http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/12/mais-vitimas-do-voo-da-airasia-sao-localizadas.html – ADAPTADO]


No trecho “Encontraram intacta a caixa-preta do avião”, o termo destacado é:

  • A Objeto direto e indireto.
  • B Predicativo do objeto.
  • C Sujeito determinado composto.
  • D Predicativo do sujeito.
16

Assinale a alternativa que contém uma conjunção coordenativa explicativa:

  • A Leve o agasalho porque vai esfriar.
  • B Reinaldo se esforçou muito, portanto merece o prêmio.
  • C Maurílio é forte como um touro.
  • D A aluna fez o trabalho conforme a professora pediu.
17

Dos itens abaixo, qual deles possuem uma palavra denotativa?


I. Ricardo foi à escola hoje.

II. Sabrina faltou à aula de Inglês.


Assinale a alternativa correta:

  • A Apenas o item I está com uma palavra denotativa.
  • B Apenas o item II está com uma palavra denotativa.
  • C Todos os itens estão com uma palavra denotativa.
  • D Nenhum item está com uma palavra denotativa.
18

Observe os itens e as preposições em destaque abaixo:


I. A menina ficou mais forte com as aulas de musculação.

II. As flores foram dadas com muito amor.

III. O Corinthians jogou com o Palmeiras ontem.


As preposições estabelecem respectivamente:

  • A causa – oposição – companhia.
  • B causa – modo – oposição.
  • C companhia – modo – modo.
  • D oposição – causa – causa.
19

A cidade acordou antes de mim,

me serviu buzinaços na cama

e caminhões despejando cimento.


Comi pão dormido e o café estava frio,

vesti a camiseta do lado errado

e não tive tempo de passear com o cachorro.


Cheguei atrasado no trabalho

e trabalhei com sono até a noite,

quando então voltei sozinho.


Subi pela escada e assim que entrei em casa,

dormi.

Hoje eu não vivi.

                                                                                     Martha Medeiros

     Cartas Extraviadas e outros poemas. L &PM Pocket. RS.2010, p.12

Ocorre coesão textual no poema acima, principalmente:

  • A porque a conjunção e adiciona as ideias relacionando um verso a outro.
  • B no uso da conjunção e para contrariar as ideias anteriores.
  • C a partir do uso da conjunção e antecipando as ideias dos versos.
  • D na determinação do último verso sugerindo o advérbio hoje.
20

A cidade acordou antes de mim,

me serviu buzinaços na cama

e caminhões despejando cimento.


Comi pão dormido e o café estava frio,

vesti a camiseta do lado errado

e não tive tempo de passear com o cachorro.


Cheguei atrasado no trabalho

e trabalhei com sono até a noite,

quando então voltei sozinho.


Subi pela escada e assim que entrei em casa,

dormi.

Hoje eu não vivi.

                                                                                     Martha Medeiros

     Cartas Extraviadas e outros poemas. L &PM Pocket. RS.2010, p.12

Apesar de ser um poema e apresentar um eu-lírico é possível afirmar sobre o poema:

  • A sugere um momento descritivo em “Subi pela escada e assim que entrei em casa,/dormi.”.
  • B é composto por traços dissertativos como em “Comi pão dormido e o café estava frio, (...).”.
  • C ocorrem traços narrativos no decorrer do texto todo.
  • D apresenta somente traços narrativos em “Cheguei atrasado no trabalho”.
21

A cidade acordou antes de mim,

me serviu buzinaços na cama

e caminhões despejando cimento.


Comi pão dormido e o café estava frio,

vesti a camiseta do lado errado

e não tive tempo de passear com o cachorro.


Cheguei atrasado no trabalho

e trabalhei com sono até a noite,

quando então voltei sozinho.


Subi pela escada e assim que entrei em casa,

dormi.

Hoje eu não vivi.

                                                                                     Martha Medeiros

     Cartas Extraviadas e outros poemas. L &PM Pocket. RS.2010, p.12

Sobre o texto acima é incorreto afirmar que:

  • A A autora descreve ações do cotidiano urbano.
  • B Há no segundo verso uma interpretação totalmente denotativa.
  • C O último verso apresenta a conclusão do poema, o que representa uma visão frustrada diante da relação homem/trabalho.
  • D O último verso sugere uma reflexão do eu-lírico, mas pode representar qualquer pessoa que presencie situações do mundo globalizado em que o trabalho seja massacrante.
22
Complete as sentenças abaixo com NENHUM e NEM UM e assinale a alternativa correspondente:

______________________ aluno conseguiu obter a média esperada.

Não fico _________________minuto sem sentir saudades de você.

Não estou _________________ pouco preocupada com o resultado.
  • A Nenhum – nem um – nenhum.
  • B Nenhum – nenhum – nem um.
  • C Nenhum – nem um – nem um.
  • D Nem um – nem um – nenhum.
23
Assinale a frase em que o verbo encontra-se conjugado no passado. (O verbo está sublinhado em cada frase):
  • A Maria irá ao casamento.
  • B O menino aprendeu a pescar.
  • C A garota joga xadrez com sua tia.
  • D O homem compra frutas todos os dias.
24
Complete corretamente respectivamente as lacunas a seguir:

I. Não encontrei a pasta _____ você se referiu.

II. O rapaz ______ conversei toca violino.
  • A a que – com quem.
  • B a que – quem.
  • C que – quem.
  • D que – a quem.
25

Dúplice e duplo são numerais:

  • A Multiplicativos
  • B Ordinais.
  • C Cardinais.
  • D Fracionários.
26
Assinale a alternativa que completa corretamente o período:

O _____ aluno foi ______ na prova de Inglês, ______ não sabe; se você o ______ é bom avisá-lo.
  • A mau, mal, mas, vir.
  • B mal, mau, mas, ver.
  • C mal, mal, mais, ver.
  • D mau, mau, mais, vir.
27
Das palavras abaixo, o feminino de todos os nomes está formado corretamente, exceto:
  • A Gigante – giganta.
  • B Presidente – presidenta.
  • C Cavaleiro – cavaleira.
  • D Maestro – maestra.
28

                                                                         Meio Ambiente: Tenha Atitudes Sustentáveis

Sim, nós podemos mudar o mundo! Água sendo desperdiçada, inúmeras árvores sendo cortadas. Há quem espalhe lixo pelas ruas e avenidas, entupindo bueiros e causando problemas quando chove.
Ter atitude sustentável significa fazer coisas que preservem o meio ambiente, melhorando a vida das pessoas. Ter atitude sustentável significa usar com responsabilidade os recursos naturais que são esgotáveis, como, por exemplo, a água. As pessoas passam horas lavando a calçada da rua e os veículos com a mangueira; até mesmo um banho demorado ou a descarga longa no vaso sanitário influem diretamente na degradação do meio ambiente. Também se deve atentar para o uso indiscriminado da energia elétrica. Ter atitude sustentável significa reciclar seu lixo, e se você não quer reciclar, você pode participar da coleta seletiva, favorecendo os trabalhadores que vivem do lixo.
Gastar menos água, economizar e reciclar papel, economizar energia elétrica e reciclar embalagens são atitudes sustentáveis que devem ser feitas diariamente. Quando vemos o hoje, o estrago e o desperdício, temos que, obrigatoriamente, pensar no futuro. O que você está deixando para as próximas gerações? Reflita!
As escolas também devem ter atitude sustentável. Elas podem realizar atividades para que os alunos cresçam sabendo da importância e da necessidade de amar, preservar e cuidar do meio ambiente. As pessoas vivem de acordo com os valores. Se as crianças desde cedo forem influenciadas sobre a importância de cuidar do meio ambiente, com certeza elas serão adultos responsáveis, terão atitude sustentável e passarão o que aprendeu para as seguintes gerações.
Se o meio ambiente for conservado, todos nós teremos uma melhor qualidade de vida.

Fonte: http://www.atitudessustentaveis.com.br/atitudes-sustentaveis/meio-ambiente-tenha-atitudes-sustentaveis/
Observe a frase:

“Se o meio ambiente for conservado, todos nós teremos uma melhor qualidade de vida.” 

Da frase acima retirada do texto, qual alternativa melhor a representa?
  • A Reservar hoje, para ter amanhã
  • B Quem com ferro fere, com ferro será ferido.
  • C Quem a todos quer ouvir, por ninguém é ouvido.
  • D Todas as alternativas anteriores estão corretas.
29

                                                                         Meio Ambiente: Tenha Atitudes Sustentáveis

Sim, nós podemos mudar o mundo! Água sendo desperdiçada, inúmeras árvores sendo cortadas. Há quem espalhe lixo pelas ruas e avenidas, entupindo bueiros e causando problemas quando chove.
Ter atitude sustentável significa fazer coisas que preservem o meio ambiente, melhorando a vida das pessoas. Ter atitude sustentável significa usar com responsabilidade os recursos naturais que são esgotáveis, como, por exemplo, a água. As pessoas passam horas lavando a calçada da rua e os veículos com a mangueira; até mesmo um banho demorado ou a descarga longa no vaso sanitário influem diretamente na degradação do meio ambiente. Também se deve atentar para o uso indiscriminado da energia elétrica. Ter atitude sustentável significa reciclar seu lixo, e se você não quer reciclar, você pode participar da coleta seletiva, favorecendo os trabalhadores que vivem do lixo.
Gastar menos água, economizar e reciclar papel, economizar energia elétrica e reciclar embalagens são atitudes sustentáveis que devem ser feitas diariamente. Quando vemos o hoje, o estrago e o desperdício, temos que, obrigatoriamente, pensar no futuro. O que você está deixando para as próximas gerações? Reflita!
As escolas também devem ter atitude sustentável. Elas podem realizar atividades para que os alunos cresçam sabendo da importância e da necessidade de amar, preservar e cuidar do meio ambiente. As pessoas vivem de acordo com os valores. Se as crianças desde cedo forem influenciadas sobre a importância de cuidar do meio ambiente, com certeza elas serão adultos responsáveis, terão atitude sustentável e passarão o que aprendeu para as seguintes gerações.
Se o meio ambiente for conservado, todos nós teremos uma melhor qualidade de vida.

Fonte: http://www.atitudessustentaveis.com.br/atitudes-sustentaveis/meio-ambiente-tenha-atitudes-sustentaveis/
Segundo o texto, porque é importante a educação ambiental para as crianças desde cedo?
  • A Para as crianças possuírem notas boas e excelentes nos vestibulares.
  • B Para as crianças terem atitudes sustentáveis futuramente.
  • C Para as crianças não desperdiçarem alimentos futuramente.
  • D Todas as alternativas anteriores estão corretas.
30

                                                                         Meio Ambiente: Tenha Atitudes Sustentáveis

Sim, nós podemos mudar o mundo! Água sendo desperdiçada, inúmeras árvores sendo cortadas. Há quem espalhe lixo pelas ruas e avenidas, entupindo bueiros e causando problemas quando chove.
Ter atitude sustentável significa fazer coisas que preservem o meio ambiente, melhorando a vida das pessoas. Ter atitude sustentável significa usar com responsabilidade os recursos naturais que são esgotáveis, como, por exemplo, a água. As pessoas passam horas lavando a calçada da rua e os veículos com a mangueira; até mesmo um banho demorado ou a descarga longa no vaso sanitário influem diretamente na degradação do meio ambiente. Também se deve atentar para o uso indiscriminado da energia elétrica. Ter atitude sustentável significa reciclar seu lixo, e se você não quer reciclar, você pode participar da coleta seletiva, favorecendo os trabalhadores que vivem do lixo.
Gastar menos água, economizar e reciclar papel, economizar energia elétrica e reciclar embalagens são atitudes sustentáveis que devem ser feitas diariamente. Quando vemos o hoje, o estrago e o desperdício, temos que, obrigatoriamente, pensar no futuro. O que você está deixando para as próximas gerações? Reflita!
As escolas também devem ter atitude sustentável. Elas podem realizar atividades para que os alunos cresçam sabendo da importância e da necessidade de amar, preservar e cuidar do meio ambiente. As pessoas vivem de acordo com os valores. Se as crianças desde cedo forem influenciadas sobre a importância de cuidar do meio ambiente, com certeza elas serão adultos responsáveis, terão atitude sustentável e passarão o que aprendeu para as seguintes gerações.
Se o meio ambiente for conservado, todos nós teremos uma melhor qualidade de vida.

Fonte: http://www.atitudessustentaveis.com.br/atitudes-sustentaveis/meio-ambiente-tenha-atitudes-sustentaveis/

Conforme o texto, o que é ter uma atitude sustentável?

  • A Um banho demorado.
  • B Descarga longa no vaso sanitário.
  • C Reciclar o seu lixo.
  • D Passar horas lavando a calçada.

Direito da Criança e do Adolescente

31
O artigo 8º do Estatuto da Criança e do Adolescente, assegura à gestante, através do SUS:
  • A O atendimento gratuito em quarto individual por ocasião do parto.
  • B O atendimento pré e perinatal.
  • C O atendimento pré-natal e o alojamento conjunto.
  • D O atendimento completo realizado pela equipe de enfermagem.
32

Tendo em vista a Lei, n 8.069, de 13 de Julho de 1990, que dispõe sobre O Estatuto da criança e do Adolescente, é “correto” afirmar que criança, para os efeitos desta Lei é:

  • A a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescentes aqueles entre doze e dezoito anos de idade.
  • B a pessoa humana, do nascimento à melhor idade.
  • C a criança, o infante e o adolescente que goza de saúde para obter todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana.
  • D a pessoa humana em todos os estágios de evolução etária, psicologia e ou social.
33
O trabalho infantil revela uma inversão de valores de uma grande parte da sociedade brasileira, levando-a a aceitar que crianças e adolescentes sejam explorados no mercado de trabalho, e a inversão é esta: a necessidade se impõe sobre os direitos. Assim, o trabalho infantil, mesmo sendo considerado um problema social grave, é tolerado, ou mesmo “justificado" a partir da ótica da necessidade, como sendo uma forma de minorar a pobreza familiar. Frente a essa realidade é correto afirmar que:
I. O direito que toda criança e todo adolescente têm à educação,“visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes: I- igualdade condições para o acesso e permanência na escola" (Estatuto, Art.53).
II. É negado às crianças e aos adolescentes que trabalham precocemente, comprometendo seu futuro. Por isso, o grande erro em considerar, e de“justificar" o trabalho infantil como uma estratégia de os pobres enfrentarem a miséria é que, ao ingressarem no mundo do trabalho sem a devida preparação, as crianças e os adolescentes pobres reproduzem para si e para as futuras gerações as desigualdades sociais que mantêm as suas famílias na situação de pobreza que as lançaram no trabalho irregularmente.
III. É impossível pensar num futuro melhor, quando não se garante o direito à educação em condições dignas que possibilitem o sucesso escolar, ainda mais em um mundo dominado pela tecnologia, onde o acesso aos bens sociais requer uma educação que seja também tecnológica, plural, humanista, ética e que contribua para solidificar direitos já consagrados e construir novos direitos
.

De acordo com as assertivas acima, é correto afirmar que:
  • A Somente a assertiva I está correta.
  • B Todas as assertivas estão corretas.
  • C Somente a assertiva II está correta.
  • D Somente a assertiva III está correta.
34
Conforme Lei n 8.069, de 13 de Julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente, Capítulo II - Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade), e possível afirmar que não faz parte do Art. 16 a seguintes alternativa:
  • A ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais; opinião e expressão: crença e culto religioso;
  • B brincar, praticar esportes e divertir- se; participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;
  • C ampla autonomia no exercício lúdico, plena liberdade na realização de seus estudos e pesquisas, resguardados os direitos de não participação na sociedade.
  • D participar da vida política, na forma da lei: buscar refúgio, auxílio e orientação.
35
O Art. 4º, da Lei, n 8.069, de 13 de Julho de 1990, dispõe que: “é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária". Das alternativas abaixo, indique a que “não faz parte"do Parágrafo único, que delimita garantia de prioridade:
  • A primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;
  • B precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;
  • C preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;
  • D destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção dos animais em risco de extinção.
36
O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei nº 8.069, de 13/07/1990, em observância à orientação constitucional, adotou a Doutrina da Proteção Integral no trato das questões ligadas a crianças e adolescentes, o artigo 4º, “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão (destaques acrescidos), evidencia tal orientação". No entanto, passados 20 anos da publicação do Estatuto, é possível afirmar que:
  • A muitas amarras do passado continuam influenciando o trato do direito de crianças e adolescentes, notadamente no que se refere ao direito fundamental da convivência familiar.
  • B muitas vitórias do passado continuam influenciando o trato do direito de crianças e adolescentes, notadamente no que se refere ao direito fundamental da convivência familiar.
  • C Muitas circunstâncias favoráveis do passado continuam influenciando o trato do direito de crianças e adolescentes, notadamente no que se refere ao direito fundamental.
  • D muitas estruturas do passado continuam favorecendo o trato do direito de crianças e adolescentes, notadamente no que se refere ao direito fundamental da convivência familiar.
37
O aparato jurídico brasileiro, de um modo geral, está adequado aos padrões internacionais definidos na Convenção Internacional dos Direitos da Infância e nas Convenções da Organização Internacional do Trabalho. Os direitos relativos ao trabalho infanto-juvenil são regulamentados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, pela Constituição Federal e pela Consolidação das Leis do Trabalho. Frente assertivas abaixo, indique o que determina a Emenda Constitucional nº 20, aprovada em dezembro de 1998.
  • A idade mínima de admissão ao trabalho de 14 para 16 anos.
  • B idade mínima de admissão ao trabalho de 15 para 16 anos.
  • C possibilidade do adolescente trabalhar, como aprendiz, a partir dos 13 anos de idade.
  • D possibilidade do adolescente trabalhar, como aprendiz, a partir dos 15 anos de idade.

Matemática

38

Marque a opção que completa sequência, considerando as letras no alfabeto K, W e Y:


B3 – E6 – I10

  • A A9
  • B S12.
  • C N15.
  • D O1.
39

O shopping de São Sebastião já está se preparando para o Natal. A loja de decoração recebeu hoje 360 árvores de natal do mesmo modelo. Carol, uma funcionária que recebeu as árvores, percebeu que 40 delas estavam com defeitos, mas deixou as árvores no estoque e não avisou a ninguém. No dia seguinte, logo pela manhã outra funcionária chamada Maria retirou uma árvore ao acaso, então a probabilidade desta árvore NÃO ser defeituosa é:

  • A 5/4
  • B 2/9
  • C 8/9
  • D 5/2
40

Três noivas (Aline, Juliana e Mariana) vão a igreja se casar hoje. Para chegar à igreja cada uma está em um carro com cores diferentes sendo as seguintes cores: azul, rosa e lilás. As noivas vestem vestidos brancos com laços dessas três cores (azul, rosa e lilás). Sabemos que:


- Somente Aline está de vestido branco com laço da mesma cor que seu carro.

- Nem o carro e nem o laço do vestido de Juliana são lilás.

- Mariana está de vestido branco com laço azul.


Desta forma pode-se afirmar que:

  • A Aline está no carro de cor rosa e de vestido branco com laço rosa.
  • B Juliana está no carro de cor azul e de vestido branco com laço rosa.
  • C Mariana está no carro de cor azul e de vestido branco com laço lilás.
  • D Juliana está no carro de cor lilás e de vestido branco com laço rosa.
41

Observe o quadro abaixo:



Veja que algumas casas foram preenchidas pelos símbolos: % ¨¨ $ ! # @ .


Para encontrar os símbolos restantes das casas o quadro deverá ser preenchido de modo que cada linha e cada coluna tenha sempre símbolos diferentes, desta forma o que substituirá o ponto de interrogação?

  • A @
  • B ¨¨
  • C %
  • D #
42

Calcule:


log2 (a - 1) + log2 ( a + 1) = 3

  • A S = {3}
  • B S ={2}
  • C S = {7}
  • D S = {9}
43

Observe a equação seguinte:


y2 + jy + j = 0


Para esta equação vamos considerar j um número real. A partir destas informações julgue os itens abaixo como correto ou incorreto.


I. Se 0 < j < 4, então a equação não tem nenhuma solução real;

II. Para cada valor de j tal que j < 0 ou j > 4, a equação tem duas soluções reais;

III. Se j = 4, então a equação tem uma única solução;

IV. Se j = 0, então a equação tem uma única solução.


Marque a opção correta:

  • A I e II estão corretos apenas.
  • B III e IV estão corretos apenas.
  • C I, II e IV estão corretos apenas.
  • D Todos os itens estão corretos.
44

Calcule a expressão seguinte substituindo a por 2:



O valor da expressão será:

  • A 3/5
  • B 1/8
  • C 2/1
  • D 7/9
45

Dentro de um elevador de um shopping há a seguinte placa: “Peso máximo 1 Tonelada”. Uma loja de departamento recebeu várias caixas com o peso bruto de 4.250g cada uma. Desta forma o elevador do shopping poderá carregar no máximo a seguinte quantidade:

  • A 200 caixas.
  • B 215 caixas.
  • C 235 caixas.
  • D 245 caixas.
46

Quatro montadoras sendo elas: Fiat, Toyota, Honda e Ford possuem o seguinte percentual de colaboradoras femininas respectivamente, 40%, 50%, 25% e 30%. A cidade de São Sebastião irá selecionar aleatoriamente uma destas montadoras para ter uma sede na orla da praia. Desta forma, se um colaborador desta montadora for sorteado ao acaso para ganhar um carro 0km de sua montadora, a probabilidade de que esse colaborador seja do sexo feminino é de:

  • A 24%.
  • B 25%.
  • C 32,98%.
  • D 36,25%.
47

Observe o valor de cada letra (a;b;c):


a=9/4; b=√2; c=3√3


Assinale a alternativa correta:

  • A a < b = c
  • B b < c < a
  • C a < c < b
  • D b = a < c
Voltar para lista