Resolver o Simulado Quadrix - Nível Médio

0 / 73

Atualidades

1

Sobre o Prêmio Nobel de Literatura, assinale a alternativa correta.

  • A O prêmio foi dado apenas uma vez a escritor brasileiro, que foi o caso de Clarice Lispector em 1963.
  • B No ano de 2016, o compositor britânico David Bowie foi agraciado com o prêmio, o que surpreendeu a todos por ter sido um cantor de rock.
  • C O prêmio é concedido desde 1937 pela Academia Sueca.
  • D Os únicos escritores de Língua Portuguesa agraciados com o Nobel foram José Saramago e Fernando Pessoa.
  • E Nunca um escritor brasileiro chegou a ser premiado, ainda que muitos já tenham sido bem cotados, como é o caso, por exemplo, de Lygia Fagundes Telles.
2

“A maioria da primeira turma do STF (Supremo Tribunal Federal) firmou o entendimento, nesta terça-feira (29), de que praticar aborto nos três primeiros meses de gestação não é crime.”

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/11/1836895-aborto-ate-oterceiro-mes-nao-e-crime-decide-turma-do-supremo.shtml

Com relação ao aborto, assinale a alternativa que traz uma informação correta.

  • A Segundo a lei brasileira, o aborto ainda não é permitido em nenhuma circunstância.
  • B O caso julgado não altera diretamente a legislação, que continua considerando crime o aborto, salvo em alguns casos específicos.
  • C Em relação a legislações de outros países da América, o Brasil é o único que aceita aborto nos casos de estupro.
  • D Não há nenhuma relação entre o Código Penal e o aborto, já que é uma questão puramente Constitucional.
  • E Como o julgamento do STF tem força de lei, alteram-se automaticamente os artigos do Código Penal.
3

No final de 2016, faleceu o líder político latino-americano Fidel Castro. Sobre Cuba, julgue as seguintes afirmativas.

I. Com a morte de Fidel Castro, o governo passou para as mãos de Raul Castro, seu irmão.

II. O embargo econômico dos Estados Unidos em relação a Cuba encerrou-se a partir do encontro entre os dois presidentes, na Cidade do Panamá, em 2015.

III. A maior parte dos empregos na ilha está concentrada no setor estatal.

Está correto o que se afirma somente em:

  • A I.
  • B II.
  • C III.
  • D I e II.
  • E I e III.
4

“O comitê gestor do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima) estabeleceu novas regras para o financiamento de projetos para os anos de 2017 e 2018. Em reunião realizada nesta quarta-feira (30), o comitê definiu questões como tecnologia e adaptação para orientar os programas que serão contemplados nos próximos dois anos. Temas ligados a monitoramento e transparência também estão na lista. A iniciativa busca manter a atuação do Fundo de acordo com os compromissos assumidos pelo Brasil, no contexto do Acordo de Paris.”

http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2016/12/fundo-clima-definenovas-regras-para-os-proximos-dois-anos

A respeito do Acordo de Paris, assinale a alternativa correta.

  • A Assinado em 2002, dez anos após a Rio-92, tem como objetivo a redução na emissão de gases que contribuem para o aquecimento global.
  • B O acordo insere-se na mesma política do Protocolo de Kyoto, porém, diferentemente deste, não foi assinado pelos Estados Unidos.
  • C O principal objetivo do acordo diz respeito a limitar o aumento da temperatura global a no máximo 2°C em relação aos níveis pré-industriais.
  • D Grande parte dos países industrializados ainda não aceitaram o acordo, o que dificulta sua implementação.
  • E O acordo tem por base a ideia de que a temperatura média global não sofre influência da ação antrópica.
5

Sobre as investigações da chamada "Lava-Jato", analise as seguintes afirmativas.

I. O promotor público Sergio Moro é um dos principais agentes no que se refere ao andamento das investigações, o que fez com que ele ficasse conhecido nacionalmente.

II. Até o momento, diversos políticos e representantes de empreiteiras foram denunciados, sendo que alguns já foram presos.

III. A denominação dada à operação é proveniente de uma investigação semelhante ocorrida em postos de gasolina nos Estados Unidos nos anos 90.

Está correto o que se afirma em:

  • A I, somente.
  • B I e II, somente.
  • C I e III, somente.
  • D II, somente.
  • E todas.
6

A Coreia do Norte anunciou, em 06 de janeiro, ter feito um teste bem-sucedido com uma miniatura de bomba de hidrogênio (a bomba H ou bomba termonuclear). O uso da arma ainda não foi confirmado por outros países, mas foi registrado um terremoto na área onde os norte-coreanos já fizeram outros testes nucleares. Segundo autoridades da Coreia do Sul, ele foi provocado artificialmente por uma explosão.
(http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/01/perguntas-e-respostassobre-possivel-teste-de-bomba-h-na-coreia-do-norte.html)

Sobre o tema, leia as afirmativas e assinale a incorreta.

  • A Especialistas apontam, em unanimidade, que a destruição de detonação de uma bomba de hidrogênio causaria efeitos bem piores do que a bomba atômica.
  • B O teste ocorreu nas instalações nucleares de Punggyeri, em uma região isolada e montanhosa do nordeste do país, a 100 km da fronteira com a China e a 200 km da fronteira russa.
  • C A Coreia do Norte já fez outros três testes com bombas nucleares, entre 2006 e 2013. Eles usaram bombas atômicas de primeira geração, por fissão nuclear, menos complexas de produzir.
  • D EUA e Rússia são exemplos de países que já usaram ou testaram a bomba H. Porém, armas termonucleares nunca foram efetivamente usadas em guerras.
  • E A Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Tratado de Não Proliferação Nuclear em 1968. A Coreia do Norte era signatária, mas abandonou o tratado em 2003, após admitir ter um programa secreto de enriquecimento e de expulsar inspetores da ONU. Em agosto de 2015, a ONU cobrou a assinatura de um tratado que proíbe os testes nucleares. A Coreia do Norte assinou o tratado na Assembleia Geral, mas ainda não ratificou.
7

Os imigrantes que tentam chegar ao sul da Europa de barco são principalmente de três regiões: do Oriente Médio, do Chifre da África e da África Subsaariana. No Oriente Médio, o problema é a crise sem precedentes de refugiados da Síria. Eles fogem de uma guerra que já dura quatro anos e parece não ter fim. A segunda principal origem é a Eritrea, na região do Chifre da África. Não é difícil entender por que a população desse país africano prefere se arriscar no mar: a Eritrea tem o quinto pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo e uma das piores economias mundiais. Além disso, o país é uma ditadura brutal que não permite oposição. Isaias Afwerki governa com o título de presidente desde 1993, mas nunca houve eleições e apenas o seu partido pode participar do processo político. O terceiro grupo vem principalmente da África Subsaariana. Há casos de pessoas fugindo de guerras ou conflitos, como de países como o Sudão, mas também de imigrantes das principais economias do continente, como Nigéria e Gana. Esses imigrantes buscam principalmente boas condições de trabalho na Europa.
(http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2015/04/por-que-os-tragicosnaufragios-com-barcos-de-imigrantes-se-repetem-no-mediterraneo.html)
Leia as afirmativas seguintes sobre o IDH e assinale a alternativa correta.

I. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.

II. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.

III. É reconhecido pelas Nações Unidas como um exercício intelectual independente e uma importante ferramenta para aumentar a conscientização sobre o desenvolvimento humano em todo o mundo. Com sua riqueza de dados e abordagem inovadora para medir o desenvolvimento, tem um grande impacto nas reflexões sobre o tema no mundo todo.

Pode-se afirmar que:
  • A somente I e II estão corretas.
  • B somente I e III estão corretas.
  • C somente II e III estão corretas.
  • D há somente uma afirmativa correta.
  • E todas estão corretas.
8

Em 21 de fevereiro de 2016, os bolivianos irão às urnas para decidir se o presidente Evo Morales — no poder desde 2006 — poderá concorrer ao quarto mandato seguido.

(http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2015/09/alteracaoconstitucional-permite-evo-morales-concorrer-mais-um) 

Sobre o assunto, leia as afirmativas.

I. Se o referendo for aprovado, a reforma parcial na Constituição permitirá ao presidente Evo Morales recandidatar-se a um quarto mandato em 2019. Ou seja, a alteração constitucional consentirá duas reeleições consecutivas do presidente, em vez de uma.

II. Evo Morales é o presidente há mais tempo em exercício na América Latina. Ele foi eleito no final de 2005, com 54% dos votos, reeleito no final de 2009, com 64%, e eleito de novo em 2014, com 61% dos votos. O atual mandato termina em 2020, e as eleições estão previstas para o final de 2019.

III. Especialistas concordam que o cenário regional, com vitórias da direita na Argentina (com Mauricio Macri na Presidência) e na Venezuela (Parlamento), favoreceu a alta dos partidos oposicionistas nas pesquisas.

Pode-se afirmar que:
  • A somente I e II estão corretas.
  • B somente I e III estão corretas.
  • C somente II e III estão corretas.
  • D há somente uma afirmativa correta.
  • E todas estão corretas.
9
As eleições primárias dos Estados Unidos ocorreram neste mês de fevereiro, enquanto as presidenciais estão marcadas para 08 de novembro. Uma das candidatas é Hillary Clinton. Julgue as afirmativas a seguir.

I. Hillary, candidata do Partido Democrata, é ex-secretária de Estado (2009-2013), ex-senadora pelo estado de Nova York e ex-primeira-dama (1992-2000).

II. Ao longo da carreira, Hillary tem defendido os direitos das mulheres e meninas ao redor do mundo, o acesso à educação e à igualdade de oportunidades.

III. Hillary Clinton defendeu a guerra contra o Iraque – argumento que teria lhe custado a candidatura em 2008 – e tem mantido uma postura na política externa mais agressiva do que a do presidente Barack Obama.

Pode-se afirmar que:
  • A todas estão corretas.
  • B somente I está correta.
  • C somente II está correta.
  • D somente III está correta.
  • E há duas afirmativas corretas.
10

O que é a febre por Vírus Zika?

É uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, tais como Aedes aegypti, caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias.

(http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/perguntas-e-respostas-zika)

Sobre o assunto, julgue as afirmativas a seguir.

I. Segundo o Ministério da Saúde, as pesquisas de uma vacina contra o vírus zika devem iniciar já no primeiro semestre deste ano e podem ser feitas por ao menos três laboratórios brasileiros, que já articulam cooperações com órgãos internacionais para realizar pesquisas sobre uma possível imunização contra o vírus.

II. Um possível público-alvo para a imunização, segundo o Ministro da Saúde, Marcelo Castro, seriam as mulheres em período fértil, como forma de evitar complicações em bebês que possam ser decorrentes da infecção pelo zika. Hoje, o governo estuda uma possível relação entre o vírus e o aumento de casos de microcefalia.

III. Uma das ações previstas pelo Ministério da Saúde é a instalação de telas em caixas de água e canos de alguns Estados do Nordeste, como o Ceará, pois o armazenamento dessas águas estava sendo um excelente criadouro do mosquito.

Pode-se afirmar que:
  • A somente I e II estão corretas.
  • B somente I e III estão corretas.
  • C somente II e III estão corretas.
  • D há somente uma afirmativa correta.
  • E todas estão corretas.

Direito Administrativo

11

A margem de preferência que poderá ser estabelecida nos processos de licitação deverá levar em consideração o(a)

  • A redução da carga tributária.
  • B melhoria dos resultados da empresa vencedora.
  • C custo adicional dos produtos e serviços.
  • D fortalecimento da empresa nacional.
  • E índice de nacionalização dos produtos.
12

Segundo a legislação sobre licitações e contratos, as compras, sempre que possível, deverão

  • A atender ao princípio da diversidade.
  • B ser processadas por meio de novas coletas de preços.
  • C ser englobadas, independentemente das peculiaridades do mercado.
  • D submeter-se a condições de aquisição e pagamento diferentes das do setor privado.
  • E tomar por base os preços praticados no âmbito da Administração Pública.
13

Assinale a alternativa que apresenta hipótese de inexigibilidade de licitação segundo a Lei de Licitações.

  • A se a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços
  • B nos casos de guerra
  • C em situações de grave perturbação da ordem
  • D para a contratação de remanescente de obra em consequência de rescisão contratual, desde que atendida a ordem de classificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preço, devidamente corrigido
  • E quando houver inviabilidade de competição, como, por exemplo, para aquisição de equipamentos que só possam ser fornecidos por representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca
14

Assinale a alternativa correta acerca do registro de preços segundo a Lei de Licitações e a doutrina majoritária.

  • A O sistema de registro de preços é um meio apto a viabilizar diversas contratações de compras (bens e serviços), concomitantes ou sucessivas, por órgãos e entidades da Administração, sem a realização de um específico procedimento licitatório previamente a cada uma dessas compras.
  • B O registro de preços terá validade de dois anos.
  • C Os cidadãos não têm legitimidade para impugnar preço constante do quadro geral de preços quando verificarem incompatibilidade entre este e o preço vigente no mercado.
  • D A existência de preços registrados obriga a Administração a firmar as contratações que deles poderão advir.
  • E Segundo a Lei de Licitações, o sistema de registro de preços será regulamentado por decreto, atendidas as peculiaridades regionais, e a seleção será feita mediante a modalidade de licitação denominada convite.
15

Poder hierárquico é o de que dispõe o Executivo para organizar e distribuir as funções de seus órgãos, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores de seu quadro de pessoal. Portanto, seu objetivo é ordenar, coordenar, controlar e corrigir as atividades administrativas, no âmbito interno da Administração Pública. Do poder hierárquico são decorrentes certas faculdades implícitas ao superior, tais como a fiscalização dos atos, a delegação e avocação das atribuições, a revisão dos atos dos inferiores e a subordinação entre os servidores. Assinale a alternativa que traz uma afirmação incorreta.

  • A Fiscalizar é o poder de vigiar permanentemente os atos praticados por seus subordinados. Tal se dá com o intuito de mantê-los de acordo com os padrões legais regulamentares instituídos para a atividade administrativa.
  • B Delegar é conferir a outrem delegações originalmente competentes ao que delega, em caráter temporário e revogável. Em nosso sistema não se admitem delegações entre os diferentes poderes, nem de atos de natureza política.
  • C Avocar é trazer para si funções originalmente atribuídas a um subordinado. Nada impede que seja feita, entretanto, deve ser evitada por importar desprestígio a seu inferior.
  • D Rever os atos dos inferiores hierárquicos é apreciar tais atos em todos os seus aspectos para mantê-los ou invalidá-los.
  • E A subordinação, resultante também do poder de supervisão ministerial sobre a entidade vinculada, é exercida nos limites que a lei estabelece, sem retirar a autonomia do ente supervisionado. Pode ocorrer numa mesma pessoa jurídica, estabelecida dentro de órgãos de uma mesma entidade, verticalmente estruturados, ou entre duas pessoas jurídicas distintas.
16

Os poderes administrativos surgem com a Administração e se apresentam conforme as demandas dos serviços públicos, o interesse público e os fins os quais devem atingir. São classificados em poder vinculado e poder discricionário, segundo a necessidade de prática de atos, poder hierárquico e poder disciplinar, de acordo com a necessidade de se organizar a Administração ou aplicar sanções a seus servidores, poder regulamentar para criar normas para certas situações e poder de polícia, quando necessário se faz a contenção de direitos individuais em prol da coletividade. O Poder Disciplinar trata da atribuição pública de aplicação de sanções àqueles que estejam sujeitos à disciplina do ente estatal. Sobre ele, analise as afirmativas.


I. É o poder de aplicar sanções e penalidades, apurando infrações dos servidores ou outros que são submetidos à disciplina da Administração, ou seja, a todos aqueles que tenham vínculo de natureza especial com o Estado, como é o exemplo daqueles particulares que celebraram contratos com o Poder Público. A função deste poder é sempre aprimorar a prestação do serviço público punindo malversação do dinheiro público ou atuação em desconformidade com a lei.

II. A doutrina costuma apontar que o Poder Disciplinar pode decorrer do Poder Hierárquico, haja vista tratar-se a hierarquia de uma espécie de vinculação especial, mas também pode decorrer dos contratos celebrados pela Administração Pública, sejam regidos pelo direito público ou pelo direito privado.

III. O Poder Disciplinar consiste em um sistema punitivo interno e por isso não se pode confundir com o sistema punitivo exercido pela justiça penal, muito menos com o exercício do Poder de Polícia. As pessoas que são atingidas por esse Poder possuem uma sujeição especial, um vínculo com a Administração Pública.


Pode-se afirmar que:

  • A somente I está correta.
  • B somente II está correta.
  • C somente III está correta.
  • D há apenas duas afirmativas corretas.
  • E todas estão corretas.
17

A classificação dos atos administrativos sofre variação em virtude da diversidade dos critérios adotados. Quanto à liberdade de ação, podem ser vinculados e discricionários. É um ato unilateral e discricionário pelo qual a Administração faculta a prática de ato jurídico ou manifesta sua concordância com ato jurídico já praticado:

  • A autorização.
  • B aprovação.
  • C licença
  • D homologação.
  • E permissão.
18

Ato Administrativo é ato da administração praticado por órgãos e/ou pessoas vinculadas à administração. Tem finalidade pública; é uma espécie de ato jurídico. Via de regra, são atributos ou características do próprio ato do poder público que os distinguem do ato do direito privado, exceto:

  • A intervencionismo.
  • B imperatividade.
  • C presunção de legitimidade ou veracidade.
  • D autoexecutoriedade.
  • E tipicidade.
19

Os atos administrativos valem até a data neles prevista ou, como regra geral, até que outro ato os revogue ou anule. Desde o nascimento, seja ele legítimo ou não, produz seus efeitos, em face da presunção de legitimidade e veracidade. Duas são as maneiras de um ato ser desfeito: revogação e anulação. Analise as seguintes afirmativas quanto à anulação.


I. Um ato é nulo quando afronta a lei, quando foi produzido com alguma ilegalidade. Pode ser declarada pela própria Administração Pública, no exercício de sua autotutela, ou pelo Judiciário.

II. É a forma de desfazer um ato válido, legítimo, mas que não é mais conveniente, útil ou oportuno. Ocorre em função de não cumprimento das condições que deveriam ser atendidas para manter a situação fática jurídica.

III. Opera efeitos retroativos “ex tunc”, como se nunca tivesse existido, exceto em relação a terceiros de boa-fé. Entre as partes, não gera direitos ou obrigações, não constitui situações jurídicas definitivas, nem admite convalidação.


Pode-se afirmar que:

  • A somente I está correta.
  • B somente II está correta.
  • C somente III está correta.
  • D há apenas duas afirmativas corretas.
  • E todas estão corretas.
20

Com algumas hipóteses de exceção previstas em lei, a regra da administração pública (direta e indireta) é licitar. Sobre as modalidades de licitação, analise as seguintes afirmativas.


I. Nos casos em que for cabível a modalidade convite, as modalidades tomada de preços e concorrência também são passíveis de serem utilizadas. Em geral, elas não são empregadas, pois implicam maiores prazos (são menos céleres) e maiores custos (derivados da publicação no Diário Oficial, por exemplo).

II. As modalidades convite, tomada de preços e concorrência são as que constam da Lei de Licitações e Contratos como opções para a administração pública adquirir um bem ou contratar um serviço (a ressalva é a tomada de preços, que é empregada também na alienação de bens imóveis).

III. Tanto o leilão quanto o concurso não servem para a aquisição de um bem ou para a contratação de um serviço, de forma que não se aplicam no contexto das compras governamentais.


Pode-se afirmar que:

  • A somente I está correta.
  • B somente II está correta.
  • C somente III está correta.
  • D há apenas duas afirmativas corretas.
  • E todas estão corretas.
21

Em órgãos públicos, o comprador está restrito aos tipos de licitação. O tipo de licitação não se confunde com a modalidade de licitação. Ao passo que a modalidade refere-se ao procedimento, o tipo de licitação é o critério de julgamento utilizado pela administração para seleção da proposta mais vantajosa. Com relação aos tipos de licitação, assinale a alternativa incorreta.

  • A Menor Preço: a proposta mais vantajosa para a Administração é a de menor preço.
  • B Melhor Preço: a proposta mais vantajosa para a Administração é a de melhor preço.
  • C Melhor Técnica: a proposta mais vantajosa, neste caso, é escolhida com base em fatores de ordem técnica. É usado exclusivamente para serviços de natureza predominantemente intelectual (elaboração de estudos, projetos etc.).
  • D Técnica e Preço: a proposta mais vantajosa é a que obtiver maior média ponderada entre os fatores preço e técnica.
  • E Maior Lance ou Oferta: aplicável somente nos casos de alienação de bens ou de concessão de direito real de uso.

Filosofia do Direito

22

Pode-se considerar a ética como um tipo de postura e o que se refere a um modo de ser, à natureza da ação humana. Trata-se de uma maneira de lidar com as situações da vida e do modo como estabelecemos relações com outra pessoa. Quais são nossas responsabilidades pessoais em uma relação com o outro? Como lidamos com as outras pessoas em sociedade? Uma conduta ética pode ser um tipo de comportamento mediado por princípios e valores morais. A palavra “ética” também pode ser definida como um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano na tentativa de explicar as regras morais de forma racional e fundamentada. Nesse sentido, trata-se de uma reflexão sobre a moral, podendo-se afirmar que a ética é a parte da filosofia que estuda a moral, pois reflete e questiona sobre as regras morais. Analise, a seguir, as afirmativas sobre moral e ética.


I. A moral pode ser definida como o conjunto de regras aplicado no cotidiano e que é utilizado constantemente por cada cidadão. Tais regras orientam cada indivíduo que vive na sociedade, norteando seus julgamentos sobre o que é certo ou errado, moral ou imoral, e suas ações. Assim sendo, a moral é fruto do padrão cultural vigente e reúne as regras tidas como necessárias para a boa convivência entre os membros pertencentes a uma determinada sociedade.

II. A moral é constituída pelos valores previamente estabelecidos pela própria sociedade e os comportamentos socialmente aceitos e passíveis de serem questionados pela ética. Pode-se afirmar que, ao falarmos de moral, os julgamentos de certo ou errado dependerão do lugar onde se está.

III. Pode-se considerar que a ética engloba determinados tipos de comportamentos, sejam eles considerados corretos ou incorretos; já a moral estabelece as regras que permitem determinar se o comportamento é correto ou não.


Pode-se afirmar que:

  • A somente I está correta.
  • B somente II está correta.
  • C somente III está correta.
  • D há apenas duas afirmativas corretas.
  • E todas estão corretas.

Direito Administrativo

23

A administração pública indireta “é o conjunto dos entes (entidades com personalidade jurídica) que, vinculados a um órgão da Administração Direta, prestam serviço público ou de interesse público”. Ela compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria, como autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações e, em 2005, foi criado por lei o consórcio público. Sobre as autarquias, leia as seguintes afirmativas.

I. São criadas por lei específica e com personalidade de direito público.

II. Possuem patrimônios próprios.

III. Desempenham atribuições tipicamente públicas.

IV. Têm capacidade de autoadministração sob controle estatal.

V. Quanto à espécie, são classificadas em autarquias de regime comum e de regime especial.

Está correto o que se afirma em:

  • A todas.
  • B somente uma das afirmativas.
  • C somente duas das afirmativas.
  • D somente três das afirmativas.
  • E somente quatro das afirmativas.
24

Administração pública direta é o conjunto constituído pela totalidade dos órgãos públicos centralizados, ou seja, as entidades federativas União, Estados, Distrito Federal, Territórios e Municípios. Já a administração pública indireta é o conjunto de pessoas jurídicas independentes criadas pelo Estado, como Autarquias Fundações, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista. Devido a tal divisão, os serviços públicos brasileiros também são realizados de maneira descentralizada, de forma que sua concretização pode se dar tanto pela estrutura estatal centralizada, como pelas instituições que, embora criadas pelo Estado, não fazem parte de seu “corpo” central. Sobre o assunto, leia as seguintes afirmativas.

I. Em alguns casos, o estado segue exercendo determinada atividade juntamente com a iniciativa privada; em outros, contudo, a atividade é completamente terceirizada por meio de privatizações.

II. Há hipóteses em que o exercício de um determinado serviço público é completamente terceirizado e o Estado passa atuar na fiscalização e regulação desse serviço. São os casos, por exemplo, da telefonia fixa, móvel, energia elétrica e água, quando os serviços são realizados por empresas públicas ou por empresas do setor privado.

III. Para fiscalização e regulação dos serviços, foram criadas as chamadas agências reguladoras, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Agência Nacional de Águas (ANA), entre outras. 

Pode-se afirmar que:

  • A somente I está correta.
  • B somente II está correta.
  • C somente III está correta.
  • D há apenas duas afirmativas corretas.
  • E todas estão corretas.
25

As rotinas de pessoal requerem conhecimento básico dos preceitos da CLT. Justa causa é todo ato faltoso do empregado que faz desaparecer a confiança existente entre as partes, tornando indesejável o prosseguimento da relação empregatícia. Entre os atos que constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador, está o da improbidade administrativa. Sobre ela, analise as afirmativas.

I. Improbidade administrativa é o designativo técnico para conceituar corrupção administrativa, ou seja, o que é contrário à honestidade, à boa-fé, à honradez, à correção de atitude.

II. O ato de improbidade nem sempre será um ato administrativo, poderá ser qualquer conduta comissiva ou omissiva praticada no exercício da função ou fora dela.

III. São modalidades de atos de improbidade: enriquecimento ilícito, dano ao erário e violação a princípios da Administração. 

Pode-se afirmar que:

  • A somente I está correta.
  • B somente II está correta.
  • C somente III está correta.
  • D há apenas duas afirmativas corretas.
  • E todas estão corretas.
26

Toda instituição pública tem obrigação de zelar pelo correto uso dos recursos, especialmente quando contrata serviços ou adquire bens. Para isso, deve respeitar as regras dispostas na Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, a Lei das Licitações. Sobre as modalidades de licitação, leia as afirmativas.

I. Concorrência é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

II. Tomada de preços é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

III. Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista na lei supracitada, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.  

Pode-se afirmar que:

  • A somente I está correta.
  • B somente II está correta.
  • C somente III está correta.
  • D há apenas duas afirmativas corretas.
  • E todas estão incorretas.
27
A Lei nº 8.666/93 institui normas para licitações e contratos da Administração Pública. Quando se contrata um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas de obras, serviços e instalações necessários, sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao contratante em condições de entrada em operação, atendidos os requisitos técnicos e legais para sua utilização em condições de segurança estrutural e operacional e com as características adequadas às finalidades para que foi contratada, trata-se do regime de:
  • A projeto de execução.
  • B alienação.
  • C compra.
  • D empreitada integral.
  • E execução direta.
28
O Decreto nº 5.450/05 regulamenta o pregão, na forma eletrônica, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências. Caberá ao licitante interessado em participar do pregão, na forma eletrônica, exceto:
  • A credenciar-se no SICAF para certames promovidos por órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e de órgão ou entidade dos demais Poderes, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que tenham celebrado termo de adesão.
  • B remeter, no prazo de 15 (quinze) dias, exclusivamente por meio eletrônico, via internet, a proposta e, quando for o caso, seus anexos.
  • C responsabilizar-se formalmente pelas transações efetuadas em seu nome, assumindo como firmes e verdadeiras suas propostas e lances, inclusive os atos praticados diretamente ou por seu representante, não cabendo ao provedor do sistema ou ao órgão promotor da licitação responsabilidade por eventuais danos decorrentes de uso indevido da senha, ainda que por terceiros.
  • D acompanhar as operações no sistema eletrônico durante o processo licitatório, responsabilizando-se pelo ônus decorrente da perda de negócios diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema ou de sua desconexão.
  • E utilizar-se da chave de identificação e da senha de acesso para participar do pregão na forma eletrônica; e solicitar o cancelamento da chave de identificação ou da senha de acesso por interesse próprio.
29
Além do vencimento e das vantagens previstas na Lei nº 8.112/90, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais: I. retribuição ou gratificação pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento. II. gratificação natalina. III. adicional por tempo de serviço. IV. adicional pela prestação de serviço extraordinário. V. gratificação por encargo de curso ou concurso. VI. outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho. Quantos dos incisos acima estão corretos?
  • A Todos.
  • B Cinco, somente.
  • C Quatro, somente.
  • D Três, somente.
  • E Dois, somente.
30
Assinale a única alternativa correta, segundo disposto no Título II, Capítulo I, Seção IV, da Lei nº 8.112/90, no que se refere à posse e ao exercício dos servidores públicos.
  • A É de trinta dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.
  • B O início do exercício de função de confiança coincidirá com a data de publicação do ato de designação, salvo quando o servidor estiver em licença ou afastado por qualquer outro motivo legal, hipótese em que recairá no quinto dia útil após o término do impedimento, que não poderá exceder a trinta dias da publicação.
  • C O início, a suspensão, a interrupção e o reinício do exercício serão registrados no assentamento individual do servidor. Ao entrar em exercício, o servidor apresentará ao órgão competente os elementos necessários ao seu assentamento individual.
  • D A promoção interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover o servidor.
  • E O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, quinze e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento ou readaptação à nova sede.

Direito Constitucional

31

De acordo com a CF, julgue os itens subsequentes.
I Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência. II Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da União (TCU). III A iniciativa das leis complementares e ordinárias não cabe a nenhum cidadão, seja ele brasileiro ou não; ela é função exclusiva da Câmara dos Deputados, do Senado e do presidente da República.
Assinale a alternativa correta.

  • A Nenhum item está certo.
  • B Apenas os itens I e II estão certos.
  • C Apenas os itens I e III estão certos.
  • D Apenas os itens II e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.
32
A publicidade dos atos administrativos é feita tanto na esfera federal (por meio do Diário Oficial Federal) como na estadual (por meio do Diário Oficial Estadual) ou municipal (por meio do Diário Oficial do Município). A Publicidade deve ter objetivo educativo, informativo e de interesse social, não podendo ser utilizados símbolos, imagens etc. que caracterizem a promoção pessoal do Agente Administrativo. A Publicidade, ao mesmo tempo que inicia os atos, também possibilita àqueles que deles tomam conhecimento, utilizarem os remédios constitucionais contra eles. Assim, com base em diversos incisos do art. 5° da CF, o interessado poderá usar o(a):

I. Direito de Petição.
II. Mandado de Segurança.
III. Ação Popular.
IV. Habeas Data.
V. Habeas Corpus.

Pode-se afirmar que:

  • A todas estão corretas.
  • B somente I, II e III estão corretas.
  • C somente I e II estão corretas.
  • D somente II e III estão corretas.
  • E somente III, IV e V estão corretas.
33

Segundo a Constituição Federal, a República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constituindo-se em Estado Democrático de Direito, e tem como fundamentos:

I. a soberania.

II. a cidadania.

III. a dignidade da pessoa humana.

IV. a representatividade política independentemente de partidos.

V. os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

Está incorreto o que se afirma em:

  • A I
  • B II
  • C III
  • D IV
  • E V
34

De acordo com a Constituição Federal, as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata. Assim sendo, encontre a única regra que não está de acordo com a ideal defesa desses direitos.

  • A O Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos.
  • B Os direitos e garantias expressos na Constituição Federal não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, mas tão somente dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.
  • C Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.
  • D São gratuitas as ações de "habeas-corpus" e "habeas-data", e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania.
  • E Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.
35

Tenha atenção nos incisos a seguir.
I. O Poder Legislativo Federal é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e das Assembléias Legislativas. II. O Senado Federal compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal. III. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado. A eleição do Presidente da República importará a do Vice- Presidente com ele registrado. IV. O Supremo Tribunal Federal, o Conselho Nacional de Justiça e os Tribunais Superiores têm sede na Capital Federal. O Supremo Tribunal Federal e os Tribunais Superiores têm jurisdição em todo o território nacional.
Quantos deles estão corretos?

  • A Nenhum.
  • B Todos.
  • C Somente três.
  • D Somente dois.
  • E Somente um.
36

Assinale a alternativa incorreta a respeito dos direitos e garantias fundamentais existentes na Constituição Federal.

  • A Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.
  • B É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.
  • C É livre a manifestação do pensamento, sendo preservado o anonimato.
  • D É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.
  • E Ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado.
37
Assinale a alternativa que corretamente completa a lacuna.
Conceder-se-á _________________ para proteger direito líquido e certo, não amparado por "habeas-corpus" ou "habeas-data", quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público. 
  • A Mandado de Segurança
  • B Habeas Corpus
  • C Habeas Data
  • D Ação Popular
  • E Ação Civil Pública
38
Considere as seguintes afirmações:
I. Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.
II. A lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem.
III. Ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei.
Pode-se afirmar que:
  • A somente I e II são corretas.
  • B somente I e III são corretas.
  • C somente II e III são corretas.
  • D todas são incorretas.
  • E todas são corretas.

Português

39

Para responder à questão, leia o texto abaixo.

Projeto leva moradores de rua para biblioteca pública em Icoaraci

Na tentativa de mudar a realidade de moradores em situação de rua, a Biblioteca Avertano Rocha, no distrito de Icoaraci, em Belém, desenvolveu o projeto "Tornar Visível os Invisíveis". A ação tem parceria da Prefeitura de Belém e do Centro Pop.
“Eu vinha andando na rua e eles sempre me abordavam pedindo dinheiro. Eu dizia bora para biblioteca, bora para biblioteca”, conta a coordenadora da biblioteca, Terezinha Lima.
Em um ano, o projeto já levou mais de 60 pessoas para a biblioteca. Em um ambiente totalmente diferente das ruas, eles começam a pensar em um futuro diferente. São as histórias dos livros, que os inspira a fazer uma história diferente para eles também.
O projeto deu tão certo que venceu a oitava edição do Prêmio Vivaleitura, do Ministério da Educação, uma iniciativa que reconhece as experiências que promovam o hábito de ler.
A leitura é lenta e cheia de dificuldades. É a consequência do pouco tempo que eles passaram na escola. Aos 31 anos de idade, Wellisson Almeida entrou pela primeira vez em uma biblioteca. “Eu imaginava que era uma sala pequena, poucos livros”, comenta.
E cheios de novos planos, com 40 anos de idade, Hernan Costa quer voltar a estudar e já escolheu a profissão que quer exercer. "Tem gente que termina a faculdade com 60, né? Tenho tempo. Quero ser um bom advogado, pretendo ser", conta.


(g1.globo.com)

Assinale a alternativa que contenha palavras do texto acentuadas, corretamente, pelo mesmo motivo.

  • A "histórias" e "prêmio".
  • B "pública" e "experiência".
  • C "já" e "visível".
  • D "invisíveis" e "Belém".
  • E "situação" e "educação".
40

                                      Uma foto, uma vida

                                                                              POR MARCELO LEVITES


      Um jovem estudante de radiologia, o israelense chamado Yehonatan Turner, teve a brilhante ideia de incluir fotos de pacientes (obviamente com o consentimento deles) nas telas dos computadores dos radiologistas quando estes iam fazer o laudo de exames como de Tomografia Computadorizada. A partir daí ele percebeu uma maior empatia por parte dos profissionais com as pessoas que iam fazer Raio-X, Tomografias e ressonâncias magnéticas.

      O estudo, de 2008, mostrou que, ao verem as fotografias, os radiologistas passaram a ser mais meticulosos na forma como analisavam o exame. Os pacientes deixaram de ser apenas pernas, braços, cabeça etc. para terem uma identidade, um rosto. Turner resolveu fazer este estudo porque percebeu nos radiologistas – ele era um deles – isolamento e solidão. E, para ele, a forma impessoal de seu trabalho passou a mudar quando ele mesmo imaginava estar fazendo o exame no seu pai ou na sua avó.

      O mais interessante do estudo é que uma simples fotografia mudou a abordagem dos profissionais que passaram a ver seus pacientes “como um ser humano, não como um caso de estudo anônimo”. Trazendo esta história para a nossa realidade percebo que muitas vezes deixamos de ver as pessoas como seres humanos e as tratamos como números. Isso quando não as percebemos como alguém que nos atrapalha e nos tira o lugar nosso por direito na fila, no trânsito, no transporte público etc.

      Felizmente temos na nossa sociedade outros Turners que, vez ou outra, nos chacoalham e nos mostram que devemos enxergar as pessoas como realmente são: pessoas. Por isso, sugiro um exercício diário: trate as pessoas como se fossem seus pais ou avós. O mundo certamente ficará menos sombrio e escuro como são as salas dos exames para se tornar radiante e cheio de vida. Viva mais e melhor.

(http://emais.estadao.com.br/blogs/viva-mais-e-melhor/uma-foto-umavida/)

A palavra “enxergar” aparece, no texto, corretamente escrita com “x”, assim como estão corretamente grafadas as seguintes palavras:

  • A enxarcar – enxente – enxuto.
  • B mexerica – exímio – enxágue.
  • C xiqueiro – mechido – xeque.
  • D mecher – achar – pexinxa.
  • E pexincha – mexer – mexa (de cabelo).
41

                                      Uma foto, uma vida

                                                                              POR MARCELO LEVITES


      Um jovem estudante de radiologia, o israelense chamado Yehonatan Turner, teve a brilhante ideia de incluir fotos de pacientes (obviamente com o consentimento deles) nas telas dos computadores dos radiologistas quando estes iam fazer o laudo de exames como de Tomografia Computadorizada. A partir daí ele percebeu uma maior empatia por parte dos profissionais com as pessoas que iam fazer Raio-X, Tomografias e ressonâncias magnéticas.

      O estudo, de 2008, mostrou que, ao verem as fotografias, os radiologistas passaram a ser mais meticulosos na forma como analisavam o exame. Os pacientes deixaram de ser apenas pernas, braços, cabeça etc. para terem uma identidade, um rosto. Turner resolveu fazer este estudo porque percebeu nos radiologistas – ele era um deles – isolamento e solidão. E, para ele, a forma impessoal de seu trabalho passou a mudar quando ele mesmo imaginava estar fazendo o exame no seu pai ou na sua avó.

      O mais interessante do estudo é que uma simples fotografia mudou a abordagem dos profissionais que passaram a ver seus pacientes “como um ser humano, não como um caso de estudo anônimo”. Trazendo esta história para a nossa realidade percebo que muitas vezes deixamos de ver as pessoas como seres humanos e as tratamos como números. Isso quando não as percebemos como alguém que nos atrapalha e nos tira o lugar nosso por direito na fila, no trânsito, no transporte público etc.

      Felizmente temos na nossa sociedade outros Turners que, vez ou outra, nos chacoalham e nos mostram que devemos enxergar as pessoas como realmente são: pessoas. Por isso, sugiro um exercício diário: trate as pessoas como se fossem seus pais ou avós. O mundo certamente ficará menos sombrio e escuro como são as salas dos exames para se tornar radiante e cheio de vida. Viva mais e melhor.

(http://emais.estadao.com.br/blogs/viva-mais-e-melhor/uma-foto-umavida/)

Observe a passagem abaixo, destacada do texto.


Trazendo esta história para a nossa realidade percebo que

muitas vezes deixamos de ver as pessoas como seres

humanos e as tratamos como números. Isso quando não as

percebemos como alguém que nos atrapalha e nos tira o

lugar nosso por direito na fila, no trânsito, no transporte

público etc.


Sobre as três ocorrências de “as”, em destaque no trecho, analise as afirmativas e assinale a correta.

  • A São, todas elas, artigos definidos, femininos, plurais.
  • B As duas primeiras são artigos; a última, porém, é um pronome reto.
  • C A primeira é um artigo definido; a segunda e a terceira, porém, são exemplos de pronomes oblíquos, que se referem a “pessoas”.
  • D As três ocorrências têm classificações morfológicas diferentes, que são, respectivamente: pronome, artigo e preposição.
  • E A primeira ocorrência é um exemplo de artigo indefinido, que especifica o substantivo “pessoas”; a segunda é um pronome relativo, que retoma “pessoas”; a terceira é uma preposição acidental.
42

                                      Uma foto, uma vida

                                                                              POR MARCELO LEVITES


      Um jovem estudante de radiologia, o israelense chamado Yehonatan Turner, teve a brilhante ideia de incluir fotos de pacientes (obviamente com o consentimento deles) nas telas dos computadores dos radiologistas quando estes iam fazer o laudo de exames como de Tomografia Computadorizada. A partir daí ele percebeu uma maior empatia por parte dos profissionais com as pessoas que iam fazer Raio-X, Tomografias e ressonâncias magnéticas.

      O estudo, de 2008, mostrou que, ao verem as fotografias, os radiologistas passaram a ser mais meticulosos na forma como analisavam o exame. Os pacientes deixaram de ser apenas pernas, braços, cabeça etc. para terem uma identidade, um rosto. Turner resolveu fazer este estudo porque percebeu nos radiologistas – ele era um deles – isolamento e solidão. E, para ele, a forma impessoal de seu trabalho passou a mudar quando ele mesmo imaginava estar fazendo o exame no seu pai ou na sua avó.

      O mais interessante do estudo é que uma simples fotografia mudou a abordagem dos profissionais que passaram a ver seus pacientes “como um ser humano, não como um caso de estudo anônimo”. Trazendo esta história para a nossa realidade percebo que muitas vezes deixamos de ver as pessoas como seres humanos e as tratamos como números. Isso quando não as percebemos como alguém que nos atrapalha e nos tira o lugar nosso por direito na fila, no trânsito, no transporte público etc.

      Felizmente temos na nossa sociedade outros Turners que, vez ou outra, nos chacoalham e nos mostram que devemos enxergar as pessoas como realmente são: pessoas. Por isso, sugiro um exercício diário: trate as pessoas como se fossem seus pais ou avós. O mundo certamente ficará menos sombrio e escuro como são as salas dos exames para se tornar radiante e cheio de vida. Viva mais e melhor.

(http://emais.estadao.com.br/blogs/viva-mais-e-melhor/uma-foto-umavida/)

Assinale, dentre as palavras a seguir, aquela que representa um antônimo para “meticulosos”, que aparece em destaque no texto.

  • A Cuidadosos.
  • B Delicados.
  • C Preciosistas.
  • D Negligentes.
  • E Detalhistas.
43

                                      Uma foto, uma vida

                                                                              POR MARCELO LEVITES


      Um jovem estudante de radiologia, o israelense chamado Yehonatan Turner, teve a brilhante ideia de incluir fotos de pacientes (obviamente com o consentimento deles) nas telas dos computadores dos radiologistas quando estes iam fazer o laudo de exames como de Tomografia Computadorizada. A partir daí ele percebeu uma maior empatia por parte dos profissionais com as pessoas que iam fazer Raio-X, Tomografias e ressonâncias magnéticas.

      O estudo, de 2008, mostrou que, ao verem as fotografias, os radiologistas passaram a ser mais meticulosos na forma como analisavam o exame. Os pacientes deixaram de ser apenas pernas, braços, cabeça etc. para terem uma identidade, um rosto. Turner resolveu fazer este estudo porque percebeu nos radiologistas – ele era um deles – isolamento e solidão. E, para ele, a forma impessoal de seu trabalho passou a mudar quando ele mesmo imaginava estar fazendo o exame no seu pai ou na sua avó.

      O mais interessante do estudo é que uma simples fotografia mudou a abordagem dos profissionais que passaram a ver seus pacientes “como um ser humano, não como um caso de estudo anônimo”. Trazendo esta história para a nossa realidade percebo que muitas vezes deixamos de ver as pessoas como seres humanos e as tratamos como números. Isso quando não as percebemos como alguém que nos atrapalha e nos tira o lugar nosso por direito na fila, no trânsito, no transporte público etc.

      Felizmente temos na nossa sociedade outros Turners que, vez ou outra, nos chacoalham e nos mostram que devemos enxergar as pessoas como realmente são: pessoas. Por isso, sugiro um exercício diário: trate as pessoas como se fossem seus pais ou avós. O mundo certamente ficará menos sombrio e escuro como são as salas dos exames para se tornar radiante e cheio de vida. Viva mais e melhor.

(http://emais.estadao.com.br/blogs/viva-mais-e-melhor/uma-foto-umavida/)

Pode-se considerar que o texto apresentado é:

  • A jornalístico, apesar de apresentar a marca da primeira pessoa, o que não é comum nesse tipo de texto; apresenta as características gerais de uma notícia, como o lide, por exemplo, que apresenta as informações essenciais no início do texto.
  • B um conto, já que apresenta fatos fictícios do cotidiano, escritos em uma linguagem clara, direta e lírica.
  • C uma crônica, já que apresenta fatos fictícios do cotidiano, escritos em uma linguagem clara, direta e lírica.
  • D um trecho de romance, já que apresenta, nitidamente, referências a capítulos anteriores, com menção a personagens e ações anteriores àqueles presentes no trecho apresentado, além de tempo cronológico.
  • E um relato de viagem, com dados autobiográficos, até porque apresenta as memórias pessoais do narrador, contadas em primeira pessoa.
44

                                      Uma foto, uma vida

                                                                              POR MARCELO LEVITES


      Um jovem estudante de radiologia, o israelense chamado Yehonatan Turner, teve a brilhante ideia de incluir fotos de pacientes (obviamente com o consentimento deles) nas telas dos computadores dos radiologistas quando estes iam fazer o laudo de exames como de Tomografia Computadorizada. A partir daí ele percebeu uma maior empatia por parte dos profissionais com as pessoas que iam fazer Raio-X, Tomografias e ressonâncias magnéticas.

      O estudo, de 2008, mostrou que, ao verem as fotografias, os radiologistas passaram a ser mais meticulosos na forma como analisavam o exame. Os pacientes deixaram de ser apenas pernas, braços, cabeça etc. para terem uma identidade, um rosto. Turner resolveu fazer este estudo porque percebeu nos radiologistas – ele era um deles – isolamento e solidão. E, para ele, a forma impessoal de seu trabalho passou a mudar quando ele mesmo imaginava estar fazendo o exame no seu pai ou na sua avó.

      O mais interessante do estudo é que uma simples fotografia mudou a abordagem dos profissionais que passaram a ver seus pacientes “como um ser humano, não como um caso de estudo anônimo”. Trazendo esta história para a nossa realidade percebo que muitas vezes deixamos de ver as pessoas como seres humanos e as tratamos como números. Isso quando não as percebemos como alguém que nos atrapalha e nos tira o lugar nosso por direito na fila, no trânsito, no transporte público etc.

      Felizmente temos na nossa sociedade outros Turners que, vez ou outra, nos chacoalham e nos mostram que devemos enxergar as pessoas como realmente são: pessoas. Por isso, sugiro um exercício diário: trate as pessoas como se fossem seus pais ou avós. O mundo certamente ficará menos sombrio e escuro como são as salas dos exames para se tornar radiante e cheio de vida. Viva mais e melhor.

(http://emais.estadao.com.br/blogs/viva-mais-e-melhor/uma-foto-umavida/)

Sobre o texto como um todo, pode-se compreender corretamente que:

  • A valoriza a ciência pura em detrimento das relações interpessoais, sejam elas de que natureza forem.
  • B compara a atuação de profissionais de saúde quando tratando pessoas desconhecidas e seus parentes, considerando esta atuação mais eficaz que aquela.
  • C mostra que os profissionais da área da saúde jamais devem confundir seus pacientes com seus parentes, o que, indiscutivelmente, prejudicaria a clareza e a acurácia em sua atuação profissional.
  • D prova, por meio da apresentação de resultados cientificamente comprovados, que os médicos podem e devem tratar de seus parentes mais próximos, como pais e avós, cuidando deles como se fossem pacientes desconhecidos.
  • E apresenta uma medida simples, que é a inclusão de fotografias de pacientes juntamente com seus exames de imagem, que pode levar a melhorias na atuação de profissionais da área de saúde ao analisarem exames desses indivíduos.
45

Para responder à questão, considere o Manual de Redação da Presidência da República. 

São todas palavras corretamente escritas:

  • A ansear, distinguir e previlégio.
  • B antevéspera, embutir e cardeal.
  • C nomiar, hastear, prefirir.
  • D despêndio, júre, aborígene.
  • E emigrar, ideologia e despensar.
46

                Farmácia de manipulação para pets cria remédio

                                   com sabor de biscoito


      As pessoas que têm cachorro em casa sabem que esses animais morrem de medo quando escutam o som dos fogos de artifício. Mas já existe farmácia de manipulação para pets. Uma das fórmulas disponíveis ajuda os bichos a lidar com o barulho.

      Os donos de cachorro ou gato conhecem as dificuldades para dar um comprimido ou espirrar um líquido na boca do animal. É preciso se desdobrar para tentar fazer com que os bichos tomem o medicamento. Agora, o remédio foi manipulado em um biscoitinho.

      O biscoito que funciona como remédio é produzido na farmácia de manipulação especializada em fórmulas só para animais de qualquer espécie ou tamanho. “Sempre a gente sofre pra dar remédio. Eles não aceitam. Eu cheguei com a receita. Ela deu pra ele e ele adorou”, diz a cliente Fátima Gerardi.

      Para facilitar a aplicação, há remédios também em forma de pomadas, com sabores que os bichos adoram. “Ela tem bastante estresse. Cai bastante pelo. Foi sugerido a pomada pra passar na pata dela, pra poder passar e lamber a medicação sem o stress do comprimido”, conta a cliente Nathália Novaes.

      A farmácia faz parte da rede de franquias criada pelo casal Marcelo Piazera e Renata Piazera, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. “Começou do zero mesmo. Eu já havia tido experiência em farmácia de manipulação humana. Mas, a ideia da manipulação veterinária foi desenvolvida do zero, através de muitos cursos e pesquisas até identificar as fórmulas mais específicas que cada animal mais gosta, como sabor e formato”, explica Renata.

      “A gente viu que tinha um mercado inteiro no Brasil carente desse tipo de cuidado para o animal. A gente viu que franquia seria o modelo ideal para transformar esse negócio que começou em Jaraguá do Sul para o Brasil inteiro”, completa Piazera. A franqueada Caroline Saba abriu a loja há um mês. Ela largou a publicidade para virar empresária e investiu R$ 180 mil no negócio.

     “Está super valendo a pena. O retorno está vindo muito rápido. É muito gostoso esse dia a dia com os tutores, com os donos dos cachorros e gatinhos. A gente tem recebido muitos elogios em relação à agilidade e rapidez, mesmo sendo tão recente”, diz Caroline.

   Em três anos a rede espalhou 18 unidades em todo o Brasil. O investimento para abrir uma unidade varia de R$ 150 mil a R$ 250 mil. Mas, é necessário ter um farmacêutico responsável na loja.

                                                                                                     (g1.globo.com) 

Releia esta passagem do texto:


[...] até identificar as fórmulas mais específicas que cada animal mais gosta [...]


Com relação à regência verbal na passagem acima, de acordo com a Norma Culta escrita da língua portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A O verbo "identificar" deveria ter sido empregado em sua forma pronominal.
  • B A regência do verbo "identificar" não está correta, no contexto em que aparece.
  • C Na passagem acima, não há qualquer problema de regência verbal.
  • D A preposição "até" não deveria ter sido empregada, no contexto em que aparece.
  • E Deveria ter sido empregada a preposição "de" antecedendo o pronome "que".
47

                Farmácia de manipulação para pets cria remédio

                                   com sabor de biscoito


      As pessoas que têm cachorro em casa sabem que esses animais morrem de medo quando escutam o som dos fogos de artifício. Mas já existe farmácia de manipulação para pets. Uma das fórmulas disponíveis ajuda os bichos a lidar com o barulho.

      Os donos de cachorro ou gato conhecem as dificuldades para dar um comprimido ou espirrar um líquido na boca do animal. É preciso se desdobrar para tentar fazer com que os bichos tomem o medicamento. Agora, o remédio foi manipulado em um biscoitinho.

      O biscoito que funciona como remédio é produzido na farmácia de manipulação especializada em fórmulas só para animais de qualquer espécie ou tamanho. “Sempre a gente sofre pra dar remédio. Eles não aceitam. Eu cheguei com a receita. Ela deu pra ele e ele adorou”, diz a cliente Fátima Gerardi.

      Para facilitar a aplicação, há remédios também em forma de pomadas, com sabores que os bichos adoram. “Ela tem bastante estresse. Cai bastante pelo. Foi sugerido a pomada pra passar na pata dela, pra poder passar e lamber a medicação sem o stress do comprimido”, conta a cliente Nathália Novaes.

      A farmácia faz parte da rede de franquias criada pelo casal Marcelo Piazera e Renata Piazera, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. “Começou do zero mesmo. Eu já havia tido experiência em farmácia de manipulação humana. Mas, a ideia da manipulação veterinária foi desenvolvida do zero, através de muitos cursos e pesquisas até identificar as fórmulas mais específicas que cada animal mais gosta, como sabor e formato”, explica Renata.

      “A gente viu que tinha um mercado inteiro no Brasil carente desse tipo de cuidado para o animal. A gente viu que franquia seria o modelo ideal para transformar esse negócio que começou em Jaraguá do Sul para o Brasil inteiro”, completa Piazera. A franqueada Caroline Saba abriu a loja há um mês. Ela largou a publicidade para virar empresária e investiu R$ 180 mil no negócio.

     “Está super valendo a pena. O retorno está vindo muito rápido. É muito gostoso esse dia a dia com os tutores, com os donos dos cachorros e gatinhos. A gente tem recebido muitos elogios em relação à agilidade e rapidez, mesmo sendo tão recente”, diz Caroline.

   Em três anos a rede espalhou 18 unidades em todo o Brasil. O investimento para abrir uma unidade varia de R$ 150 mil a R$ 250 mil. Mas, é necessário ter um farmacêutico responsável na loja.

                                                                                                     (g1.globo.com) 

Em "É preciso se desdobrar para tentar fazer com que os bichos tomem o medicamento", pode-se afirmar que:

  • A há apenas uma oração.
  • B há uma oração subordinada adverbial.
  • C há uma oração subordinada adjetiva.
  • D há duas orações coordenadas, apenas.
  • E há três orações coordenadas.
48

                Farmácia de manipulação para pets cria remédio

                                   com sabor de biscoito


      As pessoas que têm cachorro em casa sabem que esses animais morrem de medo quando escutam o som dos fogos de artifício. Mas já existe farmácia de manipulação para pets. Uma das fórmulas disponíveis ajuda os bichos a lidar com o barulho.

      Os donos de cachorro ou gato conhecem as dificuldades para dar um comprimido ou espirrar um líquido na boca do animal. É preciso se desdobrar para tentar fazer com que os bichos tomem o medicamento. Agora, o remédio foi manipulado em um biscoitinho.

      O biscoito que funciona como remédio é produzido na farmácia de manipulação especializada em fórmulas só para animais de qualquer espécie ou tamanho. “Sempre a gente sofre pra dar remédio. Eles não aceitam. Eu cheguei com a receita. Ela deu pra ele e ele adorou”, diz a cliente Fátima Gerardi.

      Para facilitar a aplicação, há remédios também em forma de pomadas, com sabores que os bichos adoram. “Ela tem bastante estresse. Cai bastante pelo. Foi sugerido a pomada pra passar na pata dela, pra poder passar e lamber a medicação sem o stress do comprimido”, conta a cliente Nathália Novaes.

      A farmácia faz parte da rede de franquias criada pelo casal Marcelo Piazera e Renata Piazera, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. “Começou do zero mesmo. Eu já havia tido experiência em farmácia de manipulação humana. Mas, a ideia da manipulação veterinária foi desenvolvida do zero, através de muitos cursos e pesquisas até identificar as fórmulas mais específicas que cada animal mais gosta, como sabor e formato”, explica Renata.

      “A gente viu que tinha um mercado inteiro no Brasil carente desse tipo de cuidado para o animal. A gente viu que franquia seria o modelo ideal para transformar esse negócio que começou em Jaraguá do Sul para o Brasil inteiro”, completa Piazera. A franqueada Caroline Saba abriu a loja há um mês. Ela largou a publicidade para virar empresária e investiu R$ 180 mil no negócio.

     “Está super valendo a pena. O retorno está vindo muito rápido. É muito gostoso esse dia a dia com os tutores, com os donos dos cachorros e gatinhos. A gente tem recebido muitos elogios em relação à agilidade e rapidez, mesmo sendo tão recente”, diz Caroline.

   Em três anos a rede espalhou 18 unidades em todo o Brasil. O investimento para abrir uma unidade varia de R$ 150 mil a R$ 250 mil. Mas, é necessário ter um farmacêutico responsável na loja.

                                                                                                     (g1.globo.com) 

Releia este trecho do texto:


"Foi sugerido a pomada pra passar na pata dela, pra poder passar e lamber a medicação sem o stress do comprimido"


No trecho acima, aparece uma característica típica da linguagem falada, com relação à concordância entre dois nomes. Assinale a alternativa que identifique o vocábulo que, de acordo com o Padrão Culto escrito, seria empregado em outra flexão.

  • A "pra".
  • B "stress".
  • C "passar".
  • D "sugerido".
  • E "dela".

Noções de Informática

49

Os computadores em redes IPv6 são identificados por um conjunto de algarismos conhecidos como endereços IP. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta um endereço IPv6 incorreto.

  • A 2001:0DH8:000:000:130G:000:000:140B
  • B 2001: DB8:0:54::
  • C 2001:DB8:0:0:130F::140B
  • D 2001:DB8:0:54:0:0:0:0
  • E 2001:DB8::130F:0:0:140B
50

A política de uso aceitável normalmente faz parte da política de segurança da informação das organizações e é disponibilizada na página web ou no momento em que o funcionário passa a ter acesso aos recursos computacionais. Sendo assim, consiste em uma situação que geralmente não é considerada como de uso abusivo, ou seja, que não infringe a política de uso aceitável, o(a)

  • A compartilhamento de senhas.
  • B uso de senha fácil de ser descoberta.
  • C distribuição não autorizada de material protegido por direitos autorais.
  • D divulgação de informações confidenciais.
  • E envio de mensagens com objetivo de difamar alguém.
51
Nas questões que avaliam os conhecimentos de noções de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras, que expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse e que teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

No programa MS Power Point, do Office 365, qual é o nome do recurso que, reconhecendo alterações na posição e formatação de objetos em um slide, cria efeitos de transição para a exibição do slide seguinte?

  • A Transição.
  • B Alter.
  • C Player.
  • D Flutuar.
  • E Transformar.
52

Com relação ao sistema operacional Windows 10, assinale a alternativa que exibe uma opção equivalente ao uso do botão Visão de Tarefas.

  • A Alt + Tab
  • B Shift + Ctrl
  • C Win + Alt
  • D Win + Tab
  • E AltGr + Ctrl
53
Nas questões que avaliam os conhecimentos de noções de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras, que expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse e que teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

Com relação aos tipos e formas de backup, leia as afirmativas a seguir.


I. O backup incremental é a cópia de todos os dados que foram modificados desde o último backup de qualquer tipo.

II. No backup diferencial, com exceção da primeira execução, quando é semelhante ao incremental, serão copiados todos os dados alterados desde o backup completo anterior.

III. A operação de um hot backup tem como característica permitir que o sistema possa permanecer em execução enquanto é realizada.


Está correto o que se afirma em:

  • A I e II, somente.
  • B II e III, somente.
  • C I e III, somente.
  • D todas.
  • E nenhuma.
54
Nas questões que avaliam os conhecimentos de noções de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras, que expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse e que teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

Como fazer uma busca no Google por um termo que esteja somente no título de uma publicação?

  • A Deve-se iniciar a busca com o sinal de maior (>).
  • B Deve-se encerrar a busca com o sinal de maior (>).
  • C Deve-se iniciar a busca com o termo “intitle:”.
  • D Deve-se iniciar a busca com a tag <title>.
  • E Deve-se encerrar a busca com a tag <title>.
55
Nas questões que avaliam os conhecimentos de noções de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras, que expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse e que teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

Sobre o navegador Firefox, leia as afirmativas a seguir.


I. Um plugin é um programa instalado no Firefox que adiciona recursos que podem ser usados por páginas web.

II. Uma extensão é um programa feito especialmente para o Firefox para criar ou modificar alguma funcionalidade. A existência ou não de alguma extensão não interfere na visualização das páginas.

III. Um exemplo comum de extensão é o Flash Player, que é um visualizador de programas escritos em flash.


Está correto o que se afirma em:

  • A I e II, somente.
  • B II e III, somente.
  • C I e III, somente.
  • D todas.
  • E nenhuma.
56
Nas questões que avaliam os conhecimentos de noções de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras, que expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse e que teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

No sistema operacional Windows 10, como é chamado o serviço que gerencia a impressão de documentos?

  • A Servidor de impressão.
  • B Buffer de impressão.
  • C Spooler.
  • D Administrador do sistema.
  • E Pool de impressoras.
57
Nas questões que avaliam os conhecimentos de noções de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras, que expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse e que teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

Com qual, dos seguintes caracteres, seguido por um espaço, ao se iniciar um parágrafo, o programa MS Word 2013 cria uma lista com marcadores?

  • A #
  • B @
  • C &
  • D *
  • E
58
Nas questões que avaliam os conhecimentos de noções de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras, que expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse e que teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

Sobre a tecnologia Wi-Fi, leia as afirmativas a seguir.


I. As redes Wi-Fi funcionam por meio de ondas de rádio. Elas são transmitidas por meio de um adaptador, roteador, que recebe os sinais, decodifica e os emite a partir de uma antena.

II. O raio de ação de uma rede Wi-Fi é variável, de acordo com o roteador e a antena utilizada.

III. A expressão Wi-Fi surgiu como uma alusão à expressão High Fidelity (Hi-Fi), utilizada pela indústria fonográfica na década de 50.


Está correto o que se afirma em:

  • A I e II, somente.
  • B II e III, somente.
  • C I e III, somente.
  • D todas.
  • E nenhuma.

Raciocínio Lógico

59

Ao fazer uma prova que apresenta 8 questões, os alunos devem escolher apenas 5 delas para resolver. De quantas maneiras distintas pode um aluno escolher as 5 questões dentre as 8 apresentadas?

  • A 40 maneiras distintas.
  • B 56 maneiras distintas.
  • C 6.720 maneiras distintas.
  • D 1.680 maneiras distintas.
  • E 15 maneiras distintas.
60

Sete amigos marcaram um almoço no refeitório da biblioteca. Dois deles chegaram juntos e sentaram-se numa mesa para 8 pessoas, aguardando os demais. De quantas maneiras diferentes poderão sentar-se os outros 5 amigos que chegarão?

  • A 720 maneiras diferentes.
  • B 6 maneiras diferentes.
  • C 30 maneiras diferentes.
  • D 40 maneiras diferentes.
  • E 480 maneiras diferentes.
61

Sabendo-se que uma proposição da forma “P→Q” — que se lê “Se P, então Q”, em que P e Q são proposições lógicas — é Falsa quando P é Verdadeira e Q é Falsa, e é Verdadeira nos demais casos, assinale a alternativa que apresenta a única proposição Falsa.

  • A Se 4 é um número par, então 42 + 1 é um número primo.
  • B Se 2 é ímpar, então 22 é par.
  • C Se 7 × 7 é primo, então 7 é primo.
  • D Se 3 é um divisor de 8, então 8 é um divisor de 15.
  • E Se 25 é um quadrado perfeito, então 5 > 7.
62

Um órgão administrativo do DF analisa, mensalmente, uma quantidade fixa, (P), de processos. Fixa também é a quantidade (N) de técnicos lotados nesse órgão e que têm essa obrigação; nos meses normais, cada técnico analisa a quantidade ( P/N ) de processos. Em determinado mês, cinco desses técnicos saíram de férias, então a cada um dos técnicos que ficaram, (N – 5), coube a análise de mais vinte processos. Em outro mês, devido à complexidade dos processos, o diretor do órgão pediu o auxílio de outros quatro técnicos. Nesse mês, com a participação de todos, cada um dos (N + 4) técnicos analisou dez processos a menos que os N analisariam em um mês normal.


Nessa situação hipotética, nos meses normais, a quantidade de processos que cada técnico lotado nesse órgão analisa é

  • A inferior a 55.
  • B superior a 55 e inferior a 65.
  • C superior a 65 e inferior a 75.
  • D superior a 75 e inferior a 85.
  • E superior a 85.
63

Henrique e Jorge são técnicos em fiscalização no DF e estão insatisfeitos com a quantidade de obras que cada um deve fiscalizar.


Henrique disse a Jorge:


— Dar-te-ei seis obras de Vicente Pires que fiscalizo e você me dará uma de Águas Claras: assim você ficará com o dobro das obras que eu ficarei.

Jorge disse a Henrique:

— Dar-te-ei sete obras que fiscalizo em Águas Claras e você me dará uma de Vicente Pires: assim você ficará com o dobro das obras que eu ficarei.


Nessa situação hipotética, a quantidade total de obras que Henrique e Jorge fiscalizam é

  • A inferior a 15.
  • B superior a 15 e inferior a 25.
  • C superior a 25 e inferior a 30.
  • D superior a 30 e inferior a 35.
  • E superior a 35.
64

Assinale a alternativa que apresenta uma negação da proposição: “Todos os aprovados como pessoa com deficiência irão compor o cadastro de reserva”.

  • A Todos os reprovados como pessoa com deficiência não irão compor o cadastro de reserva.
  • B Todos os não aprovados como pessoa com deficiência irão compor o cadastro de reserva.
  • C Algum dos aprovados como pessoa com deficiência não irá compor o cadastro de reserva.
  • D O cadastro de reserva não incluirá nenhum dos candidatos aprovados como pessoa com deficiência.
  • E Nenhum dos aprovados como pessoa com deficiência irá compor o cadastro de reserva.
65

A afirmação “Maria é médica ou João é professor” tem como sentença logicamente equivalente:

  • A Se João é professor, então Maria é médica.
  • B Se Maria é médica, então João é professor.
  • C Se Maria não é médica, então João é professor.
  • D Não é verdade que Maria é médica, então João é professor.
  • E Não é verdade que João é professor, então Maria é médica.
66

Observe a sequência numérica:

3, 7, 16, 35, 74, ...

É correto afirmar que o sétimo termo dessa sequência corresponde a:

  • A 133
  • B 153
  • C 204
  • D 312
  • E 188.
67

Numa feira literária interessei-me por adquirir 9 livros. Lamentavelmente não possuía o dinheiro para a aquisição de todos e não havia a opção de efetuar a compra no crédito. Tive que escolher apenas 3 dos livros que eu desejava. De quantas maneiras diferentes eu poderia ter escolhido os 3 livros?

  • A 27 maneiras diferentes.
  • B 18 maneiras diferentes.
  • C 84 maneiras diferentes.
  • D 36 maneiras diferentes.
  • E 56 maneiras diferentes.
68

Numa escola foram matriculados meninos e meninas na razão de 3 para 4, nessa ordem. Sabe-se que o total de matrículas foi de 896 e que 25% das meninas têm idade igual ou inferior a 13 anos. Qual o número de meninas com idade superior a 13 anos?

  • A 384 meninas.
  • B 128 meninas.
  • C 512 meninas.
  • D 64 meninas.
  • E 244 meninas.
69

Uma caixa contém 7 bombons com recheio de amendoim, 3 com recheio de coco e 6 com recheio de morango. Qual a probabilidade de uma pessoa, em três retiradas sucessivas e sem reposição, pegar um bombom com recheio de amendoim, um com recheio de coco e um com recheio de morango?

  • A 3/25
  • B 1/3
  • C 2/3
  • D 5/24
  • E 3/80
70

Considere todos os anagramas formados pelas letras P, R, O, V e A. Ordenando-se alfabeticamente esses anagramas, a palavra PROVA ocupa que posição?

  • A 42ª posição.
  • B 75ª posição.
  • C 64ª posição.
  • D 36ª posição.
  • E 16ª posição.
71

Com os algarismos 0, 1, 2, 3, 4 e 5 quantos números de 3 algarismos podemos formar?

  • A 210 números.
  • B 120 números.
  • C 150 números.
  • D 180 números.
  • E 360 números.
72

Dos 26 funcionários de um departamento numa instituição de ensino, 18 são mulheres. Qual é a probabilidade de, num sorteio de uma coleção de livros realizado pelo departamento, o sorteado ser homem?

  • A Aproximadamente 30%
  • B Aproximadamente 31%
  • C Aproximadamente 20%
  • D Aproximadamente 21%
  • E Aproximadamente 40%
73

Atualmente, a soma das idades de Bia e Brenda é igual a 38 anos. Em quantos anos a soma de suas idades será igual a 90 anos?

  • A 42 anos.
  • B 52 anos.
  • C 48 anos.
  • D 26 anos.
  • E 46 anos.
Voltar para lista